família Corrêa de Freitas da Silva Carvalho

This topic is classified in the following rooms Famílias

família Corrêa de Freitas da Silva Carvalho

#77480 | fg | 17 Nov 2004 15:26

Gostaria de obter dados sobre esta família; os únicos elementos que possúo, dizem respeito ao casamento de Francisco Corrêa de Freitas com Rita de Cássia de Almeida Garrett, filha de Alexandre da Silva de Almeida Garrett e portanto sobrinha do grande escritor. Nesta base de dados aprece também uma neta deste senhor - Maria Victória de Almeida Garrett Corrêa de Freitas e sua filha Maria Antónia e uma bisneta - Maria Margarida Etich Corrêa de Freitas de Almeida Garrett. Será que é possível conseguir elementos sobre a ascendência de Francisco Corrêa de Freitas?

F. Guimarães

Reply

Direct link:

RE: família Corrêa de Freitas da Silva Carvalho

#77534 | fg | 18 Nov 2004 11:00 | In reply to: #77480

No sentido de facilitar a busca dos elementos referentes à ascendência de Francisco Corrêa de Freitas, acrescento que um dos seus filhos - Álvaro d'Almeida Garrett Corrêa de Freitas- casou em Santo Tirso com Maria Antónia de Andrade da Fonseca e Castro, tendo tido também duas ou três filhas solteiras e ociosas que viveram no Porto, na rua do Rosário, numa casa que pertencia à família Almeida Garrett, muito próxima dessa grande casa que hoje em dia é o Colégio Universal (rua da Boavista), que igualmente foi desta família.
Agradeço dados sobre esta família.

F. Guimarães

Reply

Direct link:

RE: família Corrêa de Freitas da Silva Carvalho

#77773 | mjgoncalves | 21 Nov 2004 22:47 | In reply to: #77480

Tenho alguma família ligada a alguns elementos C de Freitas da Silva Carvalho dos que viveram em Angola nos séc. XIX e XX. Na verdade apesar dos nomes nãp serem os mesmos afigura-se que deve haver alguma ligação entre eles, tanto mais que são originários do Porto .
Está interessado ?
Cumprimentos
MJG

Reply

Direct link:

RE: família Corrêa de Freitas da Silva Carvalho

#77798 | fg | 22 Nov 2004 09:06 | In reply to: #77773

Senhor M. J. Gonçalves

De facto estou interessado nesses elementos. Sabemos muito pouco sobre os Corrêa de Freitas (família da minha avó materna); no entanto lembro-me vagamente da minha avó se ter referido, enquanto viva, a uns parentes que viviam em Angola.
Espero notícias e muito obrigado
F. Guimarães

Reply

Direct link:

RE: família Corrêa de Freitas da Silva Carvalho

#77891 | mjgoncalves | 22 Nov 2004 21:03 | In reply to: #77798

Tal como já lje referi os elementos que possuo dos C. de Freitas são bastantes. No inicio do séc. passado alguns elementos dessa família e as dos Seccas ( ao qual eu pertenço) casaram-se. Para além de sermos familiares somos também muito amigos . Talvez por isso, disponho de biografias completas de alguns deles uma vez que estou a trabalhar na "árvore" dos seccas. Neste sentido, julgo que não é possível remeter-lhe através do fórum ( ou então desculpe-me a minha pouca eficiência nesta área ) os elementos que possuo. Por sinal, já falei com uns primos meus CF a dar-lhe essa notícia e também ficaram curiosos.
Cumprimentos
MJSecca

Reply

Direct link:

RE: família Corrêa de Freitas da Silva Carvalho

#77925 | fg | 23 Nov 2004 10:24 | In reply to: #77891

Caro MJ Secca

Eu também estou curioso no que diz respeito a estes nossos parentes comuns; são os primeiros de que tenho notícia, para além daqueles que, em termos de parentesco, me são próximos. O meu bisavô - Álvaro de Almeida Garrett Corrêa de Freitas- teve, salvo erro, 9 filhos, sendo os descendentes destes os únicos Corrêas de Freitas que conheço (entretanto o nome Corrêa de Freitas foi-se perdendo...).

Será que os seus parentes e amigos me podem informar do seguinte?:

- qual o grau de parentesco que têm com Francisco Corrêa de Freitas, casado com Rita de Cássia de Almeida Garrett
- origem desta família (onde, quando, etc.)
- sei da existência de uma família Corrêa de Freitas em Lisboa; será que têm a ver com a família Corrêa de Freitas da Silva Carvalho?
- porquê é que as armas dos Corrêa de Freitas têm uma coroa de conde?
- toda a informação sobre esta família em geral será, no que me diz respeito, bastante útil.

Muito obrigado e espero que me possa informar sobre alguns destes pontos.

Um abraço

F. Guimarães
P.S.: Mande cumprimentos aos meus parentes C.F.

Reply

Direct link:

RE: família Corrêa de Freitas da Silva Carvalho

#77970 | mjgoncalves | 23 Nov 2004 21:54 | In reply to: #77925

Vou-lhe só dar um "cheirinho" : O Alberto Correia, poeta, teve os seguintes filhos: António Júlio, casado com Leonor Secca que não tiveram filhos; Álvaro casado com Constantina Tendinha, sem filhos; Conceição, casada, morreu o ano passado com 105 anos e com 1 filho, Eduardo e 1 filha Maria José; a Maria do Céu, casada com o Mário Secca e têm 1 filho, Mário Alberto a viver no Porto e com mais descendentes; a Tia Zi ( não me recordo do seu nome) casada e com uma filha a Ruth e esta com um filho.. Essa geração nasceu entre 1880 e pouco mais. Havia a Tia Graça Garrett, professora, e tia dos C. Freitas que também tinha filhos.
Havia também uns primos deles, o Juca, o Lúcio casado com uma irmã do meu Avô. Grande confusão, não ? Estes com descendentes. Depois comunico-lhes os pais deles.
Cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: família Corrêa de Freitas da Silva Carvalho

#77999 | fg | 24 Nov 2004 10:10 | In reply to: #77970

Muito obrigado pela informação, embora a considere um "cheirinho"...pelo menos fico a saber que há mais Corrêas por aí.

Por outro lado, estes seus primos a que se refere, serão filhos de um irmão de Álvaro de Almeida Garrett Corrêa de Freitas, meu bisavô? E a tia Graça Garrett, de quem era filha? A mesma questão se põem em relação ao Alberto Correia, poeta e a todos os outros de que nunca ouvi falar, mas que tem todo o sentido de que sejam parentes muito próximos.

Enquanto a minha avó era viva, ouviamos vagamente falar de alguns dos Corêas de Freitas, tais como um tal "Chico preto", de um primo José Luis, este filho de um irmão do meu bisavô Álvaro e já muitíssimo das tias do Ribeirinho, que eram 3 irmãs do meu bisavô Álvaro, umas senhoras ociosas, cultas e verdadeiras personagens na cidade do Porto da época. Viviam na rua do Ribeirinho (e não na rua do Rosário, tal como lapso anteriormente informei) numa casa que lhes foi cedida por um tio que vivia em Castelo Branco, Gonçalo de Almeida Garrett. Segundo uma lenda urbana, não confirmada pela família, estas senhoras tinham vários manuscritos do seu tio poeta.

De qualquer modo, será que algum dos seus primos tem informação sobre a sua ascendência? de onde vem a família Corrêa de Freitas?

Um abraço e mais uma vêz muito obrigado



F. Guimarães

Reply

Direct link:

RE: família Corrêa de Freitas da Silva Carvalho

#78606 | dvl | 02 Dec 2004 23:15 | In reply to: #77999

Caro F. Guimarães,

E estes "Silva Carvalho" têm alguma relação com o Ministro José da Silva Carvalho?

Cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Reply

Direct link:

RE: família Corrêa de Freitas da Silva Carvalho

#78622 | fg | 03 Dec 2004 09:03 | In reply to: #78606

Caro Duarte Loureiro

Penso que não há nenhum parentesco entre os Corrêa de Freitas da Silva Carvalho (Corrêa de Freitas para todos os efeitos...) com José da Silva Carvalho. Ou seja, parto do príncipio que este ministro não é Corrêa de Freitas ; trata-se apenas de uma mera coincidência de nomes.

Cumprimentos

Francisco Guimarães

Reply

Direct link:

RE: família Corrêa de Freitas da Silva Carvalho

#187035 | Victor de freitas | 05 Mar 2008 13:17 | In reply to: #77480

Eu sou um dos correia de freitas de Angola. Meu avo tinha o nome Julio Correa de Freitas Sila e Carvalho. O meu nome e Victor Manuel Correia de Freitas, pode-me contactar se quiser para kissangol@hotmail.fr, terei todo o prazer de o informar no que puder

Reply

Direct link:

família Corrêa de Freitas da Silva Carvalho

#409521 | mariajoseamorim19 | 11 Nov 2018 16:03 | In reply to: #187035

Vitor,
Sou a tua prima Maria Jose
So agora li o teu comentario sobre a nossa familia e quero rectificar o seguinte :
O Antonio julio Correia de Freitas era meu tio, irmão da minha mãe.
Tu es sobrinho neto dele porque a esposa dele Leonor Correia de Freitas era irmã da tua avò que era casada com o Lucio Correia de Freitas que teve dois filhos o Rui que foi adoptado como filho do Antonio Correia de Freitas e o Vasco que era o teu pai.
Do segundo casamento do Lucio nasceu o Zeca

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 01 Jul 2024, 02:55

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen