Ninho do Açor - A ultima herdeira do morgadio

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Património

Ninho do Açor - A ultima herdeira do morgadio

#71839 | as1313328 | 27 Aug 2004 14:39

Caros genealogistas

Sei pelos elementos que possuo que a penultima prorietaria do morgadio de Ninho do Açor foi D. Antonia Maria de Albuquerque Costa e Ornelas, nascida na Lardosa em 11-11-1856 e falecida em Castelo Branco em 28-11-1933. Como nao tivesse casado deixou testamento a uma sobrinha-neta cujo nome desconheço, mas que sei ser filha de Jose Olaio Morao Lopes Montoya e de Maria Burgos, sendo esta ultima filha de D. Herminia Clotilde de Albuquerque Costa e Ornelas, irma da D. Antonia atras referida. A pergunta que deixo no ar e' a seguinte: alguem sabe como se chamava a sobrinha-neta de D. Antonia, a presumivel ultima herdeira do morgadio?

Outra questao: Como posso ter acesso ao testamento de D. Antonia? A Conservatoria dos Registos Centrais, em Lisboa, diz que so' possui dados a partir de 1950. Como o testamento e' de 1933 ou anterior... a unica saida e' procurar nos arquivos distritais. Mas aqui levanta-se outro obstaculo: o funcionario nao me permitiu a consulta dos testamentos em arquivo. E' um procedimento habitual ditado pelos regulamentos internos?

Manuel Sousa

Reply

Direct link:

RE: Ninho do Açor - A ultima herdeira do morgadio

#71856 | aivmc | 27 Aug 2004 21:13 | In reply to: #71839

Boa noite!

Também eu procuro um testamento que será próximo da data que o sr. procura, e, possivelmente, estará no mesmo Arquivo Distrital, uma vez que procuro um testamento que terá sido feito em Alcains ou Castelo Branco.

A resposta que me foi dada no ADCB foi a de que teria que saber a data em que foi feito o testamento e que, depois, ainda teriam que analisar se poderia ou não ter-lhe acesso.

O que estou a tentar saber é a data em que faleceu quem fez o testamento. Depois farei uma nova tentativa; pelo menos será uma data mais aproximada.

Melhores cumprimentos,
Ana Morão Correia

Reply

Direct link:

RE: Ninho do Açor - A ultima herdeira do morgadio

#71875 | as1313328 | 28 Aug 2004 01:10 | In reply to: #71856

Cara Ana

Espero que nao lhe dificultem a vida e que seja bem sucedida na sua pesquisa.

Cumprimentos

Manuel Sousa

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 29 Jun 2024, 23:22

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen