Garcias Mascarenhas

This topic is classified in the following rooms Heráldica | Famílias | Regiões | Pessoas

Garcias Mascarenhas

#69684 | Pedro França | 16 Jul 2004 00:41

Caros confrades:

Alguém tem conhecimento da existência de alguma CBA ou de uma pedra de armas da família Garcias Mascarenhas, dos de Folhadosa e Avô, da família do poeta de Avô, Brás Garcia Mascarenhas?
Agradeço qualquer contributo documental.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Garcias Mascarenhas

#69756 | JCALD | 17 Jul 2004 01:51 | In reply to: #69684

Caro Pedro França:

Por absoluta falta de tempo, não me tem sido possível intervir no Forum, embora não deixe de fazer uma visita quase diária.

Mas, por não ter havido resposta a este seu tópico, acho de minha obrigação dar-lhe as seguintes pistas.

Na «Monografia de Seia», do Rev. Dr. J. Quelhas Bigotte, encontrei duas referências:

Pág. 574 – Campa armoriada de João Garcia Mascarenhas, à entrada do cemitério de Tourais.

Pág. 421 – Desenho da pedra de armas existente sobre o portal do Solar de Folhadosa. É um partido de Garcia e Mascarenhas, com timbre de Mascarenhas. Todo o conjunto está invertido, não se percebendo se é erro da gravura, pois a fotografia do portal, também reproduzida, é muito má, não permitindo ver a pedra de armas. Assim será um partido de Mascarenhas e Garcias.

No «Brás Garcia Mascarenhas», do Doutor António de Vasconcelos

Pág. 11 – Uma belíssima gravura, representando o mesmo brasão, mas em posição correcta. Diz a legenda: «BRAZÃO DARMAS DA FAMILIA DOS GARCIAS DE MASCARENHAS DE FOLHADOSA». Não sei se há no texto mais alguma referência.

Pág. 310-311 – Reprodução do retrato deturpado do poeta, de uma litografia que figura na edição de 1846 do «Viriato Trágico» promovida pelo Conselheiro Albino de Abranches Freire de Faria. O brasão encontra-se sob o retrato, incluído numa cartela, mas muito mal representado (as 3 faixas dos Mascarenhas estão substituídas por outros tantos labéis).

Em «O Poeta Garcia», do Visconde de Sanches de Frias

Pág. 4 – Um retrato à pena de Brás Garcia Mascarenhas, assinado por Alina (futura 2.ª Viscondessa de Sanches de Frias), acompanhado por um escudo com as mesmas armas, sem timbre. É uma reprodução livre da litografia anteriormente mencionada. A autora, que era bastante talentosa, não mostra grande habilidade para o desenho heráldico (mantém os labéis, e os leopardos dos Garcias dir-se-iam dóceis cachorrinhos).

Um abraço do

José Caldeira

Reply

Direct link:

Para o Zé Caldeira

#69759 | Pedro França | 17 Jul 2004 02:12 | In reply to: #69756

Caro Zé Caldeira:

Muito lhe agradeço este seu precioso contributo para a GP e para o meu arquivo pessoal, pois, como saberá, tenho costela desta família por parte dos Abranches da Beira.
Disponha.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Garcias Mascarenhas

#207650 | mariacasas | 07 Sep 2008 23:11 | In reply to: #69756

Caro José Caldeira

descendo de Marcos Garcia Mascarenhas, poderá dizer-me onde encontrar esses livros, haverá as imagens digitalizadas???

Grata pela ajuda

Maria Casas

Reply

Direct link:

RE: Garcias Mascarenhas

#207668 | JCALD | 08 Sep 2008 03:17 | In reply to: #207650

Cara Maria Casas:

Qualquer dos livros deve estar à consulta nas bibliotecas públicas, pelo menos na BN.
A última edição da «Monografia de Seia», do Rev. Dr. J. Quelhas Bigotte, é de 1981. Possivelmente, ainda se encontra à venda. Recordo-me que não foi muito cara. Os serviços da Câmara Municipal de Seia talvez a possam informar.
Foi feita uma reedição recente pela U. Coimbra do «Brás Garcia Mascarenhas», do Doutor António de Vasconcelos.
«O Poeta Garcia», do Visconde de Sanches de Frias, foi editado em 1905 (salvo erro) pela Parceria de António Maria Pereira, que o continuava a comercializar com quase todas as outras obras do autor, enquanto a livraria existiu. Hoje só em alfarrabistas.
Não conheço imagens digitalizadas desses brasões.
Lamento não ter podido ser mais útil.
Cumprimentos,
José Caldeira

Reply

Direct link:

RE: Garcias Mascarenhas

#207677 | mariacasas | 08 Sep 2008 08:35 | In reply to: #207668

Caro José Caldeira
muito obrigada pela sua ajuda. Entretanto pesquisando na net encontrei por acaso a imagem de um escudo de armas dos Garcia Mascarenhas que editei em mariacasasblogspot.com, se quiser ver.

Cumprimentos

Maria Casas

Reply

Direct link:

RE: Garcias Mascarenhas

#211891 | mariacasas | 29 Oct 2008 09:58 | In reply to: #69684

Caro Pedro França

descendo de Marcos Garcia de Mascarenhas, por acaso li esta sua mensagem, e de facto é algo que tb procuro, a pedra de armas ou a/e carta de brasão. Em Folhadosa vi por cima do portão o brasão dos meus parentes Monteiro (foram para obrasil, são médicos, ambos: Profs na Univ.Medicina de São Paulo). Dos Amarais e Abranches meus antepassados não encontrei...e no solar nada dos Pimenteis nem dos Garcia Mascarenhas...
se souber de alguma pista por favor diga

melhores cumprimentos

Maria Casas

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 07 Jul 2024, 17:15

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen