Ninho do Açor - Joana Dias Leonardo

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Regiões

Ninho do Açor - Joana Dias Leonardo

#75956 | as1313328 | 27 Oct 2004 00:05

Caros participantes do forum

Alguem conhece as ascendencia de Joana Dias Leonardo, de Ninho do Açor, (c.c. Diogo Jose Duarte, Tinalhas)) e de Maria Leonarda, n. Ninho do Açor, (c.c. Faustino Dias da Costa, da Soalheira?

Presumo que tanto uma como outra sao descendentes de Fernao Dias de Maria Pires, mas falta-me a confirmaçao.

Ambas as mulheres devem ter nascido por volta de 1770...

Antecipadamente grato

Manuel da Cruz de Sousa

Reply

Direct link:

RE: Ninho do Açor - Joana Dias Leonardo

#76013 | fsrogeiro | 27 Oct 2004 13:56 | In reply to: #75956

Caro Manuel da Cruz de Sousa

Não cheguei, como tencionava, quando abriu o tópico “Fernão Dias”, a trocar algumas impressões consigo.

Joana Dias Leonardo (ou Leonarda) casada com Diogo José Duarte, aí por 1780, era filha de Domingos Mendes e de Catarina (Dias) Leonarda, n. Ninho do Açor, casados em 1752;
Neta materna de António Fernandes Carvalhão e Leonor Antunes, casados em 1710, moradores no Ninho do Açor;
Esta Leonor era filha de Paulo Dias Leonardo e de outra Leonor Antunes, do mesmo lugar;
Paulo nasceu no Ninho do Açor em 1654, filho de Fernão Dias e Maria Pires, e teve como padrinho o Padre Manuel Leonardo.

Esta resposta é dada com pressa. Depois, com mais tempo, tentarei completá-la.

Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Reply

Direct link:

RE: Ninho do Açor - Joana Dias Leonardo

#76056 | as1313328 | 27 Oct 2004 21:15 | In reply to: #76013

Caro Filipe Rogeiro

Venho agradecer a resposta pronta 'a minha mensagem. A sua resposta foi muito esclarecedora e veio confirmar o que eu ja' suspeitava. Agora tenho a certeza que o Cap. Fernao Dias e Maria Pires sao os ascendentes remotos dum velho amigo meu, infelizmente ja' falecido, que partiu para o outro mundo sem saber que a lapide tumular que se encontra 'a entrada da igreja matriz de Ninho do Açor dizia respeito aos seus 7.ºs avos.
.

Com os meus cumprimentos

Manuel da Cruz de Sousa

Reply

Direct link:

RE: Ninho do Açor - Joana Dias Leonardo

#76065 | fsrogeiro | 28 Oct 2004 00:02 | In reply to: #76056

Caro Manuel da Cruz de Sousa

Do tópico “Ninho do Açor séc. XVII”, lançado por A. Godinho de Carvalho, transcrevo as seguintes passagens:

Minha mensagem, de 20-06-2003:

“… Maria Pires (…), casada cerca de 1640 com Fernão Dias, moradores no Ninho do Açor, que foram tronco da família Dias Leonardo / Pires Leonardo, de onde saíram alguns padres, alguns deles curas da freguesia: Pe. Bartolomeu Dias Leonardo (em 1674), Rev. Miguel Pires Leonardo, Pe. Fernando Dias Leonardo da Cruz (em 1718), Pe. Diogo Pires Bicho (em 1740 – que penso ser desta família, pois na geração posterior à sua ali existe o Dr. Diogo Pires Bicho Leonardo).
O primeiro Leonardo que encontro no Ninho do Açor é o Pe. Manuel Leonardo, cura da freguesia em 1654. Este foi padrinho, nesse ano, de Paulo Dias Leonardo, filho dos referidos Fernão Dias e Maria Pires, e penso que seria irmão de um deles.”

Mensagem de Manuel da Silva Rolão, de 20-06-2003:

“Sobre os Leonardo não tenho a ascendência destes no Ninho do Açor.
Os elementos de que disponho são:
Dr. Diogo José Pires Bicho Leonardo, do Ninho, casado com Ana Maria do Carmo de Sousa Carrilho, de Castelo Branco, pais de Maria Leonarda Carrilho cc o Capitão Faustino da Costa de Andrade em 28-02-1791.
Leonor Dias Leonardo, 2ª mulher do Dr. Simões Duarte de Figueiredo Castelo Branco, irmã de Pedro Dias Leonardo casado este em 02-02-1736 com Maria de Carvalho e Távora (filha do 2º casamento de minha 8ª avó Catarina de Matos e de Francisco de Carvalho e Távora do Avelar) e filhos de António Fernandes Carvalhão, do Sobral do Campo e de Leonor Antunes, do Ninho.
Tenho ainda outro elemento que pode esclarecer qq coisa.
Em 16-06-1700, casaram em São Vicente da Beira Manuel Rodrigues Feio, filho de João Feio de Sá e de Violante Rodrigues e Domingas Fragoso de Brito filha de FRancisco Cardoso e de Florentina de Brito. João Feio de Sá era cunhado do Padre do Ninho do Açor Fernando Dias Leonardo.
Quanto a Fernão Dias, não disponho de qq elementos.”

Minha mensagem de 21-06-2003:

“O Dr. Diogo Pires Bicho Leonardo teve uma outra f.ª, D. Ana Rita Leonarda Carrilha, c.c. Francisco José da Silva.
Desconhecia a existência de Pedro Dias Leonardo, irmão de Leonor. Conhecia-lhe apenas uma irmã, Catarina, c.c. Domingos Mendes. Seria também seu irmão o Capitão Hilário Dias Leonardo, hipótese que não confirmei.
De facto, João Feio de Sá era cunhado do Pe. Fernando Dias Leonardo da Cruz pois c. 1710, Ninho, c. Maria Leonarda da Ressurreição, f.ª de Maria Leonarda e Miguel Fernandes. Irmã desta M.ª Leonarda da Ressurreição foi tb Ana Leonarda de St.ª Brígida c. 1718, Ninho, c. João Martins.”

Minha mensagem de 23-06-2003:

“E o que tenho do Ninho do Açor é:
1. Baptismo de Catarina (Dias Leonardo), n. 31-10-1726, f.ª de António Fernandes Carvalhão, n. Sobral, e de Leonor Antunes, n. Monte do Ramalhoso, Sobral, moradores no Ninho do Açor; neta p. de António Fernandes Carvalhão e de Maria Fernandes Repincha (?), ns. Sobral; neta m. de Paulo Dias Leonardo, n. Ninho, e de Leonor Antunes, n. Monte do Ramalhoso.
2. Casamento de António Fernandes Carvalhão com Leonor Antunes, em 27-11-1710. Aqui os pais de António Fernandes Carvalhão aparecem apenas como António Fernandes e Maria Fernandes, sem indicação de naturalidades.”

Do tópico “Famílias de Freixial do Campo e Ninho do Açor”, transcrevo:

Mensagem de Manuel da Silva Rolão, de 05-06-2002:

“Maria Dias Preto, filha de Miguel Fernandes Leonardo, do Sobral do Campo e de Isabel Rodrigues Preto, casou em 1742 na Soalheira com António Tavares Taborda, filho de António Pedroso Tavares Taborda e de Margarida de Pina.
Penso serem os Leonardo a que se refere, embora do Sobral”

Minha mensagem de 07-06-2002:

“Diogo Simões de Figueiredo (também Diogo Simões ou Diogo Simões Duarte) foi alferes e f. no Freixial em 1756, tendo casado 2 vezes no Ninho do Açor: a 1.ª , em 1714, c/ Domingas Martins; a 2.ª, em 1740, c/ Leonor Dias Leonarda.”
(…)
“Os Dias Leonardo, também Pires Leonardo, descendem do casal Fernão Dias / Maria Pires (um deles seria irmão do Pe. Manuel Leonardo, cura no Ninho), casados no Ninho do Açor por volta de 1640. O Miguel Fernandes Leonardo, do Sobral do Campo, c.c. Isabel Rodrigues Preto é, muito possivelmente, f.º de Maria Leonarda casada em 1665 c/ Miguel Fernandes, portanto presumível neto dos ditos Fernão Dias e Maria Pires.”
(…)
“Simão Rodrigues Preto, do lugar do Sobral, foi testemunha do casamento, no Ninho do Açor, em 1752, de Domingos Mendes, f.º de Domingos Mendes, n. Almaceda, e de Maria Leitoa Morgada, n. Monte do Mourelo, moradores no Monte do Mourelo, freg.ª de S. Vicente da Beira, c/ Catarina Dias Leonarda, f.ª de António Fernandes Carvalhão, n. Sobral do Campo, e de Leonor Antunes (Dias Leonarda), n. Monte do Ramalhoso (freg.ª do Ninho do Açor ou Sobral?).
Do casamento deste Domingos Mendes c/ Catarina Dias Leonarda foi filha Isabel, n. 1753, no Ninho do Açor, cuja madrinha foi Isabel Leitoa, casada c/ João Luís, moradores no lugar da Soalheira.”

Nestas transcrições se encontram algumas linhas da descendência de Fernão Dias e Maria Pires. Conhece outras, além destas? Não tenho notícia da Maria Leonarda casada com Faustino Dias da Costa, por exemplo.

Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Reply

Direct link:

RE: Ninho do Açor - Joana Dias Leonardo

#76071 | as1313328 | 28 Oct 2004 02:37 | In reply to: #76065

"Nestas transcrições se encontram algumas linhas da descendência de Fernão Dias e Maria Pires. Conhece outras, além destas? Não tenho notícia da Maria Leonarda casada com Faustino Dias da Costa, por exemplo."

Caro Filipe Rogeiro

Mais uma vez obrigado pelos elementos que teve a amabilidade de fornecer-me. Quanto 'a sua pergunta tenho os seguintes elementos:

Faustino Dias da Costa, da Soalheira, cc Maria Leonarda, cerca de 1800, presumo. Destes nasceu Simao da Costa Leonardo (1801 - 1873), da Soalheira, c.c. Maria do Rozario, de N. do Açor, (1798-1860) filha de Diogo Jose Duarte, de Tinalhas, cc Joana Dias Leonardo, do Ninho.

Do casal Simao da Costa Leonardo/Maria do Rosario nasceu Antonio da Costa, do N. do Açor, (1828-1883) cc Joaquina Leitoa, do Mourelo. Destes nasceu o padre Joao da Costa de Andrade (n. 1850) e Emilia da Costa (n. 1865), do Ninho, cc Manuel Duarte Santiago, em 1890. Deste casal nasceu em 1891 o Cap. Joao da Costa Andrade, do Ninho, que foi comandante da Policia do Distrito de Castelo Branco e monarquico militante.

Nota: Acho demasiada coincidencia que os trisavos do Capitao Joao da Costa Andrade (Faustino Dias da Costa/ Maria Leonarda) tenham nomes tao similares ao casal Capitao Faustino da Costa de Andrade/ Maria Leonarda Carrilho (que casaram em 28-02-1791).

Atendendo 'a semelhança dos nomes e 'a cronologia quase que ouso arriscar que Faustino Dias da Costa = Cap. Faustino da Costa de Andrade
Maria Leonarda = Maria Leonarda Carrilho.

Que lhe parece?

Seria igualmente interessante saber a ascendencia do Dr. Diogo Jose Pires Bicho Leonardo. Sera' que descende do casal Fernao Dias/Maria Pires?

Cumprimentos

Manuel da Cruz de Sousa

Reply

Direct link:

RE: Ninho do Açor - Joana Dias Leonardo

#76134 | fsrogeiro | 29 Oct 2004 01:01 | In reply to: #76071

Caro Manuel da Cruz de Sousa

Agradeço-lhe as interessantes informações que disponibilizou. Quanto ao casal Faustino da Costa / Maria Leonarda, penso que tem toda a razão: são certamente as mesmas pessoas.
Deixo-lhe os apontamentos que tenho do Ninho do Açor a partir dos Registos Paroquiais, que infelizmente não deverão, no essencial, dar grandes novidades em relação às transcrições que anteriormente expus.
Agradeço-lhe qualquer outra informação sobre esta gente (descendência de Fernão Dias).

Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Baptismos

Paulo, fº de Fernão Dias e Maria Pires. N. 15Jan1654. B. 25Jan1654. Padrinhos: Pe. Manuel Leonardo e Maria Lourenço, viúva, do lugar. Pe. Manuel Leonardo.

Casamentos

25Dez1665 – Miguel Fernandes com Maria Leonarda, do lugar. Tt: Pascoal de Almeida, do Ninho do Açor. Pe. Pedro Gonçalves.

27…1710 – Antº Fernandes Carvalhão, fº de Antº Fernandes e Mª Fernandes; com Leonor Antunes, fª de Paulo Dias Leonardo e de Leonor Antunes, do Ninho do Açor. Tt: alferes Simão Lourenço e Antº Dias Beja. Pe. Domingos Dias Beja.

27Nov1710 – João Feio de Sá, da vª de S. Vicente da Beira, viúvo, 1.ª vez de Violante Rodrigues, 2.ª de Vicência de Brito, ambas da mesma vila, fº de Manuel Rodrigues Feio e de Catarina de Sá Pereira; com Mª Leonarda da Ressurreição, fª de Miguel Fernandes e de Mª Leonarda, do Ninho do Açor. Tt: Manuel Rodrigues Feio, de S. Vicente da Beira, e o rev. Miguel Pires Leonardo, do Ninho do Açor. Pe. Fernando Dias Leonardo da Cruz, de licª do Pe. Domingos Dias Beja.

20Abr1718 – João Martins, n. Ladoeiro, termo de Idanha-a-Nova, fº de Manuel Antão, n. Zibreira, e de Mª Fernandes, n. Ladoeiro, e aí moradores; com Ana Leonarda de Santa Brígida, fª de Miguel Fernandes e de Maria Leonarda, todos ns. do Ninho do Açor. Tt: Estêvão Álvares de Pina, revº vigº da vª de S. Vicente da Beira; revº Miguel Pires Leonardo, do Ninho do Açor; e João de Andrade de Morais e Pina, cap-mor da vª de S. Vicente da Beira. Cura: Padre Fernando Dias Leonardo da Cruz.

07Jun1740 – Diogo Simões de Figueiredo, de Freixial do Campo, viúvo de Domingas Martins, n. Ninho do Açor; com Leonor Dias, fª de Antº Fernandes Carvalhão e Leonor Antunes, moradores nesta fregª e naturais de Sobral do Campo (?). Tt: Cap. Simão Lourenço Marques e Manuel Pires Lopes, de Freixial do Campo. Cura: Pe. Diogo Pires Bicho.

27Ago1752 – Domingos Mendes, fº de Domingos Mendes e de Mª Leitoa, moradores no Monte do Mourelo, fregª de S. Vicente da Beira; com Catarina Leonarda, fª de Antº Fernandes Carvalhão e de Leonor Antunes, moradores no Ninho do Açor. Tt: Simão Rodrigues Preto, do lugar do Sobral, e Miguel Nunes Marques desta fregª. Pe. Manuel Gonçalves Moreno.

17Abr1769 – Brás Gonçalves Furtado, fº de Manuel Gonçalves Furtado, n. Soalheira, e de Catarina de Sena, n. vª de Amieira, província do Alentejo; com Ana Duarte de Figueiredo, n. Freixial do Campo, fª do 2.º matrimónio de Diogo Simões de Figueiredo, n. Freixial, e de Leonor Dias Leonarda, n. Ninho do Açor, já defuntos. Tt: alferes Hilário Dias Leonardo e André Antº Marques, ambos do Ninho do Açor. Pe. Joaquim Lourenço Marques.


23Set1773 – Antº Gonçalves Castelhano, fº de Manuel Gonçalves Castelhano, n. Sobral do Campo, e de Maria Dias, n. Ninho do Açor – emendado em Águeda Antunes, n. Salgueiro - ; com Antónia Duarte Simões, fª de Diogo Simões de Figueiredo, n. Freixial do Campo, e de Leonor Dias Leonarda, n. Ninho do Açor. Dispensados em 4.º grau de consang. Tt: Cap. Hilário Dias Leonardo e Inácio Marques Ribeiro. Pe. Joaquim Lourenço Marques, cura.

30Out1774 – Severiano José, fº de Francº Antunes, n. Monte do Palvarinho, fregª Salgueiro, e Ana Antunes, n. Freixial do Campo, já defuntos; com Isabel Dias Leonarda, n. Ninho do Açor, fª de Domingos Mendes, n. Monte do Mourelo, S. Vicente da B., e de Catarina Leonarda, n. Ninho do Açor, já defuntos. Tt: Inácio Marques Ribº e André Antº Marques, do Ninho do Açor. Cura, Joaquim Lourenço Marques.

Outros casamentos, de que tomei nota, sem indicar a data, mas que se situam por 1780-90:

Faustino da Costa de Andrade com D. Maria Leonarda Carrilha, fª do Dr. Diogo Pires Leonardo e de D. Mª do Carmo de Sousa Carrilho.

Francº José da Silva com D. Ana Rita Leonarda Carrilha.

Diogo José Duarte com Joana Dias Leonarda, fª de Domingos Mendes.

João Mendes Leonardo, fº de Domingos Mendes, com Mª Nunes Maroza.

Manuel Fernandes com Mª Duarte, fª de Antº Gonçalves Carvalhão e de Antª Duarte Simões.

Reply

Direct link:

RE: Ninho do Açor - Joana Dias Leonardo

#76230 | as1313328 | 30 Oct 2004 16:02 | In reply to: #76134

"João Mendes Leonardo, fº de Domingos Mendes, com Mª Nunes Maroza. "


Caro Filie Rogeiro

Renovo os meus agradecimentos pelos elementos fornecidos. Numa carta que o Sr. Cap. Joao da Costa Andrade me escreveu diz o seguinte:

" A nossa familia descende dos Costas. Apenas meu tio [Joao da Costa Andrade, Cura de Ninho do Açor, n. 1850] e nao suas irmas, tomou o apelido de Andrade pela muita amizade dum seu tio Joao da Costa Andrade, de quem possuo uma carta dirigida a seu pai, mas sem o seu nome, sem data e nome da localidade aonde se dirigia. E por gratidao tambem nos todos acrescentamos ao Costa o apelido de Andrade.

"Em uns apontamentos encontrei o seguinte assento que se relaciona com a familia Magalhaes [de Tinalhas?] datado de 1820:

Sebastiao, filho de Manuel Simao Goulao (do Sobral?) e de Rita Nunes Amoroza, de Martim Branco, em que foram padrinhos : Pedro Leonardo Carrilho e sua filha D. Maria Leonarda Magalhaes.

A minha familia, sempre pelo lado dos Costas, esta' ligada 'a familia Magalhaes mas nao sou eu que deslinde este parentesco."

A seguir fala duma D. Ana, mae de Joaquim, Antonio e Joao Magalhaes, que o padre Joao da Costa Andrade, tratava por tia D. Ana.

"Ora os primos segundos, em geral, eram tratados por tios..."

Este extracto levanta varias interrogaçoes e parece por em causa a identidade Cap. Faustino da Costa de Andrade = Faustino Dias da Costa.

De acordo com os meus dados genealogicos acho pouco provavel que o trisavo do Cap. Joao da Costa Andrade se chamasse Faustino da Costa de Andrade, porque acho estranho que o apelido Andrade nao figure nos nomes dos descendentes directos durante duas geraçoes. So' na 3.ª geraçao da descendencia directa aparece o Andrade como apelido do padre Joao da Costa, e mesmo assim de forma excepcional, ja' que as irmas do padre continuaram com o apelido Costa.

So' na 4ª. geraçao pos-Faustino o apelido Andrade se torna extensivo a todos os membros da familia.

Qual a ascendencia do tio amigo que emprestou o seu nome a dois descendentes colaterais e' um puzzle que continuo por resolver.

Reproduzo a seguir a linha de descendencia directa do casal Faustino Dias da Costa/Maria Leonarda que suspeito descenderem do Cap. Fernao Dias:

Do casal referido nasceu Simao da Costa Leonardo (Soalheira) [1801-1873] cc Maria do Rozario ,de Ninho do Açor, (1798-1860). Do casal nasceu:

Antonio da Costa, de N. do Açor, (1828-1883) cc Joaquina Leitoa, do Mourelo. Do casal nasceram:

Padre Joao da Costa Andrade, n. N. do Açor, em 1850.

Maria do Rozario e Costa. Casou ss

Maria Emilia da Costa, n. N. do Açor, em 1865, casou em 1890 com Manuel Duarte Santiago , do Louriçal do Campo, filho de Diogo Jose' e de Eusebia Maria.
Do casal Maria /Manuel nasceram:

Cap. Joao da Costa Andrade
Antonia da Costa Andrade
Maria da Costa Andrade
Antonio da Costa Andrade
Emilia da Costa Andrade
Jose da Costa Andrade cc Amelia Nunes da Silva, do Padrao. Do casal nasceram 4 filhos entre os quais Antonio Santiago da Costa Andrade, Coronel da Força Aerea, que foi Comandante da Base Aerea de Monte Real.


Cumprimentos

Manuel da cruz de Sousa

Reply

Direct link:

RE: Ninho do Açor - Joana Dias Leonardo

#76236 | fsrogeiro | 30 Oct 2004 18:59 | In reply to: #76230

Caro Manuel da Cruz de Sousa

“Este extracto levanta varias interrogaçoes e parece por em causa a identidade Cap. Faustino da Costa de Andrade = Faustino Dias da Costa.
De acordo com os meus dados genealogicos acho pouco provavel que o trisavo do Cap. Joao da Costa Andrade se chamasse Faustino da Costa de Andrade…”

Depois de uma rápida vista de olhos pelos interessantes dados aqui presentes, que também lhe agradeço, atrevo-me a conjecturar o seguinte:

O Dr. Diogo José Pires Bicho Leonardo c.c. D. Mª do Carmo de Sousa Carrilho. Tiveram (conhecidos) duas filhas, D. Maria Leonarda Carrilho e D. Ana Rita Leonarda Carrilho, e um filho, Pedro Leonardo Carrilho (este não confirmado, mas lógico, pela cronologia e apelidos usados).
A filha Ana Rita c.c. Francisco José da Silva (e não interessam agora ao caso, em concreto).
A filha Maria casou no Ninho do Açor, em 28 de Fevereiro de 1791 com Faustino da Costa de Andrade, capitão. Este terá usado também (em data posterior ao casamento ?) os apelidos Dias da Costa. Seriam duas versões de um nome que aparece abreviado de forma diferente em duas épocas distintas ? Chamar-se-ia na realidade Faustino Dias da Costa de Andrade ? Será que o próprio o terá alterado por razões hoje impossíveis de descobrir ? Certo era que se chamava Faustino da Costa. E Faustino não é um nome muito vulgar. Existirem dois Faustino da Costa no mesmo lugar, ao mesmo tempo, casados com duas Maria Leonarda, parece-me muita coincidência… Têm um filho, Simão da Costa Leonardo. Costa, o apelido “constante” do pai, Leonardo, apelido da mãe, antigo e porventura prestigiado na freguesia do Ninho do Açor.

“Qual a ascendencia do tio amigo que emprestou o seu nome a dois descendentes colaterais e' um puzzle que continuo por resolver.”

Seria este tio filho do próprio capitão Faustino da Costa ? ou do filho, Simão da Costa Leonardo ? Se assim fosse, o apelido Andrade não teria sido interrompido por duas gerações (somente em linha recta), mas talvez apenas por uma, visto que o uso de apelidos diferentes por vários irmãos é relativamente comum.

A este respeito sugiro-lhe a leitura de algumas mensagens do oportuno tópico “Omissão/adopção de apelidos até ao século XVI”. A barreira cronológica aqui já não quer dizer nada pois já foi em muito ultrapassada.

“A minha familia, sempre pelo lado dos Costas, esta' ligada 'a familia Magalhaes mas nao sou eu que deslinde este parentesco."

Pedro Leonardo Carrilho, irmão de D. Maria Leonarda Carrilha, e cunhado de Faustino da Costa c.c. uma senhora Magalhães, de cujo casamento nasceu D.Maria Leonarda Magalhães, entre outros filhos provavelmente. Outras ligações entre as duas famílias poderão ter existido.

Como lhe refiro no início são apenas conjecturas e interpretações (e mais dúvidas) mais ou menos pessoais, não querendo, de forma nenhuma condicionar o seu raciocínio.
A resposta a estas questões estará certamente numa pesquisa mais exaustiva dos registos paroquiais.

Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Reply

Direct link:

RE: Ninho do Açor - Joana Dias Leonardo

#76329 | as1313328 | 02 Nov 2004 00:04 | In reply to: #76236

"Existirem dois Faustino da Costa no mesmo lugar, ao mesmo tempo, casados com duas Maria Leonarda, parece-me muita coincidência…"

Caro Filipe Rogerio

Devo dizer que, 'a luz dos novos elementos, me sinto tentado a concordar consigo. A probabilidade da sua conjectura estar correcta e' muito alta, mas a certeza absoluta so' podera' obter-se mediante consulta dos registos paroquiais. E' o que farei logo que tenha disponibilidade para tal.

Agradeço-lhe a excelente contribuiçao dada para o esclarecimento deste assunto.

Cumprimentos

Manuel da Cruz de Sousa

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 29 Jun 2024, 23:29

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen