António Feijó, poeta e diplomata de Ponte de Lima

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Regiões

António Feijó, poeta e diplomata de Ponte de Lima

#57594 | FMMMP | 11 Feb 2004 18:07

Caros Confrades

Solicitava indicação de "pistas" para os costados de António Feijó, poeta e diplomata de Ponte de Lima.
Li numa carta dele que era parente dos Melo da Garrida, mas não tenho mais nenhuma indicação desta, ou de outras ligações.

Cumprimentos

Francisco Melo Parente

Reply

Direct link:

RE: António Feijó, poeta e diplomata de Ponte de Lima

#57608 | joão pombo | 11 Feb 2004 19:24 | In reply to: #57594

Caro Francisco Melo Parente:

Correndo o risco de estar a fazer confusão, penso que vários membros da Família Feijó, de Ponte de Lima, têm os seus costados nesta base, pelo menos até ao séc. XVII.
Claro que se pode tratar de outro Feijó, o que não creio.
Cumprimentos,
João Pombo

Reply

Direct link:

RE: António Feijó, poeta e diplomata de Ponte de Lima

#57610 | Vasco Jácome | 11 Feb 2004 19:40 | In reply to: #57594

Caro Francisco Melo Parente

O poeta António Joaquim de Castro Feijó está nas “Últimas Gerações de Entre-Douro e Minho”, vol. II, pg. 398, apostila 224 e no “Anuário da Nobreza”, III, Tomo II (1985), pg. 745.
Era neto paterno de António Correia Barbosa de Abreu Pimenta Feijó e m.er aqui em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=110814

Se for aos seus costados verifica que este António, por sua vez era bisneto paterno de António Correia Feijó, em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=110830

Deste casal, também descendem os Melos da Garrida pela sua filha Águeda da Rocha c.c. Fernão Velho de Araújo. Veja:

http://www.geneall.net/P/per_tree.php?id=228025

Não garanto que não haja mais ligações, mas neste momento parece-me que esta é a mais próxima.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Reply

Direct link:

RE: António Feijó, poeta e diplomata de Ponte de Lima

#57613 | rgc | 11 Feb 2004 19:57 | In reply to: #57594

Caro Francisco de Melo Parente

Eu conheço uma carta inédita de Jaime Batalha Reis para António Feijó. Foi publicada pelo C.el Alberto de Sousa Machado.
Talvez a conheça, caso contrário posso digitalizá-la e enviar-lha.

rAFAEL cARVALHO

Reply

Direct link:

RE: António Feijó, poeta e diplomata de Ponte de L

#57652 | FMMMP | 12 Feb 2004 00:20 | In reply to: #57610

Caro Vasco Jácome

Obrigado pelas suas informações.
António Feijó numa carta enviada ao seu amigo João Gomes de Abreu de Lima, Estocolmo 11 Março de 1912, faz a evocação da famosa história dos "Carecas de Faldejães", história esta inspirada no "Mistério da Casa de Sintra", do Eça e do Ramalho Ortigão.
Nessa carta, (publicada pela primeira vez na "Limiana, Revista Literária Pontelimense", 1º Vol. 1912, e mais recentemente no livro de A. Campos Matos "O Mistério da Estrada de Ponte de Lima", Livros Horizonte, Dezembro de 2001), António Feijó evoca o "...nosso parente António de Melo, da Garrida,...".
A. Campo Matos, nas notas do livro, indica que António Feijó se refere a António de Melo da Gama e Vasconcelos, da casa da Garrida.
A data do episódio relatado por António Feijó foi Setembro de 1880, o que conjugado com os apelidos me leva a deduzir que seria neto de Caetano de Melo da Gama de Araújo de Azevedo, aqui, como referiu, em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=228025

Digo que seria o neto, e não filho, porque que o António Feijó na mesma carta se lhe refere como “…era ao mesmo tempo um rapaz corajoso e decidido…”, como o António Melo filho do Caetano nasceu em.1815, teria 65 anos 1880, pelo que seria destituído de sentido a referência a “…rapaz…”.

Se a minha dedução estiver correcta António Feijó e o António Melo, cujas origens comuns o Vasco Jácome teve a gentileza de me indicar, seriam primos em 6º grau. Não seria de todo estranho a evocação de parentesco entre primos deste grau, atendendo a que as famílias viviam na mesma vila há muitas gerações, no entanto estou de acordo consigo quanto levanta a questão de puderem existir outras ligações mais próximas.
Pode ser que eu as as venha a encontrar.

Com os meus cumprimentos

Francisco Melo Parente

Reply

Direct link:

RE: António Feijó, poeta e diplomata de Ponte de Lima

#57653 | FMMMP | 12 Feb 2004 00:27 | In reply to: #57613

Caro Rafael Carvalho

Agradeço a sua oferta e solicito o envio para:
mop07662@mail.telepac.pt

Com os meus Cumprimentos

Francisco de Melo Parente

Reply

Direct link:

RE: António Feijó, poeta e diplomata de Ponte de Lima

#255934 | alvaroCastro | 04 Jun 2010 01:51 | In reply to: #57653

Ressuscito este tópico em honra de Álvaro Feijó, poeta e escritor, irmão de http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=187247
http://www.jornaltvs.net/noticia.asp?idEdicao=191&id=26152&idSeccao=2909&Action=noticia

Álvaro Castro

Reply

Direct link:

RE: António Feijó, poeta e diplomata de Ponte de Lima

#256205 | Mavasc | 08 Jun 2010 17:42 | In reply to: #255934

Meu caro Álvaro

Os dados de Álvaro Feijó foram, há tempos, introduzidos na Base de Dados. Demora um pouco a aparecer, mas aparece. Pedia era a tua preciosa ajuda para a wikipédia em que o artigo está muito pobrezinho e carenciado!!!
Se tiveres uma aberta passa por lá e empurra, tens mais dados do que eu e no que à poesia neo-realista respeita, sou uma perfeita ignorante, o que não é o teu caso. Já agora que estás á mão, arranja-me coisas do Egídio Namorado, pois com esse é que é o falhanço completo. Encontrei muita coisa do Joaquim, nada do Egídio.

Um grande abraço

Beni

Reply

Direct link:

RE: António Feijó, poeta e diplomata de Ponte de Lima

#256264 | alvaroCastro | 09 Jun 2010 23:43 | In reply to: #256205

Pois é, minha querida, o espólio é grande mas difícil de desbastar. Já vi que estás interessada nas Vértice, que estão, evidentemente, á tua disposição, mas nem sei as que por aqui andam nem as que tens. Também estás interessada no Viriato Namora? Esse está á mão, tal como o Fernando. A correspondência é que está a molhe, mas lá chegarei. O teu telefone é o mesmo? Se não for não há problema, peço-o á minha irmã. Vou passar na Wikipedia, mas terei alguma coisa a corrigir?

Um xi-coração do

Álvaro

Reply

Direct link:

RE: António Feijó, poeta e diplomata de Ponte de Lima

#285168 | Mavasc | 20 Aug 2011 14:29 | In reply to: #256264

Querido Álvaro

Enviei-te hoje a "correspondência" do Egídio. Sei que não será tão cedo que terás pachorra para este tipo de assuntos mas o escritório está um caos com a papelada em molhinhos no meio do chão e correndo o enorme perigo de ser lambida pela Ginja. Assim, pu-la a salvo. Tenho cá recortes que encontrei, de 1959, que te devem interessar, diz qualquer coisa caso estejas interessado.
Não inseri mais dados na Base, espero um aceno teu para o fazer. Vê e diz qualquer coisa.

Um beijo

Beni

Reply

Direct link:

RE: António Feijó, poeta e diplomata de Ponte de Lima

#285183 | alvaroCastro | 20 Aug 2011 18:02 | In reply to: #285168

Querida Beni

Já vi, Deves um pedido de desculpas ao Alfredo e ao Luís. Eu perdoo-te tudo. Mas não reincidas porque já viste que quem nasce torto..Quando vens á Aparecida? Isto está negro como imaginas. Fazes cá muita falta. Caso vá á Figueira passo por aí.

Um beijo

Álvaro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 27 May 2024, 02:15

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen