Família TENREIRO

This topic is classified in the following rooms Famílias

Família TENREIRO

#6077 | 2910 | 20 Jun 2001 20:20

GOSTARIA DE TROCAR INFORMAÇÕES SOBRE ESTA FAMÍLIA, POIS ESTOU PREPARANDO UM ESTUDO, POR ISSO TODOS OS ELEMENTOS SÃO BEM VINDOS.
AQUI VAI ALGUNS DADOS PARA OS INTERESSADOS NESTA FAMÍLIA, RETIRADOS DO MEU TRABALHO "OS FIGUEREDO TENREIRO, DE CARAPITO"

Óscar Caeiro Pinto

" Os Tenreiro são uma antiga e nobre família oriunda da Corunha (Galiza), passaram a Portugal por volta de 1369 fugida à perseguição que Henrique de Trastâmara, “o Bastardo” (este matou o irmão, usurpando assim o trono de Castela) movia aos que haviam sido partidários de seu irmão, o rei D.Pedro “o Cru” . Muitos foram os fidalgos que tomaram o partido do rei D.Fernando I que declarou guerra a Castela por ser o pretendente legítimo mais chegado à coroa de Castela.
Entre os que tomaram voz pelo rei português estava Garcia Tenreiro que trouxe com ele os filhos,(Gonçalo e Afonso Tenreiro), um irmão(Vasco Tenreiro) e parece uma irmã de nome Maria Tenreiro, casada com Pedro Fernandes Pinheiro ,fidalgo natural de Viseu. Aquele Garcia Tenreiro, segundo uns documentos era filho de Diogo Lopes Tenreiro, que foi Alcaide-mor da Corunha, Sr. de Villalba, Flôr de Betanzos e Vila de Andrade e de sua mulher Aldara Fernandes de Andrade (da poderosa família Freire de Andrade da Corunha).
Em Portugal foi Garcia Tenreiro fidalgo honrado, teve assento no livro dos moradores da casa do rei D.Fernando que o fez Alcaide-mor da vila de Monforte, dando-lhe em tença juntamente com o dito castelo 150 libras e com outras rendas impostas na dita vila(por carta feita em Lisboa a 4/2/1419, que corresponde ao ano de cristo de 1381). Também lhe deu para pagamento das suas moradias todas as rendas das Sarzedas e Sobreira Formosa, conjuntamente com as rendas que os moradores da Vila de São Vicente da Beira eram obrigados a dar cada ano ao rei(por carta passada em Lisboa 8/9/1411, ano de Cristo de 1373). Numa procuração do concelho de Castelo Branco, feita a 21/7/1421(ano de 1383) aparecem como testemunhas presentes “garcja tenrreijo e Lourenco[sic]Aijras e joham fernandez seus escudeijros”.
Seu irmão Vasco Tenreiro também teve várias mercês do rei D.Fernando, mas, com a morte deste logo passou para Castela, seguindo o partido da rainha D.Leonor. Por esse motivo o rei D.João I lhe confiscou todos os bens. Deixou uma filha, D.Maria Tenreiro, casada com seu primo Afonso Tenreiro.
O mais destacado desta família foi Gonçalo Tenreiro, filho de Garcia Tenreiro, o qual aparece várias vezes nomeado nas Crónicas de Fernão Lopes. Por carta de doação de 21/7/1373, o rei o fez Sr. de Algés, de juro e herdade com a sua ribeira e lugares de Outorela, Neiço-a-Velha e Caselas, com os seus termos, rendas, direitos e jurisdições, excepto as apelações criminais e o direito de correição, que el-rei reservava para si. Em 21/7/1373 o rei fez-lhe doação vitalícia de umas casas em Lisboa, a 27/2/1375, o rei empraza em 3 vidas umas casas na Rua Nova, pela renda anual de 100 libras. Nesse mesmo ano a 19 de Dezembro, lhe faz outro emprazamento de 3 vidas de umas casas em Lisboa a-par de S.Tomé, pela renda anual de 2 libras. A 25/12/1378, nova doação regia das casa onde ele habitava e trazia aforadas por 20 libras anuais, em remuneração dos muitos serviços prestados ao rei. Começou por ser Capitão da Armada portuguesa, participou na infeliz batalha do cabo de Saltes em 17/6/1380 onde os portugueses foram derrotados. Foi ainda capitão-mor do mar (foi o terceiro a ter este importante posto na história naval portuguesa), cargo que corresponde actualmente à função de Almirante.
Gonçalo Tenreiro foi casado com Maria Fernandes e tiveram uma filha de nome Maria(ou Francisca) Tenreiro, mulher de Vasco Perez de Camões, fidalgo galego que tinha passado a Portugal pelas mesmas razões que os Tenreiros. Este casal teve descendência que deu origem á família Camões em Portugal, sendo eles trisavós do grande poeta Luís Vaz de Camões.
Após a morte do rei D.Fernando e possivelmente após Aljubarrota, passou Gonçalo Tenreiro para o lado de Castela, juntamente com o seu genro. O rei D. João I, sendo ainda defensor do reino, lhe deu a capitania de Lisboa. Mais tarde intitulou-se mestre de Cristo e tomou o partido da rainha D.Beatriz. Por essa razão o rei D.João I, lhe confiscou todos os bens que possuía .
Afonso Tenreiro, irmão de Gonçalo Tenreiro também acompanhou o irmão na sua ida para Castela, este tinha sido em Portugal Cavaleiro da Ordem de Cristo e Alcaide de Miranda do Douro(1384-85). Acabada a guerra voltou para Portugal onde parece que casou com a sua prima direita, filha do seu tio Vasco Tenreiro e dizem que deste casal descendem todos os Tenreiros que existem em Portugal.
Usam os Tenreiros em Portugal por brazão de armas : escudo em campo de azul, um pinheiro de verde perfilado de oiro, enroscada no tronco uma serpe de prata com asas de morcego estendidas. Por timbre a serpe do escudo.
Outro ramo desta mesma família usou antigamente em Portugal as seguintes armas : de prata, pinheiro de verde ,com uma serpe de prata enroscada no tronco. A árvore entre dois bois de sua cor, passantes e afrontados, acompanhado em chefe de um sol de vermelho à dextra e uma lua do mesmo à sinistra. Por timbre um dos bois do escudo.
Analisando agora a heráldica desta família em Portugal, podemos constatar que ambas são variantes das armas dos Tenreiros da Galiza, pois eles usam por armas : em campo de azul um pinheiro de verde, perfilado de oiro, com um boi de sua cor, presa por uma corrente ao tronco.
Estas são portanto as primitivas armas da família Tenreiro, com a característica de terem na sua composição um elemento dito falante, o “boi” adoptado para representar este apelido, não por mero acaso. Senão vejamos , Tenreiro deriva de uma alcunha medieval que em galaico-português, ou português antigo significa, novilho, vitelo, boi ainda novo.
Com a passagem desta família a Portugal o único símbolo do escudo que permaneceu sempre foi o pinheiro de verde, de resto o boi foi substituído no escudo pela serpe alada, elemento que se julga foram buscar aos Freire de Andrade, por também descenderem de tão importante linhagem galega. De notar que os Freire de Andrade, que passaram a Portugal usaram por timbre a mesma serpe alada dos Tenreiro. Outra família que em Portugal usou o mesmo timbre e ainda a dita serpe no escudo, foram os Camões, também eles de origem galega, ligados aos Tenreiros por sangue, como já atrás foi dito. "

Reply

Direct link:

RE: Família TENREIRO

#226695 | josetenreiro | 17 Apr 2009 17:39 | In reply to: #6077

Chamo-me José Tenreiro, cuja família é oriunda de Freches-Trancoso-.Meu avô chamava-se António Augusto Tenreiro, que teve 6 filhos-Carlos,Paulo,Francisco,Alberto,Lurdes e Céu.Destes os unicos ainda vivos são as duas filhas.

Reply

Direct link:

RE: Família TENREIRO

#268939 | titica51 | 20 Jan 2011 20:28 | In reply to: #226695

Caro José Tenreiro, sou brasileira e estou procurado o bisavô de meu esposo, será que por acaso em sua familia houve um senhor Alfredo da Silva Tenreiro? ele deve ter vivido lá pelo século XVIII, por volta de 1890 talvez, pois o avô de meu esposo em 1922 foi pai de meu sogro, de repente vc poderia me dizer se este senhor viveu por aí, pois preciso saber se por aí nasceu João Augusto da Silva, filho de Alfredo, quem sabe estou até falando com um parente distante. Se vc puder me orientar sobre o assunto escreva para meu e-mail su.gaby@yahoo.com.br.
Obrigada
Sueli Gonçalves

Reply

Direct link:

RE: Família TENREIRO

#278923 | franciscotenreiro | 18 Jun 2011 17:38 | In reply to: #226695

Boa tarde.
Chamo-me Francisco Tenreiro Leal, neto de Maria olimpia Tenreiro que viveu em Trancoso e irmã de Emílio Vaz Tenreiro (oriundos de Viana do Castelo). Este tio foi pra São Tomé - Roça da Boa entrada, do qual é nosso primo o poeta/geografo Francisco José Tenreiro. Actualmente o nosso ramo familiar mais restrito encontra-se na cidade de Coimbra.

Reply

Direct link:

RE: Família TENREIRO

#299060 | Cândida Tenreiro | 06 Mar 2012 23:44 | In reply to: #226695

Olá Boa Noite, chamo-me Cândida Maria Tenreiro Marques - filha de Encarnação de Lima Tenreiro Marques natural de Vila Garcia, Trancoso, filha de Tristão da Silva Tenreiro (natural do Sorval-Pinhel) e de Cândida de Jesus Lima(natural de Vila Garcia-Trancoso), eram avós paternos de minha mãe José Tenreiro e Maria da Glória e de Bernardino António dos Santos e de Maria dos Prazeres 8creio que todos naturais do Sorval-Pinhel. asempre ouvi aminha mãe falar que tinha família em freches, será que fazemosparte da mesma família?Estou a organizar uma arvore geneológica e cheguei até eles, se tiver mais alguma informação agradecia que entrasse em contacto comigo.
Atenciosamente,
Cândida Marques

Reply

Direct link:

RE: Família TENREIRO

#299293 | josetenreiro | 09 Mar 2012 12:50 | In reply to: #299060

D.Candida:
É natural de pertencermos à mesma familia.Toda ela é natural de Freches-Trancoso.O meu avô paterno era António Augusto Tenreiro, e teve os seguintes filhos: Paulo da Silva Tenreiro, Carlos Alexandre Tenreiro, Francisco da Silva Tenreiro, estes já falecidos, e Maria de Lurdes da Silva Tenreiro e Maria do Céu da Silva Tenreiro.Tanto o meu Avô como o meu tio Paulo, sempre viveram em Freches, tendo os restantes ido para Angola, donde vieram em 1975.
Cumprimentos
Jose Tenreiro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 04 Jun 2024, 23:17

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen