Castros do Rio

This topic is classified in the following rooms

Castros do Rio

#5380 | fadoria2001 | 29 May 2001 23:27

Muito interessante, Dr. Nuno. Qual o `defeito' deles?

Do lado brasileiro, tenho mais detalhes: uma escritura de 1806, se bem me lembro, de venda do engenho ``Boa União,'' onde aparecem vários dos filhos e genros do cel. José Luiz da Rocha Doria (que morreu em 1796, e não 69, como se supunha), e de sua segunda mulher D. Francisca Xavier de Menezes Doria. Tenho tb a dispensa completa, do casamento de José da Costa Doria, meu tio-tetravô, e de D. Luiza Arcângela de Menezes Doria, em 1793. Na escritura de 1806 minha tetravó D. Teresa ainda aparece solteira e como Teresa *Mariana*; no batistério de meu trisavô, o segundo José da Costa Doria - a data certa é 1809 - já como D. Teresa *Sebastiana*. não sei se esse uso se dava em Portugal; aqui o segundo nome era um nome de devoção, com frequência lábil.

fa

Reply

Direct link:

RE: Castros do Rio

#5382 | alentejo | 30 May 2001 00:44 | In reply to: #5380

Não era outro que o de nascimento! E a 1ª referência a esse defeito surge em 1561 quando são feitos fidalgos de solar, e já em 1558 Diogo de Castro tinha tomado o hábito de Cristo, sem dispensa.
Estou a reunir grande quantidade de documentação que provará que esta família foi infamada com o labéu da cristã novice, mais do que nenhuma outra. Acrescentarei uma pequena curiosidade - o Marquês de Campobelo no seu testamento reconhece ter-se equivocado em relação ao que escreveu sobre os Castros do Rio (serem cristãos novos)...estranho de facto!!!

Um abraço

Nuno Borrego

Reply

Direct link:

RE: Castros do Rio

#5383 | fadoria2001 | 30 May 2001 00:52 | In reply to: #5382

Agradeço-lhe o esclarecimento. Mas os Dias Ribeiro, com quem estes se aliam? Eram de fato x-novos?

Se não me engano, Braancamp Freire reconhece como plebeus aos Castros do Rio - nome que só escreve Crasto do Rio - mas não os chama judeus ou judaizantes.

fa

Reply

Direct link:

RE: Castros do Rio

#5386 | alentejo | 30 May 2001 01:09 | In reply to: #5383

Temos que distinguir aqui 2 linhas:
A primogénita, dos Senhores de BArbacena, originada por Diogo de Castro do Rio, de quem foi filho MArtim de CAstro do Rio, casado com D. MArgarida de Mendonça Henriques (irmã de D. Afonso Furtado de Mendonça, Arcebispo de Lisboa, Governador de Portugal, etc.), filha Herdeira de Jorge Furtado de Mendonça, Comendador das Entradas e Represa, na Ordem de Santiago, e de sua mulher D. Maria Henriques. Com este casamento passaram os CAstro do Rio a representar os Furtado de Mendonça em Portugal, mas isso é outro assunto.
De notar ainda que 3 irmãs deste Martim de CAstro do Rio casaram da forma seguinte, tudo antes de 1580 - D. ISABEL DE CASTRO DO RIO, casou com AIRES TELLES DE MENEZES, 3º alcaide-mor da Covilhã, filho de Rui Telles de Menezes (Unhão) e de sua mulher D. Leonor Mónica de Vilhena, filha de D. João de Alarcão, Alcaide-mor de Torres Vedras, e de sua mulher D. Maria de Vilhena, filha dos 3ºs Condes de Abrantes; D. MARIA DE CASTRO DO RIO, casou 1ª vez com D. FRANCISCO DE MOURA, (irmão de D. Cristóvão de Moura), Estribeiro-Mor de D. António, neto de D. Manuel I, serviu em África como militar e morreu em Alcácer-Quibir, filho de D. Luís de Moura, Estribeiro-Mor do Infante D. Duarte; casou 2ª vez com ANTÃO DE OLIVEIRA DE AZEVEDO, Estribeiro-Mor do Cardeal Dom Henrique e Veador da Rainha D. Catarina. Sem geração do 2º matrimónio; D. BRITES DE CASTRO DO RIO, casou com D. JORGE DE MENEZES, que esteve com Dom Sebastião em Alcácer-Quibir, onde ficou cativo, sendo resgatado com os 80 fidalgos mencionados por Jerónimo de Mendonça, tendo sua sogra emprestado 2.000 cruzados para ajuda do resgate. Em Agosto de 1580 viviam no lugar de S. Silvestre, termo de Coimbra, e aí novamente sua sogra lhe emprestou 4.000 cruzados para adquirir terras e vassalos, conforme constava no seu testamento. Esteve preso por ordem de Filipe II, visto seu irmão ter seguido Dom António, Prior do Crato, sendo libertado no ano de 1591, o que levou sua mulher, durante este período, a vender por mil cruzados as suas doze tapeçarias da Flandres que representavam os meses do ano . Era filho de D. João de Menezes, 7º Senhor de Cantanhede, e de sua mulher D. Margarida de Menezes, filha de D. António de Noronha, 1º Conde de Linhares.
Representa esta Linha e é Chefe de Nome e Armas de Castro do Rio, na minha opinião, bem como representante dos Furtados de Mendonça em Portugal, também na minha opinião, claro está, o Dr. Diogo Mourão Garcez Palha, Conde de Ribandar.
A 2ª linha de Castros do rio tem origem em Luís de Castro do Rio, irmão de Diogo de CAstro do Rio, os 2 receberam este apelido. Este morreu solteiro, fundou 1 convento de arrábidos em Loures e teve legitimado a Tomé de CAstro do Rio "Tomé Mulo". Este teve:
IV D. ANA DE CASTRO DO RIO, casou com DAMIÃO DIAS DE MENEZES , Senhor do Morgado de Meca, Fidalgo da Casa Real, Comendador da Ordem de Cristo, etc., filho de Rui Dias de Menezes, Fidalgo da Casa Real, Escrivão da Fazenda e Secretário das Mercês, e de sua mulher D. Ana de Faria, Senhora do Morgado de Meca, filha de Francisco de Faria, Fidalgo da Casa Real, Comendador da Ordem de Cristo, instituidor do Morgado de Meca em 01-VIII-1588, e de sua 2ª mulher D. Beatriz da Fonseca.
Filhos:
1 (V) RUI DIAS DE MENEZES, que segue.
2 (V) ANTÓNIO DIAS DE MENEZES, Moço Fidalgo da Casa Real em 03-IX-1637; morto, com seu irmão, em 1658 pelo Marquês de Nisa, que estreava um coche novo.
3 (V) D. BRITES DE MENEZES, casou com D. LUÍS MASCARENHAS DE LENCASTRE, filho de D. Fernando Martins Mascarenhas, Alcaide-mor de Montemor-o-Novo e de Alcácer do Sal, Senhor de Lavre e Esterpe, Comendador de Mértola, etc., e de sua 2ª mulher D. Catarina de Lencastre, filha de D. João de Lencastre, Comendador de Coruche e de sua mulher D. Filipa de Távora.
Filhos:
1 (VI) D. CATARINA DE LENCASTRE, recolhida no Mosteiro de Odivelas onde morreu com pouca idade.
2 (VI) D. FERNANDO MARTINS MASCARENHAS DE LENCASTRE, Governador da Índia, Governador da Capitania de Pernambuco e ad honorem da Província do Rio de Janeiro; casou com D. MARIA MANUEL DE ALBUQUERQUE, filha de D. João Manuel de Albuquerque, Capitão de Diu. S. g.
4 (V) D. JERÓNIMA, freira em Odivelas.
5 (V) D, QUITÉRIA, freira em Odivelas.
V RUI DIAS DE MENEZES, morreu em 1658; Fidalgo da Casa Real (1634), Senhor do Morgado de Meca; casou na Baía, Brasil, a 27-I-1648, com D. GUIOMAR XIMENEZ DE ARAGÃO, falecida na Baía a 08-VII-1708, sepultada no Colégio (após a morte do marido casou com António Guedes de Brito, de quem não teve geração), filha de Mateus Lopes Franco e de sua mulher D. Leonor Ximenez de Aragão, filha de Duarte Ximenez de Aragão e de sua mulher D. Catarina da Veiga.
Filhos:
1 (VI) RUI DIAS DE MENEZES E FARIA, que segue.
2 (VI) D. BRITES DE MENEZES, casou 1ª vez a 28-XI-1689 com o Dr. TOMÉ LOPES DE MAGALHÃES e a 2ª a 22-I-16.. com JOÃO PEREIRA DO LAGO, natural de Braga. S.m.n.
3 (VI) D. ANA DE MENEZES E CASTRO, com quem se abre o Cap. V.
VI RUI DIAS DE MENEZES FARIA, Moço Fidalgo da Casa Real, Senhor do Morgado de Meca; em 1671 aparece-nos no Índex (Tomo 2º, pág. 27) como viúvo de D. MARIA LUÍSA DE CASTRO, morador em Sacavém e prestes a embarcar para o Brasil; teria casado 2ª vez na Baía, segundo afirma no seu estudo D. Maria Adelaide Pereira de Moraes, com D. CATARINA COUTINHO; casou 3ª vez com D. JACINTA POLICARPA DE MAGALHÃES, filha de António de Araújo e Carvalho, Sargento-Mor de Alenquer, e de sua mulher D. Joana Luísa de Sampaio.

Reply

Direct link:

RE: Castros do Rio

#5400 | fadoria2001 | 30 May 2001 08:50 | In reply to: #5386

Grato pelos detalhes!

fad

Reply

Direct link:

RE: Castros do Rio

#5418 | rafael mião | 30 May 2001 21:47 | In reply to: #5386

Caro Nuno Borrego
É muito meu amigo o Aníbal Vasco Mendonça Furtado de Vasconcelos Simões(Barbacena).Vive na Holanda.Deixo-lhe esta informação,no caso de ser útil.
R.C.

Reply

Direct link:

RE: Castros do Rio

#5419 | alentejo | 30 May 2001 22:38 | In reply to: #5418

Muito lhe agradeço Senhor Professor. Eu conheço o Aníbal, as suas parecenças com os retratos do 2º conde de Barbacena são impressionantes, diria mesmo que são sosias. Infelizmente ainda não consegui fazer nenhuma ligação à Casa de Barbacena, o certo é que um seu parente, do Aníbal, Coronel de infantaria, falecido em 1917, já assinava Barbacena. Espero um dia resolver esse assunto.

Cordiais cumprimentos

Nuno Borrego

P:S. O seu pedido sobre os Carvalhos de Elvas não está esquecido, infelizmente os trabalhos e compromissos que tenho assumidos não me permitiram deslocar a Elvas. Espero em breve dar-lhe elementos concretos sobre esses seus parentes.

Reply

Direct link:

RE: Castros do Rio

#5497 | rafael mião | 03 Jun 2001 17:27 | In reply to: #5419

Caro Nuno Borrego
Achei interessante conhecer o Aníbal(Barbacena),realmente a fisionomia dele é o melhor atestado da linhagem a que pertence,é deveras impressionante.
Conhecemo-nos no 17.ºCongresso Internacional das Ciências Genealógica e Heráldica.Há muito tempo que não contacto com ele,mas devido ao falecimento há cerca de um mês de minha mulher terei de lhe comunicar para não vir aqui a casa com a mulher e ficar impressionado por desconhecer a ocorrência.
Fico ansioso pelos apontamentos que me irá enviar sobre os meus parentes -Carvalho.Gostaria muito de conhecer esses ramos e até conhecê-los pessoalmente,porque me poderiam dar algumas informações de antepassados e outras ligações genealógicas que desconheço e nunca tive oportunidade de pesquisar devido à minha actividade profissional e outras circunstâncias desfavoráveis.Há cerca de um ano,salvo erro,telefonou-me a Senhora Dr.ªAna Maria Cortes Bagulho,sobre uns apontamentos que lhe enviei,mas depois perdi o contacto e sinto-me inibido para retomar a informação que desejava,porque não conheço a Senhora pessoalmente,mas pelos-Carvalho-temos antepassados comuns.Ia-me esquecendo:trate-me pelo nome que uso no Forum;há já tantos professores..."e faz-me parecer mais velho do que sou de facto ,sobretudo de espírito.
Alguns apontamentos que tenho da minha varonia posso enviar-lhos se quiser e estes ou outros que lhe tenha enviado ou a enviar pode usá-los como entender.
Agora,terei vagar de frequentar os Arquivos e a orientação e ajuda dos muitos colaboradores do Forum será bem-vinda.
Um grande abraço
Rafael Carvalho
Rua:Padre Américo Faria,106
2910-146 Faralhão-Setúbal
bdodegusmao@mail.telepac.pt

Reply

Direct link:

Castros do Rio

#370402 | anabcosta | 06 Jun 2016 15:01 | In reply to: #5419

Boa Tarde,
O meu marido é sobrinho neto do Senhor Aníbal Vasconcelos Simões (que vivia na Holanda, de que falam neste fórum ...), pelo lado materno (irmã de Aníbal : Carmem Vasconcelos Simões). Este faleceu recentemente. Gostaria de obter informações sobre o ramo "Castros do Rio" e "Barbacena". Muito obrigada.
Ana

Reply

Direct link:

Castros do Rio

#370403 | anabcosta | 06 Jun 2016 15:02 | In reply to: #5419

Boa Tarde,
O meu marido é sobrinho neto do Senhor Aníbal Vasconcelos Simões (que vivia na Holanda, de que falam neste fórum ...), pelo lado materno (irmã de Aníbal : Carmem Vasconcelos Simões). Este faleceu recentemente. Gostaria de obter informações sobre o ramo "Castros do Rio" e "Barbacena". Muito obrigada.
Ana

Reply

Direct link:

Castros do Rio

#370404 | anabcosta | 06 Jun 2016 15:03 | In reply to: #5418

Boa Tarde,
O meu marido é sobrinho neto do Senhor Aníbal Vasconcelos Simões (que vivia na Holanda, de que falam neste fórum ...), pelo lado materno (irmã de Aníbal : Carmem Vasconcelos Simões, avó falecida). Este também faleceu recentemente. Gostaria de obter informações sobre o ramo "Castros do Rio" e "Barbacena". Muito obrigada.
Ana

Reply

Direct link:

Castros do Rio

#409446 | anabcosta | 08 Nov 2018 18:27 | In reply to: #5419

Boa tarde,
Por acaso terá o contacto do filho de Aníbal Vasconcelos Simões (já falecido)?
Já agora, quem era o tio que assinava Barbacena (António Carlos Mendonça Furtado Menezes)?
Muito obrigada.
Ana Gonçalves

Reply

Direct link:

Castros do Rio

#409447 | anabcosta | 08 Nov 2018 18:28 | In reply to: #5497

Boa tarde,
Por acaso terá o contacto do filho de Aníbal Vasconcelos Simões (já falecido)?
Já agora, quem era o tio que assinava Barbacena (António Carlos Mendonça Furtado Menezes)?
Muito obrigada.
Ana Gonçalves

Reply

Direct link:

Castros do Rio

#410346 | anabcosta | 09 Dec 2018 19:40 | In reply to: #370403

..

Reply

Direct link:

Castros do Rio

#414751 | anabcosta | 17 May 2019 15:19 | In reply to: #5419

Boa Tarde,

Será possível dizer-me o nome do tal militar de infantaria, parente de Aníbal Vasconcelos Simões, que dizia ser "Barbacena"?
Grata,
Ana

Reply

Direct link:

Castros do Rio

#414752 | anabcosta | 17 May 2019 15:26 | In reply to: #5419

Exmo. Senhor,

Boa Tarde,



Detetei no genea que, eventualmente, poderá possuir dados que confirmem o parentesco entre Aníbal Vasconcelos Simões (já falecido na Holanda e tio-avô do meu marido) com um ramo dos "Barbacena".



Será possível indicar-me essa informação?



Grata,

Ana

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 27 Jun 2024, 09:26

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen