Família: Erse
This topic is classified in the following rooms Famílias | Pessoas
Família: Erse
Caros Confrades,
Agradeço informações relativas à presença dos "Erse" em Portugal. Gostaria de entroncá-los, aqui no Genea, com a minha família: João Erse de Goyri O'Neill casou com Maria de Assunção Costa Camisão Soares (minha irmã), com geração. Prometi ao João, meu estimado cunhado, avançar na sua árvore genealógica!
Os meus melhores cumprimentos
Artur Camisão Soares
Direct link:
RE: Família: Erse
Caro Artur Camisão Soares
Sobre esta familia a ajuda que poderei dar, não sendo muita é a que possuo, no meu trabalho sobre a descendência de Carlos António Ferreira Monte.
A Familia Erse, entronca neste trabalho, através da seguinte ligação:
1. Carlos Antonio Ferreira Monte, Sargento-mor de Cavalaria. Cas.c. D. MAria Rosa de Sousa Vieira
1.1. Pedro Paulo Ferreira de Sousa, 1º Barão de Pernes. cas.c. D. Helena Águeda Bon
1.1.1. Julio Cesár Bon de Sousa, Coronel. Cas.c. D. Amélia de Brito Taborda
1.1.1.1. D. Maria Georgina de Brito Taborda Bon de Sousa, cas.c. Carlos de Sande Mexia Vieira da Mota
1.1.1.1.1. D. MAria da Conceição Bon de Sousa Mexia Calheiros. Cas.c. Eduardo Rudolfo de Araújo Dezonne Fernandes de Oliveira
1.1.1.1.1.1. D. Isabel Maria Calheiros Fernandes de Oliveira. Cas.c. Rui Alberto ERSE Fernandes, filho de Luis Lourenço Raimundo Fernandes e D. Amélia ERSE, pintora e poetisa.
1.1.1.1.1.1.1. D. Ana Isabel Fernandes de Oliveira ERSE
1.1.1.1.1.1.2. João Rui Fernandes de Oliveira ERSE.
Espero ter sido útil, possuo quase a totalidade dos dados biogáficos, caso necessite, não hesite.
abraço
João de São Payo
Direct link:
RE: Família: Erse
Caro João de São Payo,
Muitíssimo obrigado pelos dados.
Sei que o avô materno do meu cunhado chamava-se Francisco José Erse e tinha ascendência alemã. Irei vasculhar nos registos de Coimbra e Lousã (onde se situa a "Quinta do do Penedo", propriedade do meu cunhado e de minha irmã). A zona é linda!
É curiosa a ligação com os Mexias, até porque alguns terrenos rústicos confrontam com terrenos deles (na parte da Serra).
Não hesitarei em pedir dados biográficos, e também em dá-los.
Um abraço
Artur Camisão Soares
arturcamisaoarrobanetcabopontopt
Direct link:
RE: Família: Erse
Caro Artur,
Em Coimbra, podes pedir ajuda ao nosso sempre prestável confrade, Pedro França.
Um abraço
Luis
Direct link:
RE: Família: Erse
Caro Luís,
Vou fazê-lo, mas terei de indagar da disponibilidade do confrade Pedro França acerca do assunto em questão.
Um abraço
Artur
Direct link:
RE: Família: Erse
Caro Artur Soares,
Quando jovem ia passar férias a casa do meu avô na Lousã (casa da Farmácia Fonseca) e recordo-me dum Augusto Erse, dono da Foto Império e dum João Erse escriturário, bem como dos Erse da Peneda, mas já lá vai muito tempo.
Por outro lado, num livro sobre os Figueiredos e Queiroz escrito pelo meu pai em 1949 (ver http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=61384 ), estão descritos alguns parentes na Lousã com o apelido Erse, e que, salvo erro, podem ser vistos no sítio (...)
Espero que sirva para alguma coisa.
Cumprimentos,
Angelo Queiroz da Fonseca
Direct link:
RE: Família: Erse
Caro Angelo Queiroz da Fonseca,
Estou-lhe grato pelas menções que fêz. No domingo estarei com o João: será uma boa ocasião para ter uma conversa mais prolongada. Dar-lhe-ei notícias.
Ele tem estado muito assoberbado com a Faculdade de Medicina da Univerdidade Nova de Lisboa, onde é, desde o mês passado, Professor Catedrático de Anatomia!
Os meus melhores cumprimentos
Artur Camisão Soares
P.S. A "Quinta do Penedo" está a ser, aos poucos e poucos, recuperada. Foi uma das razões, pela qual, estive lá uns bons dias.
Direct link:
RE: Família: Erse
Artur Camisão Soares,
Espero que o link tenha funcionado. Em alternativa poderá procurar Erse na letra E no sítio (...)
Também me recordo dos Mexia que referiu noutra mensagem, aliás por vezes regressava de férias a Lisboa no carro deles, quando os Pais vinham trazer os filhos ao agora Externato Champagnat junto ao Aeroporto. Bons tempos !
Cumprimentos e boas pesquisas.
Angelo Fonseca
Direct link:
RE: Família: Erse
Caro Angelo Fonseca.
Infelizmente o link não funcionou, pelo que lhe agradeço que me envie um e-mail para o meu endereço. Fiquei sem saber qual o "sítio" onde procurar os Erse.
Renovados cumprimentos
Artur Camisão Soares
Direct link:
RE: Família: Erse
Caro Artur Soares,
Envei mensagem para arturcamisaoarrobanetcabopontopt (devidamente descodificado), mas veio devolvida por destinatário inexistente. Haverá um ponto entre artur e camisao ?
Cumprimentos,
Angelo Fonseca
Direct link:
RE: Família: Erse
Caro Angelo Fonseca,
O destinatário existe. O que se passou é que tive uma série de problemas, entre os quais um relacionado com o correio (na recepção de e-mails): tive que reconfigurar a conta.
As minhas desculpas!
Agradeço, se não se importa, que me envie novamente a mensagem.
Renovados cumprimentos
Artur Camisão Soares
Direct link:
RE: Família: Erse
Caro Angelo Fonseca,
Obrigado por me ter reenviado a mensagem. Os dados ir-me-ão ser muiti úteis!
Melhores cumprimentos
Artur Camisão Soares
Direct link:
RE: Família: Erse
Caros Confrades,
Pretendo dados relativos a Maria Teresa de Carvalho Erse. Aqui em:
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=485348
Agradecido, desde já.
Meu melhores cumprimentos,
Artur Camisão Soares
Direct link:
RE: Família: Erse
Caro Artur:
Reparei agora neste seu tópico e posso dizer-lhe que Erses (penso que será algo relacionado com Herzog que também vi nos assentos) encontro-os bem desde o séc. XVIII até finais do séc. XIX nos paroquiais da Lousã no AUC.
Diga coisas de modo a poder relacioná-los com a senhora que refere nesta sua mensagem Maria Teresa de Carvalho Erse.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França
Direct link:
RE: Família: Erse
Meu Caro Pedro França,
Sabe o confrade que aquando da minha estadia na Lousã, nos pretéritos meses de Agosto (2ª quinzena), Setembro e Outubro, tentei encontrar dados no Arquivo Histórico Municipal? Acontece, que para mal dos meus pecados, o Arquivo estava fechado, pois o seu Director tinha-se aposentado e aguardavam o preenchimento do cargo...!
Bom..., o que me diz vem de encontro a um relato oral que me foi feito por um parente do meu cunhado. Mas, porque é que transformaram o apelido?
Por outro lado, foi-me comunicada uma possível ascendência judaica.
Gostaria, efectivamente, de conhecer o percurso desta família.
Um abraço,
Artur João
P.S. Tem visto o meu parente Zé Sá, de Almofala (Chão de Couce)? Tenho que lhe telefonar.
Direct link:
RE: Família: Erse
Caro Artur:
Pois, a mudança de nome é o resultado do aportuguesamento de muitos apelidos de origem estrangeira.
Posso tentar ver-lhe o início da família na Lousã e a sua forma original.
Quanto a uma possível origem judaica isso já não poderei dizer nada, mas ela insere-se no contexto cristão da sociedade portuguesa de então, baptizando-se, casando-se, morrendo com os sacramentos do preceituário e constituições eclesiais.
Não sabia que o meu colega José Sá era seu parente. Ele conhece o Genea porque já falámos disso aqui na escola mas não me falou do Artur. Já agora, como vai o Zé? Ele tem estado adoentado, de baixa, faz tempo (alguns anos) e duvido que alguma vez recupere. A vida não lhe tem sido fácil, antes pelo contrário, deveras dramática. Mas era (é) um colega com quem eu podia trocar impressões sobre as matérias que é costume trazermos aqui a lume. Fora ele, não há quem. Sabe como ele está? Vou ver se lhe ligo. Às vezes lembro-me dele nas alturas em que não posso contactá-lo e estão sempre a meter-se-me coisas pelo meio, pela frente, a desviar-me a atenção e a concentração: é a vida que temos (que eu tenho).
Enfim, vou ver o que posso trazer-lhe da próxima vez que for ao AUC. Já agora, o Artur refere-se ao Arquivo Histórico Municipal ou ao Arquivo da Universidade de Coimbra? É que são organismos totalmente diferentes, independentes. Eu costumo encontrar-me no segundo deles.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França
Direct link:
RE: Família: Erse
Caro Pedro,
Muitos apelidos aportugueesaram-se na verdade. Fico-lhe muito grato pela consideração.
O José Sá é filho de Maria de Assunção Sande e Castro Camisão Vaz Ferreira. O pai desta, José Camisão Vaz Ferreira era filho de Gertrudes Francisca Pereira D`Araújo Camizão. Esta minha tia-avó está aqui em: http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=197467
Referi-me ao Arquivo Histórico Municipal, da Lousã.
Um abraço,
Artur João
Direct link:
RE: "João Luso" um ilustre Erse da Lousã
Caro Artur Camisão,
Agora que recomecei a estudar famílias da Lousã, em virtude de novos entroncamentos com Serras, Mirandas, Mexias, etc., tenho relido alguns livros da Lousã deixados pelo meu pai, tendo encontrado na obra "A Lousã e o seu concelho" de Álvaro Viana de Lemos a seguinte biografia:
Armando Erse de Figueiredo (João Luso) - Muito novo ainda, depois de ter feito alguns estudos em Coimbra, seguiu para o Brasil com a ideia de fazer vida pelo comércio. Como era inteligente, estudíoso e persistente, com uma especial inclinação para as letras, breve aproveitou as horas vagas que o emprego lhe deivava, não só na leitura, mas escrevendo também prosa e verso que ia publicando nas gazetas. Começou a ser conhecido e consagrado pelo pseudónimo de João Luso que adoptara patrioticamente em lembrança de Portugal e em honra da Lousã (terra de Joões). Passado tempo abandona a vida comercial e dedica-se unicamente ao jornalismo e às letras em que brilhou operosamente durante 50 anos.
Trabalhou sobretudo no «Jornal do Comércio» e na «Noite» no género crónicas e críticas literárias e escreveu numerosos livros de romances e cOntos, fez conferências e colaborou em muitas revistas, acabando por merecer a subida honra de ser um dos raros membros estrangeiros efectivos da Academia Brasileira das Letras, proposto por Afrânio Peixoto.
Voltou algumas vezes à Lousã, após vários períodos de ausência, a visitar a família e os amigos. Da última vez que veio a Portugal em 1930, foi entusiàsticamente homenageado na Lousã pelo grémio recreativo e em Lisboa com um almoço no «Tavares» em que tomaram parte muitas individualidades portuguesas em destaque nas artes e nas letras. 'Fez também em Lisboa uma conferência na Sociedade Nacional de Belas Artes com o título de "O amor nas quadras populares portuguesas e brasileiras" que foi muito apreciada.
Nos últimos anos, tendo-lhe sido comunicado da Lousã a nova instalação e desenvolvimento da velha e esquecida biblioteca municipal, desde logo se propôs auxiliá-la; como de facto conseguiu em 1948-49, enriquecê-la e valorizá-la com cerca de 600 volumes; Parte da sua biblioteca particular, e a maior parte os que foi pedindo aos autores e editores seus amigos. Quase todos esses volumes trazem em autógrafo elogiosas dedicatórias à Biblioteca da Lousã e em todas João Luso escreveu algumas notas biográficas dos autores ou da significação da obra.
Nesta colecção de obras brasileiras há livros de real valor não só literário e científico, como bibliográfico e artístico. Foi uma dádiva generosa e bem significativa da sua inteligente compreensão do valor que tem a divulgação da cultura e uma prova de grande amor à sua terra natal.
O município da Lousã em reconhecimento não só desta dádiva, como da persistente obra de propaganda da Lousã que ele sempre fez no Brasil, em homenagem aos seus grandes méritos literários e sobretudo. pelo grande exemplo de trabalho e tenacidade que foi a sua vida, deu o seu nome a uma rua da vila.
João Luso faleceu em Janeiro de 1950 no Rio' de Janeiro.
Entre os numerosos volumes que publicou avultam os seguinte~: «Contos da minha Terra», «Prosa», «Histórias da Vida», «Ao Sol e à Neve», «Amor Tragédia e Farça», «Elogios», «As Entrevistas de Expedito Faro», «Comédia Urbana», «Os Meneses de Haddock Lobo), «Reflexos do Rio», «Contos do Natal», «Viagens», «Terras do Brasil», «Ares da
Cidade», «Alegria e Ternura», «O despenhadeiro» e «Os Animais Nossos Amigos».
No meu site tenho um Armando Henriques Erse, que também descende de Figueiredos pelo lado materno e que atendendo à data do nascimento poderia ser este ilustre Armando Erse de Figueiredo, mas não tenho a certeza.
De qualquer forma fica aqui a descendência desde o avô dele, tal como se retira do meu site:
Augusto Fernandes Erse & Maria Adelina Lusitana Pinto
1. Adelino Pinto Erse &1901 Belmira Idalina Henriques 1878
1.1. Armando Henriques Erse 1901 &1926 Maria da Conceição Chaínho
1.1.1. Maria Armanda Lucrécia Chaínho Henriques Erse 1928-
1.2. César Henriques Erse 1904 &1936 Maria Celeste da Piedade Santos
1.3. Maria Adelina Baeta Henriques Erse 1907 &1925 Luís Baeta de Campos 1893
1.3.1. Luiz Erse Baeta de Campos 1926-
1.3.2. Maria Luísa Queiroz Erse Baeta de Campos 1934-
Provavelmente já conhecia tudo isto, mas aqui fica para enriquecer este seu tópico de Erses e dar a conhecer a outros confrades interessados.
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
PS: Vejo com satisfação que o simpático e disponível Pedro França já veio em seu auxílio, tal como a mim, que também me tem estado a dar uma preciosa ajuda nos arquivos de Coimbra, nos tais novos entroncamentos. Um abraço para ele.
Direct link:
RE: Ascendência materna do "João Luso"
Caro Artur Camisão,
Em complemento à minha mensagem sobre o Armando Erse de Figueiredo, vulgo "João Luso", e a estar certo que ele seja o Armando Henriques Erse do meu site, aqui deixo a ascendência materna, que o liga aos 'meus' Figueiredo e Queiroz, estudados pelo meu pai.
Felicidade Perpétua de Figueiredo e Queiroz ca 1836-1916 &1852 Luís Baeta Serra &1873 Joaquim Henrique Lopes +
1. Maria da Natividade Baeta de Queiroz 1854-1941 &1869 César Henriques Lopes +
1.1. Luís Henriques 1869-1870
1.2. Maria do Sacramento Henriques 1871-1896
1.3. Fortunata Adelaide Henriques 1873-1894
1.4. Beatriz dos Anjos Henriques 1875 &1896 Joaquim Antunes Cerejeiras
1.5. Ermelinda da Trindade Henriques 1876-1927 &1898 Bernardino Henriques Lopes
1.5.1. César Henriques Lopes 1899-1948
1.5.2. António Henriques Lopes 1901-1902
1.5.3. Maria da Natividade Baeta Henriques 1906-1945
1.5.4. Armanda dos Anjos Baeta Henriques 1908
1.5.5. Alice Henriques Lopes 1912-1913
1.5.6. Lucinda Henriques Lopes 1914
1.6. Belmira Idalina Henriques 1878 &1901 Adelino Pinto Erse
1.6.1. Armando Henriques Erse 1901
1.6.2. César Henriques Erse 1904
1.6.3. Maria Adelina Baeta Henriques Erse 1907
1.7. Pedro Henriques Lopes 1881 &1903 Cândida Baeta Martins
1.7.1. José Henriques Baeta 1904
1.7.2. Maria da Natividade Henriques Baeta 1906
1.7.3. Beatriz Henriques Baeta 1909
1.7.4. Alice Henriques Baeta 1911
1.7.5. Aurélia Henriques Baeta 1913
1.7.6. César Henriques Baeta 1916
1.7.7. Adriano Henriques Baeta 1918
1.7.8. Esmeralda Henriques Baeta 1921
1.7.9. Alda Henriques Baeta 1922
1.7.10. Jorge Henriques Baeta 1925-
2. Josefa Fortunata Baeta de Queiroz 1855-1944 &1874 João Henriques de Campos
2.1. Manuel Baeta de Campos 1874 &1910 Clara Correia Furtado
2.1.1. Aldemar Furtado de Campos 1911
2.1.2. Maria Manuela Furtado de Campos 1917
2.1.3. Maria Manuela Furtado Campos 1919
2.1.4. Manuel Furtado de Campos 1921
2.2. Abel Baeta de Campos 1876
2.3. César Baeta de Campos 1877 &1910 Sofia Pereira Baptista
2.3.1. Maria Urbana Pereira de Campos 1911
2.3.2. Estela Pereira de Campos 1912
2.3.3. Sofia Pereira de Campos 1915
2.3.4. Luís Pereira de Campos 1920
2.3.5. Mário César Pereira de Campos 1923
2.3.6. Fernando Jorge Pereira de Campos 1932-
2.4. Isidora Baeta de Campos 1877 &1902 José Henriques de Campos
2.4.1. Darlinda Baeta de Campos 1903
2.4.2. Maria Artemisa Baeta de Campos 1905-1989
2.4.3. Fantina Baeta de Campos 1908
2.4.4. Armando Baeta de Campos 1910
2.4.5. Francisco Baeta de Campos 1913
2.4.6. João Baeta de Campos 1918-1941
2.4.7. Alda Baeta de Campos 1920
2.5. Alberto Baeta de Campos 1880-1916
2.6. Maria da Glória Baeta de Campos 1883-1943 & António Sarmento
2.7. Júlia Baeta de Campos 1885 &1909 Manuel Ferreira da Cunha
2.7.1. Esmeraldina Baeta da Cunha 1914
2.7.2. Maria Luísa Baeta da Cunha 1923
2.8. Luís Baeta de Campos 1887-1889
2.9. Casimiro Baeta de Campos 1889 &1917 Maria da Cruz
2.9.1. Amândio da Cruz de Campos 1917
2.9.2. Jaime da Cruz de Campos 1919-1934
2.9.3. Maria Fernanda da Cruz de Campos 1921
2.9.4. José Casimiro Cruz de Campos 1923
2.10. Luís Baeta de Campos 1893 &1925 Maria Adelina Baeta Henriques Erse 1907
2.10.1. Luiz Erse Baeta de Campos 1926-
2.10.2. Maria Luísa Queiroz Erse Baeta de Campos 1934-
3. Maria da Nazaré Baeta de Queiroz 1856-1948
4. Sebastiana Augusta Baeta de Queiroz 1858-1901 & César Henriques
4.1. Maria da Conceição Baeta de Queiroz 1876 &1904 Francisco Alves de Faria
4.2. Manuel Augusto Baeta de Queiroz 1888 &1918 Maria do Céu Baeta Neves
4.2.1. Gracinda Baeta Neves de Queiroz 1919-1922
5. César Albano Baeta 1860-1942 & Augusta Sebastiana Martins
5.1. Albano Augusto Baeta 1893 &1928 Sebastiana Baeta Ferreira de Queiroz 1896
5.1.1. César Augusto de Queiroz Baeta 1930-
5.2. Matilde Augusta Baeta 1898 &1936 Isac Lopes Baeta
5.2.1. António César Baeta 1938-
6. Maria do Sacramento Baeta de Queiroz 1863-1865
7. João Baeta de Queiroz 1865-1870
8. Maria da Glória Baeta de Queiroz 1867 &1884 Francisco Baeta Pires Serra +
8.1. João Baeta Pires Serra 1885-1905
8.2. António Baeta Pires Serra 1887-1894
8.3. Maria da Conceição Baeta Pires Serra 1889-1889
8.4. Francisco Baeta Pires Serra 1890-1905
8.5. Luís Baeta Pires Serra 1893-1928
8.6. Laura Baeta Pires Serra 1896 &1918 Emílio Lopes Padilha 1897-1923
8.6.1. Mário Emílio Baeta Padilha 1919
8.6.2. Maria Filomena Baeta Padilha 1923-1924
8.7. António Baeta Pires Serra 1898 &1930 Maria José Alves de Faria
8.7.1. Maria Teresa de Faria Baeta Serra 1932-
8.7.2. Maria de S. José de Faria Baeta Serra 1933-
8.8. Carmina Baeta Pires Serra 1900 &1934 António Baeta Lopes
8.8.1. Francisco António Baeta Lopes 1937-
8.8.2. Maria Suzana Baeta Lopes 1939-
8.8.3. Carlos António Baeta Lopes 1942-
8.9. Armando Baeta Pires Serra 1902 &1936 Júlia Baeta Zatta
8.9.1. Armando Francisco Baeta 1936-
8.9.2. Júlio César Pires Serra 1938-
8.10. Mário Baeta Pires Serra 1908 &1933 Elvira Antunes Serra
8.10.1. Maria Carmina Baeta Serra 1935-
8.10.2. Maria Luísa Baeta Serra 1939-
É impressionante o número de primos que ele tinha.
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Ascendência materna do "João Luso"
Caríssimo Ângelo da Fonseca,
Mas uma vez, o seu prestimoso auxílio. Estou-lhe duplamente agradecido!
Do "João Luso" já conhecia a maior parte; do restante, só tinha fragmentos. Mas que profusão.
Sabe, por acaso, se o Arquivo Histórico já reabriu? De qualquer das formas, tenho que telefonar para lá. É que me deram um orçamento respeitante a um muro, que é "fogo".
Melhores cumprimentos,
Artur Camisão Soares
Direct link:
RE: Ascendência materna do "João Luso"
Caro Artur Camisão Soares,
Sobre os Erse da Lousã poderá também consultar:
Ana Maria Leitão Bandeira, "O Fabrico de Papel no Distrito de Coimbra ao longo dos séculos XVI-XIX: um percurso histórico", Pasta de Papel, Julho, 1999, pg. 32
Citando "Erse, Hersega, Erso, Erçe Elce ou mesmo Orce, José Elce «Aleman», oficial de papel como se apresenta ao ser testemunha numa escritura de compra celebrada por Bartolomeu Mollinelli, em 18 de Fevereiro de 1747"
Maria do Rosário Castiço de Campos "Redes de Sociabilidade e de Poder - Lousã no Século XVIII", Coimbra 2003
Eugénio Mascarenhas Viana de Lemos "A Santa Casa da Misericórdia da Vila da Lousã - Resenha Histórica 1566-1966"
Melhores cumprimentos,
João Mascarenhas de Lemos
Direct link:
RE: Ascendência materna do "João Luso"
Caro João Mascarenhas de Lemos,
Muitíssimo obrigado pelos dados e bibliografia. Curiosa a diferença de grafias e de... fonética. Gostaria de saber a razão!?
Meus melhores cumprimentos,
Artur Camisão Soares
Direct link:
RE: Família: Erse
Caro Pedro,
Já me pode fornecer alguns dados?
Renovado abraço,
Artur João
Direct link:
RE: Família: Erse - Para o artur41
Caro Artur:
Peço-lhe desculpa por não ter respondido há mais tempo mas tive alguma dificuldade em encontrar o campo de resposta à última mensagem que me enviou: as mensagens deste tópico sucediam-se umas às outras e eu não encontrava meio de aceder à que me interessava particularmente. Mas, enfim, parece que o problema está ultrapassado.
Então, é assim:
- O primeiro Erse que localizei na Lousã é um José Erço (note a diferença) que casou em 09.05.1744/f. 54 na Lousã com uma Gertrudes Simões do lugar de Rios desta freguesia.
Ele era filho de Cristóvão Herço (note a diferença) e de Catarina Ecci, oriundos de Karemberg.
Neto patº de João Erço e de Catarina (...).
Neto matº de Cristiano Trot (Trott, em alemão, talvez) e de Polónia Spretin, de Karemberg (talvez Karenberg/Karrenberg), fregª de N. Srª do Rosário, bispado de Constança.
É família alemã, de Constança (Konstanz), no estado de Baden-Württemberg, seguramente católica. Não sei os limites do bispado de Constança para o séc. XVIII.
Gertrude Simões era filha de Manuel Simões, de Rios, e de Maria Duarte, de Favariça. Neta patª de Francisco Simões e de Maria Rodrigues, de Rios, e neta matª de António Seco e de Maria Duarte, de Favariça, tudo Lousã.
Encontrei dois processos de ordenação:
- Um, de João Jacinto Herzog, de 1790-95, Lousã, e outro de Manuel José Erse, de 1845, Lousã. Não há dúvida de que o mais antiga conservou a forma original do sobrenome: HERZOG.
E é isto o que posso dizer, para já, a respeito.
Estive esta semana que passou com o seu primo Zé Sá, na escola. Ele apareceu por lá para resolver uns probleminhas burocráticos relacionados com o seu processo de aposentação em curso.
Diga coisas.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França
Direct link:
RE: Joaquim José Erse
Caro Artur Camisão Soares,
Nas minhas pesquisas na TT online encontrei mais um Erse que não sei se já conhece. Aqui ficam os dados:
CódigoReferência PT-TT-RGM/11/189973
Título Joaquim José Erse
Datas 03/09/1862
NívelDescrição Documento Simples
CódigoReferAlternCota Registo Geral de Mercês, D.Luís I, liv.1, fl.247v
ÂmbitoConteúdo Carta. Director do Correio da Lousã.
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Ascendência materna do "João Luso"
Caro João Mascarenhas de Lemos,
Estou a contactá-lo por esta via, pensando tratar-se dum filho do João Pedro de Lemos e neto do Dr. Eugénio de Lemos.
Se assim fôr, julgo que ainda nos cruzámos na Lousã, pelo menos nas férias grandes, quando eu ia a casa do meu avô (Farmácia Fonseca ao pé da casa do dr. Eugénio), embora eu seja um pouco mais velho. Talvez no Clube da terra.
Caso isto, esteja correcto, gostava de contactá-lo por mail, pois tenho encontrado algumas coisas curiosas sobre antepassados comuns, que penso serem inéditas.
O meu endereço de mail é o seguinte: angelo.fonseca(arroba)netcabo.pt
Com os melhores cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Joaquim José Erse
Caro Ângelo da Fonseca,
Muito obrigado pelas referência. O meu cunhado é também "Coelho" e "Fernandes". Vou, paulatinamente, reconstituindo a sua genealogia.
Renovados cumprimentos,
Artur Camisão Soares
Direct link:
RE: Família: Erse - Para o artur41
Meu Caro Pedro,
Só agora lhe respondo, pois tenho andado com vários projectos ao mesmo tempo. A pista "alemã" vai ser muito interessante para a pesquisa, pelo que os seus dados foram preciosos. Vou estabelecer contactos!
Há coisas que ressaltam: a variação ortográfica, para além da fé no catolicismo.
Vou requerer, também, uma boa uantidade de certidões relativas aos antepassados de Rios e de Favariça.
Estimo que o meu primo Zé Sá se encontre melhor. Vou-lhe telefonar ainda hoje para lhe perguntar umas coisas sobre os "Sande e Castro".
Um abraço amigo,
Artur João
Direct link:
RE: Ascendência materna do "João Luso"
Caro Ângelo da Fonseca,
Sou efectivamente neto do Dr. Eugénio Viana de Lemos, mas não sou filho do João Pedro, mas sim do Fernando Carlos (filho mais velho). Desde o falecimento de meus Avós que a casa em frente ao antigo local da Farmácia Fonseca me pertence.
Óbviamente que qualquer noticia relativa às várias familias da Lousã me interessam. O carinho e "cultivo" sobre as gentes da Lousã, são um lucro absoluto transmitido pelo meu Avô, que sempre nos "passou" esta afeição.
Tenho consultado o seu "site" sobre os Figueiredos, da Varzea de Gois com enorme interesse, como sabe o meu primo António Eugénio é casado c/ uma das descendentes dos Pires Serras / Baetas / Padilhas da Lousã, cujos ascendentes aí são descritos.
Encontro-me à sua disposição, queira contactar-me no e-mai da minha mulher teresa.loff(arroba)netcabo.pt
Melhores cumprimentos,
João Mascarenhas de Lemos
Direct link:
RE: Família: Erse - Para o artur41
Caro Artur:
Felizmente que esses dados de origem dos Erse (Herzog) lhe foram (são) úteis.
Quanto ao Zé Sá, estou sabendo que está em vias de se aposentar, se é que já não se aposentou, entretanto.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França
Direct link:
RE: Ascendência materna do "João Luso"
Caro João Mascarenhas de Lemos,
Desde já obrigado pela sua disponibilidade.
Lamento a confusão no parentesco, mas foi resultado da similitude do seu nome abreviado com o do seu primo.
Tenho tido realmente contactos com António Eugénio e esposa, mas como, aparentemente, a sua participação aqui no Genea é maior, irei aproveitar a oportunidade para lhe fazer chegar um mail pelo endereço indicado.
Com os melhores cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Joaquim José Erse
Caro Ângelo da Fonseca,
Este Joaquim José Erse, era o pai do acima citado João Luso (ou seja Armando Erse de Figueiredo, n. 12/06/1874 na Lousã, f. 06/02/1950 no Rio de Janeiro, cc Lídia Moreira Erse, sem descendência). Joaquim José Erse foi casado c/ Maria da Piedade de Figueiredo.
Cumprimentos,
João Mascarenhas de Lemos
Direct link:
RE: Joaquim José Erse
Caro João Mascarenhas,
Agradeço a informação, pois ainda não conhecia, tanto mais que os microfilmes da Lousã estão demorados.
Deste modo, o entroncamento que indiquei anteriromente, com reserva, neste tópico (ver http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=139301#lista), fica sem efeito.
Enquanto não chegam os filmes da Lousã, tenho andado a ver os de Vilarinho e de Poiares onde tenho apanhado algumas coisas curiosas, que aos poucos vou colocando no site.
Por outro lado, o Confrade Tiago Faro Pedroso, deu-me o contacto dum parente, Luís Abreu Cartario, que já pude verificar ter um grande domínio das genealogias de Poiares e arredores, e com o qual espero reunir em breve para recolher o máximo de informações.
De ambas as situações darei conta logo que possa.
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Ascendência materna do "João Luso"
Caro Artur,
Em relação ao João Luso tenha em conta a minha resposta ao João Mascarenhas neste tópico em: http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=156783#lista .
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Ascendência materna do "João Luso"
Caro Ângelo,
Terei em devida conta, sim. Muito obrigado pela indicação.
Melhores Cumprimentos,
Artur
Direct link:
RE: Ascendência materna do "João Luso"
Caro João Mascarenhas
Estes Padilhas da Lousã, não sei se ainda usam o apelido "Padilha", mas o meu sogro, descendente de Manuel Lopes Padilha, que veio dar origem aos Seus Padilha, ainda usa esse apelido, que já vem de pelo menos o ano de 1600.
Cumprimentos
Maria Dourados
Direct link:
RE: Ascendência materna do "João Luso"
Cara Maria Dourados,
Só agora dei conta desta mensagem, daí o atraso na resposta.
Tinha interesse em saber de que filho de Manuel Lopes Padilha descende o seu sogro, porque tenho esta famália no meu site tirada da obra "O Livro de Família" de António Jorge Padilha Simões Lopes, Lousã 2001.
Já nos cruzámos em estudos na Feira, mas infelizmente o ADA nunca mais coloca os paroquiais em linha para dar continuidade.
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Ascendência materna do "João Luso"
Caro Angelo
O meu Sogro descende de Manuel Lopes Padilha, casado com Luísa de Jesus. Deles nasceram Joaquim, Manuel, João, José Maria, António e uma única filha de nome Teresa de Jesus Padilha, nascida na Rebordosa - Lorvão em 29.10.1842. É desta filha que descende o meu Sogro.
Sobre o ADA, em breve haverá surpresas pois está tudo pronto, necessitando apenas da parte burocrática. Mas caso necessite por enquanto de alguma ajuda, estarei ao dispôr. magdalenaf arroba sapo ponto pt
Com os meus cumprimentos
Maria Dourados
Direct link:
RE: "João Luso" um ilustre Erse da Lousã
Caro Ângelo da Fonseca,
O Armando Enriques Erse, referido nesta árvore genealógica é o meu bisavô, pai da minha avó, Maria Armanda Lucrécia Chainho Henriques Erse. Ele não poderá ser então o "João Luso", pois o meu bisavô foi colocado em Grândola, a trabalhar como escrivão ( a confirmar), e casou com a a minha bisavó Maria da Conceição Chainho.
Encontrei este fórum por acaso, pois estava a fazer uma pesquisa sobre o nome Erse da minha familia, o qual desconhecia a origem, a minha mãe, Maria de Lurdes Chainho Erse Gonçalves, já me tinha falado, do meu bisavô, e da Lousã, mas também tinha dúvidas quanto à origem do nome.
Tenho muita curiosidade em conhecer melhor a árvore dos Erses, e gostaria de aceder a informação anterior a Augusto Fernandes Erse, meu tetravô. E também perceber a razão da vinda desta família da Alemanha para a Lousã.
Espero receber alguma informação brevemente, estou muito feliz por ter encontrado esta informação!
Cumprimentos
Maria do Rosário Gonçalves Pereira (os meus pais não me colocaram o Erse)!!!
Direct link:
Armando Erse de Figueiredo vs Armando Henriques Erse - RE: "João Luso" um ilustre Erse da Lousã
Cara Maria do Rosário Gonçalves Pereira,
Muito agradeço o seu esclarecimento. Efectivamente, existiram dois Armandos Erse contemporâneos mas distintos, parentes pelo lado Erse, ambos com ascendência Figueiredo mas que não se cruza no período que estudei.
Na minha mensagem de 2007 eu admiti, sem certezas, que pudessem ser uma mesma pessoa por ambos terem ascendência Erse e Figueiredo, mas em estudos posteriores, consegui esclarecer que o Armando Erse de Figueiredo, 1874 (João Luso) era 2º primo do Adelino Pinto Erse 1876-1928 (seu trisavô) pai do Armando Henriques Erse, 1901 (seu bisavô), tendo sido necessário recuar mais algumas gerações para além do Augusto Fernandes Erse (seu tetravô), de quem eu havia dado uma pequena Genealogia descendente.
Conforme seu pedido aqui fica uma actualização do que encontrei, embora os estudos não fossem exaustivos:
João Erse & Catarina N
1. Cristóvão Erse & Catarina Ecci
1.1. José Erse &1744 Gertrudes Simões
1.1.1. Manuel José Erse & Joaquina Maria
1.1.1.1. João José Erse &1812 Maria das Dores
1.1.1.1.1. Joaquim José Erse 1819- &1864 Maria da Piedade de Figueiredo 1839
1.1.1.1.1.1. João Erse de Figueiredo 1865
1.1.1.1.1.2. Eduardo Erse de Figueiredo 1866-1945
1.1.1.1.1.3. Armando Erse de Figueiredo 1874-1950 & Lídia Moreira Erse
1.1.1.1.2. Rosa da Piedade & Luís Correia
1.1.1.2. Maria de Jesus, em estudo & Bonifácio Fernandes
1.1.1.2.1. Augusto Fernandes Erse & Maria Adelina Lusitana Pinto
1.1.1.2.1.1. Adelino Pinto Erse 1876-1928 &1901 Belmira Idalina Henriques 1878-
1.1.1.2.1.1.1. Armando Henriques Erse 1901 &1926 Maria da Conceição Chaínho
1.1.1.2.1.1.1.1. Maria Armanda Lucrécia Chaínho Henriques Erse 1928 & N Gonçalves
1.1.1.2.1.1.1.1.1 Maria de Lurdes Chainho Erse Gonçalves & N Pereira
1.1.1.2.1.1.1.1.1.1 Maria do Rosário Gonçalves Pereira
1.1.1.2.1.1.2. César Henriques Erse 1904 &1936 Maria Celeste da Piedade Santos
1.1.1.2.1.1.3. Maria Adelina Baeta Henriques Erse 1907 &1925 Luís Baeta de Campos 1893
1.1.1.2.1.1.3.1. Luiz Erse Baeta de Campos 1926
1.1.1.2.1.1.3.2. Maria Luísa Queiroz Erse Baeta de Campos 1934
Tanto quanto apurei (ver mensagem de Pedro França em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=140193), os primeiros que indiquei acima viveram em Karemberg, fregª de N. Srª do Rosário, bispado de Constança no estado de Baden-Württemberg. O José Erse neto destes já casou na Lousã em 1744.
A vinda destes Erses para a Lousã no séc. XVIII, bem como de outros estrangeiros, como por exemplo, os italianos Tomati de quem o João Luso também descende, teve que ver com necessidades de técnicos para a instalação e operação da fábrica de papel que foi instalada na Lousã nessa época (Engenho do Papel do Penedo mais tarde Fábrica do Papel do Prado). Para mais informação pode ler as fontes indicadas por João Mascarenhas de Lemos em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=139394) e/ou pesquisar por "fábrica de papel da Lousã" no Google.
Deixo ainda a ascendência que conheço do Armando Erse de Figueiredo (João Luso):
* Geração 1
o 1 - Armando Erse de Figueiredo 1874-1950
* Geração 2
o 2 - Joaquim José Erse 1819-
o 3 - Maria da Piedade de Figueiredo 1839
* Geração 3
o 4 - João José Erse
o 5 - Maria das Dores
o 6 - António Correia
o 7 - Rita Amália de Figueiredo
* Geração 4
o 8 - Manuel José Erse
o 9 - Joaquina Maria
o 10 - João de Figueiredo
o 11 - Teresa Tomati
o 12 - António Correia
o 13 - Josefa Rita de Jesus
o 14 - Manuel José de Figueiredo
o 15 - Joaquina Maria Pires Serra
* Geração 5
o 16 - José Erse
o 17 - Gertrudes Simões
o 22 - Pai Tomati
o 23 - Mãe Tomati
o 24 - João Correia
o 25 - Ana Maria
o 26 - João Travassos Sarinho, FSO
o 27 - Ana Maria de Jesus
* Geração 6
o 32 - Cristóvão Erse
o 33 - Catarina Ecci
o 34 - Manuel Simões
o 35 - Maria Duarte
o 52 - João Travassos Sarinho, Barbeiro
o 53 - Maria Simões
* Geração 7
o 64 - João Erse
o 65 - Catarina N
o 66 - Cristiano Trot
o 67 - Polónia Spretin
o 68 - Francisco Simões
o 69 - Maria Rodrigues
o 70 - António Seco
o 71 - Maria Duarte
o 104 - João Travassos Sarinho, Barbeiro 1665
o 105 - Maria Pereira 1664
* Geração 8
o 208 - João Travassos
o 209 - Maria Antunes
Bem como a ascendência que conheço do seu bisavô Armando Henriques Erse (só 8 gerações)
* Geração 1
o 1 - Armando Henriques Erse 1901
* Geração 2
o 2 - Adelino Pinto Erse 1876-1928
o 3 - Belmira Idalina Henriques 1878-
* Geração 3
o 4 - Augusto Fernandes Erse
o 5 - Maria Adelina Lusitana Pinto
o 6 - César Henriques Lopes †
o 7 - Maria da Natividade Baeta de Queiroz 1853-1941
* Geração 4
o 8 - Bonifácio Fernandes
o 9 - Maria de Jesus, em estudo
o 10 - António Pinto de Oliveira
o 11 - Maria Carolina
o 12 - Manuel Henriques Lopes
o 13 - Joana Maria Lopes
o 14 - Luís Baeta Serra †
o 15 - Felicidade Perpétua da Glória de Figueiredo e Queiroz /1836-1916
* Geração 5
o 18 - Manuel José Erse
o 19 - Joaquina Maria
o 28 - José Baeta das Neves
o 29 - Josefa Fortunata da Serra †
o 30 - José Joaquim Dias de Figueiredo e Queiroz, Senhor da Quinta e Capela do Covão 1789-1859
o 31 - Victoria Maria de S. José Serra ca 1793-
* Geração 6
o 36 - José Erse
o 37 - Gertrudes Simões
o 56 - José Baeta ca 1734-
o 57 - Joana Baeta †
o 58 - Bernardo Vaz da Serra 1732-
o 59 - Rosaria Maria Neto
o 60 - Raimundo José Dias, senhor da Quinta do Reguengo do Prilhão 1745-
o 61 - Sebastiana Tereza de Figueiredo e Queiroz 1761-ca 1833
o 62 - José Simões ca 1763-
o 63 - Maria da Serra
* Geração 7
o 72 - Cristóvão Erse
o 73 - Catarina Ecci
o 74 - Manuel Simões
o 75 - Maria Duarte
o 112 - José Simões Baeta ca 1675-
o 113 - Francisca Manuel ca 1695-
o 114 - António da Serra Cortez †
o 115 - Maria Baeta †
o 116 - João Vaz
o 117 - Maria da Serra 1704-
o 118 - Simão Luís
o 119 - Maria Neto
o 120 - José Teotónio Dias, Capitão †
o 121 - Cecília Ângela Baeta ca 1718-
o 122 - António Xavier de Queiroz, Dr. ca 1704-
o 123 - Maria Suzana de Figueiredo ca 1727-1782
o 124 - Manuel Simões
o 125 - Francisca Gonçalves
o 126 - Manuel da Serra
o 127 - Domingas Lopes
* Geração 8
o 144 - João Erse
o 145 - Catarina N
o 146 - Cristiano Trot
o 147 - Polónia Spretin
o 148 - Francisco Simões
o 149 - Maria Rodrigues
o 150 - António Seco
o 151 - Maria Duarte
o 224 - Manuel Simões Baeta ca 1651-
o 225 - Isabel Antão ca 1641-
o 226 - Manuel Alves ca 1666-
o 227 - Francisca Manuel †
o 228 - António da Serra
o 229 - Maria Neto
o 230 - Inácio das Neves Baeta †
o 231 - Joana da Serra
o 232 - Manuel Simões
o 233 - Maria Vaz ca 1679-
o 234 - Luís da Serra
o 235 - Luísa Francisca Cortez
o 240 - João Simões
o 241 - Isabel Sêco
o 242 => 112
o 243 => 113
o 244 - José Henriques de Queiroz, Dr. ca 1671-
o 245 - Sebastiana Teresa Ferreira †
o 246 - Clemente de Figueiredo da Cunha Metello 1700-
o 247 - Maria Bernarda dos Santos
o 248 - Domingos Simões
o 249 - Maria das Neves
o 250 - Manuel Gonçalves
o 251 - Maria Luís
o 252 - Manuel da Serra
o 253 - Maria Simões
o 254 - Manuel Lopes
o 255 - Maria Rodrigues
Partilho com o seu bisavô, entre outras, as ascendências Figueiredo e Queiroz, que já se encontram aqui na base de dados do Geneall (ver http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1214659). O vosso ramo parte da Sebastiana Teresa de Figueiredo e Queiroz e o meu da irmã Maria de Figueiredo e Queiroz.
Também pode explorar em http://gw0.geneanet.org/aqf?lang=es;p=antonio+xavier+de;n=queiroz (o meu site de família), onde, se quiser, posso acrecentar informação do vosso ramo (lá vem o meu contacto).
Cumprimentos,
Ângelo Queiroz da Fonseca
Direct link:
Armando Erse de Figueiredo vs Armando Henriques Erse - RE: "João Luso" um ilustre Erse da Lousã
Caro Ângelo Queiroz da Fonseca,
Muito obrigada por toda a informação que me enviou, vou com certeza continuar a investigar, e fazer a ligação também à família na Alemanha.
Interessante que o verão passado, visitei esta zona da Alemanha, e lembro-me de me ter sentido muito em casa. Sem saber desta ligação.
Envio-lhe a informação acerca da descendência a partir da minha avó, Maria Armanda Lucrécia Chainho Henriques Erse (15/06/1928).
1. Maria Armanda Lucrécia Chainho Henriques Erse (15/06/1928) & António Gomes Gonçalves (29-10-1929)
1.1 Maria de Fátima Chainho Erse Gonçalves (07/01/1956) & António José Jones da Costa (18/10/1951)
1.1.1 João António Gonçalves Jones da costa (28/01/1982)
1.2 Maria de Lurdes Chainho Erse Gonçalves (08/07/1959) & Joaquim Pereira (20/10/1956)
1.2.1 Maria do Rosário Gonçalves Pereira (20/04/1981)
Muito obrigada por esta informação, a minha mãe ficou muito contente, e penso que iremos visitar a Lousã em breve!
Bem haja!
Maria do Rosário Gonçalves Pereira
Direct link:
Armando Erse de Figueiredo vs Armando Henriques Erse - RE: "João Luso" um ilustre Erse da Lousã
Cara Maria do Rosário Gonçalves Pereira,
Fiz com muito gosto a partilha de informação e agradeço os dados que enviou que já coloquei no meu site.
No site as pessoas com menos de 100 anos aparecem com o nome xxxx por protecção de dados, excepto para os familiares e amigos que acedam com login (nome e senha). Se estiver interessada nesse acesso de família, terá de efectuar os seguintes passos:
- primeiro registar-se gratuitamente no Geneanet (http://es.geneanet.org/subscribe/) definindo com eles um nome e senha à sua escolha.
- depois, através do Geneanet, pede para pertencer à minha lista de amigos (o meu nickname é aqf).
- na resposta eu dou-lhe o acesso de família ao site, que passa a aceder com o nome e senha que combinou no passo 1.
Bons passeios pela Lousã !
Melhores cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
PS: parte dos dados que forneci dos seus avoengos vêm num livro sobre Figueiredos e Queiroz escrito pelo meu pai em 1949 (ver http://www.biblioteca-genealogica-lisboa.org/livro.php?id=5397)
Direct link:
Armando Erse de Figueiredo vs Armando Henriques Erse - RE: "João Luso" um ilustre Erse da Lousã
Cara Maria do Rosário Gonçalves Pereira,
Fiz com muito gosto a partilha de informação e agradeço os dados que enviou que já coloquei no meu site.
No site as pessoas com menos de 100 anos aparecem com o nome xxxx por protecção de dados, excepto para os familiares e amigos que acedam com login (nome e senha). Se estiver interessada nesse acesso de família, terá de efectuar os seguintes passos:
- primeiro registar-se gratuitamente no Geneanet (http://es.geneanet.org/subscribe/) definindo com eles um nome e senha à sua escolha.
- depois, através do Geneanet, pede para pertencer à minha lista de amigos (o meu nickname é aqf).
- na resposta eu dou-lhe o acesso de família ao site, que passa a aceder com o nome e senha que combinou no passo 1.
Bons passeios pela Lousã !
Melhores cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
PS: parte dos dados que forneci dos seus avoengos vêm num livro sobre Figueiredos e Queiroz escrito pelo meu pai em 1949 (ver http://www.biblioteca-genealogica-lisboa.org/livro.php?id=5397)
Direct link:
Família: Erse
Olá, boa tarde!
Tenho descendência de Manuel Lopes Padilha e Maria Alina de Jesus, acredito que ambos da região de vila nova de poiares, próximo a Lousã.
Tenho curiosidade em saber se são os mesmos Padilhas que você comentou, saberia dizer?
Att,
André Padilha
Direct link:
Família: Padilha de Poiares e Lousã
Caro André Padilha,
Eu não descendo de Padilhas, mas conheci diversos membros do ramo que vivia na Lousã, cuja casa na vila ficava em frente da casa do meu avô, ambas fazendo esquina para a rua principal (rua do Comércio), que atravessava a vila. Eu vivia em Lisboa, mas na mocidade passava férias na Lousã, onde o meu avô tinha uma farmácia em que, no final de muitas tardes, havia tertúlia frequentada por diversos Padilhas.
Para além deste conhecimento pessoal, mais tarde conheci um pouco mais dessa família pela obra "O Livro de Família" de António Jorge Padilha Simões Lopes, Lousã 2001, que o autor me ofereceu em 2005.
Nesta obra, a genealogia dos Padilhas começa com o casal Manuel Lopes Padilha e Maria de Jesus que viveu no lugar da Rebordosa, fregª do Lorvão, concº de Penacova, distrº de Coimbra. O ramo da Lousã descende do filho José Maria nascido na Rebordosa a 28.05.1834, que é o único referido na obra, mas a confreira Maria Dourados refere outros irmãos na mensagem http://geneall.net/pt/forum/74603/familia-erse/#a291797. Um deles é Manuel, pelo que poderia ter-se chamado Manuel Lopes Padilha, como o pai, e ter ido viver para a região de Poiares, que fica encostada tanto a Penacova como à Lousã, mas só a leitura dos assentos paroquiais respectivos poderia confirmar esta hipótese.
Tem datas de nascimento e/ou casamento do seus Manuel Lopes Padilha e Maria Alina de Jesus, mesmo aproximadas ou estimadas ?
Melhores cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
Família: Erse
Olá Angêlo, obrigado pelo retorno.
Não tenho as datas corretas, mas imagino que Manuel Lopes Padilha (meu tataravô) nasceu por volta de 1900, casado com Maria Alina de Jesus, que tiveram 3 filhos, Ângelo, Júlio e José Lopes Padilha (meu avô) nascido em 26/01/1921 que residiu em Vila Nova de Poiares.
Abraços,
André Padilha
Direct link:
Família: Erse
Caro André Padilha,
Só agora via a sua resposta.
Nos elementos que terá recolhido (certidões, etc.) encontrou o lugar onde casaram Manuel Lopes Padilha e Maria Alina de Jesus ?
Pode clarificar se o Manuel Lopes Padilha é seu tetravô ou bisavô ? Pergunto isto porque num lado disse que ele é seu tetravô (ou 4º avô), mas noutro lado disse que ele é pai do seu avô José Lopes Padilha, logo seria seu trisavô.
Cumprimentos,
Ângelo Fonseca
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 20 Nov 2024, 12:22