Inventário Orfanológico

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Formação

Inventário Orfanológico

#78597 | mtpq1234 | 02 Dec 2004 20:22

O inventário orfanológico feito após o óbito de um progenitor em 1896 estará na Torre do Tombo? Onde poderei ter acesso a esse documento?
Agradeço de antemão a resposta

Reply

Direct link:

RE: inventário orfanológico

#79016 | pgirao | 09 Dec 2004 00:00 | In reply to: #78597

Os Arquivos Distritais possuem numerosos inventários orfanológicos, nomeadamente do séc. XIX. Procure portanto no Arquivo Distrital correspondente (que será na Torre do Tombo se o distrito for Lisboa).
Pedro Girão

Reply

Direct link:

RE: Inventário Orfanológico

#79027 | LCM | 09 Dec 2004 10:50 | In reply to: #78597

Para o final do séc. XIX o mais provável é ainda estar num Tribunal. Em Lisboa consultei inventários na Boa Hora e no Palácio da Justiça. Foi há alguns anos mas, se bem me lembro, ía-se à Boa Hora com o nome do defunto e a data de morte, eles procuravam para saber se existia ou não inventário, e depois era consultado lá ou no Palácio da Justiça (em ambos os sitios ao balcão, de pé...)
Penso que Torre do Tombo só existam Inventários Orfanológicos até aos primeiros anos do séc. XIX.

Cumprimentos,
Lourenço Correia de Matos

Reply

Direct link:

RE: inventário orfanológico

#79062 | mtpq1234 | 09 Dec 2004 18:21 | In reply to: #79016

Agradeço a sua informação. Procurarei na Torre do Tombo e no Palácio de Justiça.

Reply

Direct link:

RE: Inventário Orfanológico

#79064 | mtpq1234 | 09 Dec 2004 18:32 | In reply to: #79027

Agradeço a sua resposta. Será que poderei informar-me da existencia do inventário no Palácio de Justiça ou na Boa-Hora pelo telefone?ou terei sempre de lá ir, mesmo apenas para saber da existência do inventário?Seria obrigatório fazer-se sempre esse inventário? Ou só no caso de o defunto não ter feito testamento?
Mais uma vez agradeço o esclarecimento.

Reply

Direct link:

RE: Inventário Orfanológico

#79093 | pgirao | 10 Dec 2004 08:46 | In reply to: #79064

Quanto à obrigatoriedade do Inventário, numa secretaria de um Tribunal informaram-me que ele podia ser dispensado se se considerasse que não havia bens sujeitos a inventariação (nomeadamente propriedades). Ainda no mês passado deparei com um caso desses - o que foi uma pena, pois dava-me imenso jeito obter informações através do Inventário.
Só para "justificar" a minha informação anterior, que o Lourenço Correia de Matos corrigiu (e ele tem muito mais experiência que eu nestas coisas!), baseou-se na minha experiência no Arquivo Distrital de Viseu, que tem todos os Inventários até cerca de 1912. Como é evidente, a data limite varia concelho a concelho, pois depende sempre do envio desses documentos por cada tribunal.
Boa sorte!
Pedro Girão

Reply

Direct link:

RE: Inventário Orfanológico

#113567 | JM | 07 Mar 2006 15:34 | In reply to: #79093

Agradeço desde já, a quem souber desde quando é que se fazem estes inventários.

Cumprimentos

Jorge Raposo de Magalhães

Reply

Direct link:

RE: Inventário Orfanológico

#113597 | JCC | 08 Mar 2006 00:47 | In reply to: #113567

Caro Jorge Raposo Magalhães

Tenho dois do sec XIX,não lhe sei precisar as datas neste moemtno, mas vou tentar.

Mas a existência do cargo de "Juiz dos Orfãos" é bastante mais antiga pelo que suponho que ele existiria há bastante mais tempo.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Reply

Direct link:

RE: Inventário Orfanológico

#113693 | JM | 09 Mar 2006 14:38 | In reply to: #113597

Caro João Cordovil Cardoso

Muito obrigado pela resposta. Ando à procura de inventários de Alcobaça, no fim do sec. XVII, e sei que do arquivo do tribunal andam só agora a manda-los para o Arq. Distrital de Leiria. Deve ser o caso em grande parte do País.

Com os melhores cumprimentos

Jorge Raposo Magalhães

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 28 Jun 2024, 18:17

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen