Duarte Ribeiro de Macedo-descendentes e ascendente

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Cargos

Duarte Ribeiro de Macedo-descendentes e ascendente

#61181 | helenalisboa | 26 Mar 2004 02:39

Gostaria que me ajudassem a descobrir filhos, netos e bisnetos e ainda ascendentes de Duarte Ribeiro de Macedo,Cavaleiro da Ordem de Cristo, do conselho de D. Pedro II, diplomata, desembargador,conselheiro da fazenda,negociou com Mazzarino o casamento de Luis XIV.
Agradeço desde já qualquer informação e apresento os meus cumprimentos.
Helena Lisboa

Reply

Direct link:

RE: Duarte Ribeiro de Macedo-descendentes e ascendente

#61184 | czlfvmeu | 26 Mar 2004 06:06 | In reply to: #61181

No que se refere aos ascendentes de Duarte Ribeiro de Macedo, talvez ajude consultar o artigo do Dr. J. P de Castro e Mello Trovisqueira publicado em "Raízes e Memórias", nº 19, de Dezembro de 2003. Lá podem encontrar-se Ribeiros de Macedo (nomeadamente o Lic.
João Ribeiro de Macedo), da Casa da Samaça, em Entre Homem e Cávado.
Atenciosos cumprimentos
Eduardo Arantes e Oliveira

Reply

Direct link:

RE: Duarte Ribeiro de Macedo-descendentes e ascendente

#61201 | jpcmt | 26 Mar 2004 12:34 | In reply to: #61181

Minha Senhora:
Apenas lhe posso dizer que, segundo Eduardo de Campos (Carcavelos), Duarte Ribeiro de Macedo era filho de Fernando Duarte e D. Maria de Abreu.
Sendo assim, não me parece que seja da mesma família de que trato no artigo referido.
Sobre a sua personalidade e actuação política, diplomática e literária há várias fontes, nomeadamente o vol. I de "A Diplomacia Portuguesa nos Séculos XVII e XVII" da autoria do Emb. Eduardo Brazão.
Também o dicionário de Inocêncio da Silva, regista e comenta as obras que escreveu.
Atentamente,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Reply

Direct link:

RE: Duarte Ribeiro de Macedo-descendentes e ascendente

#61274 | helenalisboa | 27 Mar 2004 01:34 | In reply to: #61184

Muito obrigada pela sua respota, mas parece que não se tratam de ascendentes ou descendentes do meu antepassado, conforme refere o Dr. J.P. de Castro e Mello Trovisqueira na resposta que gentilmente me deu.
Cumprimentos
Helena Lisboa

Reply

Direct link:

RE: Duarte Ribeiro de Macedo-descendentes e ascendente

#61275 | helenalisboa | 27 Mar 2004 01:40 | In reply to: #61201

Agradeço a sua resposta e gostaria de saber como contactar Eduardo de Campos ou ter acesso a eventual obra sua.
Apresento os melhores cumprimentos.
Helena Lisboa

Reply

Direct link:

RE: Duarte Ribeiro de Macedo-descendentes e ascendente

#61278 | jpcmt | 27 Mar 2004 08:04 | In reply to: #61275

Minha Senhora:

Lamento não ter sido mais explícito.

Eduardo de Campos (Carcavelos)-- de seu nome completo, Eduardo de Campos de Castro de Azevedo Soares (Carcavelos)-- nascido no século XIX, publicou, em 1916, a "Bibliographia Nobiliarchica Portugueza". Foi desta obra que tirei a informação sobre os pais do seu antepassado.

O que aí se lê é o seguinte:

"Duarte Ribeiro de Macedo -- Cav. da Ord. de Christo, do cons. de S.M. e do da sua Real Fazenda, dr. em dir. civ. pela Univ. de Coimbra, juiz de fora d'Elvas, corregedor da Torre de Moncorvo, desembragador dos Aggravos da Casa da Supplicação, enviado às côrte de Paris, Madrid e Turim, insigne poeta, etc. etc.
N. em fev. de 1618 em Lisboa (e não na villa de Cadaval, como erradamente dizem alguns escriptores) e m. a 10 de jul. de 1680. em Alicante (Castella). Foram seus paes Fernando Duarte e D. Maria de Abreu.". [segue-se uma relação das suas obras genealógicas].

Melhores cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Reply

Direct link:

RE: Duarte Ribeiro de Macedo-descendentes e ascendente

#61280 | jpcmt | 27 Mar 2004 09:47 | In reply to: #61275

Leia-se: ...desembargador...
jpcmt

Reply

Direct link:

RE: Duarte Ribeiro de Macedo-descendentes e ascendente

#61403 | helenalisboa | 28 Mar 2004 22:29 | In reply to: #61278

Caro Senhor:
Mais uma vez obrigada pelos seus esclarecimentos.
Eu é que devo pedir desculpa por não ter compreendido a sua primeira resposta. Como certamente percebeu, sou uma leiga nestes assuntos mas tenho muito interesse em continuar a pesquisa que o meu falecido pai iniciou sobre a minha família com origens muito diversas e que acabaram por se concentrar em Cabo Verde, idos daqui de Portugal Continental (norte e centro), dos Açores, do Brasil, de França,da Alemanha, de Espanha,da Grâ Bretanha, de Africa, obviamente.
Apesar deste emaranhado,tenho já muitas informações graças a um site elaborado por um Caboverdeano sobre a origem das famílías daquele país - http://hesperitanas.homestead.com.
Mais uma vez obrida.
Apresento os meus cumprimentos.
Helena Lisboa

Reply

Direct link:

RE: Duarte Ribeiro de Macedo-descendentes e ascendente

#61410 | jpcmt | 28 Mar 2004 22:54 | In reply to: #61403

Minha Senhora:

Uma vez que Duarte Ribeiro de Macedo foi Cavaleiro da Ordem de Cristo, é possível que, na Torre do Tombo, ainda se possa encontrar o processo de habilitação para a Ordem. Estão, aí, ordenados alfabeticamente pelo nome próprio.

Se assim for, nesse processo encontrará, pelo menos, o nome dos pais e avós, e ainda, se ele já estava casado, o nome da mulher -- além de outros elementos interessantes.

No caso de existir, pode pedir uma fotocópia, que além de ser paga, demora varios dias a ser entregue. Mas creio que vale a pena, pois são documentos muito elucidativos.

Pode ser que algum dos nossos confrades, habituais frequentadores da T.T., a possa ajudar.

Confesso-lhe que estou também intrigado pelo facto de as fontes mais usuais ignorarem a ascendência de um homem que, a todos os títulos, foi notável.

È o que lhe posso sugerir.

Melhores cumprimentos,

J. de Castro e Mello Trovisqueira

Reply

Direct link:

RE: Duarte Ribeiro de Macedo-descendentes e ascend

#61412 | JCC | 28 Mar 2004 23:02 | In reply to: #61403

És tu, Lena?

João Cordovil Cardoso

Reply

Direct link:

RE: Duarte Ribeiro de Macedo-descendentes e ascend

#61417 | helenalisboa | 28 Mar 2004 23:18 | In reply to: #61412

João
Claro que sou!
Vê se ajudas também.
Beijinhos.
Lena

Reply

Direct link:

RE: Duarte Ribeiro de Macedo-descendentes e ascend

#278449 | Pedro França | 13 Jun 2011 16:38 | In reply to: #61417

Caríssimos:

Venho aqui reacender a polémica: precisava de informações mais concretas sobre este homem e diplomata da Restauração quanto à sua naturalidade e filiação.
Estive a percorrer os verbetes das matrículas dos estudantes da UC e aí vem que ele era filho de Jerónimo Ribeiro e natural de Lisboa, tal qual aparece aqui na página do Genea.
No entanto, ao consultar a obra de Diogo Barbosa Machado - Biblioteca Lusitana - no I vol., vem que esta personagem era natural da vila de Cadaval e filho de um Fernando Duarte e de uma Maria d'Abreu. Achei curiosa a informação tão cirúrgica acerca do seu baptismo - "...e na Igreja Matriz dedicada à Conceição de Maria Santíssima recebeo a Graça bautismal a 10. de Fevereiro de 1618 (...)".
Como é? Em que ficamos? Será que existem homónimos de Duarte Ribeiro de Macedo para a mesma altura? Haverá paroquiais do Cadaval para esta época ou foi tudo na voragem do terramoto de 1755 ou outro desastre?
Deixo estas questões em aberto. Pode ser que alguém queira ou possa trazer alguma luz sobre isto.

Abraço.
Pedro França

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 29 Jun 2024, 22:30

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen