Familia Abreu e Castro
This topic is classified in the following rooms Famílias | Regiões
Familia Abreu e Castro
Estou em Paris et comecei a pesquisa dos meus antepassados que nao parece facil...
Segundo a familia, seria descendente de Joao I de Aviz mas falta as ligaçoes até à familia Abreu e Castro et depois de Carvalho et Ribeiro...
A minha familia è originaria do Alentejo...
Obrigada pour tudo.
Direct link:
RE: Familia Abreu e Castro
Para o poder ajudar, qual a zona do Alentejo, a que pertence a sua Família?
Cumprimentos
Margarida de Abreu
Direct link:
RE: Familia Abreu e Castro
Boa tarde,
A minha bisavo passava horas sem fin a contarnos a historia da familia que seria originària de Avis.
Pelo que dizia, seriamos mesmo descendentes da dinastia de Avis e consequentement de D Joao de Castro. Nesta descendencia, pareceme que ela tinha falado d'un certo rei que teria abdicado do trono em favor da coroa espanhola e que se teria refugiado en França. A descendencia deste ultimo seria bastarda.
Sempre segunda a pequena historia, esse dito rei teria pedido ajuda au corsàrio Francis Drake para o ajudar a voltar a Portugal sem resultado para ele mas que os filhos teriam obtido esse direito e o reconhecimento do statuto que lhes era devido.
Como nao tenho documentos escritos tenho medo que a memoria da familia tenha side desformada con os séculos que passaram.
En todo caso agradeço-lhe bastante pela ajuda que você me podera dar.
Cumprimentos
Anne Lecomte
Direct link:
RE: Familia Abreu e Castro
Cara Anne,
> Como nao tenho documentos escritos tenho medo que a memoria da familia
> tenha side desformada con os séculos que passaram.
Parece-me bem que sim. Pelo menos, julgo que não há qualquer relação próxima entre Dom João de Castro, vice-rei da Índia, (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=40000) e el rei Dom João I, mestre de Avis e fundador da dinastia portuguesa de Avis. Aliás, são pessoas que viveram em épocas diferentes (um século de diferença).
Cumprimentos,
Coelho
Direct link:
RE: Familia Abreu e Castro
Cara Anne Lecomte,
«Nesta descendencia, pareceme que ela tinha falado d'un certo rei que teria abdicado do trono em favor da coroa espanhola e que se teria refugiado en França. A descendencia deste ultimo seria bastarda».
Está a referir-se ao rei D. António (1580 / 1582) sobrinho do falecido rei, Cardeal D. Henrique em 1580 ?
D. António, prior do Crato (foi sucedido por Filipe II de Espanha que passou a designar-se por Filipe I de Portugal) acabou por falecer em França em 1585 como poderá verificar aqui no Genea
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=3011
Os meus cumprimentos,
José Pedro Castro
Direct link:
RE: Familia Abreu e Castro
Bom dia,
Foi o que me pareceu quando comecei a procurar as minhas raizes...
No entanto a minha bizavo falava vàrias vezes que o nosso antepassado tinha sido rei do Portugal et vice-rei da India mas efectivamente, a relaçao com o Dom João I mestre d'Avis não é clara... não estando certa sobre este ponto, a minha pesquisa volta-se mais para a familia Abreu e Castro, que està mais proxima da minha memoria pois a informação vem da minha mãe. Pelo que vi, não à informações nunhumas deste ramo da familia.
En todo caso agradeço-lhes muito pela ajuda e as informações que me poderem dar et pesso muitas disculpas pelos erros que faço en português.
Cumprimentos
Anne
Direct link:
RE: Familia Abreu e Castro
Caro José,
Foi en primeiro lugar a conclusão que tirei das minhas primeiras pesquisas... mas infelizmente não tenho nenhuma certeza !
No que sei é que na minha familia tinhamos a familia Abreu e Castro, depois Castro Carvalho, depois Castro Carvalho Ribeiro, a minha avo era Castro Carvalho Ribeiro Balsa pelo casamento con un nobre descendente de Dona Branca de Albuquerque que seria de Castelo Branco et que o meu avo teria perdido a fortuna e os titulos de nobreza no Casino do Estoril.
Por exemplo, a minha mãe nasceu na grande Moradia que se encontra en Cascais en frente, praticamente en frente do Hotel Copacabana ?
O senhor chama-se Castro, tem uma ligação com a familia originàra do Alentejo, de Avis ?
Obrigada pela sua informaçao e resposta
Os meus melhores cumprimentos
Anne
Direct link:
RE: Familia Abreu e Castro
Anne
Sendo a sua Família de Avis temos um tronco comum. Os Abreu e Castro são de Avis, Benavila , Cano tudo no Alentejo.
ANA LUISA D'ABREU, nascida em 1831 , em BENAVILA, casa com JOÃO ANTÓNIO DE CASTRO, filho do Desembargador JOAQUIM JOSÉ DE CASTRO( natural de Fronteira) e de ANA JOSÉ DA SILVEIRA GODINHO( natural do ERVEDAL) e uma das filhas ROSA ADELAIDE ABREU E CASTRO casa com JOSÉ MANUEL DE CARVALHO filho de ANTÓNIO CARVALHO ( natural das Galveias) e de FELISBERTA RITA DO NASCIMENTO ( natural de Avis).
Talvez a Anne descenda deste ramo.
Se precisar de mais, é só dizer, pois tenho tudo.
Margarida de Abreu
Direct link:
RE: Familia Abreu e Castro
Margarida,
Estou muito feliz de saber que ainda tenho familia au delà da mais proxima...
Penso que os dados que você vem de me dar são os mais provaveis pois (e espero que não são coincidencias, a minha bizavo que me contava as historias chamava-se Margarida e a irmã Felisberta. A minha avo, chamava-se Rosa Joana e uma das minhas tias chamase Maria Adelaîde... Penso que os nomes foram continuando a ser utilisados no meur ramo.
Margarida, se você tem tudo... apenas ouzo pedir-lhe o que tem...
Gostaria d'entrar en contacto consigo via email mas... bon paciença... lecomte.nana@free.fr
Muito obrigada pela ajuda e até brève.
Anne
Direct link:
RE: Familia Abreu e Castro
Olà Margarida,
Espero que você esteja bem.
Não tive resposta à minha ultima mensagem e espero que você esteja boa de saude.
Até brève.
Anne
Direct link:
RE: Familia Abreu e Castro
Prezada Anne Lecomte,
Tentei seu contato pelo e-mail indicado, mas a mensagem voltou.
Tomei a liberdade de solicitar seu contato através do Geneall e fico no aguardo de suas notícias.
Abraço fraterno.
Samuel de Castro
Direct link:
RE: Familia Abreu e Castro
Olá boa noite eu pertenço a familia de abreu e castro tambem ando na pesquiza mas isto nao é assim tao facil...
ReplyDirect link:
RE: Familia Abreu e Castro
Tambem a minha familia é Abreu e Castro.Diga que informação tem e o que pretende .
ReplyDirect link:
RE: Familia Abreu e Castro
Prezada Maria Herminia,
Como poderás ver aqui em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=280844 , estudo exclusivamente a família Castro. Como diz descender do ramo Abreu e Castro, gostaria muito de saber se esse seu ramo já está entroncado em minha base dessa família. Para isso, se puderes fazer a gentileza de fornecer-me dados de seu ancestral mais antigo que possues de sua ascendência Castro, ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido.
Fico a disposição. Abraço fraterno.
Samuel de Castro
Direct link:
RE: Familia Abreu e Castro
É com todo o gosto que passo a informá-lo sobre a minha família Castro. O ancestral mais antigo que possuo é Cosme de Castro casado com Simoa de Meira. Será do século XVI mas não tenho mais informação.
Cumprimentos
Maria Hermínia
Direct link:
RE: Familia Abreu e Castro
Prezada Maria Hermínia,
Muito obrigado pela informação.
Em minha base tenho duas anotações de PENDÊNCIA do casal que informaste. Ali também consta que o Cosme de Castro seria filho de Catarina de Castro e de Pedro Rodrigues de Carvalho, residentes em Povolide. Essa informação foi-me passada pelo colega Luís de Castro Santos. Essa Catarina de Castro ainda não consegui entroncar junto aos demais de minha base.
Ratifico meus agradecimentos. Abraço fraterno.
Samuel de Castro
Direct link:
RE: Familia Abreu e Castro
Também eu tenho esses dados mas como não consigo qualquer informação que me permita ter certezas não as enviei.
Posso ainda informá-lo que o meu trisavô nasceu no Maranhão, onde o seu pai ,Joaquim José de Castro, foi desembargador.
Cumprimentos
Hermínia
Direct link:
RE: Familia Abreu e Castro
Margarida Abreu
Vi neste tópico que tem muita informação sobre esta família que é a sua e também a minha. Eu sou bisneta de Leopoldina Antónia de Abreu e Castro, filha de Anna Luísa de Abreu e João António de Castro. Enquanto criança ela contou-me muitas histórias sobre os inventários orfanológicos e os testamentos da família,mas eu era muito pequena e pouco sei.Como eu só estou ainda no estudo das fontes primárias,peço caso seja possível,que me ceda mais algumas informações,se possivel para m.kaeiro@sapo.pt
Cumprimentos
Maria Caeiro
Direct link:
RE: Familia Abreu e Castro
Boa noite
Mandei-lhe e-mail com dados sobre os seus Castros.
Cumprimentos
Antonio Godinho de Carvalho
Direct link:
RE: Familia Abreu e Castro
Maria Caeiro,
Já lhe mandei informação para o seu e-mail. A sua trisavó Ana Luisa era irmã do meu bisavô João d'Abreu Callado.
Tenho um livro sobre os Castro e posso dar-lhe uma cópia. O seu Trisavô José António de Castro nasceu em Fronteira, mas o seu bisavô nasceu em Maranhão- Brasil.
Da prima
Margarida de Abreu
Direct link:
RE: Familia Abreu e Castro
Margarida,
Estava neste momento a responder-lhe. Agradeço-lhe a sua pronta resposta. Sobre a minha bisavó Leopoldina posso dizer-lhe que ela casou em Benavila com João Maria da Gama.As testemunhas foram Francisco Abreu Callado e João de Abreu Callado, presumo que seu bisavô. O marido era filho de Francisco Maria da Gama e Maria Luísa Lourença. Os meus bisavôs tiveram um filho Alberto de Castro Gama que foi professor. Nasceu em Benavila em 18/11/1887 e faleceu em Lisboa a 11/8/1966. O meu avô casou em Abrantes com Hermínia Martins da Silva Conceição, também professora,em 1915.Desse casamento nasceu o meu pai José Filomeno Martins de Castro Gama que casou em Cabeço de Vide com Maria Teresa Godinho Calado.Tiveram uma filha Maria Hermínia Calado de Castro e Gama, eu.O meu avô Alberto casou 2ª vez com uma prima Ana Luísa Cardoso da Gama, filha de Cosme da Gama e Felicidade Perpétua Cardoso de Estremoz. No livro de António Godinho de Carvalho, GENEALOGIAS ALENTEJANAS, esta família tem algum desenvolvimento.
Sobre a Fundação Abreu Callado de que me fala, estive para lá ir em Outubro, mas como só recebem grupos ao fim de semana. tive que adiar para uma férias.
Sobre o livro dos Castro que me fala, claro que agradeço a oferta.
Fico ao seu dispor para mais alguma informação que lhe possa dar
A prima
Maria Hermínia
Direct link:
RE: Familia Abreu e Castro
Agradeço-lhe os e-mail que me enviou.
Posso dizer-lhe que o seu livro GENEALOGIAS ALENTEJANAS foi-me muito util, pois lá encontrei muitos dos meus famíliares alguns que eu não sabia que existiam. Quando o comprei tinha como finalidade verificar se o seu PRATES GODINHO tinha alguma relação com o meu. Vi que não pois os meus famíliares iniciaram esta família no século XVIII.
Posso dizer-lhe que encontrei: os Barata Godinho e Gama meus famíliares e Fortios que ainda não consegui entroncar.
Mais uma vez os meus agradecimentos.
Cumprimentos
Maria Hermínia Gama
Direct link:
RE: Familia Abreu e Castro
Cara Maria Hermínia Gama
Seria possível informar-me se, no livro GENEALOGIAS ALENTEJANAS, há algum estudo sobre a família de Teodósio de Almeida Cabral, "Monteiro-Mór da Sereníssima Casa de Bragança" e também Comendador da Casa Ducal em 1639?
Era natural de Vila Viçosa.
Cumprimentos
João Afonso
Direct link:
RE: Familia Abreu e Castro
Neste momento não tenho o livro comigo,pelo que não me é possível dar-lhe uma resposta. Possivelmente o seu autor verá esta questão e lhe dirá alguma coisa. Tentando recordar-me não existe lá essa família diretamente, pode é acontecer que esteja ligada às que são tratadas no livro
Cumprimentos
Maria Hermínia
Direct link:
RE: Familia Abreu e Castro
Cara Maria Hermínia
Muito obrigado pela pronta resposta. Se tiver oportunidade, com o livro, de confirmar, agradeço-lhe.
Sou nortenho, com raízes genealógicas sobretudo minhotas, e só há pouco tempo descobri que tenho essa "costela" alentejana. Deve ser por isso que gosto tanto do Alentejo.
Cumprimentos
João Afonso
Direct link:
RE: Familia Abreu e Castro
José Afonso:
Em:MEMÓRIAS DE VILA VIÇOSA do PADRE JOAQUIM ESPANCA encontro o seguinte:
António Rodrigues
Couteiro mor ca Casa de bragança. Casado com Francisca Morais Pai de Teodósio de Almeida Cabral. Em 1620 ainda era vivo
Teodósio de Almeida Cabral
Provedor da Misericordia em 1838-39. em 1640 era capitão de ordenanças em 43 foi superintendente das obras das trincheiras da vila; em 64 foi capitão mor interino. possuia com o pai a horta do couteiro. em 1645 foi eleito procurador às cortes onde votou a eleição da Virgem a padroeira de Portugal. Em 1647 renuncia à pensão que que tinha na Comenda de Santa Leocádia . Dois anoos depois apresenta um á camara um alvará onde é reconhecido como encarregado por El-rei de levantar cavalaria nas comarcas do alentejo. nele é reconhecido pelo rei como seu criado. era couteiro mor como o pai.Em 1638 já era Comendador da ordem de Cristo.
Casou em 1623 com D. Antónia de Melo (dos melos de Galveias) ,filha de José Mousinho de melo e de Ines de Reboredo, moradores em setubal.teve entre outros filhos António Rodrigues de Almeida Cabral a D. Antónia de melo que foi freira na Esperança, e que levou de dote 300$ reis,em 1650. Terá falecido em 1649 .Participou ainda no casamento do duque de Bragança com D. Luisa de Gusmão.
António Rodrigues de almeida o filho
Foi batizado em São Bartolomeu a 17 de Março de 1625. Foi elito Capitão de ordenanças da companhia «da gente desobrigada» Foi criada em 30 de abril de 1644
Em 1655 era tenente da guarda real casou com ana de Almeida Teve francisco rodrigues de Almeida
É tudo
cumprimentos
maria herminia
Direct link:
RE: Familia Abreu e Castro
Cara Maria Hermínia
A sua informação é uma preciosidade. Muito obrigado.
Fico à sua disposição para tudo o que precisar dos Arquivos de Braga e Guimarães
Cumprimentos
João Afonso
Direct link:
RE: Familia Abreu e Castro
Maria Herminia,
Qual a sua ligação aos Barata Godinho? Eu sou bisneta de Maria Inocência Barata Godinho flha de Caetano Barata Godinho.
Isto do lado materno da minha Mãe.
Bj
Da prima Margarida
Direct link:
RE: Familia Abreu e Castro
Margarida,
Como sabe o desembargador Joaquim José de Castro, pai do meu trisavô, casou com Anna José da Silveira Godinho, filha de Luís António das Neves Barata Godinho,filho de João Barata Godinho de Portalegre e de Maria das Neves de São Pedro de Alcorrego, neto de João Barata Godinho de Abrantes e de Maria Gonçalves Pereira de Campo Maior.
Até à proxima, bj
Maria Hermínia
Direct link:
RE: Familia Abreu e Castro
Cara Maria Hermínia
No seguimento da sua mensagem sobre o meu antepassado Teodósio de Almeida Cabral, tentei comprar o livro Memórias de Vila Viçosa, do padre Joaquim Espanca, e encontrei um, mas era o fascículo 28, sem referências ao Monteiro-mór. Seria possível dizer-me qual o fascículo que fala de Teodósio, a que fez referência?
Mais uma vez agradeço
João Afonso
Direct link:
RE: Familia Abreu e Castro
João Afonso,
A obra memórias de Vila Viçosa possui 38 fascículos. Eu encontrei referêcias nos fascículos:8 a pg.55;30 a pg 17 e 35 a pg112.
Esta obra foi da responsabilidade da Camara Municipal e era comprada diretamente. Não sei se ainda a terão,tal como não sei se os outros fascículos terão alguma coisa sobre os seus famíliares, pois eu fiz uma leitura muito na diagonal.
Cumprimentos
Maria Hermínia
Direct link:
RE: Familia Abreu e Castro
Cara Maria Hermínia
Muito obrigado por mais esta informação. Vou contactar a Câmara de Vila Viçosa
Cumprimentos João Afonso
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 01 Dec 2024, 04:37