familia fronteira

This topic is classified in the following rooms Famílias

familia fronteira

#7233 | excalibor21 | 19 Jul 2001 04:28

Gostaria de localizar a minha familia, pois como vivo no Canada tenho interesse em mostrar aos meus fihos,nascidos em Portugal, as suas raizes.

Reply

Direct link:

RE: familia fronteira

#7474 | excalibor21 | 25 Jul 2001 18:26 | In reply to: #7233

Gostaria de ter uma sugestão a propôsito das origens de minha familia. Se possivel, estou
também interessado em saber a relação com a localidade do mesmo nome no Alto Alentejo (Fronteira).
Desde já, agradeço a vossa atenção.

Reply

Direct link:

RE: familia fronteira

#7510 | magalp | 26 Jul 2001 19:28 | In reply to: #7474

Se não der umas pistas mínimas será muito difícil, mesmo impossível, ajudá-la na sua investigação. Veja se consegue nomes de familiares originários de Fronteira, com as respectivas datas de nascimento ou óbito, se possível ocupação.
Aqui encontrará autênticas sumidades, verdadeiros sábios grandemente especializados em "Sangue Alentejano", capazes de lhe dar a melhor ajuda.

Reply

Direct link:

RE: familia fronteira

#7518 | excalibor21 | 26 Jul 2001 23:05 | In reply to: #7510

Obrigado pela vossa resposta imediata, o meu nome é, Emanuel Pedro Caroço Fronteira nascido
no distrito de Leiria freguesia dos Marrazes a
25 de Setembro de 1940.
Presentemente vivo no Canada em Montreal.
Para fazer a história curta, foram os meus fihos que insistiram comigo, para descobrir as origens da família.
Descobri entre os meus documentos,o certificado
de casamento de meus pais, David Alfredo de Brito Fronteira nascido em Lisboa a 15 de Julho de 1912, casado a 16 de Dezembro de 1939
em Leiria (falecido a 03 de Janeiro de 1997)com Maria Teresa Gonçalves Caroço nascida em Abrantes a 26 de Fevereiro de 1908.
Meus avós paternos, desconheço todas as datas de nascimento, Francisco António de Almeida Ferreira Fronteira (funcionário da Câmara Municipal de Lisboa)e Maria Rosa de Brito Fronteira nascida em Elvas.
Avós maternos Pedro Gonçalves e Estefânia Rosa,
desconheço datas. Viviam em Leiria nos ùltimos anos.
Gostaria também de localizar o meu padrinho de
baptismo, primo de meu avô paterno de nome Pedro Lassi de Almeida (funcionário da Camâra Municipal de Lisboa)casado com Elisa ... também não tenho mais datas.
Não tenho mais dados em minha posse, no entanto
a partir daqui espero que se encontre qualquer coisa.
Sei que meu avô tinha um irmão e uma irmâ, mas desconheço os nomes. Viviam todos em Lisboa a meu conhecimento. Desde quando a família sai do Alentejo, desconheço qual a generação.
( coincidencia minha avó nasceu na região mas mudou-se possivelmente para Lisboa antes de casar.)
Obrigado desde já pela vossa atenção e espero que estes dados possam servir para começo desta
minha pesquisa.
Emanuel Fronteira

Reply

Direct link:

RE: familia fronteira

#7688 | excalibor21 | 02 Aug 2001 17:25 | In reply to: #7518

Em Lisboa nos arquivos da Câmara Municipal, não é possivel encontrar referências ácerca de meu avó Francisco António de Almeida Ferreira Fronteira e do seu primo Pedro Lassi de Almeida
Se houver um processo de eu mesmo tentar averiguar, agradecia.
Emanuel Fronteira.

Reply

Direct link:

RE: familia fronteira

#7692 | excalibor21 | 02 Aug 2001 17:47 | In reply to: #7688

Como é possivel ter sido já respondida, de uma forma automática, se de todas as vezes que tentei fazer uma pergunta, só tive um contacto
de magalp no dia 26 do mês passado ?
Depois disso, dei todos os elementos que possuo
incluindo algumas datas nesse mesmo dia.
Não encontro nenhuma resposta, no link a que fazem referência.
Obrigada.
Emanuel Fronteira.

Reply

Direct link:

RE: familia fronteira

#7854 | excalibor21 | 13 Aug 2001 06:51 | In reply to: #7692

Volto ao ponto de partida, de 19 de julho passado. Mesmo que os meus dados até meus avós
dos quais não conheço a totalidade, sejam exactos, não consigo ir mais longe nas minhas pesquizas até á quarta geração.
Será possivel localizar, para além da quinta ou
mais geraçöes, a família que eu ouvi dizer em miúdo, ser da localidade com o mesmo nome no Alentejo ?
Obrigado.
Emanuel Fronteira.

Reply

Direct link:

RE: familia fronteira

#8169 | vilhegas | 23 Aug 2001 11:57 | In reply to: #7854

Caro Emanuel:
Os dados que fornece são poucos: para completá-los, só indo à "Torre do Tombo" em Lisboa,a registos notariais, tanto laicos como das igrejas das freguesias. Isto para si vai ser
muito difícil. Entretanto, vou-lhe dar umas dicas: Quando se fala da família Fronteira, começa-se logo a pensar em Mascarenhas, que são
Marqueses de Fronteira. Será que não tem nenhum
antepassado com esse apelido, e que por isso era conhecido pela alcunha de: o Fronteira.
O apelido de Mascarenhas parece ter nascido da
alcunha, que foi dada a um natural da aldeia de Mascarenhas (comarca de Mirandela) e que no
reinado de D. João I, recebeu um título de nobreza por bons serviços prestados ao rei.
Sobre os seus maiores terem sido lisboetas e
Funcionários Câmara Municipal, indica (talvez), que eles pertenceriam áquela pequena
burguesia que vinha de filhos segundos de alguns nobres menos endinheirados ou burgueses
mais ou menos falidos. Isto é o que rezam as
crónicas e jornais anteriores a 1910.
Desejo-lhe mais sorte nas buscas. Nuno .

Reply

Direct link:

RE: familia fronteira

#8172 | rafael mião | 23 Aug 2001 14:19 | In reply to: #8169

Ex.mo Senhor
Acabo de ler o que diz sobre o apelido Mascarenhas,mas no Nobiliário de Famílias de Portugal de fELGUEIRAS gAIO e na Pedatura Lusitana de Alão de Morais e outras fontes dignas de crédito encontrará muito assunto sobre-Mascarenhas(família)que o elucidarão convenientemente.Se for do seu conhecimento desculpe a intromissão.
Cumprimentos
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: familia fronteira

#8177 | fsomr | 23 Aug 2001 16:23 | In reply to: #7518

Conhece um engº José Fronteira, director técnico da Controlauto (telefone - 21 441 71 83)?

Reply

Direct link:

RE: familia fronteira

#8179 | vilhegas | 23 Aug 2001 17:16 | In reply to: #7233

Amigo Emanuel Fronteira:
Hoje ficou a saber que sempre existem em Portugal, pessoas muito respeitáveis, que assinam com orgulho o seu apelido. Não esmoreça
na sua busca, pois parece que finalmente este
Forum o vai ajudar. Acho que deve consultar a parte da GENEA PORTUGAL, onde estão as Famílias, e clicar em Mascarenhas, onde muito
resumidamente, se lê a origem deste apelido
e Títulos Nobiliárquicos que lhe foram honrosamente atribuídos durante a tão atribulada História de Portugal. Lá verá
entre vários, o Título de Marquês de Fronteira. Tem também numa outra resposta, um
número de Telefone, de um Senhor, que tem o
seu apelido. Faço votos, para que seja um Parente seu.
Boa sorte, é o que lhe desejo: Nuno

Reply

Direct link:

RE: familia fronteira

#8184 | excalibor21 | 23 Aug 2001 21:33 | In reply to: #8169

Caro Nuno:
Começo por lhe responder, seguindo a ordem das mensagens que recebi, por acaso todas no mesmo dia e ao mesmo tempo agradecer a vossa resposta
bem detalhada.
Começo por lhe garantir e falo por conversas que ouvi de meu avô, até hoje o nome Fronteira,
nome de familia não tem nada a ver com o título
dos Marqueses de Fronteira (Mascarenhas).
Posso dizer que durante a minha vida de adolescente, estudei e vivi muitos anos em Cascais e tive bastante convivio com um ramo dos Mascarenhas (irmã do cavaleiro tauromático.
Francisco Mascarenhas).
De qualquer maneira até ao meu bisavô, conheço
a existência de todos os Fronteiras, incluindo o meu padrinho de batismo, Pedro Lassi de Almeida, primo de meu avô.
Uma vez mais um obrigado pela vossa sugestão.
Emanuel Fronteira.

Reply

Direct link:

RE: familia fronteira

#8185 | excalibor21 | 23 Aug 2001 21:43 | In reply to: #8172

Ex.mo Senhor
Obrigado pela ajuda, mas acabo de responder a este forum, que a meu conhecimento, família Fronteira não me parece ligada aos Mascarenhas de título Marqueses de Fronteira.
Por acaso nos anos 80, essa mesma pergunta foi--me posta por diversas pessoas residentes na altura aqui no Canada, onde ainda estou a residir presentemente.
De qualquer maneira uma vez mais, obrigado pela
boa intromissão.
Emanuel Fronteira.

Reply

Direct link:

RE: familia fronteira

#8186 | excalibor21 | 23 Aug 2001 21:48 | In reply to: #8177

Obrigado pela informação. Vou tentar contactar
essa pessoa, na esperança que ele mesmo tenha
a mesma curiosidade que me levou a começar esta pesquiza.

Reply

Direct link:

RE: familia fronteira

#8187 | excalibor21 | 23 Aug 2001 22:01 | In reply to: #8179

Caro Nuno:
Obrigada pela referência, mas pelo que já mencionei anteriormente, gostaria de saber a possibilidade de contactar a Torre do Tombo por via postal ou por internet.
Lá, será a meu ver, a ùnica via mais directa sem ter que recorrer a certificados e datas que
não conheço de momento. Será possivel ?
Obrigada uma vez mais.
Emanuel Fronteira.

Reply

Direct link:

RE: familia fronteira

#8202 | vilhegas | 24 Aug 2001 14:47 | In reply to: #8187

Caro Emanuel Fronteira:
Não tem nada que agradecer, pois é de obrigação de todo o Português, ajudar os compatriotas que infelizmente tiveram de sair do Nosso tão amado país, pois nele não conseguiam ganhar a vida decentemente. Mas isto é outro assunto. Voltando ao que interessa: Os Mascarenhas a que se refere são tios do actual Marquês de Fronteira, com o qual tive a honra de frequentar o Liceu Camões em Lisboa. Este D. Fernando de Mascarenhas é pessoa muito simpática e não deixa por mãos alheias as qualidades da Família!
Em Lisboa existem também "Fronteira e Silva" e "Quem bem procurar, mais vai encontrar". Não
esmoreça!!!!
Vou-lhe dar uma dica: Comunique com geneaportugal@netcabo.pt
ao cuidado de Luís Amaral - Comentários, e peça-lhe os endereços da "Torre do Tombo". Vai ver quão simpático é este Senhor!
Boa Sorte meu caro Emanuel. Nunca se arrependa de ser PORTUGUÊS !
Nuno

Reply

Direct link:

RE: familia fronteira

#8439 | excalibor21 | 31 Aug 2001 06:51 | In reply to: #8202

Caro Nuno!
Tenho imenso prazer em saber que conheçe a família Mascarenhas. Fui, como já disse contemporâneo do Duarte e Luís Mascarenhas, filhos da Mariazinha Mascarenhas, com mais duas
filhas muito novas na altura.
Depois que saí da tropa, nunca mais contactei
com a minha geração dos anos 60.
A minha vinda para o Canada, não foi para fugir á tropa, como muita boa gente que se
encontra por estas bandas.
Não deixo de agradecer o nome do senhor Luis Amaral do qual estou aguardando uma resposta.
Emanuel.

P.S. António José Fronteira e Silva que foi visita em minha casa em Cascais, será meu primo
em quinto grau, se não estou enganado, do lado
do meu avô, com duas irmãs, uma delas minha colega na Faculdade de Ciências antes da tropa.

Reply

Direct link:

RE: familia fronteira

#8512 | vilhegas | 02 Sep 2001 12:14 | In reply to: #8439

Caro Emanuel:
Tenho entrado em vários endereços, incluindo
alguns que se referem à "Inquisição", mas não
encontrei ninguém com o S/ apelido; em contra partida, encontrei nomes bem conhecidos e que foram justiçados por essa famigerada organização. (arquivos da Torre do Tombo).
Já telefonou para o Eng. José Fronteira?
É o tel. 214417183. Como sabe, antes deverá colocar o indicativo de Portugal. Não perca
esta pista. Apesar de não ter estado a favor
da Nossa Guerra em África (pois aquilo só tinha uma solução política), também nâo fugi
a combater por Portugal, como se dizia na época. Estamos prtanto de acordo, Caro irmão de
armas. E por aqui me fico:
Envio-lhe os meus mais amistosos Cumprimentos
: Nuno .

Reply

Direct link:

RE: familia fronteira

#18981 | gobineau | 26 Mar 2002 09:42 | In reply to: #7518

Caro Emanuel

O apelido Fronteira existia já em princípios do séc. XVIII na zona norte do distrito de Portalegre, em Alegrete, se a memória não me falha.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 22 Jun 2024, 14:21

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen