Ajuda

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Regiões | Formação

Ajuda

#79646 | igtorres | 17 Dec 2004 19:40

Estou procurando informacoes sobre meu Tataravô, que saiu da regiao de Leiria em 1830/1840 (aproximadamente) com destino ao Brasil. Ele ja era casado quando partiu para o Brasil, mas nao tenho o nome da sua esposa. Seu nome era Antonio Gonçalves Sacramento.
Como posso comecar a pesquisar? É possível obter registros de casamento e de batismos?
Agradeço qualquer tipo de orientacao.

Igor Gonçalves Torres

Reply

Direct link:

RE: Ajuda

#79680 | recio | 18 Dec 2004 00:01 | In reply to: #79646

IGOR ,vais ter muito que procurar ;Leiria tem muitas freguesias(31).Podes procurar o casamento a partir de 1840 para trás, só com o nome dele.
Se conseguires encontrar a chegada dele ao Brasil em primeiro lugar , tanto melhor poderas encontrar lá o nome dos pais.
Maõs á obra.
se precisares de ajuda dispõe.
Ana Recio
Portugal

Reply

Direct link:

RE: Ajuda

#79692 | igtorres | 18 Dec 2004 02:13 | In reply to: #79680

Cara Ana Recio,
Muito obrigado pela ajuda.
Como posso comecar a procurar a partir de 1840 para tras de que forma?
Mando uma solicitacao para cada freguesia?
Para onde?
Nao consegui informacoes no Porto do Rio de Janeiro sobre sua chegada, os registros naquela epoca nao eram precisos, mas vou continuar tentando.

Igor Goncalves Torres
Brasil

Reply

Direct link:

RE: Ajuda

#79724 | recio | 18 Dec 2004 21:57 | In reply to: #79692

Igor , Leiria é longe da minha cidade e não tenho nada a pesquizar lá. em Janeiro dou lá uma expiada a ver o que encontro , depois dou noticias ,mas vê se encontras mais dados, eles nos arquivos cobram á hora e sem datas e freguesias certas é difícil.
poderei ter sorte e encontrar , vou tentar.
Ana Recio.
Portugal

Reply

Direct link:

RE: Ajuda

#79813 | igtorres | 20 Dec 2004 13:25 | In reply to: #79724

Ana,
Agradeço intensamente sua ajuda.
Eu também não poderia solicitar pesquisa por telefone junto a cada freguesia?

Igor G. Torres

Reply

Direct link:

RE: Ajuda

#79858 | jvaldeira | 21 Dec 2004 01:23 | In reply to: #79813

Caro Igor,

Se está no Brasil, a melhor forma será encontrar a Igreja Mormon mais próxima e requisitar os microfilmes dos registos de casamentos respeitantes à paróquia/freguesia onde o casamento ocorreu.

Mas como não sabe qual é a paróquia nem o nome da mulher será uma tarefa difícil: Leiria, além de município - com várias paróquias - é também sede de distrito, o que significa a possibilidade de diversos outros municípios cada um com diversas paróquias; veja o mapa de Portugal aqui no Genea.
Possivelmente conseguirá obter alguma informação mais nos registos brasileiros, sobretudo os de baptismo ou casamento dos filhos do seu tetravô.
É possível que nalgum deles se refira em que paróquia de Leiria ele se casou ou nasceu. Não conheço os registos brasileiros para poder ajudar mais, ainda assim deixe que lhe diga que vai precisar também do nome da esposa ou dos pais do seu tetravô, senão quando encontrar o seu registo de casamento nunca vai ter a certeza de que é mesmo ele e não outra pessoa com o mesmo nome.

Boa sorte,
J.Valdeira

Reply

Direct link:

Antonio Gonçalves Sacramento

#79876 | FGJ | 21 Dec 2004 12:43 | In reply to: #79692

IGOR,
Você já consultou os registros de entrada de estrangeiros existentes no Arquivo Nacional brasileiro q fica no Rio de Janeiro? Ao q eu saiba, não existem registro de pessoas no porto.
FredericoGJ
Rio/BR

Reply

Direct link:

Nesta fase, pesquisar é a melhor ajuda

#81131 | victorferreira | 07 Jan 2005 16:46 | In reply to: #79646

Caro Gonçalves Torres,

Você provavelmente já reflectiu sobre estes pontos mas mesmo assim aqui vão umas dicas que lhe podem ser úteis.

1. Para começar, tem no site dos Instituto dos Arquivos Nacionais - Torre do Tombo o e-mail e o site do Arquivo Distrital de Leiria. Pode dirigir-se directamente a eles e pedir uma pesquisa. Há meia hora grátis e eu já soube de outros tetras serem descobertos assim, MAS ... francamente é melhor deixar para depois.
Depois de quê?
De saber um pouco mais sobre o seu tetra.

2. Mesmo sabendo que o seu tetra já foi para o BR há quase dois séculos, sugiro também (sem muitas esperanças) que procure via net numa lista telefónica de Leiria por pessoas de nome Gonçalves Sacramento ou Sacramento Gonçalves. "Gonçalves" apenas é um patronímico muito disseminado e não vale a pena: vão-lhe aparecer centenas, dificilmente aparentados, mesmo sendo todos de Leiria. E apenas "Sacramento" é um nome "votivo" (como "de Deus", "da Cruz", "do Nascimento") que aparece e desaparece com frequencia na colecção de nomes das famílias, e às vezes fixa-se. Pode ser que encontre um parente afastado que se tenha dedicado a levantar a árvore da família e lhe dê umas pistas.

3. Você tem dados que são escassos e difusos:
- um nome: Antonio Gonçalves Sacramento;
- uma região: Leiria;
- uma época de viagem: 3ª ou 4ª década do séc XIX;
- uma referência importante: era casado quando viajou.

4. Registos de baptismo como você sabe, são só com o primeiro nome. Quantos "Antónios" ... deverão ter sido baptizados em Leiria e arredores ... nas duas primeiras décadas do séc XIX ?!... Mas casou em Portugal! Bom! ... mas onde? Em Leiria? Em Lisboa, mesmo antes de ter apanhado o veleiro para o Brasil? Ou na terra da noiva, como era costume na altura e até bem recentemente? E de onde era ela?
Bom, acertar com o tetra Sacramento nas 31 freguesias de Leiria seria de facto encontrar uma agulha num palheiro, de olhos vendados e mãos atadas atrás das costas.
Mas ... e se o tetra fosse de facto de uma localidade que pertencesse a Leiria NAQUELA ÉPOCA, mas agora já fosse de outro Concelho (=Prefeitura) ou mesmo outro Distrito (~Estado)?

5. Comentários:
. o baptizado não é uma boa via porque você não faz ideia de que idade ele tinha quando foi para o Brasil. O melhor seria procurar o registo de casamento, onde viria o seu nome completo. Mas:
. a região e a época são certas? Prováveis?
. o que o faz pensar que são essas e não outras: registos de nascimento (ou casamento com referência a idades) de filhos (de todos os filhos: não esqueça nenhum)? De netos?
. que dados documentalmente confirmados tem você que indiquem essa época e região como de facto as mais prováveis?
. com base em documentos de vendas e compras, de testamentos nos cartórios brasileiros, p.ex., há mais alguma referência a uma localidade, a uma terra cá em Portugal que se possa relacionar com o seu tetravô?
. e terras aí no Brasil por onde ele tenha passado? Não há Arquivos nessas terras (ou em outras mais importantes administrativamente e que contenham documentos relativos a essas mais pequenas), que reúnam documentos da época e que possam testemunhar uma qualquer acção do seu tetra e por essa via conter referências relevantes para a sua pesquisa?
. haverá correspondência antiga de filhos e netos do tetra Sacramento onde se possa descobrir alguma referência a Portugal, algum envelope amarelento recebido de parentes de cá com o endereço? Ou alguma fotografia da segunda metade do séc XIX de parentes de cá com uma data ou um local escritos no verso? Eles não andavam muito para tirar fotografias e algumas têm mesmo o "sêlo branco" do fotógrafo gravado.
. e onde terá falecido o tetra Sacramento? Você já procurou o registo de óbito do tetra? É que pode lá vir a idade dele quando faleceu. E com sorte (salvo seja!) uma referência ao local de origem;

6. Por fim, há a busca do documento de viagem. Acho muito pouco provável para a época que indica, mas mesmo assim é uma outra via. Para épocas muito mais recentes os Governos Distritais passam a ser os organismos emissores do documento de viagem (passaporte ou outro) e os Arquivos Distritais têm muitos desses documentos. Para essa época terá que perguntar se há alguma coisa nos ADs. Outras hípóteses são o Governo Civil de Lisboa ou a Administração Geral do Porto de Lisboa (se ele viajou de Lisboa, o que é mais provável), que pode ter em arquivo documentos de viagem concedidos pelas autoridades portuárias, que me parece também tinham esse poder em épocas recuadas.

Bom, tem muito trabalho, se para isso estiver disposto.
Boa sorte.
VF

Reply

Direct link:

Em tempo: duas respostas.

#81132 | victorferreira | 07 Jan 2005 17:18 | In reply to: #79646

Caro GT,
Acerca das suas perguntas sobre "pesquisar freguesia a freguesia" e "contactos telefónicos", clarifico, embora já de alguma forma implícito no outro post:
- os livros paroquiais (das Freguesias) estão nos Arquivos Distritais, por isso não se contactam as Freguesias;
- parece-me de esperar que se você pedir ao Arquivo Distrital uma pesquisa grátis de meia hora hoje, outra amanhã, outra depois ... alguém lhe responda qualquer coisa como "Estamos a abusar ...";
- o contacto telefónico é substituído pelo contacto mail com vantagens que declino evidenciar.
Mas não esqueça: contacte só quando tiver mais qualquer coisa de concreto, ou prepare-se para gastar muitos Euros em horas e horas de pesquisa paga pelos técnicos do Distrital de Leiria.
VF

Reply

Direct link:

Em tempo: duas respostas.

#81133 | victorferreira | 07 Jan 2005 17:19 | In reply to: #79646

Caro GT,
Acerca das suas perguntas sobre "pesquisar freguesia a freguesia" e "contactos telefónicos", clarifico, embora já de alguma forma implícito no outro post:
- os livros paroquiais (das Freguesias) estão nos Arquivos Distritais, por isso não se contactam as Freguesias;
- parece-me de esperar que se você pedir ao Arquivo Distrital uma pesquisa grátis de meia hora hoje, outra amanhã, outra depois ... alguém lhe responda qualquer coisa como "Estamos a abusar ...";
- o contacto telefónico é substituído pelo contacto mail com vantagens que declino evidenciar.
Mas não esqueça: contacte só quando tiver mais qualquer coisa de concreto, ou prepare-se para gastar muitos Euros em horas e horas de pesquisa paga pelos técnicos do Distrital de Leiria.
VF

Reply

Direct link:

RE: Nesta fase, pesquisar é a melhor ajuda

#81908 | igtorres | 15 Jan 2005 23:58 | In reply to: #81131

Caro Vitor Ferreira,

Gostaria de agradecer profundamente sua atencao e as informacoes aqui prestadas, elas sao de imensa valia para mim. Estou pesquisando arduamente nos cartorios e paroquias do Brasil mais informacoes sobre meu tetraavo. Suas gentis dicas estao me dando novos elementos.
Ha indicios que ele possa ter vindo acompanhado de um parente ao Brasil, possibelmente um irmao.
Como posso saber quantas e quais frequesias perteciam a Leiria em meados do seculo XIX?
muito obrigado

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 02 Jul 2024, 20:07

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen