Sertã - Fam. Valdeira
This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Regiões
Sertã - Fam. Valdeira
Caros confrades,
A família Valdeira é originária da Sertã, freguesia do Troviscal. Tanto quanto pude apurar, o apelido é um toponímico relativo a um pequeno lugar do Troviscaínho, onde viveu no sec. XVIII uma família de apelido Alvares.
Quando no início do séc XIX, João Álvares passou ao Troviscal, o Valdeira foi adicionado ao nome passando ambos os apelidos a ser usados em conjunto; posteriormente o Alvares foi simplificado para Alves, tendo chegado à actualidade como apelido composto Alves Valdeira.
Tenho a genealogia dos Alvares (m/varonia) até Pedro Alvares que morreu em 1670, todos da freguesia do Troviscal.
Qualquer informação adicional é bem-vinda. Da mesma forma disponibilizo aquela de que disponho para possíveis interessados.
Cumprimentos,
JValdeira
Direct link:
RE: Sertã - Fam. Valdeira
A família Valdeira extende-se neste momento à ilha da Madeira, sendo a única por cá. Sou o último Valdeira neste momento capaz de continuar a família por estas bandas. O meu avô, Joaquim Valdeira, viveu em Lisboa até '98,tendo passado por África antes da descolonização. O meu pai, Matos Valdeira, chegou à Madeira em '78, e desde então tem ficado por cá. Eu, Zé Valdeira, o último capaz de dar continuidade a este lado da família, tenho neste momento 22 anos e vou ser pai em janeiro (de uma menina!)...A ver vamos se para a próxima acerto e consigo dar continuidade a este nome que por cá gera sempre alguma confusão com Caldeira. Para terminar, gostava de saber um pouco mais sobre familiares meus, já que não conheço ninguém...zevaldeira@gmail.com abraços valdeira's!
ReplyDirect link:
RE: Sertã - Fam. Valdeira
Caro Zé Valdeira,
Curiosamente já sabia que existiam Valdeiras na Madeira porque nos meus tempos de tropa estive colocado no GAG2 em S.Martinho e na altura alguém me perguntou se era familiar de um Sr. Valdeira que estava ligado a uma empresa (se não me falha a memória) de nome Ilhotel ou algo semelhante.
Tenho imensa curiosidade em saber as origens do seu avô Joaquim Valdeira que aposto tenha origem na Sertã, uma vez que até agora nunca encontrei ninguém com o nosso apelido que lá não tivesse origem... e realmente somos muito poucos como se depreende de uma consulta rápida às listas telefónicas.
Fico a aguardar!
Cumprimentos,
Jorge Valdeira
Lisboa
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 16 Nov 2024, 15:10