Pinto de Lemos, de Ranhados

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Património

Pinto de Lemos, de Ranhados

#80937 | 2910 | 05 Jan 2005 16:11

Procuro informações sobre a ascendência e descendencia de

1-Fernão Pinto de Lemos, homem fidalgo de Ranhados, casado com Maria Osório.Tiveram pelo menos :

2-Aleixo da Fonseca de Vasconcelos, casado com Bernarda de Lemos, c.g.

2-Manuel Camelo de Lemos, casado com Isabel de Beça.Filhos :

3-Isabel
3-Ana
3-Brites

Reply

Direct link:

RE: Pinto de Lemos, de Ranhados

#84861 | 2910 | 21 Feb 2005 14:33 | In reply to: #80937

1-JOÃO PINTO, Tabelião de Ranhados em 1520, pode ser pai de :

2-FERNÃO PINTO, homem nobre de Ranhados.Parece que casou com JOANA DE LEMOS, de Ranhados, (referida na carta de Brasão de Brasão de seu filho Miguel de Lemos).

3-Manuel Camelo de Lemos, casado com Isabel de Beça. Filhos :

4-Isabel
4-Ana
4-Brites

3-Miguel de Lemos, Fidalgo de Cota de Armas (para Lemos ) em 1588

3-FERNÃO PINTO DE LEMOS, natural de Ranhados, casou com MARIA OSÓRIO, filha de Francisco Coelho, capitão-mor de Almendra e de s. m. Isabel da Fonseca, neta paterna de Cristóvão Coelho de Vasconcelos e de Brianda Dias de Macedo, neta materna de Miguel da Fonseca Osório e de s. m. Maria Osório da Fonseca.

4-ALEIXO DA FONSECA DE VASCONCELLOS, casou com BERNARDA DE LEMOS, ( referido no Alão de Moaris, Tit. de Coelhos Osórios) com geração.

Gostava de saber quem foram os filhos deste ultimo casal ?


os melhores cumprimentos

Óscar Caeiro Pinto

Reply

Direct link:

Lemos do concelho de Sernancelhe

#193390 | jaboo | 20 Apr 2008 21:16 | In reply to: #84861

Caro Oscar,

Afinal, o meu ramo Tavares/Sequeira de Quintela da Lapa, concelho de Sernancelhe descende de um ramo Lemos também dai.

Domingos de lemos, nascido c.1610, teve os seguintes filhos em Quintela, Sernancelhe:
1-João, b.9.8.1640, padrinhos João Gomes e Catarina filha de Pedro Gomes, morador em Sograçais, termo de Aguiar da Beira. S.m.n
2- Antonio de Lemos, b.10.5.1642. Deve ser o Antonio de Lemos que casa 24.8.1665 com Madalena Gomes. Com larga geração.
3- Maria Gomes, b.10.1.1644, padrinhos Francisco Fernandes e Madalena Martins. Casa a 28.8.1662 com Bartolomeu Gomes. Meus 9os avos.
4- ?Manuel de Lemos. Casa a 6.1.1663 com Maria Gomes. Também meus 9os avos.

Tem noticias de Lemos do concelho de Sernancelhe com ligação aos Lemos de Ranhados?

Um abraço,
JOAO

Reply

Direct link:

RE: Lemos do concelho de Sernancelhe

#193581 | 2910 | 21 Apr 2008 19:17 | In reply to: #193390

Caro João,
informações muito interessantes, repare que o meu André Pinto de Lemos, no registo de casamento é dado como natural de Sernancelhe, sendo ele irmão de Joana de Lemos de Ranhados, filhos de um Domingos de Lemos de Ranhados.
Ou seja o Domingos de Lemos viveu também em Sernancelhe onde nasceu o André e pelos vistos o -João, b.9.8.1640, 2- Antonio de Lemos, b.10.5.1642.
3- Maria Gomes, b.10.1.1644, e- ?Manuel de Lemos.

Abraços do

Óscar

Reply

Direct link:

RE: Lemos do concelho de Sernancelhe

#193586 | 2910 | 21 Apr 2008 19:23 | In reply to: #193390

Já agora existe uma pedra de armas que foi levada para uma quinta em Souto de Aguiar (Aguiar da Beira) esquartelada de 1ºPinto, 2ºFerreira, 3º....?,4º Lemos.
Tenho uma foto da dita.

Reply

Direct link:

RE: Lemos do concelho de Sernancelhe

#193669 | jaboo | 22 Apr 2008 02:41 | In reply to: #193581

Caro Oscar,

O seu André Pinto de Lemos era natural da vila de Sernancelhe, ou do concelho de Sernancelhe? Pois os meus Lemos não eram de Sernancelhe; eram da Quintela da Lapa, uma freguesia do concelho de Sernancelhe. Por isso devem ser outros (embora haja probabilidade de existir uma ligação com os Lemos de Ranhados).

Talvez o meu Domingos de Lemos (do qual infelizmente não aparece a naturalidade nos assentos nem o nome da mulher) seja um irmão do seu André Pinto de Lemos ...

Um abraço,
JOAO

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 01 Jun 2024, 09:54

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen