Guerra da Restauração (1640-68)
This topic is classified in the following rooms Cargos | Arquivos
Guerra da Restauração (1640-68)
Aos amigos do Fórum, exponho uma dúvida que carrego cá comigo: tendo um "cavaleiro fidalgo da Casa Real", de família originária da Espanha, recebido, em 1641, a mercê de ser escrivão da Feitoria e Marcador de Escravos de Angola, isso significa dizer que ele lutou, na Guerra da Restauração, do lado de D. João IV, não?
Trata-se de Miguel Rodarte (dele tenho só o nome e a mercê, nenhuma informação além dessas), cuja família passou à Espanha quando das primeiras revoltas dos Países Baixos contra o domínio de Filipe II de Espanha... Tal família, creio eu, passou a Portugal em algum momento da União Ibérica...
A partir de 1641, pode-se encontrar mercês distribuídas pelo Rei no Arquivo da Torre do Tombo... antes disso, nesse período da União Ibérica, ficavam as mercês registradas onde? Em algum Arquivo na Espanha? Alguém saberia me informar qual?
Cordialmente,
Claus Rommel Rodarte
Brasília-DF-Brasil
ruthardus@yahoo.com.br
Direct link:
RE: Guerra da Restauração (1640-68)
Caro Claus,
As mercês concedidas ou confirmadas pelos Filipes (1580-1640) estão nas respectivas chancelarias na Torre do Tombo, o que não significa que não as encontre, também, em Espanha, Arquivo Histórico Nacianal, Simancas, etc.
Entre 1754-1832 encontro alguns militares de apelido Rodartes em Portugal (estou a ver um índice sem a obra à frente), António Alexandre da Silva Rodarte; João António Rodarte e José da Silva Rodarte.
Cumprimentos
Nuno Borrego
Cumprimentos
Nuno Borrego
Direct link:
RE: Guerra da Restauração (1640-68)
Caro Nuno,
Escrevi, há tempos, para o Arquivo Histórico Militar de Lisboa, sendo-me remetidas algumas cópias que solicitei, referentes a nomeações deste José da Silva Rodarte. Acredito ser ele filho do Desembargador João da Silva Rodarte (parece-me que existe um livro do século XVIII que contém a ascendência e descendência desse Desembargador, não conheço o título da obra, mas um colega do fórum prontificou-se a arrumar-me uma cópia dessa parte). Pedi a ficha deste militar, mas só me arrumaram uma de um seu homônimo do século seguinte. Só existem fichas dos militares a partir do século XIX?
Cordialmente,
Claus Rommel Rodarte
Brasília-DF-Brasil
Direct link:
RE: Guerra da Restauração (1640-68)
Caro Claus,
Só existem Processos Individuais para oficiais que atingiram o séc. XIX e dai para diante. O tipo de informação é variável conforme os processos, alguns não têem mais de uma folha. Até essa época é possível reconstituir carreiras militares através dos Decretos do Conselho de Guerra.
A ascendência desse Desembargador é provável que se encontre num fundo que existe na Torre do Tombo (leitura de Bacharéis).
Cumprimentos,
Nuno Borrego
Direct link:
RE: Guerra da Restauração (1640-68)
Caro Nuno,
Em que consiste esse fundo (leitura de bacharéis)? Algo parecido com os processos de ordenação para padre (de generi et moribus)? Que tipo de dados eu precisaria fornecer, via correio, aos funcionários do Arquivo para que efetuassem uma busca para mim?
Um cordial abraço,
Claus Rommel Rodarte
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 06 Jan 2025, 10:23