A quem me puder ajudar....

This topic is classified in the following rooms Famílias | Regiões

A quem me puder ajudar....

#75622 | pmjarego | 23 Oct 2004 15:45

Desde sempre que tive muita curiosidade em saber as origens da minha familia cujo apelido é Jarêgo, ao certo só sei que em Portugal os Jarêgos que existem estão quase todos no Cartaxo, mas mais não sei. Consta que o nome é de origem espanhola, e que surgiu em Portugal no seguimento das invasões napoleonicas. Mas não passa de uma versão.
Gostaria de saber se alguém me poderia ajudar na pesquisa das origens da minha família.

Reply

Direct link:

RE: A quem me puder ajudar....

#75625 | jliberato | 23 Oct 2004 15:58 | In reply to: #75622

Caro pmjarego,
Sugiro que transcreva aqui o mais antigo registo que possua. De casamento ou baptismo. Os colegas não deixarão de lhe dar sugestões como prosseguir a sua investigação.
Cumprimentos
Jliberato
Bruxelas

Reply

Direct link:

RE: A quem me puder ajudar....

#75627 | pmjarego | 23 Oct 2004 16:09 | In reply to: #75625

Desde já o meu agradecimento ao seu comentário.
Esse registo a que se refere poderia ser a data e local de nascimento de antepassado meu, porque serão só esses dados que puderei fornecer.
Cumoprimentos
Pedro Jarêgo

Reply

Direct link:

RE: A quem me puder ajudar....

#75639 | jliberato | 23 Oct 2004 18:06 | In reply to: #75627

Caro Pedro Jarêgo,
Evidentemente. Qual é o assento mais antigo refrente a Jarêgo que está na sua posse?
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Reply

Direct link:

RE: A quem me puder ajudar....

#75685 | pmjarego | 24 Oct 2004 15:34 | In reply to: #75639

O assento mais recente a que neste momento tenho acesso é o de meu avô Antão de Sousa Jarêgo nascido em 29/01/23 no Cartaxo (já falecido), filho de João Camoes Jarêgo também nascido no Cartaxo.
Cumprimentos
Pedro Jarêgo

Reply

Direct link:

RE: A quem me puder ajudar....

#75687 | melisa | 24 Oct 2004 15:54 | In reply to: #75685

Caro Confrade
Será o assento mais recente ou o mais antigo?

Se for o mais antigo deverá pedir uma certidão de nascimento do seu avô à Conservatória do Registo Civil do Cartaxo, tem todos oe elementos necessários para a pedir. Na mesma constarão os nomes dos pais e avós do seu avô.

Boa sorte.

M.Elisa

Reply

Direct link:

RE: A quem me puder ajudar....

#75693 | pmjarego | 24 Oct 2004 16:59 | In reply to: #75687

Antes de mais o meu obrigado pelo seu contributo (comentário)!
Conforme indiquei no meu 1º post o que me leva a solicitar ajuda é as origens do meu apelido, e não de meus ascendentes em particular.
No caso os existentes em Portugal todos têm origens no Cartaxo.
O que eu gostaria de investigar e descobrir seria de como esse apelido surge.
Cumprimentos
Pedro Jarêgo

Reply

Direct link:

RE: A quem me puder ajudar....

#75720 | melisa | 24 Oct 2004 23:52 | In reply to: #75693

Caro Pedro Jarego
Busque os seus antepassados um a um, talvez assim encontre a resposta.
Por vezes são alcunhas que viram apelido, outras uma profissão, um cargo, outras uma origem... enfim só pesquisando poderá lá chegar...
Cumprimentos
M.Elisa

PS
Possivelmente todos os Jarêgos descendem de um único antepassado. Os que carregam o nome e muitos outros que entretando por outras ligações familiares deixaram de o usar.

Reply

Direct link:

RE: A quem me puder ajudar....

#75738 | jliberato | 25 Oct 2004 09:02 | In reply to: #75693

caro Pedro Jarêgo,
Se quiser saber a origem do seu nome só há uma maneira: investigar.
Pode adivinhar, pode alguém dar-lhe um palpite. Mas só indo à procura por exemplo do nome da mãe do seu avô (a maior falta que vejo no que me enviou) é que pode recuar no tempo e chegar eventualmente a uma conclusão.
Eu interesso-me por genealogia há 21 anos, dediquei muitas férias e tempos livres à investigação. Mas garanto-lhe que é fascinante.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Reply

Direct link:

RE: A quem me puder ajudar....

#75746 | victorferreira | 25 Oct 2004 10:22 | In reply to: #75693

Pois é caro Pedro,

Por favor, não se aborreça com o que vou escrever, uma vez que a intenção é (como sempre) construtiva, mas:
- se da origem do seu nome não consta fundamento documental nem nos relatos familiares, nem nas enciclopédias, nem nos "armoriais", nem nas monografias e artigos de jornais locais, nem nos diferentes livrinhos e quiosques do tipo "a história do meu nome", nem pelos vistos (pelo menos até agora) nos contributos dos membros deste Forum, então a única maneira é ... pesquisar nos registos paroquiais.

É que se a origem é estrangeira, então isso quase de certeza que consta num registo de baptismo ou casamento de algum dos seus antepassados. Era comum há séculos escrever-se nos registos "... filho de fulano/a de tal, cidadão/ã inglês/a (ou de nação inglesa)", ou espanhol/a, quando era o caso.

Em última análise, como é que pensa que os que pesquisam origens de nomes procedem? Caso não haja referências na bibliografia, exactamente da maneira como lhe foi sugerida pelos dois interlocutores anteriores.

Coragem, tire uns diazinhos das suas férias, compre uma máscara cirúrgica (se tiver alergias a pó e ácaros), e muna-se de alguma paciência. Como diz o Liberato, do alto das suas mais de duas décadas de experiência, a coisa compensa. Com ou sem máscara.

Boas pesquisas e, novamente, espero que acolha com amizade este estilo pouco ortodoxo de redacção.
Victor Ferreira

Reply

Direct link:

RE: A quem me puder ajudar....

#75753 | pmjarego | 25 Oct 2004 11:07 | In reply to: #75622

Carissimos confrades (se mo permitem),
Só vos tenho a agradecer os vossos comentários, e seguir vossos conselhos.
Muito obrigado.
Cumprimentos
Pedro Jarêgo

Reply

Direct link:

RE: A quem me puder ajudar....

#76234 | recio | 30 Oct 2004 17:36 | In reply to: #75685

Pedro

Não tires certidão ,custa 15 euros pede fotocopia não certificada artº 18, nº7.5 só custa 50 centimos,podes pedir por carta manda envelope para resposta já selado e com o teu endereço cola com fita adeziva a moeda eu tenho pedido assim e não demora se precisares de ajuda eu estou ao teu dispor

cumprimentos a. recio

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 30 Jun 2024, 22:22

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen