Diário de D. Maria II?

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Pessoas

Diário de D. Maria II?

#59629 | NBA | 05 Mar 2004 14:11

Caros colegas

Estou a fazer um estudo para o qual precisava de conhecer as actividades diárias da rainha D. Maria II, no mês de Outubro de 1839.
Alguém me pode dizer se existe um diário pessoal da rainha, ou um registo oficial da sua agenda de trabalhos?
Onde posso consultar essa documentação? Na Torre do Tombo (Fundos da Casa das Rainhas, da Casa Real - Mordomia-Mor, Correspondência dos Soberanos), na Biblioteca do Palácio da Ajuda, ou noutra instituição?
Agradeço antecipadamente qualquer informação,

Nuno Borges de Araújo

Reply

Direct link:

RE: Diário de D. Maria II?

#59707 | jpcmt | 06 Mar 2004 16:41 | In reply to: #59629

Caro Nuno
Estou aqui em casa do meu primo João de Castro e Mello Trovisqueira e aproveito a "boleia" dele para, em resposta ao teu pedido, te sugerir o seguinte.
Talvez haja (há certamente) bastante informação sobre o que pretendes na imprensa diária de Lisboa da época. Os jornais diarios do tempo da Monarquia tinham informação do que se passava com o soberano e a família real, nomeadamente o estado de saude, deslocações, audiencias que tinham, personalidades que os visitavam, etc. Na biblioteca de Braga talvez haja alguma coisa. Quanto à Casa das Rainhas, não sei bem, mas creio que foi extinta com o triunfo do Liberalismo, tal como a casa do Infantado.
Abraços do velho primo
Francisco de Vasconcelos

Reply

Direct link:

RE: Diário de D. Maria II?

#59713 | NBA | 06 Mar 2004 19:04 | In reply to: #59707

Caro Francisco

Agradeço-lhe a atenção e o interesse no meu pedido. Essa parte dos periódicos já comecei. Estive esta semana na Biblioteca do Porto a ver os periódicos de Lisboa desse ano e tenciono ir a Lisboa logo que seja possível ver os que existem na B.N., mas, apesar de ter alguma esperança, não é muito provável que vá encontrar a informação que pretendo nos periódicos. O passo seguinte será procurar na Torre do Tombo e, eventualmente, na Biblioteca do Palácio da Ajuda.
Um abraço e os meus cumprimentos ao seu primo João, e a toda a família,

Nuno

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 23 Jun 2024, 01:19

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen