Janeiro de Baixo e Dornelas

This topic is classified in the following rooms Famílias | Pessoas | Regiões | Arquivos

Janeiro de Baixo e Dornelas

#59108 | gouvre | 28 Feb 2004 18:34

Boa tarde a todos,

Venho desta forma pedir ajuda aos que investigam os registos paroquiais de Janeiro de Baixo, Dornelas e aldeias próximas.

Por diversas vezes pedi ajuda ao Arquivo da Universidade de Coimbra, mas nem sempre conseguiram localizar alguns dos meus pedidos.

Actualmente, encontro-me sem conseguir prosseguir as minhas pesquisas devido à falta de dados.

Os últimos assentos que tenho são os seguintes:

- Manuel ( Antão),
nascido a 28 de Maio de 1780. Filho de Manuel Antão e de Maria Gonçalves. Neto paterno de Manuel Antão e de Íria Domingues, todos naturais de Porto de Vacas,( gostaria ainda de referir que tenho a certidão de casamento de Manuel Antão e Maria Gonçalves datada de 1780 ).

- Maria Gonçalves,
nascida a 17 de Agosto de 1752 em Porto de Vacas. Filha de Manuel Gonçalves Amaro, natural de Porto de Vacas, e de Isabel Martins natural do Souto. Neta paterna de Manuel Gonçalves Amaro, natural de Seladinhas ( Dornelas ?) e de Héria Gaspar (ou Teresa)natural de Porto de Vacas. Neta materna de Manuel Antunes, natural de Souto e Isabel Martins natural de Janeiro de Baixo.

Ana ( Bento ),
nascida em Machialinho. Filha de Manuel Bento natural de Vidual de Cima, freguesia de Janeiro de Baixo, e de Ana Gonçalves natural de Machialinho. Esta senhora foi casada com João Ramos nascido em Porto de Vacas em 1806, e tiveram um filho em 1831.

- José Martins,
nascido em Machialinho. Filho de João Martins, natural de Machialinho, e de Maria Gonçalves natural de Alqueidão. Foi casado com Rosária Maria ( Antão ), nascida em 1813, em Porto de Vacas. Deste casamento nasceu em 1835, uma filha, em Porto de Vacas.

Cumprimentos,

Maria Gouvre

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#59158 | gouvre | 29 Feb 2004 11:55 | In reply to: #59108

Bom Dia,

Tento localizar, mas sem sucesso e ainda no Séc. XVIII, as seguintes pessoas:

- Maria Pires,
natural de Dornelas. Filha de Paulo Fernandes natural do Esteiro, e de Francisca Simão natural de Dornelas.

Maria Pires teve um 2º Casamento com Manuel Ramos natural de Janeiro de Cima.

- Isabel Vicente,
natural do Esteiro. Filha de Manuel Simão natural do Esteiro, e de Isabel Vicente natural de Bogas de Baixo.

Agradeço, desde já, qualquer auxílio que me puderem prestar.

Cumprimentos

Maria Gouvre

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#87562 | gouvre | 03 Apr 2005 12:51 | In reply to: #59158

Depois de ter aberto este tópico, consegui avançar um pouco mais nos meus antepassados, que continuo a procurar. Pois tanto pode servir para me ajudarem ou eu ajudar alguém.

Maria Pires, nascida a 1/9/1772, em Dornelas. Casada com Manuel Ramos, nat. de Porto de Vacas, em 1/3/1803 (e já viúva de Domingues Simão, de Porto de Vacas). Filha de Paulo Fernandes (gémeo de José e casado com Francisca Simão, de Dornelas, em 30/4/1770), do Esteiro, nascido a 1/3/1738, e de Franscisca Simão, de Dornelas.

Paulo Fernandes filho de António Fernandes, natural de Praçais - Cabril, nascido a 4/1/1696, e de Teresa natural de Esteiro, nascida a 22/12/1709.
Neto paterno de Domingos Fernandes de Praçais, e de Maria Antunes de Sanguessuga - Cabril. Neto materno de Gaspar Gil de Janeiro de Cima, e de Teresa Fernandes de Esteiro - Janeiro de Baixo.

Francisca Simão, nascida a 31/3/1751, filha de António Pires de Bodelhão (actual Aldeia de S. Franscisco) e de Francisca Simão ( nascida a 17/11/1709, em Carvalhais - Silvares). Neta paterna de Franscisco Pires de Dornelas e de Franscisca Simão, Carvalhais - Silvares. Neta materna de Manuel Franscisco Silvestre (nascido a 3/12/1771, Barroca do Zêzere) e de Franscisca Fernandes, (nascida a 7/8/1770, Carvalhais - Silvares), casados em 4/2/1706.
Bisavós maternos: Silvestre Franscisco (nascido em Silvares a 7/1/1736) e de Joana Simão (nascida na Barroca e casada em 21/5/1656); Franscisco Afonso e Franscisca Fernandes, ambos de Carvalhais - Silvares.
Trisavós: Silvestre Franscisco, de Silvares, e Íria Antunes; Simão Franscisco e Maria Domingues, ambos da Barroca, casados em 13/4/1625.
Pais de Simão Franscisco e Maria Domingues: Franscisco Antão e Águeda Antunes, de Unhais-o-Velho, e de Domingos Alvares e Maria Domingues naturais de Bogas.

Nota: Silvestre Franscisco, de Silvares, nascido a 7/1/1636, era irmão de Manuel Francisco Silvestre (antepassado do meu marido), nascido em 6/10/1638.

Cumprimentos,

Maria

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#87865 | jliberato | 06 Apr 2005 15:03 | In reply to: #87562

Cara Maria,
A minha mulher descende do casal Silvestre Francisco e Iria Antunes!
Como sabe que ele nasceu aos 07-01-1636? Tem os nomes dos pais?
Tenho a descendência até à actualidade.
Gostaria muito de trocar em privado as respectivas descendências, em regime de reciprocidade. O meu endereço é o meu nickname acrescentado de arrobaeuroparlpontoeupontoint.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#87879 | gouvre | 06 Apr 2005 19:01 | In reply to: #87865

Caro Liberato
O Silvestre Francisco que nasceu a 7-01-1636, era irmão de Manuel Francisco Silvestre nascido a 06-10-1638, filhos de Silvestre -Francisco e Iria Antunes de Silvares. O meu marido, e a sua mulher descendem do Manuel Francisco Silvestre, e Ana Vaz de Casegas. Eu descendo de Silvestre Francisco e Joana Simão, da Barroca.
Dos filhos do Padre Jose Abrantes de Gouveia, o meu marido descende do Manuel de Abrantes e de Ana Vaz, casados em Casegas a 22-2-1707. Deste casal o meu marido descende de dois filhos . O meu sogro descendia do Manuel nascido em casegas, a 23-09-1707 e casou em Alcaria com Isabel Dias, filha de Manuel Francisco e Clara Dias. A minha sogra descendia do Bernardo Francisco ,nascido
em Casegas a 06-12-1717 e Casou nos Vales do Rio com Josefa Rodrigues, a 31-05-1741. Vou procurar o seu contacto particular. Cumprimentos
Maria.

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#88275 | jliberato | 11 Apr 2005 12:29 | In reply to: #87879

Cara Maria,
Enquanto não lhe respondo aos emails privados que me enviou, tenho duas questões a pôr-lhe.
Tem o assento de baptismo de Manuel Francisco Silvestre, filho de Silvestre Francisco e Iria Antunes, aos 06-10-1638? Pode transcrevê-lo aqui, ou então, enviar-me em privado?
Tem o casamento de Manuel Francisco Silvestre com Ana Vaz?
Muito obrigado.
Cumprimentos,
JLiberato
Estrasburgo

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#88317 | fs1945 | 11 Apr 2005 17:52 | In reply to: #87562

Cara Maria Gouvre
Eu também descendo dessas famílias. Descendo dos Domingos ou Domingues Simão. Maria Pires e Domingos Simão eram meus 5ºs avós.
As informações aqui divulgadas foram-me bastante úteis.
Já agora se lhe interessar, Maria Pires, faleceu no Porto de Vacas a 2 de Set de 1825. Se tiver conhecimento de alguns descendentes de Bárbara Margarida Fernandes Álvares Pereira de Carvalho, de Unhais-o-Velho, e Manoel Simão Barata, do Esteiro agradecia que deixasse aqui essa informação.
Nos registos aparece apenas Bárbara margarida ou Bárbara Maria.
Cumprimentos
Fernando

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#88339 | jliberato | 11 Apr 2005 20:43 | In reply to: #88317

Caro Fernando,
Então descende também de Silvestre Francisco e Iria Antunes, não é verdade?
Tal como a minha mulher.
Em caso afirmativo interessa-lhe trocar, em regime de reciprocidade e em privado, as descendências até à actualidade?
Cumprimentos
JLiberato
Estrasburgo

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#88343 | fs1945 | 11 Apr 2005 21:41 | In reply to: #88339

Caro JLiberato
Não lhe sei responder. Eu sou natural de Machialinho, freguesia de Janeiro de Baixo e os meus antepassados mais remotos a que consegui chegar foram Domingos Simão, de Vilar Barroco e Isabel Gonçalves, do Esteiro. Silvestre Francisco e Iria Antunes não constam dos meus dados, mas é possivel que façam parte da minha árvore genealógica. Se forem antepassados ou descendentes de Maria Pires ou Domingos Simão é claro que fazem parte da minha árvore e gostaria ter essa informação.
Cumprimentos e muito obrigado.
Fernando

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#88371 | gouvre | 12 Apr 2005 09:07 | In reply to: #88343

Caro Fernando:
Obrigada pela data do falecimento,da nossa antepassada Maria Pires. Eu descendo do segundo casamento.
Tenho muitos antepassados do Machialinho. Tambem tenho o Baptismo de Domingos Simão e casamento com Maria Pires; vou ver se encontro os apontamentos que tirei; tenho pelo menos um filho: nascido a 11-06-1795 no Porto de Vacas.

A minha avó Paterna nasceu no Porto de Vacas ; como deve calcular, tenho antepassados de todas as povoações.
A maior parte tem origem no Porto de Vacas ,Dornelas, Alqueidão , Carregal,Machialinho , Esteiro, Portas do Souto , Seladinhas, Vidual de Cima, Brejo de Baixo, Janeiro de Cima ,
e de Baixo, Unhais o Velho ,Cabril ,Armadouro, Pessegueiro, Pampilhosa ,Souto do Brejo,e outras. Se eu tiver tempo , ainda hoje encontrará aqui parte dos meus antepassados.

Cumprimentos
Maria

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#88386 | gouvre | 12 Apr 2005 15:40 | In reply to: #88371

Caro Fernando:

Começo pelo seu Domingos Simão.

Domingos, nasceu no Porto de Vacas a 18-06-1757 e foi baptizado a 20 .
Filho de Domingos Simão natural do Esteiro e de Maria Antunes natural do Porto de Vacas. Neto paterno de Domingos Simão natural do Esteiro e de Teresa Fernandes natural de Janeiro de Baixo. Neto materno de Manuel Alexandre , ( tambem pode ser Alexandre Antunes, como vem no assento de um jose)
natural do Machialinho, e de Maria Gonçalves natural do Porto de Vacas.
Padrinhos: Manuel Martins viúvo , do Porto de Vacas, e Teresa Fernandes viúva , do Esteiro. Testemunhas: O Juiz da Igreja Jose Miguel , e Jose Gaspar Ambos de Janeiro de Baixo.
O padre, André João Dias.
------------------------------------
Casamento de Domingos Simão, natural do Porto de Vacas com Maria Pires natural de Dornelas.= Na Capela de S. Miguel do Porto de Vacas. 30-01-1793, foram dispensados em 4º
gr. de consanguinidade. Testemunhas : Manuel Antão do Porto de Vacas, e Jose Gaspar de Janeiro de Baixo.
Cumprimentos

Maria

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#88457 | fs1945 | 13 Apr 2005 11:46 | In reply to: #88386

Cara Maria
Pelo que vejo temos muitos antepassados comuns e assim também os meus ascendentes são originários de quase todas as aldeias da região!
O meu interesse pela genealogia despertou ao ver no Genea nomes que algo me dizia tinham a ver com a minha família e o primeiro foi o de Isabel Simão, do Porto de Vacas, casada com Manuel Fernandes Barata, do Esteiro. Este casal teve um filho, Manuel Simão Barata que casou com Bárbara Margarida, de Unhais-o-Velho e que são meus tetravós, paternos. Uma filha destes, Maria Bárbara, casou no Machialinho com Joaquim António Dias Martins, meus trisavós paternos.
A partir daqui o interesse foi crescendo e tenho reunido no PAF4 o resultado das pesquisas que tenho feito, mas dada a dispersão dos ascedentes por várias freguesias dificulta a pesquisa.
Gostava de saber os nomes dos ascendentes de José Mendes e de Isabel Simão, pais de Isabel Simão, das Seladinhas ou Portas do Souto. Será que os tem?
A Francisca Simão, nascida a 31.3.1751, filha de António Pires, do Bodelhão, de que fala na sua mensagem de 3/4, é a mãe de Maria Pires?
Diz que uma sua bisavó era do Porto de Vacas, pois eu andei na escola de Porto de Vacas, desde o ano da sua inauguração até fazer a 4ª classe.
Obrigado pelas informações acerca de Domingos Simão, mas sobre os Domingos Simão. que são 5 na minha ascendência, já possuo os dados.
Grato pela atenção e receba os meus cumprimentos
Fernando

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#88517 | gouvre | 13 Apr 2005 21:48 | In reply to: #88457

Caro Fernando:

A Francisca Simão que nasceu em Dornelas, a 31-03-1751 era mãe de Maria Pires e filha de um segundo casamento de Antonio Pires e primeiro de Francisca
Simão, como referi neste topico no dia 03-04-2005 , 12:51

Consegui avançar bastante no meu antepassado Manuel Ramos, nascido em Janeiro de Cima, e segundo marido de Maria Pires. Não tenho muitas datas.

Pais de Manuel Ramos

Manuel Antunes Ramos, nasceu em Janeiro de Cima - 28-01-1739
Maria dos Santos , nasceu em Janeiro de Cima - 05-07-1757
casamento - 20-05-1772

Avós

Filipe Gonçalves, nasceu em Janeiro de Cima-09-10-1680
Maria Ramos , nasceu em Janeiro de Cima-23-04-1707
Ambrosio Antão , nasceu em Janeiro de Cima-31-10-1720
Maria da Trindade, nasceu em Janeiro de Cima-11-08-1726, faleceu=31-07-1771

Bisavós

Filipe Gonçalves- Barroca
Agueda Gaspar-Janeiro de Cima
Manuel Antunes-Janeiro de Cima
Maria Ramos-Vilar Barroco

Gaspar Antão-Janeiro de Cima
Isabel Gil , nasceu em Janeiro de Cima-27-09-1674
2º cas. de Gaspar e 1º de Isabel, 06-11-1700
Gaspar Domingues-Janeiro de Cima
Helena Fernandes- Esteiro(uma irmã Catarina-17-11-1708

Trisavós (ainda não encontrei pais de Filipe e Agueda)

Manuel Antunes- Lavacolhos
Paula Antão- Janeiro de Cima
Manuel Rodrigues- Vilar Barroco
Helena Ramos- Vilar Barroco

Ambrosio Antão-Janeiro de Cima
Isabel Gaspar-Janeiro de Cima, Cas-06-11-1642
Manuel Martins-Janeiro de Cima
Maria Gil-Janeiro de Cima
João Rodrigues Pereira-Janeiro de Baixo
Maria da Trindade-Janeiro de Cima
Pedro Simão-Porto de Vacas
Francisca Fernandes-Esteiro

Com o casamento de Ambrosio Antão e Isabel Gaspar, encotrei os pais destes
Gaspar Gil-Janeiro de Cima
Maria Antão-Janeiro de Cima
Maria Gaspar-Janeiro de Cima

Cumprimentos

Maria

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#88520 | fs1945 | 13 Apr 2005 22:13 | In reply to: #88339

Caro JLiberato:
Posso agora confirmar que sou também descendente de Silvestre Francisco e Iria Antunes.
Aqui fica o meu endereço fsimao@sapo.pt
Os meus cumprimentos
Fernando

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#88539 | gouvre | 14 Apr 2005 10:31 | In reply to: #88517

Caros confrades, interessados nesta região, aqui vai mais um ramo da minha família :

José Martins – n.31-01-1811- Machialinho, casou com Rosaria Maria Antão, do Porto de Vacas, a 21-11-1832
filho de João Martins, n.20-01-1765- Machialinho e de Maria Gonçalves, n 31-08-1778 – Alqueidão - Dornelas

Avós

Domingos Francisco Pedro-29-04-1715-Machialinho
Isabel Martins-08-01-1727- Janeiro de Cima
João Rodrigues-29-04-1736- Alqueidão
Maria Gonçalves-15-03-1744 ?- Bodelhão

Bisavós

Pedro Gonçalves - Machialinho
Isabel Domingues - Machialinho - (um irmão Antonio,n.06-03-1683)
Manuel Fernandes Tomé-Janeiro de Cima
Domingas Dias - (irmão Domingos, n. 04-08-1698)- Brejo de Cima.
Casamento-24-01-1724-Janeiro de Baixo

Manuel Rodrigues-15-06-1693-Machial-Dornelas,
Maria Gaspar-22-04-1700-Alqueidão-Dornelas
Casamento,2º do Manuel-27-01-1721
Domingos Fernandes-Bodelhão
Feliciana Gonçalves-28-01-1720-Dornelas
Casamento-02-02-1740

Trisavós

Pedro Gonçalves-Machialinho
Isabel Francisca-Machialinho
Cas.-23-09-1650-Janeiro de Baixo
Domingos Francisco-Machialinho
Domingas Andre-Machialinho
Manuel Fernandes Tomé-Janeiro de Cima
Isabel Martins-Janeiro de Cima?
Domingos Martins-Brejo de Cima
Ana Dias-Brejo de Cima

Manuel Rodrigues-Dornelas
Maria Antunes-Machial
Manuel Domingues,(o fundeiro)- Alqueidão
Isabel Gaspar - Alqueidão
Cas.2º de Manuel-
Domingos Fernandes-Bodelhão
Isabel Fernandes-Alqueidão
Bento Manuel-Vidual
Isabel Gonçalves-Parada

Tetaravós , tenho os pais de Pedro Gonçalves e Isabel Martins:

Domingos Gonçalves-Machialinho
Iria Fernandes-Machialinho
Francisco Fernandes-Ladeira
Luzia Gaspar-Ladeira –será hoje Machial da Ladeira ?

Pais de Bento Manuel e Isabel Gonçalves:

Manuel Antunes –Vidual
Isabel João (Maria)- Vidual
Domingos João-Dornelas
Maria Gonçalves-Dornelas

Por enquanto é tudo o que tenho neste ramo.

Espero ajudar alguém, e que alguém me ajude.


Cumprimentos

Maria

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#88606 | gouvre | 15 Apr 2005 08:30 | In reply to: #88457

Caro Fernando:

Eu não tenho o casal Jose Mendes-Isabel Simão nos meus ascendentes; mas se me indicar uma data , tentarei encontrar os assentos ao procurar os meus.

Cumprimentos


Maria

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#88820 | fs1945 | 18 Apr 2005 01:33 | In reply to: #88606

Cara Maria
Não sei ao certo as datas de nascimento dos meus antepassados José Mendes, da Barroca ou Seladinhas e Isabel Simão, das Seladinhas, mas calculo que se situem entre 1760 e 1770.
Na sua comunicação onde faz referência a Francisca Simão, nascida a 31.3.1751 e indica os avós parece-me que as datas não estarão correctas, dado que as datas de nascimento dos avós são posteriores à do nascimento da neta, ou eu estarei a perceber mal?
Sempre que disponibiliza novos dados encontro antepassados meus o que é óptimo.
Vejo que já fez um vasto trabalho, mas se eu puder ajudar em alguma coisa estarei ao dispor.
Cumprimentos
Fernando

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#88829 | gouvre | 18 Apr 2005 09:35 | In reply to: #87562

Caro Fernando:

Obrigada por me ter alertado para o erro.

Antonio Pires,n. 14-06-1706
Manuel Francisco Silvestre ,n. 03-12-1671 na Barroca, a Francisca Fernandes n.17-08-1670 em Carvalhais Silvares; o casamento a 04-02-1706 em Silvares está correto.
Silvestre Francisco , n.07-01-1636 em Silvares, e o casamento com Joana Simão a 21-05-1656 , tambem esta certo.
Simão Francisco pai de Joana Simão , deve ter nascido em Unlhais o Velho; encontrei um Antonio nascido a 21-1608 , filho de Francisco Antão e de Agueda Antunes.
Vou tentar encontrar o seu Jose Mendes e Isabel Simão ; se a Isabel era das Seladinhas, o casamento está nos assentos de Dornelas.

Ainda hoje se tiver tempo, coloco neste tópico os antepassados de Rosaria Maria (antão ) do Porto de Vacas , casada com Jose Martins do Machialinho, meus trisavós.
Cumprimentos

Maria

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#88905 | gouvre | 18 Apr 2005 20:33 | In reply to: #88829

Como prometi aqui vão os Antepassados de Rosaria Maria ( Antão)

Nasceu a 01-02-1813, no Porto de Vacas e casou com Jose Martins , natural do Machialinho a 21-11-1832-Janeiro de Baixo.

Pais:
Manuel Antão n. Porto de Vacas-28-05-1780
Isabel Vicente n.03-12-1783-Esteiro

Avós paternos:
Manuel Antão n. 20-04-1739-Porto de Vacas
Maria Gonçalves n. 17-08-1752-Porto de Vacas
Casamento:08-08-1780( o filho Manuel nasceu antes do casamento dos pais)

Avós maternos:
Manuel Simão n. 26-03-1719-Esteiro
Isabel Vicente-Brejo de Baixo
Casamento: 27-01-1777-Janeiro de Baixo

Bisavós paternos:
Manuel Antão n. 21-12-1712-Porto de Vacas
Iria Domingues n. 18-12-1708-Porto de Vacas
Casamento: 04-03-1737-Janeiro de Baixo

Manuel Gonçalves Amaro n.16-01-1716-Porto de Vacas
Isabel Martins n. 05-02-1719-Souto-faleceu -18-12-1791-Porto de Vacas

Bisavós maternos:
Domingos Simão-Esteiro (uma irmã Maria ,n.04-06-1674)
Teresa Fernandes n. 26-11-1682-Janeiro de Baixo
Jose Martins- Souto
Isabel Vicente-Esteiro
Casamento: 25-08-1737-Janeiro de Baixo

Trisavós paternos:
Manuel Antão-Portas do Souto
Maria Gonçalves - Porto de Vacas
Cas:29-11-1698-Janeiro de Baixo

Manuel Domingues-Porto de Vacas
Ana Fernandes -Foz do Ribeiro

Manuel Gonçalves Amaro n. 12-12-1683-Seladinhas
Teresa Gaspar n. 21-09-1667-Porto de Vacas

Manuel Antunes n. 12-12-1668-Souto
Isabel Martins n. 02-12-1679-Janeiro de Baixo-faleceu a 25-02-1737-Janeiro de Baixo

Trisavós maternos:
Domingos Simão -Esteiro
Isabel Gonçalves-Esteiro

Miguel Fernandes-Esteiro
Maria Domingues-Esteiro
Cas:27-12-1668

Manuel Martins-Souto do Brejo ?
Maria Luis-Cabril
Domingos Simão-Janeiro de Baixo
Isabel Vicente-Brejo de Baixo

Tetaravós paternos:
Manuel Antão-Portas do Souto
Maria Antunes -Portas do Souto
Cas:11-08-1658-Dornelas

Domingos Francisco-Porto de Vacas
Iria Francisca -Porto de V

(Não tenho os pais de Manuel Domingues e Ana Fernandes)

Amaro Gonçalves n. 30-11-1659-Seladinhas
Maria ou Iria Jorge-Seladinhas
Manuel Francisco-Porto de Vacas
Isabel Gaspar-Porto de Vacas
Antonio Antunes-Souto
Maria Luis-Souto
João Martins-Souto?
Maria Antunes-Souto ?


Mais duas gerações do lado Antão

Manuel Antão-Portas do Souto
Agueda Antunes-Meãs
Casa:09-10-1627-Unhais o Velho
Antão Fernandes-Portas do Souto
Paula Fernandes-Portas do Souto
João Antunes-Vidual de Cima
Isabel Fernandes-Vidual de Cima

Cumprimentos

Maria

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#88926 | rmfrp | 18 Apr 2005 23:35 | In reply to: #88317

Caro Fernando:

Esta é a primeira mensagem que lhe dirijo mas tenho seguido atentamente as suas intervenções neste tópico. Estou em crer, aliás, de acordo com as últimas informações aqui colocadas, que seremos ainda parentes.

Relativamente à sua ascendência por via de Bárbara Margarida Fernandes Álvares Pereira de Carvalho, não sei se será do seu conhecimento que os dados constantes da base de dados do GP foram enviados por um seu parente, infelizmente já falecido, Francisco Álvares de Carvalho, descendente do ramo de D. Josefa Maria Joaquina Álvares Pereira de Carvalho, com vasta geração em Casegas conforme indicado na base de dados.

Diversos ramos da minha família estão ligados aos Álvares Pereira de Carvalho, embora não tenha com eles qualquer parentesco documentado. As ligações mais próximas estabelecem-se pelo casamento da citada D. Josefa Maria Joaquina com um tio meu, Paulo Vaz de Carvalho, assim como pelo (segundo) casamento de Manuel Fernandes de Carvalho, pai de Bárbara Margarida (filha do quarto casamento), com a minha tia Francisca Maria.

Tenho pouca informação relativa a Janeiro de Baixo, mas estou um pouco melhor informado quanto a freguesias como Casegas, Ourondo, Dornelas e Unhais-o-Velho e poderei fornecer informação relativa a eventuais ramos que tenha nestas freguesias.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#88969 | fs1945 | 19 Apr 2005 16:18 | In reply to: #88926

Caro Rui Pereira:
Foi com muito gosto que li a sua mensagem. Desconhecia completamente o autor dos dados aqui colocados referentes aos Álvares Pereira de Carvalho e fico muito satisfeito por através deles ter encontrado raízes de que não tinha memória, pelo que aqui fica a minha omenagem.
Este fórum é um óptimo ponto de encontro de pessoas com origens comuns.
Diz que está bem informado sobre a freguesia de Unhais-o-Velho, sabe se Bárbara Margarida e Manuel Simão Barata tiveram outros filhos, para além da minha trisavó Maria Bárbara e de Ana, nascida a 21.04.1818?
Gostaria também de conhecer os nomes dos avós de Manuel Simão Barata, que ainda não consegui encontrar.
Os meus melhores cumprimentos
Fernando

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#89033 | rmfrp | 20 Apr 2005 00:36 | In reply to: #88905

Cara Maria:

Aos dados que aqui colocou, posso acrescentar que Antão Fernandes e Paula Fernandes casaram a 26.02.1596 em Unhais-o-Velho. Antão era filho de Antão Fernandes e Catarina Anes, enquanto Paula era filha de Fernando Anes e Margarida Anes.

Sou igualmente descendente de Antão e Paula pelo filho Manuel Antão c. c. Águeda Antunes. Destes últimos foi filha a minha antepassada Maria Antunes que c. c. Manuel Gonçalves a 25.04.1653 em Unhais-o-Velho.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#89034 | rmfrp | 20 Apr 2005 00:52 | In reply to: #88969

Caro Fernando:

Muito obrigado pela sua mensagem.

Infelizmente não tenho informação sobre as pessoas que refere. Os dados que tenho de Unhais, Dornelas e Ourondo referem-se essencialmente aos séculos XVI a XVIII, pelo que é possível que eu lhe possa dar indicações úteis se conseguir recuar um pouco mais. Em Casegas tenho dados até datas mais recentes pois é aí que se concentra a minha ascendência mais próxima por via paterna.

Se pesquisar mensagens antigas deste Fórum é provável que encontre mais informação que lhe interessa.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#89037 | fs1945 | 20 Apr 2005 01:38 | In reply to: #89034

Caro Rui Pereira:
Gostaria de lhe perguntar se para fazer as suas pesquisas se dirige aos Arquivos Distritais ou se conhece outro meio mais expedito. Tenho visto que há registos paroquiais disponiveis na Internet, mas não sei quais. É que com a dispersão dos antepassados por várias freguesias e distritos as coisas complicam-se e eu sou ainda um principiante.
Os meus cumprimentos
Fernando

Agora sim, a minha HOMENAGEM, como deve ser, a Francisco Álvares de Carvalho, pelo trabalho realizado e por nos ter presenteado com a sua colocação no GENEA.

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#89202 | rmfrp | 21 Apr 2005 22:44 | In reply to: #89037

Caro Fernando:

Tanto quanto julgo saber, salvo raríssimas excepções, os registos paroquiais não estão informatizados nem vão estar num horizonte previsível.

A única alternativa aos arquivos está nos centros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmon) que disponibilizam, a um preço reduzido, a consulta de microfilmes dos registos paroquiais.

No meu caso, como resido na região de Lisboa, tenho consultado na Torre do Tombo os registos do concelho da Covilhã (apenas alguns registos de épocas relativamente recentes se encontram em Castelo Branco), mas para os do concelho da Pampilhosa, que se encontram no Arquivo da Universidade de Coimbra, recorri aos serviços da Igreja Mórmon.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#89238 | gouvre | 22 Apr 2005 14:16 | In reply to: #89033

Caro Rui Pereira:

Muito obrigada pelos dados acrescentados.
Sei que não vamos parar por aqui ; ha outros ramos onde nos vamos encontrar.

Cumprimentos

Maria

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#89239 | gouvre | 22 Apr 2005 14:27 | In reply to: #88820

Caro Fernando:

Tem a data de nascimento de um dos filhos, de Jose Mendes e Isabel Simão ?

Não me custa ajudar, se tiver datas aproximadas.

Cumprimentos

Maria

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#89292 | fs1945 | 23 Apr 2005 00:12 | In reply to: #89202

Caro Rui Pereira:
Muito obrigado pela sua informação. Como aqui onde vivo não há nenhum centro da Igreja Mórmon resta-me ir ao Arquivo Distrital.
Estive a tentar localizar na BD Francisco Álvares de Carvalho, mas não encontrei este nome ligado aos Álvares Pereira de Carvalho. Encontrei sim um Francisco Pereira de Carvalho, isolado, casado com Clara de Sousa Ribeiro.
Tenho as cópias das certidões nascimento de duas filhas de Manoel Simão e Bárbara Margarida:
Maria Bárbara, minha trisavó paterna e Ana.
Os padrinhos de baptismo da 1ª foram Joaquim Pereira, primo materno da baptizada, natural de Casegas, filho de Paulo Vaz de Carvalho e Josefa Maria Álvares Pereira de Carvalho e da segunda Paulo Vaz de Carvalho e sua mulher Josefa Maria Joaquina Álvares Pereira de Carvalho.
Os meus cumprimentos
Fernando

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#89369 | fs1945 | 23 Apr 2005 23:06 | In reply to: #89239

Cara Maria:
Só hoje reparei na sua mensagem. Não tenho qualquer data de nascimento dos filhos de José Mendes e Isabel Simão, mas tenho a data de casamento da filha deles, também Isabel Simão, com Domingos Simão, que ocorreu em Dornelas do Zêzere a 22.04.1817.
No registo de casamento diz que José Mendes e Isabel Simão, são das Seladinhas, freguesia de Dornelas do Zêzere.
Os meus cumprimentos
Fernando

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#89373 | fs1945 | 24 Apr 2005 00:04 | In reply to: #89239

Cara Maria:
Depois de ter enviado a mensagem anterior reparei que afinal tenho dois filhos de Domingos Simão e Isabel Simão:
José, nascido a 24.6.1826 e João a 29.11.1829

E aqui fica o resultado de algumas pesquisas:

João, n. a 23.7.1826 - Machialinho
Pais: Anselmo Gonçalves, Machialinho e Maria Joaquina, Porto de Vacas
Avós pat.: Manoel Gonçalves e Maria Antunes
Avós mat: António Alves, Portas do Souto e Maria Joaquina, Fajão

Manoel, n. 22.9.1783 e Anselmo, n. 20.3.1790
Pais: Manoel Gonçalves e Maria Antunes, do Machialinho
Avós pat: Pedro Gonçalves. Machialinho e Elena Antunes, Porto de Vacas
Avós mat: Manoel Francisco, Machialinho e Maria Antunes, Póvoa

Elena, n. 28.3.1769 - José, n. 28.10.1771 - João, n. 4.2.1774
Pais: Manoel Francisco, Machialinho e Paula Antunes, Cebola
Avós pat: Manoel Francisco, Seiroco, Fajão e Ana Francisca, Machialinho
Avós mat: João Antunes, Cebola e Isabel Gonçalves, Cebola

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#89376 | rmfrp | 24 Apr 2005 00:21 | In reply to: #89292

Caro Fernando:

O nosso parente Francisco Álvares de Carvalho está realmente na base de dados. Pode encontrá-lo com facilidade utilizando a pesquisa "Pessoas" que se encontra do lado direito da barra verde no topo da página. Como verificará, o Joaquim Pereira que referiu era seu trisavô por varonia. A maioria dos descendentes da família em Casegas usou Vaz de Carvalho, como Paulo, ou Álvares de Carvalho, como Josefa. Tanto quanto sei não existe tronco comum entre as duas famílias Carvalho: os Carvalhos de Casegas, de quem descendo por quatro vias, têm origem na Erada.

Suponho que seja do seu conhecimento que Josefa, tal como alguns dos seus irmãos, teve carta de brasão.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#89395 | gouvre | 24 Apr 2005 11:07 | In reply to: #89373

Caro Fernando:

Encontrei ascendentes em comum com os seus:

O seu Manuel francisco, filho de Manuel Francisco Seiroco - Ceiroco - Fajão
e de Ana Francisca - Machialinho, era irmão de Domingos, meu 5º avô; Paula Antunes era irmã da minha 5º Avó Isabel Gonçalves.
Dois irmãos casaram com duas irmãs.

Tenho poucas datas; uma Isabel irmã de Manuel, e Domingos nasceu a 14-12-1727 no Machialinho.

No assento da Isabel, diz-se ser neta paterna de Domingos Francisco, natural de Janeiro de Cima e de Domingas Andre do Machialinho.
Neta materna de João Francisco, natural de Fajão, e de Margarida Francisca natural de Ceiroco-Fajão.

Os avós da sua Helena e minha da Isabel, consegui com a ajuda do nosso confrade Rui Pereira, que tinha o casamento de João Antunes, natural de (Cebola)
S. Jorge da Beira, com Isabel Gonçalves Pacheco, também natural de Cebola, a 12-01-1717.

Pais de João Antunes:

Lucas Gonçalves- Cebola
Maria Antunes- Cebola

Pais de Isabel Gonçalves Pacheco:

João Gonçalves - Cebola
Maria Gonçalves - Cebola
-----------------------------
Talvez encontre mais ligações, tenho de ver melhor.

Vou tentar encontrar os seus: José Mendes e Isabel Simão.

Cumprimentos

Maria

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#89449 | fs1945 | 25 Apr 2005 23:19 | In reply to: #88539

Cara Maria:
Quanto à naturalidade dos seus antepassados Francisco Fernandes e Luzia Gaspar, da Ladeira, eu penso que deverão ser das Portas do Souto ou Seladinhas. Estas aldeias, bem como a Póvoa e Adurão ficam na encosta nascente da serra do Machialinho e ainda hoje é frequente dizer-se, na região, é da Ladeira, ou é das Ladeiras ao referirem-se a habitantes destas aldeias.

Para os interessados aqui ficam alguns ramos familiares ligados ao Machialinho:

Domingos, nasceu a 6.1o.1767 - Machialinho
Pais: Domingos Francisco, Machialinho e Isabel Martins, Janeiro de Cima
Avós pat: Pedro Gonçalves, Machialinho e Isabel Domingues, Machialinho
Avós mat: Manoel Fernandes, Janeiro de Cima e Domingas João, Brejo Cima

Maria, n. 2.01.1852
Pais: josé Maria, Machialinho e Maria Antunes, Vilar Barroco
Avós pat: João Francisco, Machialinho e Antónia Maria, Machialinho
Avós mat: José Gonçalves, Vilar Barroco e Maria Antunes

Manoel, n. 20.09.1784 - Porto de Vacas
Pais: Manoel Fernandes. Esteiro e Isabel Simão, Porto de Vacas
Avós pat: Manoel Fernandes, Janeiro de Cima e Margarida Simão, Esteiro
Avós mat: António Manoel, Vidual Cima e Iria Antunes, Porto Vacas

Cumprimentos
Fernando

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#89451 | fs1945 | 25 Apr 2005 23:53 | In reply to: #89376

Caro Rui Pereira:
Encontrei o nosso parente Francisco Álvares de Carvalho.
Peço desculpa, mas não consigo descortinar como é que Joaquim Pereira, que eu referi numa mensagem anterior, era meu trisavô.
Com os melhores cumprimentos
Fernando

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#89464 | gouvre | 26 Apr 2005 09:07 | In reply to: #89449

Caro Fernando:

Agradeço as informações sobre a localidade Ladeira-Machialinho

Quanto ao Domingos, nascido no Machialinho a 06.10.1767, era irmão do meu
tetaravô João Martins , nascido no Machialinho, a 20.01.1765.
Como pode ver na minha mensagem de 14.04.2005,10:31

Cumprimentos

Maria

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#89465 | gouvre | 26 Apr 2005 09:22 | In reply to: #88517

Na minha mensagem de 13-04-2005-21:48 , falei nos pais de Ambrosio Antão,
mas da Isabel Gaspar apenas referi a mãe; o pai era Antonio Antunes natural de Janeiro de Cima.

Maria

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#89535 | rmfrp | 26 Apr 2005 22:58 | In reply to: #89451

Caro Fernando:

Peço desculpa por não me ter explicado melhor. Tratou-se de um equívoco com a palavra "seu". Joaquim Pereira era trisavô, sim, de Francisco Álvares de Carvalho.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#89676 | gouvre | 28 Apr 2005 18:00 | In reply to: #89369

Caro Fernando:

Encontrei o casamento de Jose Mendes com Isabel Simão

O casamento foi no dia 25 de Julho de 1784 , na Capela de S. Tiago de Portas do
Souto; o casamento foi celebrado pelo Padre João Duarte ,da Barroca com
autorisação do Padre Jose Pedro, Cura em Dornelas.
As testemunhas : Jose Duarte do lugar de Dornelas, e Manuel Duarte das Seladinhas

Jose Mendes , solteiro do lugar da Barroca, filho de Jose Mendes natural
do mesmo lugar e de Maria Duarte natural de Dornelas

Isabel Simão , solteira natural das Seladinhas, filha de Manuel Simão natural de Portas do Souto e de Maria Antunes natural das Seladinhas freguesia de Dornelas

Foram dispensados em 4º grau de consanguinidade

Tenho mais antepassados do Paulo Fernandes pai de Maria Pires, amanhã colocarei neste topico tudo o que consegui

Cumprimentos

Maria

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#89694 | fs1945 | 28 Apr 2005 21:36 | In reply to: #89676

Cara Maria:
Muito obrigado. Não me diga que esteve hoje no AUC!
Eu estive lá à procura de descendentes dos meus tetravós de que já aqui falei e descobri que tiveram cinco filhos, contando com a minha trisavó. Descobri também que o meu tetravô Mathias Martins, casado com Iria Dias, filho de Manoel Martins, do Porto de Vacas e de Maria Simão, do Machialinho foi registado como tendo nascido no Porto de Vacas e era neto pat. de Manoel Martins, de Bogas de Baixo e de Maria Marques, do Porto de Vacas e neto mat. de Joaquim Simão e de Maria André, do Machialinho.
Cumprimentos
Fernando

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#89755 | fs1945 | 29 Apr 2005 23:33 | In reply to: #89535

Caro Rui Pereira:
Muito obrigado pelo esclarecimento.
Consegui já saber o nome dos filhos dos meus tetravós Manoel Simão e Bárbara Margarida:
José, n. 3.9.1808
Joaquim, n. 27.2.1811
João, n. 7.11.1812
Maria Bárbara, n. 15.5.1817
Ana, n. 21.4.1818
Joaquim casou com Rosaria Dias, do Carregal e tiveram 4 filhos.
Maria Bárbara, minha trisavó, casou no Machialinho com Joaquim António Dias Martins e tiveram, pelo 4 filhos: Amália Maria, minha bisavó, José Joaquim, Ana Bárbara e Carlota, tendo sido padrinhos da última o Doutor Joaquim Maria Taborda Falcão Tavares e sua mulher Dona Maria da Natividade de Pina Taborda Carvalho Pereira Falcão, de Castelo Branco.
Cumprimentos
Fernando

Reply

Direct link:

RE:Paulo Fernandes

#89787 | gouvre | 30 Apr 2005 20:15 | In reply to: #89694

Caro Fernando

Nunca estive no AUC

Como moro perto de Lisboa costumo fazer as minhas pesquisas na Torre do Tombo.

Os Paroquiais de Coimbra consulto-os numa Igreja Mormom.

Encontrei mais antepassados do nosso Paulo Fernandes.

Tinha dúvidas se o nome da mãe era Heria ou Teresa, mas no casamento consta como
Iria Fernandes.

Casamento de António Fernandes natural de Praçais, com Iria Fernandes natural do Esteiro, aos 26-10-1729 em Janeiro de Baixo.

Avos paternos:

Casamento de Domingos Fernandes - o Moço - natural de Praçais, filho de Domingos Fernandes e de Maria Fernandes naturais de Praçais, com Maria Antunes, natural de Sanguessuga, esta, filha de Manuel Antunes e de Maria Fernandes naturais de Sanguessuga, aos 28-08-1698, no Cabril.
A Maria Antunes nasceu , a 15-06-1664 em Sanguessuga

Avós maternos:

Casamento de Gaspar Gil, filho de Manuel Gil e de Isabel Antunes naturais de Janeiro de Cima, com Iria Fernandes natural do Esteiro, filha de Pedro Marques natural do Esteiro e de Helena Fernandes natural de Janeiro de Cima, aos 15-02-1706 em Janeiro de Baixo.

Bisavós maternos:

Manuel Gil, filho de Manuel Gil e de Iria Gonçalves, naturais de Janeiro de Cima, com Isabel Antunes filha de Alexandre Antunes e de Maria Francisca, naturais de Janeiro de Cima, aos 16-8-1651 em Janeiro de Cima.
Manuel Gil nasceu a 5-11-1625 em Janeiro de Cima

Casamento de Pedro Marques, filho de Pedro Marques e de Maria Antunes naturais do Esteiro, com Helena Fernandes filha de Paulo Martins e de Maria Fernandes, naturais de Janeiro de Cima, aos 03-05-1650.
Helena Fernandes nasceu em Janeiro de Cima , a 7-11-1630

Cumprimentos,

Maria

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#89931 | fs1945 | 03 May 2005 11:50 | In reply to: #88926

Caro Rui Pereira:
Na sua intervenção acima diz que Francisca Maria, mulher do segundo casamento de Manuel Fernandes de Carvalho, era sua tia. Ora Francisca Maria era das Meãs, terra da naturalidade da minha avó materna, Maria da Anunciação Pereira Carvalho, filha de José Pereira Carvalho e de Antónia Maria, neta paterna de António Pereira e de Maria Carvalho de Jesus. Não teremos por aqui antepassados comuns?
Cumprimentos
Fernando

Reply

Direct link:

RE: Pereira, das Meãs, Unhais-o-Velho

#89968 | rmfrp | 03 May 2005 23:36 | In reply to: #89931

Caro Fernando:

Se tem ascendência Pereira das Meãs é provável que a resposta à sua pergunta seja sim. Francisca Maria era filha de Manuel Pereira e Catarina Fernandes (creio que tinham apenas os apelidos indicados e não os restantes que aparecem na base de dados do GP). Descendo deste casal por três vias, e sou também descendente de uma irmã de Manuel, Maria Pereira.

Manuel Pereira (1654-1735) e Maria Pereira (1647-1705) eram ambos filhos de António Fernandes e Aldonça Pereira, que viveram nas Meãs mas cujo casamento não encontrei nos registos de Unhais-o-Velho. O seu ramo Pereira poderá descender também deste casal. Se na sua investigação atingir o século XVIII é possível que ligue com alguma das linhas que já tenho estudadas.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#90190 | gouvre | 06 May 2005 20:00 | In reply to: #89033

Caro Rui Pereira

Encontrei o seguinte assento de Baptismo em Janeiro de Baixo .+ ou – assim:
Aos 28 de Setembro de 1574 anos, Baptizei eu Jorge Deça ? Vigário da Igreja de Janeiro, a Antão filho legitimo de Antão Fernandes e de Catarina Fernandes moradores no lugar do Orvalho.
Padrinhos: João Afonso e Leonor Fernandes , moradores em Janeiro de Baixo.

Serão os mesmos ?

Cumprimentos

Maria

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#90249 | rmfrp | 08 May 2005 00:17 | In reply to: #90190

Cara Maria:

À partida não me parecem ser os mesmos, já que o lugar não coincide e o apelido de Catarina também não. Mas nunca se sabe.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#90928 | fs1945 | 14 May 2005 22:40 | In reply to: #88905

Cara Maria:

O 1º registo de baptismo que encontrei no Machialinho data de 1554 e é de uma criança do sexo masculino a quem foi dado o nome de Sebastião e era filho de Pedro Fernandes e de Catarina Martins. Dado que nesta data tinha D. Sebastião cerca de 10 anos não poderemos ver aqui mais que uma coincidência?

Alguns dos nomes que aqui tenho deixado poderão não ser meus antepassados, mas sim pessoas que nasceram ou viveram no Machialinho.

Desta vez deixo alguns meus ascendentes, começando pelo meu tetravô
Manuel Simão, n. 20.9.1784 - Porto de Vacas
Pais
Manuel Fernandes - Esteiro
Isabel Simão - Porto de Vacas
Avós pat
Manuel Fernandes - Janeiro de Cima
Margarida Simão - Esteiro
Avós mat
António Manuel - Vidual de Cima
Iria Antunes - Porto de Vacas

Será que não tem também ascendentes neste ramo?
Os meus cumprimentos
Fernando

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#91105 | fs1945 | 16 May 2005 22:37 | In reply to: #88905

Cara Maria:
Na tentativa de encontrar mais antepassados comuns aqui deixo os nomes de alguns antepasados, começando pelo meu tetravô Mathias Martins, nascido no Porto de Vacas a 29.1.1755.
Pais
Manuel Martins, do Porto de Vacas
Maria Simão, do Machialinho

Avós pat.
Manuel Martins, de Bogas de Baixo
Maria Marques, de Porto de Vacas
Avós mat.
Joaquim Simão, do Machialinho
Maria André. do Machialinho

Cumprimentos
Fernando

Reply

Direct link:

Martins

#91115 | gouvre | 17 May 2005 08:56 | In reply to: #91105

Caro Fernando

Não encontrei ligação com os meus, mas alguma ligação devem ter, pois o meu pai dizia que os Martins daquelas aldeias eram todos parentes.
Encontrei mais umas datas nos antepassados de Maria Pires.
Neste momento estou de volta com Paroquiais dos Concelho da Covilhã, Fundão e Viseu. A seguir voltarei aos da Pampilhosa.
Tenho tambem alguns antepassados do meu marido, naturais de Porto de Vacas, Dornelas, Carregal, Barroca, Ademoço, Pessegueiro, entre outras localidades, que colocarei aqui ou noutro tópico.

Cumprimentos

Maria

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#92469 | fs1945 | 02 Jun 2005 23:56 | In reply to: #87562

Cara Maria:
Encontrei um Manuel Francisco Silvestre, de S. Martinho, casado com Josefa da Cruz, de Silvares, que tiveram um filho - Aleixo Francisco Guerra que casou a 29.01.1781, com Catarina Marques, de Porto de Vacas, filha de António Martins, de P. Vacas e de Catarina Marques, de S. Martinho.´
Haverá alguma relação entre eles?
Cumprimentos
Fernando

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#92476 | gouvre | 03 Jun 2005 08:36 | In reply to: #92469

Caro Fernando:
Podera ser descendente dos mesmos de que falo neste topico, na mensagem dirigida ao confrade Jliberato no dia 06.04.2005, 19:01, e de quem o Fernando tambem descende.
Tenho mais datas dos ascendentes do Paulo Fernandes do Esteiro, do lado Marques e Gil, e tambem de Iria Fernandes de Janeiro de Baixo.

Cumprimentos

Maria

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#256411 | fs1945 | 13 Jun 2010 00:56 | In reply to: #92469

Ontem, ao consultar uns registos de baptismos, deparei-me com algo de insólito que me fez rir e ao mesmo tempo meditar no estado emocional em que estaria o padre que teve o desabafo que poderão ver na imagem, clicando no endereço seguinte

http://193.137.201.197/pesquisa/ODdisplay.aspx?DOId=2592&NodeID=_214198


Saudações
F. Dias

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#256414 | manuelr | 13 Jun 2010 02:32 | In reply to: #256411

Caro F. Dias

Não me parece ter sido escrito na mesma altura, pelo menos pelo mesmo padre que fez os registos. Não teria sido colocado posteriormente? Mais parece um desabafo de quem já está farto de ver registos e não encontra o que procura :)
Todos os registos paroquiais foram duplicados, mas não sei se a data destes registos é compatível com a data em que foram mandados duplicar, o que poderia justificar esse desabafo.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#260612 | fs1945 | 17 Aug 2010 12:43 | In reply to: #90249

Caro Rui Pereira:

"Hoje na história" aparece-nos Marcelo Caetano, filho de José Maria Alves Caetano, nascido a 01.10.1863, em Dornelas do Zêzere.
Fazendo uma pesquisa no livro de baptismos de Dornelas não aparece qualquer registo nessa data.
Sabe se efectivamente o pai de Marcelo Caetano terá nascido em Dornelas e em que data?

Com os melhores cumprimentos
F. Dias

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#260623 | rmfrp | 17 Aug 2010 19:08 | In reply to: #260612

Caro F. Dias:

Suponho que a indicação de Dornelas seja um erro. José Maria Alves Caetano nasceu no Pessegueiro de Cima, segundo indicação dada em outro tópico do Fórum (http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=234120) por seu neto Miguel Caetano. Nesse mesmo tópico a data do nascimento é referida como 11 de Outubro de 1863 e não 1 de Outubro como está na base de dados do Geneall.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#260639 | fs1945 | 18 Aug 2010 10:42 | In reply to: #260623

Caro Rui Pereira:

Obrigado pela sua informação.
Procurando na freguesia de Pessegueiro encontrei o registo de baptismo de José Maria Alves Caetano, como se poderá ver em
http://193.137.201.197/pesquisa/ODdisplay.aspx?DOId=3898&NodeID=_336859

Com os melhores cumprimentos
F. Dias

Reply

Direct link:

RE: Janeiro de Baixo e Dornelas

#260678 | rmfrp | 18 Aug 2010 22:17 | In reply to: #260639

Caro F. Dias:

Muito obrigado pela sua informação.

Ocorreu-me procurar o registo nos livros do Pessegueiro, mas pensei que ainda não estivessem disponíveis online para uma data tão recente, uma vez que a segunda volta de colocações on-line ainda não chegou ao concelho da Pampilhosa. Afinal enganei-me.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 01 Jun 2024, 19:13

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen