Família Figueiredo e Silva - Viseu

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Regiões

Família Figueiredo e Silva - Viseu

#78295 | Czar | 30 Nov 2004 09:04

Caros confrades

Pretendo dar início ao estudo das minhas raízes ancestrais e geneológica, agradecendo, desde já, toda a ajuda que me possa ser prestada.
A minha avó materna é Maria José Borges Pereira de Figueiredo e Silva, nascida na aldeia do Pereiro, em Seia, e o meu avô paterno é António de Figueiredo e Silva, de Viseu.
Os meus melhores cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Família Figueiredo e Silva - Viseu

#82766 | nevesa | 26 Jan 2005 08:56 | In reply to: #78295

Caro Czar?

Tenho alguns antepassados , naturais de Viseu; Delfina Figueiredo Costa e Antonio Duarte do Amaral, de Vouzela e Serrazes, 1850 a 1856. Como não referiu nenhuma freguesia nem data...


Com os meus melhores cumprimentos
Antonio Neves

Reply

Direct link:

"Figueiredo e Silva"

#82776 | victorferreira | 26 Jan 2005 11:42 | In reply to: #78295

Caro "czar",
(será Nicolau?)

Convém acrescentar umas datas. Se vovê tem 19 anos, os seus avós poderão ser dos anos 30, 40 do séc XX. Se tem 91, podem ser dos anos 30, 40 do séc XIX ...

Se em relação à Srª sua avó - o nome de família de solteira poderá ser Borges Pereira -, sendo originária de um meio mais pequeno, não haverá muita dificuldade em encontrara os "Borges" e "Pereiras" do Pereiro, em relação ao Sr. seu avô, cujo nome é bastante mais usual, sendo Viseu muito maior, haverá eventualmente muitos Antónios Figueiredo Silva, com "de" e "e" ou sem eles.
Se não sabe as suas datas e as freguesia de nascimento, sabe pelo menos que idade tinham quando faleceram? Sabe quando e/ou onde se casaram? Com base nessa informação pode saber os seus pais (deles) e ter essa "ponta por onde pegar".
Ajuda muito ter umas conversas com parentes mais velhos para "levantar" informação: lugares, datas, relações de parentesco.

Em desespero de causa, faça uma pergunta ao Arquivo Distrital da Guarda (suponho que os paroquiais de Seia estão na Guarda) dando o nome, freguesia, data de nascimento (pelo menos estimada) ou de casamento (eles costumavam casar-se na freguesia da noiva) da Sª sua avó. Eles descobrirão facilmente o registo, e aí, como sabe, encontrará os seus bisavós e as suas origens ... e é só continuar.
Boas pesquisas.
VF

Reply

Direct link:

Em tempo:

#82779 | victorferreira | 26 Jan 2005 11:51 | In reply to: #78295

Caro confrade,
Não convém fazer muitos pedidos aos Arquivos Distritais. Se a primeira meia hora é gratuita, podem decorrem duas consequências, a evitar e a assumir, respectivamente:
- achamos que hoje pedindo meia hora, amanhã outra meia, depois outra e fica tudo bem e ... não é assim: às tantas eles acharão que estamos a exagerar, e com razão. Se quizer pesquisar a sério é preciso ir lá;
- ou pagamos pelo trabalho (há uma tabela que eles facultam), e dependendo da dificuldade poderá ficar mais ou menos barato em relação a ir lá.
Escolha.
VF

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 27 Dec 2024, 00:22

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen