Cortes Portuguesas

This topic is classified in the following rooms Eventos

Cortes Portuguesas

#53558 | rgc | 12 Dec 2003 01:54

Caros Confrades

Depois de consultar várias Histórias de Portugal, gostaria ainda de mais informação acerca das datas das reuniões das Cortes Portuguesas após o desastre de Alcácer-Quibir. Reuniram-se Cortes no reinado do Cardeal Rei D.Henrique,no reinado de D. Filipe I e depois também. O que eu desejo saber é sobre as datas da reunião das outras Cortes a seguir, mas AINDA com os representantes do Clero, da Nobreza e do Povo e dentro do séc. XVII.

Com os meus agradecimentos.
Rafael Guerreiro

Reply

Direct link:

RE: Cortes Portuguesas

#53575 | jpcmt | 12 Dec 2003 11:25 | In reply to: #53558

Caro Rafael Guerreiro:

No "Portugal Antigo & Moderno" de Pinho Leal (Vol. 2, pags. 392 e seg.) vem uma lista completa da Cortes que se reuniram em Portugal.

Julgo que terá esta obra. Se assim não for, faça o favor de dizer, que eu transcreverei para aqui as datas e outras informações que lhe poderão interessar.

Em qq caso,em resumo, aí se diz:

84as - Lisboa, 1579, D. Henrique
85as - Almeirim, 1580, D. Henrique
86as - Tomar, 1581, Filipe I
87as - Lisboa, 1583, id.
88as - Lisboa, 1616, Filipe II
89as - Lisboa, 1641, D. João IV
90as - Lisboa, 1642, id.
91as - Lisboa, 1645/6, id.
92as - Lisboa, 1653/4. id.
93as - Lisboa, 1669, Inf. D. Pedro
etc.

Os melhores cumprimentos do,

João de Castro e Mello Trovisqueira

Reply

Direct link:

RE: Cortes Portuguesas

#53578 | JCC | 12 Dec 2003 12:19 | In reply to: #53575

Caros confrades

Por estas datas podemosver como foi o domínio Filipino: durante 60 anos, correspondentes a 3 reinados, a Cortes ter-se-ão reunido 3 vezes. E se notarmos Filipe III nem precisou de Cortes...

Em contraste, durante o reinado de D. João IV foram convocadas 4 vezes.

É o que podemos chamar interesse em ouvir os Estados.

Cumprimentos

JoãonCordovil Cardoso

Reply

Direct link:

RE: Cortes Portuguesas

#53592 | rgc | 12 Dec 2003 15:27 | In reply to: #53575

Caro João de Castro e Mello Trovisqueira

Muito reconhecido pelas suas oportunas e sempre elucidativas informações, também não se poupando ao incómodo de desenvolvê-las, indicando também as fontes e tendo a amabilidade de oferecimento para o respectivo envio.
De facto,a obra " Portugal Antigo & Moderno " de Pinho Leal levou-a o meu filho, há muito tempo, em todo o caso não desmerece a sua informação,pelo contrário, porque ignorava, realmente, que tal assunto estivesse nesta belíssima obra de consulta. Mais uma vez o meu obrigado.
Aproveito a oportunidade de lhe desejar um Bom Natal e um Novo Ano, o melhor possível, extensivos a sua Ex. ma Família.
Os melhores cumprimentos do,
Rafael Guerreiro

Reply

Direct link:

RE: Cortes Portuguesas

#53595 | jpcmt | 12 Dec 2003 16:29 | In reply to: #53592

Caro Rafael Guerreiro:
Com um abraço, agradeço e retribuo os seus amáveis votos. Um Feliz Natal e disponha sempre.
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Reply

Direct link:

RE: Cortes Portuguesas

#53599 | aburma | 12 Dec 2003 17:13 | In reply to: #53578

Caro João Cordovil Cardoso,

Sintomático de facto.

Creio também que as Cortes de 1669, se a memória me não falha, terão sido as últimas a reunirem-se até àquelas que foram convocadas para a aclamação de D. Miguel em 1828 (e não estou aqui a considerar as eleições que tiveram lugar entre 1820 e 1828). Tal ficou a dever-se à progressiva concentração do poder real no período em apreço.

Cumprimentos

Alexandre Burmester

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 12 Jun 2024, 23:06

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen