Só disponho de um passaporte

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Regiões | Brasil

Só disponho de um passaporte

#8194 | Gilda | 24 Aug 2001 04:16

Prezados Srs.


Estou pesquisando minha ascendência portuguesa, mas disponho apenas de um passaporte emitido no final do sec XIX. Foi emitido em Viseu, e minha avó ( objeto da pesquisa) era originária da região de Traz os Montes, não sei de que localidade.
Minhas perguntas são:
Existe algum meio de obter assentamentos à partir do passaporte ?
Isto é, teria ela entregue uma cópia da certidão de nascimento para que o passaporte fosse emitido ?
Teria, o Governo assentamentos (anotações) em arquivo, com data e local de nascimento e nomes dos pais, usados para a emissão do passaporte ? Visto que, esses dados não constam do passaporte, e não encontro outro meio de descobrir suas origens.
Já consultei a pagina www.infocid.pt, mas eles precisam da freguesia de nascimento para informar.
A qual orgão do governo devo me dirigir ?
Por quem são emitidos os passaportes atualmente e onde eram antigamente ?
Qual a jurisdição de Viseu naquela época ?
Onde pesquisar ?
Agradeço antecipadamente qualquer orientação que possam me dar.
Atenciosamente,

Gilda Rocha de Melo

Reply

Direct link:

RE: Só disponho de um passaporte

#8204 | vilhegas | 24 Aug 2001 15:49 | In reply to: #8194

Cara Gilda:
Os elementos que fornece, são muito poucos.
Porque nâo dá os apelidos da Senhora Sua Avó?
Esse "Passaporte" é sem dúvida um elemento Histórico de um Valor ENORME. Como partida para uma busca, é de momento, um elemento muito fraco. A Sua Avó emigrou ou foi um documento passado para uso turístico? Se quer
a colaboração de pessoas, deste forum, e que
desinteressadamente possam cooperar nesse assunto, terá de dar mais elementos. Nos finais do Século XIX, os registos notariais,
não primavam pela perfeição. No entanto, algo se poderá encontrar. Como sabe estávamos em MONARQUIA, e o 1910 é acusado de destruir muita coisa, em especial na província, dado a revolução ser bàsicamente anticlerical, e os melhores registos estarem com o "padroado".
Diga mais qualquer coisa. Talvez alguém possa ajudar. Com os melhores cumprimentos do Nuno

Reply

Direct link:

Só disponho de um passaporte

#9066 | Gilda | 13 Sep 2001 06:12 | In reply to: #8204

Caro Nuno,
Agradeço sua atenção e sábia orientação.
Esperei um pouco para responder,pois na verdade depois de ler tantos registros do Forum, confesso que chego à dúvida se o nome que me consta de minha avó é realmente o que consta do passaporte pois, tendo ela origem no campo, na região de Traz os Montes, e sendo analfabeta, vindo emigrada para o Brasil acompanhando uma família, tenho agora muitas dúvidas se não tomou o nome da família que acompanhava ou do local de onde veio.
O nome dela no passaporte é:
Luiza Jacinta de Almeida,
mas na certidão de nascimento de minha mãe (nesta época já se chamava Luiza Jacinta Vaz - 1926)constam como avós maternos: Joaquim Nascimento e Maria Nascimento.
Mas hoje obtive uma pequena luz no fim do túnel, fiz uma consulta à .(enviei a eles a mesma mensagem colocada no Forum)
Passo a você a orientação recebida, pois creio que possa ser de interesse.
Agora vamos torcer para que tudo dê certo.
Atenciosamente,
Gilda Melo

"Ex.ma Senhora,


Pedindo desculpa pelo atraso, mas problemas técnicos impediram uma resposta mais rápida, informo V.ª Ex.ª de que deverá remeter o pedido ao Arquivo Distrital de Viseu, acompanhado de fotocópia (legível) do passaporte que tem em seu poder.


Com os melhores cumprimentos,



O Técnico Superior,

Paulo Mesquita Guimarães".

Reply

Direct link:

RE: Só disponho de um passaporte

#9067 | Gilda | 13 Sep 2001 06:16 | In reply to: #9066

Caro Nuno,
A consulta foi feita à advrl@mail.telepac.pt
Atenciosamente,
Gilda Melo

Reply

Direct link:

RE: Só disponho de um passaporte

#9069 | vilhegas | 13 Sep 2001 10:05 | In reply to: #9067

Cara Gilda:
Temos de Esperar que essa "luz ao fundo do tunel" vire uma bela estrela, mais forte que o Sol. São os nossos desejos sinceros! Pela nossa
parte, vamos continuar "em cima do acontecimento" .
Despedimo-nos com amizade:
Nuno .

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 02 Jun 2024, 21:02

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen