registos paroquiais de Macau

This topic is classified in the following rooms Arquivos

registos paroquiais de Macau

#7397 | fandrade | 24 Jul 2001 11:05

Necessito consultar os registos paroquiais de Macau, relativos à transição do Séc.XIX/XX. Onde estão?

Agradeço desde já a quem me possa dar essa informação.


F. Freire de Andrade

Reply

Direct link:

RE: registos paroquiais de Macau

#7398 | LCM | 24 Jul 2001 11:12 | In reply to: #7397

Caro F. Freire de Andrade,

Os Registos estão em Macau nas respectivas Igrejas, segundo informa Jorge Forjaz na sua magistral obra em 3 volumes, "Famílias Macaenses". Se disser concretamente o que procura talvez este livro possa ajudar.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Reply

Direct link:

RE: registos paroquiais de Macau

#7413 | fandrade | 24 Jul 2001 18:34 | In reply to: #7398

Caro Lourenço Correia de Matos

Agradeço a informação.
A pesquiza que pretendo fazer refere-se não propriamente a uma família macaense, mas a meu Avô, natural da Metrópole, médico militar dos quadros do então designado Exército Colonial, que viveu em Macau, onde exerceu. O registo de nascimento que procuro é o do meu Pai, que aí nasceu, em 1914.
Será que o livro que menciona tem algumas indicações que me possam ser úteis (isto é, relativamente a famílias não macaenses que tenham vivido no Território ?

Já agora, se me permite, coloco outra questão: tenho conhecimento de ter sido publicado em tempos um livro que descreve aspectos da história da medicina em Macau por um sacerdote aí residente: tem alguma informação a este respeito?

Renovo os meus agradecimentos.
Cumprimentos
Francisco Freire de Andrade

Reply

Direct link:

RE: registos paroquiais de Macau

#7414 | LCM | 24 Jul 2001 18:56 | In reply to: #7413

Caro Francisco Freire de Andrade,

Não sendo uma família macaense esta obra não será de grande ajuda. Sugiro-lhe que contacte directamente com Macau ou em Lisboa com a Casa de Macau ou a Fundação Oriente pois talvez o possam ajudar. Os registos estão nas Igrejas e por isso convém saber onde foi baptizado o seu pai.
O Sacerdote a que se refere é o Padre Manuel Teixeira, grande historiador de Macau, que escreveu uma obra (entre dezenas de outras) intitulada "Medicina em Macau", em 4 volumes, ocupando-se o 4º dos médicos do séc. XX (foi publicado em 1976). Não tenho esta obra, mas deverá existir na Biblioteca Nacional.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Reply

Direct link:

RE: registos paroquiais de Macau

#7420 | fandrade | 24 Jul 2001 22:09 | In reply to: #7414

Caro Lourenço Correia de Matos

Vou seguir as suas indicações, que me serão certamente muito úteis.

Agradeço mais uma vez

Cumprimentos
Francisco Freire de Andrade

Reply

Direct link:

RE: registos paroquiais de Macau

#22622 | joaquimreis | 09 Jun 2002 18:06 | In reply to: #7414

Caro senhor
Saberá dizer-me como posso obter esse mencionado livro sobre familias macaenses?
Já agora sabe se nesse constam familias Chan, Chen e Pechem(n) ou Pecham(n)?
Obrigado

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 14 Jun 2024, 05:36

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen