Família Couceiro da Costa
This topic is classified in the following rooms Famílias
Família Couceiro da Costa
Exmo. Sr.
José Couceiro da Costa
Por pouco verosímil que pareça, só depois de enviar a primeira mensagem relativa à família Couceiro da Costa reparei no seu "username" e curiosa, verifiquei poder ser um dos tais descendentes a que me refiro na minha mensagem inicial.
O meu interesse deve-se ao facto de a minha mãe, neta de Luís de Barros, recordar-se de ir, quando criança, junto com a minha avó, Fagunda de Barros Gonçalves, a Aveiro, ao palácio dos seus antepassados (creio eu), visitar "as primas Couceiro da Costa". Peço desculpa de não poder ser mais precisa de momento, mas penso poder fazê-lo já na próxima semana, pois aguardo recepção da obra "Cem Costados Alentejanos", do António Pestana, que, na página dedicada à minha sobrinha e nossa (minha e do António)afilhada - Joana Maria Cabeça Ramos de Sousa Cabral - refere datas e locais que poderão ajudar.
Com os melhores cumprimentos,
Rita Cabeça Ramos
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Exma Senhora
D. Rita Cabeça Ramos:
Foi com surpresa que li a sua mensg.
Efectivamente os Couceiro da Costa são originários de Aveiro e sobre as suas origens remotas poderá ver no Anuário da Nobreza, que apesar de algumas falhas e erros dar-lhe-á informações.
O seu bisavõ Luis de Barros era natural de Vouzela ??
Fico a agurdar uma resposta sua.
José Couceiro da Costa
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Exmo. Senhor,
Primeiro que tudo, obrigada pela sua atenção.
Efectivamente o meu bisavó Luis, ou mais propriamente, os seus pais (meus trisavós), eram de Vouzela e, uma vez que já tenho comigo um exemplar dos "Costados Alentejanos" (poderá parecer estranho, mas tenho pouquíssimas informações sobre este meu costado, dado que o meu bisavó cortou relações com os pais muito cedo) e posso acrecentar:
Nome completo(?): Luis Manuel de Barros, N. Lx - Santos-o-Velho - uma vez que a minha avó (a 4ª das suas 7 filhas), Fagunda de Barros, nasceu em 1907, calculo que ele tenha nascido entre 1870 e 1880.
Pais: Marcelino José de Barros (N. Vouzela)
Mariana Rosa d'Olivã (N. Moita do Ribatejo - Nª Sra. da Boa Viagem
Provavelmente com estes dados poderá dar-me mais informações sobre este meu costado, ou confirmar se, de facto, a consulta ao Anuário da Nobreza me poderá ajudar.
Agora sou eu que fico a aguardar uma resposta sua.
Com os meus melhores cumprimentos,
Rita Cabeça Ramos
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Cara Rita: (se me permite)
A ligação deve ser devido ao seguinte:
A minha 3ª avó D. Constança Ludovina de Albuquerque Couceiro casou com seu primo Francisco Manuel Couceiro da Costa(meu 3º avô na varonia)
Ela era filha de D. Maria Rosa Margarida de Albuquerque Couceiro, natural de Vouzela, e de Joaquim José de Barros, natural de Vouzela - freg. da Ventosa, e filho natural de Maria Josefa de Barros tb da mesma freg. da Ventosa do lugar da Igreja.
D. Maria Rosa e Joaquim José casaram a 18.02.1830 em Vouzela (Lv. 12 fls 87v)
O Joaquim José terá nascido por volta de 1800.
Fico a aguardar novidades suas pois mto me interessa este assunto.
José Couceiro da Costa
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Caro Zé
Chamo a atenção para uns Barros de Vouzela de que ambos descendemos (você pelo lado Margaride), parcialmente tratados no meu estudo «Mello e Souza». Com efeito, em 1642 D. Eufémia de Mello e Souza casou com Carlos Girão de Barros, senhor das quintas do Ribeiro de Fataúnços (Vouzela) e do Freixo, em Serrazes (junto a Vouzela). Este Carlos era filho de Paulo Girão Ribeiro e de sua mulher (casados em 1607) Maria de Barros, sendo esta filha de Diogo de Barros de Álcaçovas e de sua mulher Maria de Almeida da Fonseca, senhores pelo menos da dita quinta do Freixo, que aquela sua filha herdou. Uma irmã daquele Paulo Girão Ribeiro, Isabel Girão, casou em 1612 em Fataúnços com Paulo de Barros. O assento não dá a filiação deste Paulo, mas julgo-o irmão daquela Maria de Barros. Teriam assim dois irmãos Girão casado com dois irmãos Barros. Um outro irmão de Paulo e Isabel Girão casou na quinta da Corujeira, em Ventosa. Julgo, finalmente, que estes Barros descendem dos da Quinta de Massorim, a que pertencia o grande João de Barros, mas essa investigação está ainda por fazer.
Um abraço
Manel
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Caro José,
Penso que o vou desiludir.
As informações de facto que tenho, de momento, são as que lhe enviei.
Penso, contudo, que o meu 3ª avó - Marcelino José de Barros - poderá ser filho de Joaquim José de Barros e de D. Maria Rosa de Albuquerque Couceiro (seus e meus 4os. avós, se estiver a raciocinar bem). Para além das datas se conjugarem, a coincidência do 2ºnome - José - e o facto de a minha avó e a minha mãe se referirem às "Couceiro da Costa" como primas do avó Luís, levam-me a supôr esse parentesco. Já agora, outro comentário que sempre ouvi a respeito da família do bisavó Luis: "Uma família de Juízes". Só estranho é que, sendo irmão da sua 3ª avó, não tivesse o mesmo apelido que D. Constança Ludovina.
Falei hoje com o António Pestana, que na arvóre de costados de minha sobrinha, apenas foi até aos meus 3os. avós e não refere qualquer fonte documental emanada de Vouzela. Calculo que tenha recolhido os elementos deste costado através da certidão de nascimento e de óbito de minha avó Fagunda de Barros (Gonçalves, de casada) - N.Seixal - Amora 06.10.1907 (Registada em Setubal - Santa Maria), F. Lx. - Mercês 24.04.1984 (C.R.C. Setubal - 1º B Setúbal - Sta. Maria (1910), assento nº15 - é a única fonte que o António refere).
Fiquei de falar com o António no próximo domingo, para confirmar se ele possue mais algum elemento que possa ajudar.
Quanto a mim, tenho de programar uma ida a Vouzela, mas como não sou do "metier", gostaria de saber exactamente onde me dirigir e que documentos consultar.
Penso que lhe dou pouca ajuda, faça-me perguntas mais concretas que, se necessário, eu tento entrar em contacto com a única das minhas tias avós que pode estar viva (residente no Canada).
Rita Cabeça Ramos
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Caro José,
Sem querer, remeti a minha mensagem como resposta à do seu amigo.
Entretanto falei com umas primas minhas e confirmei com a minha mãe (neta de Luis de Barros) as seguintes informações:
Luis Manuel de Barros terá falecido na Amora, Seixal, com 41 anos, freguesia da qual foi regedor e onde possua uma quinta.
Não sei se este tipo de informações ajuda.
Aguardo uma resposta sua.
Vou a Coimbra na semana que vem e estou a pensar ir a Vouzela. Poderá dar-me algumas indicações do que fazer e onde me dirigir?
Rita Cabeça Ramos
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Ola Rita
Não te sabia aficionada da genealogia. Espero que te divirtas por aqui.
Um beijinho
João Cordovil Cardoso
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Cara Rita:
O facto de uma pessoa usar o nome da mãe e um irmão dela usar o nome do pai era comum; logo a possibilidade de ambos as pessoas por nós referidas serem irmãos existe, tanto mais que cronológicamente "bate certo".
Tb o facto de tratarem por primos os Couceiro da Costa reforça ainda mais esta ideia.
Relativa/te a "uma família de juízes" será q. esse comentário não se referia a minha família directa, pois o fº varão do meu 3º avô Francisco Manuel C.C. era formado em Direito e serviu diversos cargos judiciais, o seu filho tb. Francisco Manuel C.C. foi juiz e Ministro da Justiça assim como o filho varão do 2º casamento do meu 3º avô com a D. Luisa Ludovina - meu bisavô - Jorge C.C. foi Juiz tendo alcançado o posto de Juiz Conselheiro do supremo Tribunal de Justiça e durante o consulado do Sidónio Pais foi ministro da Justiça.
Quanto à sua ida a Vouzela para além de comprar os magnificos pasteis, ver a cidade q.é mto bonita, nada encontrará de assentos paroquiais visto estarem os livros de Vouzela incorporados no Arq. Distrital de Viseu que se encontra instalado na "Casa Amarela" no centro de Viseu.
José Couceiro da Costa
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Caro José,
Obrigada pelas suas sugestões. Quando tiver alguma novidade entrarei em contacto.
Rita Cabeça Ramos
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Olá João,
É surprendente. Depois de tantos anos sem nos vermos, nos últimos meses não só te encontro como recebo regularmente cartas assinadas por ti em casa! (Acho que sabes ao que me refiro).
Efectivamente estou a "divertir-me por aqui".
Beijocas
Rita
P.S.: Diz ao teu irmão Rui que estão a programar um jantar da nossa 4ªclasse, em princípio no fim de Setembro.
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Caro Manel:
Tb eu pensei em tempos nestes "nossos" Barros, mas parece que nada feito.
O q. acontece é o seguinte:
D. Joana Inocência d`Albuquerque de Sampaio Couceiro da Costa(fª do meu 6º avô João Couceiro Lançarote Coelho da Costa) casou a 07.05.1769 com o Lic. António Valério de Lemos e Almeida e destes foi bisneta a minha 3ª avó Constança Ludovina.
Aquele António Valério(n 30.12.1734)em Vouzela e era:
Fº de Francisco de Lemos e Barros, de Vouzela(n. 22.07.1686) e de s.m. D. Antónia Tereza de Almeida, de Serrazes.
Neto paterno de Gabriel de Lemos e Barros, de Vouzela, e de s.m. Catarina Pereira (casaram a 16.09.1666 - Vouzela)
Bisneto paterno de António de Lemos e Barros, morador em Viseu e de Isabel Fernandes, moça solteira.
Caso Manel me possa dizer alguma coisa sobre estes Lemos e Barros mto lhe agradecia, pois ainda não consegui encontrar nos paroquiais de Viseu nenhuma noticia sobre o António de Lemos e Barros (já defunto a 16.09.1666)
Nos diversos assentos intervem como padrinhos/ testumunhas Malafaias, os da Casa da Cavalaria, Freire Telles, etc...
Um abraço amigo
Zé
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
(Mais uma vez) Olá João,
Parabéns pelo papel pedagógico que tens tido neste forum.
Como tu sabes, esta não é, de modo algum, a minha especialidade. Embora trabalhe em recolha e tratamento de informação, esta é de natureza bem diversa da que está aqui em causa.
Atrevo-me, no entanto, a opinar que quantos mais e melhor informados os participantes neste forum, melhor para especialistas e meros curiosos.
Parabens renovados,
Rita
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Exmo. Senhor,
Peço desculpa pela intromissão. Gostaria de saber se a Quinta de Massorim a que se refere (e à qual liga João de Barros) se situa na zona de Vouzela.
Desde já obrigada pela atenção,
Rita Cabeça Ramos
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Cara Rita
(se me permite o tratamento menos formal)
A quinta de Massorim fica em Viseu. Pertencia ao Cabido de Viseu e há dela notícia documental desde o séc. XIV. No séc. XV foi emprazada a Lopo de Barros, natural de Braga, escudeiro, corregedor de Entre-Tejo-e-Guadiana, que foi casar a Viseu com Leonor Dias de Figueiredo. Deste Lopo foi filho ilegítimo o grande João de Barros. Do seu casamento descendem os Barros de Viseu. A quinta manteve-se na descendência que, por alianças, passou a Machado da Silveira, sendo vendida nos finais do séc. XIX. Entre os netos daquele Lopo conta-se o famoso Gaspar Barreiros.
Cordiais cumprimentos
Manuel Abranches de Soveral
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Caro Manuel,
Muito obrigada pela pronta resposta.
Ainda estou a "digerir" todas as informações que amavelmente me têm disponibilizado.
Se não for abuso, sabe dizer-me os nomes de outros descendentes de Lopo de Barros e Leonor Dias de Figueiredo?
Houve uma informação que não percebi na sua mensagem - os Barros de Viseu são descendentes do casamento de João de Barros ou de Lopo de Barros?
Mais uma vez obrigada.
Rita Cabeça Ramos
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Cara Rita
Os Barros de Viseu descendem do casamento de Lopo de Barros com Leonor Dias de Figueiredo, bisneta do bispo de Viseu D. Gonçalo de Figueiredo. Este Lopo de Barros era, segundo as genealogias, filho de Álvaro de Barros, neto de outro Álvaro de Barros, morgado de Moreira (Braga), e bisneto de Martim Martins de Barros.
Do seu casamento Lopo de Barros teve João de Barros (homónimo do seu meio-irmão), COC, escudeiro do mestre da Ordem de Santiago, que sucedeu na quinta de Massorim, cc Maria Mendes de Orta, cg; Diogo de Barros cc Maria Cardozo Coelho, cg; Genebra de Barros cc Rui Lopes Cardozo, FCR, vereador do Senado da Câmara de Viseu, etc., cg; e Maria de Barros cc Rui Barreiros de Seixas, FCR, COC, comendador de Stº André de Pinhel na OC, juiz e vereador do Senado da Câmara de Viseu, etc., pais, entre outros, de Gaspar Barreiros. De qualquer um destes casamentos descendem Barros. Gaspar Barreiros, por exemplo, teve um irmão chamado Lopo de Barros.
Cordias cumprimentos
Manuel Abranches de Soveral
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Muito obrigada (mais uma vez!)
Espero poder retribuir a gentileza futuramente.
Rita
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Cara Rita C. Ramos,
Já tem mais alguma novidade sobre os seus (nossos ?)Barros de Vouzela ?
Cumprimentos
José Couceiro da Costa
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Caro José
As maiores desculpas pelo atraso desta resposta.
Por carta, ao Arquivo Distrital de Viseu, tentei obter uma certidão de nascimento do meu trisavô Marcelino José de Barros. Não me foi enviada qualquer resposta até à data, o que atribuo à imprecisão do espaço de tempo que apontei como provável para a sua data de nascimento (1830-1840).
Decidi centrar-me então em pesquisas mais próximas de Lisboa ( a mulher de Marcelino José de Barros, Mariana Rosa d'Olivã, é natural da Moita do Ribatejo). Mas mesmo isso não tenho conseguido fazer, por motivos profissionais.
Fica a promessa de o contactar assim que tiver alguma novidade.
Desejo-lhe um bom feriado
Rita
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Cara Rita Cabeça Ramos:
Agradeço-lhe a sua mensg.
Fico então a aguardar notícias.
Cumprimentos
José Couceiro da Costa
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Caro José
Trago finalmente notícias.
Recebi ontem o assento de baptismo do meu 4º avô, Marcellino José de Barros (maço 12-C, nº 9 M 89, freguesia e concelho de Vouzela, Arquivo Distrital de Viseu). Passo a transcrever, (o que consegui perceber):
Marcellino: Aos dois dias do mês de Agosto do ano de mil oito centos e trinta e cinco, baptizei solenemente... Marcellino, filho legítimo de Joaquim José de Barros e de sua mulher Maria Rosa, naturais de Igreijas, freguesia da Ventosa... ...e recebidos nesta Igreja de Santa Maria de Vouzela; neto paterno de Maria Josefa de Barros... ...do lugar das Igreijas, freguesia da Ventosa e materno... ... Foram padrinhos Marcellino Malafaia (ou Malaquias), desta vila e Damião(?)... ... da cidade de Viseu ... ... Maria Couceiro desta vila. ...
O Bal.(?) António Gonçalves... do vigário interino António...
Parece assim que se confirma de Marcellino José de Barros e D. Constança Ludovina de Albuquerque Couceiro eram irmãos.
A carta do Arquivo de Viseu informa que não conseguiram localizar o assento de casamento deste meu 3º avô com D. Mariana Rosa d'Olivã, nas datas compreendidas entre 1855 e 1876 (é provável que tenham casado na Moita do Ribatejo, terra de origem desta senhora). Igualmente não localizaram a certidão de óbito de Marcellino José de Barros, nas datas compreendidas entre 1880 e 1898.
Tem elementos sobre a ascendência de Maria Josefa de Barros? E sobre a ascendência de D. Maria Rosa Margarida de Albuquerque Couceiro?
Gostaria imenso de os conhecer, caso fosse possível, bem como ter alguns elementos sobre a história destas famílias. Da minha parte disponha sempre.
Se preferir contactar-me directamente o meu e-mail (do escritório, porque o de casa está sistematicamente off) é raraujo@ptnetbiz.pt
Melhores cumprimentos
Rita
P.S.: Penso que pouco provável, mas sabe se Guilherme José de Barros (Visconde do Gerês) tem alguma coisa a ver com estes José de Barros?
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Minha cara prima Rita:
Muito lhe agradeço a sua mensg.
Tenho todo o gosto em lhe enviar elementos sobre os nossos ascendentes e vou já começar a tratar de os coligir.
Pedia-lhe no entanto o favor de me enviar fotocópia do assento, pois parece-me que ele trará mais inf. do que o do bap. da minha 3ª avó Constança Ludovina; caso queira envie via mail digitalizando o referido assento.
Em genealogia a perseverança é quase tudo...
Cumprimentos
José Couceiro da Costa
P.S. - a minha direcção:
Casa de Margaride
4810-051 Guimarães
Quanto ao Visconde, nada (próximamente) terá a ver com nós.
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Cara Rita
Muito lhe agradeço o envio do assento de bap. do seu avô Marcelino.
Segue leitura completa
Villa 2 de Agosto de 1835
Marcellino - Aos dois dias do mês de Agosto do anno de mil e oito centos e trinta e sinco, baptizei solenemente a Marcellino filho legitimo de Joaquim José de Barros e de sua mulher Maria Rosa naturais da Igreija e freguesia da Ventosa e moradores e recebidos nesta Igreija de Santa Maria de Vouzella; neto Paterno de Pai incognito e de Maria Josefa de Barros solteira do lugar da Igreija freguesia da Ventosa e Materno de Mai incognita. Forão Padrinhos Marcellino Malafaia desta villa e Donna Constança da cidade de Viseu por procuração a que deu a Francisco Maria Couceiro desta villa.
No assento de casamento de meu 3º avô paterno Francisco Manuel Couceiro da Costa com a sua prima D. Constança Ludovina d`Albuquerque Couceiro a 07.11.1869 -Cacia - Vilarinho - dizem ser primos em 3º e 4º grau de consanguinidade, ora isto indicia que além do parentesco por via da da avó materna da noiva existe ainda um outro, certamente pelo seu avô paterno e isto explicará as referências aos avós incógnitos (que todos sabiam quem de facto o eram mas as ligações ilícitas seriam tais que nunca quiseram que passasem a escrito - assuntos íntimos entre primos e primas -
Um abraço
JCC
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Caro José
É agora a minha vez de lhe agradecer a transcrição do assento de baptismo.
Aproveito para lhe referir algo que poderá ter interesse para explorar a ascendência de D. ANTÓNIA THEREZA DE ALMEIDA, uma vez que suponho não existirem muitas famílias Almeida em Serrazes, naquele tempo:
in Pestana de Vasconcellos, A.L.T., "Costados Alentejanos", Ev. 1999, árvore nº81 :
Agostinho José de Figueiredo N. Vouzela, F. Porto 1875 (negociante no Porto e Rio de Janeiro)
Filho de:
Manuel Joaquim Ladeira, N. Vouzela
e
D. Antónia Mª Pinto Figueiredo, N. S. Pedro do Sul - Serrazes 22.06.1793, que segue
Filha de:
Bernardo José de Figueiredo, N. S. Pedro do Sul - Serrazes Bp. 17.06.1759
c. 1ª vez Vouzela - Sta. Maria
Quitéria Mª Pinto de Almeida, N. S. Pedro do Sul - Serrazes - Ferreiros
Poderá haver alguma ligação? No minímo é estranho cruzarem-se Vouzela e Serrazes, exactamente como nos nossos ascendentes.
Bom domingo
Rita
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Cara Rita
Aqui lhe mando a ascendência que conheço da da Antónia Tereza de Almeida assim como os seus descendentes
«Descendentes de Antónia de Almeida e de Gonçalo Correia Rebelo»
Generation No. 1
1. ANTÓNIA1 DE ALMEIDA. She married GONÇALO CORREIA REBELO.
Children of ANTÓNIA DE ALMEIDA and GONÇALO REBELO are:
2. i. ANTÓNIA TEREZA DE ALMEIDA, b. 24 Junho 1686, S. Pedro do Sul - Serrazes - Lv. 1, fls 40v.
ii. MARIA DE ALMEIDA, b. 4 Fevereiro 1688, S. Pedro do Sul - Serrazes - Lv. 1.
More About MARIA DE ALMEIDA:
Padrinho: José Homem Telles
iii. JOANA DE ALMEIDA, b. 13 Junho 1691, S. Pedro do Sul - Serrazes - Lv. 1, fls 57v.
Generation No. 2
2. ANTÓNIA TEREZA DE ALMEIDA (ANTÓNIA1) was born 24 Junho 1686 in S. Pedro do Sul - Serrazes - Lv. 1, fls 40v. She married FRANCISCO LEMOS DE BARROS 19 Novembro 1721 in Vouzela - N. Srª da Assunção - Lv. 3, fls 437v, son of GABRIEL DE BARROS and CATARINA PEREIRA.
More About FRANCISCO LEMOS DE BARROS:
Madrinha: D. Margarida, da Quinta da Cavalaria
Padrinho: Ayres de Almeida, da Quinta da Cavalaria
Children of ANTÓNIA DE ALMEIDA and FRANCISCO DE BARROS are:
i. ANA DE LEMOS E3 ALMEIDA, b. 8 Fevereiro 1724, Vouzela - N. Srª da Assunção - Lv. 3, fls 135.
More About ANA DE LEMOS E ALMEIDA:
Madrinha: Joseja (irmã de seu pai)
Padrinho: Manuel Freire Telles, de Stª Cruz da Trapa
3. ii. ANTÓNIO VALÉRIO DE LEMOS E ALMEIDA, b. 30 Dezembro 1734, Vouzela - N. Srª da Assunção - Lv. 135, fls 161v.
Generation No. 3
3. ANTÓNIO VALÉRIO DE LEMOS E3 ALMEIDA (ANTÓNIA TEREZA2 DE ALMEIDA, ANTÓNIA1) was born 30 Dezembro 1734 in Vouzela - N. Srª da Assunção - Lv. 135, fls 161v. He married D. JOANA INOCÊNCIA D`ALBUQUERQUE DE SAMPAIO Couceiro da Costa 7 Maio 1769 in Cacia - Vilarinho - Lv. 10, fls 116v, daughter of JOÃO Couceiro Lançarote Coelho DA COSTA and D. Tereza Quitéria de Figueiredo e SILVA.
More About ANTÓNIO VALÉRIO DE LEMOS E ALMEIDA:
Madrinha: D. Maria de Almeida (por procuração que fez ao Pe. Bernardo de Almeida Malafaia, morador em Fermil)
Padrinho: Theotónio da Mota Monteiro, de Viseu
Notes for D. JOANA INOCÊNCIA D`ALBUQUERQUE DE SAMPAIO:
14.06.1779 - Vera Cruz - Jaz no Convento do Carmo de Aveiro, e era assistente no cimo da Rua larga
More About D. JOANA INOCÊNCIA D`ALBUQUERQUE DE SAMPAIO:
Madrinha: ..
Padrinho: António Afonso da Costa Soares de Albergaria
Children of ANTÓNIO ALMEIDA and D. DE SAMPAIO are:
i. D. ANA ALBERTINA D`ALBUQUERQUE4 COUCEIRO, b. 21 Novembro 1770, Vouzela - N. Srª da Assunção - Lv. , fls 519v; d. 18 Fevereiro 1853, Vouzela - N. Srª da Assunção - Lv. 5 , fls 64v.
Notes for D. ANA ALBERTINA D`ALBUQUERQUE COUCEIRO:
Sepultada na Igreja de Vouzela
More About D. ANA ALBERTINA D`ALBUQUERQUE COUCEIRO:
Madrinha: D. Tereza Quitéria (sua avó materna, por procuração que deu a José Caetano de Malafaia Freire Telles, do lugar do Freixo e Capitão mor de Vouzela))
Padrinho: Francisco de Lemos e Barros (avô paterno)
ii. FRANCISCO MARIA COUCEIRO ALBUQUERQUE, b. 15 Dezembro 1771, Vouzela - N. Srª da Assunção - Lv. , fls 525; d. 11 Julho 1862, Vouzela - N. Srª da Assunção - Lv. 17 , fls 5v; m. D. MARIA ANTÓNIA COUCEIRO DA COSTA.
Notes for FRANCISCO MARIA COUCEIRO ALBUQUERQUE:
Vivia à data da sua morte na Rua da Ponte; fez testamento e não teve filhos.(assento de óbito)
More About FRANCISCO MARIA COUCEIRO ALBUQUERQUE:
Madrinha: D. Antónia Rita de Lemos Roxas e Noronha, freira no Convento de Sá em Aveiro, por procuração que deu ao avô materno
Padrinho: Frei Miguel da Silva, dom Abade de S. Pedro das Águias
More About D. MARIA ANTÓNIA COUCEIRO DA COSTA:
Madrinha: N. Srª
Padrinho: Francisco Manuel Lançarote Couceiro da Costa
iii. JOÃO D`ALBUQUERQUE COUCEIRO, b. 23 Maio 1773, Vouzela - N. Srª da Assunção - Lv. 7 , fls 534.
More About JOÃO D`ALBUQUERQUE COUCEIRO:
Madrinha: D. Isabel Narcisa de Figueiredo e Silva, relegiosa no Convento de Jesus, de Aveiro
Padrinho: José Caetano Malafaia Freire Telles de Almeida, do lugar do Freixo e Capitão mor de Lafoens
iv. D. MARIA CÂNDIDA D`ALBUQUERQUE COUCEIRO, b. 8 Setembro 1774, Vouzela - N. Srª da Assunção - Lv. 7, fls 540v; d. 31 Dezembro 1854, Vouzela - N. Srª da Assunção - Lv. 5, fls 68v; m. DR. JOÃO INÁCIO.
More About D. MARIA CÂNDIDA D`ALBUQUERQUE COUCEIRO:
Madrinha: D. Angela Antónia Joaquina Pereira Pinto, de Viseu, por procuração que deu ao Capitão mor José Caetano de Malafaia Freire Telles
Padrinho: Frei Bernardo da Câmara e Magalhães, de Aveiro, por procuração que deu a Claudio José Homem Telles de Sampaio, da Quinta da Valgo - Vouzela -
v. D. TERESA D`ALBUQUERQUE COUCEIRO, b. 30 Dezembro 1775, Vouzela - N. Srª da Assunção - Lv. 7 , fls 549; d. 26 Março 1776, Vouzela - N. Srª da Assunção - Lv. , fls.
More About D. TERESA D`ALBUQUERQUE COUCEIRO:
Batizado a: 4 Fevereiro 1776
Madrinha: D. Maria Jacinta Caetana e Metello, de Portalegre
Padrinho: António Sebastião Salgado de Oliveira e Metello, de Portalegre
Cumprim.
JCC
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Bom dia
Muito obrigada pelas informações. Assim que as "digerir" entrarei em contacto. Se precisar alguma coisa da capital ou de Évora, disponha.
Rita
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Ex.mo Senhor:
Em primeiro lugar os meus cumprimentos.
Peço desculpa por me intrometer, mas sou novato nestas andanças e não sei muito bem como contactar para pedir ajuda.
Ao passar os olhos no tópico "Famílias", do Forum, deparei com a família "Couceiro da Costa". Como uma tia minha, por afinidade, usava aquele apelido e também visitava, de vez em quando, os seus parentes em Aveiro, fiquei entusiasmado por haver alguém que dispõe de dados que de outra forma me podem levar largos meses (senão mesmo anos) a pesquisar.
A minha tia chamava-se Aida Couceiro da Costa d'Adrião (n. 1885 f. 1991), filha de Maria Cândida Couceiro da Costa e de João Carlos d'Adrião.
Certo da V. atenção agradeço antecipadamente toda a informação que me possam disponibilizar.
Kee
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Caro Kee
Muito me espanta a sua mensg, pois a ser quem eu penso que é Maria Cândida C.C. ela morreu solteira e ao que parece poderá ter tido uma filha de João Carlos d`Adrião.
Estou ao seu inteiro dispôr, ficando desde já a aguardar toda e qualquer informação sobre esta sua (e eventualmente minha) tia.
Com os melhores cump.
José Couceiro da Costa
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Caro José Couceiro da Costa:
Agradeço a sua disponibilidade.
Os dados que referi foram-me fornecidos por uma das noras que conviveu mais de perto com Aida C.C. d'Adrião e portanto carecem de confirmação.
Logo que possível darei notícias.
Cumprimentos,
José Jorge Sá-Chaves
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Caro José
Recebi, anteontem e em substituição de um assento que efectivamente tinha solicitado e que não conseguiram localizar, o assento de baptismo de FRANCISCO MARIA COUCEIRO ALBUQUERQUE.
Reparei que sua mãe, D. ANTÓNIA THEREZA DE ALMEIDA, figura como tendo nascido no Freixo (Serrazes, S. Pedro Do SUL, 24,6,1688).
Não haverá modo de saber se haverá ligação entre sua mãe D. ANTÓNIA DE ALMEIDA (c.GONÇALO CORREIA REBELO) e MARIA DE ALMEIDA DA FONSECA c. DIOGO DE BARROS DE ÁLCAÇOVAS, “senhores pelo menos da dita quinta do Freixo”, referidos na mensagem de seu amigo Manuel Abranches de Soveral?
Certamente já tinha reparado nesta coincidência (sendo assim inútil esta minha observação), mas não queria deixar de lhe fazer esta pergunta.
Rita
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Cara Rita:
Só agora respondo pois tive alguns vírus no meu comp. tendo no entanto perdido algumas mensg.; caso não tenha respondido a alguma torne-me a enviar sff.
Relativa/te a esta quando refere D. Antónia Tereza de Almeida avó do Francisco Maria C.A. nascida em Serrazes no lugar do Freixo, ainda não consegui nenhuma "ligação" com os outros Almeidas, e como os livros de Serrazes começam em 1664 será complicado fazer essa ligação.
Conto ir a Viseu ao arquivo em breve etentarei tirar a limpo todas estas informações, uma vez que já lá não vou desde 30.10.1996.
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Cara Rita:
E já lá vai um ano e sempre a descobrir mais primos e antepassados.
Viva a Internet !!
ZCC
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Caro José
Realmente já tinha estranhado a demora, agora que conversamos ("internetemente") dia sim dia não.
Numa pesquisa à BN chegou-me uma referência da seguinte obra (que tão cedo não vou poder consultar, pois estou bloqueada profissionalmente até 6 de Julho):
AUTORES: Serrão, Joaquim Veríssimo, 1925-
Academia Portuguesa da História
TÍTULO/RESP.: Vouzela estudos históricos Joaquim Veríssimo Serrão... [et al.] [ed. lit.]
Academia Portuguesa da história
PUBLICAÇÃO: Lisboa : APH, 1999
DESC. FÍS.: 230 p. : il. ; 25 cm
ISBN: 972-624-125-1
DEP. LEGAL: PT -- 137651/99
ASSUNTOS: Concelho de Vouzela (Portugal) -- História -- [Ensaios]
Concelho de Vouzela (Portugal) -- Património -- [Ensaios]
CDU: 94(469.312)(042.3)
72(469.312)(042.3)
903(469.312)(042.3)
NCB: 1011806
Conhece? Será que tem interesse para nós?
Rita
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Caro José Couceiro da Costa:
Acabo de ter acesso ao registo de nascimento de Aida Couceiro da Costa Adrião.
Não descortino qual possa ser o parentesco com a família Couceiro da Costa pois nem os pais quer os avós não possuem aquele apelido.
Talvez com os seus conhecimentos possa encontrar qualquer ligação familiar que justifique o uso daquele apelido.
Do registo constam os seguintes dados:
Aida, nasceu a em 6/3/1894 na freguesia da Lapa em Lisboa, filha legítima do 2.º casamento de João Carlos Adrião, Capitão de Mar e Guerra, natural da freguesia de S. Jorge em Lisboa e de Maria Cândida Adrião, natural da freguesia e concelho de Campo Maior,neta paterna de Serafim José Adrião e de Vicência(?) Mercês Adrião e materna de João Marçal do Carmo Palmeiro e de Joana Carneiro Palmeiro.
Será que com estes dados se chega a algum lado?
Fico a aguardar com expectativa.
Cumprimentos,
José Jorge Sá-Chaves
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
caro José Jorge Sá-Chaves
Todo isto é no mínimo insólito !
Eventualmente haverá algo que nos está a escapar.
Recapitulando:
A sua tia Aida era casada? - se sim teremos de localizar o assento.
Qual a data e local do seu óbito ? - localizar assento.
Sabe qual a freguesia em que casaram os seus (dela Aida) avós maternos ?
É que a pista para a resolução deste mistério esteja em Campo Maior, pois por lá viveram cerca de 130 anos uns descendentes de um irmão do meu 5º avô na varonia, com geração no barão de Paço de Couceiro - o Gen. João Couceiro da Costa -
Aguardando notícias suas
José Couceiro da Costa
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Caro José Couceiro da Costa:
Já tenho em meu poder a certidão de óbito, a qual não acrescenta nada aos dados que lhe fiz chegar, com excepção da respectiva data e local do óbito - 17/02/1990 em Carnaxide, Oeiras.
A minha tia foi efectivamente casada com Mário Jorge Elder Sá-Chaves, evento que ocorreu em 02/01/1915 e já solicitei a certidão.
Do casamento nasceram dois filhos, já falecidos, aos quais não foi transmitido o apelido Couceiro da Costa.
Logo que tenha novos elementos contactarei.
Cumprimentos,
J. Jorge Sá-Chaves
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Caro José Jorge Sá-Chaves,
O que tem em seu poder é o assento de baptismo ou de nascimento ? - É que uma pista poderão ser os padrinhos ou assistentes ao acto religioso.
Se conseguir a data de casamento dos pais de Aida CC, através da certidão chegaremos á resolução.
JCC
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Bom dia
Acabei de receber cópia do assento de baptismo de Maria Josefa de Barros (Ventosa, Sta. Maria - 09.02.1804, maço 11-C, nº12 fl 29). O que consigo perceber é:
Mª JOSEFA DE BARROS
fª de:
Mª JOSEFA DE BARROS (viúva)
e de
BONIFÁCIO JOSÉ (?), naturais da povoa (povoação?) de Igreja
neta materna de:
Manuel de Barros (n. de Igreja)
e de
... (não percebo) da Alayia (?), n. de ... Coimbra,
moradores da povoa de Igreja
Padrinhos:
António Fonseca de Barros
Anna da Silva, viúva de José Lourenço da Igreja (?)
Se quiser, envio-lhe cópia por correio (certamente decifrará melhor o assento).
Cumprimentos
Rita
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Boa noite e espero q. bom dia,
caso queira me fazer a ambilidade de me enviar o assento de bap. terei todo o gosto em lhe remeter a transcrição do mesmo
Obrg,
JCC
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Cara Rita
Agradecendo-lhe imenso o envio do assento aqui vai a minha leitura:
Aos 9.02.1804 eu Amaro Simões Ferreira Vigário colado desta igreja de Santa Maria da Ventosa, baptisei nela solenemente e pus os Santos óleos a Joaquim nascido aos dois dias do mesmo mês e ano, filho legitimo, digo, filho de Maria Josefa de Barros, viúva de Bonifácio José natural da Póvoa da Igreja, e de pai incógnito, neto materno de Manuel de Barros, natural da dita Póvoa da Igreja e de Micaela Maria natural de (Loureiros ??) freguesia de Cambra, moradora na Póvoa da Igreja. Foram padrinhos António Francisco de Barros, soldado, e Ana da Silva viúva de José Lourenço da Igreja.
Como pode verificar trata-se do assento de baptismo do nosso avô Joaquim José de Barros que casou a 18.02.1830 com Maria Rosa d`Albuquerque Couceiro. Ficamos agora a saber os nomes dos pais da mãe dele assim como o nome do seu mariado, entretando falecido; só o pai é que por enquanto nada sabemos sobre a sua identidade, mas temos para investigar o "filão" materno.
Terá possibilidade em arranjar o assento de casamemto da Maria Joseja de Barros com o Bonifácio José (Ventosa +/- 1780 -» 1800)
assim como a baptismo da mesma Maria Josefa ??
Sempre ao seu dispôr
José Couceiro da Costa
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Estimado José
Eu é que lhe agradeço a transcrição (está visto que a leitura dos assentos não é um dos meus dotes!)
Vou tentar obter os assentos.
Entretanto gostaria de lhe perguntar se tem dados sobre a ascendência e naturalidade de JOÃO COUCEIRO LANÇAROTE COELHO DA COSTA E D. TERESA QUITÉRIA FIGUEIREDO DA COSTA E SILVA, bem como de D. CATARINA PEREIRA (tenho o assento do seu casamento com Gabriel de Lemos e Barros, onde apenas consigo perceber que descende de um senhor....DIAS... e de uma senhora MARIA LEAO, mas não consigo perceber a sua naturalidade).
Melhores cumprimentos
Rita
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Cara Rita:
Caso queira indicar-me a morada para onde possa remeter um pequeno trabalho que fiz e já publicado à uns anos, ficaria a saber o que eu sei sobre a ascendência do nosso avô João Couceiro Lancarote; de igual modo tb. tenho uma árvore do Francisco de Lemos e Barros com todos os elementos que possuo.
Caso queira tb enviar o assento a transcrição seguirá assim q. o receber.
Sempre ao seu dispor
Zé CC
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Caro José
O assento "já vai a caminho" - suponha que teria esse assento - pedi-o através dos dados (nomes e datas) que indicou numa mensagem deste tópico (já antiga).
Agradeço imenso a disponibilidade para o envio dos seus trabalhos. Quanto à minha morada, tenho-a referenciado nos remetentes da correpondência que lhe enviei. De qualquer forma, se por acaso não conservou os envelopes, segue novamente com a cópia do assento acima referido.
Votos de um bom domingo e bem haja
Rita
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Cara Rita
Por lapso meu não me ocorreu ver a sua direcção nos sobreescritos que me enviou - e que obviamente arquivei -
Quanto ao assento tenho apontamento sintéctico do mesmo, admitindo que contenha alguma outra informação que me tenha passado.
Só lhe poderei responder dentro de uns dias, pois vou estar fora de casa.
Óptima semana são os desejos deste seu primo
Zé Couceiro da Costa
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Caro João Couceiro da Costa:
Neste momento as coisas estão-se a ficar mais claras pois já obtive os registos que procurava.
Assim temos:
Aida Couceiro da Costa Adrião, filha de João Carlos Adrião e de Maria Cândida Couceiro (não Carneiro), neta materna de João do Carmo Marçal Palmeiro e de Maria Joana Galvão Couceiro, bisneta materna de Marco Sardinha Galvão de São Martinho e de Maria do Carmo de Mendonça Arraes Couceiro, trineta materna de Tenente Coronel João Couceiro da Costa e de Joana Rosa Viterbo de Mendonça Arraes.
Creio que está estabelecida a ligação famíliar aos Couceiro da Costa gostaria no entanto de saber o que pensa de tudo isto.
Cumprimentos,
J.J.Sá-Chaves
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Caro José Couceiro da Costa:
As minhas desculpas pela troca do seu nome.
J.J.Sá-Chaves
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Votos de um bom dia
Não venho contactá-lo por causa de Couceiro mas devido a João do Carmo Marçal Palmeiro - na minha ascendência paterna (Couceiro é do lado materno) aparecem também os sobrenomes Carmo Marçal (numa só pessoa). Sabe qual a ascendência e natural de João do Carmo Marçal Palmeiro?
Antecipadamente agradecida, apresento os meus melhores cumprimentos
RitaCR
Direct link:
RE: Carmo Marçal
Peço desculpa - não consigo perceber se lhe remeti uma mensagem (como desejava) ou, por engano, a José Couceiro da Costa. De qualquer forma chamo a atenção para a mensagem sobre João do Carmo Marçal Palmeiro .
Cumprimentos
RitaCR
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Cara RitaCR:
Tenho muito gosto em partilhar os dados que possuo sobre sobre João do Carmo Marçal Palmeiro - era natural da freguesia matriz de Arronches, concelho de Portalegre, nasceu em 1834 ou 1835 e era filho de José do Carmo Palmeiro e de D. Miquelina do Rosário Palmeiro,
neto paterno de Domingos José Palmeiro e de D. Mariana Ferreira, neto materno de José Gonçalves ? , e de Maria Jacinta.
Espero que isto a ajude.
Cumprimentos,
J. J. Sá-Chaves
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Caro José Jorge Sá-Chaves
Só agora lhe respondo, pois estive de férias.
Afinal sempre era em Campo Maior que estava a chave para este mistério.
Assim a Maria do Carmo de Mendonça Arraes Couceiro é irmã do 1º barão de Paço de Couceiro, o gen. João Couceiro da Costa. Do casal João Couceiro da Costa e D. Joana Rosa houve os seguintes filhos:
1- Baltazar Couceiro da Costa
2- João Couceiro da Costa (barão de Paço de Couceiro)
3- D. Maria do Carmo
4- António Couceiro da Costa
5- D. Mariana
6- D. Ana
Fico como deve imaginar muito satisfeito com esta nova descendência da D. maria do Carmo e desde já lhe pedia o favor de me indicar cotas de livros e fólios de onde extraíu estas valiosas informações
Cumprimentos
José Couceiro da Costa
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Cara Rita
Recebi uma vez mais com particular gosto os assentos que me enviou.
Por lapso antes de ir de férias esqueci-me de lhe remeter o que tinha prometido, mas segunda feira seguirá; quando aos assentos vou trabalhá-los este fim de semana e se algo de novo surgir logo lhe direi.
Bom fim-de-semana
ZCC
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Bem vindo
Espero que as férias tenham sido boas.
Amanhã deve receber mais assentos - só os enviei 5ª feira - com
- Alexandre de Barros (Alexandre de Barros cc. 1ª vez Maria de Barros - continuamos em Ventosa, Quintella e Igreja, respectivamente),
- Maria Carvalho (Antº Carvalho cc. 1ª vez Catarina Fenandes, Ventosa, respectivamente Quintella e ...)
- Manuel Francisco (Antº Francisco e Domingas? Leão?, Cambra, Caveiros? de Cima)
- Maria Fernandes (João Fernandes? e Maria ?, Cambra, Caveiros de Baixo) - este assento está quase ilegível.
E já vamos para a fronteira entre o século XVII e XVIII.
Um Santo Domingo
Rita
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Caro José Couceiro da Costa:
Com os meus cumprimentos junto remeto a informação que solicitou:
Assento de Baptismo de AIDA Couceiro da Costa
RP da freguesia da Sé, concelho e distrito de Faro, Livro n.º 52, folio 29 e 29v., assento n.º 65. Cota :PSFAR/001/Lv 52
Assento de Baptismo de CÂNDIDA
RP da Igreja de Nossa Senhora da Expectação, concelho de Campo Maior, Livro n.º 11 B, folio 14 e 14v, assento n.º 36.Cota:PCMR01/01/Lv 11B, f. 14,14v.
À margem do assento consta:
Nota: O nome Cândida foi mudado para o nome de Maria, no sacramento da Confirmação ministrado na freguesia de S. Vicente de Fora de Lisboa pelo Senhor Arcebispo de Mitylene no dia 28 de Outubro de 1891.
Assento de casamento de JOÃO DO CARMO PALMEIRO com MARIA JOANA GALVÃO COUCEIRO
RP da Igreja de Nossa Senhora da Expectação, concelho de Campo Maior, Livro n.º 02 C, folio 6 e 6v., assento n.º 10. Cota: PCMR01/02/Lv 02C, f. 6v., 7.
OBS: Verifica-se que, no assento, a nubente é identificada com o nome de Maria do Carmo Galvão Couceiro, mas ao assinar fá-lo com o nome de Maria Joana Galvão Couceiro, o que pressupõe lapso do padre que escreveu o assento.
Se for de seu interesse prontifico-me a remeter a transcrição dos assentos.
Agradeço igualmente que, se lhe for possível, me faculte a árvore de costados de D. Maria Joana Galvão Couceiro (a mesma do 1.º Barão de Paço de Couceiro) e bem assim as respectivas cotas e folios referentes a essas informações.
Com consideração,
José Jorge Sá-Chaves
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Prezado José.
Teria mais informações sobre a ascendência Mendonça Arraes do Barão de Paço do Couceiro?
Grato pela atenção.
Inácio Ricardo
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Muito obrigada e parabéns.
Gostei imenso e minha mãe vai adorar.
Espero que já tenha recebido as últimas cartas.
Espero a sua opinião quanto ao modo de avançarmos nos Alexandre(s) de Barros e Maria de Barros. Quanto aos Lemos e Barros chamo a sua atenção para o tópico Lemos, de Viseu, iniciado neste forum há uns dias.
Rita
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Caro José Jorge Sá-Chaves,
Para de uma forma mais expedita poder enviar o que me pediu, caso queira indicar-me o seu E-mail mto. lhe agradecia.
Quanto à transcrição dos assentos de que fala, cmo deve calcular fazia particular jeito.
Cump.
José Couceiro da Costa
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Caro José Couceiro da Costa:
O meu endereço é sachaves@clix.pt
Se tiver a amabilidade de me enviar o seu endereço, também será preferível para lhe fazer chegar as transcrições.
Cumprimentos,
J.Jorge Sá-Chaves
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Caro José
Aqui venho chama-lo ao fórum
Muito obrigada pela árvore.
Estou a retomar as pesquisas deste costado e preciso da sua ajuda:
No assento de casamento de Gabriel de Lemos e Barros com Catarina Pereira (que penso que tem, caso não seja o caso avise), fº de Domingos Dias e Maria Leão, consegue perceber a naturalidade da mesma?
Cumprimentos
Rita
Direct link:
Couceiro / Barjona de Freitas
Caros colegas,
Na impossibilidade de obter maiores elementos para as minhas pesquisas, venho recorrer aos vossos préstimos na esperança de obter informações sobre D. Cristina Adelaide de Seabra COUCEIRO Pimentel Barjona de Freitas que, pelos dados de que disponho, seria filha do Conselheiro Augusto Cesar Barjona de Freitas.
D. Cristina Adelaide foi c.c. um meu parente Jerônimo Pereira de Vasconcelos, Conselheiro e F.C.C.R., filho do primeiro Visconde de Ponte da Barca - Jerônimo Pereira de Vasconcelos e de D. Maria Leonor Pires Monteiro Bandeira.
Muito me interessa informações ou indicação de fontes sobre a ascendência da dita D. Cristina Adelaide.
Mui Cordialmente,
José Roberto Vasconcelos
Serraria - Brasil
vasconcelos@genealogias.org
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Minha cara Prima,
A Catarina Pereira era natural do lugar de Nespereira - Freguesia de Pinheiro - Oliveira de Frades.
Os pais dela casaram a 17.11.1638 - Lv. 1, fl 176v na dita freguesia de Pinheiro e o pai era fº de Pedro Dias e de Isabel Dias, e a mãe era fª de Simão João e de Marquesa Fernandes.
Caso queira mais algum esclarecimento é só dizer.
Cumpt
José Couceiro da Costa
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Caro José Couceiro da Costa
Tenho andado a ver se o apanho no arquivo de Aveiro, mas pelos vistos temos andado desencontrados.
Como sabe, o seu tio-bisavô José Estêvão foi casado com a minha tia-avó Olímpia d'Eça e Noronha Pereira do Couto Brandão. Embora não tivessem descendência vão constar em trabalho que tenho em mãos e que tenciono publicar. Surgiram-me entretanto algumas dúvidas que passo a expôr e para as quais solicito o favor da sua ajuda.
a) Tenho nos meus apontamentos que o casamento de Francisco Manuel C.C. com D. Constança Ludovina se realizou em Fevereiro e não em Novembro, como refere. Poderá confirmar s.f.f.?
b) Qual a data de falecimento da primeira mulher do seu trisavô, que creio se chamava D. Maria Augusta Osório Machado?
c) Qual o motivo do «tardio» casamento do referido Francisco Manuel com D. Constança Ludovina? Seria por haver algum entrave por serem primos?
Ficarei muito grato por qualquer achega.
Um abraço
Francisco Serpa Brandão
Direct link:
RE: Couceiro / Barjona de Freitas
Caro José Roberto Vasconcelos,
A D. Cristina Adelaide era fª do dito Dr Augusto Cesár Barjona de Freitas e de sua mulher D. maria Eduarda Seabra Couceiro, fª por sua vez de António Pedro Pimentel Pereira Couceiro, cap. de ordenanças da Vila de Pereira, e administrador do morgadio dos Couceiros (de Pereira) e de s.m D. Josefa d`Avila Pinheiro Coelho Seabra (casou a 26.03.1836). O António Pedro era fº de D. Ana Angélica Couceiro (n. Pereira a 25.07.17)adm. do morgadio dos Couceiros, e de Manuel Guedes Pereira. D. Ana Angélica era fª de Maria Josefa Couceiro, administradora do morgadio dos Couceiros, e de Francisco Xavier Couceiro
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Caro Francisco de Serpa Brandão,
Realmente não tenho podido ir ultimamente ao ADA, mas espero em breve poder ir.
Dado o adiantado da hora vou ser mto sintéctico
a) O FMCC casou a 07.11.1869 às 21.00H na sua capela de Vilarinho, freguesia de Cacia.
b) Não sei
c) O principal entrave ao casamento foi a conclusão de todo o processo de nomeação de um último sucessor para a administração dos Vínculos que ele administrava; a lei de ?? (teria que lêr o processo) que extinguis em defenitivo os vínculos previa para o caso de serem de rendimento elevado (e presumo se só houvesse um descendente) a possibilidade de nomear em vida um último administrador, o que aconteceu nomeando o seu fº varão Rui Maria Couceiro da Costa. Ora se já houvesse sucessão legitima de um outro casamento toda a sua casa seria dividida o que lhe causaria profundo desgosto. Só assim se compreende que no próprio assento de casamento legitime os filhos dele e de D. Constança Ludovina, sua prima.
Um abraço
Zé Couceiro da Costa
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Caro José Couceiro da Costa,
Muito obrigado pela pronta resposta. Não me tinha ocorrido que a causa do adiamento do casamento pudesse ser um problema relacionado com o vínculo. Assim faz todo o sentido.
Um abraço
Francisco
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Caro José,
Obrigada.
Avançou em mais algum ramo? Estou a tentar Alexandre de Barros + Maria de Barros (baptismos) e Gabriel de Lemos e Barros e António de Lemos e Barros (óbitos e notariais).
Cumprimentos
Rita
Direct link:
Couceiro / Barjona de Freitas
Caro José Couceiro da Costa,
Muito lhe agradeço as preciosas informações que tão gentilmente me fornece! Tenha certeza que me serão de muita utilidade em razão, principalmente, de minha ignorância em genealogia portuguesa, na qual estou apenas engatinhando.
No mais, coloco-me a seu inteiro dispor na obtenção de elementos que seja de seu interess cá no Brasil.
Cordialmente,
José Roberto Vasconcelos
Brasil
vasconcelos@genealogias.org
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Caro José Couceiro da Costa:
Acabo de receber uma informação que poderá merecer o seu interesse.
No A.D. de Portalegre existe um requerimento apresentado por Baltazar Couceiro da Costa (Doc. n.º 7193 - Judiciais de Elvas)referente a Capelas, no qual é citado o nome de uma filha do requerente, Maria Amélia Couceiro Seabra da Fonseca.
Cumprimentos,
J. Jorge Sá-Chaves
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Caro José Jorge Sá-Chaves,
Muito lhe agradeço a sua inf. e vou pedir ao ADP cópia do referido doc.
Esse Baltazar Couceiro da Costa, foi casado com D. Maria José Seabra da Fonseca n.1806 em Campo Maior, foi oficial de cavalaria.
A sua fª nasceu em 1836.
Caso queira mais alguma inf. é só dizer,
Cumprt.
José Couceiro da Costa
Direct link:
RE: Marçal
Caro J.J. Sá-Chaves
Agradeço, embora muito tardiamente, as informações que disponibilizou. Inadvertidamente deixei passar a sua mensagem.
Com relação aos Marçais aparentemente não há ligação com os meus, oriundos de Sesimbra.
Melhores cumprimentos,
Rita Cabeça Ramos
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Caro José Couceiro da Costa,
Desculpe voltar à carga, mas como tinha em dois apontamentos diferentes que o casamento do último morgado de Vilarinho tinha sido em Fevereiro e não em Novembro, aproveitei ontem, quando passei pelo arquivo de Aveiro, para tirar dúvidas. Assim, tenho o gosto de o informar que, de facto, o casamento se realizou em 7 de Fevereiro de 1869, conforme consta no livro 56 da freguesia de Cacia, fl. 2v., registo nº 4.
Um abraço
Francisco Serpa Brandão
Direct link:
Correia, Rebello e Almeida
Boa tarde
Recebi hoje o assento de óbito de Gonçalo Correia Rebelllo. Tem informações interessantes (filiação dele e da mulher, naturalidades e referência ao testamento e a um filho - irmão de D. Antónia Teresa de Almeida - Pedro de Almeida ...
Já o tem?
Aguardo notícias
Rita
Direct link:
RE: Correia, Rebello e Almeida
Cara Rita:
Estive todo este tempo fora em virtude de uma trovoada ter-me desfeito literalmente o meu computador.
Quanto ao obito do nosso Goncalo Correia Rebelo tenho o maior dos interesses.
Assim caso possa fico a aguardar.
Obrg. Zé
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Caro Francisco Serpa Brandao
Só hoje lhe respondo pois estive sem computador.
lamento se o tenha induzido em erro, pois a sua informacao está correcta e como nao podia deixar de ser, igual à minha.
Um abracosentos)
JCC
(tenho um teclado espanhol - faltam alguns assentos)
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Cara Rita:
Ao ler a sua mensagem e para meu espanto, deparei-me com alguns dos antepassados. A minha bisavó Rosa Delfina da Costa, filha de Delfina Figueiredo, era bisneta de Bernardo José Figueiredo e de Quitéria Maria Pinto, residentes em no Lugar de Ferreiros, da Freguesia de Serrazes. Bernardo e Quitéria tiveram um filho, José que nasceu em 10.06.1806 e que foi batizado em 18.06.1806.
Antonio Neves
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Caro António Neves
As notícias que tenham para lhe dar não são muito simpáticas. Na obra citada, o fim da linha que lhe interessa é precisamente Bernardo José de Figueiredo cc. Quitéria Maria Pinto de Almeida (se quiser as referências dos assentos diga).
Além disso não descobri qualquer relação dos nossos Almeida de Serrazes com a sua antepassada, D. Quitéria Maria.
Apenas uma sugestão: sei que o António Pestana anda a preparar outra obra, igualmente sobre costados alentejanos, em que desenvolve alguns dos costados abordados na primeira. Fique então atento, pode ser que ele desenvolva esta linha, pois está ligada a famílias tradicionais alentejanas. Penso que não há qualquer previsão da data de publicação.
Cumprimentos
Rita
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Cara Rita:
Desde já agradeço a sua resposta, e se não for incómodo, agradecia as referencias dos assentos. Tenho em meu poder os assentos de nascimento dos pais de Bernardo José de Figueiredo e de Quitéria Maria Pinto. Noutra linha pesquiso também o apelifo Amaral, naturais do lugar de Villa em Ventosa.
Se me permite, na mensagem que fazia referencia aos meus 5ºs avós, foi um assento de batismo que tentavam fazer ligação a outros que possui, ou qual a ligação ?
Sobre um apelido ( Malafaya), António Malafaya, padrinho de batismo do meu 4 avo, José Figueiredo, filho de Bernardo e de Quitéria, é referido este Senhor como
residente na quinta de Beijros???. Tem conhecimento desta Quinta?
Ainda quanto a Quitéria, sei que era filha de Francisco D´Almeida e de Maria Pinto, do lugar de Ferreiros.
Com os meus melhores cumprimentos
Antonio Neves
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Caro António Neves
Primeiro que tudo, a referência dos assentos:
Baptismo de D. António Maria Pinto de Figueiredo, filha de Bernardo José de Figueiredo e Quitéria Maria Pinto de Almeida: S. Pedro do sul, Serrazes, 22.06.1793, ADViseu, 1ºBS.Pedro do Sul - Serrazes (1788-1805) fl. 49;
Baptismo de Bernardo José de Figueiredo, N. S. Pedro do Sul, Serrazes, Bp. 17.06.1759, ADViseu, 1ºBS.Pedro do Sul - Serrazes (1746-1764) fl. 98 v.
De Quitéria Maria Pinto de Almeida não há qualquer referência a data de baptismo ou assento, apenas a naturalidade, que já sabe.
Relativamente ao apelido Amaral, de Vouzela, (ainda) não me cruzei com ele.
Quantos aos Almeidas, de Serrazes, tentava efectivamente, àquela data, ver se existiria alguma ligação. O Almeida de que falo são:
1. Ana Albertina de Albuquerque Couceiro (minha 6ªavó), n. 21/11/1770 em Nª Sra. Assumpção, Vouzela
2. António Valério de Lemos e Almeida, n. 30/12/1734, em Nª Sra. Assumpção, Vouzela (cc. Joana Inocência de Albuquerque Couceiro da Costa)
5. Antónia Teresa de Almeida, n. 24/06/1686, Freixo, Serrazes, S. Pedro do Sul (Teve pelo menos um irmão, Pedro de Almeida Ferreira) (cc. Francisco de Lemos e Barros)
11. Antónia de Almeida, n. de Moçamedes, S. Miguel do Mato, f. a 4/2/1697 em Serrazes, S. Pedro do Sul (cc. Gonçalo Correia Rebelo)
22. António de Almeida, n. de Moçamedes, S. Miguel do Mato, f. Fermil, Figueiredo das Donas, cc., em n. de Moçamedes, S. Miguel do Mato:
23. Maria de Almeida, n. Fermil, Figueiredo das Donas
Quanto à sua última pergunta, sobre os Malafaya, apenas conheço a quinta de Cavalaria. Também neste meus costados intervêm várias vezes como padrinhos ou procuradores de padrinhos. Por curiosidade, Marcelino José de Barros, meu trisavó, deve o nome a Marcelino Malafaya (na base de dados do genea), seu padrinho de baptismo.
Espero ter ajudado (por pouco que seja.
Cumprimentos
Rita
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Cara Rita:
Tem alguma informação quanto ao casamento da sua " Maria de Almeida"..
Cumprimentos
Antonio Neves
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Caro António Neves
Se a Maria de Almeida que refere é: "ii. MARIA DE ALMEIDA, b. 4 Fevereiro 1688, S. Pedro do Sul - Serrazes - Lv. 1. (Padrinho: José Homem Telles) filha de ANTÓNIA DE ALMEIDA e GONÇALO REBELO" (mensagem de José Couceiro da Costa), não tenho mais nenhuma informação.
Descendo de uma irmã, Antónia Teresa de Almeida e não investiguei os colaterais. Face ao que é dito na mensagem de José Couceiro da Costa, apenas consegui avançar mais uma geração. Caso esteja interessado, disponha.
Cumprimentos
Rita
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Caro António Neves
Penso que me enganei a colocar a resposta. Aqui vai:
Se a Maria de Almeida que refere é: "ii. MARIA DE ALMEIDA, b. 4 Fevereiro 1688, S. Pedro do Sul - Serrazes - Lv. 1. (Padrinho: José Homem Telles) filha de ANTÓNIA DE ALMEIDA e GONÇALO REBELO" (mensagem de José Couceiro da Costa), não tenho mais nenhuma informação.
Descendo de uma irmã, Antónia Teresa de Almeida e não investiguei os colaterais. Face ao que é dito na mensagem de José Couceiro da Costa, apenas consegui avançar mais uma geração. Caso esteja interessado, disponha.
Cumprimentos
Rita
Direct link:
Couceiros
Exmo.Sr. José Couceiro da Costa,
Em pesquisa que tenho desenvolvido há algum tempo, encontrei recentemente um Agostinho (Pires / Pais?) Couceiro, que foi morador em Goa pelo menos na primeira metade de seiscentos, pai de uma senhora de nome não citado na bibliografia, e sogro de um D Luís de Sousa da Silva.
Esse Senhor (Agostinho) teve por essa época um conflito com os almotacéis da Câmara de Goa, cujas razões desconheço, mas que ficou referido na correspondência dos Vice-Reis.
O que lhe pergunto é se nas informações que possui sobre Couceiros alguma vez encontrou tal personagem (o nome do meio é dificilmente legível no documento, não conhecendo eu até agora nenhum outro que possa servir de confrontação).
Muito agradecia uma resposta, se me conceder, na forma de uma indicação ou sugestão de pesquisa.
Os meus agradecimentos antecipados pela atenção.
Victor Ferreira
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Boa noite,
Peço desculpas pelo meu tópico não ser directamente relacionado com estes, mas eu hoje tive reparei num caso engraçado aqui no Geneall. Ao procurar por primos do meu avô, que são Affra, eu encontrei uns filhos destes, e cheguei a uma pessoa, irmã da minha Bisavó, Maria Adelaide Afra (n. 1910), que seria de supor, que fosse também, Maria Antónia Afra (n.1912). Mas não é que me deparo com um nome, Maria Antónia Couceiro da Costa.
Até aqui, nada de novo, a que me possam ajudar, mas acontece, que eu sei que, o nome da família não era Afra, mas outro. Mas, por razões que me transcendem, e à minha família, salvo erro, o meu trisavô, depois de deixar de se relacionar com a sua família de modo abrupto, adoptou o tal nome de Afra, apenas pela simples razão de ser dia de Sant'Afra - 5 de Agosto.
Pelo que sei, a família provinha de Sintra, onde o meu trisavô era médico, mas nãp posso acrescentar muito mais.
Apenas o facto das irmãs terem nomes diferentes, e o Couceiro da Costa não ser o nome de Baptismo, gostaria de saber se, de alguma maneira alguém sabe alguma informação relativa e esta possível família.
Obrigado,
Frederico Barreiros Mota
Direct link:
RE: Família Couceiro da Costa
Adiciono aqui o que encontrei no caso de não terem estes dados (como deixei noutro tema iniciado pela RIta Cabeça Ramos)
Fonte: Apontamentos Históricos - Aveirenses Notaveis - Rangel de Quadros ; rev. João Gonçalves Gaspar
Citação de pg 369:
"..... João Pedro (Padre) Miguéis Corrales .................. Em 25 de Novembro desse ano [1740] e como tal [vigário da freguesia de S. Julião de Cacia] assistiu ao baptizado de Francisco Manuel Couceiro da Costa, filho de João Couceiro Lançarote Coelho e de sua mulher D. Teresa Quitéria de Figueiredo. Esse Francisco Manuel era neto paterno do Capitão Luis Lançarote Coelho e de D. Mariana da Silva; e materno de Domingues Marques da Silva e de D. Helena Valente de Figueiredo, de Estarreja. Foi o pai de Luis Estevão Couceiro da Costa e avô paterno de Francisco Manuel Couceiro da Costa, natural desta cidade [Aveiro] e cavalheiro tão conhecido, como estimável. ..................."
Espero que isto ajude se ainda estiver pelas redondezas....
Direct link:
Família Couceiro da Costa
Boa tarde,
a avó Aida era minha bisavó, mãe do meu avô Jorge Emanuel Mário Elder Sá-Chaves (médico em Belém) e avó da minha mãe Maria Miguel Bettencourt Sá-Chaves de Oliveira Leite, nascida a 25 de Janeiro de 1955 e baptizada no Mosteiro dos Jerónimos.
Estudou no Instituto de Odivelas e tinha uma meia-irmã mais velha do lado do pai que era contra-almirante, João Carlos Adrião.
O seu nome era Aida Couceiro da Costa Castelo Branco Adrião Sá-Chaves casada com Mário Jorge Elder Sá-Chaves. (filho de José Maria D'Oliveira Sá-Chaves,1861, aluno do Colégio Militar Nº 149 do curso de 1874, neto do general Francisco D'Oliveira Sá-Chaves e sobrinho do Coronel de Cavalaria Francisco José D'Oliveira Sá-Chaves Jr. também aluno do Colégio Militar, nº 120 do curso do curso de 1871.
O visconde do Paço de Couceiro era seu tio-avô ou tio-bisavô.
A mãe chamava-se da Avó Aida chamava-se Maria Cândida Palmeiro Adrião, natural da Lapa, Lisboa, (filha de João Marçal do Carmo Palmeiro e de Maria Joana Galvão Couceiro Palmeiro), casada em Albufeira aos 23 anos com João Carlos Adrião (pai) de 59 anos, viúvo, natural de São Jorge, (filho de Serafim José Adrião e de Vicência Paula Adrião), natural de Lisboa, no dia 26 de setembro de 1892.
Era prima da Maria Innocencia Couceiro da Costa (Aveiro) Casa de São Paulo.
Tenho um documento que não consigo ler que menciona os seguintes:
João Couceiro da Costa Tenente Coronel casado com Joana Rosa de Mendonça Arrais e Almada
Baltazar Couceiro da Costa casado com Catarina Barbosa das Dores e depois com Maria José da Fonseca Seabra.
João José Couceiro da Costa Seabra
Amália José Couceiro da Fonseca e Costa Seabra
João Couceiro da Costa 1º Barão do Paço de Couceiro
José Maria Couceiro da Costa Coelho de Melo
D. Maria do Carmo, viúva de Vasco Sardinha Galvão
D. Mariana
D. Ana Albertina
encontrei uma referência ao livro Famílias Titulares grandes de Portugal pelo Visconde de Sanches de Baêna (nossos familiares também) 1890 Albano da Silveira Pinto
e
Brazonário de Portugal, 1º volume pág. 139-140
(não sei do que se tratam)
Cumprimentos,
Filipa Sá-Chaves de Oliveira Leite Vidal Freire
Direct link:
Família Couceiro da Costa
Cara Filipa,
Obrigado pela sua simpática mensagem e que muito gostei .
Informações muito curiosas e interessantes e caso queira enviar uma imagem do dito documento que têm dificuldade em ler, terei muito gosto em ajudar,
Mcumps
Jose Couceiro da Costa
Direct link:
Família Couceiro da Costa
Olá, boa tarde,
muito obrigada pela sua rápida resposta ????
Por ter perdido a minha mãe aos 11 anos (tinha ela 32), sempre tive muita curiosidade em saber mais sobre a minha família uma vez que o meu pai não tinha ligação ou interesse algum e não me deu grandes informações a respeito.
Tenho alguns documentos que posso envia-lhe.
Pode dar-me o seu endereço o seu email?
Cumprimentos,
Filipa.
Direct link:
Família Couceiro da Costa
Peço desculpa pelos sinais de interrogação, tinha enviado um sorriso e apareceu assim!
ReplyDirect link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 25 Nov 2024, 14:36