Familia Revez

This topic is classified in the following rooms Famílias

Familia Revez

#60408 | j_mrevez | 14 Mar 2004 11:15

Gostaria de saber se alguem tem informações sobre este apelido e respectiva localização. Desde ja agradeço a disponibilidade

Reply

Direct link:

RE: Familia Revez

#60409 | jlab | 14 Mar 2004 11:24 | In reply to: #60408

Conheço várias famílias deste apelido sem qualquer parentesco entre elas, pelo menos aparentemente. Parece-me que a origem do apelido é o concelho de Mértola.


João Laboreiro Henriques

Reply

Direct link:

RE: Familia Revez

#60411 | j_mrevez | 14 Mar 2004 11:37 | In reply to: #60409

o apelido Revez com "z" deve pertencer a mm descendencia, ja agora se me pudesse facultar toda a informação disponivel
agradecia

Reply

Direct link:

RE: Familia Revez

#60493 | rgc | 15 Mar 2004 14:05 | In reply to: #60411

Também existe a família - Freitas Revez -, de Almodôvar.
Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Familia Revez

#60554 | Pinheiro | 16 Mar 2004 08:06 | In reply to: #60493

Também em Castro Verde, no Baixo Alentejo,
existem famílias com este apelido.
Carlos Pinheiro

Reply

Direct link:

RE: Familia Revez

#60624 | j_mrevez | 17 Mar 2004 14:43 | In reply to: #60408

Destas informações ja disponho, este é um apelido que se estende um pouco por todo o Alentejo, mas com particular incidencia no Baixo alentejo nomeadamente nos concelhos de Castro Verde e Mértola e agora fiquei tambem com a informação de Almodovar

Reply

Direct link:

RE: Familia Revez

#60711 | EMHSB | 18 Mar 2004 22:53 | In reply to: #60624

Ola
A minha namorada é Revés por parte da mãe, o nome vem do avó que vive em Castro Verde, mas neste momento não lhe consigo adiantar mais nada.
cumprimentos
Miguel Beltrão

Reply

Direct link:

RE: Familia Revez

#60728 | j_mrevez | 19 Mar 2004 01:33 | In reply to: #60711

Revez com "z" ou "s" eu penso que se trata da mm familia mas por alguma razao surgiu o s

Reply

Direct link:

RE: Familia Revez

#60734 | EMHSB | 19 Mar 2004 09:10 | In reply to: #60728

Pois, eu sei que ela assina com s mas os primos assinam com z

Reply

Direct link:

RE: Familia Revez

#61196 | j_mrevez | 26 Mar 2004 11:06 | In reply to: #60734

Será que ninguem tem informações dobre este apelido?

Reply

Direct link:

RE: Familia Revez

#61218 | Freire de Andrade | 26 Mar 2004 16:01 | In reply to: #61196

Caro j_mrevez

P.f. consulte o tópico http://genealogia.sapo pt/forum/msg.php?id=7535"#lista

Com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Reply

Direct link:

RE: Familia Revez

#61219 | Freire de Andrade | 26 Mar 2004 16:05 | In reply to: #60408

Rectifico:

http.//www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=7535#lista

Renovo os meus anteriores cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Reply

Direct link:

RE: Familia Revez

#61220 | Freire de Andrade | 26 Mar 2004 16:16 | In reply to: #61219

Ou melhor:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=7535#lista

Continuando a renovar os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Reply

Direct link:

RE: Familia Revez

#61233 | jliberato | 26 Mar 2004 18:58 | In reply to: #61196

Caro Jmrevez
Infelizmente, em princípio, não tenho nada sobre este apelido, mas talvez ajudasse se o meu amigo pusesse aqui no Forum o que tem. Desta forma os nossos confrades poderiam ver mais facilmente se o podem ajudar.
Cumprimentos
JLiberato

Reply

Direct link:

RE: Familia Revez

#61379 | j_mrevez | 28 Mar 2004 17:32 | In reply to: #61220

Há Revez em Serpa tambem, de onde sou natural, mas toda a restante familia se encontra pelos concelhos de Mértola e Castro verde tanto quanto sei. Descendo de uma familia de proprietarios rurais, sendo ainda hoje o meu pai agricultor. Os meus bisavós eram naturais do concelho de Mértola

Reply

Direct link:

RE: Familia Revez

#61388 | rgc | 28 Mar 2004 19:38 | In reply to: #61379

Caro confrade
Os meus filhos têm ascendência REVEZ,pela mãe, do concelho de Almodôvar e penso que tb do de Castro Verde- na freg. de Santa Bárbara de Padrões, mas pouco sei destas linhas de Revez, por isso vou estando atento a este tópico que me interessa muito.Ainda hoje os Revez do meu conhecimento (não pessoalmente), parentes de minha mulher qDh são grandes proprietários rurais.
Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Familia Revez

#61394 | vbriteiros | 28 Mar 2004 20:24 | In reply to: #61379

Em 1861 no 1 ano de Direito da Universidade de Coimbra, estava inscrito sob o nr. 57 Jose Reves Duarte natural de Almodovar e filho de outro do mesmo nome. Sob o nr 124, estava Jose Maria Eca de Queiroz.
Cumprimentos
VB

Reply

Direct link:

RE: Familia Revez

#61398 | rgc | 28 Mar 2004 21:00 | In reply to: #61394

Caro confrade
A mensagem é dirigida a todos os confrades interessados neste tópico,por isso agradeço-lhe também a informação. Quando for a Almodôvar vou tentar indagar de quem se trata. Duartes, do concelho de Almodôvar, há os que estão ligados à minha família e à de minha mulher,os de Santa Clara-a-Nova,os de Almodôvar e os de Santana da Serra, todos com ascendência comum e antiga de Monchique.
Como foram grandes lavradores e hoje ainda grandes proprietários rurais muitos deles, talvez a maioria, têm cursos superiores ou frequência universitária.
Com os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Familia Revez

#112625 | liz | 22 Feb 2006 09:15 | In reply to: #60408

Bom bia,
Eu chamo-me Elisabeth Filipe Palma REVEZ. Nascei em frança, desculpe por mo meu portugues. Minha familia é de Almodovar. Se voçé tem alguma informaçao, eu gostaria de saber tudo sobre o meu nome.
Obrigada

Reply

Direct link:

RE: Familia Revez

#116268 | JRevez | 10 Apr 2006 16:52 | In reply to: #112625

Olá eu tenho o apelido. Trata-se de um apelido muito raro no nosso país (Portugal) mas relativamente bem disseminado 1 pouco por todo o Baixo Alentejo (Mértola, Castro Verde, Almodôvar, Serpa, Beja), e Algarve. Penso tratar-se de uma unica familia, mas as sua origem (talvez no Algarve?) não se sabe. Na sua maioria ligados à agricultura, são muitos deles grandes proprietários rurais.

Reply

Direct link:

RE: Familia Revez

#119112 | xisco | 22 May 2006 21:04 | In reply to: #61388

Caro Rafael

Já li intervenções suas no tópico "Brito Camacho" e vejo que temos interesses cruzados.
Sou novo nestas paragens e ando em busca de pistas que me apontem caminhos para recuar além do que me foi transmitido oralmente e que vai até alguns tetravôs no concelho de Ourique, de onde sou natural.
Um meu bisavô era José de Contreiras Revez, filho de José Contreiras, família de lavradores da aldeia de Alcarias na freguesia da Conceição, concelho de Ourique.
Outros apelidos nessa região com quem tenho relações de parentesco são os Nobres, Contreiras (que é o meu apelido), Britos, Vilhenas e Sobrais (estes dois úlimos não sei se pela via dos próprios apelidos se pela via Nobre) tenho ainda ascendência Silveira mas esta é um família que tanto quanto sei provém do Alto Alentejo por via do meu tetravô Claudino Lopes da Silveira que se fixou em Ourique em meados do séc. XIX, filho de José Lopes da Silveira.
Se tiver algo que se relacione com estes apelidos agradeço-lhe.

Reply

Direct link:

RE: Familia Revez

#120198 | Fingolfin | 06 Jun 2006 15:33 | In reply to: #116268

Não sei se ajudo em algo mas cruzei-me com alguns Revez na vida aqui no Algarve e todos com a mesma origem. Um amigo de infância é de uma familia Revez em Olhão. O seu avô vem de Sta Catarina, concelho de Tavira e o bisavô de S Domingos, concelho de Mértola.
A outra familia é de uma ex namorada que se encontra radicada em Lagos há 3 gerações sendo a origem exactamente a mesma, S Domingos, concelho de Mértola. Quando dei aulas em Ourique também tive uma aluna com esse apelido mas sobre a sua história familiar nada posso acrescentar.

Reply

Direct link:

RE: Familia Revez

#120241 | 1l9o5b8o | 06 Jun 2006 23:20 | In reply to: #61398

É com alegria que acedi a este site e pude constatar o debate sobre a origem genealógica dos Revés / Revéz, pois gostaria de descobrir as minhas origens.Nasci em Castro Verde no ano de 1958 e a minha mãe chama-se Mariana Antónia Revés, natural do Monte do Berigelinho, Castro Verde e nasceu em 1933.
Vamos à procura da relação de parentesco que poderemos ter sem saber!
João Revés Lobo

Reply

Direct link:

Familia Revez

#384014 | Jcoolrz | 30 Aug 2017 14:22 | In reply to: #60408

O apelido Revez ou Revés deve vir de alcunha e significa “contrário ou reverso”. A origem pode ter sido em Loulé e daí a apresentação deste brasão...

O registo mais antigo encontrado foi em Loulé, datado de 1522, referente a “Joham Reves” (Actas de Vereação de Loulé). O Joham pode até ser o 1º do apelido, devido ao seu comportamento arrevezado, foi repetidamente condenado a pagar coimas. Era mancebo do vereador e escrivão “Joham” Neto, o qual era filho de Luís Afonso, o anadel (capitão) pequeno dos besteiros (besta era arma de arremesso de setas e pelouros) do monte, d’EL Rei.

Outro ou o mesmo João Martjnz Revez foi tutor de três orfãos, em Santa Bárbara, no ano de 1564 (Santa Bárbara de Nexe a História, a Igreja e a Memória, 2006).

Os arquivos paroquiais de Santa Bárbara dão notícia de Ana Raveza que nasceu em cerca de 1555, tendo casado com Nicolau Martins na freguesia de S. Pedro de Faro.

Ainda de Santa Bárbara era Maria Reveza, nascida em cerca de 1620 e casada com António da Costa.

Domingos Gonçalves Revez, das Corgas na freguesia de S. Clemente de Loulé, nasceu em cerca de 1645 e casou em 1670/5/26 com Margarida Gonçalves. Ele era filho de João Gonçalves e de Maria Álvares e ela de Francisco Rodrigues e de Margarida Gonçalves, de Momprolé na mesma freguesia.

Pela mesma altura nasceu no Ameixial Maria Reveza casada com Bartolomeu Rodrigues; e também Catarina Reveza casada com João Martins Lobo, do Azinhal de Mouros (Ameixial). Eram seus escravos António Guerreiro e Maria Fernandes casados em 1702/7/26.

Contemporânias dos anteriores, mas naturais de Santa Cruz de Almodôvar, eram Bárbara Reveza casada com Domingos Baião; e Maria Reveza que casou em 1669/7/5 com Manuel Martins, a quem deixou viúvo antes de 1697/11/28.

O apelido permaneceu em Loulé. Idálio Revez, natural de Querença, é jornalista do Público, foi reporter da rádio e colaborador da imprensa regional. Faz parte do conselho administrativo da Fundação Manuel Viegas Guerreiro, também sediada em Querença.

Reply

Direct link:

Familia Revez

#389992 | CRevés | 12 Mar 2018 01:35 | In reply to: #60408

Olá a todos, também tenho alguma curiosidade sobre a origem do meu nome.
Chamo -me Revés com "s", mas o meu pai foi registado inicialmente como Revéz, por alguma razão essa alteração foi efectuada numa renovação de B.I..
O meu pai nasceu no Lombador, freguesia de Santa Bárbara dos Padrões, concelho de Castro Verde. Sei que tenho família no Algarve, Castro Verde e Aljustrel. Vou seguir este tópico atentamente. ????

Reply

Direct link:

Familia Revez

#427124 | joanarevez | 13 Sep 2020 17:57 | In reply to: #60408

Boa tarde,

Também tenho este apelido de Revez com "Z", da parte do meu avô materno, que nasceu em Almodôvar. Tem mais 8 irmãos e vieram para o Algarve. Hoje com vários descendentes hoje espalhados por cá.

O meu bisavô chamava-se Anibal Policarpo Revez e nasceu a 3 de Janeiro de 1901 em São Barnabé.
Já o meu tetravô, que ainda não tenho informações dele, a única coisa que sei pelo registo de nascimento do meu bisavô, é que se chamava Polycarpo Revez e era natural de Castro Verde.

Cumprimentos a todos!

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 30 May 2024, 04:46

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen