Pelicano da Beira Baixa

This topic is classified in the following rooms Famílias | Regiões

Pelicano da Beira Baixa

#80690 | jpereira | 03 Jan 2005 18:10

Este tópico provém de outro com o título "Pelicano, Manso e Carrilho de Sabugal" e surge em resposta a uma mensagem aí contida que a seguir transcrevo em parte, pelo que o inicio com essa transcrição:

"... e Pelicano nos registos da paróquia de S. Miguel em Castelo Branco. Possívelmente terão relações com os de Sabugal.

Acerca dos Pelicanos, tenho informação de um João Martins Pelicano, c. Maria Nunes Corujeira, com dois filhos:
- João Martins Pelicano c. Teresa de Jesus em 28.10.1780
- Ana Martins c. Manuel Patrício em 15.11.1773; tiveram numerosa prole.

Há também um Francisco Martins Pelicano, possívelmente irmão do primeiro. Casa com Francisca Costa Cabrita de quem tem um filho de nome António. Casa também com Guímara Nunes de quem tem quatro filhos:
- Maria Nunes c. Manuel Duarte Calqueiro. Filho José n. 30.9.1778
- Francisca Nunes Pelicano c. José Gonçalves. Filha Maria n. 5.6.1793
- Francisco Martins Pelicano c. Inês Joaquina. Filho Manuel n. 4.1.1790

Com votos de um Bom Ano

Armindo Patrício da Silva"

Pela transcrição,
João Pereira

Reply

Direct link:

RE: Pelicano da Beira Baixa

#80691 | jpereira | 03 Jan 2005 18:18 | In reply to: #80690

Caro Armindo Silva,

Sou descendente de pessoas que usaram o apelido Pelicano em Castelo Branco e tenho muitos parentes registados com esse apelido, entre os quais alguns dos que refere. No caso desta família, como no de outras de Castelo Branco à época, são muitas as variações nos nomes constantes nos diversos registos, tornando por vezes extremamente difícil a identificação dos indivíduos encontrados. É muito positiva a troca de impressões entre investigadores nestes casos, pela simples razão de que vários pares de olhos vêm mais do que um só!

Sobre João Martins Pelicano casado com Maria Nunes Corujeira, tenho que João também foi conhecido como João Martins Serra ou muito simplesmente João Martins e que Maria Nunes Corujeira aparece muitas vezes também somente como Maria Nunes. João Martins (Pelicano/Serra) era filho de Bento Rodrigues Serra e de Luzia Martins Pelicano, ambos de Castelo Branco, neto paterno de Manuel Fernandes Serra e de Catarina Rodrigues (que também aparece como Ana Rodrigues) e materno de Pedro Martins Ouvis e de Maria Fernandes Pelicano. Maria Nunes (Corujeira) nascida a 08 Mai 1718 em Castelo Branco e baptisada a 14 Mai 1718 em São Miguel, C.B., era filha de Domingos Nunes Corujeira e de Maria Gomes (sua segunda mulher), neta paterna de outro Domingos Nunes Corujeira e de Margarida Rodrigues (esta de Sarnadas do Ródão, os restantes de C.B.) e neta materna de Manuel Gomes (natural de “Fernão Joannes, termo da cidade da Guarda”) e de Isabel Fernandes (natural de C.B.).
O casamento de ambos teve lugar a 09 Abr 1738 na Sé (São Miguel, C.B.). Deles só registei duas filhas, Maria Martins, nascida a 28 Mai 1739 e Isabel Martins, n. 25 Jan 1743. Maria Martins viria a casar com José Rodrigues Freire (este filho de Manuel Rodrigues Sanches - ou Couceiro - e de Maria Freire), tendo este casal tido pelo menos José, Manuel, Maria, Joana, Bárbara, Isabel e Luisa, nascidos entre 1758 e 1770 e baptisados todos na freguesia de São Miguel.

Sobre Francisco Martins Pelicano, que é de facto irmão de João Martins Pelicano, também foi conhecido como Francisco Martins Serra. Casou primeiro cerca de 25 Abr 1748 (o registo de casamento está muito estragado por manchas de humidade) em São Miguel, C.B., com Francisca da Costa (ou Francisca da Costa Mixa ou, pelo que informa, Francisca da Costa Cabrita), filha de Manuel da Costa Mixa e de Maria Antunes. [Não tinha ainda informação de filhos deste casal e interessa-me o que me possa veícular sobre António]. Casou segunda vez com Guiomar Nunes (ou Guiomar Nunes de Jesus) (Guímara?) a 28 Jun 1757 em São Miguel, C.B. Guiomar Nunes era filha de Manuel Nunes e de Maria Dias Fevereiro, que foram também os pais de José Nunes Fevereiro (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=175985), tronco da família Torres Fevereiro, sobre quem escreveu José Luiz de Sampayo Torres Fevereiro “Uma Família da Beira Baixa”, recentemente reeditado (http://genealogia.sapo.pt/livraria/livro.php?id=350).
Do segundo casamento tinha já referência da filha Maria Nunes (ou Maria Nunes Fevereiro), casada com Manuel Duarte Calqueiro. Teve este casal também João Duarte Calqueiro, o qual viria a casar com Maria do Rosário Cabarrão (filha esta de Manuel da Silva Cabarrão e de Joana Maria Cecília - ou Joana da Conceição). João Duarte Calqueiro e Maria do Rosário tiveram pelo menos Maria, José, Francisco e Manuel, nascidos entre 1830 e 1836 e os quatro igualmente baptisados na Sé de São Miguel.


Interessa-me bastante qualquer informação que me possa veícular sobre os outros dois filhos de João Martins Pelicano e Maria Nunes Corujeira que menciona e respectiva descendência.
Mais informações sobre José, filho de Manuel Duarte Calqueiro e Maria Nunes serão igualmente bem vindas. Dos outros irmãos de maria Nunes que refere, Francisca e Francisco, não tenho registos, pelo que também agradeço mais dados.

Se fôr do seu interesse posso facultar-lhe melhores referências sobre as pessoas que mencionei. Os meus antepassados são os casais Manuel Fernandes Serra e Catarina Rodrigues; e Pedro Martins Ouvis e Maria Fernandes Pelicano, mas não os filhos destes Bento Rodrigues Serra e Luzia Martins Pelicano, pois um outro filho do primeiro casal, Simão Fernandes Serra, casou com outra filha do segundo casal, Maria da Conceição Pelicano, sendo estes últimos os meus antepassados.

Com os melhores cumprimentos,
João Pereira

Reply

Direct link:

RE: Pelicano da Beira Baixa

#80692 | jpereira | 03 Jan 2005 18:19 | In reply to: #80690

Caro Armindo Silva,

Sou descendente de pessoas que usaram o apelido Pelicano em Castelo Branco e tenho muitos parentes registados com esse apelido, entre os quais alguns dos que refere. No caso desta família, como no de outras de Castelo Branco à época, são muitas as variações nos nomes constantes nos diversos registos, tornando por vezes extremamente difícil a identificação dos indivíduos encontrados. É muito positiva a troca de impressões entre investigadores nestes casos, pela simples razão de que vários pares de olhos vêm mais do que um só!

Sobre João Martins Pelicano casado com Maria Nunes Corujeira, tenho que João também foi conhecido como João Martins Serra ou muito simplesmente João Martins e que Maria Nunes Corujeira aparece muitas vezes também somente como Maria Nunes. João Martins (Pelicano/Serra) era filho de Bento Rodrigues Serra e de Luzia Martins Pelicano, ambos de Castelo Branco, neto paterno de Manuel Fernandes Serra e de Catarina Rodrigues (que também aparece como Ana Rodrigues) e materno de Pedro Martins Ouvis e de Maria Fernandes Pelicano. Maria Nunes (Corujeira) nascida a 08 Mai 1718 em Castelo Branco e baptisada a 14 Mai 1718 em São Miguel, C.B., era filha de Domingos Nunes Corujeira e de Maria Gomes (sua segunda mulher), neta paterna de outro Domingos Nunes Corujeira e de Margarida Rodrigues (esta de Sarnadas do Ródão, os restantes de C.B.) e neta materna de Manuel Gomes (natural de “Fernão Joannes, termo da cidade da Guarda”) e de Isabel Fernandes (natural de C.B.).
O casamento de ambos teve lugar a 09 Abr 1738 na Sé (São Miguel, C.B.). Deles só registei duas filhas, Maria Martins, nascida a 28 Mai 1739 e Isabel Martins, n. 25 Jan 1743. Maria Martins viria a casar com José Rodrigues Freire (este filho de Manuel Rodrigues Sanches - ou Couceiro - e de Maria Freire), tendo este casal tido pelo menos José, Manuel, Maria, Joana, Bárbara, Isabel e Luisa, nascidos entre 1758 e 1770 e baptisados todos na freguesia de São Miguel.

Sobre Francisco Martins Pelicano, que é de facto irmão de João Martins Pelicano, também foi conhecido como Francisco Martins Serra. Casou primeiro cerca de 25 Abr 1748 (o registo de casamento está muito estragado por manchas de humidade) em São Miguel, C.B., com Francisca da Costa (ou Francisca da Costa Mixa ou, pelo que informa, Francisca da Costa Cabrita), filha de Manuel da Costa Mixa e de Maria Antunes. [Não tinha ainda informação de filhos deste casal e interessa-me o que me possa veícular sobre António]. Casou segunda vez com Guiomar Nunes (ou Guiomar Nunes de Jesus) (Guímara?) a 28 Jun 1757 em São Miguel, C.B. Guiomar Nunes era filha de Manuel Nunes e de Maria Dias Fevereiro, que foram também os pais de José Nunes Fevereiro (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=175985), tronco da família Torres Fevereiro, sobre quem escreveu José Luiz de Sampayo Torres Fevereiro “Uma Família da Beira Baixa”, recentemente reeditado (http://genealogia.sapo.pt/livraria/livro.php?id=350).
Do segundo casamento tinha já referência da filha Maria Nunes (ou Maria Nunes Fevereiro), casada com Manuel Duarte Calqueiro. Teve este casal também João Duarte Calqueiro, o qual viria a casar com Maria do Rosário Cabarrão (filha esta de Manuel da Silva Cabarrão e de Joana Maria Cecília - ou Joana da Conceição). João Duarte Calqueiro e Maria do Rosário tiveram pelo menos Maria, José, Francisco e Manuel, nascidos entre 1830 e 1836 e os quatro igualmente baptisados na Sé de São Miguel.


Interessa-me bastante qualquer informação que me possa veícular sobre os outros dois filhos de João Martins Pelicano e Maria Nunes Corujeira que menciona e respectiva descendência.
Mais informações sobre José, filho de Manuel Duarte Calqueiro e Maria Nunes serão igualmente bem vindas. Dos outros irmãos de maria Nunes que refere, Francisca e Francisco, não tenho registos, pelo que também agradeço mais dados.

Se fôr do seu interesse posso facultar-lhe melhores referências sobre as pessoas que mencionei. Os meus antepassados são os casais Manuel Fernandes Serra e Catarina Rodrigues; e Pedro Martins Ouvis e Maria Fernandes Pelicano, mas não os filhos destes Bento Rodrigues Serra e Luzia Martins Pelicano, pois um outro filho do primeiro casal, Simão Fernandes Serra, casou com outra filha do segundo casal, Maria da Conceição Pelicano, sendo estes últimos os meus antepassados.

Com os melhores cumprimentos,
João Pereira

Reply

Direct link:

RE: Pelicano da Beira Baixa

#82653 | armsil | 24 Jan 2005 23:27 | In reply to: #80692

Caro João Pereira,

Agradeço-lhe as informações que me enviou, e que completam muito bem os dados, relativos a periodo mais recente, de que disponho. A familia Pelicano tem muito vasta descendência e dela se encontram numerosos assentos em S. Miguel da Sé, Castelo Branco, nos séculos XVIII e XIX.
De João Martins Pelicano e Maria Nunes Corujeira registei os baptismos de 4 filhos,além de Maria Martins e Isabel Martins, referidas na sua mensagem. Foram eles Helena Martins (n. 9.3.1745), Manuel (n. 20.4.1746), Selonia (?), (n. 5.10.1747) e João Martins Pelicano (n. 29.5.1750). Este ultimo casa em 28.10.1780 com Teresa de Jesus e mais tarde (1799-1800?) com Josefa Joaquina Sanches (ou Torrada), filha de Manuel Nunes Sanches e de Maria do Espirito Santo, de quem tem descendência.
A filha mais nova do primeiro casal deve ser Ana Martins Pelicano (cuja data de nascimento se situa entre 1751 e 1755). Esta ultima casa em 15.11.1773, em S. Miguel, com Manuel Patricio, dos Maxeais, filho de outro Manuel Patricio e de Inês Rodrigues. Este casal tem extensa descendência: 9 filhos entre 1774 e 1796, todos baptizados em S. Miguel e com o apelido Martins Patricio: Maria, João, Ana Rita, que vem a casar com João Mendes Bota (ou Botté), José, Manuel, Sebastião, Francisco, Joana e Timoteo.
Quanto a Francisco Martins Pelicano, casa-se de facto duas vezes. Do primeiro, com Francisca Costa Cabrita (ou Mixa), tem dois filhos que registei: João (n. 28.1.1750) e Antonio. Este ultimo casa por volta de 1775 com Brigida Maria de quem tem 4 filhos entre 1776 e 1785: Maria, Joana, Catarina e João.
Do segundo casamento, com Guiomar (ou Guimara) Nunes, tem dois filhos além da citada Maria Nunes: Francisco e Francisca Martins Pelicano. O primeiro casa com Inês Joaquina, de quem tem dois filhos : Manuel (n. 4.1.1790) e Ana do Rosario. A segunda casa com José Gonçalves e dele tem em 5.6.1793 uma filha Maria.
O meu interesse por esta familia tem a ver com duas ligações colaterais com os meus antepassados em dois momentos diferentes: o primeiro pelo casamento ja referido de Ana Martins Pelicano com Manuel Patricio e o segundo pelo casamento de João Duarte Calqueiro com Maria do Rosario Cabarrão.
Espero que estas informações embora incompletas lhe possam ser uteis.

Com os melhores cumprimentos,

Armindo Patricio da Silva

Reply

Direct link:

RE: Pelicano da Beira Baixa

#82682 | jpereira | 25 Jan 2005 11:42 | In reply to: #82653

Caro Armindo da Silva,

Muito obrigado pela resposta. Estes albicastrenses têm-me entretido há uns 4 anos (pelo menos aos Sábados de manhã!). Fico sempre entusiasmado quando encontro parceiros de pesquisa pelo que lhe respondo assim rapidamente!

Daquilo que me acrescentou, vejo possibilidades de já ter registado a Brigida Maria (nascida a 10 Abr 1750 nos Cebolais de Cima - Sta. Maria) como filha de Manuel Marques "o Moço" (também dos Cebolais) e de Maria Pires (dos Lentiscais - S. Miguel), mas teria que se confirmar, pois não lhe tenho registado casamento. Se fôr a mesma, é minha parente pelo avô materno, Manuel Fernandes Arado, que casou pela primeira vez com outra Maria Pires (a avó da anterior), segunda vez com Beatriz Mendes e terceira com Maria Antunes (minha sétima avó).

Quanto aos Cabarrão, são seus antepassados ou a sua ligação é pelos Calqueiro?

Como lhe disse acima, ando há anos a pesquisar Castelo Branco. Todo o ramo de uma bisavó materna é de C.B e arredores, pelo que tenho muitas gerações de albicastrenses na minha árvore. Caso lhe interesse, podemos comparar notas de outras famílias da região, não vá dar-se o caso de sermos primos! Já encontrei na TT 3 primos que conheci através do GP relacionados com estes meus costados e possivelmente outros primos pesquisadores por aí devem andar sem que disso nos apercebamos.

Com os melhores cumprimentos,
João Pereira

Reply

Direct link:

S. Miguel, Castelo Branco

#82684 | jliberato | 25 Jan 2005 12:15 | In reply to: #82682

Car João Pereira,
Já viu o meu tópico "Famílias de S. Miguel, Castelo Branco"?
Agradecia que visse e, eventualmente, comentasse.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Reply

Direct link:

RE: Pelicano da Beira Baixa

#122288 | armsil | 06 Jul 2006 20:07 | In reply to: #82682

Caro João Pereira,

Venho retomar o nosso diálogo, pois ao longo de mais umas horas de investigação pude apurar que somos de facto primos!

O meu tetravô João da Silva Cabarrão (n. 16.6.1796, Castelo Branco) é filho de Joana Cecilia (ou Maria) (n. 2.12.1766, CB), casada com Manuel da Silva Cabarrão (20.7.1785, CB). Esta Joana Cecilia é um dos filhos do segundo matrimonio de Pedro Fernandes Serra com Cecilia Freire, o outro sendo um Francisco Fernandes Serra. O mesmo Pedro Fernandes Serra, que é filho de Simão Fernandes Serra e de Maria Conceição Pelicano, que me diz serem seus antepassados, foi antes casado com Isabel Gil de quem teve 5 filhos entre 1750 e 1761. Cecilia Freire é filha de Manuel Rodrigues Sanches e Maria Freire.

Disponho actualmente aqui em Bruxelas do filme relativo aos baptismos em S. Miguel da Sé entre 1670 e 1742. Porém, apesar de muito procurar não consigo encontrar o registo de baptismo do Pedro nem da Cecilia. Estarei seguindo pista errada?

O mais curioso é que também somos primos pelo lado de Manuel Fernandes Arado, que me diz ter sido casado pela 3a vez com Maria Antunes (n. Cebolais). Deste casamento teve Domingos Antunes , pai de Francisca Rita (n. 19.11.1791, CB), que foi a mulher do JOão da Silva Cabarrão e é portanto minha tetravó.

Agradeço qualquer informação adicional que me possa fornecer.

Com os melhores cumprimentos,

Armindo Silva

Reply

Direct link:

RE: Pelicano da Beira Baixa

#122317 | jpereira | 07 Jul 2006 10:31 | In reply to: #122288

Caro Armindo,

Excelentes notícias as que me dá. Gosto bastante de descobrir novos primos, e em particular os que não são assim tão remotos, como parece ser o nosso caso. Aparentemente estamos desfasados de uma geração, uma vez que o casal João da Silva Cabarrão e Francisca Rita são meus quintos avós, sendo que eu descendo deles pela filha Clara (n. 11.10.1824, C.B.).

Gostaria de lhe enviar a minha base de dados (GEDCOM ou .paf) e também gostaria de conhecer a sua pesquisa e as linhas descendentes que chegam até si. Se quiser escrever-me para jpereira arroba ipimar ponto pt, podemos trocar dados.

Um abraço,
João Pereira

Reply

Direct link:

João da Silva Cabarrão

#122354 | Lourval | 08 Jul 2006 05:35 | In reply to: #122288

Caro Armindo Silva,

Se você descende de João da Silva Cabarrão então também somos primos e nossos antepassados comuns mais próximos são o casal Manuel Simão Faria e Joana da Silva Canelas.
Aliás, com muito orgulho, este Silva que a Joana carrega é o mesmo Silva que carrego.
Você e o primo João Pereira descendem da filha Maria da Silva Canelas e eu do filho José da Silva Canelas (ou Faria).
Caro Armindo,
Estando você com o microfilme de São Miguel da Sé, você poderia procurar pelo baptismo de nossa antepassada Joana da Silva Canelas que nasceu cerca de 1708 em São Miguel da Sé, filha de Manuel Gonçalves e Maria da Conceição Canelas.

Saudações do Brasil
Lourval dos Santos Silva

Reply

Direct link:

RE: João da Silva Cabarrão

#122394 | armsil | 09 Jul 2006 13:49 | In reply to: #122354

Caro Lourval,

Muito lhe agradeço a sua mensagem que me deixou muito satisfeito. Devo ter muitos primos no Brasil, mas você é o primeiro confirmado.

A Joana da Silva Canelas nasceu em 28.11.1708 em S. Miguel da Sé, filha dos pais que menciona. Do seu casamento com Manuel Simão Faria, teve além de Maria (n. 18.12.1732) e de José, uma Mariana (n. 24.7.1739), cujo nome provém de sua madrinha de baptismo Mariana Josefa Pereira Cardoso, da nobreza local.

Se tiver a data de nascimento de José, ou a de casamento de Maria da Silva Canelas, agradecia informação.

Descendo de João da Silva Cabarrão por sua filha Ana Teresa que casa com José Patrício, de que mantenho o apelido. O meu outro apelido Silva não é deste ramo.

Saudações muito cordiais da Bélgica

Armindo Silva

Reply

Direct link:

João da Silva Cabarrão

#122403 | Lourval | 09 Jul 2006 16:22 | In reply to: #122394

Caro Armindo,
Tenho uma página aqui no Genea: http://genealogia.netopia.pt/1096/
Infelizmente eu ainda não sei a data de nascimento do Manuel Simão Faria. Mas tenho a do José, meu antepassado: 1-11-1744 e também tenho a da Maria: 18-12-1732.
Tenho também aqui anotado uma Teresa que nasceu em 6-3-1750. Será que é a sua Ana Teresa?
Resumindo os filhos do casal Manuel Simão Faria e Joana da Silva Canelas:
Manuel: 21-07-1730
Maria : 18-12-1732
Joana Baptista: 19-06-1736
Mariana: 24-07-1739
José: 01-11-1744
Manuel: 20-03-1747
Teresa: 06-03-1750

A maior parte deles, se não todos, me foi passada gentilmente pelo primo João Pereira.

Será que há mais irmãos? Confirme para mim se a sua Teresa é a acima mencionada.

Obrigado pela informação da Joana.
Cumprimentos
Lourval dos Santos Silva

Reply

Direct link:

RE: João da Silva Cabarrão

#122434 | jpereira | 10 Jul 2006 10:03 | In reply to: #122394

Caro Armindo,

Respondo a esta que não me é dirigida e acrescento algo que não mencionei na sua mensagem anterior que essa sim, me foi dirigida.

Quanto à sua questão não respondida, do casamento de Maria da Silva Canelas com João Gonçalves Cabarrão, este teve lugar a 18 de Agosto de 1755 em S. Miguel da Sé (C-2, fl. 25, item 2, MF 116 SGU).

No que diz respeito a Cecília Freire, nasceu a 13 de Novembro de 1730 em Castelo Branco, mas foi baptizada na freguesia de Santa Maria do Castelo, razão pela qual não a encontra no microfilme que está a consultar (Santa Maria, M-5, fl. 16 vs., item 2, MF 104 SGU).

Já no que diz respeito a Pedro, a coisa é muito mais complicada, porque em consultas sucessivas e repetidas nas duas freguesias de C.B., nunca o consegui encontrar. Tenho duas hipóteses para isso, ou 1) os pais ausentavam-se a espaços para outra localidade, pois há hiatos significativos nos baptismos dos filhos que encontrei (Manuel em 1713, Catarina em 1720; Maria em 1727, João em 1733); ou 2) Pedro foi baptizado com outro nome e crismado Pedro posteriormente. Se esta segunda hipótese for verdadeira, então há 3 possibilidades pelo menos para nomes de baptismo: o Manuel de 1713, o Francisco de 1723 ou o João de 1733. Seria útil consultar os registos de óbito, o que ainda não fiz.

Continuo interessado em conhecer as suas linhas de descendência dos nossos antepassados comuns e estou, é claro, disponível para lhe passar os dados que tenho recolhido.

Um abraço,
João Pereira

Reply

Direct link:

Família Canelas

#127178 | Lourval | 02 Sep 2006 17:40 | In reply to: #122288

Caro Armindo Silva,

Você conhece os pais de Manoel da Silva, avô materno de Joana da Silva Canelas?
Você encontrou o casamento de André Gonçalves e Catharina Pires, avós paternos de Joana da Silva Canelas?

Agradeço seus comentários
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Família Canelas

#127859 | armsil | 09 Sep 2006 10:38 | In reply to: #127178

Caro Lourval,

Lamento mas não tenho os elementos que pediu. Não comecei ainda o século XVII em S. Miguel. Vou tentar na próxima oportunidade, mas sei que há grandes períodos em branco nos registos dessa época.

Saudações cordiais

Armindo Silva

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 01 Jul 2024, 21:57

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen