Famílias da freguesia da Sé de Viseu (1600-1725)

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Regiões

Famílias da freguesia da Sé de Viseu (1600-1725)

#54785 | jliberato | 06 Jan 2004 00:19

Caros confrades,

Tenho um ramo ligado à família Castelão (ver tópico), que era natural da freguesia da Sé de Viseu.
Manuel Gomes Castelão nasceu aos 14-10-1704 nesta freguesia.
Era filho de José Cardoso de Almeida e Cecília de Jesus e Elvas.
Os seus ascendentes relacionados com a fregueisa da Sé de Viseu foram os seguintes:

1. Manuel Gomes Castelão

2. José Cardoso de Almeida
3. Cecília de Jesus e Elvas

4. Manuel Francisco
5. Maria do Amaral

8. João Ramos

O casamento entre José Cardoso de Almeida e Cecília de Jesus e Elvas teve lugar em Santiago de Penamacor aos 02-05-1703.

Manuel Gomes Castelão casou em Encarnação de Lisboa com Evarista Quitéria aos 09-09-1725 e os descendentes radicaram-se em Lisboa.

Alguém conhece estes nomes? E outros descendentes?

Cumprimentos
JLiberato

Reply

Direct link:

RE: Famílias da freguesia da Sé de Viseu (1600-1725)

#97652 | victorferreira | 09 Aug 2005 17:13 | In reply to: #54785

Caro JLiberato,

Tenho umas Marias do Amaral, da Sé, mas uns anitos antes.
- Maria do Amaral * 1585 cc Miguel de Mesquita do Amaral. Foi madrinha de Lourença da Fonseca, filha de sua prima direita Helena Correia do Amaral.
Era filha de Catarina Paes do Amaral, n. Cerca de 1554 e c. cerca de 1570 c. seu parente Leonel Cardoso (parente pelo lado dos pai e avô de Catarina, Deãos de Viseu, dos Amarais de Pindo e ligações aos Cardosos da Honra)
- outra Maria do Amaral é tia daquela, irmã de Catarina. Sobre ela coligi a partir de MAS: "Maria do Amaral, que deve ser a que a 28.10.1566 recebeu do Cabido o prazo de um olival além de S. Martinho, após renúncia de D. Gaspar do Amaral, deão. É expressamente referida como filha do deão quando a 6.8.1589 teve prazo de umas casas junto à Tulha. C. antes de 1569 c. seu primo João de Barros (de Morais), cavaleiro, que com esta sua mulher recebeu a 5.2.1569, do cabido de Viseu, o prazo da Quinta de Maçorim". Mas parece que não teve geração e devem ter passado Maçorim a uma cunhada/irmã, Helena de Barros;

Conhece Correias, Paivas, Homem, Montez/s e Torres em Viseu (freguesias da cidade ou arredores próximos) no séc. XVI?

Cumrpimentos
VF

Reply

Direct link:

RE: Famílias da freguesia da Sé de Viseu (1600-1725)

#98274 | jliberato | 21 Aug 2005 22:38 | In reply to: #97652

Caro Victor Ferreira,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Infelizmente nunca consegui saber mais àcerca da minha Maria do Amaral, minha 9ª avó. Teve um filho em 1704, é a única coisa segura que apurei.
Pesquisei sem sucesso o seu casamento com Manuel Francisco nas freguesias da Sé e do Salvador em Viseu, e o seu baptismo, filha que foi de João Ramos.
Mas agora que me pôs o problema talvez faça nova tentativa, dado que a pesquisa foi feita há muitos anos. Dir-lhe-ei alguma coisa se progredir.
Quanto aos nomes que menciona nada sei, pois o meu ramo de Viseu se limita às pessoas que citei. Lamento.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Reply

Direct link:

RE: Famílias Viseu - Loureiro Cardoso

#180375 | Canelas | 14 Jan 2008 16:25 | In reply to: #98274

Caros participantes

Pesquiso, pelo lado materno, essencialmente, no concelho de Penalva do Castelo e concelhos limítrofes - Mangualde, Sátão, Fornos de Algodres, Viseu.
Relativamente à cidade de Viseu, procuro informações sobre JACINTO LOUREIRO CARDOSO que casou com JOANA MARQUES. Deste casamento houve, pelo menos, uma filha, FELIZARDA ISABEL, que casou com João da Silva do Amaral, nascido na Vila de Castendo, Penalva do Castelo, em 23 Fev 1744.
Os referidos Jacinto, Joana e Felizarda são naturais da cidade de Viseu.
O AD de Viseu não consegui localizar o assento de baptismo de Felizarda Isabel no período de 1746 a 1756 (que certamente terá sido alargado nas buscas), o que dificulta ou mesmo inviabiliza a progressão neste ramo.
Agradeço qualquer contributo se, porventura, alguém deparar com os referidos nomes.

Cumprimentos

César Tavares

Reply

Direct link:

RE: Famílias Viseu - Loureiro Cardoso

#251752 | Canelas | 16 Mar 2010 16:28 | In reply to: #180375

Caros participantes

Decorridos dois anos, renovo a mensagem.

Obrigado

César Tavares

Reply

Direct link:

RE: Famílias da freguesia da Sé de Viseu (1600-1725)

#251992 | coviantiga | 20 Mar 2010 23:39 | In reply to: #97652

Caro Vitor
Em 2005 ainda eu não andava na geneall ! Porém agora que vi esta mensagem estou muito intrigada.Só que anda muito "recuado" para o que eu queria.
Os meus Paes do Amaral são de Alpedrinha -Fundão, mas os que ando a pesquisar são filhos de meu 6º avô Leonardo Paes do Amaral 1730+- que é dos FUNDÔES, Santiago de Cassurrães e vem casar (creio que com 1 prima) a Alpedrinha , onde fica a geração do meu lado , até aos meus dias. O s pais desse Leonardo também são dos Fundões.Porém esses registos estão em mãos de um particular que não sei quando dará autorização, se algum dia der, para poderem ser pesquisados.Porém já fiz várias pesquisas em vários sites e muitos levam-me a Penalva do Castelo, e a Viseu, só que não consigo ligá-los.
A sua pesquisa de Paes do Amaral não tem mais parentes para estes lados?.É que podia ser algum filho desses dos Fundões? só que estão 200 anos no meio !!! Como é que já está tão para trás ? já tem todos até aos seus dias? De onde vem e para ond vai , a Catarina Paes do Amaral? Tem alguns dados ?
Cumprimentos
M.Alice

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 06 Aug 2024, 13:21

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen