Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
This topic is classified in the following rooms Famílias | Regiões
Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Olá o meu nome é Paulo e possuo uma base de dados com cerca de 6000 registos relacionados com famílias dos Concelhos de Ferreira do Zêzere, Tomar e Alvaiázere. Estou disponivel para trocar informações e auxiliar os investigadores destes três Concelhos.
ReplyDirect link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Parece que sou o primeiro a recorrer! Mas antes de pedir ajuda, pergunto:
1.registos paroquiais?
2.de que datas?
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
1. A base são os assentos civis e paroquiais, há no entanto referências que extraí de outros documentos como Habilitações de genere, Santo Ofício, Desembargo do Paço, Provedorias de santarém e Tomar, obras genealógicas, etc...
2. Principalmente séculos XVII, XVIII e XIX.
Um abraço.
Paulo
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Solicito contacto
francisco.cabral@mailtec.pt
Pretendo trocar informações sobre as seguintes famílias
Vasconcelos e Godinho Cabral
Na expectativa de breves notícias
Atentamente
Francisco Godinho Cabral
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
As famílias Vaconcellos e Godinho Cabral, são duas das mais antigas e prestigiadas famílias do Concelho de Ferreira do Zêzere, sendo que os Vasconcellos provéem da Quinta de Santo António do Souto, na freguesia do Beco (e anteriormente da freguesia de Pussos-Alvaiázere), onde ainda existe um Solar, lamentavelmente muito degradado, com um belíssimo pórtico armoriado, representando as armas atribuidas aos irmãos Joaquim e Manuel Sousa Ribeiro (uma outra pedra de armas desta família encontra-se em São pedro do rego da Murta-Alvaiázere). Dois filhos destes irmãos casaram, dando continuidade à família. Quanto à família Godinho Cabral, esteve principalmente radicada no antigo termo da Vila de Pias, onde ainda hoje, na freguesia de Areias, a Quinta das Valadas que tem uma pedra de armas desta família. Uma outra pedra de armas existiu no Solar vulgarmente designado por Solar dos Morgados do Fontão e Tabuaço, nas Pias, mas terá sido vendida para um comerciante de Tomar em meados deste século. Também na sede do Concelho viveram alguns ramos desta família, nomeadamente João Godinho Cabral, importante comerciante, fundador em finais do século passado da Casa Comercial Godinho Cabral & irmão, e os descendentes do antigo secretário municipal André Carlos Ferreira, casado com D.Ana de Vasconcellos Godinho Cabral, de quem já não há descendência em Ferreira, mas segundo notícias de alguns familiares meus existirá um ramo desta família na zona de Cantanhede. Também durante o estado novo, Luciano Godinho Cabral, Senhor da Quinta das Valadas, desempenhou o cargo de Delegado especial do governo para o Município de Ferreira do Zêzere. Fico ao dispor para novo intercâmbio de informações. Um abraço.
Paulo
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Paulo,
Por acaso alguma coisa sobre Coelhos Torrezões (ou só Coelhos, ou só Torrezões, ou Torrezões Coelhos, ou Coelhos de Sande) dos sécs. XVI e XVII?
João
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Lamento mas não tenho nada, se obtiver alguma informação entrarei em contacto.
Paulo
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
OLA PAULO .AGRADECO A RAPIDEZ DA SUA RESPOSTA .ESTOU AO SEU DISPOR PARA LHE DAR AS INFORMACOES QUE PRECISAR.DESDE JA LHE POSSO DIZER QUE O MEU AVO SE CHAMAVA ANTONIO COTRIM E ERA ORIGINARIO DE UMA PEQUENA ALDEIA CHAMADA RELVA NO CONCELHO DE VILA DE REI .ATE BREVE PAULA
ReplyDirect link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Ola Paula. A informao
ao que me enviou pode ser o inicio de uma pesquisa complexa na medida em que há uma família Cotrim da Relva entre aquelas que são abordadas na obra do Padre José Maria Félix. De momento eu tenho essa obra emprestada mas assim que a recuperar vou de imediato começar a investigar. Seria bom se fosse possivel disponibilizar-me as seguintes informações:
1º - Por que ano terá nascido António Cotrim.
2º - Com quem foi casado.
3º - Como se chamavam os pais de António Cotrim.(se não souber, tente obter essa informação junto de um familiar mais idoso).
Fico a aguardar. Um abraço e até breve.
Paulo
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Paulo
Obrigado pelas informações acerca dos capitães-mores.Na verdade a vila em questão chama-se S. Tomé de Negrelos e fica nos arredores de Santo Tirso ao norte do Porto.Os registos de óbito e de casamento de meus antepassados referem apenas que alguns deles são capitães.Penso que capitão.mor e capitão de ordenança deve ser a mesma coisa .Já investiguei em Lisboa no Arquivo Histórico sem qualquer resultado.
Cumprimentos
Miguel
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Miguel,
Para aprofundar essa matéria sugiro a consulta de livros sobre história militar. Um livro recente sobre os sargentos, da autoria de Vaza Pinheiro, da editorial Notícias saiu recentemente, adquiri-o no Modelo por 1000$00 e contém informações preciosas para além da referência a outras fontes mais completas. Posso no entanto adiantar que capitão de ordenanças e capitão mór são coisas distintas. Se um antepassado Seu surgir com os dois títulos poderá indiciar que antes de Capitão mór, foi capitão de ordenanças, o que sucedia com alguma frequência. Também é vulgar, nalguns municipios, ser exigido aos candidatos a esses cargos, o preenchimento de certos requisitos, como por exemplo nobreza de sangue, sendo que essas informações são preciosas para o estudo do estatuto social das famílias.
Boa sorte nas pesquisas e disponha sempre.
Um abraço.
Paulo.
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Tem alguma coisa sobre Jácome Reymonde de Noronha? Principalmente alguma coisa mais actual do que Felgueiras Gayo? Tinha alguma curiosidade sobre o estado actual desta família de Tomar (ou arredores).
Vasco Jácome
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Paulo
Gostaria de saber se ainda existe e onde fica a casa e quinta do Desterro que pertenceu a meu 5º avô Estevão de Sá Mendonça, capitão-mor de Pias por 1729. Onde ficam Beco e Prescoxe?
Muito obrigada.
Maria de Lourdes
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Paulo
Obrigado pelas informações enviadas sobre os capitães-mores.O que eu tenho de concreto são registos de óbito ,de casamento e inquirições de génere que dizem que alguns antepassados meus(ex Manoel de Sousa Brandão Ferreira de Eça)eram capitães ,não acrescentando mais nada.Portanto não sei se são capitães -mores ou de ordenanças.Este tipo de investigação é de facto importante porque dá informações sobre o núcleo familiar e a importância relativa do mesmo.
UM abraço
Miguel
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Carissimo Paulo Alcobia Neves,
Espero que esteja tudo bem contigo, após ler as informações que colocas-te acerca dos Capitães-Mor / Ordenanças, aproveito a oportunidade para te colocar a seguinte questão:
para se ser Oficial de Ordenanças (da Coroa)era necessário ser da nobreza ou ter necessidade de provar nobreza de sangue ?
Como se concorria a esses lugares???
Um abraço amigo
CARLOS PINTO MACHADO (teu colega no Q.E.S.)
Mail: canivari@netc.pt
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Prezada Maria de Lourdes,
Obrigado pela Sua participação. De facto ainda existe a casa e Quinta do Desterro. Está inclusivé a ser restaurada no presente, pelos actuais proprietários. Fica situada num pequeno lugar chamado Alqueidão das Pias, a cerca de 12 Km de Tomar, e pertence ao Sr. Eng. Luis de Ávila e Castro. Trata-se de uma das casas mais importantes desta região, na qual existiu em tempos uma capela onde se celebraram diversos casamentos, inclusivé o de D. Francisca Efigénia de Sá e Mendonça, com Faustino Lopes Nogueira, de cujo casamento nasceu o Marquês de Sá da Bandeira e de quem igualmente descendem os Sá Nogueira.
A linha de representação de Estevão de Sá e Mendonça está no ramo de Almofala. Quanto à pergunta sobre o Beco e Prescoxe ou "Piriscoche", são duas localidades muito ligadas à história desta família uma vez que foram Morgados de Piriscoche onde detinham grandes propriedades e na ascendencia de Estevão de Sá encontramos diversas famílias do Beco. Piriscoche no entanto fica longe, algures para os lados de Santa Iria de Azoia, nas imediações de Lisboa. Disponho de inumeros elementos sobre esta família e fico ao Seu dispor.
Gostaria se possivel de saber qual a Sua ligação genealógica com Estevão de Sá e Mendonça.
Cumprimentos
Paulo
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Carissimo Carlos,
Grande surpresa. Gostava de saber notícias Vossas (irmão e demais família), eu voltei às origens familiares e reparto os meus dias entre Tomar e Ferreira do Zêzere. O meu email é o jpan@clix.pt. Quanto à questão que me colocas, confesso que não sou muito entendido em história militar. Relativamente aos municípios, sei que nalguns era necessário provar nobreza de sangue, noutros bastava viver à lei da nobreza havendo ainda Municipios onde a principalidade era suficiente. Para se concorrer a estes lugares eram os próprios que normalmente formalizavam as candidaturas e apresentavam diversos elementos tais como rendimentos, nomes de familiares que tivessesm ocupado os cargos para os quais concorriam, nobreza (se houvesse) etc. Por "tabela" tenho encontrado alguns desses processos nos Maços da Casa do Infantado (ANTT) relacionados com a Vila de Dornes. Também nos livros Municipais dos Concelhos ou extintos Concelhos deverá existir bastante informação a esse respeito.
Aguardo notícias tuas.
Um abraço.
Paulo
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Vasco,
Já por diversas vezes encontrei registos da família a que se refere no decurso das minhas investigações, no entanto não tenho nenhum registo na minha base de dados.
Infelizmente também não tenho o F. Gayo sendo assim resta-me assumir o compromisso de daqui para a frente tomar nota do que me for aparecendo. Se porventura me puder enviar fotocópias do Título dessa família, será mais fácil investigar. A minha morada é a seguinte: Paulo Alcobia Neves, Quinta da Penha de França, Carril, 2240-310 Dornes. Um abraço
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Muito obrigado pela resposta. Mas se me enviar o seu e-mail, posso enviar um scaner das páginas em questão (talvez só lá para o fim de semana). O meu é vascojacome@net.sapo.pt
Vasco Jácome
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Vasco,
O meu email é jpan@clix.pt.
Um abraço
Paulo
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Falando dos Oficiais de Ordenança, como é o caso dos capitães, posto militar que tinha como função comandar o corpo de segurança e defesa local. Eram sempre escolhidos entre os notáveis da terra que viviam à lei da nobreza, numa formula que reunia posses, influência e estatura.
Óscar Caeiro Pinto
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Óscar,
Obrigado pela sua esclarecedora colaboração. Se fosse possivel gostava que que nos prestasse algumas informações sobre as competências do capitão de ordenanças e do Capitão mór.
Paulo
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Paulo
Obrigada pelas informações que me deu. A minha ligação a Estevão de Sá e Mendonça é a seguinte: Minha tetravó era precisamente Francisca Xavier de Sá Mendonça Cabral da Cunha Godolphin casada com Faustino José lopes Nogueira de Figueiredo e Silva, meu trisavô era José Cabral de Sá Nogueira (irmão do Marquês de Sá da Bandeira) casado com Maria Guadalupe de Paiva de Magalhães e Vasconcelos, meu bisavô era Faustino de Paiva de Sá Nogueira casado em 1ªs núpcias com Luísa Aglaé Fanny de Sá Nogueira, sua prima (filha do Marquês de Sá), sem descendência e em 2ªs núpcias com Maria Teresa Nazaré Soares dos Santos, meu avô era José de Sá Nogueira casado com Ofélia Elisa de Vasconcelos Raposo Botelho.
Se precisar de mais informações terei todo gosto em dá-las.
Com os melhores cumprimentos
Maria de Lourdes
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Sobre este assunto tenho notícia de um livro que deve ser esclarecedor:
As Populações a norte do Douro e os franceses em 1808 e 1809 (Alguns elementos históricos).
Azeredo, Carlos de
Porto. Museu Militar. 1984.
Vasco Jácome
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Maria de Lourdes
Muito obrigado pelo envio da Sua ligação genealógica a Estevão de Sá. Penso que seria interessante e enriquecedor, elaborar um trabalho genealógico com as descendências completas de Estevão de Sá e Mendonça. (não sei se sabe que Estevão foi casado por duas vezes, a 1ª das quais com uma Senhora Cotrim, aparentada com os meus antepasssados). Eu detenho no presente as descendências completas de D.Maria Benvinda, que herdou as Casas e o morgado da famílias, nas Pias por ser filha de Manuel de Sá Godolfim e Mendonça, irmão de Sua tetravó avó D. Francisca. Possuo também cópia a côres do original da carta de armas de Estevão de Sá e Mendonça, e informações extraídas do Tombo da família Sá, que se encontra em poder de um descendente de Augusto de Sá, mas que foi há alguns anos catalogado por Salvador de Sá Nogueira.
Possuo ainda algumas obras que considero indispensaveis para o estudo desta família que são "A ascendência do Marquês de Sá da Bandeira pela imagem", de Ayres de Sá, "A Vila e Concelho de Ferreira do Zêzere", do Dr. António Baião, "O dogma anti-geográfico" de Ayres de Sá, com fantásticos mapas genealógicos e preciosas informações (tenho repetido por isso posso oferecer-lhe um dos meus exemplares), e por fim de Candido da Silva Teixeira, "Antiguidades, famílias e varões ilustres de Sernache do Bonjardim".
Se porventura puder fornecer-me (em regime de co-autoria) os elementos da linha de D. Francisca, ou indicar-me alguém que o possa fazer, ficar-lhe-ia imensamente grato. Já antevejo um encontro nas Pias de todos os descendentes de Estevão de Sá...
Se entretanto quiser perder um dia (presumo que esteja em Lisboa) e deslocar-se a Tomar, terei todo gosto em Lhe mostrar as Casas e Quintas (Alqueidão e Alegria) dos seus antepassados e colocar à sua disposição a documentação que possuo.
Com os melhores cumprimentos.
Paulo
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Vasco,
Obrigado pela informação. Aproveito para lhe comunicar que descendo de uma família Jácome do Lago, proveniente da região de Viana do Castelo. Destes descendem entre outras famílias os Pedra Palácios, Morgados de Santa Marta de Portuzelo, e antepassados de meu 6º avô José da Cunha, filho de Baltasar da Cunha Pedra Palácios e neto de Miguel da Cunha Pedra (que figura no Felgueiras Gayo).
Haverá alguma ligação entre as nossas famílias Jácome? Desta minha ascendência Minhota apenas conheço os antepassados directos.
Um abraço.
Paulo
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Paulo
Assim o diz o Gayo! Os Jácomes do Lago resultam do casamento de um Lago, sr. de Curutelo, com uma senhora Jácome, dos de Viana, que são os mesmos de Braga!
Aliás, na origem dos Jácomes referida neste site faz-se alusão a isso mesmo: diz-se que de Vasco Jácome descendem dois ramos, os Jácome Reymonde (de que já lhe falei) e os Jácome do Lago. Esta segunda citação é um pouco redutora, pois deste filho, Diogo Jácome (referido no site em “Miranda”) descendem todos os Jácomes do Minho, incluindo os da Casa do Avelar (meus primos próximos e chefes da linhagem) e vários ramos colaterais, incluindo estes “do Lago”.
Cumprimentos,
Vasco
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
CARO PAULO .INCRIVEL O SUCESSO QUE TEM ESTE TOPICO .ESTOU EM CONTACTO PERMANENTE COM A MINHA FAMILIA EM PORTUGAL E DENTRO DE POUCO TEMPO PENSO PODER DAR AS INFORMACOES QUE ME PEDIU .SEMPRE AO SEU DISPOR . paula cotrim
ReplyDirect link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Paulo,
Gostava de saber se há Boavidas na sua base de dados?
Fernando
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Paula,
Muito obrigado pela mensagem, fico a aguardar as referidas informações. Até breve.
Paulo
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Fernando,
Já por diversas vezes encontrei o apelido Boavida em pesquisas no Concelho de Tomar, o mesmo não me recordo de ter encontrado quer em Ferreira quer em Alvaiázere, contudo por não se associar com nenhuma das famílias que estudo não tomei apontamento. Se tiver mais elementos quer onomásticos quer geográficos talvez o possa auxiliar.
Cumprimentos,
Paulo
Direct link:
Famílias Teixeira e Alcobia de Aguas belas e Pires, de Vila do Rei e Netos de Mação
Pretendo obter ou trocar informações sobre estas famílias. Agradeço toda a colaboração. Meu avô Joaquim da Silva Pires, capitão, radicou-se em Paio mendes, Ferreira do Zêzere.
ReplyDirect link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Paulo
Só agora tenho oportunidade de responder. Agradeço imenso todas as informações que me tem dado e será com grande prazer que em breve me deslocarei a Tomar e aproveitarei a sua oferta de me mostrar os lugares onde estão as minhas raízes. Não vivo em Lisboa, mas sim em Braga, pois minha Mãe depois de casar veio viver para o Norte.
Quanto à descendência de Francisca Xavier, embora eu possua os dados, eles foram recolhidos por Salvador de Sá Nogueira, continuados por seus irmãos João e Bernardo e, mais recentemente, estavam a ser actualizados por Rodrigo de Sá Nogueira filho de Salvador.
Gostaria ainda de saber onde poderei arranjar as obras que referiu e ficarei muito grata se realmente me quiser oferecer "O dogma anti-geográfico" de Ayres de Sá.
Com os melhores cumprimentos
Maria de Lourdes de Sá Nogueira Santarém
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Maria de Lourdes,
Obrigado uma vez mais pela Sua colaboração, efectivamente seria do maior interesse poder reunir os elementos compilados pelo Seu primo Rodrigo com os meus (Descendentes de Manuel de Sá Godolfim e Mendonça, irmão de Dona Francisca e sucessor no morgadio do Alqueidão das Pias e tb alguns descendentes de António de Sá Godolfim e Mendonça, filho varão de Estevão de Sá, solteiro, que deixou geração perfilhada).
Quanto aos livros parace-me que poderemos tratar desse assunto no decurso da Sua vinda a Ferreira, pois é lá que tenho o "Dogma anti-geográfico" e tb é lá (C.M.) que poderá adquirir a obra do Dr. António Baião, quanto aos outros livros estão esgotados quando muito poderei tirar fotocópias do que Lhe interessar.
Aguardando notícias e despeço-me com os melhores cumprimentos.
Paulo
Direct link:
RE: Famílias Teixeira e Alcobia de Aguas belas e Pires, de Vila do Rei e Netos de Mação
Olá Luis,
Bem vindo ao Forum. De facto o Capitão Pires é uma referência para a História do Concelho de Ferreira do Zêzere na 1ª metade do século XX. Na revista "A Hora", em 1940, saiu um suplemento sobre o distrito de Santarém no qual vem referências interessantes a respeito do teu avô. Tanto quanto sei nasceu na freguesia de Amêndoa. O sogro do Capitão Pires foi Pedro Neto, que penso ser natural de Salaviza, foi este importante proprietário e negociante de madeiras que adquiriu a Casa do Castelo a qual foi muito frequentada por Alfredo Keil no virar do século.
Fico ao teu dispor.
Cumprimentos a todos aí em casa e um abraço.
Paulo
Direct link:
RE: Famílias Teixeira e Alcobia de Aguas belas e Pires, de Vila do Rei e Netos de Mação
Olá!
Um dos meus 5º avôs chamava-se Francisco Rodrigues, nasceu a 15/8/1751 nos Outeiros –Águas Belas, filho de Luís Rodrigues natural dos Outeiros e de Maria de Alcobia. Neto materno de Miguel de Alcobia e Antónia Maria. Tendo casado a 7/12/1780 em Águas Belas com Vicência Maria, filha de Manuel de Alcobia e Vicência Maria.
Não sei se existe alguma relação entre o meu ramo dos Alcobias e o seu ou se possui alguma informação adicional que me possa facultar.
Até Breve!
Susana
Direct link:
RE: Famílias Teixeira e Alcobia de Aguas belas e Pires, de Vila do Rei e Netos de Mação
Olá Susana!
O Paulo falou-me de sí. A minha árvore ainda está no inicio e não tenho antepassados tão recuados no entanto os meus Alcobias eram dos lados da Varela/Outeiros. Talvez haja algum parentesco. Vou prosseguir as minhas averiguações quem sabe exista alguma relação.
Um abraço
Luis Teixeira (Paio Mendes)
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Vasco,
Recebi as páginas do F.G. que gentilmente me enviou. Assim que obtenha alguma informação entrarei em contacto. Uma vez mais muito obrigado pela Sua colaboração.
Um abraço
Paulo
Direct link:
RE: Famílias Teixeira e Alcobia de Aguas belas e Pires, de Vila do Rei e Netos de Mação
Olá Susana,
Que tal essas investigações? O ramo Alcobia do qual descende o Luis é o de José Maria de Alcobia, que se estabeleceu em Cernache do Bonjardim no principio deste século. A descendência deste José Maria vem no Candido Teixeira e os nomes dos pais dele tb. mas onde me encontro neste momento não tenho acesso a essa obra. Vou consultá-la e depois dou notícias. Um abraço pra todos.
Paulo
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Olá a todos!
Ando um pouco arredada dos destes écrans, mas é com muito gosto que vou descobrindo este novo tema.
Como repararam tenho um nome não muito habitual - Crisóstomo. É um nome grego que quer dizer "boca de ouro". Tomo é boca e crisos (khrysos) é ouro.
Posso dizer que somos da beira baixa, pertinho de Ferreira do Zêzere, ou seja, em Vila de Rei e é uma povoaçãozinha chamada Vilar do Ruivo.
Gostaria de saber, se possível, se realmente terei ascendência grega.
Cumprimentos,
Liliana Crisóstomo
Direct link:
RE: Famílias Teixeira e Alcobia de Aguas belas e Pires, de Vila do Rei e Netos de Mação
Olá Paulo!
As investigações cá vão andando. Graças à minha amiga já tenho mais uns nomes e mais umas datas, relacionados com 'Tomaz da Cruz'. Já sei quem foi o 1º. Chamavasse, como é óbvio, Tomaz da Cruz casou com Francisca Nunes de Jesus em 1823 na Igreja de Ferreira,era filho de Manuel da Cruz e Rosa Maria. Ainda não sei ao certo se nasceu no Rio Fundeiro ou em Ferreira, mas quando tiver informações correctas eu digo.
Até Breve,
Susana
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Primo Paulo,
cá me encontro, finalmente, para partilhar, também, todas as informações que tenho sobre as famílias de Alvaiázere, Pussos, Maças D.Maria, etc...
Muitos parabéns pela ideia do fórum.
Para os outros listeiros:
encontro-me ao vosso dispôr com informações sobre as famílias Godinho, Bráz, Baptista, Frazão, Silveira, Furtado, Carvalhos, Cruz e outras.
Saudações,
Inês Alves Guerra
Direct link:
Famílias de Alvaiázere
Caros Participantes,
Em virtude da grande afluência que este Forum tem tido, e por uma questão de organização optei por criar no Forum 4 novos tópicos para os quais se devem direccionar os participantes consoante a sua àrea de interesse. Assim a partir de hoje 11.10.2000, o Forum intitulado Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar passa a funcionar com estes 4 tópicos pelo que desde já agradeço a Vosso compreensão e colaboração.
Paulo Alcobia Neves
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Cara Liliana,
A etimologia da palavra que dá origem a um apelido apesar de nalguns casos poder ser um auxiliar útil à genealogia não o é sempre. Assim, o apelido Crisostomo poderá ter sido adoptado por qualquer pessoa, a partir de uma palavra que já existindo no nosso vocabulário não cria qualquer relação familiar ou étnica com a origem da palavra que menciona.
Como exemplo disso poderia mencionar alguns topónimos, de origem àrabe, os quais passaram a apelidos em gentes cristãs que, por ali viverem os adoptaram, seja como for, recomendo-lhe o livro do Padre José Maria Felix, "Vila de Rei e suas gentes", no qual há referências e pessoas com esse apelido.
Um abraço
Paulo
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Paulo, gostaria de saber se possui algumas informações sobre a família Heitor de Sousa, de Dornes.
Com os melhores cumprimentos
Nuno Alves
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Olá,
Gostava que me informasse se tem nos seus registos alguém da família de apelido Amor.
O meu pai chamava-se Joaquim Antunes Amor e nasceu em Mourolinho, Ferreira do Zêzere,e o meu avô e bisavô Manuel Antunes Amor, também dali naturais.
Agradeço, desde já, todas as informações sobre a família.Obrigada.
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Olá Isabel!
Eu também descendo de Famílias de Ferreira do Zezêre, e inclusivé tenho um tio que vive no Mourolinho-Igreja Nova. Em breve vou estar com ele e posso perguntar-lhe se ele conheceu os seus familiares.
Que tipo de informações procura?
Já tem as datas de nascimento do seu avô e bisavô? E como se chamavam as suas avô e bisavô?
É este tipo de informação que procura ou informações sobre outros familiares?
Até Breve.
Susana
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Olá Isabel!
não sei porquê mas a minha primeira resposta apareceu um pouco mais abaixo.
Aqui vai ela de novo:
Olá Isabel!
Eu também descendo de Famílias de Ferreira do Zezêre, e inclusivé tenho um tio que vive no Mourolinho-Igreja Nova. Em breve vou estar com ele e posso perguntar-lhe se ele conheceu os seus familiares.
Que tipo de informações procura?
Já tem as datas de nascimento do seu avô e bisavô? E como se chamavam as suas avô e bisavô?
É este tipo de informação que procura ou informações sobre outros familiares?
Até Breve.
Susana
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Ex.ma Sr.ª
Obrigado pela Sua mensagem. A família Amor é uma das famílias mais conhecidas da freguesia da Igreja Nova. A esta família pertenceu o Professor Antunes Amor, autor de diversas obras na área do ensino básico.
Não sendo uma das famílias que estudo, não será dificil, no futuro, recolher elementos que me forem surgindo, agadeço se entretanto me enviar uma esquematização genealógica com os nomes dos Seus pais e avós ou mais, se tiver, indicando preferencialmente o local de proveniencia de cada um.
Fico ao Seu inteiro dispôr.
Paulo Alcobia Neves
914994211
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Nuno,
Os Heitor de Sousa são uma das famílias mais antigas da região. Na minha base de dados possuo vasta informação sobre esta família que vem tb mencionada no livro do Dr. António Baião "A Vila e Concelho de Ferreira do Zêzere" e nas genealogias de Candido Teixeira.
Houve pelo menos duas cartas de brasão com as armas dos Sousas (do prado) passadas a descendentes desta família ainda que, e segundo um documento publicado na 2ª edição da referida obra do Dr. António Baião o apelido Sousa tenha surgido nesta família por uma ligação não sanguinea.
Contrariamente a muitas das solicitações que me tem sido feitas neste Forum, penso estar suficientemente documentado para o auxiliar naquilo que pretender.
Aguardo notícias.
Um abraço.
Paulo Alcobia Neves
914994211
Direct link:
RE: Família Amor de Mourolinho, Igreja Nova, Ferreira do Zêzere
Olá Susana,
Agradeço a sua resposta.
O meu avô de nome Manuel Antunes Amor, faleceu em 6.12.1904 com 59 anos no Mourolinho, donde era natural,sendo filho de Manuel Antunes Amor- meu bisavô-, também natural de Mourolinho e de sua mulher Maria Helena Amor- minha bisavó-, natural de Valle de Idanha, freguesia de Olalhas, Tomar.
Era casado com Angelina da Conceição Roberto Amor -minha avó, a qual era filha de José Roberto e Angelina Maria Roberto, meus bisavós - tendo falecido em 1.5.1947, com 79 anos, no Mourolinho, donde também era natural.
Em concreto, pretendo todas as informações ou registos,os mais remotos possíveis,sobre a família Amor de Mourolinho,fundamentalmente,no que concerne ao século 19 e anteriores.
Agradeço-lhe todas as informações que possa obter.
Atentamente,
Isabel
Direct link:
RE: Família Amor de Mourolinho, Igreja Nova, Ferreira do Zêzere
Olá Isabel!
Os livros dos Registos Paroquiais da Igreja Nova do Sobral não se encontram num único sítio.
No Arquivo de Santarém estão:
Baptismos 1851-1882
Casamentos 1848-1882
Óbitos 1834-1882
Na Torre do Tombo (Lisboa):
Baptismos 1842-1851*
Casamentos 1652-1848
Mistos 1608-1759
Óbitos 1643-1834
*Esta é a informação que possuo, mas estou a achar um pouco estranho os Baptismos mais antigos serem só de 1842.
Se morar em Lisboa ou em Santarém pode ser você mesma a fazer algumas das Investigações.
Pelas datas verá que o assento de Baptismo do seu avô, que terá nascido por volta de 1845, estará em Lisboa, enquanto o da sua avó, cerca de 1869, estará em Santarém.
Já tenho feito alguns pedidos ao arquivo de Santarém por carta ou por fax e eles foram bastante prestáveis. Com os dados que possui da sua avó penso que será relativamente fácil encontrarem o seu baptismo/nascimento. A sua avó era a filha mais velha ? Com a data aproximada do nascimento do primeiro filho do casal, pode conseguir-se a data de casamento.
Talvez o Paulo também lhe possa dar uma ajuda. Já viu no Fórum a resposta dele ao seu mail?
Até Breve,
Susana
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Paulo, agradecendo desde já o seu interesse e pedindo desculpa por não ter conseguido contactá-lo mais cedo, passo a expor as minhas duvidas resultantes da pesquisa genealógica relativa à arvore da minha avó materna:
O meu 8ºavô: Sebastião Heitor, n. c. de 1695 no Casal da Mata, freg. de N.Sra. do Pranto de Dornes, e f. a 3-9-1774. Casou com Grácia Gaspar,n. de Sta. Catarina, freg. de N. Sra. do Reclamador dos Casais, conc. de Tomar, onde passaram a morar. Filho:
meu 7ºavô: António Heitor, b. a 29-6-1719, em Sta. Catarina. Casou a 23-01-1752 com Sebastiana Maria, n. do lugar do Couto, freg. de S. Pedro de Beberriqueira, conc. de Tomar, onde passaram a morar, nascendo o meu 6ºavô Rodrigo António, b. a 17-2-1754. A partir daqui os meus antepassados adoptaram o apelido António e "Pardal", derivado de alcunha. A questão é a seguinte: No casamento de António Heitor e de Sebastiana Maria, António vem mencionado como António Heitor de Sousa, e o pai como Sebastião Heitor de Sousa (que é n. de Dornes). Serão estes meus antepassados, da FAMÍLIA HEITOR DE SOUSA?
Esperando que me possa ajudar nesta minha dúvida, despeço-me com um abraço.
Nuno Alves
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Paulo
Procuro informação sobre a família VAZ.Sei que Manuel Vaz nasceu cerca de 1900 em Areias, Ferreira do Zêzere, filho de André Vaz.
Todas as informações serão bemvindas.
Cumprimentos
António Forjó
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
ExmºSenhor,
Agradeço muito a sua resposta sobre a família Amor.
O Professor Antunes Amor é meu tio, irmão mais velho de meu pai, sendo também natural de Mourolinho, Igreja Nova, Ferreira do Zêzere.
Homem multifacetado do Saber e das Artes,poliglota e muito viajado,distinguiu-se fundamentalmente como eminente pedagogo, reconhecido aquém e além fronteiras, não só na Europa - designadamente,Alemanha, Àustria,Suiça e França-, como na Àsia, onde em ambos os continentes muito viajou,trabalhou e investigou, tendo sido discípulo dos grandes mestres, e ganhou inclusive em Paris, o prémio de Medalha de Prata na Exposição Internacional de 1931, com o seu invento didáctico de "Caixa Legográfica", para o ensino da leitura e da escrita.
A mesma encontra-se actualmente na Biblioteca e Museu do Ensino Primário em Lisboa, por generosa oferta de meu tio.
A par das suas funções profissionais- nas quais assumiu elevadas responsabilidades -de, nomeadamente,inspector interino nos círculos escolares de Abrantes e de Moimenta da Beira,Inspector da Instrução Primária do Estado da Índia, Superintendente das Escolas Municipais de Macau,desenvolveu ao longo de toda a sua vida uma intensa actividade e uma extensa obra, documentada, aliás, na Biblioteca Nacional em Lisboa.
Foi estudioso e conhecedor não só da pedagogia e didáctica- onde criou métodos próprios de ensino, ainda actuais-, mas também do cinema, das artes plásticas, da escrita, tendo colaborado com a imprensa como articulista, e dado várias conferências,palestras e demonstrações práticas.
É citado, por exemplo, na Enciclopédia Pedagógica Progredior( Fls.857).
Pareceu-me interessante dar-lhe estas informações.
Oportunamente enviarei a V. Exª uma esquematização genealógica da família.
Agradeço, desde já,a sua atenção.
Atentamente
Isabel Amor
Direct link:
RE: Família Amor de Mourolinho, Igreja Nova, Ferreira do Zêzere
Olá Susana,
Muito obrigada pela sua resposta, e suas úteis informações.
Há alguns anos atrás estive apenas algumas vezes na Torre do Tombo na tentativa de obter registos, dado que a minha disponibilidade de tempo na altura não era muita, e actualmente ainda é menor.
Já respondi ao Paulo, o qual certamente poderá ajudar.
Muito obrigada de novo.
Até à próxima
Isabel
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro António,
Cá nos encontramos de novo apesar de agora estar eu a jogar em casa...
Há uma família Vaz, com diversas ramificações na freguesia de Areias que, há cerca de um ano, organizou um encontro de família. Vou tentar contactar a organizadora deste encontro e saber se os Vaz que me pediu tem relação com esses.
Um abraço e até breve.
Paulo Alcobia Neves
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Nuno,
Desta vez o atraso foi meu mas pelo meio tive uma ausência do país e uma mudança de casa, daí só hoje ter aberto o correio. Quanto à possibilidade que me coloca, e uma vez que no registo de casamento de António, os seus antepassados surgem com esses apelidos é muito provavel que sejam da referida família, aliás o meu antepassado Francisco Heitor casado com Maria Cotrim, neta de Luis Cotrim de Sousa e Vasconcellos aparece sempre sem o Sousa no entanto na habilitação "de genere" de seu filho João surge ele e todos os demais com os apelidos Heitor de Sousa.
Dadas as proximidades geográficas dos nossos antepassados, e esta possibilidade de parentesco, e presumindo que ainda tenha ligações com esta região seria interessante marcarmos um encontro e cruzar informações.
O meu telefone é o 914994211 e moro presentemente em Tomar, na Rua de Leiria.
Um abraço e até breve.
Paulo
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Paulo
Obrigado pela sua mensagem e cá fico à espera.
Cumprimentos
António
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Olá, Paulo. Espero que esteja tudo bem consigo. Fiquei muito satisfeito com a possibilidade de termos antepassados em comum. Gostaria imenso de trocar informações consigo, embora no momento me pareça um pouco díficil, devido aos exames da faculdade irem começar brevemente, e também devido ao facto da casa de família em Tomar (a casa dos Ribeiros no Coito - S. Pedro de Tomar), não estar 100% disponivel para mim desde o falecimento da minha avó materna à cerca de 1 ano, penso que entende o que quero dizer. De qualquer forma, penso que poderemos continuar a falar pela net, e a trocar informações. A minha pesquisa começou à cerca de 2 anos e meio, com base nas informações das minhas avós e foi toda feita na Torre do Tombo. Abrangem os registos de fregs. da Beberriqueira, cidade de Tomar, Serra, Junceira, algumas habilitações e nobiliários. O meu mail é nunomalves@net.sapo.pt, o meu tlm. é 968083453. Descobri uma ascendência nos Bravos, de Tomar (ou Bravos de Moura).Se possuir alguma informação sobre um dos membros desta família: Tomé de Moura Bravo, fº de Francisco Bravo de Moura, ficar-lhe-ia muito agradecido. Igualmente sobre a família Campos ,que viveu na Macieira, freg. de Beberriq. Com um abraço, Nuno Alves
ReplyDirect link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Paulo
Um dos ramos da minha familia situa-se nas freguesias de Maçãs de Caminha e Alvaiázere, agradeço o seu contacto de modo a saber que elementos são necessários para poder verificar se de alguma forma os (ainda poucos)dados que tenho se cruzam com algumas linhas da sua base de dados.
Cumprimentos
António
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
A Todos os participantes deste Forum, desejo um óptimo ano novo, cheio de saúde, alegria e "novas descobertas genealógicas".
Feliz ano novo.
Paulo
Direct link:
Família Cotrim - Brasil
Caro Paulo
1- Você teria algo publicado sobre os Cotrins? Como adquirir? Neste mesmo sitio consta como Fontes um livro (ou será artigo?) "Os Cotrins" de sua autoria. É possível obtê-lo?
2- Você já tem o livro do Dário Cotrim - "O Distrito de Paz do Gentio e a História Sucinta de sua Decadência"? Se não, quer que eu lhe consiga uma cópia?
3- Já podemos fazer a ligação completa dos Cotrim de Caetité da Bahia com o resto da família em Portugal (tenho a ligação com Antonio Xavier de Carvalho e seu pai, mas isto não se conecta aos demais)
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Boa Tarde,
gostaria de saber informações acerca de uma família que viveu na cidade de Tomar. Trata-se de Joaquim Ferreira, filho de João Ferreira e de Maria José Ferreira, que foi, segundo creio, encarregado-geral da Fábrica de Fiação de Tomar. Casou em 1933 com Maria José da Piedade Joaquim, sua prima direita e não tiveram descendência. Viveu o casal nessa cidade de 1933 até 1969, ano do falecimento de Joaquim Ferreira. Tinham várias propriedades na cidade, por ex. na Rua Gil de Avô. Maria José da Piedade Joaquim (Ferreira) faleceu em 1999, deixando uma série de fotos e correspondência ilustrando toda uma vida nessa cidade, o que demonstra que terão tido relações de amizade com muitas famílias da cidade de Tomar. Outro legado interessante diz respeito à Fábrica de Fiação.
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Ex.mo Senhor,
Não consta da nossa base de dados qualquer registo a respeito dessa família no entanto existe uma obra da autoria de Manuel Guimarães (recentemente falecido)sobre a história da Fábrica de Fiação em Tomar. Vou pesquisar nessa obra solicitando-lhe, caso seja possivel, alguma informação sobre as famílias com quem se relacionavam, informações sobre os ascendentes, ou em ultimo caso poderá também enviar-me fotocópias do que achar mais adequado. A minha morada é Quinta da Penha de França. Carril, 2240 Dornes.
tlm. 91499421.
Um abraço.
Paulo Alcobia Neves
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Gostaria de saber se possui dados, ascendencia, e descendência, ramos de parentesco sobre tres familias de Tomar ás quais estou ligados por profundo laços de amizade, tendo inclusive deslocado ás Casa/quintas de algumas nessa zona:
Família Valle de Castro-Condes de Nova Goa
Família Queiroz e Mello-da Familia Mendes Godinho-
Família Alvellos- Mello e Castro Rodrigues da Costa de Alvellos-Visconde de Alvellos
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Muito obrigado pela sua disponíbilidade. Não tinha conhecimento dessa obra sobre a FFT. Aliás, penso que algum deste material teria sido interessante para essa obra. Em relação concretamente à FFT, tenho em minha posse várias dezenas de livros e estudos, do segundo quartel do sec. XX que já pensei em legar ao Museu do Traje, em Lisboa, pois neste museu existe uma parte exclusivamente dedicada à FFTomar. Quanto a dados mais concretos acerca destas duas pessoas, terei de investigar mais. Lembro-me de alguma correspondência trocada entre o casal e familias como os Mendes Godinho, os Tamagnini, os Galvão (Telles?), Lopes Cerveira (segundo alguns apontamentos julgo ter sido um deles juíz em Tomar), Lopes Graça, Madureira, Braamcamp Sobral e Resende Elvas. São apenas algumas, julgo que talvez as mais conhecidas dentro das que com eles se correspondiam. Já agora, pode indicar-me o nome exacto desse livro sobre a FFT?
ReplyDirect link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Ex.mo Senhor Cobra,
Quanto aos Valle de Castro existem títulos muito completos quer no anuário da nobreza de portugal, quer num número da revista armas e troféus (de que lhe darei conta noutra oportunidade) podendo também adquirir algumas destas obras na Companhia dos Livros, em Tomar, propriedade de um elemento desta família. A Família Queiroz e Mello é descendente dum ramo dos Queirozes de Pedrogão que em meados do séc. XIX se estabeleceu em Ferreira do Zêzere. Higino Otho de Queiroz e Mello casou então com D. Catarina Umbelina, Senhora da Casa da Frazoeira, de quem não houve descendentes, casando mais tarde com a Senhora da Casa do Adro, de que descendem os Queiroz e Mello. Mais concretamente este ramo que se associou aos Mendes Godinho, é um dos descendentes do Dr. Gualdim Queiroz e Mello, que exerceu medicina em Sernache do Bonjardim (hoje Cernache do Bonjardim). O grande especialista neste título é o Dr. Alfredo Magalhães Ramalho que poderá ser contactado no Centro Universitário João Paulo II, em Lisboa. Por fim os Alvellos e os Mello e Castro surgem igualmente em diversas obras genealógicas e foram Senhores, entre outras da Quinta dos Ganados, nas imediações de Tomar onde ainda hoje se pode admirar uma pedra de armas desta família, existindo igual representação numa sepultura do cemitério da freguesia de Casais-Tomar.´A esta família pertenceu o Heraldista Miguel Alvellos, autor entre outros trabalhos da obra "Pedras de armas de Tomar".
Como calculará a transcrição das genealogias destas famílias seria impossível neste espaço, de todo modo aqui ficam algumas achegas a este respeito.
Fico ao seu dispor para mais esclarecimentos despedindo-me com amizade.
Paulo Alcobia Neves
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Sousa-Tavares,
O livro tem por título A Fábrica de Fiação de Tomar e apesra de não aparecer com muita vulgaridade existem alguns exemplares na Companhia dos Livros Lda, em Tomar, na Praça da Republica. Quanto ao espólio, desculpe-me o bairrismo mas talvez fosse mais indicado oferecer ou até negociar com a Câmara Municipal de Tomar que recentemente adquiriu a Fábrica, tb eu teria interesse em consultar uma vez que uma trisavó minha foi funcionária dessa fábrica. Por fim as famílias de que fala são de facto muito conhecidas em Tomar, nomeadamente os Madureiras sobre os quais elaborei um estudo genealógico em tempos.
Fico ao seu dispor.
Um abraço.
Paulo Alcobia Neves
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Ex.mo Senhor Paulo Alcobia Neves
Na sua resposta,de hoje,ao Sr. Cobra,vejo referência a -Queirós -e originários de Pedrógão.Fiquei interessado ,porque tenho uma avó do séc.XVII,ou fins do séc.XVI -Domingas de Queirós e casada com o meu avô Manuel Carvalho,da freg.de São Domingos da Castanheira,ao tempo do concelho de Pedrógão Grande e hoje Castanheira de Pera.Se for possível agradecer-lhe-ei informações sobre -Queiroses-Carvalhos e ligações familiares destas regiões.Com amizade Rafael Carvalho
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Envio o meu e-mail,que esqueci na mensagem enviada,há pouco.
bdodegusmao@mail.telepac.pt
Rafael Carvalho
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Paulo,
Mais uma vez, obrigado pelas informações. A sua ideia de entregar estes documentos à cidade de Tomar, realmente faz muito mais sentido que a minha ideia original! Quanto ao livro, tentarei então adquiri-lo o mais breve possível, assim que me deslocar a Tomar. Entretanto, descobri entre outros documentos, um recorte de jornal, infelizmente não datado, dando notícia da morte de um Senhor Coronel Luizi, que também terá morado em Tomar. Como vi este apelido várias vezes escrito em certos papéis, será que já ouviu falar na família Luizi em Tomar?
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Sousa-Tavares,
Não tenho conhecimento algum sobre a família Luizi a que se refere no entanto tb ainda não tive oportunidade de consultar o livro de M. Guimarães. Quanto à aquisição desta obra, e uma vez que me desloco com alguma frequência a Lisboa, poderei fazer a aquisição e entregar-lho em Lisboa. Relativamente aos documentos que possui, caso os queira entregar á Câmara Municipal de Tomar, os responsáveis na área da Cultura são o Vereador Sr. Carlos Carrão ou o Sr. Arquitecto Faria.
Um abraço.
Paulo Alcobia Neves
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
sou igualmente descendente de Maças de D.Maria e maçãs do Caminho. Familia Braz.
fbteixeira@mail.telepac.pt
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Muito obrigado pela sua disponibilidade! No entanto neste momento tenho um impedimento maior para ir a Tomar. Estou neste momento em Amesterdão, apesar de me deslocar regularmente a Lisboa. Seria abusar de si, se lhe pedisse para me enviar para a Holanda esse livro, pois realmente tenho um enorme interesse a possuí-lo. Se não for um grande incómodo, era apenas questão de me indicar o valor do livro e dos portes de envio e eu enviaria esse montante.
Obrigado desde já.
H. Sousa Tavares
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Sousa-Tavares
Tratarei desse assunto ainda esta semana. Agradeço que me envie a morada para aqui ou se preferir para jpan@clix.pt.
Um abraço,
Paulo Alcobia Neves
Direct link:
RE: Famílias Teixeira e Alcobia de Aguas belas e Pires, de Vila do Rei e Netos de Mação
Susana,
Tudo bem convosco? Olha precisava dos nomes dos pais do "Tio Américo" que uma vez me enviaste. Vou a Ferreira em breve.
Paulo
Direct link:
RE: Famílias Teixeira e Alcobia de Aguas belas e Pires, de Vila do Rei e Netos de Mação
Olá Paulo!
Nós estamos bem. E vocês?
Aproveito para vos desejar um bom Ano.
No Início de Janeiro fomos a Ferreira, mas fomos e viemos no mesmo dia, por isso não te disse nada.
Quanto aos pais do "Tio Américo" chamavam-se António Rodrigues Tomás e de Maria Assumpção Marques, ele natural da freguesia de S. Miguel- Ferreira do Zêzere e ela da freguesia de Alcântara - Lisboa.
Também tenho o nome dos avós paternos, mas tenho esses dados em casa.
Já que vais a Ferreira, vou te pedir mais um favor. Se me confirmavas a data de óbito da minha bisavó paterna, Maria Angelina (ou Delfina) Duarte, natural dos Tanoeiros-Igreja Nova e que terá falecido na Pombeira-F.Z. por volta de 1925/26. E com que idade terá morrido?
Ela era casada com José Tomaz da Cruz, e filha de José Ferreira e Maria Duarte.
Gostava de continuar as buscas mas sem essa data é muito mais difícil!
Obrigada.
Até Breve,
Susana
Direct link:
RE: Famílias Teixeira e Alcobia de Aguas belas e Pires, de Vila do Rei e Netos de Mação
Olá Susana.
Retribuo os votos e comprometo-me a incomodar novamente o nosso estimado Padre Claro. Beijocas. Paulo
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Ex.ma Senhora D. Isabel Amor
Por via de um trabalho de investigação tenho consultado alguns documentos onde me surgem pessoas da I. Nova com o apelido Amor. Aguardo a Sua esquematização e prometo a curto prazo enviar-lhe alguns elementos. Gostaria de saber ainda, se possivel, se M.A. Amor foi casado e se teve descendência.
Atentamente
Paulo Alcobia Neves
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Paulo,
Espero que se encontre bem . Já tive oportunidade de vêr o seu livro daí pedir-lhe que me informe onde o poderei adquirir.
Um abraço e parabéns
Francisco Godinho Cabral
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Agradeço que me informe do nome do livro,porque pode vir a fazer-me falta consultá-lo.
mail:bdodegusmao@mail.telepac.pt
Direct link:
RE: Família Amor de Mourolinho, Igreja Nova
Exmª Senhor Paulo Alcobia neves,
Agradeço a sua resposta.
Como já oportunamente informei a Susana, o meu avô de nome Manuel Antunes Amor, faleceu em 6.12.1904 com 59 anos no Mourolinho, donde era natural,sendo filho de Manuel Antunes Amor- meu bisavô-, também natural de Mourolinho e de sua mulher Maria Helena Amor- minha bisavó-, natural de Valle de Idanha, freguesia de Olalhas, Tomar.
Era casado com Angelina da Conceição Roberto Amor -minha avó, a qual era filha de José Roberto e Angelina Maria Roberto, meus bisavós - tendo falecido em 1.5.1947, com 79 anos, no Mourolinho, donde também era natural.
Em concreto, pretendo todas as informações ou registos,os mais remotos possíveis,sobre a família Amor de Mourolinho,fundamentalmente,no que concerne ao século 19 e anteriores.
Agradeço-lhe todas as informações que possa obter.
Atentamente,
Isabel
Tema: Geral [modo expandido]
Mensagens neste tópico Autor Data
• Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar Paulo 14-09-2000, 22:58
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar Genea Portugal 17-09-2000, 03:01
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar Paulo 18-09-2000, 15:05
• Famílias Teixeira e Alcobia de Aguas belas e Pires, de Vila do Rei e Netos de Mação Teixeira 02-10-2000, 22:55
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar Francisca 10-10-2000, 23:06
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar Nuno Alves 22-11-2000, 13:17
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar isabel 22-11-2000, 19:48
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar António Forjó 28-11-2000, 20:42
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar ads 19-12-2000, 15:59
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar Paulo 28-12-2000, 19:00
• Família Cotrim - Brasil fcmiranda 11-01-2001, 18:01
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar Sousa-Tavares 17-01-2001, 13:06
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar José Santos Cobra 18-01-2001, 12:36
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar fgc 08-02-2001, 12:44
• RE: Famílias Teixeira e Alcobia de Aguas belas e Pires, de Vila do Rei e Netos de Mação Paulo 03-10-2000, 22:00
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar sucora 23-11-2000, 11:19
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar Paulo 23-11-2000, 18:31
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar Paulo 12-12-2000, 15:21
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar Paulo 18-01-2001, 12:30
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar Paulo 18-01-2001, 17:23
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar domconde 24-01-2001, 17:06
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar rafael mião 08-02-2001, 13:43
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar Nuno Alves 28-11-2000, 15:58
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar António Forjó 12-12-2000, 18:29
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar Sousa-Tavares 18-01-2001, 12:55
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar rafael mião 18-01-2001, 17:59
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar Paulo 12-12-2000, 15:35
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar Paulo 18-01-2001, 17:31
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar rafael mião 18-01-2001, 18:18
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar Nuno Alves 18-12-2000, 18:02
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar Sousa-Tavares 19-01-2001, 13:48
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar Paulo 23-01-2001, 15:41
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar Sousa-Tavares 25-01-2001, 13:15
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar Paulo 25-01-2001, 14:24
• RE: Famílias Teixeira e Alcobia de Aguas belas e Pires, de Vila do Rei e Netos de Mação sucora 04-10-2000, 16:25
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar sucora 23-11-2000, 12:05
• RE: Famílias Teixeira e Alcobia de Aguas belas e Pires, de Vila do Rei e Netos de Mação Teixeira 04-10-2000, 18:18
• RE: Família Amor de Mourolinho, Igreja Nova, Ferreira do Zêzere isabel 23-11-2000, 19:50
• RE: Famílias Teixeira e Alcobia de Aguas belas e Pires, de Vila do Rei e Netos de Mação Paulo 09-10-2000, 18:41
• RE: Família Amor de Mourolinho, Igreja Nova, Ferreira do Zêzere sucora 24-11-2000, 11:51
• RE: Famílias Teixeira e Alcobia de Aguas belas e Pires, de Vila do Rei e Netos de Mação sucora 10-10-2000, 18:04
• RE: Família Amor de Mourolinho, Igreja Nova, Ferreira do Zêzere isabel 07-12-2000, 16:46
• RE: Famílias Teixeira e Alcobia de Aguas belas e Pires, de Vila do Rei e Netos de Mação Paulo 01-02-2001, 19:20
• RE: Famílias Teixeira e Alcobia de Aguas belas e Pires, de Vila do Rei e Netos de Mação sucora 02-02-2001, 11:39
• RE: Famílias Teixeira e Alcobia de Aguas belas e Pires, de Vila do Rei e Netos de Mação Paulo 02-02-2001, 17:30
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar Paulo 23-11-2000, 18:20
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar isabel 07-12-2000, 16:30
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar Paulo 07-02-2001, 22:44
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar fgc 20-09-2000, 15:18
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar Paulo 21-09-2000, 22:49
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar jaf 22-09-2000, 23:49
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar Paulo 22-09-2000, 23:54
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar PAULA COTRIM 23-09-2000, 15:22
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar Paulo 25-09-2000, 23:31
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar PAULA COTRIM 30-09-2000, 14:13
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar Paulo 02-10-2000, 16:36
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar mbp 26-09-2000, 10:14
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar Paulo 26-09-2000, 18:28
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar MLS 27-09-2000, 11:53
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar Paulo 27-09-2000, 21:11
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar MLS 28-09-2000, 11:59
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar Paulo 28-09-2000, 21:18
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar MLS 03-10-2000, 12:45
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar Paulo 03-10-2000, 18:34
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar canivari 27-09-2000, 14:46
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar Paulo 27-09-2000, 21:25
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar Vasco Jácome 26-09-2000, 21:54
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar Paulo 27-09-2000, 21:32
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar Vasco Jácome 27-09-2000, 21:40
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar Paulo 27-09-2000, 22:08
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar mbp 27-09-2000, 12:29
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar 2910 27-09-2000, 22:19
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar Paulo 27-09-2000, 22:31
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar Vasco Jácome 28-09-2000, 19:45
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar Paulo 28-09-2000, 22:11
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar Vasco Jácome 29-09-2000, 19:57
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar Paulo 06-10-2000, 18:13
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar Fernando 01-10-2000, 23:03
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar Paulo 02-10-2000, 16:40
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar crisóstomo 09-10-2000, 19:30
• Famílias de Alvaiázere Paulo 11-10-2000, 18:01
• RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar Paulo 07-11-2000, 15:00
RE: Família Amor de Mourolinho, Igreja Nova, Ferreira do Zêzere 23-11-2000, 19:50
Autor: isabel [responder para o fórum]
--------------------------------------------------------------------------------
Olá Susana,
Agradeço a sua resposta.
O meu avô de nome Manuel Antunes Amor, faleceu em 6.12.1904 com 59 anos no Mourolinho, donde era natural,sendo filho de Manuel Antunes Amor- meu bisavô-, também natural de Mourolinho e de sua mulher Maria Helena Amor- minha bisavó-, natural de Valle de Idanha, freguesia de Olalhas, Tomar.
Era casado com Angelina da Conceição Roberto Amor -minha avó, a qual era filha de José Roberto e Angelina Maria Roberto, meus bisavós - tendo falecido em 1.5.1947, com 79 anos, no Mourolinho, donde também era natural.
Em concreto, pretendo todas as informações ou registos,os mais remotos possíveis,sobre a família Amor de Mourolinho,fundamentalmente,no que concerne ao século 19 e anteriores.
Agradeço-lhe todas as informações que possa obter.
Atentamente,
Isabel
Username:
Password:
(Esqueceu-se da password? Peça uma nova)
Responder a esta mensagem
Direct link:
RE: Família Amor de Mourolinho, Igreja Nova
Olá Isabel!
Eu não me esqueci de si, mas por motivos pessoais acabei por não me encontrar com o meu tio que vive no Mourolinho.
Quando tal acontecer eu digo-lhe.
Até Breve,
Susana
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Olá Paulo!
Cá estou eu de novo!
Será que na tua investigação não surgem uns 'Ferreira' da Igreja Nova(Tanoeiros)?
Beijinhos,
Susana
Direct link:
RE: Família Amor de Mourolinho, Igreja Nova
Obrigada Susana, pela sua mensagem.
Fico a aguardar o seu contacto.
Até breve,
Isabel
Direct link:
RE: Famílias Teixeira e Alcobia de Aguas belas e Pires, de Vila do Rei e Netos de Mação
Olá Paulo!
Não sei se ainda vou a tempo, mas aqui vão os nomes dos avós paternos do 'Tio Américo':
Manuel Rodrigues e Dona Gertrudes Maria.
Beijinhos,
Susana
Direct link:
RE: Famílias Teixeira e Alcobia de Aguas belas e Pires, de Vila do Rei e Netos de Mação
Obrigado Susana.
Há dias estive em Ferreira mas não encontrei o Sr. Padre Claro. Amanhã vou ao Arq. de Santarém, se precisares de alguma coisa de lá (1 ou 2) pois só vou lá estar umas horitas, liga-me ou manda email até ás 17 h.
Beijocas.
Direct link:
RE: Família Amor de Mourolinho, Igreja Nova
Cara Isabel,
De acordo com a certidão de baptismo do Professor Manuel Antunes Amor, os seus pais eram Manuel Antunes Amor, proprietário e Maria da Conceição. Sendo neto paterno de Manuel Antunes Amor e de Maria Helena e materno de Manuel Gonçalves Batalha, também proprietário e Brigida Maria. Dos elementos que coligiu, não encontro aqui a referida ascendência pelo lado da família Roberto a que se refere. Curiosamente para além do Professor Antunes Amor é de realçar que existiu na mesma época um Professor Gonçalves Batalha e também um Professor Roberto, sendo que este ultimo exerceu o magistério no Concelho de Elvas, mais concretamente no Povo de São Vicente, tendo um seu filho casado em Elvas com Francisca Caldeira Areias, de quem há descendência em Tomar. Dos outros filhos do Professor Roberto há descendentes em Montemor-o-novo, Portalegre, Estoril e Vila de Rei (os que eu conheço).
Melhores cumprimentos
Paulo Alcobia Neves
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Rafael
O meu último livro intitula-se Colectânea Fotográfica de Ferreira do Zêzere e apesar do título é uma obra generalista abordando diversas temáticas. Uma das quais obviamente é a genealogia. O livro pode ter interesse especial para quem estude as famílias Simões Baião, Silva Garcez, Cotrim e Cotrim da Cruz, Caldeiras. Contém ainda referências a elementos das famílias Costa Felix, Sá e Mendonça, Sá Nogueira, Godinho Cabral, Craveiro de Almeida Reis, Antunes Portugal, Alcobia e outras.
Um abraço.
Paulo
Direct link:
RE: Família Amor de Mourolinho, Igreja Nova
OLá Susana,
Obrigada pela sua mensagem.
Fico à espera de notícias.
Atenciosamente,
Isabel
Direct link:
RE: Família Amor de Mourolinho, Igreja Nova
Cara Isabel,
De acordo com a certidão de baptismo do Professor Manuel Antunes Amor, os seus pais eram Manuel Antunes Amor, proprietário e Maria da Conceição. Sendo neto paterno de Manuel Antunes Amor e de Maria Helena e materno de Manuel Gonçalves Batalha, também proprietário e Brigida Maria. Dos elementos que coligiu, não encontro aqui a referida ascendência pelo lado da família Roberto a que se refere. Curiosamente para além do Professor Antunes Amor é de realçar que existiu na mesma época um Professor Gonçalves Batalha e também um Professor Roberto, sendo que este ultimo exerceu o magistério no Concelho de Elvas, mais concretamente no Povo de São Vicente, tendo um seu filho casado em Elvas com Francisca Caldeira Areias, de quem há descendência em Tomar. Dos outros filhos do Professor Roberto há descendentes em Montemor-o-novo, Portalegre, Estoril e Vila de Rei (os que eu conheço).
Melhores cumprimentos
Paulo Alcobia Neves
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Hugo,
Desculpe a demora mas finalmente estou em condições de lhe enviar o livro de Manuel Guimarães. Agradeço que logo que possível me confirme os elementos de envio.
Um abraço.
Paulo
Direct link:
RE: Família Amor de Mourolinho, Igreja Nova
Caro Paulo,
Muito obrigada pelos seus e-mails,aos quais só agora tenho oportunidade de responder.
O meu avô Manuel Antunes Amor, pai do Professor com o mesmo nome-e de meu pai-,casou três vezes,dado que enviuvou dos primeiro e segundo casamentos. Porém, teve descendência apenas dos segundo e terceiro casamentos, em concreto, quatro filhos do segundo casamento e sete filhos do terceiro casamento, num total de onze filhos.
O Prof. Manuel Antunes Amor era um dos filhos do segundo casamento, chamando-se os restantes, respectivamente, Joaquina, Maria José e Helena.
O meu pai Joaquim Antunes Amor era um dos filhos do terceiro e último casamento, chamando-se os restantes, respectivamente, José, Francisco, Carlos, Daniel, Conceição e Helena.
Resulta que o Prof. Manuel Antunes Amor era assim irmão germano de meu pai - só do lado do pai -.
Razão porque a mãe do meu referido tio, não é a minha avó Angelina da Conceição Roberto Amor, falecida em 1.5.1947, com 79 anos de idade.
Quanto ao Professor Batalha, professor primário em Lisboa, em Santa Marta,onde actualmente se encontra instalada uma Universidade, era primo de meu pai.
Quanto ao Professor Roberto, não sei, mas provavelmente seria também pelo lado da minha referida avó Angelina Roberto.
Fico a aguardar mais informações preciosas de sua parte, as quais, desde já, muito agradeço.
Atenciosamente
Isabel Amor
Direct link:
RE: Família Amor de Mourolinho, Igreja Nova
Caro Paulo,
Em complemento, ao e-mail que lhe enviei há pouco, informo que ocorreu um lapso, como certamente verificou, pois onde escrevi irmão germano pretendia escrever irmão consanguíneo.
Fico a aguardar as suas informações.
Atenciosamente
Isabel Amor
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Mais uma vez, muitíssimo obrigado!
A minha morada actual é:
Het Laagt 44
1025 GH Amsterdam
The Netherlands.
Se não lhe causar grande transtorno proceder ao envio do livro para essa morada, ficarei muito agradecido. Estou então à espera que me diga o custo do livro e das despesas com o envio, e da morada para onde posso enviar esse valor.
Hugo Sousa-Tavares, hsta@hotmail.com
Direct link:
RE: Família Cotrim - Brasil
Caro Paulo
Publiquei uma nova versao da pagina sobre os Cotrim no Brasil. Esta no endereço www.familiacotrim.hpg.com.br . La estao registrados quase 1000 nomes. Ficaria muito feliz e lisonjeado com sua ajuda e colaboraçao no sentido de ampliar as informaçoes ali existentes, seja corrigindo-as, seja complementando. Tambem pediria fotos sobre locais dos Cotrim que um dia voce chegou a publicar.
Um abraço
Francisco
Direct link:
RE: Família Cotrim - Brasil
Ex.mo Senhor,
No sentido de esclarecer o Dr.Sérgio Cotrim, Professor da Universidade Católica de São Paulo e autor da genealogia descendente do ramo dos Cotrins de Itatiaia, acerca das origens portuguesas desse ramo da família Cotrim, elaborei um arbolário no qual se faz a ligação do ramo de Itatiaia aos Cotrins do antigo Termo da Vila de Dornes. Posteriormente descobriu-se que o Sr. Francisco Cotrim Miranda tinha utilizado abusivamente e sem autorização minha ou do Dr.Sérgio Cotrim, as informações trocadas, elaborando um site e auto-intitulando-se autor de obra alheia.
Desejo ao Senhor Francisco Miranda as maiores felicidades no seu trabalho, mas quero realçar que até que a situação de usurpação se mantenha, não é benvindo neste fórum das Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar, até porque nem sequer pode provar descender das mesmas, ou em qualquer outro endereço cibernautico no qual eu esteja envolvido.
Desde que me considero cibernauta tenho tentado prestar auxílio a todas as solicitações que me são feitas, ora enviando dicas sobre fontes a consultar ou elementos válidos para diversas pesquisas genealógicas, não posso no entanto tolerar um abuso desta ordem, feito por alguém que utiliza trabalhos alheios, não cita fontes e rubrica por baixo:
Preparado por:
Francisco Cotrim Miranda
Rua Bartira 268 ap33
São Paulo - SP
CEP 05009-000
Tel: 55 11 38715172
Sem mais.
Paulo Alcobia Neves
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Hugo,
Vou ainda hoje proceder ao envio do livro. Não se preocupe com as despesas. Agradeço que me comunique assim que o receber. Um abraço.
Paulo
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Susana, encontrei por acaso na Biblioteca Nacional, no jornal "O Zêzere" de 8.3.1924 pag.2, a notícia do casamento de José Nunes Carrão com Maria Duarte. Diz a mesma notícia que o casamento foi no sábado anterior. Acontece que volto ainda hoje e o serviço de fotocópias estava sobrecarregado, assim sendo ficas com a dica.
Paulo
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caros participantes do Fórum das Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar. Chegámos hoje ás 100 mensagens. No decurso dos últimos meses tentámos corresponder as solicitações que nos foram colocadas, nem sempre através do Forum, mas certos de que sem a existência deste muitos dos nossos contactos jamais teriam existido. Quero por isso em primeiro lugar agradecer ao Luis Everard Amaral pelo magnífico site, lider e pioneiro nesta área do conhecimento e simultaneamente agradecer a participação dos abaixo nomeados de quem depende em exclusivo o sucesso deste Fórum:
Luis Teixeira, Inês Alves Guerra, Nuno Alves, Isabel Amor, António Forjó, Hugo Sousa-Tavares, José Santos Cobra, Francisco Godinho Cabral, Susana Coragem, Francisco Braz Teixeira, rafael mião, António Forjó, jaf, Paulo, mbp, mls, Carlos Pinto Machado, Vasco Jácome, 2910, Fernando, Crisóstomo.
Muito Obrigado
Paulo Alcobia Neves
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Meu caro amigo,
peço desculpa de o estar a maçar outra vez, mas queria apenas confirmar se sempre chegou a enviar o livro. Acontece que até esta data não o recebi, e estou preocupado que algo tenha acontecido...
Diga-me alguma coisa, então!
Um abraço,
H. Sousa-Tavares, hsta@hotmail.com
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Hugo,
Primeiramente as minhas desculpas por só agora Lhe responder, acontece que expedi o seu livro juntamente com alguns exemplares do meu ultimo livro "Colectânea Fotográfica de Ferreira do Zêzere" e a pessoa encarregue do mailing estranhou, colocou de parte e só hoje (10.04.2001, confirmei pessoalmente) o Seu livro seguiu efectivamente prá Holanda em correio normal.
Agradeço que me confirme a recepção.
Um abraço
Pauo Alcobia Neves
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caros participantes, com a colaboração do nosso webmaster Luis Amaral Venho propor-Vos o seguinte programa para o próximo dia 1 de Maio, em Tomar.
CONVITE
A CULTURZÊZERE 2001, tem a honra de convidar V.ª Ex.ª para assistir à cerimónia inaugural que se realiza no próximo dia 1 de Maio, no auditório principal do Instituto Politécnico de Tomar, com a seguinte programação:
14 horas
Apresentação do Projecto CULTURZÊZERE 2001
Dr. Alfredo Magalhães Ramalho,
Docente da faculdade de letras da Universidade de Lisboa
Director Executivo da Biblioteca da Universidade católica de Lisboa
Dr. Fernando Santos Marques,
Geógrafo, adjunto da Ministra do planeamento
Hélder Pestana
Bacharel em gestão Turística e Cultural
Coordenador da área de informática da Culturzêzere
15 horas
Sessão evocativa
do 1º centenário da passagem do Rei D. Carlos por Tomar - 01.05.1901 / 01.05.2001
Professor Doutor José Bayollo Pacheco de Amorim
Presidente do Instituto Politécnico de Tomar E da Comissão de honra da Culturzêzere
Dr. Henrique Barrilaro Ruas
Historiador, Ensaísta, docente do instituto das novas profissões
Dr. Augusto Ferreira do Amaral
Sócio da Academia Portuguesa de História, do Instituto Português de Heráldica e da Associação Portuguesa de Genealogia
16 horas
Lançamento do livro
“Colectânea Fotográfica de Ferreira do Zêzere” de Paulo Alcobia Neves.
Mestre Carlos Veloso
Docente do Instituto Politécnico de Tomar
Professor coordenador da Área de história artística cultural
João Paulo Oom de Sacadura,
jornalista, autor do livro “Património da humanidade em Portugal”
Paulo Alcobia Neves
Autor da “Colectânea Fotográfica de Ferreira do Zêzere”
Sócio da Associação Portuguesa de Genealogia
Membro da Academia Lusitana de Heráldica.
Direct link:
Livro: História de uma Fábrica
Caro Paulo,
escrevo-lhe estas linhas para lhe dizer que já recebi o livro que fez o grande favor de me enviar.
Muito obrigado! Já o li, e é realmente muito interessante. Não tinha conhecimento de uma obra publicada sobre a Fábrica. Gostaria de lhe perguntar uma outra vez a importância que gastou com o livro e os portes de envio, bem como de me disponibilizar para qualquer coisa em que eventualmente lhe possa ser útil.
Nunca é demais agradecer-lhe, e já que o Fórum é público, que fique aqui expressa a sua boa vontade e gentileza.
Um abraço,
Hugo Sousa Tavares, hsta@hotmail.com
Direct link:
RE: Livro: História de uma Fábrica
Caro Nuno,
Espero que o livro Lhe tenha chegado em boas condições e que o conteúdo posssa de algum modo servir às Suas pesquisas. Lamento não ter respondido antes mas com o lançamento do meu novo livro andei atarefadissimo e só esde ontem estou mais disponivel para navegar descansadamente.
Quanto a contas,estão feitas.
Um abraço
Paulo Alcobia Neves
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Esqueçam... já identificámos o JPG. Se alguém tiver dados para trocar sobre os Delgados dos Casais e Alviobeira - Tomar e Areias, Ferreira do Zêzere dê notícias.
Um abraço
Paulo
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Cara Francisca,
Eu tenho pouca ou quase nenhuma informação sobre a familia Baptista, mas gostava de conseguir informações sobre a mesma e infelizmente o meu tempo é muito pouco para me dirigir aos locais onde as poderei conseguir, assim e visto se ter colocado ao dispôr para facultar informações sobre algumas familias de entre as quais se encontra esta a Baptista, venho desta forma pedir-lhe se é possivél me facultar a informação que tenha sobre a mesma. Posso dizer-lhe que os meus bisavós pela parte do meu avô se chamavam Ângelo Rafael Baptista e Deolinda de Jesus, julgo do concelho da Sertã.
o meu email é: pedro.antunes@netcabo.pt
Atentamente
Pedro Antunes
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caros colegas
Depois de várias gerações algarvias verifico que o apelido Lamim, ainda usado por uma das minhas bisavós, vem de Olalhas, Tomar.
O primeiro dos meus antepassados que vem dessa região é o Dr. Manuel Freire de Lamim que casou em Portimão e foi juiz de fora em Albufeira.
Para além dos registos paroquiais, consultei o Arquivo da Universidade de Coimbra. Tenho ainda uma cópia do processo de Leitura de Bacharéis.
Sei os nomes dos antepassados até aos avós que são todos da mesma região.
Vou aqui deixar os dados (copiados do PAF 4) relativos a este meu 8º avô esperando que alguém tenha mais informações sobre esta família, nomeadamente quanto à origem do apelido Lamim.
Agradeço desde já a colaboração que me possam prestar.
Maria Manuela
------------------------
Primeira Geração
1. Dr. Manuel Freire de Lamim nasceu c. 1680 em Alqueidão, Olalhas, Tomar.
Frequentou a Universidade de Coimbra (curso de Leis) e formou-se em 07-06-1711. O seu processo de Leitura de Bacharéis decorreu entre 1711 e 1712, nele se apurando que era cristão velho, de sangue limpo por seus pais e avós, e que a esposa era igualmente de bons costumes.
Teve em 1709 o Hábito de Santiago.
Foi Juiz de Fora em Albufeira.
Manuel casou-se com D. Josefa Maria Correia de Figueiredo Velez de Morais, filha de Fr. João Álvares Marreiros e D. Feliciana Correia de Figueiredo, em 24 outubro 1705 em Portimão. Josefa nasceu c. 1680 em Portimão.
Segunda Geração
2. Basilio Freire da Silva nasceu c. 1650 em Alqueidão, Olalhas, Tomar. Casou-se com Maria de Lamim.
3. Maria de Lamim nasceu c. 1650 em Alqueidão, Olalhas, Tomar.
Terceira Geração
4. Simeão Freire Coimbra nasceu c. 1620 em Alqueidão, Olalhas, Tomar. Casou-se com Esperança da Silva.
5. Esperança da Silva nasceu c. 1620 em Alqueidão, Olalhas, Tomar.
6. Antonio Lopes Soeiro nasceu c. 1620 em Alqueidão, Olalhas, Tomar. Casou-se com Vitória de Lamim.
7. Vitória de Lamim nasceu c. 1620 em Alqueidão, Olalhas, Tomar.
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Ex.mo Sr. (a)
Relativamente aos elementos que enviou tenho a informar que os registos paroquiais mais antigos da freguesia de Olalhas, que conheço, são do século XIX, pelo que presumo que obteve esses dados através da consulta da Leitura de Bachareis ou outra qualquer habilitação.
O apelido Soeiro é sem dúvida um apelido muito antigo e ainda hoje muito utilizado nas Olalhas, já o apelido é aparentemente desconhecido. Na obra monumental de Amorim Rosa que se intitula "Anais do Município de Tomar" é possível encontrar elementos que enriqueçam o seu estudo. Esta obra tem a vantagem (nalguns casos não o é) de estar organizada cronologicamente mas é tão extensa que não me posso ofereçer para essa pesquisa, ainda assim é relativamente fácil de encontrar em alfarrabistas ou pode ser consultada na Biblioteca Nacional.
Se algum dia pensar vir ás Olalhas e ao Alqueidão terei muito gosto em o (a) acompanhar.
Melhores Cumprimentos
Paulo Alcobia Neves
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Paulo Alcobia Neves
Agradeço muito as suas informações e disponibilidade.
Logo que possa irei à BN consultar a obra referida.
Ainda quanto aos apelidos que indiquei, verifiquei que, no ficheiro de alunos da Universidade de Coimbra, para além do já referido Manuel Freire de Lamim (curso de Leis), há alguns que são mais antigos:
-Simão de Lamim (bacharel em Cânones 15-6-1610), filho de Gaspar de Lamim e natural de Lamego,
-António de Lamim (licenciado em Artes 14-5-1605), do qual não consta naturalidade nem filiação,
-António de Lamim (cursou Teologia de 1604 a 1608), filho de Pedro Rodrigues e natural de Tomar,
- Pedro de Coimbra (licenciado em Cânones 11-12-1628), filho de Manuel Dias e natural de Olalhas.
Vi também a Habilitação de Genere, de 1722, de Manuel Gomes Lamim, presbítero do Hábito de S. Pedro, natural de Olalhas, filho de João Paulo Lamim e de Joana Gomes, todos das Olalhas. Mais nenhum dos antepassados tem apelidos comuns aos do meu. Há algumas transcrições de assentos dos familiares do referido Manuel Gomes Lamim e uma das testemunhas do casamento de João Paulo Lamim e de Joana Gomes é Frei Francisco Freire Coimbra que certamente terá alguma coisa a ver com o meu antepassado, visto que o avô materno era Simeão Freire Coimbra.
Tenho, de outro ramo, uma antepassada da região de Ferreira do Zêzere. Ainda não tive ocasião de me deslocar ao Arquivo de Santarém para procurar o assento de nascimento.
Trata-se de Joaquina Maria, (n. em Beco, Ferreira do Zêzere), filha de Nicolau Marques e de Maria Mendes (que suponho serão da mesma freguesia).
Casou, em 14-11-1793 na Igreja dos Mártires, em Lisboa, com José de Albuquerque, natural de Mioma, Sátão, filho de João Ferreira (n. Sé, Viseu) e de Josefa de Albuquerque (n. de Mioma, Sátão).
Será que há alguma informação desta Joaquina Maria ou dos seus pais?
Agradeço antecipadamente qualquer colaboração.
Maria Manuela
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Ex.ma Senhora,
Lamento informar mas relativamente à Sua antepassada do Beco, nada encontrei nos meus registos, no entanto existem os livros das datas a que se refere, da freg. do Beco, no Arq. Dist. de Santarém. Se conseguir os nomes dos progenitores de Maria Mendes envie-mos s.f.f. pois muitos Mendes do Beco são na realidade Mendes de Vasconcellos, descendentes dos Senhores de Figueiró.
Quanto aos restantes elementos acerca da família Lamim, e uma vez que o apelido é efectivamente invulgar talvez não fosse descabida uma pesquisa no 118NET para ver se na região ainda existe alguém da família ou até para saber em que região do País exise este apelido, no presente, com maior frequência.
Despeço-me com amizade
Paulo ALcobia Neves
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Rio, 06.09.2001
Teriam os Senhores e Senhoras, em suas investigações na região de Tomar, encontrado dados referentes a Família Barata ???
Cau Barata
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Senhor Paulo Alcobia Neves
Muito agradeço a sua resposta e as sugestões apresentadas.
Não sei mais nada sobre Maria Mendes. Foi pelo assento de casamento de Joaquina Maria que soube o nome dos pais, Nicolau Marques e Maria Mendes.
Quanto aos Lamim (Lamy ou Lami como aparece por vezes nalguns assentos de descendentes do Dr. Manuel Freire de Lamim) já tinha feito pesquisa no 118NET mas na altura ainda só tinha chegado aos meus antepassados Lamim do Algarve.
Agora voltei a fazê-la mais atentamente e verifiquei que os Lamim na sua maioria aparecem no Barlavento Algarvio na região de Portimão, Estômbar, Lagoa, ou seja, na mesma em que morava o Dr. Manuel Freire de Lamim, e também na região de Lisboa e Setúbal. Os Lamy são muitos mais e a distribuição geográfica é semelhante. Mas o que é estranho é que não aparece ninguém na zona centro do País com esse apelido.
Entretanto pela pesquisa Google fiquei a saber a origem do nome da cidade brasileira Lamim em Minas Gerais, a qual foi fundada por José Pires Lamim em 1710.
Nada soube da origem deste Lamim a não ser que era português.
De um site de Genealogia Brasileira copiei o seguinte:
"Maria de Góes de Andrade, natural de Santa Cruz de Goiás, casada em 1771 em Itu com Bento Leite de Siqueira, natural de Mogi das Cruzes, f.º do capitão-mór José Leite de Siqueira e de Angela Rodrigues Lamim, natural de Santos, n. p. de Antonio de Siqueira Caldeira e 2.ª mulher Luzia Moreira, n. m. de Domingos Lamim, natural de Santos, e de Maria Rodrigues Nogueira, natural de Mogi das Cruzes. Tit. Siqueiras Mendonças."
O apelido Lamim, na minha família tem-me intrigado muito porque se sobrepôs a todos os outros, passando de pais para filhos desde, pelo menos, (não sei para trás) Vitória de Lamim (n. cerca de 1620), até à minha bisavó D. Isabel Maria Travassos Lamim (n.1858).
Com os meus cumprimentos,
Maria Manuela Pereira
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Existem pelo menso duas fanílias Barata na região. A primeira é em Alvaiázere, são NUnes Barata, os outros são de TOmar mas sei pouco a seu respeito.
Um abraço
Paulo Alcobia Neves
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Paulo Alcobia Neves,
figo grato pelo retorno da minha indagação. Estava viajando e retornei hoje dia 10 (em Portugal já dia 11).
Embora tenhas pouco a respeito dos ramos que foram citados, gostaria, se for possivel, que me fornecesse quaisquer apontamentos sobre estes Baratas.
Grato pela ajuda,
Cau Barata
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Os Baratas de São pedro do Rego da Murta são oriundos de uma loclidade próxima de Pinhel. Primeiramente veio um pároco de apelido Nunes Barata e mais tarde, seu irmão Francisco Nunes Barata que casou com uma Senhora dos Cotrins da Quinta de São José do Outeiro.
Um abraço
Paulo
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Rio de Janeiro, 17.09.2001 - 12:08
Caro Paulo,
Que alegria receber mensagem referente a Família Barata.
Não encontrei em meus arquivos notas referentes aos Nunes Barata.
Gostaria, imensamente, que me ajudasse, se possível, a cobrir as informações referentes aos Nunes Barata. Suas origens, nomes, datas, etc.
Quanto a relação entre os Baratas e os Cotrim, a única que encontrei, foi a seguinte:
Margarida de Andrade, que parece ser filha de Brites Barata. Sobrinha de Belchior de Andrade. Com geração do seu cas. com Pedro Luiz Cotrim, que viveu na Vila de Figueiró, onde foi Escrivão do Ouvidor. Filho de Luiz Dias Cotrim e de sua segunda esposa Isabel Anes.
Pais de:
I-1. Francisco de Andrade Leitão, que segue
I-2. Luiz Dias Quaresma, que viveu na vila de Figueiró. Administrador da capela que instituiu seu tio o Padre Marcos Luiz e seu testamenteiro. Casou, duas vezes: a primeiro, por instrumento feito na nota de Cristóvão de Almeida, tabelião em Figueiró, a 14.02.1634, com Maria Nicolau, irmã do padre João Casmão. Foi casado, em segundas núpcias, com Sebastiana dos Reis, viúva de Manoel de Almeida Craveiro, e filha de Manoel Pires de Fontes e de Joana de Fontes.
I-3. Isabel Luiz, que foi segunda esposa de Antonio de Figueiredo.
I-4. Cristina Barata, nome que consta de uma Carta de venda que fez com seu irmão Francisco de Andrade, feita no ano de 1583, por escritura feita na nota de Pedro Silveiro, tabelião em Figueiró.
I-5. Agostinha Quaresma, que deixou geração do seu cas. com Margarida Luiz, filha de (?).. e de Branca Lopes. Documentada em 1619.
I-1. Francisco de Andrade Leitã, documentado em uma Carta de venda que fez de uma vinha e olival, junto com sua irmã Cristina Barata, por escritura feita na nota de Pedro Silveiró, a 10.10.1583, as quais propriedades haviam herdado de seu pai Pedro Luiz. Com geração do seu cas., por escritura de dote feita na nota de Antonio Freire, tabelião na vila de Figueiró, a 07.08.1583, com Maria Colaço, filha de Francisco Dias Colaço e de Margarida Alvares.
Pais de:
II-1. Pedro de Andrade, que segue
II-2. Amaro de Andrade Leitão, que viveu no Fundão, termo da vila da Covilhã, como consta de uma escritura feita em 04.05.1644, na nota de João Godinho de Sá, na vila de Figueiró. Com geração do seu cas. com Ana da Costa, filha de Pedro Carvalho e de Brites Feio da Costa, e neta paterna de Pedro Rodrigues Carvalho e de Leonor de Carvalho, da vila de São Vicente de Beira.
II-3. Margarida de Andrade Leitão, que fez desistência com sua irmã Isabel Barata, sendo donzelas, da possuição do dito prazo em que foram terceiras vidas, a favor de seu sobrinho Francisco de Andrade Leitão, filho de seu irmão Pedro de Andrade, em 11.09.1670, por escritura feita na nota de João Godinho de Sá, tabelião na mesma vila.
II-4. Isabel Barata, solteira. Foi terceira vida, com sua irmã Margarida, no dito prazo que foi de seus pais, e renunciaram, em 1670, a favor de seu sobrinho Francisco de Andrade Leitão.
II-5. Bárbara de Andrade.
II-1. Pedro de Andrade, filho do dito Francisco de Andrade, conforme foi dito em uma procuração que lhe fez sua mãe Maria Colaço, na nota de Cristovão de Almeida, a 10.03.1620. Era ainda solteiro em 1606. Com geração do seu cas. com Maria Coriga, como consta de uma venda que fez com suas irmãs Barbara de Andrade, Margarida de Andrade e Isabel Barata, de um souto na nota de Gaspar da Vide, ao Padre Manoel da Silveira, a 26.01.1633.
Pais de:
III-1. Francisco de Andrade Leitão, que pediu renovação do prazo foreiro ao colégio de Santo Antonio, da cidade de Coimbra, em 12.09.1670, por escritura feita na nota de João Godinho de Sá, da qual lhe havia cedido suas tias Maria de Andrade e Isabel Barata por escritura feita na mesma nota em 11.09.1670.
Conheces esta gente ???
Mais uma vez, grato pelo seu contato, Fico, ansioso, na espera de maiores detalhes sobre os Nunes Barata.
Meu e-mail particular, caso seja necessário:
caubarat@ism.com.br
Cau Barata
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caros amigos,
Após a proposta de um participante do Forum para que se realizassem um Encontro dos cibernautas que por aqui passam venho por este meio convidar-vos a participar num Programa que terá lugar em Tomar e que pode ser consultado no tópico "Encontro Forum Tomar - 10 de Novembro 2001". Este programa é gratuito e "na nossa região". Aproveito para vos informar de que está prevista uma outra iniciativa para a Quinta Patino (próximo do Estoril), no próximo dia 24.11 (almoço e convivio) pelo preço de 6.000$00 por pessoa.
Qualquer informação ou inscrição para o Encontro de Tomar já sabem o email é jpan@clix.pt.
Um abraço e boas pesquisas.
Paulo
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Paulo
Dispõe alguma informação sobre uma famíla Correia que viveu em Tomar e tinha um quinta em Ferreira do Zezere, em Portomar?
Aguardo com interesse a sua informação.
Cumprimentos
Augusto Correia
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Sr. Augusto,
Já anteriormente Lhe respondi e venho no momento renovar-lhe o meu interesse em trocar informações a respeito dos Correira de Ferreira.
Espero ter noticias a curto prazo.
Melhores cumprimentos,
Paulo Alcobia Neves
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caros amigos e participantes do tópico Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar,
Aproxima-se mais uma quadra natalícia e com esta vem um novo ano que desejamos, possa trazer a todos a saúde e realização pessoal que desejam e merecem.
No nosso tópico tem-se discutido genealogia, história local, informações biográficas e até, graças a este espaço, nasceram novas amizades, sinceras e sólidas que por certo vão perdurar graças a este projecto impar do Luis Amaral.
Desejamos por isso a todos vós um santo e feliz natal e um próspero 2002, extensivo a todos os que por alguma razão visitarem este tópico fazendo votos que para o ano que vem mais e melhores informações possam circular por este espaço de convivio, rigor e acima de tudo com o respeito de que as famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar são merecedoras.
Paulo, Carla e Tomás Alcobia Neves
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro João:
Na Enciclopédia Verbo (antiga) encontra-se o apelido Torrezão (vol. 17, col. 1730-1731), e aí se encontra uma referência à região de Tomar:
"Parece que esta fam. é de origem esp., do reino da Galiza, donde passou a Portugal, na pessoa de Fernão Peres Torrichão, em tempo do rei D. Fernando, que foi neste reino senhor das vilas de Pereira, na prov. da Beira, e de Vila Nova de Anços, na com. de Tomar, e de outras terras. (...) Alguns dos membros desta fam. usavam o apelido Torrezões e outros Torrichões. (...)"
Na entrada imediatamente anterior surge o apelido TORREZANO (vol. 17, col. 1730), com uma interessante associação a Coelho:
"A fam. deste apelido é do reino de Nápoles, onde Martin T. era defensor dos plebeus daquela cid. Foi desta fam. Simão T. Coelho, deputado da Inquisição de Lisboa. Atribuem a este apelido as armas de Torrezão (...)"
Recordo-me de ter visto na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira uma entrada relativa a um Simão Coelho Torrezão, ou Torresão.
No decurso de pesquisas relativamente a familiares do Algarve encontrei o registo de baptismo de:
Manuel, nascido em 01.07.1782 em Tavira (Santa Maria), filho do sargento-mor Simão Coelho Torrezão, natural de Faro, e de D. Josefa Bernarda Mascarenhas, natural de Castro Marim; neto paterno de Manuel Coelho Torrezão, natural de Lisboa, e de D. Antónia Torrezão, natural de Faro; neto materno do capitão Gaspar Martins de Figueiredo Mascarenhas, natural de Castro Marim, e de D. Mariana Teresa de Figueiredo Mascarenhas Lampreia Guerreiro, natural de Mértola. Teve como padrinho de baptismo D. Pedro José de Noronha, Marquês de Angeja (procuração ao Dr. Carlos Manuel Pereira de Matos, Corregedor da Comarca de Tavira) e tocou com a coroa de Nossa Senhora António de Brito Vilalobos.
Espero que estes dados lhe sejam úteis apesar do tempo decorrido desde a sua mensagem, que só agora li.
Rui Pereira
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Rui
Óptimas informações. Não tenho indicação dessa origem napolitana. Pergunto-me qual será a fonte do autor da entrada.
As indicações sobre o ramo algarvio são uma absoluta novidade. Um especial agradecimento por elas.Talvez esse Manuel seja um que aparece no AH Militar, mas cujo processo nunca consultei.Por agora não o consigo entroncar.
Muito obrigado,
João Amaral Frazão
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro João Amaral Frazão:
Nos artigos que referi é indicada a seguinte bibliografia:
Torrezano - Manuscrito 1141 da Biblioteca Nacional de Lisboa (deve ser aqui, portanto, que se refere a origem napolitana).
Torrezão - Manuscrito 963 da BNL; Armorial Lusitano; Armaria Portuguesa (por Anselmo Braamcamp Freire); Armorial Português (por Santos Ferreira); Brasonário de Portugal (por Armando de Matos); Espelho da Nobreza do Reino de Portugal (por Francisco Xavier da Serra Craesbek, ms. 963 do F. G. da BNL); Índice Heráldico (pelo Visconde de Sanches de Baena); Tesouro Heráldico de Portugal (por António José Vaz Velho).
Relativamente ao ramo do Algarve, interessa-me a eventual descendência de Simão Coelho Torrezão e D. Josefa Bernarda Mascarenhas, pois o Cap. Gaspar Martins de Figueiredo Mascarenhas e D. Mariana Teresa de Figueiredo Mascarenhas Lampreia Guerreiro são meus antepassados.
Boa sorte na sua pesquisa.
Cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Rui Pereira
Agradeço muito as indicações bibliográficas. Talvez os manuscritos da BN esclareçam o mistério da origem napolitana.
Da descendência do seu Simão Coelho Torrezão não tenho notícia. Todavia, no Arquivo Histórico Militar, há processos relativos a um Manuel Coelho Torrezão (major reformado em 1886) e a Manuel Pedro Coelho Torrezão (não tenho data sobre este), que é possível estejam ligados ao ramo que lhe interessa (isto por mero palpite onomástico). Pistas para a ascendência de Simão pode encontar no F.Gaio ou numa mensagem minha anterior num tópico sobre os Sandes, se lhe interessar.
Se tiver novidades, diga alguma coisa, eu farei o mesmo.
Boas pesquisas e um Bom Ano
Cuprimentos,
João Amaral Frazão
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Paulo
Bom Ano!Bom dia!
Já uma vez lhe pedi que me facultasse dados da família Costa Félix,mas remeteu-me para uma prima, M.ªManuela,que ao ser contactada por mim,me disse o que eu já sabia,não sabe nada da família da mãe.Se me fizesse o favor dizia-me as freguesias onde foram baptisados o capitão, Dr.Francisco Costa Féfix n.1870? e a de sua mulher Maria Dias Ferreiran.?e se tiveram mais filhos além da Manuela Irene Ferreira Costa Félix n.1900.S.Seb.da Pedreira,Lisboa.
Continuação de bom ano e não digo festas pois agora já só faltam os Reis,mas em algumas famílias é o dia dos presentes,o que faz sentido!
Muito obrigada se me quizer ajudar.
Beijinhos
Maria Oom de Oliveira Martins
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Ex.ma Sr.ª D. Maria Oom,
Na primeira mensagem que me endereçou não especificou em concreto o que pretendia e daí eu ter mencionado a Sr. D. Manuela Oom que achei ser a pessoa mais indicada para prestar esclarecimentos acerca da descendência de D.Manuela Irene Ferreira Costa Felix.
Quanto ás questões que coloca, o Dr. Francisco Costa Felix, tanto quanto sei não era capitão mas sim o seu irmão José da Costa Felix de quem há tb no presente diversos descendentes.
A data de nascimento do Dr. Francisco Costa Felix tenho-a em casa. Este médico foi casado com a benemérita Srª D. Maria Dias Ferreira de onde advém ser a Praça principal da Vila de Ferreira do Zêzere denominada Praça Dias Ferreira (no site www.ferreiradozezere.pt.vu, no Filme, encontrará uma fotografia desta Senhora). Deste casamento houve 4 filhos mas só a referida D. Manuela Irene sobreviveu já que os seus irmãos faleceram todos ainda muito jovens na década de dez do século passado.
Tenho ainda alguns elementos recuados na ascendencia quer do Dr. Francisco Costa Felix, parente do meu avô, quer na de D. Maria Dias Ferreira.
Aproveito para lhe agradecer e retribuir os votos de um optimo 2002.
Paulo Alcobia Neves
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Muito obrigada pelas informações.Quando lhe fôr possível agradecia que me informasse ds datas e freguesias .Sempre ouvi que o pai da D.Manuela Irene,era militar e assistente na Faculdade de Ciências de Lisboa,talvez fosse o irmão,daí a confusão.Desde já agradeço a sua disponibilidade.Um abraço
Maria
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Paulo Alcobia
Gostaria de saber como e que posso obter imformacao a cerca do antepassados da minha esposa nascida na freguesia da serra.
Eu tenho em meu poder registos dos nosos filhos
do nosso casamento e um registo de nascimento da minha mae e finalmente as cedulas de nascimento de nos os quarto e tudo o que temos
eu sou natural de S. Joao Baptista a minha esposa da barreira da Serra
Deixe me saber por onde comecar por favor
muito obrigado
Antonio Jose Henriques Inacio
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro António José,
Como constatará do registo de nascimento de sua mãe, nesse documento encontram-se os nomes dos pais e avós da pessoa registada, ou seja os seus avós e bisavós.
Assim a primeira recomendação que lhe posso dar no sentido de encontrar os antepassados de sua mulher, natural desse lindíssimo lugar que é a Barreira, berço de muitas famílias que no século XX singraram em Lisboa em diversos domínios, nomeadamente na construcção cívil, vai no sentido de solicitar uma certidão de nascimento de cada um dos avós de sua mulher, o que pode ser feito na Conservatória do registo civil de Tomar, caso eles tenham nascido há menos de cem anos ou no Arquivo Distrital de Santarém, caso tenham nascido há mais de cem anos.
Deixo-lhe também o meu email pessoal para o caso de pretender contactar-me numa futura visita a Tomar, onde resido.
Um Bom ano e boas pesquisas.
Paulo Alcobia Neves
jpan@clix.pt
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
"MARIA BÁRBARA
Nasceu a 03 de Fevereiro de 1832. Foi baptizada a 26, na freguesia do Maxial, Torre Vedras.
Com 51 anos de idade, casou a 18 de Agosto de 1883, na Igreja do Maxial, com JOAQUIM IGNÁCIO BARBAS, de 25 anos de idade, filho de MANUEL IGNÁCIO BARBAS e de JOAQUINA DE JESUS, naturais da Freguesia de S. Miguel, Concelho de Ferreira do Zêzere."
É possível obter mais sobre esta família?.
Estou ao dispor sobre famílias desta região.
Um abraço.
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro "Limad",
Ainda hoje há elementos da família Barbas em Ferreira do Zêzere. Para obter elementos genealógicos desta família terá de consultar os paroquiais no Arq. Dist. de Santarém. Para localizar elementos da família Barbas em Ferreira do Zêzere poderá tentar o contacto com o Sr.Pedro Alberto através dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere.
O meu email é o jpan@clix.pt no caso de pretender que lhe forneça o contacto pessoal do Sr. Pedro Alberto.
Um abraço
Paulo Alcobia Neves
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Paulo Alcobia Neves
Bem sei que este tópico é referente aos Concelhos de Ferreira do Zêzere, Tomar e Alvaiázere, mas como a minha família é proveniente de concelhos vizinhos, Pederneira (Nª Sª das Areas), Rio Maior, Alcobaça (Alpedriz e Pataias), Ourém e Leiria (Maceira), pergunto se tem alguma informação destes concelhos.
Os meus melhores cumprimentos
André Varela Remígio
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
CAro Sr José S Cobra,
um pequeno reparo, se me permite. A Família Valle de Castro não é a família dos Condes de Nova Goa. Os Valle de Castro são descendentes de D. Luiz de Castro, 2ºConde de Nova Goa, e do seu filho D. Duarte de Castro (irmão do 3º Conde) que casou com D. Mariana do Valle de Sousa e Meneses (Quinta do Valle). O título ficou no ramo Mendia de Castro.
Penso que há algumas referências aos VAlle de Castro neste fórum, e há bastante "material" no site.
Não sou um deles, mas os meus filhos são...
Cumprimentos e boa pesquisa,
Pedro
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Exm.ª Srª D. Maria Oom.
A benemérita Ferreirense Sr.ª D.Maria Dias Ferreira nasceu em Lisboa, na freguesia de São Nicolau no dia 26 de Janeiro de 1873. Era filha de Joaquim Dias Ferreira e de D.Maria da Conceição Nunes Ferreira. Foi casada por duas vezes a primeira com o Dr. Francisco Costa Felix, c.g e a segunda com Júlio Silva, s.g.
Melhores cumprimentos
Paulo Alcobia Neves
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro André,
Lamento informá-lo mas nada tenho sobre os Concelhos e freguesias que refere. Possuo somente alguns dados sobre Regueira de Pontes (Leiria) referentes a uma família Oliveira (ascendentes de minha mulher) que passou a Lisboa no final do século XIX.
Um abraço
Paulo Alcobia Neves
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Paulo A. N.
De qualquer modo, agradeço-lhe a sua pronta resposta.
Um abraço
André Varela Remígio
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Será que me podem dar Informações sobre a minha família que é de Alvaiazere, o meu Bisavô chamava-se Adriano Alves Baptista e era Primo de Lucindo e Acácio Frazão (quinta dos Casalinhos-Pussos)
ReplyDirect link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Sr. Mendes,
Existe ainda hoje, em Montemor-o-novo, uma família Mendes, herdeiros que foram da Quinta dos Casalinhos por morte de Acácio e Lucindo Frazão, irmãos, sem descendência. Quanto a Adriano Alves Baptista, não o encontro na minha base de dados. Agradeço que me forneça mais elementos a respeito do seu bisavô.
Os irmãos Acácio e Lucindo, eram filhos de Manuel da Cunha Frazão e descendentes dos Morgados de Santa Marta de Portuzelo, a família Cunha Pedra Palácios, que desde finais do século XVII foi uma das mais importantes do Concelho de Alvaiázere.
Fico ao seu dispor,
Paulo Alcobia Neves
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Sr. Paulo Alcobia Neves,os meus sinceros agradecimentos pela sua informação,realmente os herdeiros da quinta dos Casalinhos(Pussos)são Almeida Mendes de Montemor-o-Novo mais precisamente a minha avó Francelina Cecília Da Silva Baptista.Quanto ao Sr Manuel da Cunha Frazão seria casado com a minha tia- bisavó de nome Guilhermina da Silva Frazão da Freixianda-Vila Nova de Ourém, assim como a minha bisavó de nome Francelina Amália da Silva casada com Adriano Alves Baptista natural da Freguesia de Santa Maria da Madalena -Alvaiazere.Se fosse possível agradecia que me desse informações sobre estas famílias Silva -Freixianda e Baptista- Alvaiazere.Aproveito a ocasião para lhe enviar cumprimentos por parte do Sr. João Baptista Malta meu amigo e também grande estudioso em Geneologia, assim como os meus
ReplyDirect link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Sr. Mendes,
Agradeço-lhe as suas informações e peço-lhe que retribua ao Sr. João Baptista Malta os meus melhores cumprimentos.
Efectivamente tenho toda a ascendência dos irmãos Acácio e Lucindo, da Quinta dos Casalinhos, até ao Felgueiras Gayo (pelo lado Cunha Pedra Palácios) e até ao século XVI em diversos ramos um dos quais entronca numa irmã dos 3 irmãos Frazão que foram familiares do Santo Ofício.
Não tendo eu explorado as linhas ascendentes dos conjuges apraz-me apenas de momento informar que a família de D. Guilhermina da Silva era oriunda de um pequeno lugar chamado Perucha, que por meados do século XIX era habitado por diversas famílias nobres desta região e no qual ainda hoje se encontram algumas casas solarengas.
Recorda-se o Sr. Padre Jacinto, actual pároco do Rego da Murta, de ver passar D. Guilhermina num muar (sentada numa cadeirinha), no trajecto Casalinhos - Perucha.
Quanto aos Baptistas vou ver se confronto os nomes que me forneceu com alguma informação manuscrita já que na minha base de dados nada encontrei a esse respeito.
Folgo muito por nos termos encontrado neste espaço e espero de algum modo poder vir a colaborar com as suas pesquisas.
Um abraço
Paulo Alcobia Neves
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Sr Alcobia Neves, agradeço a sua gentil resposta,como meus familiares por afinidade tenho interesse em saber toda a ascendência dos Frazão, assim como lhe solicitava se não fosse grande incómodo saber algo mais sobre a familia da minha tia- bisavó (silva) e sobre o meu bisavô (Baptista),ficando-lhe extremamente reconhecido.Aproveito para lhe deixar o meu nº de telem-968014915 Um Abraço
ReplyDirect link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
para francisca
peço informações sobre família simões de maçãs de dona maria.
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Paulo,
Sou uma brasileira interessada em obter informações sobre as famílias simões de maçãs de dona maria.Espero que possa me ajudar!
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Ex.ma Senhora,
Existem diversas famílias Simões em Maçãs de D.Maria. Precisarei que me forneça mais elementos.
Cumprimentos
Paulo Alcobia Neves
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Grata pela resposta. Aí vão dados que possuo:meus avós chegaram no Brasil em 1928 e são eles João Simões, filho de Antonio Simões e Maria Jacinta, nascido em 14/07/1897; Albertina da Conceição, filha de José Simões e Maria do Espírito Santo, nascida em 16/03/1897.Casaram-se em Maçãs de D. Maria em 30/07/1915, e tiveram os filhos Acácio, Armando e Araselia. Todas as pessoas mencionadas são naturais de Maçãs de D. Maria.
Desde já lhe agradeço por informações que possa me enviar.
Cleide
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Olá o meu nome é V Gaspar, e sou um amador nestas coisas da genealogia, embora faça pesquisa da minha família à cerca de 12 anos.
Só agora entrei neste fórum e encontrei as suas msjs e fiquei interessado em saber se por acaso possuirá registos de Pelmá, Alvaiázere
com os apelidos Vicente ou Gaspar.
Muito obrigado
V Gaspar
Direct link:
RE: Família Amor de Mourolinho, Igreja Nova, Ferreira do Zêzere
Ex.ma Sr.ª D.Isabel Amor,
Venho por este meio participar-lhe que o Professor Manuel Antunes Amor será uma das personalidades biografadas num livro intitulado "Vultos Ferreirenses do Século XX" que deverá sair este verão.
Gostava muito de a poder contactar pessoalmente pelo que Lhe deixo o meu email jpan@clix.pt para o qual, caso assim entenda, agradecia que me enviasse contacto telefónico.
Despeço-me com estima e amizade,
Paulo Alcobia Neves
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Ex.mo Senhor Paulo Alcobia Neves
Seria muito complicado dizer-me se faz favor as datas de nascimento e morte do Dr.Francisco Costa Félix e de sua mulher Maria Dias Ferreira e os nomes dos três filhos que morreram menores e as respectivas datas de n.e m.?
Estou completando a ascendência desse ramo e como diz que tem todos esses dados,bem sei com o seu trabalho,mas assim ficava com mais alguma coisa.Tudo o que me poder facultar desde já agradeço.
Tenho um ficheiro bastante completo da família Oom e seus ramos.Naquilo que eu poder ajudar estou ao seu dispor.
Com os cumprimentos
Maria
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Exm.ª Srª D. Maria Oom.
A benemérita Ferreirense Sr.ª D.Maria Dias Ferreira nasceu em Lisboa, na freguesia de São Nicolau no dia 26 de Janeiro de 1873. Era filha de Joaquim Dias Ferreira e de D.Maria da Conceição Nunes Ferreira. Foi casada por duas vezes a primeira com o Dr. Francisco Costa Felix, c.g e a segunda com Júlio Silva, s.g.
Decerto não reparou mas já em Janeiro colocara estes elementos aqui no tópico.
Cumprimentos
Paulo Alcobia Neves
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Ex.mo Senhor Paulo Alcobia Neves
Muito obrigada pelos dados,só que não consigo encontrar estes em mais nenhuma resposta,mas é mais um bocadinho .
Cumprimentos
Maria Oom de Oliveira Martins
Direct link:
RE: Família Amor de Mourolinho, Igreja Nova, Ferreira do Zêzere
Exmº Senhor Paulo Alcobia Neves,
Agradeço-lhe muito o seu e-mail de 5/6/2002.
Fico muito satisfeita por o meu tio Manuel Antunes Amor constar no livro que menciona.
Estou à disposição para qualquer esclarecimento.
O meu contacto telefónico é o seguinte:
T: 218139783; Fax: 218139812.
Atenciosamente
Isabel Amor
Direct link:
RE: Famílias de Alvaiázere
Caro Paulo
Estou interessada em fazer a pesquisa das origens dos meus apelidos Mendes e Simões, ambos oriundos da freguesia da Serra de Tomar.
Tenho contudo a informação que a igreja paroquial terá ardido no principio do sec. passado (cerca de 1920) e com ela terão ardido também todos os registos.
Saba se isto é verdade?
Agradeço-lhe toda a informação que possa dar-me
F.marcao
Direct link:
RE: Famílias de Alvaiázere
Ex.ma Senhora,
Nunca ouvi falar de tal incêndio. No entanto, já em tempos, consultei registos paroquiais da Serra, na Torre do Tombo. Se se perderam registos em 1920 também não será muito grave pois nesse periodo já se efectuavam registos civis e, para os casos mais recentes encontrará solução na conservatória do registo civil de Tomar.
Boa sorte.
Paulo
Direct link:
RE: Famílias de Alvaiázere
Senhor Paulo,
Grata pela sua resposta. Eis alguns dados que possuo: meus avós chegaram ao Brasil em 1928 e são eles: João Simões, filho de Antonio Simões e Maria Jacinta, nascido em 14/07/1897; Albertina da Conceição, filha de José Simões e Maria do Espirito Santo, nascida em 16/03/1897. Casaram-se em Maçãs de D. Maria em 30/07/1915 e tiveram os filhos: Acácio, Armando e Araselia. Todas as pessoas mencionadas são naturais de Maçãs de D. Maria.
Gostaria de localizar parentes e obter outras informações que o senhor possa me enviar.
Desde já muito lhe agradeço.
Cleide
Direct link:
RE: Famílias de Alvaiázere
Caro Sr. Paulo Alcobia Neves
Afinal a igreja da freguesia da Serra ardeu mesmo. Foi em Novembro de 1914 e apesar de ter ficado totalmente destruida, salvou-se toda a documentação que, felizmente se encontrava na casa paroquial.
Consegui consultar documentos desde 1850.Porém, quando me dirigi à Conservatória de Tomar para obter algumas certidões, consegui saber,com alguma dificuldade "graças" à inexplicàvel antipatia da senhora funcionària, que ali só existem registos a partir de 1896. Os anteriores estarão no Arquivo Distrital de Santarém.
E é aqui que preciso da sua ajuda.
Como trabalho e não tenho possibilidades de me deslocar a Santarém, será que posso pedir por correio ou por e-mail?
Se assim for, poderá fazer-me o favor de me dar os endereços?
Muito obrigado pela sua ajuda
F.marcão
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Paulo
Ainda que não tenha respondido às minhas últimas perguntas, venho pôr-lhe uma outra questão.
Nas pesquizas que fiz nos assentos paroquiais da Serra verifiquei que a identificação das pessoas (pais e padrinhos) é seguida da sua profissão
Aparece, no entanto,várias vezes como padrinho de baptismo um individuo em que em lugar da profissão aparece a designação "filho de familia".
Gostaria de saber se já encontrou uma situação idêntica e que significado terá a dita expressão
Renovo os meus agradecimentos
F.marcão
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Venho pedir ajuda a alguém que porventura já tenha alguma experiência.
Estou empenhada num trabalho ,já iniciado,sobre pesquiza das origens duma freguesia do conselho de Tomar denominada Serra.
Todo o levantamento de jornais, revistas e livros mais comuns, está já feito.
Necessitamos agora de alguma orientação sobre qual o tipo de documentos a consultar,onde seja mais viável encontrar referências deste tipo.
Estou a pensar,por exemplo,na documentação da torre do Tombo.
Concretizando melhor:
Que tipo de documentação existe na torre do Tombo?
Haverá outros lugares onde seja possível encontrar ddocumentos consultáveis ?
Os maiores agradecimentos a quem puder ajudar nesta "aflição"
F.marcão
Direct link:
RE: Famú‰ias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Preciso de uma informacao para organizar a minha arvore geneologica sei que o meu avo se chamava:
Jose Cotrim(25/4/1911 Freguesia do Beco) filho de:Jose Maria (Freguesia do Beco)filho de Sympronio Cotrim ? casado com Maria da Conceicao Estrela daqui para traz nao sei nada pode-me ajudar?
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Meu caro Paulo
Nos meus costados tenho uma forte presença de gente de Ferreira do Zêzere. Em dois ramos. Um que conduz a Maria Antunes que nasceu em Rio Fundeiro, Dornes em 17-03-1720 e outro que conduz a Luísa Dias, da mesma localidade e nascida em 03-05-1724.
No primeiro ramo faltam-me dois nascimentos e um casamento. Os baptizados de Manuel Álvares Caminha, filho de Estêvão Álvares e Leonor Jorge, e o de Domingas Antunes, filha de João Antunes e Isabel Antunes. Ambos casaram em Ferreira do Zêzere em 08-10-1679.
O casamento é o de Manuel Luís e Maria Lopes, que tiveram uma filha, Joana, em 09-10-1689 em Dornes.
No segundo ramo, procuro o casamento de António Marques de Comelas, Paio Mendes, com Margarida Gonçalves de Ferreira do Zêzere, que tiveram uma filha, Maria, em Dornes 1m 16-01-1691.
Será que alguém terá informação sobre estes meus antepassados?
Muito obrigado.
JLiberato
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Paulo Alcobia Neves,
Tenho antepassados na freguesia da Serra, em Tomar - famílias Oliveira, Nunes, Jacinto e Monteiro - pelo que tomo a liberdade de aceitar também o seu auxílio, caso tenha alguma informação que me possa disponibilizar.
O meu interesse por genealogia é recente, pelo que as minhas pesquisas ainda não estão muito
avançadas. Por enquanto tenho apenas as informações constantes nos registos de nascimento dos meus avós:
1) Manuel Nunes de Oliveira (n. Serra em 30.10.1915), filho de José Nunes de Oliveira (n. Serra em 1892) e de Maria Jacinta (n. Serra em 1890).
Casou na Serra em 1939 com Miquelina Monteiro Jacinto (n. Lisboa em 1.7.1915) sua prima, filha de José Jacinto (n. Serra em 1893) e de Miquelina Monteiro (n. Montemor-o-Novo em 1893).
2) José Nunes de Oliveira (n. Serra em 1892), filho de José Nunes de Oliveira e de Ana Maria e neto de Jacinto Nunes, este último que em 1913 morava no lugar do Outeiro do Forno, freg. Serra.
3) Maria Jacinta (n. Serra em 1890) e José Jacinto (n. Serra em 1893), ambos filhos de Manuel Jacinto e de Ana Maria.
Desde já grata pela atenção. Fico ao dispor também.
Com os melhores cumprimentos,
A Pinto de Abreu
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro João Amaral Frazão:
Decorrido mais de um ano desde a nossa troca de informações sobre a família Torrezão, tenho agora mais alguns dados que lhe posso fornecer. Peço-lhe que leia a minha intervenção no tópico "Ascendentes - Pato Torresão":
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=37891&fview=c
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Estou dando os primeiros passos nestas andanças, e também estou interessado em saber da família Simões de Vendas de Maria, Maçãs de Dona Maria. O meu avô era de lá e esteve no Brasil com um irmão que penso que ficou lá a residir. Tenho alguns dados no sistema PAF que posso facultar. Pretendo saber como fazer o intercâmbio, dado que ainda não domino a arte.
Henrique J.Simões Dias - henrique-dias@clix.pt
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Olá,
Então e saber-me-à dizer onde se cruza a família Cruz com a família Carvalho?
Muito obrigada,
A
Direct link:
RE: Famķlias de Ferreira do Zźzere e Tomar
Olá Anna,
Ou talvez prima...
Os Carvalhos da Cruz, da freguesia do Beco são inumeros. O ramo que conheço melhor é o do Alqueidão de Santo Amaro ao qual pertenceram o jornalista (radicado na Azambuja) João Carvalho da Cruz, o Edil Ferreirense Henrique Carvalho da Cruz, o Bernardino Carvalho da Cruz (de quem descendem os Baiões) ou o incontornável António Carvalho da Cruz de quem possuo uma fotografia.
Se quiser enviar-me os elementos de que dispõe terei muito gosto deslindar, no seu caso, em que época e através de que casamento surge a associação destes apelidos.
Paulo Alcobia Neves
jpan@clix.pt
91-4994211
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Tenho igualmente familiares, por parte de meu pai, aos quais perdi o rasto em Ferreira do Zêzere. Se puder, entre en contacto comigo para josecruzeicdstp@netcao.pt (sou José Júlio Vaz de Carvalho da Silva Cruz )
ReplyDirect link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Tenho muita informação sobre Ferreira do Zêzere.
Diga o que procura que todos tentaremos ajudar.
JLiberato
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro confrade
Nuno Alves
Posso informar que em 1489 um Heitor de Sousa era Comendador da Cardiga (Ordem de Cristo)(vd."As Ordens Militares em Portugal", C.M. de Palmela, 1991, pg 107). Penso que lhe terá sucedido o meu 14º avô, Duarte Sodré, pois foi Comendador da Cardiga e morreu a 25 de Agosto de 1500.
Cumprimentos
Sérgio Sodré
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro confrade
Estou muito interessado numa família que vivia em Pias (Prelazia de Tomar) nos séculos XVI e XVII.
Muito grato lhe ficaria se pudesse dar-me informações essa família.
Agradecendo desde já, envio os meus cumprimentos.
Eduardo Arantes e Oliveira
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro confrade
Gostaria de saber se tem conhecimento dalgum trabalho que sistematize informação sobre os alcaides-mores de Tomar da Ordem de Cristo ao longo dos tempos. Existe alguma relação cronológica dos mesmos? Li que além de serem governadores militares do castelo também eram comendadores da vila.
Cumprimentos
Sérgio Sodré
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Confrade,
Terei muito gosto em o auxiliar mas para tal precisa de especificar de que família se trata.
Não tenho acedido muito a este site por isso se pretender contactar-me para o meu email poderá fazê-lo.
Cumprimentos,
Paulo Alcobia Neves
jpan@clix.pt
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caros Nuno Alves e Sérgio Sodré
Segundo a informação de que disponho- A Ordem de Cristo,ed. Fund.eng.Antonio Almeida, excelente obra sobre esta ordem militar no período 1417/1521, que penso estar disponível na Liv.Férin - existem documentos que referem Comendadores da Cardiga, com as seguintes datas:
1)1426.5.19 Fr.Rogel Horlanda
2)1453.1.25 Fr.Pero Lourenço
3)1458.10.23 Fr.D.João de Eça
4)1475.4.3 Fr.Heitor de Sousa
1489.1.? Idem
1493.1.26 Idem
5)1504.9.6 Fr.Afonso Furtado
Aparentemente o Fr.Heitor de Sousa é comendador , pelo menos , de 1475 até 1493.Se existiram outros comendadores da Cardiga noutras datas, a fonte é omissa.
Quanto a Duarte Sodré existe um 1º documento de 1493.1.26, que refere ser ele Freire cavaleiro da OC, comendador e alcaide-mor de Tomar, e provedor das capelas do Infante D.Henrique,sendo esta última função sempre da competência do alcaide de Tomar, por disposição testamentária do Infante.
A mesma fonte cita outros docs. datados, que referem alcaides de Tomar:
*1426.5.19 Fr.Martim Vasques
*1460.9.30 Fr.Antão Gonçalves
1462.6.12 Idem
1473.6.16 Idem
1473.8.15 Idem
*1500 Fr.Duarte Sodré
*1501.10.5 Fr.Vicente Sodré
O Fr.Antão Gonçalves, que foi também escrivão da puridade do Infante, já era alcaide-mor , pelo menos desde 1455.
O Fr.Duarte Sodré seria comendador e alcaide mor desde 1493.1.26, e foi-o até 1500.8.7, pelo menos, pois há docs.com esta data que o referem.Em 1496.2.13 é vedor da casa régia e em 1500.8.7, é referido como FCR.Ter-lhe-ia sucedido o filho(?)Vicente.Este foi FCR e teve , pelo menos, um filho duma mulher solteira - Isabel Fernandes - chamado Fernando, que foi legitimado em 1501.10.5.É neste doc. de legitimação que ele é referido como comendador e alcaide-mor de Tomar.A autora- Prof. Isabel Morgado - admite que este Vicente Sodré seja o mesmo que, em 1493.1.26, era comendador de Maninhos(Idanha).O doc. que o refere é o mesmo que diz ser Duarte Sodré, comendador e alcaide-mor de Tomar.
De outras fontes:
1.Em 12.2.1454 o Fr.Gonçalo de Sousa(meu 15º avô)era alcaide mor de Tomar, além de vedor, alferes-mor e do Conselho do Infante.Um ano mais tarde, em 1455, já o alcaide já é o Fr.Antão Gonçalves, como referi.
O Fr.Gonçalo de Sousa é comendador-mor da OC , pelo menos , desde 23.6.1461 até à sua morte cerca de 1475.Sucede-lhe o filho Fernando de Sousa, na comendadoria-mor, assim como na comenda de Dornes, que lhe era inerente.
2.O 1º conde de Vimioso - D.Francisco de Portugal - teve a mercê da comenda e alcaidaria-mor de Tomar, na OC,em 1522.11.22.Morreu em 1549.12.8.
Cumprimentos
José Maria Simões dos Santos
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro José Maria dos Santos
Agradeço muito o seu texto e a forma como interligou as informações da obra que utilizou. Também a comprei e li quando saiu, mas acho que vou relê-la atentamente. Refere que Duarte Sodré era Alcaide-mor de Tomar e FCR em 1500-08-07 pois há documentos que o afirmam. Gostaria que me informasse se isso está na obra "A Ordem de Cristo 1417-1521", pois não encontro essa nota, ou se leu noutro trabalho. Isso que para mim teria muito interesse para melhorar os dados biográficos de Duarte Sodré que inseri neste fórum (Duarte Sodré - biografia). É que se trata de um meu 14ºavô, o único de todos os meus antepaasados com esse apelido que sei exactamente onde está enterrado (conheço só mais o jazigo de uma irmã da uma minha bisavó), e levei anos a recolher documentação para fazer a ligação genealógica sem utilizar nobiliários (foi tempo + sorte e talvez venha a colocar neste fórum uma síntese dessa investigação).
Aproveito para informar que na pg. 132, lê-se que a mãe de Francisco e Manuel, filhos de Duarte Sodré, foi Catarina Eanes, quando o nome corecto é Catarina Nunes. Vicente Sodré não foi filho de Duarte Sodré, mas sim de João Sodré e Isabel Serrã e irmão de Isabel Sodré, a mãe de Vasco da Gama.
Agradecia que me respondesse sobre a condição de FCR de Duarte Sodré e se quiser algum esclarecimento sobre a biografia de Duarte Sodré ou dos filhos que apresentei no fórum é só perguntar.
Volto a agradecer a atenção
Sérgio Sodré
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Sérgio Sodré
Na página 355, Duarte Sodré é referido como vedor da casa régia, em 1496.2.13(TT, Legitimações,Livro I, fls.124-124v.), assim como fidalgo régio - admito que é o mesmo que FCR - em 1500.8.7(TT, OC/CT, Cód.232, 1ªpt., fls.10-12v.; Colecção Especial, OC, mç.7,doc.36).
Desejo-lhe o maior sucesso nas suas investigações, e se necessitar mais algum esclarecimento, não hesite.
Cumprimentos
José Maria Simões dos Santos
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro confrade:
Por mero acaso não terá nos seus registos algo sobre José Barata Freire de Lima ou sobre Manoel Barata Freire de Lima?
Agradecia qulquer resposta
Antonio Barata
Direct link:
RE: Famílias de Alvaiázere
Cara Cleide:
Estive dando uma olhadela no microfilme com os baptismos de Maçãs de Dona Maria de 1897, e .....
primeiro as más notícias; não encontrei o seu avô, João Simões. Pode acontecer não ter nascido nesta
freguesia, ou simplesmente não ter sido neste ano.
No entanto, encontrei a sua avó, Albertina da Conceição, e então ficamos a saber que nasceu às 11:30 h.
do dia 16/03/1897, no logar do Casal Novo, Maçãs D. Maria, filha de José Simões, operário, natural do
Vale da Porca, Maçãs D. Maria, e de Maria do Espirito Santo, natural e moradora no Casal Novo.
Soubemos ainda que foi baptizada em 25/04/1897, sendo os padrinhos o Manuel Dias, fogueteiro, e a
sua mulher Joaquina Lopes.
Quanto aos avós paternos eram João Simões e Marianna Jorge, e os avós maternos Manuel Curado e
Isabel Fernandes.
Cumprimentos
Henrique J. Simões Dias
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Confrade Paulo:
Numa " Mercê" datada de 1828 vem referido Manoel Barata Freire de Lima ,filho de José Barata Freire de Lima , Moço Fidalgo " ...da Minha Real Casa de Tomar..." ele natural da Freguesia da Encarnção em Lisboa eo pai natural de Castelo Rodrigo.
Agradecia que verificasse a exitencia ,de algum dado ,referente a estes meus avós.
Atenciosamente
Antonio Barata Freire de Lima
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Barata de Lima,
Lamento não o poder ajudar.
A minha base reporta a registos paroquiais locais. O Seu antepassado, apesar de vir indicado como moço-fidalgo da Real Casa, em Tomar, apresenta origem e antepassados de outras localidades.
Ficarei atento caso encontre alguma referência a esta família noutras fontes.
Despeço-me com amizade,
Paulo Alcobia Neves
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Confrade:
Muito obrigado pela sua atenção, ficarei á espera de uma resposta sua.
Disponha sempre
Atenciosamente
Antonio Barata Freire de Lima
Direct link:
RE: Famílias de Alvaiázere
Prezado Henrique,
Recebí sua mensagem e fiquei muito feliz!
Agradeço-lhe e em breve entrarei em contato com você através de seu e-mail.
Saudações
Cleide Simões dos Santos.
Direct link:
RE: Famílias de Alvaiázere
Cara Cleide Simões:
Também fiquei satisfeito com sua mensagem, pois faz hoje precisamente um ano que lhe enviei um mail, que pelos vistos não chegou ao destino. Fico então aguardando o seu contacto, e se pretender pode usar este endereço que eu vejo mais assiduamente: henrique-dias@portugalmail.pt.
Entretanto estive confrontando os dados que lhe enviei com a minha base de dados, e descobri uma tal Guilhermina Simões, filha dos seus Trisavós João Simões e Marianna Jorge, portanto irmã do seu bisavô José Simões. Esta senhora casou em Maçãs de D. Maria em 20/01/1897 com Manuel Simões Pereira.
Chamo também a sua atenção para o tópico "Famílias de Maçãs de D.Maria", onde poderá encontrar assuntos de seu interesse, e de futuro creio que será melhor intervirmos atravéz dele, pois este está mais vocacionado para os concelhos de Ferreira e de Tomar.
Sem outro assunto de momento, saudações...
Henrique J. Simões Dias
Direct link:
RE: Famílias de Alvaiázere
Caro Henrique,
Mais uma vez lhe agradeço pela informação nova.
A partir de hoje seguirei sua sugestão, reportando-me ao tópico "Famílias de Maçãs de D. Maria".
Até breve.
Cleide Simões dos Santos
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Paulo Alcobia Neves
Cruzamos este verão durante uma visita ao Convento de Cristo. Infelizmente não tive oportunidade de comunicar consigo, o que eu tinha decididamente vontade de fazer antes de partir. De regresso a Montréal, onde como sabe vivo, envio-lhe um grande abraço dizendo-lhe ao mesmo tempo que estou seguindo a sua informação sobre as famílias de FZ neste forum do qual sou agora membro.
Os melhores cumprimentos
Victor M. Pinheiro
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Paulo,
Descobri hoje este seu oferecimento. Não sei se ainda está de pé mas aqui vai o pedido de parecer.
Transcrevo quase na íntegra uma mensagem que já enviei a um outro confrade que também pesquisa famílias de Tomar (sem resposta até agora).
Há anos que ando à procura de informações sobre um "... mestre das obras d'el rey", Pero (Pedro) Fernandes de Torres.
O "rey" era o Filipe III de Espanha, já que estamos em fins de quinhentos e princípios de seiscentos. Inicialmente Escrivão do Contrato das Obras, o posteriormente Mestre das Obras (PFT) andou em 1597 a concluir um claustro e fonte no Convento de Cristo, em 98 foi de emergência reconstruir a ponte de Olivença que não aguentou as cheias, volta para Tomar e, em 1616, "... por doença e avançada idade." aposenta-se [há uma extensa referência à obra de PFT (nº 255, pp 355 ss) em Francisco Souza Viterbo, "Diccionário Histórico e Documental dos Arquitectos, Engenheiros e Construtores Portugueses" vol 1 (A/G), 1899, edição facsimilada da INCM].
...
O PFT é, segundo a PL, um dos ancestrais dos Correia de Bulhões e dos Montez de Viseu, nos quais eu me conto. Mas sobre as suas origens pouco descobri para além do que vem na Pedatura, onde ele é a origem e mais não diz. E o que lá vem é que os seus filhos têm todos os nomes da sua esposa (Montez e Costa, a partir de Isabel Montez da Costa) com excepção de um Jorge Montez DA FONSECA, que casa em Viseu com uma Correia de Bulhões.
As dúvidas que quero compartilhar têm consequentemente a ver com FONSECAS e com TOMAR:
- Isabel, mãe de Jorge e mulher de PFT, era filha de Marcos de Payva Homem e Felippa Nunes da Costa. Não parece haver Fonsecas deste lado;
- PFT não é referido como FONSECA. Mas trabalhou em TOMAR por quase dez anos. Não se sabe a sua origem. Nem sequer se era de facto português. O "de Torres" podia ser toponímico (Torres Vedras, Novas), ou alcunha ("o que as construía" ???...). Mas sería ao fim e ao cabo um FONSECA de TOMAR?
O Paulo terá dados, referências, qualquer coisa daquela época em Tomar ou arredores que possa ser-me útil para conhecer um pouco mais deste personagem cuja única referência topológica segura é Tomar e as obras do Convento de Cristo?
Os melhores cumprimentos,
Victor Ferreira
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro confrade,
Permito-me insistir no pedido.
O meu suposto ancestral vive nos fins de quinhentos/princípios de seiscentos.
Será essa uma janela de tempo não coberta pela sua base? Pode ser.
Mas se de facto for daí originário poderá aparecer o apelido ou algum núcleo familiar que dê mais informação sobre o personagem em questão.
Os melhores cumprimentos.
Victor Ferreira
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Victor,
Lamento informar mas não possuo qualquer informação a respeito da família que refere no seu post.
Na biblioteca de Tomar existe, tb em versão digital, um livro camarário designado por "Cardoso" onde estão registos de ordem vária do período que pretende.
Apesar de possuir diversos estudos sobre Tomar a minha base de dados incide mais particularmente sobre famílias de Ferreira do Zêzere.
Despeço-me com os melhores cumprimentos,
Paulo Alcobia Neves
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Paulo
Só hoje "tropecei" neste tópico, que, conforme se pode constatar, tem sido útil a muita gente durante os seus 4 anos de existência. Será que também vai conseguir ajudar-me?
Tenho uma 4ª avó natural de Pias, Ferreira do Zêzere, Maria da Conceição Martinho Taborda, que aparece aqui no Genea em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=198894. É este o nome que lhe é atribuído no assento de baptismo de sua filha Adelaide, baptizada em 21/12/1852 na Igreja de Nª. Srª. da Conceição, Cadaval. É possível que o apelido Taborda tenha resultado do seu casamento com Rodrigo Taborda Robalo Ferreira de Azevedo, nascido em 1803, em Penamacor. Nunca consegui encontrar nenhum registo desta senhora, exceptuando o referido assento paroquial.
Qualquer pista que me possa fornecer será muito apreciada.
Agradeço desde já a sua atenção.
Jorge Lemos
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Jorge,
Com o apelido Martinho apenas tenho registo de Candido Martinho, filho de Sancho Martinho que sendo natural da freguesia de Dornes passou para as Pias em meados do século XX.
Posso adiantar que o apelido Taborda não é comum nestas paragens pelo que à partida a hipótese de adopção do mesmo por casamento me parece ser viável.
Quanto a uma possível busca e contrariamente ao que sucede com a maior parte dos livros de registos paroquiais deste Concelho, que se encontram em Santarém, os das Pias estão na sua maior parte depositados na Torre do Tombo onde podem ser consultados.
Ficarei atento a estes nomes nas minhas próximas pesquisas.
Cumprimentos,
Paulo Alcobia Neves
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Paulo
Obrigado pelas suas informações. Vou assumir que o apelido Taborda foi adoptado e procurar o rasto dos Martinhos nos paroquiais de Pias.
Cumprimentos
Jorge Lemos
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro João,
Num manuscrito recentemente adquirido pela Biblioteca Municipal de Santarém que contém alguns dados sobre Tomar encontrei referências aos Torresão. Tinha uma vaga ideia desta sua mensagem que já aqui está há quase 5 anos. Conto amanhã enviar-lhe mais elementos.
Cumprimentos,
Paulo
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Paulo
Muito agradeço o ter-se lembrado e cá fico à espera dessas novidades.
um abraço,
João
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro João,
No seguimento da mensagem anterior tenho a informá-lo que no documento manuscrito intitulado "Informação sobre o territorio da Vila de Tomar" datado de 1733 e presentemente na Biblioteca Municipal de Santarém consta a seguinte passagem (a respeito da Igreja de Santa Maria do Olival e das suas capelas):
"(...) Está finalmente do lado sentrional outra de Nossa do Rozario, fabricada modernamente com sachristia grandiosa pela sua bem dotada Irmandade por Dona Maria Vieira mulher de Sebastião Coelho Torresão contador do Mestrado da Ordem de Cristo. (...)".
Esperando que esta possa informação ter algum interesse despeço-me com os melhores cumprimentos,
Paulo Alcobia Neves
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Carlos,
Não tenho conseguido contactar-te para o nº de telemovel que consta da base do Manuel Leitão mas se porventura continuares a frequentar o Forum contacta-me pois já digitalizei os filmes do Q.E.S. e tenho a certeza de que te podem ser úteis genealogica (e sentimentalmente).
Um abraço amigo,
Paulo
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Paulo
Muito obrigado pela informação e pelo excerto, ambos de interesse. Duas dúvidas:
1) não entendo pela transcrição (talvez haja algum 'salto') se a dita D.Maria Vieira dotou a capela;
2) há, pressunpondo o seu conheciemneto do texto, outras referências no manuscrito aos Torrezões?
Agradecidos cumprimentos,
João Amaral Frazão
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Procuro 3 Famílias de Tomar/Ferreira do Zêzere:
André - Gostaria de conhecer ascendentes de Alexandre André, que terá nascido aproximadamente em 184… e que foi baptizado na Igreja Nova do Sobral; Concelho de Ferreira do Zêzere; bispado de Coimbra; filho de Manuel André e de Angélica Maria.
Alexandre André casou com Maria Aurélia.
Gostaria de conhecer ascendentes de José Joaquim Rodrigues (Catrolla), filho de Manoel Rodrigues, natural da vila e concelho de Ferreira do Zêzere e de Derothea Francisco, natural de Almeirim, onde provavelmente casaram em 183…?.
Rodrigues: Gostaria de conhecer ascendentes de José Rodrigues que nasceu em 1 de Setembro 1846 em São Silvestre, freguesia da Beselga; concelho de Tomar, casou em Almeirim com Rosa Bento da Conceição. Os seus pais eram Joaquim Rodrigues e Maria dos Santos.
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
senhor Paulo Alcobia Neves
Tenho seguido com muito interesse todas as suas informações sobre Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar.Talvez por os meus antepassados não terem grande notoriedade , torna-se muito dificil encontrar-lhes o rasto,pelo menos daqueles que não sendo nobres ,ou Cavaleiros Professos da Ordem de Cristo , ou Familiares do Santo Ofício,ou que não tiveram qualquer Inquirição à sua pessoa.Será que terá alguma informação sobre os seguintes :
António Rodrigues,nascido + ou - em 1640 morador na Ribeira ,freguesia de Santa Maria Madalena,Prelaria da (vila) de Tomar, casado com Luisa Nunes.Pais de António Rodrigues ( de alcunha ? doutor)este veio casar em Assentis, freguezia de
de Torres Novas.,com Maria Jorge.
Naõ sei se está interessado num Manuel Pereira de Sousa,que casou com Engrácia ou Grácia Maria em 21-2-1678,estes pais de outro Manuel Pereira de Sousa que casou em 4-2-1728 com Maria Teresa Gonçalves , pais de outro manuel Pereira de
Sousa
O 1º era filho do licenciado Diogo Alves de Sousa e de Engracia Correia, moradores na quinta da Beselga ,freguesia da Madalena,termo da vila de Tomar
O 2º tambem
Pareceu-me que alguem lhe fez alusão a uns Pereiras de Sousa por isso este meu atrevimento em lhe dar informações que possivelmente não lhe interessam
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Senhor Paulo Alcobia
Não sei o que aconteceu que a minha mensagem terminou .Só ainda utilizo o computadorhá 3 meses e já sou velha ....
Burro velho não aprende línguas...
Se precisar de alguma coisa do arquivo distrital de Santarem, diga
Cumprimentos
Matilde Souto Pires
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Cara Sr.ª D. Matilde Souto Pires,
Muito obrigado pelas suas mensagens. Efectivamente não disponho de informações acerca das pessoas que refere. Não se trata de terem ou não notoriedade trata-se apenas do facto de não ter a freguesia que refere bem estudada.
Fico-lhe entretanto muito grato (uma vez mais) já que apesar de não estudar a família que referencia na segunda parte da mensagem estou certo de que os dados que acaba de disponibilizar podem vir a ser muito úteis ao Prof. Dr. Arantes e Oliveira que efectivamente tem feito vastas investigações acerca de uma família com esses apelidos.
Se entretanto encontrar alguma informação acerca das suas ascendências Tomarenses e Torrejanas certamente lhe comunicarei.
Despeço-me com os melhores cumprimentos,
Paulo Alcobia Neves
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
200 mensagens neste tópico é um facto sobejamente relevante. Obrigado ao GENEA por prestar este serviço à Genealogia.
Paulo Alcobia Neves
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Rui Pereira,
Venho por este meio acusar a recepção dos elementos relativos ao Beco prometendo informá-lo a curto prazo da possível existência de informações na minha base de dados.
Um Abraço amigo,
Paulo
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Agradeço quaisquer informações sobre familiares de Alvaiazere-Pussos, cujos nomes passo a citar:
"josé Ferreira-1913?"
"maria de Jesus-1894"
"manuel Simões"
"rosaria Maria"
"Alvaro Francisco"
"Maria de Jesus"
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Sr(a),
Lamento informar mas os nomes que refere nos locais e datas mencionados não constam da minha base de dados no entanto para permitir a todos quantos navegam neste site uma possivel ajuda recomendo-lhe que especifique de que forma se relacionam estas pessoas e divulgue outros possíveis elementos ou caso contrário será pouco provavél conseguir a almejada ajuda.
Cumprimentos,
Paulo Alcobia Neves
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Paulo, se não se importasse gostava que me desse umas informações sobre a familia de meu avô Mário Nobre Nunes, filho de João Nunes natural da localidade de Pombeira. Muito agradecido.
Luís Nunes
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Paulo
Será que no concelho de Tomar, particularmente na freguesia de Sabacheira tem alguns dados?
Abraço e ao dispor
Filipe Pinheiro de Campos
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Paulo Alcobia Neves
Peço desculpa de me intrometer neste tópico.
Escrevo-lhe por conhecer bem Ferreira do Zêzere e por ser terra natal de meu bisavô paterno.
O ramo da minha família, natural de Ferreira de Zêzere, tem por apelido Nunes.
O meu avô, proprietário de casa na localidade de Pombeira, chamava-se Mário Nobre Nunes, filho de João Nunes (natural da Pombeira).
Será que a minha família consta dos seus registos?
Fico ansiosamente à espera de resposta.
Muito agradecido.
Luís Miguel de Almeida Carneiro Carvalho Nunes
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Paulo
Encontro-me em Portugal e passarei por Tomar em visita ao Convento de Cristo na próxima quinta, sexta e sábado. Se tiver alguma disponibilidade, gostaria de aí o encontrar para lhe dar um abraço e «bater um papo» (sem objectivos genealógicos).
Não tenho neste momento o seu contacto telefónico.
Melhores cumprimentos.
Victor M. Pinheiro (91.464.8836 ou mail)
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Paulo Alcobia Neves,
Sabe-me dizer onde posso encontrar a obra da autoria de Manuel Guimarães acerca da Fábrica de Fiação de Tomar ?
Tenho a indicação de que um ascendente meu (do qual não sei o nome e ao que parece teria o título de Conde) ter sido dono (ou um dos donos) da Fábrica de Sedas e Papel de Tomar.
Será que a empresa a que me refiro é a mesma ?
Tem algum elemento que me possa ajudar a esclarecer ?
Com os melhores cumprimentos,
João Tomás de Aquino
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Cara Liliana Crisóstomo,
A minha esposa é filha de Felismina do Carmo Crisóstomo Pedro de Vilar do Ruivo casada com José da Silva Mendes da Fundada.
Seus avós maternos penso que eram António Pedro e Maria Luisa Crisóstomo.
Sabe-me dizer alguma coisa acerca dos seus ascendentes ?
Muito Obrigado,
João Tomás de Aquino
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Paulo
Estou uma fazer pesquisa sobre a origem dos meus antepassados e descobri que nasceram em Igreja Nova do Sobral, concelho de Ferreira do Zezere. Como tem essa base de dados de 6.000 registos, gostaria de saber se é possível pesquisar o nascimento do meu bisavô
Cumprimentos
Fernando
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Paulo
Estou uma fazer pesquisa sobre a origem dos meus antepassados e descobri que nasceram na Igreja Nova do Sobral, concelho de Ferreira do Zezere. Como tem essa base de dados de 6.000 registos, gostaria de saber se é possível pesquisar o nascimento do meu bisavô
Cumprimentos
Fernando
Direct link:
RE: Famílias Teixeira e Alcobia de Aguas belas e P
Boa tarde,
verifiquei na sua mensagem que mencionou uma pessoa de apelido Tomás de Ferreira do Zêzere, sendo que eu tenho um antepassado de Ferreira do Zezere com o mesmo apelido será possivel disponibilizar alguma informação relativa a esta familia? O meu antepassado (trisavô) chamava-se Joaquim da Silva Tomás e era casado com Maria Genovéva.
Sem outro assunto de momento,
Sérgio Rosa
Direct link:
RE: Famнlias de Ferreira do Zкzere e Tomar
Caro Confrade
Por dificuldades que se prendem em particular com a distância tomo a liberdade de lhe perguntar se terá qualquer levantamento feito sobre registos paroquiais da freguesia do BECO. Tal deve-se a uma surpresa que gostaria de fzer a um grande amigo co a sua ascendência.
Os dados de que disponho são os seguintes:
I. Manuel Freire casou com Feliciana Maria, e viveram na freguesia de Beco, Ferreira do Zêzere.
II. António Freire nasceu em Beco, onde casou a 28 de Maio de 1812 com Genoveva Maria, filha de José Dias e de Maria Clara.
III. Joaquim Freire, Sapateiro, nasceu em Beco, Ferreira do Zêzere, onde casou a 19 de Fevereiro de 1851 com Maria Angélica do lugar do Lameirão, freguesia de Arega, Figueiró-dos-vinhos, Leiria, filha de Daniel Joaquim e Angélica Maria.
IV. Rosaria de Jesus nasceu a 25 de Setembro de 1860 em Beco
Em caso de lhe ser possível alguma ajuda muito agradeço.
Disponha do que necessitar pelas bandas de Bragança ou Vila Real.
Um abraço
Filipe Pinheiro de Campos
Direct link:
RE: Beco, Ferreira do Zezere
Caro Filipe Pinheiro de Campos
A sua mensagem despertou-me a atenção.
António Freire e Genoveva Maria são meus sextos avós. O seu filho António Freire (meu 5o avô) nasceu a 10.10.1819, no lugar do Ral(?), Beco.
Aqui está o que sei sobre a sua ascendencia:
1-António Freire *10.10.1819 Ral,Beco
2-António Freire ,bapt 21.7.1789, Ral, Beco
3-Genoveva Maria *25.10.1791, Ral, Beco
4-Manuel Freire
5-Feliciana Maria
6-José Dias *Frazoeira, Dornes
7-Maria Clara*Ral, Beco
8-Alexandre Freire
9-Maria Antunes
10-Fernando Nunes
11-Maria Josefa
12-Manuel Dias
13-Catarina da Costa
14-Bernardo Antunes
15-Clara Maria Josefa
Pelos vistos somos parentes. Espero que estas informações, embora ainda muito incompletas, lhe sejam uteis.
Aguardo tambem o comentário do confrade Paulo a ver se poderá acrescentar alguma coisa a estes dados.
Para esse fim, deixo aqui também o meu outro ramo de antepassados naturais da freguesia do Beco.
1-Bernardina Rosa *2.9.1815 Alqueidão de Sto Amaro(?) ,Beco
2-Bernardino Cotrim (exposto)
3-Ana Rosa da Cruz *24.9.1783 Alqueidão de Sto Amaro, Beco
6-António José da Cruz
7-Ana Maria
12-Eusébio da Cruz
13-Jacinta Leonarda
14-José Nunes
15-Maria Josefa
Com os melhores cumprimentos
Edmundo Simões
Direct link:
RE: Beco, Ferreira do Zêzere
Caro Filipe Pinheiro de Campos
Renovando o tópico e continuando: Seria possível ceder-me mais informações sobre a descendencia destes Freires (meus parentes afastados)? Seria de grande interesse para a minha base de dados.
Se possivel, faça o favor de pedir o meu mail ao moderador.
Desde já grato
Edmundo Simões
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Tem de Igreja Nova--Familia Rireiro
VALE PEIXOTO
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Cara Matilde
Nâo sei se frequenta o arquivo de Santarem? precisava de ajuda.
Vale Peixoto
Direct link:
RE: Famílias de Alvaiázere
Caro Paulo Alcbia Neves,
Tem informações sobre os Peres e os Read da Costa Cabral, da Quinta do Mosqueiro (Viscondes de São Pedro do Regoa da Murta) em Alvaiázere, trabsição dos séculos XIX/XX?
Obrigado,
Cumprimentos,
Nuno M. Figueira
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Infelizmente não tenho família Ribeiro nem Rireiro em Ferreira do Zêzere.
Cumprimentos
JLiberato
Boston
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Sr. Vale Peixoto
Já há muito tempo que não vou ao A.D.S.,pois creio não ter aí nada mais que me interesse nos paroquiais.
No entanto se tiver alguma coisa que eu possa procurar lá ,diga.
Cumprimentos
Matilde Souto Pires
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Matilde Souto Pires - obrigado pela ajuda.Vale Peixoto sem SR.
Os Pais do meu sogro nasceram em Igreja Nova do Sobral- José Ribeiro a 17.12.1883 e Maria Helena Ribeiro a 25.05.1881.Casaram a 21.07.1910.Podia certificar estas datas ?penso que são certas.
Os pais do José -eram Manuel Ribeiro e Mariana da Conceiçâo e os de Maria Helena -eram Joâo Ribeiro e Helena Rosa.
Poderia procurar s.f.f. data de nascimento detes Bisavós.Deveria ser em 1862 +ou-4 anos.
Caso encontre dizia-me os nomes dos pais e avós detes bisavos que devem constar na certidam de nascimento,bem como a cidade e freguesia onde nascerm para que possa continuar mais pesquisas.
Obrigado
Vale Peixoto
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Alguem me sabe dizer a origem da familia Aderneira ?
ReplyDirect link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Alguem me sabe dizer a origem da familia Aderneira ?
ReplyDirect link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caros confrades,
Gostava de saber se alguém tem informações relativamente a um
Matias de Faro Viana Pereira de Almeida (vide base de dados)
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=408207
Obrigado.
Paulo Alcobia Neves
Direct link:
RE: Famílias de Alvaiázere
Cleide,
Meu pai é de Maçãs de D. Maria e acho que conheço os Simões. Vou perguntar a ele. Minha família é de Baldomero Marques da Costa e dminha avó era do ramo dos Ferreiras dessa região. Vou verificar mais detalhes. Ele tem uma ótima memória e já tem 86 anos.
Direct link:
RE: Famílias de Alvaiázere
Cara Cleide,
Acho que conheço o neto do Manuel dias. Mora em São Paulo e o nome é Wilson.
Direct link:
RE: Famílias de Alvaiázere
Cara Eliana,
apesar da sua mensagem ser dirigida à Cleide, fui eu quem foi notificado da mesma, por isso presumo que ela não o tenha sido.
Para que ela seja notificada terá de clicar em [responder para o fórum] logo a seguir ao Autor: cle60.
Todavia, faz muito tempo que eu não registo a participação dela neste fórum... embora gostasse de a ver de volta.
Cumprimentos,
Henrique Dias
Direct link:
RE: Famílias de Alvaiázere
Obrigada Henrique.
Achei senscional o trabalho que você está fazendo . Principlamente por ser alguém de Maçãs, terra que eu adoro. Você descende dos dias - o que chamavamos no passdo de Manuel do Carro? o Wilson que entrou agora no site de Maçãs seria entaõ seu primo.
Achei incrivel não ter nenhuma referencia aos Marques da Costa, minha família , vez que sempre viveram lá. Somos uma família muito unida e não perdemos o paradeiro de ninguém desde meus bisavós em meados do século 19. Em qualquer festa da família ainda reunimos todos! (os que estão vivos, é claro).
Quando fiquei lá em 1963 tinha 11 anos e reuniram-se durante as férias vários jovens. Foi muito divertido. Tinha o Varito que fcomia MUIITO que vem aser o presidente da Camara Alvaro Simões. A terezinha, Alexandre, acho que Gameiro, Jorge, um rapaz que acabou por casar com minha prima e agora não lembro o nome, a irmã dele, Tinham outros mas como eram mais da idade de minha irmã, não lembro.
Pergunte a alguém mais velho - Baldomero cujo apelido era barulho.
Obrigada pela atençaõ
Eliana
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Confrade,
Peço ajuda com o registo baptismo de Francisco José Simões, segundo que segundo sua certidão de obito:
- natural da Loureira, freguesia de Pussos, Concelho Ferreira de Zêzere
- filho de Manuel Simões e de Maria Inácia, ambos naturais do mesmo lugar /freguesia
- faleceu em 28.10.1887 e tinha 87 anos
Desde já agradeço toda a informação que possa disponibilizar.
Melhores cumprimentos
Amtonio Bento
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Confrade,
a freguesia de Pussos (ou Puços) pertence ao concelho de Alvaiázere e não Ferreira de Zêzere, por isso poderá pedir o assento ao Arquivo Distrital de Leiria.
Curiosamente na base do Geneall também não está correcta a sua naturalidade:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=199481
E curiosamente este Francisco José Simões é trisavô do confrade João Paulo Simões "palotas". Veja:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=190217&fview=e
Sem outro assunto, com os melhores cumprimentos,
H. Dias
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Confrade,
O meu tetravô, Manuel Simões c. 1.775, seria de Pussos uma vez que o seu filho Francisco José Simões, aí nasceu em 1.800.
Trata-se da mesma pessoa ?
Cumprimentos
JPSimões
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Paulo,
O meu tetravô, Manuel Simões c. 1.775 CC Maria Ignácia , seria de Pussos, uma vez que o seu filho Francisco José Simões, também aí nasceu em 1.800.
PODERÁ DAR-ME UMA AJUDA ?
Cumprimentos
JPauloSimões
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Senhora D. Matilde Souto Pires,
Também sou descendente de António Rodrigues e Luisa Nunes, da Ribeira, Madalena, Tomar. O filho deste casal, António Rodrigues, casou em 15/1/1702 com Maria Jorge, natural de Assentis, Torres Novas, filha de Manuel Jorge, natural das Moreiras Pequenas, e Maria Jorge, natural do Casal da Charruada, freguesia de Assentis.António Rodrigues e Maria Jorge viveram em Assentis tiveram vários filhos, entre os quais Manuel Jorge, b. 5/10/1704, que viria a casar em 26/11/1741 com Maria da Rosa, natural de Assentis, filha de Manuel Domingues, natural do Outeiro Grande, e Domingas Maria, natural de Assentis.
Em gerações seguintes, manteve-se a ligação ao Casal da Charruada. Minha tetravó materna Maria de Jesus, neta de António Rodrigues e Maria Jorge acima referidos, nasceu no Casal da Charruada em 13/10/1792.
Se já tiver mais elementos sobre António Rodrigues e Luisa Nunes, da Ribeira, ficar-lhe-ia muito grato se mos indicasse.
Agradeço que veja a minha mensagem na Família Sutil.
Cumprimentos.
António Pereira de Oliveira Francisco
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Confrade
Eu posso ajudar.
Telefona s.f.f.
Abraço
João Paulo
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Confrade,
Como tu muito bem já sabias, e agora vês, tu andas a meter-te nas minhas conversas com o Henrique Dias, e depois tornas as descobertas secretas.... Para quê ? Isto não me parece nada bem.
Transcrevo :
"A freguesia de Pussos (ou Puços) pertence ao concelho de Alvaiázere e não Ferreira de Zêzere, por isso poderá pedir o assento ao Arquivo Distrital de Leiria.
Curiosamente na base do Geneall também não está correcta a sua naturalidade:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=199481
E curiosamente este Francisco José Simões é trisavô do confrade João Paulo Simões "palotas". Veja:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=190217&fview=e
Sem outro assunto, com os melhores cumprimentos, "
H. Dias
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
EU É QUE DESCOBRI PRIMEIRO. TU SÓ COPIASTE.
RE: Pedido de Ajuda - Bispado de Coimbra 28-03-2008, 19:36
Autor: tmacedo [responder para o fórum]
--------------------------------------------------------------------------------
Caro J. Paulo Simões:
Antes de mais, perdoe-me a insistência.
Não será Santo Estevão de "Puços"?
As normas ortográficas não tinham a "rigidez" actual. Era normal uma escrita "mais liberta", seja por ignorância seja por tolerância.
É que, não havendo nenhum S. Estevão de Paços (ou Passos) no bispado de Coimbra, parece-me de encarar tratar-se não de um a de Paços, mas sim, de um u de Puços.
Parece-me altamente improvável o "desaparecimento" da igreja de Santo Estevão do bispado. E enorme a coincidência, com tão invulgar orago, da existência de Santo Estevão de Pussos (ou Puços).
Cumprimentos.
António Taveira
RE: Pedido de Ajuda - Bispado de Coimbra 28-03-2008, 19:40
Autor: henrdias [responder para o fórum]
--------------------------------------------------------------------------------
Caros confrades,
posso confirmar que já me têm passado assentos pelas mãos, referindo S. Estevão de Puços (Alvaiázere).
Cumprimentos,
H. Dias
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar 06-04-2008, 23:09
Autor: henrdias [responder para o fórum]
--------------------------------------------------------------------------------
Caro Confrade António Bento,
a freguesia de Pussos (ou Puços) pertence ao concelho de Alvaiázere e não Ferreira de Zêzere, por isso poderá pedir o assento ao Arquivo Distrital de Leiria.
Curiosamente na base do Geneall também não está correcta a sua naturalidade:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=199481
E curiosamente este Francisco José Simões é trisavô do confrade João Paulo Simões "palotas". Veja:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=190217&fview=e
Sem outro assunto, com os melhores cumprimentos,
H. Dias
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
EU É QUE DESCOBRI PRIMEIRO. TU SÓ COPIASTE.
RE: Pedido de Ajuda - Bispado de Coimbra 28-03-2008, 19:36
Autor: tmacedo [responder para o fórum]
--------------------------------------------------------------------------------
Caro J. Paulo Simões:
Antes de mais, perdoe-me a insistência.
Não será Santo Estevão de "Puços"?
As normas ortográficas não tinham a "rigidez" actual. Era normal uma escrita "mais liberta", seja por ignorância seja por tolerância.
É que, não havendo nenhum S. Estevão de Paços (ou Passos) no bispado de Coimbra, parece-me de encarar tratar-se não de um a de Paços, mas sim, de um u de Puços.
Parece-me altamente improvável o "desaparecimento" da igreja de Santo Estevão do bispado. E enorme a coincidência, com tão invulgar orago, da existência de Santo Estevão de Pussos (ou Puços).
Cumprimentos.
António Taveira
RE: Pedido de Ajuda - Bispado de Coimbra 28-03-2008, 19:40
Autor: henrdias [responder para o fórum]
--------------------------------------------------------------------------------
Caros confrades,
posso confirmar que já me têm passado assentos pelas mãos, referindo S. Estevão de Puços (Alvaiázere).
Cumprimentos,
H. Dias
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar 06-04-2008, 23:09
Autor: henrdias [responder para o fórum]
--------------------------------------------------------------------------------
Caro Confrade António Bento,
a freguesia de Pussos (ou Puços) pertence ao concelho de Alvaiázere e não Ferreira de Zêzere, por isso poderá pedir o assento ao Arquivo Distrital de Leiria.
Curiosamente na base do Geneall também não está correcta a sua naturalidade:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=199481
E curiosamente este Francisco José Simões é trisavô do confrade João Paulo Simões "palotas". Veja:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=190217&fview=e
Sem outro assunto, com os melhores cumprimentos,
H. Dias
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Boa Noite ,
Julgo ter um antepassado que viveu em Ferreira do Zêzere , Celestino Germano Paes de Almeida ,penso que era medico , e talvez tenha mais alguma informação na sua base de dados , se bem que acho que não natural do Concelho.
Fica agurdar uma resposta.
Obrigado
Catarina Pimentel
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Boa noite Catarina.
Veja também os tópicos sobre as "Cinco Vilas", "Miranda do Corvo" e "Maçãs D. Maria" pois acho que já vi algo por lá relacionado com os apelidos "Paes de Almeida"...
Cumprimentos,
Nuno Melo Martins
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Muito obrigado pela dica , vou pesquisar.
Cumprimentos
Catarina Pimentel
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Não obstante tenho um livro de Miranda do Corvo onde julgo que já vi esses apelidos pelo que irei igualmente confirmar.
Cumprimentos,
Nuno Martins
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Boa noite Catarina,
O Dr. Celestino Germano Paes de Almeida, natural da Vidigueira e filho de Sebastião José Carvalho de Almeida e de Maria Isabel Rosado Paes viveu alguns anos no Casal do Carril, freguesia de Dornes, Concelho de Ferreira do Zêzere e foi pai de Celestino Germano Rodarte de Almeida, daqui natural e professor do meu pai e do meu tio, na década de 40, na Escola Machado de Castro, em Lisboa.
Calculo que a Catarina seja familiar do Mestre Carlos Rodarte de Almeida Veloso, docente de História da Arte e meu antigo professor no Instituto Politécnico de Tomar.
Para qualquer informação complementar queira fazer o favor de me contactar, via email, para jpalcobia@gmail.com
Cumprimentos,
Paulo
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caros Confrades
Procuro os antepassados das seguintes pessoas do actual concelho de Ferreira do Zêzere e agradeço aos meus caros amigos António Júlio e Paulo que me deram estas informações:
Primeiro casal:
- André Luís que morou na Besteira (Águas Belas – actualmente do concelho de Ferreira do Zêzere). Casou com Grácia da Cal em Águas Belas a 22.06.1627.
Tiveram pelo menos os seguintes filhos que usaram os apelidos de Cotrim, Luís e Mendes:
- Maria Cotrim ou Luís.
- Joana Luís (Madrinha em Paio Mendes a 23.2.1648).
- José Luís nasceu na Besteira, Aguas Belas. Casou com Maria Marques, filha de Simão Marques e Catarina Antunes a 1 Setembro 1653 em Paio Mendes.
- Isabel Mendes. Casou com João Ribeiro.
Segundo Casal:
- Luís Nunes (Águas Belas) casou com Maria Ramos (Águas Belas).
Tiveram pelo menos os seguintes filhos:
- Andreza Nunes. Casou com Manuel Correia a 04.06.1678.
- Francisco Nunes Ramos. Casou com I com Maria Ferreira e II com Maria Mendes. Foi familiar do Santo Ofício, avô do Licenciado Manuel Marques de Azevedo, Deão da Sé de Goa, Presidente da Inquisição de Goa, Fidalgo da Casa Real.
Com os melhores cumprimentos
Fernando António
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro confrade Paulo
Gostaria de saber se me poderia ajudar a encontrar o baptismo/nascimento de Manuel Luis (natural de Ferreira do Zezere), filho de Manuel Luis e de Isabel Nunes. Este meu antepassado casou-se (1º matrimónio) em Lisboa em 1768 com Teresa de Jesus.
Sei que este seu tópico/ post é de 2000 e stamos em 2011, mas pode ser que tenha sorte.
Desde já agradeço qualquer informação.
Com os melhores cumprimentos
Miguel Gonçalves
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Boa noite, Miguel.
Lamento informar mas não possuo qualquer informação sobre os seus antepassados.
Presumo que sejam os mesmos que vieram mencionados num outro tópico deste Forum, posso confirmar-lhe a existência do lugar da Castanheira na freguesia de Ferreira do Zêzere e ocorre-me que talvez o Dr. Nunes Liberato possa ter informações acerca desta família.
O Concelho de Ferreira do Zêzere tem 9 freguesias de entre as quais Águas Belas, Beco, Dornes e Paio Mendes que são aquelas onde, habitualmente, estou habilitado a fornecer respostas imediatas.
Os paroquiais da freguesia de Ferreira do Zêzere estão divididos entre a Torre do Tombo e o Arquivo Distrital de Santarém havendo algum ou alguns livros já disponíveis on line (vide Etombo). Sei igualmente que existem livros da data que refere e mais não lhe posso dizer.
Com os meus melhores cumprimentos,
Paulo Alcobia Neves
Direct link:
RE: Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro confrade Paulo
Gostaria de aprofundar a minha linha ancestral de Ferreira do Zêzere. As informações que tenho e que consegui retirar dos Registos Paroquiais On-line do Arquivo de Santarém foram estes. No entanto talvez tenha mais alguma coisa…
Muito obrigado
A minha linha de FERREIRA DO ZÊZERE (FZZ) começa em:
66 – Manuel Luís *17.6.1731 em Cabeçeiras, São Miguel de FZZ.
Casa a 1ª vez com Maria Alcobia em 26.11.1750 em S. Miguel FZZ. Foi morador em Benavente.
Casa 2ª vez com Teresa de Jesus (67), em S. Nicolau, Lisboa, aos 10.1.1768 (da qual descendo)
_____________________________________________________________________________
132- Manuel Luís *11.6.1673, Chão da Serra, FZZ, casado a 9.1.1708 em FZZ, Isabel Nunes;
133 – Isabel Nunes * __.12.1680 em Castelo, São Miguel de FZZ. + aos 8.1.1735 em FZZ.
Além do Manuel Luís (66) tiveram também:
Manuel *4.3.1708 em FZZ;
Simão *4.9.1710 em FZZ
Maria * 17.4.1713 em FZZ
_________________________________________________________________________
264 – Domingos Luís * em Chão da Serra, FZZ;
265 – Maria Thomé *desconhecida;
266 – António Gonçalves *em Castelo, FZZ, casado a 18.7.1673 em S. Miguel de FZZ, com Isabel Antunes;
267 – Isabel Antunes *Castelo, FZZ;
O Casamento de 266 com 267 não indica filiação.
Com os melhores cumprimentos
Miguel Gonçalves
Direct link:
Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Boa noite!
Que feliz que fiquei ao ver este tópico no geneall, sou bisneta do Capitão Pires e estou muito interessada em encontrar esse mesmo suplemento do jornal "A Hora", sabe onde posso encotrá-lo? Gostaria muito de conservar um exemplar comigo.
Desde já obrigado.
Direct link:
Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Boas Paulo
gostaria de saber se tens alguma informação aos relativas famílias da Serra Tomar
Lata, Dias, Catarino e Brito
desde já grato pela tua ajuda
Direct link:
Família Amor
Caros compadres,
Um indivíduo de nacionalidade inglesa, e residente em Inglaterra, indicou-me ter ascendentes de apelido Amor, mas disse não conseguir encontrar dados, na documentação disponível em Inglaterra, anteriores ao século XVIII acerca desses antepassados, tendo pedido ajuda para encontrar informação acerca deste apelido em Portugal. Disse-me ter ideia de ter sido alguém (ou uma família) de apelido Amor que emigrou de Portugal ou Espanha, mas não tem quaisquer dados para sustentar esta hipótese. Alguém tem informação acerca da origem da família / apelido Amor?
Obrigado e cumprimentos,
GP Porto
Direct link:
Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Paulo Alcobia Neves,
Tomo a liberdade de tentar chegar ao seu contacto para pedir ajuda! Na verdade parece-me que cheguei 14 anos atrasada em relação às datas em que terão sido trocadas mensagens sobre a família que procuro...
Cheguei a um casamento em 1705 entre Manuel Heitor, do casal da Mata e Francisca Cotrim, realizado em Dornes. Deste casamento consegui identificar 5 filhos: Teresa, José, Ana, Antão e Juliana todos nascidos em Dornes (Albardão). Eu descendo de Teresa Cotrim que casou em 1736 (Dornes) com José dos Santos, (filho de André Lopes e Maria Dias), natural de Estrela, freguesia de Cernache do Bonjardim. Teresa Cotrim e José dos Santos eram moradores na Quinta do Telhado (que não sei onde fica...)
Não consigo recuar mais pois não estão referidos os nomes dos pais de Manuel Heitor nem de Francisca Cotrim.
Será que me pode dar alguma ajuda?
Muito agradecida,
Ana Val Ferreira
Direct link:
Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
boas
toda as minhas raízes estão sediadas no Carvalhal da Serra Tomar, e não encontro nada online que me ajude nas pesquisas
será que me poderias ajudar a encontrar alguns registos
desde já o meu muito obrigado
Direct link:
Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Cara Ana Val Ferreira
Pelos dados que indica, parece-me que Manuel Heitor deverá ser filho de Manuel Heitor e Maria da Cal (c. 8.2.1682 Paio Mendes) pois tiveram um filho de nome Manuel natural do Casal da Mata que foi baptizado em Dornes a 1 de janeiro de 1683.
Se esta interpretação estiver correta, será neto paterno de Manuel Heitor e Inês Mendes e neto materno do Capitão Belchior Cotrim e Angela da Cal filha do Capitão Manuel da Cal e de Catarina Mendes de Vasconcelos.
Cumprimentos
Rui Dias
Direct link:
Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Rui Dias,
Muito obrigada pela sua mensagem!
Com a informação que me deu fui verificar e talvez tenha razão. Quem sabe? Já comecei a seguir essa hipótese pois as datas parecem coincidir. Agora só falta encontrar a ascendência de Francisca Cotrim, de Albardão...
Entretanto, encontrei no Fórum um tópico recente iniciado por si onde refere ser descendente de Fabiana, irmã de Maria da Cal. Achei curioso pois no assento de batismo de uma filha de Fabiana, também ela Fabiana, os padrinhos são precisamente Manuel Heitor e Maria da Cal!
Muito obrigada e cumprimentos,
Ana Val Ferreira
Direct link:
Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Procuro informação sobre Eduardo Leitão de Mello Queirós pois deram-me a pista que seria de famílias de Ferreira do Zêzere terá nascido entre 1800 e 1815.
Se poderem ajudar ficarei grata.
Direct link:
Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Boa Tarde,
Procuro informações sobre:
João Francisco
Nascido a 1870
Natural de Águas Belas
(Pais - António Francisco e Ana de Jesus)
Casado com
Nazareth da Conceição
Nascida a 1902
Natural de Ferreira do Zêzere
(Pais - Francisco Antunes e Emília da Conceição)
E Filha de Ambos
Beatriz da Conceição
Nascida a 20/07/1924
Natural de Águas Belas
Agradeço a ajuda e se possível que enviem a possível informação de que disponham para:
bea.gaudencio89@hotmail.com
Muito Obrigado pela Ajuda.
Cumprimentos
Direct link:
Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro GP Porto,
Será que -- decorridos que foram mais de dois anos desde que ficou aqui colocada a sua questão -- tudo está esclarecido acerca da procurada família Amor?
- Houve(*) diversas gerações(**) Amor (talvez melhor: Antunes Amor) no lugar de Mourolinho (antigamente também Mouralinho e Mourelinho), freguesia de Igreja Nova do Sobral(***), concelho de Ferreira do Zêzere.
(*) E ainda há gente Amor (pelo menos em Lisboa).
(**) Desde o Séc.º XVIII, pelo menos.
(***) Se bem me lembro -- de leitura casuística de um assento de casamento, na Torre do Tombo (que agora já estará acessível aqui: http://digitarq.arquivos.pt/details?id=5767644 ) -- um primeiro Amor terá vindo de um lugar da Serra de Tomar(freguesia quase vizinha da acima referida) para o Mourolinho.
P.F., diga-nos aqui se já tudo ultrapassado, com tudo descoberto ou inventariado.
Cmprmnts,
JX
Direct link:
Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro confrade JX,
Obrigado pelo seu e-mail. A pessoa de Inglaterra que me pediu esta informação não me respondeu, mas quando o fizer entrarei em contacto.
Cumprimentos,
GP Porto
Direct link:
Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Boa tarde,
Recentemente descobri que o capitão Joaquim da Silva Pires era irmão da minha avó paterna, da freguesia da Amêndoa. Tenho dados dos pais dele e ainda não consegui fazer a árvore genealogica mais para trás. Estou só no incio. Gostaria de saber mais informação sobre o capitão e seus descendentes. Sei que ele esteve na primeira guerra mundial na ambulância 6 e que viveu em Paio Mendes, mais informação não tenho. Ficaria muito contente se podessemos trocar algumas informações.
Direct link:
Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Boa tarde,
O Capitão Joaquim da Silva Pires, conhecido em Ferreira do Zêzere como Capitão Pires, tendo uma rua em Ferreira do Zêzere com o seu nome, entrou como médico na Batalha de La Lys. Como diz e muito bem, trabalhando na ambulância n. 6, tendo, por isso, ganho algum reconhecimento, tendo em conta ter sido uma Batalha bastante sangrenta para os portugueses.
Após se reformar estabeleceu-se em Paio Mendes dedicando-se a uma vida mais calma e tranquila.Teve duas filhas, uma delas, Elvira Neto Pires (minha avó) casada com José Maria Cotrim (meu avô) nascido em Vila de Rei. No entretanto, a família espalhou-se entre Ferreira do Zêzere e Lisboa.
Espero ter ajudado.
Cumprimentos,
Andreia Ruivo Godinho
Direct link:
Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Muito obrigada Andreia pela rápida resposta.
Sabe dizer-me em que parte de França ele esteve, encontrei um documento que diz que a ambulância 6 estava em Marthes. Existe alguma informação da familia da Amêndoa que queira saber?
Mais uma vez obrigada pela ajuda. Sei que a minha tia esteve durante muitos anos em contacto com a Lurdinhas (mas recentemente não encontra o telefone).
Cumprimentos,
Sara Manso
Direct link:
Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Muito provavelmente esse será o documento que eu também possuo, posso verificar mas julgo que não tem muito mais detalhes que o que ambas já referimos.
Exacto, a Lurdinhas (Maria de Lurdes) que refere será a irmã da minha avó Elvira (já falecida).
Poderei saber como se chamam a sua avó e seus pais? Que segundo compreendi seriam irmã e pais do meu Bisavô Capitão Pires, correcto?
Muito obrigada,
Andreia Ruivo Godinho
Direct link:
Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Boa tarde, passados 20 anos não sei se ainda alguém lê estas mensagens.
Tenho muita curiosidade sobre um senhor chamado Pedro Luís Cotrim casado com uma senhora chamada Margarida de Andrade, no início do século XVI.
Identifiquei no site MyHeritage, mas não sei qual a fonte inicial, pois não me parece ser aquele artigo do Archeologo Português que lista imensos Cotrim.Se alguém tem informação gostava de trocar umas ideias, pois a ser verdade, essa ligação é estranha nos meus antepassados.
Obrigado.
H. Cotrim
Direct link:
Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Paulo,
O meu nome é António D’Oliveira Martins e o meu sogro é sobrinho bisneto de Manoel da Costa Carvalho, nascido a 21 de Maio de 1829 e falecido a 20 de Agosto de 1891, natural da Serra de Tomar. Sabe dizer-me alguma coisa sobre este senhor e seus ascendentes?
Antecipadamente grato,
António
Direct link:
Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
CCR Carvalhal no face acho que lhe pode dar uma ajuda
ReplyDirect link:
Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro Paulo,
Não sei se ainda anda por estas andanças. Sou descendente de muita gente de Ferreira do Zêzere, Carvalho, Vaz, Godinho, Heitor, Cristovão, Nunes, Antuines, Ribeiro, etc, etc. Como estava relativamente estagnado nas minhas investigações comecei a esmiuçar o livro do Dr. António Baião "A Vila e Concelho de Ferreira do Zêzere", que ainda não terminei, mas poucas ligações consegui fazer às familias referenciadas no livro. Talvêz com a sua ajuda conseguisse encontrar alguns pontos de ligação entre as várias familias e progredir um pouco mais na minha pesquisa genealógica para além de validar os dados que recolhi até à data.
Cumprimentos.
Direct link:
Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Boa tarde.
Se ainda tiver interesse, estou a esmiuçar o livro do Dr. António Baião, "A Vila e Concelho de Ferreira do Zêzere" que tem muita informação sobre a familia Cotrim. Posso investigar.
Cumprimentos.
Direct link:
Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Caro conterrâneo,
Se algum dos seus antepassados tiverem sido:
- Cristóvão, de Pardielas;
- Nunes, da Boucha (junto de Lamaceiros) ou da Castelaria;
- Ribeiro e/ou Antunes, do Mourolinho, Tanoeiros ou Penedinho,
Poderemos ser primos de grau superior a meia dúzia de gerações.
Boas pesquisas e boas conclusões!
Cumprimentos,
J.F.
Direct link:
Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Boa tarde,
Tenho vários Cristovão de Pardielas e arredores. Estou actualmente a tentar fazer a genealogia da familia Cristovão completa entre outras de Ferreira do Zêzere. Heitor, Carvalho, Vaz, Godinho, etc.
https://www.jvazcarvalho.net/gedsite/IndiEdit.aspx
Tem como partilhar os seu dados?
Direct link:
Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Boa tarde.
Peço desculpa se a minha questão não se enquadrar aqui.
Gostaria de obter informações sobre a famíla "Alvelos, do Beco", referida no livro do Dr. António Baião "A Vila e Concelho de Ferreira do Zêzere, no capítulo das Famílias ilustres do concelho de Ferreira do Zêzere, mais concretamente sobre os números 5 e 6, de quem sou descendente. O nº 6 (minha 11ª avó) chama-se Dionízia de Paiva, que casou com António da Silva Serrão, da Ega e faleceu em 1650, também na Ega.
Também sou descendente das famílias Carvalho e Heitor, por via de Maria Carvalho (filha de Thomaz de Carvalho, o velho e da sua 2ª mulher Marta Heitor), que casou com Inácio de Freitas da Ega. Faleceu na Ega em 1684.
Grata pela atenção
Maria Isabel Gante Ventura
Direct link:
Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Boa tarde, tem alguns registos dos fidalgos João Gomes da Costa e D. Antónia da Costa
ReplyDirect link:
Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Bom dia.
Provavelmente somos parentes muitos afastados por via dos Carvalho e dos Heitor, ramos que ainda estou a investigar. De qualquer forma já recolhi muita informação sobre estes. Pode consultar em https://www.jvazcarvalho.net/gedsite/IndiEdit.aspx, basta inserir "marta heitor" na caixa de consulta.
Se quiser os links para os assentos de nascimento / casamento, devo conseguir disponibilizá-los no próprio site logo à noite, esqueci-me de fazer uma atualização que permite seguir os links.
Direct link:
Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Boa tarde, sr. João Vaz de Carvalho.
Agradeço a sua disponibilidade e já consultei a sua excelente página, onde pude confirmar algumas das minhas pesquisas. Quanto a datas de registos, também tenho algumas que inseri no Familysearch.
Encontrei, no entanto divergências quanto, por exemplo, aos avós paternos de Marta Heitor. Na minha pesquisa tenho Antão Heitor e Violante Vaz.
Encontrei um documento de um testamento de D. Aldonça de Sousa (cuja ligação envio e que provavelmente já conhece), onde são referidos os nomes de Antão Heitor e Paulo Heitor de Sousa, que julgo serem pai e filho. No tif 42 consta a assinatura de Paulo Heitor de Sousa.
O documento é: INSTITUIÇÃO DE CAPELA POR D. ALDONÇA DE SOUSA, MULHER DE D. ANTÓNIO DE SOUSA, FIDALGO DA CASA REAL, NA IGREJA PAROQUIAL DE SANTA CATARINA DE CONDEIXA, SEGUNDO TESTAMENTO
Ligação:
https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4611251
Cumprimentos,
Isabel Gante Ventura
Direct link:
Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Boa tarde, tenho estado afastado por motivos de saúde e profissionais e só agora vi a mensagem. Nas minhas pesquisas já tinha chegado aos avós da Marta Heitor, já corrigidos na minha página. Não tinha conhecimento do testamento mas vou arquivá-lo nas minhas referências e estuda-lo, não estou tão avançado nas minhas pesquisas. De qualquer forma ainda não encontrei ligação entre esta Marta Heitor e os restantes Heitor maus antepassados, é uma pesquisa em curso que está bastante complicada. Em contrapartida pelo ramo da família das beiras cheguei a D. Afonso Henriques (ainda a documentar). Muito obrigado.
ReplyDirect link:
Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Boa tarde senhor Paulo,
Gostaria que me informasse sobre a data de nascimento de Quintino da Silva, sei que foi em S .Pedro Rego da Murta Carvalhal Alvaiázere e depois foi viver para o Vale do Poço, em Tomar. A filha Maria Conceição nasceu em 8 de setembro de1873.
Agradeço antecipadamente,
Sandra Nunes
Direct link:
Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
https://digitarq.adstr.arquivos.pt/details?id=1151586
Para Sandra Nunes
1896- Inventário por morte de Josefa, mulher de Quintino
Direct link:
Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Procure aqui.
Home Leiria Alvaiázere Rego da Murta
Rego da Murta
Ligações úteis
Wikipédia
Arquivo Distrital de Leiria
Famílias de Leiria
Genealogia FB - Índices de Registos Paroquiais
Fundos de arquivo
1646 – 1911: Paróquia de Rego da Murta - Concelho de Alvaiázere
Orago
São Pedro
História
Foi priorado da apresentação do ordinário e do Colégio da Sapiência de Coimbra. Foi anexada ao concelho de Ferreira do Zêzere por Decreto de 7 de Setembro de 1895 que extingue o concelho de Alvaiázere, voltando a este, restaurado por Decreto de 13 de Janeiro de 1898.
Notas
Alteração proposta pelo ADLRA, em Maio de 2005.
Séries
Registos de nascimentos
Registos de casamentos
Registos de óbitos
Duplicados de casamentos
Duplicados de óbitos
Mostrar todas as colunas
Registos de nascimentos
Livros (9/12) Datas
Batismos 1647 – 1758
Batismos 1758 – 1795
Batismos 1795 – 1830
Batismos 1830 – 1854
Batismos 1854 – 1859
Batismos 1862 – 1871
Batismos 1872 – 1881
Batismos 1882 – 1891
Batismos 1892 – 1901
João Paulo
Direct link:
Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Procure aqui.
Home Leiria Alvaiázere Rego da Murta
Rego da Murta
Ligações úteis
Wikipédia
Arquivo Distrital de Leiria
Famílias de Leiria
Genealogia FB - Índices de Registos Paroquiais
Fundos de arquivo
1646 – 1911: Paróquia de Rego da Murta - Concelho de Alvaiázere
Orago
São Pedro
História
Foi priorado da apresentação do ordinário e do Colégio da Sapiência de Coimbra. Foi anexada ao concelho de Ferreira do Zêzere por Decreto de 7 de Setembro de 1895 que extingue o concelho de Alvaiázere, voltando a este, restaurado por Decreto de 13 de Janeiro de 1898.
Notas
Alteração proposta pelo ADLRA, em Maio de 2005.
Séries
Registos de nascimentos
Registos de casamentos
Registos de óbitos
Duplicados de casamentos
Duplicados de óbitos
Mostrar todas as colunas
Registos de nascimentos
Livros (9/12) Datas
Batismos 1647 – 1758
Batismos 1758 – 1795
Batismos 1795 – 1830
Batismos 1830 – 1854
Batismos 1854 – 1859
Batismos 1862 – 1871
Batismos 1872 – 1881
Batismos 1882 – 1891
Batismos 1892 – 1901
João Paulo
Resposta
Direct link:
Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Procure aqui.
Home Leiria Alvaiázere Rego da Murta
Rego da Murta
Ligações úteis
Wikipédia
Arquivo Distrital de Leiria
Famílias de Leiria
Genealogia FB - Índices de Registos Paroquiais
Fundos de arquivo
1646 – 1911: Paróquia de Rego da Murta - Concelho de Alvaiázere
Orago
São Pedro
História
Foi priorado da apresentação do ordinário e do Colégio da Sapiência de Coimbra. Foi anexada ao concelho de Ferreira do Zêzere por Decreto de 7 de Setembro de 1895 que extingue o concelho de Alvaiázere, voltando a este, restaurado por Decreto de 13 de Janeiro de 1898.
Notas
Alteração proposta pelo ADLRA, em Maio de 2005.
Séries
Registos de nascimentos
Registos de casamentos
Registos de óbitos
Duplicados de casamentos
Duplicados de óbitos
Mostrar todas as colunas
Registos de nascimentos
Livros (9/12) Datas
Batismos 1647 – 1758
Batismos 1758 – 1795
Batismos 1795 – 1830
Batismos 1830 – 1854
Batismos 1854 – 1859
Batismos 1862 – 1871
Batismos 1872 – 1881
Batismos 1882 – 1891
Batismos 1892 – 1901
João Paulo
Direct link:
Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Bom dia senhor Jorge,
Agradeço a sua resposta.
Não fui clara quando questionei a data de nascimento de Quintino da Silva , dado que não mencionei o nome da sua esposa e o nome dos seus pais.
De acordo com a certidão de nascimento da sua filha Maria Conceição, Quintino da Silva casou com Angélica Maria residente em Vale do Poço, freguesia de Casais, concelho de Tomar os noivos foram morar para essa localidade. Os pais de Quintino são: João da Silva e Anna Maria.
Já tentei realizar a pesquisa nos livros paroquiais de Rego da Murta, mas não consigo perceber a letra destes livros.
Ando a tentar fazer a árvore genealógica da minha família e há um facto curioso, segundo relatos de familiares mais velhos, que é um tetravô que veio de Marrocos, foi viver para Castelo Branco e depois foi para Tomar e casou lá.
Cumprimentos,
Sandra Nunes
Direct link:
Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Bom dia Sr. Paulo,
Sera que tem informacao sobre Maria Amalia de Faria Heitor Pereira de Mendonça? Ela casou em Dornes 29.05.1839, sabe se ela e o Marido viveram em Ferreira do Zezere? Marido era Germano cesario de Mendonça.
Cumprimentos
Ana
Direct link:
Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Bom dia Isabel.
Nas últimas semanas adicionei muita informação ao site, nomeadamente pessoas de Alvaiázere, Rego da Murta e Chão de Couce. Se tiver interesse fique à vontade para consultar.
Cumprimentos.
Direct link:
Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Boa tarde. Encontrei este assento de casamento.
No livro de registo de Casamentos da Paróquia de Dornes de 1931 a 1851, encontra-se o registo de 29 de Maio de 1939 - (PT-ADSTR-PRQ-PFZZ05-002-0004_m0014.jpg e ...m0015.jpg) onde se escreve;
"Aos vinte e nove de Maio de 1839 na Capela de São Sebastião do Carril em minha presença e das testemunhas abaixo nomeadas ou signadas, se receberão por palavra da presente Germano Cezario de Mendonça natural da Vila de Setuval e residente em Figueiró deste Bispado de Coimbra, filho de António Pedro de Mendonça e de D. Gertrude P---- da Silva, da Vila de Setuval com D. Maria Amalia Heitor Pereira ----- filha de José Heitor Pereira natural do Cazal do Carril desta freguesia e de D. Joana Delfina e Faria do ------. Tendo se mostrado livre sem impedimento algum da -------. Vai este termo no dia mez anno et supra. O vigario Jacinto Nunes Cotrim."
Direct link:
Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Olá! Estou à procura de informação sobre a minha família do lado materno. Podemos falar por email? oliveira.joaog@gmail.com
Obrigado
Direct link:
Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar
Boa noite, Paulo
Estou à procura de registos da família do lado da minha mãe. Nasceu em Tomar. Tenho datas de nascimento e da morte até aos meus bisavós maternos. Do lado do meu avô é mais complicado, mas espero conseguir mais informação este fim-de-semana. Podemos falar por email? É o oliveira.joaog@gmail.com
Muito obrigado
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 19 Jan 2025, 23:18