Família Almeida Campos

This topic is classified in the following rooms Famílias | Regiões

Família Almeida Campos

#59966 | JMSA | 09 Mar 2004 17:28

Cara Confreira Maria Benedita
Conforme combinado aqui inicio o tópico sobre esta família.
Antes de mais nada gostaria de saber se os seus Campos são das Casas de Pinhel ou Vila Nova de Fozcôa.
Se quiser procurar em "António José de Almeida Campos", natural de Almofala, encontrará o meu ramo que é o mesmo do Conde de Pinhel, entre outros.
Melhores cumprimentos
JMSA

Reply

Direct link:

RE: Família Almeida Campos

#59970 | Benedita Vasconcelos | 09 Mar 2004 17:34 | In reply to: #59966

Caro confrade

Boa pergunta me faz!Não sei!De acordo com a revista Beira Alta aparecem sempre,desde o começo do sec. xvIII como Almeida Campos.
Vou procurar,como me indica,em António José Almeida Campos.

Boa sorte

Maria Benedita

Reply

Direct link:

RE: Família Almeida Campos

#59999 | JMSA | 09 Mar 2004 20:53 | In reply to: #59970

Cara Confreira
É engraçado ter referido a revista "Beira Alta"
pois é dela que retirei grande parte das informações que sei sobre este ramo da minha familia mas não só, tive uma fantástica ajuda de Confrades deste forum que hoje sei serem meus parentes.
Gostaria que me dissesse quais são os Almeida Campos, seus antepassados, mais antigos que tem. Pode ser que por aí se consiga estabelecer uma ligação. Pela proximidade das regiões que falamos acredito que estamos a falar das mesmas "gentes" e portanto acho que vale a pena aprofundar o estudo.
JMSA

Reply

Direct link:

RE: Família Almeida Campos

#60001 | Benedita Vasconcelos | 09 Mar 2004 21:05 | In reply to: #59999

Caro confrade

O mais antigo é João de Almeida Campos que viveu em Tondelinha por volta de 1740.Depois vem António de Almeida Campos,etc.
Só agora comecei a tentar saber estas coisas e sei pouco deste lado da familia.Tudo isto consta da tal separata da revista Beira Alta.
Cumprimentos
Maria Benedita

Reply

Direct link:

RE: Família Almeida Campos

#60003 | Benedita Vasconcelos | 09 Mar 2004 21:26 | In reply to: #60001

Caro confrade

Na tal separata acabo de encontrar uma referência a um José de Almeida Campos das Rãs,que poderá ser Pinhel,por outro lado há outra referência a António Coelho de Campos de Viseu.Esta gente terá vivido em1500 e tal,seiscentos.

Maria Benedita

Reply

Direct link:

RE: Família Almeida Campos

#60006 | dvl | 09 Mar 2004 21:50 | In reply to: #59966

Caro JMSA

Os Almeida Campos que refere penso que usavam Campos e Almeida, parentes dos Condes de Pinhel e descendentes de João de Campos, 1º senhor do solar de Pinhel, de onde vêm os "Campos Pereira" e "Campos e Almeida".

Cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Reply

Direct link:

RE: Família Almeida Campos

#60034 | JMSA | 09 Mar 2004 23:49 | In reply to: #60006

Caro Confrade
Tem toda a razão, a origem é essa mas a minha familia usou o apelido Almeida Campos desde de finais do sec.XVIII (Pinho Leal/ttºFreixo de Numão). Campos e Almeida nesta familia só me ocorre os filhos do 1ºConde de Pinhel que casou com uma parente sua Campos Henriques, cujos filhos usaram Campos Henriques de Almeida, mas aqui já estamos a falar do ínicio do sec.XX.
De João de Campos, 1ºSenhor da Casa dos Campos em Pinhel, descendem muitas famílias, várias entre elas que se nobilitaram nos finais do sec.XVIII e príncipios do de XIX. São elas: Barões e Viscondes de Vila Nova de Fozcôa, Barões de Sande, de Vila Seca, Viscondessa da Covilhã, Viscondes da Coriscada, Condes de Pinhel e famílias como diz, Campos Pereira, Campos Henriques e Campos e Sousa, por exemplo. Estão também aparentados os Viscondes de Ferreira Lima e os de Miranda do Corvo.
Estes meus Almeidas e Campos tem a sua origem mais remota (estudada até meados do sec.XVI)na Beira Alta. Dada a proximidade com Viseu não era de admirar que um ramo se fixasse nessa cidade. Daqui o meu interesse e ter aberto este tópico. É evidente que nada me diz que estamos a falar das mesmas famílias mas acho que vale a pena "explorar".
Melhores cumprimentos
JMSA

Reply

Direct link:

RE: Família Almeida Campos

#60036 | JMSA | 09 Mar 2004 23:52 | In reply to: #60003

Cara Confreira
Não sabe com quem casou esse José de Almeida Campos, de Pinhel? Pode ser uma pista...
JMSA

Reply

Direct link:

RE: Família Almeida Campos

#60057 | dvl | 10 Mar 2004 09:59 | In reply to: #60034

Caro JMSA,

Obrigado pela sua resposta. Não estou a estudar esta família mas tenho um certo interesse porque está relacionada com a minha mulher, pelo lado Simões Ferreira, que se juntaram aos Campos Pereira (e Almeida) de Pinhel. Com este seu esclarecimento fiquei com algumas informações novas.

Cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Reply

Direct link:

RE: Família Almeida Campos

#60060 | Benedita Vasconcelos | 10 Mar 2004 11:04 | In reply to: #60036

Caro Confrade

A menção a este José de Almeida Campos consta de um documento que pertenceu ao Dr. Agostinho
de Sousa Valente Ferreira da Mota e Cunha,de Ferreira de Aves,Satão.
Começa assim:

"Meu avô era Sebastião Rebello de Cáceres e minha avó Joana de Almeida Magalhães,natural do lugar da Veiga,filha do capitão António Ferreira de Almeida e de sua mulher Isabel de Almeida Magalhães............e minha bisavó Isabel de Almeida Magalhães era irmã de Filipa de Almeida.avó de José de Almeida Campos,das Rãs,e do vigário de Barrelas,do padre Sebastião de Magalhães,.......Paulo de Magalhães Esquível e Manuel da Gama cc. Maria Cardosa de Mileu,concelho de Caria......"

Caso esteja interessado posso enviar-lhe fotocópia ou fax.Sou uma péssima dactilografa
pelo que não proponho escrevê-lo aqui,pois só estaria pronto no fim da semana!
Onde encontrou a revista Beira Alta?E que números?
Cumprimentos
Maria Benedita

Reply

Direct link:

RE: Família Almeida Campos

#60104 | JMSA | 10 Mar 2004 18:06 | In reply to: #60057

Caro Confrade
Conheçe o artigo da revista Beira Alta sobre a família Simões Ferreira? É interessante.
Melhores cumprimentos
JMSA

Reply

Direct link:

RE: Família Almeida Campos

#60112 | JMSA | 10 Mar 2004 18:58 | In reply to: #60060

Cara Maria Benedita,
Aqui vai a lista com as casas da revista Beira Alta e respectivas familias:
.Casa Grande - Pinhel, 1996
.Casa Simões Ferreira (antigo solar dos Campos)-Pinhel,1997
.Casa dos Campos Henriques na Rua Direita - Pinhel,1998
.Casas Mendes Pereira-Pinhel,1998
.Casa de Mogadouro-Freixedas,2000
.Casa da Familia Vilhena Oliveira e Silva-Pinhel,2001
Se quiser encomendar pode fazer para o seguinte mail:
joaofigueiredo@livrariapretexto.pt
São rápidos e eficientes e enviam os livros por correio à cobrança.
O seu antepassado Almeida Campos era de Rãs, sabe onde fica? Será na Beira Alta?
Cumprimentos
JMSA

Reply

Direct link:

RE: Família Almeida Campos

#60115 | dvl | 10 Mar 2004 19:14 | In reply to: #60104

Caro JMSA,

Muito obrigado, mas sim, conheço o artigo. Uns dos autores mandou-me a separata. E acabo de reparar que também foi publicado no nº VII Casas Mendes Pereira - Pinhel 1999. Como posso adquirir este número? Sabe me dizer?

Cumprimentos,

Duarte V. L.

Reply

Direct link:

RE: Família Almeida Campos

#60118 | JMSA | 10 Mar 2004 19:53 | In reply to: #60115

Caro Confrade
A resposta à sua pergunta está na mensagem que enviei à Maria Benedita Vasconcelos à pouco.
Achava engraçado saber a ligação da familia da sua Mulher aos Campos (Simões Ferreira). Se reparar esta familia Campos já está muito desenvolvida aqui no Genea.
Cumprimentos
JMSA

Reply

Direct link:

RE: Família Almeida Campos

#60129 | Benedita Vasconcelos | 10 Mar 2004 21:09 | In reply to: #60118

Caro JMSA
Procurei nos mapas do Forum e só encontrei Caria-Viseu-Moimenta da Beira.

Cumprimentos

Maria Benedita

Reply

Direct link:

RE: Família Almeida Campos

#60130 | dvl | 10 Mar 2004 21:13 | In reply to: #60118

Caro JMSA,

A genealogia da minha mulher vem também aqui no "genea", mas só vai até ao casamento do General Júlio César Sanches Leite de Castro com D. Maria Cristina Simões Ferreira, filha do Dr. Joaquim Pedro Simões Ferreira e de D. Mariana Júlia Barreto de Campos e Almeida, herdeira da casa dos Campos Pereira, em Pinhel.

A minha mulher chama-se Maria Sofia Leite de Castro de Quintana.

Os meus cumprimentos,

Duarte V. L.

Reply

Direct link:

RE: Família Almeida Campos

#60134 | jpcmt | 10 Mar 2004 21:30 | In reply to: #60112

Caro Confrade JMSA,

Rãs (ou Rans) é uma freguesia do Concelho de Penafiel, Distrito do Porto, que hoje engloba também a antiga freguesia de Canas.

Cumprimentos,
J.de Castro e Mello Trovisqueira

Reply

Direct link:

RE: Família Almeida Campos

#60140 | JMSA | 10 Mar 2004 21:54 | In reply to: #60130

Caro Confrade
Então vai encontrar antepassados da Avó da sua Mulher aqui no Genea, se quiser é só fazer a ligação! Vou ver nos meus livros qual é o mais próximo.
Cumprimentos
JMSA

Reply

Direct link:

RE: Família Almeida Campos

#60148 | JMSA | 10 Mar 2004 23:11 | In reply to: #60134

Caro Confrade J.de Castro e Mello Trovisqueira
Muito obrigado pela sua resposta, que afasta geográficamente estes Almeida Campos da Beira Alta!
Melhores cumprimentos
JMSA

Reply

Direct link:

RE: Família Almeida Campos

#60149 | JMSA | 10 Mar 2004 23:16 | In reply to: #60129

Cara Maria Benedita
Não é de excluir que os seus Almeida Campos sejam os mesmos do Porto e que tiveram carta de brasão de armas no sec.XVIII (a familia está aqui tb.no Genea). Não consegui ainda saber se existe ligação com a minha mas pela localização geográfica da sua (Penafiel)é uma hipotese a considerar. No entanto continuo com o "feeling" que estes Campos são todos os mesmos. Aguardemos...
Melhores cumprimentos
JMSA

Reply

Direct link:

RE: Família Almeida Campos

#60152 | JMSA | 11 Mar 2004 00:08 | In reply to: #60130

Caro Confrade
Lendo agora o artigo sobre a Casa dos Campos (mais tarde Simões Ferreira) fiz com maior facilidade a ligação. Os Campos e os Almeidas são os mesmissimos dos meus. Não quer acrescentar no Genea as gerações mais antigas da familia da sua Mulher e que vêm todas no livro? Os Almeidas também lá estão...é só subir mais um bocadinho!
Cumprimentos
JMSA

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 30 Jun 2024, 13:16

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen