Condes Ravelada-descendência
This topic is classified in the following rooms Famílias | Títulos
RE: condes ravelada-descendência
Caro Ravelada:
Parece-me que há uma perfeita sintonia entre este seu post e o referido "título": ambos não o são ainda, estão-se formando....
Cumprimentos
Direct link:
Caro Ravelada
Existe larga descendência de uma filha do 1º e único Conde da Ravelada.
Poderá encontrá-la, com facilidade, aqui no Genea.
Actualmente o representante do 1º Conde é um Câmra Ramalho Ortigão e que tem descendência.
Melhores cumprimentos
João de Mariz Sarmento Macieira
PS - Adoraria saber porque razão a pergunta deste confrade faz rir.
Direct link:
Caro João de Mariz Sarmento Macieira:
Já que por minha ignorânica desconheço quem foi o 1º e único conde da Ravelada, poder-me-á o caro confrade informar o nome do seu titular, a data e a fonte da respectiva concessão ?
Ficaria muito grato, pois teria o máximo interesse para os meus estudos sobre o Algarve.
Com os meus melhores cumprimentos, e agradecimentos antecipados,
Miguel Côrte-Real
Por minha ignorância desconheçominhaeço-lhe um favor
Direct link:
Caro Miguel:
Embrenha-te na BD: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=53999
Abraços,
Marcos.
Direct link:
Caro Marcos
A fonte citada, no Genea, é:
"A data de concessão do título parece ser de 1809, conforme surge num quadro existente no Museu do Buçaco"
e não acredito que esta seja uma fonte em que o Miguel acredite...Pelo menos não é primária e quem sabe, se coeva...
Deve ser por isso que ele pede mais informações :-)
Um abraço
João
Direct link:
Caros Marcos Soromenho Santos e João Cordovil Cardoso:
Estou de saída e por isso sem tempo nenhum, mas não quero deixar de agradecer a um e a outro dos meus amigos.
Conheço suficientemente bem a bibliografia que dá os aos Macedos e Brito tal título, e, obviamente, que também a GEPB. Não era para interferir neste post.
Mas como sabem interessa-me tudo o que diz respeito a famílias do Algarve. A dos Macedo e Brito não é excepção. Mas como sei dos cuidados que requer este caso em concreto, e não quero cometer injustiça alguma, rogo tão só que me elucidem dos fundamentos bibliográficos (podem existir outros que não conheça) e/ou fontes de arquivo que suportem tal "título".
Um grande abraço para os dois do
Miguel
Direct link:
Caros Confrades:
Com mais sossego pude encontrar as fotocópias do artigo donde provem toda esta embrulhada dos pseudo condes da Revalda.
"Documentos relativos a António Luís de Macedo e sua família" é o seu título; foi publicado no Boletim do Arquivo Histórico Militar, vols, 5º, 6º e 7º (1935, 1936 e 1937), a pp. respectivamente, 299-307, 279-299 e 272-297.
Teve a mão do "Sr. D.Luiz de Macedo e Brito, actual legitimo representante dos Condes da Ravellada, baseado em documentos existentes neste e noutros Arquivos nacionais", como em "Advertência" final se informa o leitor. Daqui bebeu toda a bibliografia até à actualidade.
Consulte-se, por exº, nos usuais do Arquivo Histórico Militar.
Aqui é que se "Ravela" toda uma impressionante cena patética com fabulosas e hilariantes genealogias, nobrezas, títulos de dom, viscondados, condados, parentes da mais e ilustre nobreza do reino, brasões de armas, e sei lá mais o quê....
Obviamente que a realidade destes Macedos é bem outra, como já notou António Sardinha e, mais recentemente, Rodrigo Ortigão de Oliveira no seu excelente livro "A Família Ramalho Ortigão".
Vale como um muito curioso e fértil exemplo do que a mente humana é capaz quando toca a vaidades e fumos...
Quem se quiser rir, e comprovar até onde pode ir a loucura humana, leia-o.
Cumprimentos.
Direct link:
Caro Miguel Corte-Real
Os meus melhores cumprimentos.
Quando respondi ao "Ravelada" fi-lo, como deve calcular, baseado únicamente na informação que vem no GENEA e de boa-fé.
Não fazia ideia de tão grande embrulhada!
Pela minha falta de conhecimentos, deste caso particular, peço desculpa.
Já que refere"Famílias do Algarve" gostaria de ter informações sobre a Família Correia da Franca (ramo dos Correias da Franca do Palácio de Santo Estêvão) que são meus avós.
Grato pela sua atenção, renovo os meus cumprimentos e sou
Atento e obrigado
João de Mariz Sarmento Macieira
Direct link:
Caro João Macieira:
Ninguém tem obrigação, nem pode ter a veleidade, de dominar tudo. Percebi também que agiu com a melhor das boas fés. Por isso, e desculpe o meu atrevimento, acho descabido o seu pedido de desculpas.
Deixo-lhe o meu E-mail caso queira especificar o que pretende dos Correia da Franca, dado ser-me difícil responder a pedido tão genérico.
E-mail: migcorterealarroba sapopontopêtê
Creia-me com os meus cumprimentos, e simpatia,
Miguel Côrte-Real
Direct link:
"Documentos relativos a António Luís de Macedo e sua família" é o seu título; foi publicado no Boletim do Arquivo Histórico Militar, vols, 5º, 6º e 7º (1935, 1936 e 1937), a pp. respectivamente, 299-307, 279-299 e 272-297.
Os documentos transcritos nos Boletins do AHM são falsos ou não existem?
JC
Direct link:
Caros Confrades,
permitam-me perguntar. Afinal a que conclusão se chegou?
É que estou um bocado confuso; pois hoje estive a ler informação sobre está família/título, e não me pareceu fantasia.
Melhores cumprimentos,
José
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 07 Nov 2024, 17:46