Alguém me poderia dar uma sugestão ou informação adicional quanto a uma carta de perdão?
O caso é o seguinte: Encontrei na Chancelaria de D.João V, 1727 uma carta de perdão relativa a uma condenação de 2 anos de degredo em África de um Lançarote Oliveira "pela culpa porque o acusou Manuel Dias".
Como não identifica a localidade do condenado nem do queixoso não consigo ter a certeza de que se trata do Lançarote que me interessa e também não sei qual o crime em causa.
Sabem-me dizer se e onde poderei encontrar a condenação respeitante a um perdão deste tipo?
Sei o nome do ouvidor do crime que prestou informações para a emissão do perdão, um tal Miguel Monte Bravo. Poderei através do nome saber a localidade onde era ouvidor (através da nomeação)?
Diz na carta que se perdoa "por ter satisfeito a condenação e ter perdão da parte" o que - se entendo bem - significa que cumpriu realmente a pena (existirá alguma fonte que identifique as partidas destes degredados?). No entanto também não percebo bem o interesse do perdão após a pena ser cumprida. Seria uma espécie de "limpeza de cadastro", necessária para desempenhar algum cargo ou função, ou simplesmente por uma questão de imagem na sociedade?