Familia - Marramaque

This topic is classified in the following rooms Famílias

Familia - Marramaque

#7785 | ajhbpm | 08 Aug 2001 21:08

Procuro informações sobre as origens desta familia, e os diferentes ramos, ou então onde posso encontrar documentos que me permitam fazer um estudo, desde a origem do nome até aos nossos dias.
Obrigado.

Reply

Direct link:

RE: Familia - Marramaque

#78271 | Victor Ramos | 29 Nov 2004 20:18 | In reply to: #7785

Segundo informação do confrade Alexandre Burmester numa pesquisa que estou fazendo sobre a família de Alexandre Martins Pamplona, que ao que parece também era conhecido por Alexandre Martins Pamplona Corte-Real irmão de Francisco Inácio Pamplona Corte Real e de Manuel Inácio Pamplona-Corte Real (ver jornal "A Cidade" de 15 de Maio de 1930), Alexandre Martins Pamplona Côrte-Real, moço fid. da Casa Real, por Alvará de 12-6-1824 e do conselho de Sua Magestade Fidelíssimo etc. natural de Angra do Heroísmo, casou com D. Antónia Jacintha Marramaque (Vid. Tit. dos Pereira Marramaques % un., nº 10)

Reply

Direct link:

RE: Familia - Marramaque

#90831 | anibalmatos | 13 May 2005 19:07 | In reply to: #7785

Estou a procurar algo sobre a descendência de Maria Isabel Pereira Marramaque Encarnação, mas só encontrei do 1º casamento, com Fernando Távora.
Alguém sabe como encontrar do 2º casamento, com o Dr. Amadeu Encarnação?

Reply

Direct link:

RE: Familia - Marramaque

#90834 | anibalmatos | 13 May 2005 19:14 | In reply to: #7785

Os fascículos "os Meus Costados" (que julgo já editados em livro) tinham bastantes elementos sobre os Marramaques
Um abraço e boa sorte

Reply

Direct link:

RE: Familia - Marramaque

#90837 | anibalmatos | 13 May 2005 19:19 | In reply to: #90831

Lamento o lapso mas o 1º marido de Isabel Pereira Marramaque era Lourenço e não Fernando, como indiquei.

Reply

Direct link:

RE: Familia - Marramaque

#91113 | ajhbpm | 17 May 2005 03:02 | In reply to: #90831

Caro Anibal Matos

Nos "Carvalhos de Basto" - Vol VII ss -12º/m encontrará toda a informação que necessita.
Caso necessário posso transcrever.

Cumprimentos
António Marramaque

Reply

Direct link:

RE: Familia - Marramaque

#91116 | anibalmatos | 17 May 2005 09:41 | In reply to: #91113

Antonio
Sera que somos parentes proximos, nao me diga que e da 3ª geracao da Tia Maria (da Casa de Aldegao)?
Eu sou filho da Maria Jose Marramaque Encarnacao de Matos.
Se me poder enviar (pois o meu pai tinha-os, mas perdi-lhes o rasto) directamente para o meu email: anibalmatos@hotmail.com, ou dizer-me onde o posso adequirir.
Desde ja agradeco a sua colaboracao.
Com os meus melhores cumprimentos

Reply

Direct link:

D. João Rodrigues Pereira, o 'Marramaque'

#91366 | victorferreira | 19 May 2005 20:44 | In reply to: #7785

Se escrever 'Marramaque' no 'Pesquisar', na barravere no alto desta página, descobre 15 Marramaques, e o que terá sido o primeiro, um D. João Rodrigues Pereira, de alcunha 'o Marramaque' lá pelos idos de 1450.

Mas se tiver a obra História de Portugal coordenada por José Mattoso, poderá ler algumas referências a um famoso Marramaque (António Pereira Marramaque) que verberava catilinárias contra tudo e todos que ele sentia irem escapando-se ao poder (decrescente) da nobreza. Cita-se a obra de António Dias Miguel, 'António Pereira Marramaque, Senhor de Basto. Subsídios para o estudo da sua vida e da sua obra', in Arquivos do Centro cultural Português, Paris, Fundação Calouste Gulbenkian, vol. XV, 1980.
Cumprimentos VF

Reply

Direct link:

RE: Familia - Marramaque

#91401 | Conde | 20 May 2005 11:42 | In reply to: #90831

Se falar com o Senhor António Monteiro Novais Sanhudo, da C.M. do Marco pode ser que lhe encontre uma série de artigos genealógicos sobre os Pereiras Marramaques que saíram no jornal dele há umas décadas (antes do 25 de Abril!).
Cumprimentos.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 26 Jun 2024, 00:38

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen