Oficial de instrução primária

This topic is classified in the following rooms Cargos | Formação

Oficial de instrução primária

#82642 | Maria Barreiro | 24 Jan 2005 21:44

Caros confrades

Encontrei uma madrinha cuja ocupação era "oficial de instrução primária". Deduzo que seja professora da escola primária. Estarei errada?
No mesmo registo, encontrei pela primeira vez uma expressão curiosa: "... naturais, recebidos, paroquianos e moradores neste povo."
Agradeço a quem me possa elucidar.

Com os melhores cumprimentos
Maria Barreiro

Reply

Direct link:

RE: Oficial de instrução primária

#82661 | recio | 25 Jan 2005 01:03 | In reply to: #82642

Maria

É professora ,a Madrinha de meu filho mais velho era assim que dizia mas também(Regente) quem tinha o 5º ano podia dar aulas na Falta dos Professores. A frase "neste povo" quer dizer "Neste Lugar" "aldeia" etc,etc

Bem Maria quinta feira vou á TT ,só não fui a semana passada porque a Gripe apanhou-me.


Abraços
Ana Recio

Reply

Direct link:

RE: Oficial de instrução primária

#82675 | JCC | 25 Jan 2005 11:20 | In reply to: #82642

Cara Maria Barreiro

Não sei a que datas se refere pelo que a minha resposta pode estar completamente deslocada.
No entanto sei que havia, no sec XX, além dos professores primários, regentes. Não sei quais eram as suas habilitações mas sei que eram eles que, sobretudo em escolas rurais, asseguravam as aulas.

Quanto à expressão que refere ela significa que eram naturais, tinham casado, frequentavam a igreja e residiam naquela povoação. Para além destes dizeres aparece por vezes também a expressão "onde se desobrigam" ou "onde se desobrigaram na quaresma passada"; estas expressões referem-se à comunhão pascal que teria sido realizada na paróquia.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Reply

Direct link:

RE: Oficial de instrução primária

#82718 | Maria Barreiro | 25 Jan 2005 19:05 | In reply to: #82675

Caro João Cordovil Cardoso

Agradeço a ajuda. A "minha" oficial foi madrinha em 1890, em Lagoa. Como já é quase séc. XX, creio que se enquadra na explicação que aqui deixou.
Obrigada pela rápida resposta.

Com os melhores cumprimentos
Maria Barreiro

Reply

Direct link:

RE: Oficial de instrução primária

#82719 | Maria Barreiro | 25 Jan 2005 19:06 | In reply to: #82661

Cara Ana

Sempre pronta a ajudar. Obrigada.
Boa sorte para 5ª feira.

Cumprimentos
Maria

Reply

Direct link:

RE: Oficial de instrução primária

#216885 | ah | 31 Dec 2008 10:09 | In reply to: #82642

Caros confrades

Aproveito a data para desejar a todos um próspero Ano Novo, cheio de bem sucedidas pesquisas genealógicas.

Relativamente aos oficiais de instrução primária, no caso que pesquiso, uma professora particular de instrução primária, mencionado desde o seu registo de casamento datado de 1885, pergunto se existirá algum documento oficial que possa ser encontrado nos arquivos relativamente à atribuição desta habilitação ou mesmo à sua colocação?


Grata por qualquer esclarecimento.

Com os melhores cumprimentos
Alexandra Henrique

Reply

Direct link:

RE: Oficial de instrução primária

#296479 | mafs | 05 Feb 2012 14:41 | In reply to: #82642

Cara confrade

tenho antepassados de refojos de cabeceiras de basto.

podia mos trocar informaçoes

Manuel

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 30 Jun 2024, 21:43

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen