Embaixatriz Açoriana

This topic is classified in the following rooms Pessoas

Embaixatriz Açoriana

#81248 | Borges C Medeiros | 08 Jan 2005 19:38

Boas tardes/noites confrades,

Gostaria de trocar informações com confrades que por ventura tenham notícias e dados a respeito de Amélia Augusta Borges da Câmara Medeiros Rodrigues, o qual teria exercido o alto posto de EMBAiXATRIZ dos Açores no Brasil, cidade do Rio de Janeiro, em meados dos anos 1940/50.

Desde já gradeço a vossa contrubuição, e desejo os mais sinceros votos de bom Ano Novo e farta saúde para si e seus familiares,

Borges da Câmara Medeiros

Reply

Direct link:

RE: Embaixatriz Açoriana

#81268 | jliberato | 08 Jan 2005 22:40 | In reply to: #81248

Caro Borges da Câmara Medeiros,
Tenho visto esta sua referência a uma embaixatriz dos Açores no Brasil e acho-a muito estranha.
Com efeito, nunca os Açores tiveram embaixadores. Aliás, os embaixadores são apanágio dos Estados soberanos.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Reply

Direct link:

RE: Embaixatriz Açoriana

#81279 | Borges C Medeiros | 08 Jan 2005 23:58 | In reply to: #81268

Obrigado pela observação JLiberato,

Realmente não tenho a certeza disso. Minha tia é que lembra-se de ir a festas nas Embaixadas de vários Países e dizia ela que a sua madrinha seria Embaixatriz Açoriana. Mas e o confrade tem essa certeza meridiana, fico com a sua até que se possa dizer algo em contrário. Existem recortes de Jornais noticiando esses eventos, solicitarei a minha tia, que era afilhada de D. Amélia Augusta Borges Rodrigues, tais informações e em seguida lhe colocarei a par.

Muito agradecido por sua sempre pronta colaboração e esclarecimentos,

Borges da Câmara Medeiros

Reply

Direct link:

RE: Embaixatriz Açoriana

#81301 | Borges C Medeiros | 09 Jan 2005 15:09 | In reply to: #81268

Caro Confrade JLiberato,

Compreendi sua colcação a respeito do Status de Embaixatriz e tenho alguma colocações a respeito.

1) Portugal em determinada época possuia Vice-Reinos e talvez por isso tivesse representantes seus ou de cargo similares a esse em outros Países, seria uma hipótese, outra
2) Poderia ser uma reverência de alguma situação particular e específica, dada a época, dado a provável importância da sua Família a época e o relacionamento pessoal que tivesse com o País onde teria morada e contactos políticos e sociais. Lembre-se que o Brasil a época já seria uma República Federativa e na cidade do Rio de Janeiro, era sua Capital e principal cidade brasileira. outra
3) Nesse período, o mundo passava pela 2ª Guerra Mundial, poderia ser ela, responsável pelas relações entre os dois Países, que haviam dificuldades de se trasnporem de um lugar ao outro, bem como informações de Estado.....

Gostaria bastante de saber o ponto de vista destas colocações dos amigos confrades, bem como a sua em especial.

O confrade DMVasconcelos talvez pudesse auxiliar neste tópico, principalmente por fazer parte de estudos das famílias Açorianas e participante deste espaço pelo GENEA.

Na expectativa de contribuições, cordialmente,

Borges da Câmara Medeiros

Reply

Direct link:

RE: Embaixatriz Açoriana

#81552 | jliberato | 11 Jan 2005 22:20 | In reply to: #81301

Caro Borges da Câmara Medeiros,
Li com atenção os seus argumentos.
Acho, no entanto, totalmente impossível que o Presidente do Conselho de então, o Prof. Oliveira Salazar pudesse sequer ter imaginado um embaixador representando apenas uma região de Portugal. Região que ele nem reconhecia. E Região com tal importância estratégica! Ele mantinha-a dividida em três distritos: Angra do Heroísmo, Ponta Delgada e Horta. Ou seja, os Açores nem existiam politicamente!
Uma hipótese é que o título de embaixador fosse uma figura de retórica. Como às vezes se diz que um escritor é embaixador da cultura açoriana.
Não o quero contrariar. Apenas pretendo dar-lhe o meu ponto de vista.
Quanto à sua investigação, continuo a pensar que o ponto de partida está na Ribeira Grande. Obter o baptismo da sua antepassada deverá ser, a meu ver, a sua prioridade.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Reply

Direct link:

RE: Embaixatriz Açoriana

#81557 | Borges C Medeiros | 11 Jan 2005 22:37 | In reply to: #81552

Caro JLiberato,

Obrigado mais uma vez por sua habitual paciência com quem não conhece o assunto. Me parece muito coerente e razoável suas ponderações.

Considero sempre seus argumentos e sempre que posso os sigo. O que complica um pouco é a distância e quem conheço estar em Lisboa e não Ponta Delgada. Lembrei-me agora de uma pessoa, D. Ana Taveira, minha prima, que descobri ser, trocando informações na busca de meus familiares. Tentarei alguma coisa com ela, depois lhe posiciono a respeito. Cordialmente,

Borges da Câmara Medeiros

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 28 Jun 2024, 17:59

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen