Pessanhas e Pegados
This topic is classified in the following rooms Famílias | Cargos | Regiões
Pessanhas e Pegados
15-RUI DE ABREU PESSANHA, n.c. de 1439, foi alcaide-mor de Elvas, por carta de D.João II, de 27/5/1484, confirmada por D.Manuel em 26/4/1496. Por carta de 10/6/1484, recebe juntamente com Manuel Pessanha “todos os direitos da judiaria de Elvas”. Em 1524, na observância da carta régia de 17 de Novembro, é desfeita a vedagem do quintal de Ambrósio Pessanha, de maneira a ficar serventia larga para a casa de Rui de Abreu, onde a rainha ia alojar-se.
Em 1489 toma parte na segunda expedição, da armada de socorro, à Graciosa. Em 1502, vai como capitão, na frota de Vasco da Gama e faz parte do grupo de marinheiros que descobrem as ilhas Almirantes; em 1510 é deixado em Coulão, por Afonso de Albuquerque, numa feitoria.
Casou primeiras núpcias com N…de Aboim, filha de Afonso Aboim, sem geração, casou segundas núpcias com D.Joana de Sousa e teve :
16-Manuel de Abreu, morreu na Índia
16-João Gomes de Abreu, cc Maria de Vilhena ss
16-Sebastião de Sousa Pessanha, cc sua prima Filipa Pessanha
16-Maria de Sousa, cc Henrique Henriques, alcaide-mór de Fronteira
Casou terceiras núpcias com D.Catarina Teixeira e teve :
16-Isabel da Silva, cc Pedro da Silva de Menezes, alcaide-mór de Elvas cs
16-Brites da Silva Pessanha, cc Francisco da Cunha ss
Teve fora do matrimónio de mulher desconhecida a seguinte filha bastarda :
16-BRITES PESSANHA, nasceu cerca de 1487, casou com ÁLVARO PEGADO. Filho :
17-PAULO PEGADO sem mais noticia
Caros confrades, alguém sabe a descendencia deste Paulo Pegado ?
cumprimentos
Óscar Caeiro Pinto
Direct link:
RE: Pessanhas e Pegados
Caro senhor,
Aquando da minha investigação genealógica deparei-me com um ramo em Elvas de apelido Pegado sendo o meu parente natural da mesma e de seu nome Belchior PEGADO de Tovar. Se esta informação de algum modo complementar a sua investigação estarei ao seu dispôr.
Bom ano de 2005 e boa investigação genealógica,
Ricardo de Castro e Gens
meggysofia@msn.com
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 13 Nov 2024, 17:46