Família Portugal da Silveira
This topic is classified in the following rooms Famílias
Família Portugal da Silveira
Amigos
Encontrei nos Marqueses de Lumiares a referência a Portugal da Silveira (7º Marquês de Lumiares), mas na sua descendência não encontrei mais ninguém com este nome. Esta família pertence à região de Amarante/Gerês.
Obrigado pela ajuda
Caviva
Direct link:
RE: Família Portugal da Silveira
Existe uma familia na ilha da Madeira com este sobrenome, que ligou-se aos Rocha Machado, aos Vasconcelos e Couto Cardos (morgados do jardim do mar)e outras familias.
ReplyDirect link:
RE: Família Portugal da Silveira
Existe na Biblioteca Nacional cerca de 5 trabalhos de genealogia do final do sec xix e pricipios do sec xx de António Portugal de Faria
de um estudo que fiz em tempos, deixo-lhe aqui um pequeno extrato:
160.2 – João Guedes Vilhegas de Quinhones Matos Cabral, nasceu na freguesia de São Sebastião da Pedreira a 16 de Novembro de 1734, foi tenente de cavalaria e herdou o morgado de seu irmão António. Casou com D. Anna Leonor da Silveira. Foi padrinho do seu sobrinho Vasco (80.5)
160.2.1 – António Guedes de Quinhones Mattos Cabral, foi baptizado an Igreja de Santo André de Lisboa em 1770. Casou com D. Maria Gertrudes de Portugal da Silveira na Igreja de São pedro de Alcantara a 11 de Maio de 1787, e morreu em Buenos Aires em 1811. Foi cadete de cavalaria. Foi com D. João VI para o Brasil em 1807.
160.2.1.1 – João Guedes de Quinhones de Portugal da Silveira Mattos Cabral, fidalgo da Casa Real, comendador da ordem de São Bento de Aviz e cavaleiro da mesma ordem, casou duas vezes, sendo que da primeira, com D. Maria da Penha de França de Portugal Correa Lacerda não teve geração. A segunda com D. Maria Leonor da Costa e Sousa.
160.2.1.1.1 – João Guedes de Quinhones de Portugal da Silveira Mattos Cabral, engenheiro de Obras Públicas.
160.2.1.1.2. – Francisco José João Guedes de Quinhones, faleceu a 3 de Maio de 1884, Casou duas vezes, da primeira com D. Mari Augusta Talaya Xavier e teve
160.2.1.1.2.1 – Henrique Carlos João Guedes de Quinhones, casou com D.Cristina Leite da Cunha e teve
160.2.1.1.2.1.1 – Henrique
160.2.1.1.2.2. – Francisco José João Guedes de Quinhones, faleceu menino
160.2.1.1.2.3. – D. Maria Adelina João Guedes de Quinhones, faleceu em 1889
casou segunda vez com D. Maria Thereza Sequeira e teve
160.2.1.1.2.4. – D. Maria Thereza Guedes de Quinhones
160.2.1.1.2.5. – D. Eugénia Carolina Guedes de Quinhones
160.2.1.1.2.6. – Francisco José Guedes de Quinhones
160.2.1.1.3. – D. Maria da Penha de França de portugal Guedes de Quinhones
160.2.1.1.4. – D. Ritta Carolina de Portugal Guedes de Quinhones
160.2.1.2. – António Guedes de Quinhones Castello Branco, foi governador de Campo Maior. Casou no Rio de Janeiro com D.Anna de Almada e Castro.
160.2.1.3. – José Maria Guedes de Quinhones Castello Branco, morreu em Luanda.
160.2.1.4. – Manuel Guedes de Quinhones Castello Branco, foi cavaleiro de Aviz e de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa. Casou e teve geração.
160.2.1.5. – D. Maria Emilia Portugal da Silveira, casou no Rio de Janeiro com Francisco José Mascarenhas
160.2.1.6. – D. Maria da Graça Portugal da Silveira, faleceu em Lisboa em 1878
160.2.2. – Joaquim Guedes de Quinhones Castello Branco
160.2.3. – Francisco Guedes de Quinhones Castello Branco
cumprimentos
Francisco Braz Teixeira
Direct link:
RE: Família Portugal da Silveira
Queria agradecer a sua presteza.
Os meus melhores cumprimentos
Caviva
Direct link:
RE: Família Portugal da Silveira
Há tempos que lhe queria responder sobre a pergunta que fez. a junção dos apelidos Portugal e Silveira nos Lumiares é meramente acidental, porque como a casa tinha muitos vínculos, tinham de usar os respectivos apelidos, muitas vezes por ordem diferente.
A família Portugal da Silveira, como certamente saberá, descende do casamento feito em Lisboa em 1724 de D. Luís Tomé (ou Balthazar) da Silveira, da casa de Sarzedas, Alvito e Minas, com sua prima D. francisca de Portugal. Desta família existe descendência: do filho primogénito, D. Carlos Balthazar da Silveira, brigadeiro dos reais exércitos, que se fixou na Baía, onde casou e tem muita descendência que usa até hoje os apelidos Balthazar da Silveira; em Portugal subsiste muita descendência de um filho segundo, D. António Inácio da Silveira, casado copm D. Guilhermina Joana Leocádea Walles de Varona de Goes e Menezes, restando apenas alguns descendentes do filho varão D. Luís Maurício da Silveira, governador do estado de Santa Catarina no Brasil, que se fixaram no Rio de Janeiro, e que usam apenas o Silveira; das filhas de D. António é que provêm os diversos ramos que usam os apelidos Portugal da Silveira: de D. Ana Camila descendem os Portugal Correia de Lacerda,os Portugal da Silveira de Barros e Vascocelos, os viscides e marqueses de Faria, os marqueses Dragoneti de Torres, etç.; de D. Maria Gertrudes, descendem os Guedes de Quinhones de Portugal da Silveira(que Brás Teixeira refere com alguns erros por ter seguido demasiado de perto o Marquês de Faria), , os condes de Mahén, os Teixeira de Vasconcelos e Câmara do Machico, etc.; de D. Gertrudes Perpétua, do 1.º casamento, os Ribeiros de Portugal da Silveira, da Casa das Obras, de Manteigas, os Lobo de Vasconcelos de Portugal da Silveira, os Trigueiros de Aragão, os Sousas Alvins, os Pinto de Mersquita e outros, do segundo casamento, os Curvo Semedo de Portugal da Silveira da Madeira, os Portugal Sanches de Chatillon, os Sanches de Morais, etc.; de D. Genoveva, os Pinto Ribeiro de Castro de Portugal da Silveira,os Carneiros Giraldes da Silva Moreira, alguns Cabral de Noronha e Meneses, alguns Mendes de Vasconcelos,etc.; de D. Teresa, os Portugal Mexia de Matos, alguns Castro Caldas, alguns Pierce de Azevedo, etc.
Espero terlhe dado algumas informações que lhe possam interessar.
Rui Portugal
Obra de Referência (a consultar com muito cuidado dados os erros e omissões) António de Portugal de Faria (Marquês e Visconde de Faria) - Genealogia da Família Portugal da Silveira - 1896.
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 21 Jan 2025, 08:53