toponimicas

This topic is classified in the following rooms Famílias

toponimicas

#59699 | 08061966 | 06 Mar 2004 14:48

olà a todos,
quando perquiso nos nomes de familias começa assim:"trata-se de um apelido de tipicas raizes toponimicas"
quem sera me explicar o que quer dizer esta frase principalmente toponimicas. Vivo em França hà 37 anos e certas palavras são para mim um grande misterio .
Peço desculpa pela minha ignorancia
cumprimentos
Fernanda Martins

Reply

Direct link:

RE: toponimicas

#59705 | NISGM | 06 Mar 2004 16:35 | In reply to: #59699

São apelidos que têm a ver com a toponímia, ou seja que têm a ver com nomes de localidades,lugares ou regiões. Em francês será toponimique e quererá dizer exacatmente a mesma coisa.
são nomes como Sousa (pessoas que tiraram o nome do vale do Sousa), Magalhães (tiraram o nome do local Paço Vedro de MAgalhães), Ferreira (de Paços de Ferreira ou de Ferreira do Zêzere). Era um bocado para distinguir pessoas que seria usado. Imagine que tinha dois Fernão VAsques. Se calhar para distinguir um do outro chamava a um Fernão Vasques de Sousa e ao outro Fernão Vasques de Magalhães. Acabou por passar a ser transmitido como apelido. Daí também a partícula "de", habitualmente associada a apelidos toponímicos.
Já agora tem os patronímicos qiue têm a ver com o nome do pai. (como Vasques que quer dizer filho de Vasco)

Reply

Direct link:

RE: toponimicas

#59711 | 08061966 | 06 Mar 2004 18:48 | In reply to: #59705

caro NISGM,
muito obrigado pela suas preciosas e claras informaçes .
cumprimentos
Fernanda Martins

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 21 Sep 2024, 08:56

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen