Cortes Portuguesas
This topic is classified in the following rooms Eventos
Cortes Portuguesas
Caros Confrades
Depois de consultar várias Histórias de Portugal, gostaria ainda de mais informação acerca das datas das reuniões das Cortes Portuguesas após o desastre de Alcácer-Quibir. Reuniram-se Cortes no reinado do Cardeal Rei D.Henrique,no reinado de D. Filipe I e depois também. O que eu desejo saber é sobre as datas da reunião das outras Cortes a seguir, mas AINDA com os representantes do Clero, da Nobreza e do Povo e dentro do séc. XVII.
Com os meus agradecimentos.
Rafael Guerreiro
Direct link:
RE: Cortes Portuguesas
Caro Rafael Guerreiro:
No "Portugal Antigo & Moderno" de Pinho Leal (Vol. 2, pags. 392 e seg.) vem uma lista completa da Cortes que se reuniram em Portugal.
Julgo que terá esta obra. Se assim não for, faça o favor de dizer, que eu transcreverei para aqui as datas e outras informações que lhe poderão interessar.
Em qq caso,em resumo, aí se diz:
84as - Lisboa, 1579, D. Henrique
85as - Almeirim, 1580, D. Henrique
86as - Tomar, 1581, Filipe I
87as - Lisboa, 1583, id.
88as - Lisboa, 1616, Filipe II
89as - Lisboa, 1641, D. João IV
90as - Lisboa, 1642, id.
91as - Lisboa, 1645/6, id.
92as - Lisboa, 1653/4. id.
93as - Lisboa, 1669, Inf. D. Pedro
etc.
Os melhores cumprimentos do,
João de Castro e Mello Trovisqueira
Direct link:
Caros confrades
Por estas datas podemosver como foi o domínio Filipino: durante 60 anos, correspondentes a 3 reinados, a Cortes ter-se-ão reunido 3 vezes. E se notarmos Filipe III nem precisou de Cortes...
Em contraste, durante o reinado de D. João IV foram convocadas 4 vezes.
É o que podemos chamar interesse em ouvir os Estados.
Cumprimentos
JoãonCordovil Cardoso
Direct link:
Caro João de Castro e Mello Trovisqueira
Muito reconhecido pelas suas oportunas e sempre elucidativas informações, também não se poupando ao incómodo de desenvolvê-las, indicando também as fontes e tendo a amabilidade de oferecimento para o respectivo envio.
De facto,a obra " Portugal Antigo & Moderno " de Pinho Leal levou-a o meu filho, há muito tempo, em todo o caso não desmerece a sua informação,pelo contrário, porque ignorava, realmente, que tal assunto estivesse nesta belíssima obra de consulta. Mais uma vez o meu obrigado.
Aproveito a oportunidade de lhe desejar um Bom Natal e um Novo Ano, o melhor possível, extensivos a sua Ex. ma Família.
Os melhores cumprimentos do,
Rafael Guerreiro
Direct link:
Caro Rafael Guerreiro:
Com um abraço, agradeço e retribuo os seus amáveis votos. Um Feliz Natal e disponha sempre.
J. de Castro e Mello Trovisqueira
Direct link:
Caro João Cordovil Cardoso,
Sintomático de facto.
Creio também que as Cortes de 1669, se a memória me não falha, terão sido as últimas a reunirem-se até àquelas que foram convocadas para a aclamação de D. Miguel em 1828 (e não estou aqui a considerar as eleições que tiveram lugar entre 1820 e 1828). Tal ficou a dever-se à progressiva concentração do poder real no período em apreço.
Cumprimentos
Alexandre Burmester
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 14 Nov 2024, 12:36