José António Marreiros Cardeira
This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias
José António Marreiros Cardeira
Caros confrades,
Estou a acabar de ler um livro, muito interessante, de José António Marreiros Cardeira. Trata- se da obra "Lagos Cidade, Subsídios para uma monografia", onde o autor utiliza o pseudónimo "Mário Cardo".
Terão, por acaso, dados sobre a sua ascendência? Interessa-me, em particular, o ramo Marreiros.
Os meus melhores cumprimentos
Artur Camisão Soaresh
Direct link:
RE: José António Marreiros Cardeira
Caro Artur,
Podes contactar, se estiveres para aí virado, a Drª Esperança Maria Cruz Marreiros Cardeira, investigadora, e professora auxiliar, na Universidade de Lisboa, cujo mail é:
ecardeiraarrobahotmailpontocom
Para mais informações sobre Marreiros, julgo que deves consultar o ANTT, é sem dúvida, o melhor local para procurar, assim tenhas vontade.
Mas julgo, a bem ver, que a ligação dos Marreiros, está feita...não aqui no Genea (também ninguém morre, ou deixa de dormir por isso), mas noutros apontamentos.
Portanto, devias voltar-te para os Pacheco. Aí sim, existem dúvidas.
E mais uma vez, o melhor lugar para procurar, é o ANTT, assim tenhas vontade.
Talvez quando estiveres melhor da gripe...=)
Um abraço
Luis
Direct link:
Re: José António Marreiros Cardeira
Meu caro primo Luís,
Boa. Vou contactá-la com toda a certeza.
Quanto ao ANTT: vou pesquisar os "Marreiros" e os "Pachecos". Já te disse, e repito, que vou ter uma atitude mais dinâmica!!
Relativamente à gripe: estou quase bom, obrigado. Mas olha que estive mesmo aflito...:-)
Um abraço
Artur
Direct link:
Re: José António Marreiros Cardeira
Caro Luís,
Acabei de enviar o e-mail, com o teu conhecimento. Aguardemos notícias.
Um abraço
Artur
Direct link:
Re: José António Marreiros Cardeira
Caro Artur,
Ok. Aguardemos...
Abraço
Luis
P.S. Estou interessado na possível descendência de João Luis Landeiro Pereira de Sousa n. Fermedo 8.1.1738
Direct link:
Re: José António Marreiros Cardeira
Caro Luís,
Eis o que por ora sei sobre José António Marreiros Cardeira, extraído da nota biográfica, pág. 171 da citada obra, publicada em Lagos em Outubro de 1998:
«Mário Cardo “José António Marreiros Cardeira” nasceu em Lagos, na freguesia de S. Sebastião, em 11 de Janeiro de 1928. Terminou o curso liceal em Lisboa, em 1947, foi funcionário público entre 1948 e 1950 e matriculou-se entretanto na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, licendiando-se em Ciências Geográficas, em Junho de 1954. Apresentou estudos monográficos sobre o concelho de Lagos e sobre a Geoeconomia das Pescas e, como dissertação de licenciatura, um estudo sobre “A pesca no Algarve do Barlavento”. Ingressou imediatamente no ensino e foi bolseiro do Instituto de Alta Cultura”, em 1955 e 1956, tendo, nesse segundo ano, sido convidado para secretário da secção de Astronomia, Geofísica e Geografia do XXII Congresso Luso-Espanhol para o Progresso das Ciências.
Em 1958 tomou posse do lugar de professor efectivo, na Escola Industrial e Comercial de Faro, de que foi membro do Conselho Administrativo e sub-director, tendo participado e leccionado em inúmeras acções de formação e de apoio pedagógico. A partir de 1988 tem feito parte do Secretariado de exames da Escola Secundária Tomás Cabreira e dirigido a Biblioteca da Escola, dedicando-se à classificação onomástica e discálica dos volumes entrados.
Sob o mesmo pseudónimo publicou “Lagos – bosquejo histórico e turístico”, em 1960, no jornal de Turismo e, para o trimensal Lacobrigense “Ecos do Algarve”, em 1961 sob as iniciais MAC e em 1961-62 com o pseudónimo Mário Guerreiro, escreveu uma trintena de artigos sobre o Algarve, especialmente sobre as diferentes embarcações, modos e artes de pesca no Barlavento Algarvio. Tendo em preparação um estudo “O Algarve – a terra e as gentes”.
Abraço
Artur
Direct link:
Re: José António Marreiros Cardeira
Errata:
Onde se lê licendiando-se, deve-se ler licenciando-se
Nota- Minhas desculpas. Tecla acima...!
Direct link:
Re: José António Marreiros Cardeira
Caro Luís,
Recebi agora a resposta. A Professora Doutora Esperança Maria Marreiros Cardeira é filha do Dr. José António Marreiros Cardeira e sua avó era "Marreiros"! A família é do Burgau, que fica perto de Vila do Bispo.
A Senhora, muito gentilmente, reecaminhou a mensagem para o seu pai, o qual nos poderá fornecer mais dados.
Renovado abraço
Artur
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 13 Nov 2024, 07:55