Certidao de Venâncio Fernandes da Cruz

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Regiões | Arquivos

Certidao de Venâncio Fernandes da Cruz

#72670 | Charles Walber | 08 Sep 2004 18:31

Necessito da certidao de nascimento de Venâncio Fernandes da Cruz, nascido em Portugal em 16 de março de 1892, provavalmente em Viseu, ñ sabemos ao certo, esse é o nosso maior problema. Quem puder ajudar e pesquisar junto ao arquivo distrital de Viseu, agradeceria imensamente. É que estou na Espanha e preciso pedir a cidadania portuguesa. Por favor, ajudem-me.
Aguardo e agradeço
Charles

Reply

Direct link:

RE: Certidao de Venâncio Fernandes da Cruz

#72729 | victorferreira | 09 Sep 2004 12:25 | In reply to: #72670

Caro confrade,

Não estou a perseguí-lo, garanto-lhe. Pelo contrário, estou até a torcer e curioso em como conseguirá chegar ao seu estimado avô.

Mas assim pelo menos já há qualquer coisa. Não muito, mas qualquer coisa: uma data!
Esperemos que os parentes, estudiosos ou demais interessados se apresentem.

Gostaria no entanto de trocar umas impressões consigo uma vez que há alguns pontos de convergência entre este caso e uma parte da minha história, para além de uma sugestão de afinação de questões. Mas fora do Forum, se me quiser conceder, uma vez que não tem interesse geral.
victorferreira@netcabo.pt

Cumprimentos
Victor Ferreira

Reply

Direct link:

RE: Certidao de Venâncio Fernandes da Cruz

#72737 | António Forjó | 09 Sep 2004 14:14 | In reply to: #72670

Caro Charles

O seu caso pode ser melhor do que parece à primeira vista.
Vejamos: sabe o nome do seu avô ( e dos seus bisavôs), a data do seu nascimento e a data de chegada ao Brasil. Admite que ele fosse natural do distrito de Viseu ou da região de Trás-os-Montes.
Ora o seu avô teve que obter um passaporte para embarcar para o Brasil; os passaportes eram, como ainda são, emitidos pelo Governo Civil do distrito da naturalidade. Em alguns casos excepcionais eram emitidos pelo Governo Civil do distrito em que se situava o porto de embarque.
Os Arquivos Distritais dispoem já da documentação dos Governos Civis referente à emissão de passaportes (processos e livros de registo de passaportes emitidos) para a data de embarque de seu avô, que admito tenha ocorrido cerca de 1920/1930.
O que lhe sugiro que faça: envie uma mensagem por e:mail aos Arquivos Distritais de Viseu, de Vila Real, Bragança e Porto pedindo-lhes que localizem a emissão do passaporte do seu avô. Se a resposta for negativa tente Aveiro, Braga, Guarda e Viana do Castelo o que lhe dará a cobertura de todo o norte de Portugal.
Na sua mensagem indique claramente o que pretende, os dados que conhece sobre o seu avô incluindo a data de chegada ao Brasil.
Se o passaporte for localizado, conseguir a certidão de nascimento será quase imediato.
Desejo-lhe felicidades. Cumprimentos.

António Forjó

PS- encontra os e:mail dos Arquivos no site da Torre do Tombo, www.iantt.pt (O GP que me perdoe este "pontapé" nas regras!)

Reply

Direct link:

RE: Certidao de Venâncio Fernandes da Cruz

#72738 | António Forjó | 09 Sep 2004 14:15 | In reply to: #72670

Caro Charles

O seu caso pode ser melhor do que parece à primeira vista.
Vejamos: sabe o nome do seu avô ( e dos seus bisavôs), a data do seu nascimento e a data de chegada ao Brasil. Admite que ele fosse natural do distrito de Viseu ou da região de Trás-os-Montes.
Ora o seu avô teve que obter um passaporte para embarcar para o Brasil; os passaportes eram, como ainda são, emitidos pelo Governo Civil do distrito da naturalidade. Em alguns casos excepcionais eram emitidos pelo Governo Civil do distrito em que se situava o porto de embarque.
Os Arquivos Distritais dispoem já da documentação dos Governos Civis referente à emissão de passaportes (processos e livros de registo de passaportes emitidos) para a data de embarque de seu avô, que admito tenha ocorrido cerca de 1920/1930.
O que lhe sugiro que faça: envie uma mensagem por e:mail aos Arquivos Distritais de Viseu, de Vila Real, Bragança e Porto pedindo-lhes que localizem a emissão do passaporte do seu avô. Se a resposta for negativa tente Aveiro, Braga, Guarda e Viana do Castelo o que lhe dará a cobertura de todo o norte de Portugal.
Na sua mensagem indique claramente o que pretende, os dados que conhece sobre o seu avô incluindo a data de chegada ao Brasil.
Se o passaporte for localizado, conseguir a certidão de nascimento será quase imediato.
Desejo-lhe felicidades. Cumprimentos.

António Forjó

PS- encontra os e:mail dos Arquivos no site da Torre do Tombo, www.iantt.pt (O GP que me perdoe este "pontapé" nas regras!)

Reply

Direct link:

RE: Certidao de Venâncio Fernandes da Cruz

#72784 | victorferreira | 09 Sep 2004 23:38 | In reply to: #72737

Caro Charles,

Esta abordagem vai ser certamente mais eficaz. A outra exigiria um tempo enorme de pesquisa.

Afinal, as ajudas apareceram. Boa sorte. Victor.

Reply

Direct link:

RE: Certidao de Venâncio Fernandes da Cruz

#72785 | victorferreira | 09 Sep 2004 23:39 | In reply to: #72670

Caro Charles,

Esta abordagem vai ser certamente mais eficaz. A outra exigiria um tempo enorme de pesquisa.

Afinal, as ajudas apareceram. Boa sorte. Victor.

Reply

Direct link:

RE: Certidao de Venâncio Fernandes da Cruz

#72811 | Charles Walber | 10 Sep 2004 10:12 | In reply to: #72737

Caro, António, muito obrigado pelas dicas e sugestoes. Farei exatamente o q me sugeriu, espero conseguir os datos q tanto procuro e tenho procurado muito mesmo. Mais uma vez reforço meus agradecimentos e se tiver mais alguma dica, fique à vontade, sempre será bem vinda.
Grato

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 04 Jul 2024, 00:46

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen