Quintela
This topic is classified in the following rooms Famílias | Pessoas | Regiões
Quintela
Caros amigos,
Tenho um ramo da familia que utiliza o nome "Quintela" originario de Ponte de Lima (freguesias de Poiares e Cossourado). Alguem possui alguma informacao sobre esta familia?
Um dos elementos, Manuel Alves Quintela, nascido na primeira metade de oitocentos, tera casado tres vezes mas, as informacoes sobre a sua ascendencia sao contraditorias... Qualquer informacao sera bem vinda.
Respeitosamente
Alves dos Santos
Direct link:
Quintela
Boa tarde Sr. Alves dos Santos. Esta sua mensagem é antiga, mas possuo as informações que precisa. Não as tenho aqui à mão, consultarei a minha base de dados e vou enviar-lhe essa informação oportunamente. Mas posso dizer-lhe que esse ramo Quintela é originário de Vila de Punhe - Viana do Castelo. Um dos ramos estabeleceu-se em Poiares, com ramificações em Cossourado e também em Freixo. Aliás, ainda hoje existem pessoas em Freixo descendentes dessa família que chegaram a ser caseiros da Quinta de Corutelo. Oportunamente envio-lhe mais informações. Cumprimentos, Emídio.
ReplyDirect link:
Quintela
Bom dia Sr. Alves dos Santos.
Consultei a minha base de dados e posso dizer-lhe o seguinte. O mais antigo que possuo dessa família é Manuel Alves Quintela, nascido em Cossourado - Barcelos por volta de 1840. Por vias indirectas sei que os seus pais eram de Vila de Punhe - Viana do Castelo, mas não sei os nomes. Manuel era casado com Maria Josefa Barbosa (1840-?), também natural de Cossourado. Penso que esta é a sua primeira mulher e nada sei das outras duas.
Este casal veio depois morar para Poiares - P. Lima, e depois ainda moraram na Quinta de Corutelo - Freixo, onde foram um dos caseiros dessa Quinta.
Sucedeu-lhes depois na Quinta, o filho Manuel José Alves Quintela, nascido em Poiares em 1872 e casado com Antónia Correia de Barros(1873-?), natural de Freixo no lugar de Paçô, filha de António José de Barros natural de Rebordões Souto - Ponte de Lima e de Antónia Rosa Correia natural de Freixo.
Este casal uniu-se matrimonialmente em 1902, e passaram a ser um dos 3 caseiros que a Quinta de Corutelo possuía na altura. Desta união nasceram 5 filhos (se houveram mais, desconheço):
1 - Teresa Alves Quintela (1903-?) C.c. Manuel Gonçalves Afonso (Paçô - Freixo; 1904-1977), ainda hoje vivem descendentes seus em Freixo.
2 - Jerónimo Alves Quintela (1906-1971) C.c. Rosa da Silva Dias (Quinta - Freixo; 1903-1992), há poucos descendentes desta família (que eu conheça), quase todos emigrados.
3 - João Alves Quintela (1908-?) C.c. Maria de Sousa Brandão (Paçô - Freixo; 1912-1940) e depois casado segunda vez com Aurora de Carvalho (Poiares; ?-?). Do primeiro casamento não houve geração, do segundo conheço apenas duas famílias que descendem desse casal, estando alguns emigrados em França e outros a morar no Porto e em Lisboa.
4 - José Alves Quintela (1910-1987) C.c. Olinda de Magalhães Fagundes (Cachada - Freixo; 1913-1997). Existem descendentes deste casal aqui em Freixo, mas também em Barcelos e Darque.
5 - Rosa Alves de Barros (1914). Desconheço se casou e se teve descendentes.
Cumprimentos, Emídio.
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 13 Nov 2024, 01:52