Família Chamusca em Portugal

This topic is classified in the following rooms Famílias | Brasil

Família Chamusca em Portugal

#70921 | semíramis | 05 Aug 2004 18:30

Olá

Família Chamusca
Sou brasileira e meu sobrenome é Chamusca. Sei que meu bisavô era português e veio de Portugal para o Brasil em meados de 1800. Mas, apesar, de ter entrado no site do Concelho da Chamusca, não consigo encontrar nenhuma pessoa dessa localidade que tenha sobrenome Chamusca. Porém, meu bisavô dizia que veio de um lugar em Portugal de nome Chamusca. Alguem poderia me ajudar a descobrir a origem deste sobrenome ?
Sds.
Rachel

Reply

Direct link:

RE: Família Chamusca em Portugal

#70922 | MO2004 | 05 Aug 2004 19:27 | In reply to: #70921

Cara Rachel

Não sei a origem do sobrenome/apelido "Chamusca", mas fui ao site da PT comunicações (www.118.pt) e encontrei este apelido de norte a sul de Portugal, com excepção dos Açores e Madeira. Assim, há muitas pessoas com este apelido em Portugal.
Na Chamusca propriamente dita não encontrei ninguém com esse apelido.
Espero ter ajudado de algum modo.

Cumprimentos
Maria Helena

Reply

Direct link:

RE: Família Chamusca em Portugal

#70924 | semíramis | 05 Aug 2004 22:00 | In reply to: #70922

Cara Maria Helena
Muitíssimo agradecida pela sua informação.
Quer dizer que somos muitos Chamuscas em Portugal ?? Será que são meus parentes ? Acho que tenho que ir aí para descobrir "in loco" ! Tenho certeza que adorarei esse país ...
Pesquisarei no referido site.
Bjs.
Rachel

Reply

Direct link:

RE: Família Chamusca em Portugal

#70930 | MO2004 | 06 Aug 2004 01:56 | In reply to: #70924

Cara Rachel

Ter o mesmo apelido não significa obrigatoriamente que sejam seus parentes.
Se desejar, veja também o tópico aqui no Genea sobre "Família Marques", que até é um caso parecido com o seu (leia atentamente a resposta de Abivar).
Boa sorte e boa pesquisa.
Bjs.
Maria Helena

Reply

Direct link:

RE: Família Chamusca em Portugal

#70989 | zedonordeste | 07 Aug 2004 02:09 | In reply to: #70921

Os meus cumprimentos. Conheço no Algarve várias pessoas com o apelido chamusca, mas não sei se serão da vossa familia.

Jose Almeida

Reply

Direct link:

RE: Família Chamusca em Portugal

#179758 | chamus | 09 Jan 2008 21:02 | In reply to: #70921

Olá, Rachel Chamusca, veja q surpresa...
ainda q postado já há bastante tempo, veja q a internet pode ser eterna, mesmo...
q prazer saber q há uma xará da minha irmã...
de onde vc é? nós somos gaúchos, filhos de um Chamusca carioca, netos de baiano, claro!

hoje, porém, moro em Salvador, no q parece, voltando às origens, não é?

adoraria q pudéssemos manter contato para estreitar o conhecimento sobre nossos antepassados.
eis abaixo meus contatos para tentarmos fazer isso acontecer

um abraço!
André Chamusca
Tel.: +55 (71) 3324-4459
Cel.: +55 (71) 9185-7090
msn: chamus78@hotmail.com
e-mail: andre.chamusca@hospitalidade.org.br
skype: ichamusca

Reply

Direct link:

RE: Família Chamusca em Portugal

#221043 | r5ywa90l | 12 Feb 2009 15:42 | In reply to: #70921

Cara Rachel:
Sou de um ramo da família Chamusca e já tenho 62 Outonos, que eu saiba, ninguém da nossa família imigrou para o Brasil. Um retorno aos anos de 1800 é realmente muito longínquo para que possamos ter algumas certezas. Chamusca é um concelho do Distrito de Santarém região do Ribatejo mas nada tem haver com o apelido "Chamusca. "Os Chamuscas" são realmente muito poucos o que pode pretender-se julgar ser na origem uma única família. Em Lisboa, todos os "chamuscas" estão de uma forma ou outra ligados aos mesmos laços familiares.
Em Portugal (e de forma geral no mundo ocidental) tinha-se por hábito na idade média designar-se ou chamar-se pela alcunha quem revelasse uma característica pessoal. Assim por exemplo, uma pessoa que viesse da Chamusca teria como nome "o chamusca".Ainda hoje de uma forma velada isso acontece. Quem sabe se a um dos nossos antepassados isso não aconteceu?
Boa Sorte na pesquisa.
Hernani Chamusca

Reply

Direct link:

RE: Família Chamusca em Portugal

#316558 | davidgregorio | 04 Nov 2012 18:46 | In reply to: #70921

Cara Rachel,

Só agora vi o seu tópico. Acho que devia ter em conta o facto de o seu bisavô dizer que era da Chamusca. Tenho vários antepassados que ao abandonarem as localidades de origem adoptavam o nome das mesmas na nova morada. É possível que o seu bisavô tivesse adoptado o nome "Chamusca" uma vez chegado ao Brasil, e que não tenha qualquer relação com os outros apelidos "Chamusca" que existem em Portugal. Estou familiarizado com os registos paroquiais da Chamusca, já que estou neste momento a fazer a minha própria pesquisa. Se me pudesse indicar os outros nomes do seu avô e eventuais antepassados, podia tentar encontrar mais dados sobre ele.

Cumprimentos,
David

Reply

Direct link:

RE: Família Chamusca em Portugal

#335354 | jmchamusca | 18 Sep 2013 15:59 | In reply to: #221043

Cara Rachel e restantes "Chamuscas" eu sou só mais um da "família" as minhas origens mais próximas não têm nada a ver com a vila Chamusca do Ribatejo já que a minha família mais próxima, pelo menos até ao meu bisavô, é originária do Distrito de Castelo Branco, concelho de Idanha-a-Nova, mais concretamente de uma aldeia chamada Penha Garcia, onde existem aliás duas famílias Chamusca. Quanto aos Chamusca do Algarve que alguém aqui referiu, possivelmente são os meus primos que vivem na zona de Portimão.
Espero ter contribuido de alguma forma para a pesquisa.

Saudações.
Jorge Chamusca

Reply

Direct link:

Família Chamusca em Portugal

#415455 | Chamusca1977 | 08 Jun 2019 05:05 | In reply to: #179758

Boa noite!! Meu nome é Simone Chamusca, bisneta de Severo Chamusca( português). Ele morou na Bahia e teve filhos por lá... talvez sejamos parentes....q bacana, André!!

Reply

Direct link:

Família Chamusca em Portugal

#415456 | Chamusca1977 | 08 Jun 2019 05:10 | In reply to: #316558

Boa noite! Sou bisneta de Severo Mendes Chamusca( português)... será então q ele se auto referia como Chamusca somente pelo fato de ter vivido no vilarejo de mesmo nome?

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 28 Jun 2024, 12:05

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen