Gonçalo Coelho- senhor de Felgueiras e Vieira

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias

Gonçalo Coelho- senhor de Felgueiras e Vieira

#8119 | artur41 | 21 Aug 2001 13:59

Caros colegas


Gostava de conhecer a vossa opinião sobre a linha de descen
dência de Gonçalo Coelho até seu descendente António Pinto Coelho, 9º senhor de Felgueiras e Vieira.
Por outro lado, quais foram os ascendentes de D.Maria(Catari
na) de Sousa, mulher de Gonçalo Coelho?


Com os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo Coelho- senhor de Felgueiras e Vieira

#61876 | olduvai | 04 Apr 2004 02:18 | In reply to: #8119

Caro Artur:
Li agora uma mensagem sua de 21-08-2001, onde fala sobre a linhagem de Gonçalo Coelho. E intrigou-me quando refere a D. Maria de Sousa, porque se não estou em erro, o nome da minha bisavó paterna, penso que natural de Penafiel (pelo menos o meu avô era de lá), era Maria; mais: era Maria Coelho de Sousa, os apelidos que o meu avô herdou, visto ser filho de pai incógnito.
Quais as datas que tem para a "D. Maria (Catarina) de Sousa, mulher de Gonçalo Coelho"?
Grata pela sua atenção, com os melhores cumprimentos,

Eliana Sousa

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo Coelho- senhor de Felgueiras e Vieira

#61883 | artur41 | 04 Apr 2004 06:33 | In reply to: #61876

Cara Eliana Sousa,


Estava-me a referir a *c. 1435 Gonçalo Coelho, 3º senhor de Felgueiras, e sua 1ª mulher *c. 1440 Maria (ou Catarina de Sousa).


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares
arturcamisaoarrobanetcabopontopt

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo Coelho- senhor de Felgueiras e Vieira

#61944 | texmel | 04 Apr 2004 22:13 | In reply to: #8119

Caro confrade Camisão Soares
Li com toda a atenção o novo topico sobre
os Coelhos que acaba de abrir no forum.
Até que enfim qie saimos das tricas e entramos na genealogia!! Deus nos valha e ajude.
Sobre o que diz,grato lhe fico se me informar se aquilo que GAIO diz já é do seu conhecimento,para que não tenhamos de repetir tudo.O Eduardo de Freitas também fala sôbre assunto;conhece o ele diz?
Aguardo noticias.
Cumprimentos do
JOSÉ LUIZ TEIXEIRA COELHO DE MELO

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo Coelho- senhor de Felgueiras e Vieira

#61948 | artur41 | 04 Apr 2004 22:42 | In reply to: #61944

Caro confrade Coelho de Melo


Vamos à genealogia, mas permita-me tecer algumas considerações:


1. Não fui eu que reabri o tópico.Respondi, isso sim, a uma pergunta formulada.

2. Sejamos claros: a mim interessa-me saber a verdade das coisas. Não sou pessoa para mistificações; mas também não estou para funcionar como "bode espiatório" de erros alheios...!

3. Relativamente às suas perguntas:

a) Sei o que Felgueiras Gaio diz.

b) Gostaria que me elucidasse quanto àquilo que Eduardo de Freitas diz.


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo Coelho- senhor de Felgueiras e Vieira

#62067 | texmel | 06 Apr 2004 22:18 | In reply to: #8119

Caro confrade Camisão Soares:

Cá recebi a sua mensagem, que agradeço.
Fico a saber que o tópico, foi aberto por outrém. Pode-me indicar a data da abertura deste tópico e qual o seu titulo? Gostaria de saber como foi iniciado este caso pois me interessa.
Ao fazer uma observação no que se refere aos assuntos que andam pelo meio da genealogia, por certo espero que nunca tenha pensado que eu me referia à sua pessoa! Espero que não tenha pensado nisso, pois eu sou incapaz de meter todos os confrades no mesmo saco. Ainda sei destinguir as pessoas. O que eu queria dizer é que aqui por vezes se misturam os assuntos, o que em meu entender não abona nada quem para aqui vem com “graças” e brinca com assuntos de forma pouco correcta, e que nenhum interesse tem para quem aqui trata de coisas sérias e por vezes só encontra “chalaças”. Só isso.
Quanto ao nosso assunto aqui vai o que Eduardo de Freitas diz, mas parece-me que por vezes entra em contradição com Felgueiras Gaio.

GONÇALO PIRES COELHO, capitão-mor de Tanger, casado em primeiras núpcias com D. Catarina (Maria) de Sousa filha de Pedro Borges de Sousa(Pedro Borges era dos Borges de Melhorado em Vale de Bouro, Basto; herdou de seu tio, Gonçalo Borges, Abade de Refojos de Basto uma quinta em Chaves, quinta de Jou-?- que passou para sua filha Catarina casada com Gonçalo Aires Coelho)

FILHOS DESTE CASAMENTO:

- Martim Coelho- morreu em 1510- S.G.
- Pedro Coelho- teve uma filha bastarda que o Conde de Caminha roubou de um convento
- D. Briolanja C.C. Gonçalo Rodrigues de Magalhães.

FILHOS DO SEGUNDO CASAMENTO, com D. Violante de Magalhães, filha de Fernão de Magalhães, senhor do Couto de Besteiros, da quinta do Outeiro de Poldras e de D. Britres de Mesquita, dama de D. Constança de Noronha, duquesa de Bragança e filha de Martim Gonçalves Pimentel e sua mulher D. Inês Mesquita

- Aires Gonçalves Coelho (entre outros)

AIRES GONÇALVES COELHO foi o sucessor de seu irmão Martim Coelho nas terras de Felgueiras e Vieira e D. Manuel lhe confirmou em Almeirim a 21 de Junho de 1510 e mais tarde D. João III em Lisboa a 17 e Novembro de 1529. Foi sua esposa Aria de Castro, filha de Pedro de Castro, Alcaide-mor de Melgaço e de sua mulher D. Brites de Melo.

FILHOS (entre outros)

- D. Francisca da Silva e Noronha, que por seu irmão ter morrido sem geração herdou o senhorio de Felgueiras e Vieira e o Couto de Canelas e ficou por seu casamento com Francisco Pinto da Cunha com a quinta de Simães. Francisco Pinto da Cunha era filho de Gonçalo Vaz Pinto e de sua mulher D. Brites da Cunha filha esta de Jerónimo da Cunha e de D. Leonor Taveira

FILHOS(entre outros)
- António Pinto Coelho que herdou a casa de seus pais e viveu em Simães, sendo confirmado o senhorio de Felgueiras e Vieira por Filipe II a 2/6/1615 e por Filipe III em 1630. casou em 1634 com D. Francisca de Ataíde, filha de D. António de Almeida, senhor de Pombalino e comendador na ordem de Cristo da Lardosa, Soalheira e Bemposta.

FILHOS
- João Pinto Coelho, que segue.
- Francisco Pinto da Cunha

Como será do seu conhecimento os apelidos Pinto Coelho resultam de uma disposição testamentária, que impunha a condição da adopção destes dois apelidos
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................

O RESTO FICA PARA DEPOIS

Cumprimentos do J.L.T. Coelho de Melo

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo Coelho- senhor de Felgueiras e Vieira

#62068 | texmel | 06 Apr 2004 22:32 | In reply to: #62067

Caro confrade camisão soares

Não sei se vai conseguir ler ou imprimir a mensagem que lhe enviei anteriormente; se não conseguir diga que lhe repito a referida mensagem.

cumprimentos J.L.T.C.M.

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo Coelho- senhor de Felgueiras e Vieira

#62070 | artur41 | 06 Apr 2004 23:23 | In reply to: #62067

Caro confrade Coelho de Melo,



Efectivamente recebi em boas condições a sua mensagem. Só agora respondo porque tive um problema no computador

Muito lhe agradeço a resposta, com a respectivos dados.

O tópico foi aberto por mim, e reaberto pela confreira Eliana Sousa.

Nunca pensei que estivesse com segundas intenções. Concordo consigo quando fala em "coisas que não tendo nada a ver com a genealogia e a heráldica só vêm minar este Fórum. Espero que doravante se sanem estes problemas e que se retome o bom ambiente que em tempos se viveu!

Aguardo por mais notícias.

Desejo-lhe a si, e a todos os seus entes queridos, uma Boa e Santa Páscoa!!



Os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Reply

Direct link:

Nota:

#62071 | artur41 | 06 Apr 2004 23:34 | In reply to: #62070

As minha desculpas por alguns erros na pontuação e na ortografia. É que estou a recuperar duma "malvada" gripe, a qual me provoca um grande "azamboamento".


Artur Camisão Soares

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo Coelho- senhor de Felgueiras e Vieira

#62232 | texmel | 09 Apr 2004 03:34 | In reply to: #8119

Caro Confrede Camisão Soares
Venho retribuir os votos de Santa e Felix Pasacoa.No quwe se refera à minha ultima menssagem sôbre os Pinto Coelho e principalmente sôbre os antepassados de D.Catarina,não tenho elementos para o melhor esclarecer,pois o E.F.nada mais nos diz além do que já lhe enviei,o que lamento.
do que lhe enviei ultimamente aproveitou alguma coisa?
Cumprimentos e boa Pasco-J L T C MELO

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo Coelho- senhor de Felgueiras e Vieira

#62233 | artur41 | 09 Apr 2004 03:50 | In reply to: #62232

Caro confrade Coelho de Melo,


Os dados que me enviou elucidaram-me. Os dois autores têm, de facto, opiniões diversas.

Ao dispor.


Renovados cumprimentos

Artur Camisão Soares

Reply

Direct link:

Gonçalo Coelho- senhor de Felgueiras e Vieira

#444640 | cibertech | 08 Dec 2022 23:53 | In reply to: #62067

Ex.mos senhores

Gostaria de cruzar alguma informação com a que está aqui exposta, mas antes de mais gostaria de saber se ainda acedem a este forum, uma vez que esta discussão tem já quase 20 anos..

Desde já o meu muito obrigado

Ezequiel Coelho

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 17 Jun 2024, 17:43

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen