Famílias de Famalicão
This topic is classified in the following rooms Famílias | Regiões
Famílias de Famalicão
Gostaria de saber se alguém tem pesquisado famílias de Vila Nova de Famalicão.
Obrigado
Regueiras
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro colega,
minhas pesquisas tocam essencialmente à familias dos concelhos de Famalicào e Guimaràes, mas nào especialmente da freguesia de Famalicào.
cumprimentos
C. Silva
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Carlos Silva
Também não me refiro só às da freguesia de Famalicão mas nomeadamente a Joane, Landim, Pousada de Saramagos, Mogege, S. Tiago de Antas, S. Paio de Seide, Castelões e algumas outras onde tenho ido parar nas minhas investigações.
O meu objectivo com esta mensagem é de saber que freguesias os colegas investigam e se haverá pontos em comum.
Cumprimentos
G. Regueiras
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
olá regueiras eu procuro pela família do meu pai é de Vila Nova de Famalicão ,aõ sei se assim ajuda a encontrar a família Dias Marques .
meu pai era Raphael Dias Marques e nasceu em
1886 sei q tinha vários imãos , Aurora era uma eos pais dele eram Domingos José Dias e Maria Dias Costa Marques, soube q a descendencia seguinte está no Porto.abraços Fátima Marques
meu e-mail é fafinhamarques@ig.com.br
ia esquecendo moro no Brasil...
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro G. Regueiras,
investigo em Mogege, Joane, Casteloes, Pedome, Oliveira Santa Maria, Oliveira Sào Mateus, Delàes, Riba d'Ave, Requiào, Bairro, em certa medida tambem em Sào Martinho do Vale, Vermoim, Louro, Ruivàes, Landim, um pouco tambem em Avidos.
Deve ser tudo.
Carlos Silva
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro Regueiras
Tenho dados sobre Vermoim e S. Tiago dAnta referente a Araújos e Castros sec XVII XVIII
e XIX.
Cumprimentos
Miguel Brandão Pimenta
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro G. Regueiras,
acrescento mais S. Paio de Ceide, e um pouco Pousada de Saramagos.
Que familias ou que individuos é que estuda em Joane, Mogege, Casteloes ?
Carlos Silva
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
olá regueiras eu estou pesquisando sobre Vila Nova de Famalicão ,a familia de meu pai era de lá ,meus avós Domingos Jose Dias eMaria Dias Costa Marques eles viveram 1885 ,poi meu pai nasceu em 1886 em Vila Nova de Famalicão ele se
chamava Raphael Dias Marques , abraços Fátima..
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Carlos Silva:
Estudo as seguintes famílias:
JOANE
-Francisco Correia de Mesquita Guimarães, n.1.01.1861.
-e os ascendentes de sua mãe Maria Joana d'Azevedo.
POUSADA DE SARAMAGOS
-José Correia de Mesquita Guimarães, pai de Francisco Correia de Mesquita Guimarães e seus ascendentes.
S. PAIO DE SEIDE
-João Alvares Carneiro Bezerra n.4.02.1803, cc.Bernardina Rosa Sousa Cristina em 12.11.1827 em Cabeçudos,
-Clementina Rosa, n.22.04.1846, cc. António Alvares Carneiro Bezerra em 27.10.1870 em S. Paio de Seide.
-e os ascendentes de João Alvares Carneiro Bezerra.
MOGEGE
-José António d'Azevedo
-António Martins cc. Catharina Pinto em 18.06.1690 esta faleceu em 12.07.1740
-Águeda Pinto n. 6.02.1699
-Clemente Pinto
CASTELÕES
-Theresa Maria d'Araújo (ainda não estudada) cc. Manoel Costa, pais de António José Costa Araújo cc. Josefa Pereira d'Azevedo em 14.10.1844 em Ruivães.
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
G. Regueiras,
Sobre Mesquitas pouco ou nada sei (senào que existem ainda hoje, e que devo ter em principios do séc. 18 uns Carvalhos Mesquitas nos arredores de Oliveira S. mateus.
Vou ver meus apontamentos, principalmente sobre Azevedos de Mogege : Se me desse mais informaçào (datas, esposa..)sobre Jose Antonio de Azevedo talvez podesse ser util, para ver se é o mesmo que o meu, cuja ascendencia tem especial interesse, me parece.
Vou ver o que tenho sobre os Pintos. Pela epoca, suponho que sào os Pintos da Vinha Dama.
Sobre Ruivàes, ja conhece o site do NEPS que nos foi assinalado esses dias? Tem uma base de dados muito completa sobre Ruivàes.
http://sarmento.eng.uminho.pt/~neps/index.html
cumprimentos
C. Silva
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Vejamos portanto os Pintos de Mogege:
Embora nào apareçam nos meus dados Catarina Pinto mulher de Antonio Martins, nem Agueda nem Clemente (suponho que sào filhos dos primeiros), pela data de casamento, nascimento dos filhos (caso sejam filhos) e falecimento, Catarina Pinto poderia ser filha de Pedro Joào, de Mogege e sua esposa Maria Pinto, de Requiào, e irmà de Bartolomeu, Jeronimo e Angela.
Nào seriam muitos os Pintos em Mogege antes de 1700.
Efectivamente a pessoa que me parece ser antepassada dos Pintos, de Mogege, é Maria Pinto, de Requiào, irmà do Francisco Pinto que se acha citado no nobiliario de felgueiras Gaio (Carneiro, §17 subN17).
Maria Pinto e Francisco Pinto eram filhos de Gregorio Fernandes (m.1641) de Requiào, e de sua mulher Maria Pinto de Serufe, freguesia de Avidos.
Creio que a casa de Serufe é uma grande e bela casa que no entanto nào demonstra à primeira vista muita antiguidade .
Enfim, repare que Pedro Joào de Mogege era filho de Antonio Joào e Catarina Antào.
Embora nào tenha ainda verificado, Catarina Antào pode logicamente pertencer aos Antoes de Mogege, familia que se acha no nobiliario de Felgueiras Gaio no vol I p.439 (antoes §8) e nos Aranhas §98, com possibilidade portanto de estabelecer uma filiaçào engraçada do Almirante Correia Mesquita entroncando em D. Afonso III (pelo menos dando fé às informaçoes de Felgueiras Gaio, e mediante séria verificaçào da filiaçào Pinto e da filiaçào Antào).
Carlos Silva
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Em primeiro lugar obrigado pela dica do site sobre Ruivães, realmente fui lá encontrar alguns antepassados.
Os dados que tenho sobre José António de Azevedo são os seguintes:
-casado com Custódia Maria de Araújo de Sta. Maria de Airão.
-filhos:
-António José de Azevedo n. Mogege, cc. Theresa Maria Couto de Joane em 14-01-1810 em Joane.
Os filhos de António José de Azevedo nasceram em Joane.
Sobre a ascendência de José António de Azevedo ainda não tenho nada.
G. Regueiras
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro Miguel,
-Em S. Tiago de Antas procuro essencialmente Bezerra de Sá e Bezerra Figueiroa.
-Em Vermoim ainda só tenho um José Sequeira, meu 5º bisavô, porque ainda não investiguei.
Regueiras
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro G. Regueiras,
Acho que seu topico nào vai ser mau negocio para si.
Vai ser engraçado tambem estabelecer a ligaçào entre o seu almirante e D. Dinis : Vejamos como!
O que segue é inédito.
Por incrivel que pareça, acabo de dar nos meus apontamentos com o nascimento de um filho de seu Jose antonio de Azevedo (irmào de meu antepassado paterno Antonio Jose de Azevedo e de meu antepassado materno Casimiro Antonio de Azevedo).
Trata-se do nascimento em 1799 em Mogege de Joào, filho de Jose antonio de Azevedo e Custodia Maria de Araujo, neto paterno de Luis antonio de Azevedo e de Maria Joana, neto materno de Antonio de Araujo e Quiteria de Magalhàes, de Joane.
Sobre os avos maternos nada sei.
A avo paterna Maria Joana Ferreira Machado, era filha de Antonio Ferreira e de Catarina Machado, ele dos Ferreiras de Mogege, velha familia de Mogege, ela cuja ascendencia (Abreus) sigo até arredores de 1580 por volta de Candoso.
O avô paterno Antonio Luis de Azevedo, que casou em 1759, era filho de Pedro de Araujo e Maria de Azevedo (casados em 1726 em Mogege), neto paterno de Fernando ou Gonçalo de Matos, de Casteloes, homem casado, e de Catarina de Araujo, solteira de S. Miguel de Ceide, neto materno de Jorge Gomes Monteiro e de Maria de Azevedo, de Mogege.
Esta ultima Maria de Azevedo era uma (das) filha(s) ilegitima(s) que tinha em Mogege Joào da Costa de Azevedo, de Valmelhorado (Casteloes), grande apreciador de mulheres de Mogege, pelo visto, e por isso com muitos inimigos là.
(ver alem dos registos paroquiais o embargo de purga de seu irmào Manuel da Costa de Azevedo, nas Inquiriçoes de Genere do A.D.B.)
Joào da Costa de Azevedo II (1649-1731), senhor da casa de Valmelhorado (Casteloes) e da casa da Breia (Vermoim), é o que se acha no nobiliario de Felgueiras Gaio no titulo de Azevedos §40 N25, ou na corografia portuguesa de antonio Carvalho da Costa tomo III, em que se acha estudada muito precisamente sua ascendencia desde Gil Vasques da Cunha, Alferes-mor (m. 1418).
Felgueiras Gaio compara duas ascendencias possiveis.
A ascendencia proposta por Carvalho da Costa, que é finalmente preferida por Felgueiras Gaio, é a que corresponde me parece à transmissào da casa de valmelhorado (pois a outra proposta nào tem logica do ponto de vista patrimonial).
Joào da Costa de Azevedo II, é filho de Pascoal de Azevedo (m. 1684), o que mandou derrubar a torre medieval de Valmelhorado, que era filho de Joào da Costa de Azevedo I (m.1641), que recusou embarcar para a India, fugiu de Lisboa, e casou contra vontade de seu pai com a filha de Belchior de Azevedo CCR e de sua mulher Brites Rodrigues (muito formosa cristà nova de Barcelos).
Joào da Costa de Azevedo I era filho de Antonio de Azevedo. A partir deste tambem se pode seguir Souza da Silva no seu Geraçoes de Entre Douro e Minho.
Iremos deste modo desembocar em Diogo de Azevedo 4° senhor de S. Joào de Rei, e sua esposa, Maria de Vilhena, filha de Fernào Coutinho, senhor de Basto e Montelongo e de sua mulher D. Maria da Cunha.
Ora é conhecido que ele é neto de Fernando Afonso de Albuquerque, descendente de D. Dinis como de D. Sancho IV de Castela, e que ela é descendente de Henrique Manuel de Vilhena, e portanto de D. fernando III de Castela.
E assim se estabelece a ligaçào entre o Almirante e o rei D. Dinis o Lavrador.
Comunique sua morada no meu e-mail vizoivizoi@hotmail.com para ter todos os pormenores sobre a ascendencia de Jose Manuel de azevedo. As perguntas sobre antepassados de Jose da Costa de Azevedo II sào mais da competencia dos excelentes genealogistas di forum e farei caso submeter tal ou tal duvida à luz deste publico.
Por vezes, topicos sào assim…
Melhores cumprimentos
Carlos P.M.M. da Silva
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Carlos:
Você fala de "meu antepassado paterno António José de Azevedo". Acontece que António José de Azevedo também é meu antepassado, por via materna, sendo meu tetravô.
O Almirante de que fala é o Almirante Mesquita Guimarães de quem eu pus um tópico? É que eu não vi a possibilidade de ligação aos meus Mesquita Guimarães.
Quanto ao meu contacto vou enviar-lho por e-mail e poderemos então cruzar mais informação.
Regueiras
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro G. Regueiras,
pensei que esses azevedos fossem antepassados do Almirante, mas o facto de nào o serem nào tira nada à demonstraçào.
Antonio Jose de Azevedo, irmào de Jose Antonio de Azevedo (e de outro meu antepassado Casimiro Antonio), nasceu em 1777, e casou com ana Maria de Freitas, da Torre, Joane. tiveram uns 11 filhos.
cumprimentos
Carlos Silva
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
G. Regueiras,
Conforme tinha escrito é por via do forum que mando a ligaçào directa de D. Dinis a Antonio Jose, Jose Antonio e Casimiro Antonio de Azevedo, meio de recolher opinioes, ou correcçoes por parte dos participantes.
D. Dinis parece simplesmente figura marquante para iniciar uma linha de descendencia.
Claro que estou interesado em confirmar a verosimilhança da filiaçào, e detectar qualquer duvida.
1) D. Dinis (1261-1325) rei de Portugal
2) Afonso Sanches (m. 1329)
3) Joào Afonso de Albuquerque(m.1354)
4) Fernando Afonso de albuquerque(m.1386)
5) Joana de Albuquerque
6) Fernào Coutinho
7) Maria de Vilhena Coutinho (mulher de Diogo de Azevedo , 4° senhor de S. Joào de Rei)
8) Antonio de Azevedo, eclesiastico
9) Diogo de Azevedo
10) Antonio de Azevedo
11) Joào da Costa de Azevedo I (m.1641)
12) Pascoal de Azevedo (m. 1684)
13) Joào da Costa de Azevedo II (1649-1731)
14) Maria de Azevedo I (1671-1745)
15) Maria de Azevedo II
16) Luis Antonio de Azevedo
17) Casimiro Antonio de Azevedo (1765), Antonio Jose (1777), Jose Antonio ( 17 ??)e outros.
Atento a qualquer comentario.
Melhores cumprimentos
Carlos Silva
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Cara Fafá:
Vi a resposta ao seu tópico em "Casa das Lameiras" e entrei em contacto com "jpcmt" que me deu a seguinte informação retirada do livro "Aspectos de Vila Nova", que acho interessante pois diz respeito à minha e à sua família:
"O hotel Mesquita era afinal o Hotel Vilanovense, que Francisco Correia de Mesquita Guimarães, com sua esposa, já vinha dirigindo em Maio de 1895. Este Hotel foi montado por D. Eugénia Maria Ferreira da Silva, - possivelmente com seu marido António Ferreira Guimarães que era Recebedor na Recebedoria da nossa Vila, e o dirigiram durante os primeiros tempos." (...) "Mesquita Guimarães, em fins de Setembro de 1896, fez a passagem do Vilanovense a Domingos José Dias..."
Francisco Correia de Mesquita Guimarães era o meu bisavô.
Regueiras
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
olá Regueiras ,grata pela informação ,você sabe de algum descendente dessa familia ?? pois muu pai veio para o Brasil ainda criança ,ele ía sempre aí mais quando eu nasci os parentes estavam no Porto e qdo meu pai faleceu em 1970 perdemos contato .. minha mãe qdo casou com meu pai ele era viuvo e tinha 62 anos ,ele era de 1884 seu nome Raphael Dias Marques mais uma vez obrigada e um abraços ...o jpcmt ficou de mandar xerox do livro ..
ReplyDirect link:
RE: Famílias de Famalicão
Cara Fáfá:
Lembrei-me agora de um livro que tenho, o "Livro do Centenário da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Famalicão" onde aparece:
"Grupo Ciclista
Por proposta do 1º Comandante foi aprovado o novo Corpo Auxiliar intitulado "Grupo Ciclista Bombeiros Voluntários Auxiliares, de Vila Nova de Famalicão", o qual fica composto pelos senhores:
António Varela dos Santos
Manuel Varela dos Santos
Francisco Dias Saraiva
Joaquim Portela
Domingos José Dias
(...)
(17 de Março de 1901)"
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
olá Regueiras ,não teria como me mandar uma xerox da página desse livro ??caso não fosse complicado ..sabe descobri o nome de algumas irmãs de meu pai : Aurora ,Leonor,Tomásia e um
irmão Urias ..não sei se tem algum descendente deles ..abraços Fátima Marques...
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
olá Regueiras ,recebi um e-mail da Maria da Graça mas não estou conseguindo receber nem responder , por favor vc pede para ela me mandar novamente grata por tudo Fafá.. ela é sua esposa/???
ReplyDirect link:
RE: Famílias de Famalicão
Foi apresentado no passado dia 8 ,no Palácio da Bolsa do Porto um livro intitulado "os Folhadella". Este livro versa a genealogia desta família que não sendo original de Famalicão tem no entanto lá uma forte implantação.O livro foi editado pela "Lello Editores" e encontra-se fora do circuito comercial tendo sido a edição tomada por um grupo de familiares. Só através destes será possível a sua aquisição.
ReplyDirect link:
RE: Famílias de Famalicão
Peço ajuda com o apelido Crespo,na freguesia de Requião(São Silvestre).Caso alguém encontre qualquer registo desse apelido no final do século XVII ou início do XVIII agradecia imenso que me informasse.
Com meus melhores cumprimentos,
Marcos Levy Pina Gouvêa Crespo.
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
olá Regueiras não consigo lhe passar e-mail ,mandei um vamos ve se vc recebe. precisa por o nome todo ??? aguardo noticias anciosa
bjs Fafá..
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Fafá:
Mandei-lhe um mail ontem mas não recebi nenhum seu.
O meu mail é graca-regueiras@clix.pt
Se nesta resposta o graca não aparecer sublinhado, digite no seu programa de correio electrónico o nome em vez de fazer a ligação directa através desta mensagem.
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Domigos José Dias, f. a 6-1-1918, casado com Maria de Jesus Gomes, f. 20-5-1922, tiveram:
-Leonor Dias Marques, n. 27-12-1897, f. 22-8-1938, c. 23-5-1903 com Jaime Valongo, f. 10-3-1950, tiveram:
--Maria Leonor, n. 6-4-1904
--João Plácido, n. 30-12-1905
--Maria Emília, n. 27-6-1907, f. 30-7-1928
--Adélia Dias Valongo Terroso, n. 22-5-1909, f. 15-7-1989, casado com Lauro Costa Terrosos, n. 3-4-1909, f. 22-3-1971 tiveram:
---Maria Arlete, n. 26-12-1929
---Maria, n. 3-7-1931
---Maria Laura, n. 19-3-1933
---Maria Alice, n.22-5-1935
---António, n. 11-5-1937
---Adélia Maria, n. 8-11-1938
---Ricardo, n. 11-9-1940
---Maria, n. 22-5-1952
--Eduardo Dias, n. 29-6-1911, f. 3-11-1986
--Maria Alice, n. 13-12-1921
-Heitor, n. 14-2-1882
-Rafael, n. 9-8-1884
-Aurora Dias Marques, n. 12-8-1890, c. 3-2-1910 com Manuel Dias Carvalho
-António, f. 3-8-1890
-Adolfo, n. 30-12-1886
-Adélia, n. 12-12-1892, f. 30-6-1918
-João, n. 9-2-1895
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
olá Regueiras,mandei um e-mail para vc com
regueiras@clix.pt espero q recebas e me avise
pois se der certo podemos nos conhecer melhor e agradece-la tantos favores ok??? abraços Fafá...
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
olá Regueiras ,recebi um ,e vc ????
ontem mandei um com titulo vila e com e-mail
regueiras@clix.pt e outro com titulo famalicão
com e-mail graça-regueiras@clix.pt espero q tenha recebido algum ,se recebes avise qual ok??
bjs Fafá
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Fáfá:
Está quase a conseguir! Mas não recebi nenhum mail. Reenvie o do título Famalicão mas em graca não ponha a cedilha (ç) ponha um c.
Regueiras
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
oi Regueiras gostaria q desse certo para agradecer tanto carinho bjs Fafá
ReplyDirect link:
RE: Famílias de Famalicão
Sobre Correias de Mesquita, e familias da freguesia de Famalicào, ja viu o site seguinte?
http://sarmento.eng.uminho.pt/cgi-bin/geneweb?b=Famalicao;lang=pt
Novidade do site em que se tinha ja debruçado sobre sua familia de Ruivàes.
Por curiosidade, tambem se acham referencias à familia do Presidente Bernardino Machado (Machado Guimaraes), do Barào da Trovisqueira, dos Folhadelas e mais familias famalicenses ja referidas neste forum.
Carlos Silva
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro José Luiz Folhadela,
Donde vem os Folhadelas de Famalicào?
"A casa Grande de Romarigàes", de Aquilino Ribeiro (claro que nào é obra de genealogista porque é muito mais, mas em algo assenta talvez) contem referencia a um Hilario Folhadela, suposto viver no séc. 17 em Famalicào.
Existiu? Foi brincadeira do ilustre autor?
Sào estudadas mais familias de Famalicào em "Os Folhadelas"? em que época começa o estudo?
Desculpe tanta pergunta, mas se eu tivesse acesso à obra nào as fazia.
Obrigado.
Carlos Silva
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro Carlos Silva
No século 17 seguramente que não existiam "Folhadelas". O 1º Folhadela foi Antóniio José Teixeira que nasceu em 1792 e só mais tarde virá a adoptar o apelido de Folhadela. Ele era natural do Lugar de Vila Nova, freguesia de S. Tiago de Folhadela, Vila Real (local onde fica a Universidade).
Veio para o Porto trabalhar e ràpidamente se começará a distinguir.Diz a tradição que na altura haveria outro aprendiz de nome António e que seria menos dotado, daí que quando o pediam a seu patrão diriam: "Manda-meo António, mas o de Folhadela, não o outro..."
Verdade ou não foi António José que adoptando o nome de sua terra natal, passou a usar o apelido Folhadela. ISTO NO PORTO.
Só passados muitos anos (1862/63) se irá instalar em Famalicão o 1º Folhadela. Foi Augusto Teixeira Folhadela, 4º filho do segundo matrimónio de António José Teixeira Folhadela. Foi o 2º matrimónio do Augusto, matrimónio com Rosa Adelaide Ferreira da Silva, que era natural de S. Adrião, que o vai fazer radicar-se em Famalicão. Maios tarde irá tambem seu irmão Guilherme fixar-se lá. São estes 2 irmãos que vão dar origem aos "Folhadelas de Famalicão". Curioso que só a sua descendencia, e todo por via feminina, vão conservar o apelido.
Como vê não seria possível um "Folhadela de Famalicão" no séc. XVII. Posso ainda informá-lo que nunca houve nenhim Hilário Folhadela. O 1º Hilário que aparece na amília é por casamento com uma Folhadela (foi este Hilário Carvalho pessoa muito conhecida em Famalicão, sócio da Boa Reguladora e homem muito dedicado aos bombeiros, "de baixo" naturalmente).
Quanto ao livro toma por origem o dito António José Teixeira Folhadela. Claro que estuda a sua ascendencia bem como de suas 2 mulheres, estas naturais de Lordelo do Ouro - família Costa Pereira. Conseguiu-se chegar a "sétimos avo´s" dos casais de referencia. Cpontem ainda toda a descendencia até filhos dos trinetos de António José. Caso lhe interesse ver o livro pode-me contactar. Penso que nessa altura será melhor fazê-lo fora deste Forum. O livro não se encontra nos circuitos comerciais por vontade do grupo de familiares que tomaram a iniciativa da sua publicação.Os meus contactos são: jlfolhadela@clix.pt ou pelo 229485814.Vivo na cidade da Maia.
Cumprimentos
José Luiz Folhadela
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
A todos os interessados:
No passado dia 15 de Dezembro foi inaugurado, em Famalicão, o Museu Bernardino Machado, no palacete que foi mandado construir pelo Barão de Trovisqueira. Para além do espólio do antigo Presidente da República, há uma exposição sobre os Barões de Trovisqueira, organizada pela Câmara Municipal daquela cidade; sobre ela foi editado um bem documentado e ilustrado catálogo.
jpcmt
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
caro jpcmt, gostaria de saber como poderei conseguir o catálogo ....
abraços Fafá......
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Aproveito para acrescentar que foi publicado pela mesma ocasiào um excelente trabalho, na serie dos cadernos do Museu Bernardino Machado :
Cartas de Vicente José da Cruz Trovisqueira, enviadas do Rio de Janeiro, entre 1863 e 1869
179 pp (ISBN 972-9152-88-8)
Prefàcio de Jorge Fernandes Alves, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Apresentaçào do nosso colega Joào Paulo de Castro e Mello Trovisqueira
O valor da obra nào é apenas genealogico, escusa lembrar.
O museu Bernardino Machado tornou-se fonte importante de publicaçào sobre os " Brasileiros " a que Vila Nova de Famalicào tanto, como ja tivemos ocasiào de salientar em algum topico.
A figura literaria camiliana do " Brasileiro rico" é sobejamente conhecida e interessante. Nào deixa de ser visào um pouco caricatural, que obras como esta permitem ultrapassar em certos aspectos (talvez confirmar em outros) e aprofundar.
Ja que estamos nas publicaçoes famalicenses, aproveito para chamar a atençào para mais uma publicaçào, esta um pouco mais antiga (1998), que é a " Antologia de Autores Famalicenses " (editada pela Camara Municipal) que irà interessar de modo particular aos colegas deste topico Graça Regueiras e José Luiz Folhadela, além de seu interesse literario proprio.
Carlos Silva
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Fafá:
Apenas lhe posso enviar uma fotocópia. Seguirá, pelo correio, para a sua residência.
Abraços
j. de castro e mello trovisqueira
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
O referido catálogo contem um texto assinado por Artur Sá da Costa com imprecisões históricas e com um termo que me obriga a esclarecer. A casa como diz, e muito bem foi mandada construir pelo Barão da Trovisqueira.É uma construção de 1857. Foi conhecido por muitas décadas como "Palacete Folhadela"...Considera o autor referenciado tratar-se duma "denominação espúria", sem duvida, e nada legítima, pese embora ter sido sede durante longos anos, de uns armazéns de membros daquela família" este termo "espúrio" é no minimo e por delicadeza impróprio...Seis anos depois da construção e por venda, em hasta pública, passou a propriedade e residência de Guilherme Teixeira Folhadela (meu bisavô) e por morte deste passou para sua filha Mariana Folhadela de Macedo (minha avó). Por esta foi conservado como residência até sua morte. Só depois é vendido a terceiros. Isto em 1943.Foi portanto durante 60 anos residência da família. Efectivamente Guilherme Teixeira Folhadela havia lá sediado as suas organizações comerciais, até construção ao lado de instalações próprias, que vão dar origem ao futuro Museu do Surrealismo.
ReplyDirect link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro Amigo:
Uma vez que a sua nota me foi dirigida, permito-me apenas um comentário:
A única coisa realmente importante é que o palacete onde moraram as famílias Trovisqueira e Folhadela foi recuperado para Famalicão e teve -- apesar de tudo -- um fim condigno.
Cumprimentos.
J. de Castro e Mello Trovisqueira
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Exmº. Sr. Carlos Silva,
Tenho a indicação da freguesia de S. Tiago das Cruzes como pertencendo ao concelho de Vila Nova de Famalicão, no entanto, neste tópico, não se faz referência à dita. Pode localizar-ma?
Grato antecipadamente,
Cumprimentos
amtf
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
è a Freguesia de Cruz ( uma das saídas Auto-estrada) cujo orago é S. Tiago.
Quem sai de Famalicão em direcção a Braga pela estrada antiga, passa primeiro a freguesia de Gavião e Cruz é logo a seguinte.
Cumprimentos
Vasco Briteiros
P.S.- Quanto a conservação de edifícios em Famalicão eu tive menos sorte, pois da casa dos meus avós paternos só ficou a fachada , o resto da casa e jardins é um centro comercial( Inova)
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro Carlos Silva,
Sou novo no forum e ao pesquisar sobre os diversos assuntos verifiquei que o Sr. tem algumas pesquisas em freguesias onde tenho antepassados.
Gostaria de saber se me pode ajudar na obtenção de alguns dados referentes a algumas das freguesias de que possui dados
1- meu bisavô chamava-se Alvaro Joaquim Pereira- N= S.Martinho do Vale nascido a 28.11.1887, casado com Rosa de Oliveira-Gavião nascida a 8.6.1885,
pretendia saber se tem alguns dados referentes a ascendencia, porque eu só sei nomes
TRISAVOS
pais de alvaro - Jose JOaquim Pereira (S.Cosme do Vale) casado com Julia Alves de Sá (Sta. Maria do Abde de Vermoim)
pais de Rosa - Lino de Oliveira (S.Tiago da CRuz) casado com Maria Guilhermina (S.Tiagao Gaviao)
TETRAVOS
pais de jose joaaquim - incógnito e miquelina marques
pais de julia ALves - domingos antonio de carvalho e custodia alves de sá
pais de lino - jose joaquim de oliveira casado com ana da costa faria
pais de maria guilhermina - antonio gomes da silva casado com mª joaquina da silva
espero resposta
um abraço
jose pereira
pode obter dados refrentes a minha AG em
http://arvoremp.pt.vu
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro José Pereira
Sabe datas ou freguesia relativas a Ana da Costa Faria? Será Santo Adrião?
Cumprimentos
Vasco Briteiros
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro Vasco Briteiro
em relação a Ana da Costa Faroa só sei que é mae de lino de oliveira, e que lino de lino de oliveira é natural de S.Tiago da Cruz e que deve ter nascido em 1859 (porque a sua filha nasceu a 8.6.1885), logo presumivelmente deve ter nascida , a Ana da Costa Faria em 1834??)
um abraço
jose pereira
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro José Pereira,
Referiu a freguesia de S. Tiago da Cruz. Terá, porventura, informações ácerca da ascendência de Rita de Lima Pereira da Costa, n. 1866, na citada freguesia?
Cumprimentos,
António Maria Fevereiro
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Não tenho a menor dúvida q. tu e os teus homónimos VB e VJ - Ilmo e Exmo Marquez de Gayo, tenham vasta informação do Vinhal.
Eu tenho bem perto uma preciosa fonte informativa. A Tia Isabel, que está de óptima memória bem como de saúde. Imagina q. ainda é de grande ajuda aos velhinhos do Lar do Pinheiro Manso.
Abraços!
Manel
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro José Luís Folhadela
O nosso primo Flávio, um artista e um colecionador de mérito, de quem tenho muita saudade, fez em tempos idos um interessante estudo sobre os seus Moreira, que viriam da já Fundação. Há já alguns anos procurámos (A tia Laidinha e a Laidinha filha, minhas queridíssimas primas) esse documento no seu interessante espólio, então arrecadado numa bela e rica papeleira. Nada foi encontrado senão uns poucos mas inéditos e muito curiosos documentos Meirelles Leite, relativos à Casa do Campo.
Sabe alguma coisa disso?
Continuo a tentar desfazer as muitas dúvidas sobre esse intricado título de Moreira, as possíveis ligações aos de Felgueiras, Santão.
cmptos.
Manuel Maria Magalhães
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
António Maria Fevereiro
neste momento em que as minhas pesquisas ainda são diminutas acerca das raizes de VNFamalicao não tenho dados, se vier a tê-los comunicarei.
jose pereira
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Há dias separando fotos antigas encontrei exactamente uma foto de uma noite de fados. Lá estavam as tuas priminhas Laidinha e do Outeiro.
Que saudades!
Um abraço
Vasco
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
José Pereira,
Agradeço disponibilidade.
António Maria Fevereiro
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro Manuel,
Naturalmente confundiu-me, pois homonimos não uso e titulos com a grandeza que referiu não tenho. Quanto ao Vinhal, a minha irmã Marta é casada com um dos Azevedo e Menezes, por isso, vou lá com alguma frequencia, como por exemplo no fim de semana que vem.
Um Abraço,
Vasco
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Vasco
Das duas, três. Ou me expressei mal, ou a língua portuguesa é muito traiçoeira...
Viva o Rei!
Manuel M.
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Recebi um e-mail de uma pessoa descendente de Famalicão da família Marques, porém eu estava viajando, quando retornei tinha apagado do computador, gostaria que me escrevesse novamente, a pessoa se dizia da família Marques.Gostaria de receber notícias.
Abraços Fafá.
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Aproveito este tópico par voltar a perguntar: alguem sabe onde existitrá exemplares do jornal: "A GAZETA DE FAMALICAO de 1886" . Até agora não os encontrei em nenhuma BP , só existindo ex. de 1891 na TT.
Existiram na BM de Famalicão mas desapareceram nos anos 80.
Publicava-se às Quintas-feiras e era Administrador Victor Corrêa Guimarães e Redactor Manuel A. Corrêa Guimarães. A sede era na Praça da Mota nº 1 - Vila Nova de Famalicão.
Neste periodico era sempre anunciada a " Companhia Real do Pacífico " com Paquetes a sair para o Brasil.
Vasco Briteiros
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro Vasco Briteiros:
Não lhe sei responder sobre o periódico. O que tenho é uma cópia de um anúncio da "Companhia Real do Pacífico", reproduzida num artigo publicado por minha prima-tia Maria Emília Sena de Vasconcelos no "Arquivo de Ponte de Lima" de 1984. O citado anúncio foi tirado de "A Aurora do Lima" de 19.11.1900 e refere-se ao paquete "Orissa".
Interessa-lhe?
Uma abraço,
João
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Olá João Paulo
È um prazer receber noticias suas. Obrigado pela informação , mas realmente não é a notícia dos paquetes que procuro. Lancei a ideia de uma companhia só porque muitos intervenientes aqui no Forum perguntam por listagens de emigrntes/imigrantes Portugal/Brasil e uma das hipóteses é a busca emArquivos dessas Companhias , se não foram destruidos!
O que procuro realmente é uma biografia de um antepassado meu que sei ter sido relatada em vários números desse jornal a partir de 31 de Março 1886. Lamentavelmente esses nrs desapareceram da Biblioteca de Famalicão.
Falta-me procurar nas B. particulares, talvez na Casa de Pindela ou Casa do Vinhal. Tem por acaso algum contacto com essas Casas?
Um abraço
Vasco
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro Vasco:
A resposta é negativa. Em qq caso se me der outros elementos, também posso tentar procurar algo na minha papelada.
Foi bom ter notícias suas e pena foi que não tivéssemos mais tempo para conversar em S. João de Rei!
Um grande abraço, João
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro Vasco de Sousa Cyrne
Então com a sua visita ao Vinhal vejo que é a +pessoa para me ajudar. Não se importa de perguntar lá se possuem a " Gaseta de Famalicão de 31 de Março de 1886 e meses seguintes" ? Não existe nas BN nem Municipal de Famalicão.
Esse jornal traz a biografia de um meu antepassado de apelido Gama , que vivia nessa época em VNF.
Grato pela sua ajuda.
Vasco Briteiros
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Em 28.09.2002, 11:40, queria dizer:
Moreiras, da freguesia de Santão, em Felgueiras.
MM
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro José Pereira,
Infelizmente nào disponho de dados relativos a essas freguesias, para essas epocas.
abraço
Carlos Silva
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro Carlos Silva
gostaria de agradecer a disponibilidade demonstrada.
se em qualquer momento necessitar de pesquisa no ADCoimbra pode contar com a ajuda
um abraço
~jose pereira
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Como penso saberá o "Moreira" diz-me muito pouco, no entanto vai o que sei e se publicou no livro dos "Follhadellas".O Flávio era filho de Elisa Folhadela Marques, nascida a 16-11-1891 em S. Adrião e de António de Sousa Moreira, nascido a 10-1-1890 em Requião, VN Famalicão e neto paterno de António da Fonseca Moreira e de Margarida de Sousa Moreira Guimarães. Poderei, se não pider, com estes elementos tentar mais no ADB. Entretanto vou deligenciar com uma prima desse ramo Moreira e que tem sido uma "herdeira de papeis" para ver se ela sabe mais.
Até lá disponha.
Comprimentos
José Luiz Folhadela Rebelo
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro confrade,
na verdade julguei q. era parente mais próximo de Flávio Folhadela Moreira, estando por isso mais dentro do assunto em questão.
De todo o modo, grato pela sua informação.
cmptos.
Manuel Maria Magalhães
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Ex.mo Senhor José Luiz Folhadela:
Deixei-lhe em "Casa das Lameiras" uma mensagem que também pode servir aqui.
Como este tema está com discussão mais actual (o outro parece-me parado, infelizmente), lembrei-me de lho referir também deste "lado".
Com muitos cumprimentos,
Carlos Grijó.
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro José Pereira,
Nào é muita a mais valia lhe posso trazer, mas nunca se sabe.
Do meu lado tenho poucas pesquisas em Coimbra.
No Arquivo da Universidade creio ter ja encontrado o que pretendia no catalogo de antigos estudantes.
No Arquivo Distrital, que nào conheço por enquanto, tenho para pesquisar a familia Marques Sacarrào, da Ançà (Cantanhede).
Mais precisamente estudo um José Marques Sacarrào, que casou em 1697 no actual concelho de Vila Nova de Famalicào (freguesia de S. de Maria de Oliveira), e era natural da Ançà, filho de Bento Marques Sacarrào e de Maria
Gaspar. Portanto nasceu certamente antes de 1680, e os pais devem ter casado antes desta data.
Como pode ver a informaçào é pouca.
Caso tenha oportunidade e vontade para identificar a tal familia serà com
muito prazer que eu tentarei por minha vez retribuir de algum modo.
Um abraço
Carlos Silva
vizoivizoi@hotmail.com
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Tenho pesquisado a família Machado de Famalicão e encontrei o nome de Leopoldina Aurora Freitas, casada com Joaquim Avelino machado que sei ter parentesco com a família do meu namorado. Gostaria de cruzar referências sobre este nome/família. É possível alguém me informar sobre o nome dos tios de Bernardino Machado? Obrigada
ReplyDirect link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro Caro Silva,
Não está esquecido a pesquisa que solicitou em outubro de 2002 sobre José Marques Sacarrão mas, das duas vezes que tentei procurar a pesquisa deu em nada.
Para a semana desloco-me novamente ao ADCoimbra e tentarei novas pesquisas acerca do assunto.
cumprimentos
jose pereira
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro Regueiras
Tenho um pequeno ramo de Famalicão nos meus costados.
Trata-se da ascendência de Belchior Correia de Figueiredo, nascido em 10-01-1636 em Santa Maria de Famalicão. Era padre e teve um filho de Catarina Álvares em Mazarefes, Viana do Castelo.
O Padre Belchior era filho de Manuel Correia de Santo Adrião, Famalicão, e de Filipa Manuel de Gemunde, Famalicão. Era neto paterno de Salvador Gonçalves e Branca Gomes de Santo Adrião e materno de Manuel Afonso e Catarina Rodrigues de Gemunde. Manuel Afonso seria também padre.
Nunca encontrei mais informação. Se alguém conhece estes nomes, apreciaria comentários.
JLiberato
Nunca encontrei
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Já agora aproveito para indagar se alguem tem informações sobre estes nomes da Freguesia de S. Cosme do Vale
- Fernando de Oliveira
- Maria da Conceição Costa
Obrigado
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro José Pereira,
Agradeço a gentileza, e peço desculpa pelo esforço assim solicitado.
Em 2003 desejo-lhe achados frutiferos, e muita satisfaçào nas pesquisas genealogicas.
melhores cumprimentos
Carlos Silva
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro Liberato:
Não tenho na minha base de dados onome de Belchior Correia de Figueiredo. Já viu a Inquirição de Génere (proc. 8454 do ADB)?
Belchior teve uma irmã Maria nascida a 21-06-1643 (ver NEPS - o endereço está numa mensagem deste tópico).
Cumprimentos
Regueiras
Direct link:
Padre Belchior Correia de Figueiredo
Meu caro Regueiras,
Muito obrigado pela sua resposta, relativa ao Padre Belchior Correia de Figueiredo, filho de Manuel Correia e de Filipa Manuel.
Nunca vi a inquirição com os meus olhos. Apenas obtive pelo Correio a transcrição dos elementos genealógicos da mesma, há muitos anos. E agora, vivendo em Bruxelas, será mais difícil ainda consultá-la.
Sim, já consultei o endereço que menciona, mas, apesar de muito interessante, não me acrescentou grande coisa ao que já sabia.
Cumprimentos
JLiberato
Direct link:
RE: Padre Belchior Correia de Figueiredo
Caro J Liberato,
G. Regueiras assinalou excelentes fontes para o genealogista, por si jà conhecidas, e que podem dizer respeito ao Padre Belchior Correia de Figueiredo.
Uma pesquisa na base de dados de Santo Adriào pode dar pelo menos uma ideia da frequencia dos apelidos Correia e Figueiredo em Vila Nova de Famalicào nos principios do séc. 17 (pesquisa por apelido), e servir para conhecer os apelidos associados por casamento aos diversos membros identificados da linhagem.
A inquiriçào de genere pode conter elementos informativos interessantes. Portanto julgo que a fase seguinte deveria ser a leitura atenta da Inquiriçào de Genere no Arquivo Distrital de Braga. A consulta é muito facil e sem demora, por pouco que se possa deslocar um dia até Braga, ou que algum colega tenha um pouco de disponibilidade.
A profissào, o meio social dos pais e avos devem vir informados na inquiriçào, o que é de obvio interesse.
Nào pretendo dar liçoes de genealogia a quem conhece o assunto talvez melhor do que eu.
Queria no entanto informar que apesar de terem uma onomastica parecida (Salvador, Belchior, Filipa) esses Correias nào parecem ter a priori, ligaçào com os Correias de Penaboa em Vila Nova de Famalicào (os do famoso Salvador Correia de Sà).
Os correias de Penaboa sào, salvo erro, os unicos Correias de Famalicào daquela época tomados em conta pelos linhagistas tradicionais (e mesmo assim com opinioes provavelmente opostas), de modo que nào se oferece um tipo de fonte que é quase o unico para periodos anteriores ao sec. 17, o dos nobiliarios.
Julgo que tambem existiam nos principios do sec. 17 "nucleos" de Correias em Requiào, em Landim, sem duvida em Ruivàes (estudados estes). Figueiredos em Requiào e em Joane.
Tudo no concelho de Famalicào.
Desculpe a palestra e o pouco de informaçào concreta.
Melhores cumprimentos
Carlos Silva
Direct link:
RE: Padre Belchior Correia de Figueiredo
Meu caro Carlos Silva,
Agradeço-lhe muito o comentário, que tem elementos muito úteis. Infelizmente, como vivo em Bruxelas, não me é simples ir a Braga, porque, quando vou a Portugal, o tempo mal chega para ver a família e os amigos...
Mas deu-me uma excelente ideia para quando eu me reformar...
Curioso é o facto de nem os pais nem os avós usarem Figueiredo.
Um abraço
JLiberato
Direct link:
RE: Padre Belchior Correia de Figueiredo
Caro J Liberato,
A proposito do facto de nem os pais nem os avos usarem Figueiredo, o assunto do aparecimento mais ou menos ex-nihilo (ou nào)de apelidos foi jà debatido neste forum, e sei apenas, por ter participado, que foi um pouco abordado (sem ir ao fundo do exame) no topico seguinte :
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=16655#lista
Nào vai servir para responder mas sim para avaliar a complexidade do assunto.
Abraço
C. Silva
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro Amigo Jose Luiz Folhadela
Tenho vindo a ver a sua colaboração no que se refere às familias de Famalicão,no entanto devo informa-lo que além das já por si referidas, outras há,que sendo do Conselho entendo devem ser também mencionadas. Assim, por exemplo : a familia do Cardial Cerejeira,do Industril Delfim Ferreira,etc.etc. Tenho um livro de Alexandrino Costa,intitulado "COMO EU OS VI",onde se referem 52 familias. Foi editado em 1942; ponho-o á sua disposição.
Lamento o furto de que foi vitima.
Cumprimentos do:
José Luíz Melo
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro Teixeira de Melo
peço desculpa pela intromissão, mas o meu interesse vai no sentido de saber se no livro que tem em seu poder refere as familias Pereira, Marques, Alves de Sá, Oliveira respeitante a . Cosme do Vale, Sta Mª Abade de Vermoim, S.Tiago da Cruz. Um dos meus ramos genealogicos vem exactamente de VNFamalicao e gostaria de saber mais acerca deles.
Se desejara para outros contactos o meu mail é
jampereira@sapo.pt
cumprimentos,
Jose Pereira
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro José Luiz Melo
Gostaria de saber se nesse livro que você tem fala sobre Domingos José Dias e MariaDias Costa Marques ele moravam em VNde Famalicão mas nasceram em e casaram-se em S. Tiago de Gavião na freguesia de Sá.
grata.
meu e-mail é fafinhamarques@ig.com.br
abraços Fafá
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro José Luiz Melo,
Muito embora nào tenha pessoalmente a mais pequena legitimidade para lhe desejar a bem-vinda neste forum, que é de todos, fica escrito que foi com certo prazer que o vi chegar a essas paginas, onde alias jà tivemos oportunidade, se nào me engano, de referir o seu interessante trabalho « A descendência dos Morgados e Senhores da Falperra » (1995).
Tambem algumas das familias que referiu foram jà abordadas. Assim os Cerejeiras se me lembro bem, num topico sobre eleiçoes autarquicas, a
proposito do empenho da dita familia na vida politica (local e nào so) ao longo do sec. 20.
A proposito dos Ferreiras, de Riba d’Ave, que tambem ja vieram um pouco neste forum, julgo que é de facil acesso a monografia de Aurélio Fernando « Riba d’ave em Terras de Entre-Ambas-as-Aves » vol. 2 (1994), totalmente dedicada à familia do Narciso Ferreira, com alguns pormenores sobre a ascendência do industrial, e muitos sobre a descendência do mesmo.
Mas, se nào fosse abuso, solicitaria sua benevolência no sentido de dar ao publico interessado em genealogia famalicense a lista das 52 familias referidas no livro de Alexandrino Costa, neste topico ou até em topico proprio, que o assunto me parece merecer.
Melhores cumprimentos
Carlos Silva
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro Carlos Silva
Subscrevo inteiramente o seu pedido, apesar de reconhecer que será um grande trabalho para o confrade José Luís de Melo. Sugiro que faça em várias mensagens e num tópico próprio. Da minha parte agradeço desde já
Cumprimentos
Vasco Briteiros
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Cara Fafa
No meu livro "Figuras do Passado e do Presente", não constam os nomes que indica na sua mensagem de 26/02/2003. A pessoa indicada para lhe fornecer os elementos que deseja é o senhor José Luís Folhadela, cujo nome vem no forúm, e que é natural de V.N. Famalicão.
Cumprimentos afectouosos do:
José Luíz Teixeira de Melo
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
corigenda
a mensagem a que me referi é de 26/01/2003 e não de 26/02/2003.
Mais uma vez cumprimentos:
José Luíz Melo
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Também eu gostaria muito de conhecer a lista, ciente embora do trabalho que isso significa. Haverá outro modo de aceder à informação?
Muito obrigado.
Carlos Grijó.
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro Carlos Grijó.
Desculpe sair do tema, mas
ainda bem que o encontro aqui, pois lembrei-me que se disponibilizou para me obter a permissão de fotografar o retrato da 1ª Viscondessa de Godim. Ainda não o contactei para o efeito dado ainda não estar habituado ao manejo da minha nova maq. dig. e tambem por não ter ainda na minha posse a foto da irmã mais velha. Seria interessante mostrá-la nessa altura.
Espero nas férias da Páscoa ter tudo em ordem e depois contacto-o.
Cumprimentos
Vasco Briteiros
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro Regueiras
Quem Sabe sobre familias de Famalicão é o nosso confrade José Luis Folhadela que pode contactar pelo Forum.
Cumprimentos
José Luiz Melo
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Amigo José Luíz
O livro que fala sobre minha família é Aspecto de Vila Nova, e o José Luíz Folhadela me mandou uma cópia da parte que fala de minha família.
vc tem meu e-mail??
fafinhamarques@ig.com.br
abraços Fafá..
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro Vasco Briteiros:
Acredite que me pesa na consciência ainda não ter cumprido a promessa de "tirar" e enviar-lhe as prometidas fotografias - tanto mais que não estava esquecida.
A dificuldade está em explicar a minha Avó, com os seus 93 anos, para "que raio" estou a fazer aquilo, e como ela já quase não sai de casa... tenho de ganhar um pouco mais de coragem para passar pelo transe, tanto mais que a Senhora é vivíssima!
Desculpe!
Muitos cumprimentos,
Carlos Grijó.
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro Carlos Grijó.
De acordo. Talvez o ajude se eu lhe enviar antes as fotos que possuo.
Cumprimentos
Vasco Briteiros
vbriteirosarrobanetcabopontopt
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro Vasco Briteiros
Ficar-lhe-ia muito grato, tanto mais que, efectivamente, exibir-lhe as fotografias que me enviasse ajudaria minha Avó a compreender o nosso interesse.
Muito cumprimentos
Carlos Grijó
carlosgrijoarrobaclixpontopt
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro Carlos Grijó.
Só a 11 deste mês terei a 1ªreunião com um parente, que fornecerá algumas fotos. Depois terei que me desclocar a Cabeceiras para fotografar de novo dois quadros. Espero resolver este assunto até ao fim do corrente mês.
Cumprimentos
Vasco Briteiros
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro Vasco Briteiros:
Esperarei o tempo que for preciso, e talvez que, sem prejuízo de ter evidente gosto em conhecer as fotografias que obtenha, até possa, antes disso, cumprir o prometido. Logo direi.
Muitos cumprimentos,
Carlos Grijó.
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Olá! Queria pedir ajuda para conseguir informações sobre os meus antepassados. O meu bisavô era de Landim, Famalicão, e tinha o nome de família Sampaio. A bisavó era também de Landim e era Laranjeira. Ambos vieram para a Póvoa de Varzim. Como posso descobrir alguma coisa?
ReplyDirect link:
RE: Famílias de Famalicão
Caros participantes deste tópico,
Será que os senhores me podem dar alguma informação sobre uma família Carneiro e Silva, proprietária da Quinta de Sande, situada na freguesia de Landim.
Desde já agradeço qualquer informação.
Com os melhores cumprimentos,
FPCS
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro/a FPCS
Importa-se de desenvolver um pouco mais? É que eu sou descendente de uns Carneiros da Silva (fins do séc. XVIII) que embora não sendo exactamente de Landim, são da vizinha Lama. Poderá haver relação?
Já tratei este assunto no tópico - CARNEIROS DA SILVA, de São Paulo e Rio de Janeiro
Cumprimentos,
Vasco Jácome
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro Sr. Carlos Silva,
Sou uma novata nisto e, pelo que me apercebi, o senhor é um entendido. O que se passa é o seguinte: há muito que desejo saber mais sobre os meus antepassados que eram de Landim, mas vieram viver para a Póvoa de Varzim no séc. 19.Sei que os meus bisavós eram de nome de família Sampaio e o outro (a avó, talvez) Laranjeira. Lembro-me de a minha falecida avo contar que a sua mãe estudara num colégio em Santo Tirso. Gostava tanto de saber alguma coisa. Será que me pode ajudar?
Desde já agradecida,
Ilídia Ferreira
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Saberá algo sobre Manuel José de Oliveira casado com Mariana de Sampaio em S.Tiago de Anha Viana do Castelo à roda de 1750, natural de Landim, Vila Nova de Famalicão?
Grato pelos comentários,
João Bettencourt
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Procuro há tempos a ascendência de Inácio Gomes de Azevedo que morreu antes de 1715, casado em Braga com Madalena Maria da Rua Verde em Braga.
Grato pela resposta,
João Bettencourt
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Cara Ilidia Ferreira,
Nào conheço bem as familias de Landim. Para a ajudar mais concretamente os colegas vào precisar de mais informaçào, mais pormenores.
Começa portanto por juntar todos os dados de que dispoe sobre a sua familia.
Laranjeira nào é nome frequente no concelho de Vila Nova de Famalicào (igual penso em S. Tirso).
Pode ser que a avo Laranjeira seja quem atraiu, por casamento, o avô Sampaio (apelido este logico na referida area) para fora da zona fronteiriça Famalicào/Santo Tirso para Varzim.???
Vou ver o pouco que tenho aqui sobre Landim.
Lamento nào ajudar mais
Carlos Paulo
Direct link:
RE: Inacio Gomes de Azevedo
Caro Joào Bettencourt,
Nào conheço este Inacio Gomes de Azevedo.
O Joào tambem nào parece dispor de muitos dados para identificar a origem de Inacio no concelho de Famalicào (se é que tinha origem em Famalicào?).
Lamento nào saber mais
Carlos
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro Carlos Silva
Já que está com buscas em Landim,terá algum José Francisco de Oliveira,n Landim,12.9.ano 1869? Só tenho estes dados,e sei que foi casar a Vila do Conde.
Desde já agradeço
Maria
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Maria,
Nào tenho acesso aos registos e portanto nào posso procurar o nascimento do José Francisco de Oliveira. Seria com muito gosto (em Agosto talvez?).
Talvez algum colega que esteja mais perto do Arquivo o possa procurar.
Mas no seu caso nào seria mais logico começar por pesquisar em Vila do Conde?
Lamento nào merecer o seu agradecimento
Carlos Paulo
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Bom dia! Muito obrigada por ter respondido tão depressa. Achei piada ao facto da avó ter atraído o avô (bisavô) para fora de Landim. Sei que o meu avô era Sampaio e era um bom provador de vinho, apesar de nunca o beber. Ele estabeleceu-se aqui na Póvoa (armazém ou firma) e um sócio transformou a vida dele num inferno. A minha avó adorava o pai e conta que, o facto de ter sido enganado nos negócios, o fez morrer muito novo. Também contava que a mãe era uma pessoa muito educada mas pouco aberta, chegando mesmo a ser bastante rígida. Tinha estudado num colégio. Não era tão meiga como o seu pai. A minha bisavó tinha um irmão bastante revolucionário para a época. Tinha vindo do Brasil e brincava muito com os sobrinhos, apesar da minha bisavó nunca o perder de vista, com receio das suas influências. A minha avó contava que quando ele veio do Brasil vinha carregado de livros pouco ortodoxos. Manuais revolucionários e anarquistas. No Brasil tería trabalhado numa fábrica ou propriedade dos tios ou parentes mas foi logo despachado para cá, pois à porta da fábrica empoleirava-se num caixote e gritava "Abaixo os parasitas da batalha! A terra só pertence a quem trabalha!" Vejam só, e era da família. Este tio jovem era, pois, uma ameaça aos bons costumes e aos temores de Deus. Isto deve ter sido no início do século 20. A avó nasceu em 1899 ,portanto ela devia ser pequenina. Todos os homens descendentes, irmãos da minha avó eram Franklin, Zacharias, Manuel.. seguido de Paulo Laranjeira. Zacharias Paulo Laranjeira, Franklin Paulo Laranjeira...etc. As mulheres repetiam o Amélia. A minha avó era Ilídia Amélia Laranjeira.`´E verdade, aqui na Póvoa ficaram com a alcunha de "rabeca", pois alguém tocava esse instrumento. É curioso que o meu filho toque violino.Saíu aos seus antepassados.
Sempre adorei a minha avó e vou procurar descobrir mais coisas. Sei que eles tinham uma história de vida bonita e, ainda hoje, este nome é muito honrado na Póvoa de Varzim. A propósito, eu tenho o nome da avó, tenho 40 anos, sou professora do ensino secundário (Inglês/Alemão) e nasci no Brasil.Vim para Portugal bastante jovem.
Bem, já lhe tomei o tempo e, pelo que pode ver, sou bastante comunicativa. hehe!
Vou pedir à minha mãe mais informações sobre os bisavós ( se bem que era eu que ouvia, vezes sem conta, as histórias da avó)
Obrigada por me ajudar.Mal saiba alguma coisa eu digo. Já agora, como começou com este tipo de pesquisa?
Cumprimentos,
Ilídia Ferreira
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Enganei-me nos dados que lhe dei. Claro que tinha razão quanto a haver Laranjeiras em Landim. Não. O meu bisavô era poveiro e era zacharias Paulo Laranjeira. A bisavó, essa sim, era de Landim. Já sei mais coisas.
O pai da minha bisavó era um comerciante muito rico em Landim e tinha três filhas. A bisavó era a mais nova e fazia grande diferença de idade das outras irmãs. O seu nome era Elísia Amélia Sampaio. Soube que a desgraça se abateu na família quando as duas filhas mais velhas tuberculizaram. Rico como era, ele levou-as à Ilha da Madeira para tentar salvá-las. Em vão. Só sobreviveu a minha franzina bisavó que, ao vir com os pais para banhos à Póvoa, se apaixonou pelo Zacharias Laranjeira. No dia de casamento deles morreu a mãe da minha bisavó.
Soube que o meu tetravô se casou ou juntou com uma criada, da qual teve o tal filho revolucionário que acabou os seus dias no Brasil.
Portanto, a família é Sampaio e a antepassada era Elísia Amélia Sampaio, filha de um comerciante de Landim.
Obrigada mais uma vez pela sua atenção (Deus queira que descubra alguma coisa!)
Ilídia Ferreira
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Enólogos, Revolucionários, Brasileiros, e Músicos (e famalicenses) : Boa familia!
Laranjeira é um apelido que parece ligado ao litoral nortenho (Vila do Conde, Povoa de Varzim) nào aos concelhos de Famalicào ou Santo Tirso.
Uma pesquisa na lista telefonica, no 118 net, ou na base de dados das Inquiriçoes de genere do Arquivo Distrital de Braga confirma amplamente.
Carlos Paulo
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Olá! Estou a ficar empolgadíssima! De facto ao tentar descobrir as minhas raízes de Landim, estou a receber informações da minha família Laranjeira. A minha tetravó era de Landim, Elísia Amélia Sampaio que veio casar com um poveiro, Zacharias Paulo Laranjeira que era de Beiriz (freguesia da Póvoa). Só sei que o pai de Elísia era comerciante em Landim e com certas posses, creio eu, pois ela estudou num colégio da zona. Além disso as suas irmãs mais velhas (duas) morreram tuberculosas, apesar dos esforços envidados pelo pai, que até as levou à ILha da Madeira (porquê?). Mais tarde, depois de enviuvar, teve um filho de uma empregada (este era o revolucionário que agitava os trabalhadores da família) Foi para o Brasil.
Portanto a ligação com os Laranjeiras (que tal como refere são da Póvoa e Vila do Conde) vem do casamento de Elísia com Zacharias Paulo.
De facto tenho uma família engraçada. E isto porque ainda não lhes falei do apelido do meu pai - Aguieiras. Somos os únicos aqui em Portugal e os que existem no Brasil, têm origem em trás os Montes (como o meu pai que é do distrito de Bragança). eheheh!
Vocês são incríveis! E eu estou a ficar cada vez mais curiosa.
Os meus cumprimentos e muiiiiito obrigada
Ilídia Ferreira
Direct link:
RE: Inacio Gomes de Azevedo
Não, o Inácio de Azevedo não tem nada a ver com Famalicão.O outro de que falo, o Oliveira é que é de Landim e eu estou "cego" por saber se há alguma notícia da ascendência.
Obrigado
João Bettencourt
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro Sr. Carlos Paulo,
Descobri mais alguma coisa sobre a minha família de Landim. O nome dos meus tetravós era Domingos José Fernandes e Luísa Rosa de Sampaio, pais da minha bisavó Elisa que morreu na Póvoa de Varzim em 4/4/1936.
Portanto em Landim o meu tetravô era Fernandes e a esposa Luísa de Sampaio. A filha, Elisa que casou com o poveiro Laranjeira tem a certidão de óbito nº186. Que é que me sugere para poder recuar nas informações? O que é que as pessoas (experts como o senhor) fazem para reunir mais informações?
Cumprimentos,
Ilídia ferreira
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Sr Carlos Silva gostaria de saber se o senhor é de Famalicão? grata
Fafá
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Fafà,
nào sou de Famalicào.
Minha familia paterna é famalicense.
C.P.
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Cara Ilidia,
Embora nào seja expert, parece-me que tem agora de ir aos registos. Pessoalmente inicei com os registos paroquiais com autorizaçào do Padre da freguesia, responsavel pela conservaçào de copia do registo (até 1860 no que me disse respeito).
Vai ter de evoluir com cuidado assento apos assento, baseando-se, me parece nos assentos de casamento como sendo os de mais interesse e segurança.
por exemplo
Com efeito varios individuos de nome "Domingos Fernandes" podem ter nascido na mesma epoca e no mesmo lugar. Nem o nome completo da criança era conhecido na altura do nascimento.
Pelo contrario, devemos supor que poucos Domingos Fernandes casaram com Luisa de Sampaio.
o assento de casamento vai dar o nome dos pais dos nubentes, e desde entào a procura do assento de nascimento vai se tornar mais segura.
Nào salte nenhuma etapa. o lucro em tempo é pouco, e as consequencias podem ser consideraveis.
Desculpe o comportar-me como um expert apesar de nào o ser.
Suponho que os colegas poderiam dar pormenores de mais eficacia.
Carlos Paulo Silva
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Carlos se puder escreve para o meu e-mail.
fafinhamarques@ig.com.br
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Exmo. Senhor,
Estou a contactá-lo porque, graças à sua ajuda e conselhos, tenho conseguido reconstituir a minha árvore genealógica. Contactei o Arquivo Distr. de Braga e enviaram-me uma certidão de nascimento da minha bisavó com a indicaçaõ dos seus pais e avós.
Estou a adorar fazer isto. O que parece é que estou a entrar num processo infindável de certidões e sobrenomes (de quatro em quatro).
Há, no entanto, um pormenor que me parece curioso dada a época a que se refere. Durante três ou mais gerações as mulheres, de apelido sampaio, não adoptaram o nome dos maridos (estranho) e mais, os filhos legítimos (como referem as certidões de baptismo) não têm o sobrenome de fernandes (de Ruivães que veio casar a Landim, terra dos Sampaio). Acho isto um pouco esquisito. Só a minha avó e os irmãos é que tiveram o nome de Laranjeira (do pai poveiro) e o Sampaio desapareceu. Lembro-me de a avó falar nuns parentes Sampaio Nóvoa. Creio que me saberá dizer por que razão isto acontecia.
Mais uma coisa, perdão por aborrecê-lo, onde poderei encontrar registo das actividades profissionais ( o meu tetravô Fernandes ngociava em tecidos). Haverá algum registo na Fazenda?
Aguardo a simpatia da sua resposta
Cumprimentos,
Ilídia ferreira
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Cara Ilidia,
Os nossos antepassados gozavam certa liberdade no que diz respeito aos apelidos de familia, ao contrario do resto da Europa.
As regras onomasticas que vigoraram em Portugal eram instaveis, e nào foi raro irmàos inteiros terem nomes totalmente diferentes.
Claro que isso nào simplifica a pesquisa e por outro lado torna impossivel a determinaçào de um antepassado pelo assento de nascimento para quem nào sabe o nome dos pais, em regra geral (de prudência). Ao contrario dos outros europeus os meninos portugueses nào usavam tradicionalemente apelido de familia registado na altura do nascimento, em periodos mais antigos.
Quanto ao facto de as mulheres nào usarem o apelido do marido, nào faz parte da tradiçào portuguesa. Trata-se de algo moderno, e creio que sem força de obrigaçào.
Melhores cumprimentos
Carlos Paulo
P.S.: Ainda hoje, apesar dos costumes administrativos do Registo Civil, os portugueses gozam teoricamente a mesma liberdade que antigamente, no que diz respeito à escolha dos nomes (2 no maximo) e apelidos (4 no maximo).
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Obrigada por me ter respondido e esclarecido quanto ao uso do sobrenome dos maridos na época. Como fico reduzida à insignificância perante os seus conhecimentos! É como se eu abrisse um livro cheio de respostas. Que maravilha!
Acho que me estou a portar muito bem ( passo a passo, certidão a certidão). Isto é deveras apaixonante e ocupo, agora, o meu tempo livre todo. Entrei em contacto com a Junta de Freguesia de Landim e vou contactar o pároco local. Ontem dei um salto a Landim e procurei no cemitério. Nada consegui poiso cemitério é novo. Mas vou contiuar, é claro.
Um bom dia para o senhor e muito obrigada.
PS: Posso de vez em quando perguntar-lhe coisas?
Ilídia F.
Direct link:
Sto. Adrião de Famalicão
Olá a tod@s,
Desde há anos estou procurar e recolhendo dados sobre pessoas com o apelido Milheiro. Na freguesia de Sto. Adrião encontrei o baptizo, 5 de maio de 1616, de uma menina chamada Maria, filha de Cosme Milheiro e Maria Fernandes. Mas não tenho máis informação de pessoas com este apelido pela zona em fins do século XVI e começos do XVII, exceptuando o nascimento de António Milheiro a finais do XVI na cidade de Braga...muito perto de Famalicão.
Agradezo informações sobre pessoas com este apelido pelo Norte de Portugal.
Desde Galiza, com os melhores cumprimentos.
Celso Milleiro
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Prezado confrade Carlos Silva,
Verificando ser o confrade grande conhecedor das familias de VNFamalicão, lanço-lhe meu apelo para sua boa vontade em me ajudar a pesquisar a familia Azevedo Machado, cujo meu bisavô veio para o Brasil em torno de 1845.Sei que descendentes dele foram para Povoa de Varzim. Perdão pelos poucos dados, mas são os que disponho no momento.
Grato
Carlos Machado
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caros colegas:
Relendo hoje este tópico, que andava por aí esquecido, reparo na quantidade de interessados na lista das "pessoas" versadas no livro referenciado por nosso estimado amigo Melo. Sabendo das suas muitas dificuldaes actuais proponho-me ter esse trabalho poupando-o. ei que me não levará a mal.Aí vai a lista conforme o ínfice da obra:
FIGURAS DO PASSADO
Manuel pinto de Sousa
José de Meneses
José Gomes da Costa Carvalho
Sousa Fernandes
Rodrigo Terroso
Dr. Eduardo Carvalho
Lino Carvalho
Dr. Sebastião de Carvalho
Luiz Carneiro
Padre Bernardo da Costa Pinto
Dr. Alvaro Sampaio
Daniel Santos
Dr. Abílio Garcioa de Carvalho
Júlio de Araújo
Dr. Henrique Machado
Narciso Ferreira
António Augusto Fiúza de Melo
António Dias Costa
Abílio Areias
Lino Guimarãis
Higino Veloso de Macedo
Padre Augusto Mesquita
Dr. Juiz Teixeira de Melo
Capitão Manuel Moreira R. de Carvalho
Abílio de Carvalho
Bispo de Arena
FIGURAS DO PRESENTE
Monsenhor Tôrres Carneiro
Dr. José Joaquimde Oliveira
Dr. Francisco Alves
Manuel Barbosa
Padre Manuel da Costa Freitas Reis
Francisco Correia de Mesquita Guimarãis
Dr. Nuno Simões
Visconde de Castelões
Delfim Ferreira
Dr. Manuel Fonseca
Dr. Daniel Rodrigues
Amadeu Mesquita
Carvalho Faria
Silva Pereira
Dr. António de Oliveira Salazar
Dr. José de Abreu
Albino Marques
José Casimiro da Silva
Dr. Rodolfo Aguiar
Dr. Sousa Fernandes
Dias Costa
Dr. João MAchado da Silva
António Augusto de Oliveira
Dr. Abel Pacheco
Capitão Eduardo de Paiva Macedo
Dr. Sá Carneiro
Cardial Manuel Gonçalves Cerejeira
Como vê muitos não são de Famalicão. Trata-se da publicação das crónicas semanais, publicadas no "Estrela do Minho" com o título de - COMO EU OS VI - FIGURAS DO PASSADO E DO PRESENTE.
Espro que vos seja util
Cumprimentos
José Luiz Folhadela
Direct link:
como eu os vi
Caro José Luiz Folhadela,
muito agradeço, e suponho que nào apenas em meu nome.
Tenho mais interesse nas biografias de Manuel Barbosa e em certa medida de Narciso Ferreira.
Nào sei se o José Luiz tem meio, tempo e vontade de transcrever pormenores?
Seja como for, agradeço mais uma vez.
Melhores cumprimentos
Carlos Silva
Direct link:
Azevedo Machado no Brasil e na Povoa
Caro carlos Machado,
Jà tinha visto um pedido seu.
Se nào respondi entào é porque de facto nada sei ao cabo de algumas pesquisas. Nada significativo pelo menos.
Lamento
Melhores cumprimentos
Carlos Silva
P.S.: Se achar mais dados, diga!
Direct link:
RE: Azevedo Machado no Brasil e na Povoa
Prezado Carlos Silva
Obrigado pela sua atenção. Voltarei quando tiver outros dados sobre o assunto.
Cordialmente
Carlos Machado
Direct link:
RE: como eu os vi
Caro Carlos Silva
Eu não disponho da obra em causa. Na altura fotocopiei somente o que me interessou. No entanto e para satisfazer pedidos já consegui de novo o livro e irei fotocopiá-lo por inteiro. Terei o maior gosto de lhe enviar as páginas de quem pretender. Só lhe pedia que de novo me enviasse o seu endereço (ou o endereço para o qual queira que lhe envie as fotocópias). Sei que já me o havia enviado simplesmente há tempo um "simpático virus" fez-me perder imensa informação. Indique para jlfolhadelaarrobasapopontopt.
Cumprimentos
José Luiz
Direct link:
RE: "como eu os vi" e capitao Ribeiro Barbosa
Caro José Luiz,
recebi o envio, que muito agradeço.
Meu comentario, se me é autorizado comentar é o seguinte, e talvez o José Luiz o partilhe:
Os artigos tem valor, mais literario de facto para documentar um parente ou antepassado, do que genealogico a propriamente falar. A licença artistica favorece ou até torna necessaria imprecisoes elipticas nas biografias para nào as propor "secas", e "tecnicas" (o que claro muito interessa ao genealogista).
Sendo assim, vejo que o Manuel Barbosa tinha um irmào que fez guerra na Africa e na Flandres, morrendo depois em Portugal em consequencia dela, sujeito a honras e consideraçào geral.
Mas pelas razoes referidas acima, o autor nào diz o nome do irmào, e nào oferece pormenores.
Talvez se trate do Barbosa da (antiga?) rua capitào Ribeiro Barbosan em Vila Nova de famalicào.
O José Luiz, que é bom conhecedor de V.N. Famalicào nào o sabe?
Seja como for, mais uma vez agradeço a gentileza.
Melhores cumprimentos
Carlos Silva
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro Carlos Silva
Poderá parecer patético responder-lhe a isto dois anos depois de ter postado, mas aqui vai:
Tenho parte da descendência desse António de Azevedo. Casou em 1798 em Mogege, com Ana Maria de Araújo Freitas, f.ª de Miguel Frutuoso, de Joane, e de Maria Joana, tb de Mogege. Foram pais de Joaquina de Azevedo, que n. em 18.4.1818 em Mogege, e casou com José de Carvalho a 6.7.1846. Ele era filho de Luís António de Carvalho e Maria, Exposta, e tinha a ocupação de Lavrador Caseiro. nasceu em 14.1.1821, Mogege. De José Carvalho e Joaquina de Azevedo foi filho Joaquimd eCarvalho, Lavrador Caseiro, que nasceu a 29.8.1849, que casou a 16.3.1882 com Joaquina Pereira, filha de António Pereira, Lavrador Caseiro e de Justina Machado, lavradeira, neta paterna de Domingos Pereira e Josefa, exposta; neto materno de Custódio José Machado e de s.m. Maria Dinis Cabral.
De Joaquim de Carvalho e Joaquina Pereira nasceu a 14.4.1906 em São Martino do Vale Margarida Pereira de Carvalho, que casou com João de Freitas, nascido a 25.1.1895 em Nevogilde, Lousada, filho de Estevão de Freitas e s.m. Rosa Ribeiro.
Estaria bastante interessado em obter dados mais concretos sobre a ascendência Luís António de Azevedo.
melhores cumprimentos,
Rodrigo Ortigão Oliveira
Direct link:
Azevedos de Valmelhorado
Caro Rodrigo Ortigào Oliveira,
Nada patético no facto de enriquecer um topico. Acho extremamente positivo ter este chamado a atençào de mais um talentoso confrade. Julgo até que a questào da ascendencia de Antonio de Azevedo poderà beneficiar com uma visào criteriosa, que julgo ser a sua.
Devo dizer, antes de mais, que o assunto tem tido alguns desenvolvimentos imprevistos, ao estabelecer-se ligaçào com a pessoa do primeiro ministro Francisco Sà carneiro (1934-1980) nos sub-topico seguintes:
Francisco Sà Carneiro descendente de D. Dinis :
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=35185#lista
e
Origens paternas judaicas de Francisco Sà Carneiro :
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=35186#lista
Quanto ao Antonio José de Azevedo està na base GP :
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=66539
com ascendencia e descendencia resumida.
A sua ascendencia nào oferece duvida significativa até Antonio de Azevedo (cc Antonia da Costa) :
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=64479
i.e. Antonio José de Azevedo (cc Ana Maria de Freitas de Araujo) é descendente como vem referido de Joào da Costa de Azevedo I (m. 1641), e este é filho de Antonio de Azevedo e de Antonia da Costa.
As fontes sào os registos paroquiais de Casteloes, a interessante inquiriçào de genere com embargo de purga de Manuel da Costa de Azevedo (ano 1690), e as ordens menores recebida por Joào da Costa de Azevedo I (tudo no ADB).
De Diogo Lopes de Azevedo, senhor de S. Joào de Rei para cima julgo que tudo segue o tradicional debate tantas vezes abordado neste forum quanto aos senhores de S. Joào de Rei.
Diogo Lopes de Azevedo teve de facto um filho Antonio, clerigo.
Resta portanto saber com certeza se o Antonio de Azevedo casado com Antonia da Costa é filho de Diogo de Azevedo (apenas sabemos que era bom cavaleiro), e neto do Padre Antonio de Azevedo, rebento da casa de S. Joào de Rei.
Nào tive oportunidade de o verificar pessoalmente.
No entanto a linha genealogica tradicional vem claramente descrita na corografia portuguesa (parte III, vila de Almada, outro ramo de Cunhas) até Joào da Costa de Azevedo II (1649-1731), com certa nitidez e com pormenores.
Na ascendencia de Antonio José de Azevedo julgo ter interesse tambem a linha de Isabel Mendes de Azevedo mulher de Pascoal de Azevedo (m. 1687) que nào é tratada pelos linhagistas mas que se liga (sem dificuldade) à familia estudada no nobiliario de felgueiras Gaio no titulo de Aranhas §98 a §101 (com ascendencia nos Sousas de Arronches, muito muito duvidosa)
Igualmente a ascendencia de Isabel Pimenta mulher de Joào da Costa de Azevedo I (m. 1641), estudada pelo Felgueiras Gaio, pelo Alào de Moraes, e outros, mas esta extremamente confusa.
Julgo ter sido motivo de interesse em alguns topicos do forum.
Claro que ponho à sua disposiçào todos os elementos de ascendencia de Antonio José ou/e da mulher, de Luis Antonio de Azevedo e mulher.
Em breve mando mais elementos.
Melhores cumprimentos
Carlos Silva
Direct link:
Freitas da Torre de Joane
Caro Rodrigo Ortigào Oliveira,
Nào sei se lhe diz respeito e/ou se tem interesse na questào mas a ascendencia que tenho para Ana Maria de Freitas de Araujo (1776-1831) é diferente :
Em resumo, era filha de Miguel Francisco Pereira e de Maria da Conceiçào de Freitas e Araujo. O apelido Freitas procede do avo materno, Manuel de Freitas, de Joane, filho de Filipe de Freitas (1684-1744), de Joane, filho de Miguel de Freitas (m. 1691). Nào sei se é o mesmo que Miguel de Freitas de Barros, de Baltar, cuja mulher Catarina Leitào faleceu em Joane em 1661.
Certo é que nào dei o tempo suficiente ao estudo desses Freitas (de Joane) e dos Araujos (de Delaes ou Oliveira S. Mateus).
Mas o Rodrigo nào disse que tinha interesse na questào no anterior post. Por isso nào proponho mais pormenores além desta achega.
Melhores cumprimentos
Carlos Silva
Direct link:
asc. de Luis Antonio de Azevedo
Caro Rodrigo Oliveira Ortigào,
Seguem mais dados sobre a ascendencia de Luis Antonio de Azevedo (1737-1812) cc (1759, Mogege) Maria Joana Ferreira Machado (1734-1808) :
Era filho de Pedro de Araujo, e de Maria de Azevedo II, neto paterno de Fernando de Matos (m. 1716), homem casado de S. Tiago de casteloes, e de Catarina de Araujo, mulher solteira de S. Miguel de Ceide, neto materno de Jorge Gomes Monteiro e de Maria de Azevedo I.
Pouco sei sobre a familia de Fernando de Matos.
Jorge Gomes, de Mogege, era filho de Manuel Gomes e Ana Monteiro (m.1690)
Como aparece na base de dados GP Maria de Azevedo I (1671-1745), era filha natural de Joào da Costa de Azevedo II (1649-1731) da casa de Valmelhorado, em Casteloes, e de Margarida Joào, solteira, de Mogege.
Joào da Costa de Azevedo, era um fidalgote irrequieto e mulherengo, o que lhe proporcionou boa quantia de problemas e odios particulares por parte de alguns chefes de familias de Casteloes e arredores, mas principalmente de Mogege, onde teve varias mulheres e alguns filhos.
Segundo as inquiriçoes de genere de seu irmào Manuel da Costa de Azevedo (1690), foi homem de dar pauladas nas costas do juiz do subsino (de Casteloes) além de desencaminhar meninas, e de tirar metade da casa da Breia aos poderosos primos Machados de Miranda (motivo de odio terrivel).
Diga-se tambem que nào teve, pelo visto, receio em assumir os filhotes que espalhava ali além, havendo boas relaçoes entre a familia legitima e a familia natural, como bom genearca.
Joào da Costa de Azevedo II era filho de Pascoal de Azevedo (m.1687), que pelo visto cometeu o erro (segundo a corografia portuguesa) de destruir a torre de Valmelhorado (Casteloes), e de sua mulher Isabel Mendes de Azevedo, da casa de Ventuzela, Mogege (m. 1698).
Era neto paterno de Joào da Costa de Azevedo I (m.1641) natural da casa da Breia, em Vermoim, morador na casa Insua em Joane, mas freguês de Casteloes onde foi enterrado.
Recebeu ordens menores em Braga.
Segundo as inquiriçoes de genere, casou contra a vontade do pai, que o queria embarcar para a India. Fugiu de Lisboa para casar com Isabel Pimenta.
Isabel Pimenta era filha de Belchior de Azevedo FCR e de Brizida Rodrigues, da familia dos Vilas boas de Barcelos, ou de familia x.n.de Barcelos, ou segundo me parece dos dois pela mesma via.
Era Joào da Costa de Azevedo neto materno de Frutuoso Mendes, de Guardizela, e de Maria de Azevedo, filha de Bernardo Antào de Magalhàes e de Maria de Azevedo.
Se estiver interessado em ter mais dados diga.
Melhores cumprimentos
Carlos Silva
Direct link:
RE: asc. de Luis Antonio de Azevedo
Caro Carlos Silva
Quero antes demais agradecer-lhe a sua disponibilidade. Quanto aos dados que me facultou são precisosos, e mais do que suficientes para a pesquisa sobre a qual tenho andado debruçado. A história por trás da genealogia é também ela do maior interesse. Muitíssimo obrigado, e considere-me sempre ao seu inteiro dispôr para o ajudar em qualquer investigação.
melhores cumprimentos,
Rodrigo Ortigão de Oliveira
Direct link:
RE: asc. de Luis Antonio de Azevedo
Carlos:
Não tem mais dados sobre a ascendência de Maria Joana Ferreira Machado?
Graça
Direct link:
asc. de Maria Joana Ferreira Machado
Graça,
Maria Joana Ferreira Machado (Mogege 1734- Mogege 1808) era filha de Antonio Ferreira (1692-1766) do Assento de Mogege, e de Catarina Machado (1697-1738) de S. Martinho de Candoso (casados 24/07/1729 Mogege),
Neta paterna de Antonio Ferreira e Jeronima Rodrigues, do Cabo (Mogege).
Quanto a ele suponho que pertencia à velha familia dos Ferreiras de Mogege, jà referidos no tombo dos bens da Igreja em 1590.
Tambem fica por averiguar a que familia pertencia Jeronima Rodrigues. Como vivia no Cabo, pode pertencer à familia dos Rodrigues de Abreu, da quinta do Cabo, que vêm no nobiliario de Felgueiras Gaio no vol I titulo de Aranhas §98 e seguintes.
De facto, creio que o Cabo nào é um lugar mas apenas uma casa (antiga, tradicional, com aspectos de casa fortificada, com um genero de torreào, e muros ciclopicos).
Neta materna de Andre Fernandes de Abreu (1667-1731) e de Ana Machado (1664-1738) de S. martinho de Candoso (casados 11/06/1692 S.M. Candoso) mas estabelecidos em Mogege, onde ele exerceu pequenos cargos locais.
Andre Fernandes de Abreu era filho de Pedro Fernandes "Sendeiro" alcunha bem interessante, ainda hoje usada para designar alguns dos descendentes) e de Maria de Abreu (1634-1704), de S.M. Candoso (casados 1658 Candoso).
Neto paterno de Francisco de Abreu (1592-1973) e de Apolonia Luis (m. 1659), senhores do casal do Outeiro, em Candoso, ele por sua vez filho de Francisco Fontes (m.1632) e de Violante de Abreu (m. 1599).
Este casal Francisco Fontes e Violante de Abreu, da casa do Outeiro, creio que vem referido nas velhas casas de Guimaràes, pois creio que deram origem a algumas familias do concelho que tiveram belos destinos.
Se interessar posso tentar saber mais.
Neto materno de Antonio Duarte e de Luisa Machado (m. 1703) de S. Martinho de Candoso, sobre os quais bem pouco sei, infelizmente.
Talvez jà saiba isso tudo. Diga alguma coisa.
C.P.
Direct link:
RE: asc. de Maria Joana Ferreira Machado
Carlos:
Realmente esses dados já tinha. Eu queria-me referir ao lado paterno de Maria Joana: a ascendência de António Ferreira e Jerónima Rodrigues.
Outra dúvida: eu tenho na minha base que Ana Maria Freitas de Araújo era filha de Miguel Francisco Pereira e Maria Joana. Pelos vistos é filha de Maria da Conceição Freitas e Araújo. Confirma-se?
Graça
Direct link:
RE: asc. de Luis Antonio de Azevedo
Caro Rodrigo Ortigào de Oliveira,
Nào sei se faz parte da sua pesquisa mas acontece que revendo a ascendencia do Luis Antonio de Azevedo proposta na base de dados, e mais precisamente pelo lado de Isabel Pimenta, devo dizer que nào concordo com a ascendencia da referida antepassada no rei D. Pedro, como foi, me parece, demonstrado pelos colegas no topico "aqui jaz Ines"
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=3027
Nào digo que seja materia da maior importancia, mas o facto de se ser descendente de D. Pedro nào é genealogicamente indiferente, pois tem consequencias praticas para a pesquisa.
Neste caso, nào temos um descendente de D. Pedro e D. Ines de Castro.
Perdemos em poesia e ganhamos em verdade.
Melhores cumprimentos
Carlos Silva
Direct link:
RE: asc. de Maria Joana Ferreira Machado
Graça,
No que diz respeito à ascendência de Antonio Ferreira e Jeronima Rodrigues, nào tenho mais dados.
A Graça està talvez em melhor posiçào para achar a resposta? Nào sei se serà facil de qualquer modo.
No que diz respeito a màe de Ana Maria de Freitas Araujo, vou ver, mas julgo poder dizer desde jà que ela aparece com uma onomastica relativamente flutuante segundo as fontes contemporaneas, como nào é de estranhar, salvo erro meu.
C.P.
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro Confrade,
Recebi a seguinte informação sobre um meu antepassado:
""Em trez de Abril de mil oitocentos e trez, na Igreja de Nossa Senhora da Victoria, onde as presente de outra a Parochia de S.Nicoláo de Lisboa, baptizei e puz os Santos Oleos a Joze, que nasceo em dezoito de Março do presente anno, filho de Manoel Gomes de Araujo, baptizado na Freguezia de Santa Lucrecia de Louro, termo da Villa de Barcellos, Arcebispado de Braga, e de Margarida Josefa Pereira, baptizada na de Nossa Senhora da Encarnação, desta cidade, moradores na Rua Augusta, desta Freguezia, onde foram recebidos. Foi Padrinho Manoel Alves de Mello, morador na Rua Nova do Almada, Freguezia de Nossa Senhora da Conceição. Do que fiz este assento. O Prior Encomdo. Francisco José de Andrade"
Assim, estou à procura de informações relativas a
Manuel Gomes de Araújo, *c.1773, Sta. Lucrécia de Louro, Barcelos (agora creio que Louro, Famalicão)
Ou ainda (talvez também de Barcelos?):
Manuel Alves de Mello, morador na R. Nova do Almada, N. Sra. Conceição, Lisboa
Duas questões:
1) Será que o meu amigo se cruzou com algum destes, nas suas pesquisas em Louro, Famalicão?
Toda a ajuda será muito bem-vinda!
Cumprimentos,
DGA
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro confrade Regueiras,
Estou a procurar o local de origem de Antonio José de Azevedo Machado, filho de Manoel José de Azevedo e Teresa Josefa Machado, bem como a ascendencia de Inacio José de Azevedo Machado, os quais acredito, sejam do Concelho de Famalicão, mas do qual não sei a Freguesia. Seriam de Mogege?
Caso o amigo tenha algum dado para me esclarecer, fico-lhe desde já agradecido.
Cordialmente,
Carlos Freire Machado-Rio de Janeiro
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Carlos,
Tenho nos meus dados alguns Azevedos e alguns Machados de Mogege e Vermoim. Nenhum coincide com os nomes que indica. Tem mais alguns dados (datas, avós)?
Graça Regueiras
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro Regueiras,
Infelizmente não disponho por ora de mais nenhum dado. Entretanto,é significativo, que Ignacio José de Azevedo Machado, meu bisavô, tendo vindo para o Brasil por volta de 1845, deu sua filha em casamento a Paulo Antonio Ferreira, de Vermoin, filho de Jeronimo Antonio Ferreira e Teresa Clara Alves.
Ignacio e Jeronimo eram amigos em Portugal. Quando Paulo Antonio, filho deste ultimo, veio para o Brasil em 1872, por orientação do seu pai,foi procurar Ignacio, vindo a se casar com a filha dele.
Grato pela sua atenção,
Cordialmente
Carlos Freire Machado
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Jose Luis Folhadela
seria possivel me disponibilizar o livro aspecto de vila nova
conatacto para jampereiraarrobasapopontopt
um abraço
Direct link:
RE: Gomes de Araujo
Caro colega,
Agora apenas tenho acesso à sua mensagem.
Nas minhas pesquisas na freguesia do Louro nào passei por essa gente.
Lamento.
cumprimentos
Carlos Silva
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Penso que deverá haver de sua parte alguma confusão. Digo isto porque neste tópico vimos falando da obra "Como Eu os Vi" de Alexandrino Costa e que se trata da reunião em volume das crónicas publicadas no "Estrela da Minho" sobre "figuras do Passado e do Presente" (figuras de Famalicão, com excepção para Salazar ...políticas..). Como poderá ver do comentário de Carlos Silva não será uma obra de grande interesse genealógico. Poderá por curiosidade interessar uma ou outra figura. Acima verá a relação das figuras que lá são retratadas.
Aspectos de Vila Nova é uma vastíssima obra constituída por vários volumes cujo autor é Vasco Carvalho. Constituem a verdadeira história de Vila Nova de Famalicão. A extensão da mesma tornam impraticável a possibilidade de a fotocopiar...Bem temos proposto a sua republicação. Seria uma meritória atitude por parte da câmara e do seu pelouro cultural.
Melhores cumprimentos
José Luiz Folhadela
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Será então possivel me dizer se no livro aspecto de vila nova existem algumas pessoas com os nomes de
Lino de Oliveira (lino jose de oliveira) s.tiago da cruz - 185????
maria guilhermina - gaviao - 185?
domingos antonio de carvalho - deleas
custodia alves de sá
jose joaquim de oliveira - veiga/s tiago cruz -
ana costa de faria - veiga/s tiago cruz
antonio gomes da silva - barroca/s tiago outiz
maria joaquina da silva - moledo / s tiago gaviao
sao pessoas da minha ag mas que pouco ou nada sei alem do nome
um abraço
jose pereira
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro José Pereira:
Numa leitura rápida tem de obrigatoriamente me ressaltar o nome de José JOaquim Oliveira. Será que se trata do Dr. José Joaquim Oliveira filho de Joaquim José Oliveira e de Maria Costa Seara? Se for este fácil será fornecer-lhe bastíssima informação.
Cumprimentos
José Luiz folhadela
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Jose Luis Folhadela
os unicos dados k tenho acerca de jose joaquim oliveira é que deve ter nascido em veiga-s.tiago da cruz e casou com Ana da Costa Faria e teve pelo menos um filho Lino Jose de Oliveira nascido a 4.8.1859 em s.tiago da cruz
espero obter algumas informações acerca deste senhor
cumprimentios
jose pereira
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro José Pereira.
veja por favor:
http://sarmento.eng.uminho.pt/cgi-bin/geneweb?b=famalicao;lang=pt;p=ana;n=costa
que julgo ser a pessoa que procura. Há um assento de casamento em S. Tiagp da Cruz , que poderá confirmar ser a mesma pessoa.
Cumprimentos
VB
Direct link:
Carvalho Mesquita
Cara Graça Regueiras,
Em que ponto està do seu estudo da familia Mesquita ?
Do meu lado ando à procura de uns carvalhos Mesquitas, que vào aparecendo pouco a pouco (pelo menos na vertente "Mesquita").
Por enquanto apenas aparecem por via do Padre Antonio Carvalho Mesquita, natural de S. Simào de Novais, que fez inq. de genere em 1688.
Era filho de Manuel da Silva, de Landim, e Natalia de Carvalho, de Novais.
A màe era irmà do Padre Custodio Carvalho Mesquita, vigario de Pousada tambem por volta de 1690.
Natalia de Carvalho era filha de Diogo (ou Domingos Fernandes) e Maria de Carvalho.
Nào vejo bem donde sairam os tais Carvalhos Mesquitas.
Têm ligaçào com os Correias Mesquitas ?
Tem ideia de uma origem para os Mesquitas do concelho de Famalicào ?
Melhores cumprimentos
Carlos Silva
Direct link:
RE: Carvalho Mesquita
Carlos:
Os Correia de Mesquita que eu estudo têm origem em S. Pedro - Vila Real. José Correia de Mesquita nasceu em Vila Real em 1749 e casou em Pousada de Saramagos em 12-03-1769 com Maria Joana Pinta. Deste casamento surge a descendência dos Correia de Mesquita em Famalicão.
Graça
Direct link:
RE: Carvalho Mesquita / Pinto de Mogege
Graça,
Nào têm ligaçào, entào.
A julgar pelas inquiriçoes de Genere do ADB, os Mesquitas nào foram muitos no concelho de Famalicào, ao contrario do de Guimaràes, e claro, do Distrito de Vila Real.
Como se o fulcro fosse Vila Real, e se fosse dilatando a area de presença às terras de Basto e Guimaràes.
Com outro fulcro talvez no Porto.
Mas isto nào é um estudo com criterio suficiente.
Os seus Pintos de Mogege evoluiram entretanto?
Carlos
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro Regueiras
Caro Regueiras
A minha bisavó chamava-se Engrácia Carneiro Bezerra e era proveniente de S. Paio de Seide. Pode dar-me mais informações sobre esses Carneiro Bezerra que estuda?
Cumprimentos
Luís Alves
Luís Alves
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Neste momento não lhe posso responder, mas provavelmente haverá ligações. Poderá me dar mais informações?
ReplyDirect link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro José Luiz Folhadela
Por acaso tem alguma informação relativa a Manuel José de Oliveira natural de Landim, casado em S. Tiago da Anha com Mariana de Sampaio à roda de 1790.
Muito grato,
João Bettencourt
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro João Bettencourt
Infelizmente não disponho no meu banco de dasos de elementos para lhe poder ser útil.
Desloquei-me ontem ao ADB, como faço quase todas as quintas-feiras e tentei ver um microfilme de S. Tiago de Anha o casamento que referencia para daí partir para o Manuel José de Oliveira. Porem não havia microfilme para esta data. Assim dava-lhe a sugestão de me mandar mais elementos para no ADB se proceder a uma busca feita com rigor.
Cumprimentos
José Luiz Folhadela
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Manuel José de Oliveira teve um filho chamado Aniceto José, que casou com Rosa Victória da Silva filha do Doutor João da Graça Teixeira Juiz dos Orfãos da Apúlia e Tabelião do público e judicial da Apúlia e de Fão. Penso que o Manuel José de Oliveira deve ter nascido à roda de 1740 já que o compadre da mesma geração, casou em 1765. De S.Tiago da Anha não há registos porque desapareceram numa das múltiplas cheias do Lima. A única hipótese é descobrir o nascimento ou o óbito, o que não será fácil. É capaz de ter algum antepassado também chamado Aniceto, nome pouco vulgar!
Agradeço a sua preciosa ajuda.
João Bettencourt
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro José Luiz Folhadela,
Sou interessado em Familias de Famalicão. Lendo sua mensagem, ocorreu-me pedir-lhe ajuda, no que lhe for possivel, na pesquisa de Ignacio (ou Ignacio José), se ele era descendente de Antonio José Machado e Maria Joana Azevedo, casados em 30.12.1812 na Freguesia de Castelões - Vila Nova da Famalcão. Esta consulta eu poderia faze-la diretamente ao ADB? Qualquer orientação que o confrade me puder dar, desde já, fico-lhe agradecido.
Cumprimentos.
Carlos Freire Machado - Rio de Janeiro
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro José Luiz Folhadela,
Sou interessado em Familias de Famalicão. Lendo sua mensagem, ocorreu-me pedir-lhe ajuda, no que lhe for possivel, na pesquisa de Ignacio (ou Ignacio José), se ele era descendente de Antonio José Machado e Maria Joana Azevedo, casados em 30.12.1812 na Freguesia de Castelões - Vila Nova da Famalcão. Esta consulta eu poderia faze-la diretamente ao ADB? Qualquer orientação que o confrade me puder dar, desde já, fico-lhe agradecido.
Cumprimentos.
Carlos Freire Machado - Rio de Janeiro
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro regueiras
Consegui novas informações; o nome que lhe dei está errado:
Ana da Silva Carneiro, que viveu na Quinta de Pousada em S. Paio de Seide, c.c. 1º casamento António? Bezerra, 2º casamento António Fernandes da Silva.
Do 2º casamento teve, entre outros, Engrácia da Silva Carneiro n. a 27.2.1912 em Requião (minha bisavó).
Engracia da Silva Carneiro casou com Francisco Monteiro Torres n. a 5.3.1909 em Ruivães. Este Francisco era filho de Bernardino José Martins Torres e de Rosa Silva Machado.
Desculpe a confusão
Cumprimentos
Luís Alves
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro João Bettencourt
Manuel José nasceu no dia 9 de Outubro de 1750 no Lugar de Outeiro de Sande da freguesia de Santa Maria de Landim.
Era filho de José Oliveira e de Maria Pereira. Por necessidade foi Baptizado em casa por Maria Monteiro de Freitas, que vai depois ser sua madrinha na cerimónia da Igreja para os "SAntos Óleos" no dia 11 do mesmo mês e ano.
Neto paterno de João Maya e de Josepha Oliveira desta freguesia e materno de Joam Gomes e Roza Pereyra do Lugar de Sande da freguesia de Santiago de Areas. Livro misto nº 5 de Landim (173 do ADB) pág. 170 verso.
Mais o informo:
João Maya casou a 8-8-1718 na mesma Freguesia e era filho de José Maya e Cipriana Nogueira. Eram da Freguesia de Leça do Bailio, Bispado do Porto.
Josepha era filha de FRancisco Oliveira e Maria Alves, de Landim e já defuntos à data do casamento. Livro 172 do ADB pág 149.
Neste livro encontrei ainda o nascimento de Josefa a 20-9-1719 e de Maria a 9-10-1721.
Pelo que pude ver José Oliveira teria nascido depois de Agosto de1722 e não encontrei o casamento...
Foi tudo isto que tive oportunidade de lhe fazer. Como o tema é demasiado personalizado e tendo alguma duvida contacte-me para o meu e-mail que encontrará mais acima neste tópico. Tem pelo menos a vantagem de não se ter de escrever a correr o que pode deixar passar alguns pontapés no português.
Cumprimentos
José Luiz Folhadela
Nota aos confrades
Claro que esta minha boa vontade de ajudar não se pode generalizar e não me posso converter no estilo de outros....Penso que vou entrar num período de actividade que não me permitirá ir tão cedo ao ADB.
Sou um amador de genealogia sem qualquer especialidade (e formação tecnologica) que procuro a história de minha família. Acontece que esta tem um fortíssimo componente famalicense.
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro Carlos:
Pensei que hoje teria tido tempo de lhe dar uma ajuda. Tal não me foi possível.
Não lhe sei dizer se o ADB responderá directamente e sem custos.
Pode ser que um dia lhe possa ver isso. Eu ou outro colega do forum.
Cumprimentos
José Luiz Folhadela
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Meu cao José Luiz Folhadela
Só posso e devo agradecer-lhe o trabalho e a generosidade.Almocei ontem com o seu primo Jorge F. de Lemos e no sábado com os seus primos Luís e Helena. Vou em breve contacta-lo directamente. Conheço e calcorreei a pé há 50 anos as freguesias que menciona, longe de supor que alguma coisa me ligava aquele humus!
Um abraço,
João Bettencourt
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Meu caro José Folhadela
As mensagens que enviei para o seu correio electrónico vieram todas devolvidas.
É favor verificar a anomalia ou indicar-me outro endereço.
Cumprimentos,
João Bettencourt
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro João Bettencourt
Mando-lhe um outro endereço:
jlfolhadelaarrobasapopontopt
Cumprimentos
José Luiz Folhadela
Direct link:
Alvaro Folhadela Marques
Caro José Luiz Folhadela,
No seu ultimo numero de outubro o « Jornal de Famalicào » (N°3866) publicou na rubrica "Figuras do passado", um retrato de Alvaro Folhadela Marques (1963-1957)
« Alvaro Folhadela Marques foi, sem duvida um dos mais carismaticos presidentes do nosso municipio. Nos doze anos que levou à frente da Câmara (1945-1957) imprimiu à cidade e ao concelho um dinamismo e um progresso que projectou Famalicào na senda de uma modernizaçào que poucos muncipios na altura se poderiam gabar ….etc.
Nascido em Santo Adriào – Famalicào e ali falecido, Alvaro Marques fora agraciado com a comenda da Ordem de Benemerência, sendo-lhe atribuida tambem e muito justamente a medalha de Ouro Municipal. »
Artigo ilustrado com um interessante retrato fotografico.
Por acaso, poucas semanas antes, vi na rubrica „Monumentos Concelhios“ do mesmo semanario a fotografia do monumento em honra do mesmo Alvaro Folhadela Marques na freguesia de Mogege.
Nada excepcional (nada que se compare com um "private joke" na obra de Aquilino Ribeiro) mas é documentaçào para um genealogista „metodico“.
Se nào tiver (e se quizer) eu mando.
Melhores cumprimentos
Carlos Silva
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro José Luíz Folhadela
O Padre Manuel da Costa Freitas Reis e António Dias Costa foram dois dos convivas da célebre ceia de 1 de Dezembro de 1896 , organizada pelo Padre Zeferino José Sampaio , na sua residência paroquial de S. Julião do Calendário. Ao todo eram 17 convivas e pagaram 200 reis cada um. E que comeram?? Nada mais nada menos que " gato assado e esparregado de tojo". Todos apreciaram a ceia , mas quando foram à cozinha e viram os restos do gato e o tojo.......!
isto vem relatado na obra de Vasco Carvalho " Um caso singular" e foi noticiado no Rio de Janeiro num jornal que não consegui identificar.
Cumprimentos
Vasco Briteiros
Ba
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro José Luiz Folhadela
Se ainda tiver disponibilidade, visto já ter lançado a mensagem à mais de um ano, pedia-lhe o favor de me enviar as páginas relativas ao Monsenhor Torres Carneiro e a Manuel Barbosa (será Manuel Alves Barbosa que foi casado com a D. Nini Bezerra?).
O meu endereço é: luisrijoalves@hotmail.com
Com os melhores cumprimentos,
Luís Alves
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro Luís Alves:
Será que tem alguma ligação à D. Nini Bezerra?
Regueiras
Direct link:
RE: Alvaro Folhadela Marques
Caro Carlos Silva
Muito lhe agradeço a gentileza da informação. Efectivamente não sou assinante do "Jornal de Famalicão" e ninguem dos meus me fez chegar essa informação.
Assim aproveito a sua oferta com muito gosto.
Cumprimentos
José Luiz Folhadela
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro Luís Alves
Enviei-lhe o solicitado. Espero que receba de forma legível, isto porque o que eu tenho é já uma fotocópia do livro original. Se não conseguir ler envie-me o endereço do correio para lhr enviar desse modo.
Cumprimentos
José Luiz Folhadela
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro Vasco Briteiros
Parece que eram famosos os "...banquetes, na residência que ficava ao lado da Igreja da freguesia..."
Famalicão era famosa pelas graçolas e partidas a que uns grupos se dedicavam...
As histórias com bombeiros (luta entre as duas corporações da hoje cidade) e as histórias passadas no famoso barbeiro ( o "Bacas") são de chorar por mais...
Agradeço-lhe a atenção da informação
José luiz Folhadela
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro José Luiz Folhadela
Esta manhã a minha caixa de correio encheu-se misteriosamente, pelo que só recebi a primeira e a terceira páginas (a capa e a primeira sobre o Monsenhor Torres Carneiro), que estão perfeitamente legíveis. Se não for abuso, peço-lhe o favor de me enviar as restantes páginas para o mesmo endereço.
Muito agradecido pela atenção prestada e com os melhores cumprimentos,
Luís Alves
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Cara Graça Regueiras
Não tenho nenhuma "ligação de sangue" com a D. Nini Bezerra: a minha trisavó Ana da Silva Carneiro casou-se duas vezes; a primeira com António Bezerra? que era irmão do pai dela; a segunda com António Fernandes da Silva, que é meu trisavô. Tenho dois irmãos, Luís e Manuel, que são bisnetos da D. Nini.
Cumprimentos
Luís Alves
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro Luís:
O Pai da D. Nini era o meu bisavô, Álvaro Bezerra. Na minha investigação localizei três irmãos dele: Manuel, Josefa e Joaquim. Do António não tinha conhecimento, pelo que não lhe pude dar mais dados anteriormente.
Se estiver interessado na ascendência de António Bezerra, diga.
Graça Regueiras
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Cara Graça Regueiras
Como lhe disse, Ana da Silva Carneiro, natural de Requião, viveu na Quinta de Pousada em S. Paio de Seide e casou-se duas vezes; eu sou descendente do segundo casamento dela com António Fernandes da Silva (trineto). As informações que aqui escrevi foram-me transmitidas oralmente pela minha avó; coloquei António Bezerra interrogado, porque não havia certeza quanto ao nome. Pelos vistos deve estar errado: não terá Manuel ou Joaquim casado coma minha trisavó?
Sei que os filhos do primeiro casamento foram: Manuel Álvaro Carneiro Bezerra que c.c. Firmina Ribeiro, e António Carneiro Bezerra que c.c. Margarida...
Estou realmente interessado na ascendência de Álvaro Bezerra, se puder fazer o favor, agradeço.
Já agora, segundo a minha avó, Álvaro Bezerra casou-se duas vezes: do primeiro casamento teve a D. Nini, o sr. Raul, a D. Delmira, a D. Arminda e a D. Ester; do segundo casamento com a D. Raquel teve - Álvaro Bezerra ( Bibas). Está correcto? De quem é neta?
Cumprimentos
Luís Alves
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro Luís:
O meu bisavô casou realmente duas vezes: do primeiro casamento teve (por esta ordem) Delmira, Ester e Arminda (minha avó). A minha bisavó morreu de parto da minha avó. Além destas três filhas encontrei o registo de óbito de três crianças, também filhas deste casal mas não encontrei o nascimento (Álvaro, Alice e Rui) a minha avó nunca nos tinha falado destes irmãos mas todos faleceram antes dela nascer.
Do segundo casamento teve a Tia Nini e o Tia Bibas (Álvaro).
Quanto ao nome do marido da sua trisavó: já procurou o assento de casamento deles? Quando terá ela casado com António Bezerra?
Posso-lhe mandar o ficheiro para o seu mail, se mo indicar.
Graça Regueiras
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Cara Graça Regueiras
Ainda não tive tempo de pesquisar "seriamente" este ramo da família; tudo o que aqui escrevi vem do que a minha avó conta. Não tenho a certeza quanto ao nome do primeiro marido da minha trisavó, que pode ser um dos irmãos de Álvaro Bezerra que já referiu (não tem a descendência destes?). Já telefonei à minha avó, mas ela não se consegue mesmo recordar, só se lembra dos filhos (que são tios dela) Manuel Álvaro Carneiro Bezerra (que também era seu padrinho) e António Carneiro Bezerra. Talvez a solução seja mesmo o assento de casamento. Espero ter tempo pelo Natal para esta pesquisa..
Como já atrás referi, além de Delmira, Ester e Arminda, o seu bisavô teve Máxima Estela (D. Nini) e Raul. Confirma? O seu bisavô era padrinho de uma irmã da minha avó.
Obrigado pela disponibilidade, o meu mail é - luisrijoalves@hotmail.com
Cumprimentos
Luís Alves
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Tal como lhe disse na mensagem anterior o filho mais novo do meu bisavô era Álvaro e não Raúl. A minha avó tinha um sobrinho, filho da Tia Delmira que se chamava Raúl e não deveria ser muito mais novo do que a tia Nini e o Tio Bibas, poderá vir daí a confusão?
Graça
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Cara Graça
Deve ser como diz, a confusão deve vir da pouca diferença de idades entre eles.
Em relação à outra questão que coloquei, não conhece a descendência dos irmãos (Manuel e Joaquim) do seu bisavô Álvaro? Não seriam filhos de um deles Manuel Álvaro Carneiro Bezerra e António Carneiro Bezerra?
Cumprimentos
Luís Alves
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro João
Perdo-me a impertinência, mas desde que fiz da genealogia um gobby, tento "pescar" todas as informações que me possam ser úteis para a compilação da minha genealogia, pois não tenhao tempo livre suficiente para pesquisas.
Assim, será que um dos meus antepassados de nome "josé de Sampaio" de Famalicão, terá alguma ligação com a pessoa que enuncia de noma "mariana de Sampaio" ?
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Cara Ilidia
sou novato nestas andanças da genealogia, mas começo a ficar "apanhado" por este hobby, e cada vez quero chegar mais longe, ou serà mais para trás?
O importante é que um antepassado meu, de Famalicão (trisavô), chamava-se: José de Sampaio, e era casado com:Rosa da Silva.
Será coincidência, ou algo mais.
Agradeço que me contacte neste forum, e obrigado desde já
Martins
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Penso que possa ter; mas não posso dar a certeza pelo facto de a minha Mariana da Sampaio aparecer em Santiago da Anha onde os assentos desapareceram.
Agradeço que me informe o que sabe desse José Sampaio e se a ele aparece associado algum dos meus antepassados de Famalicão descortinados pelo José Luís Folhadela.
Dos Mayas já cheguei à varonia que é de Corveiros em Grijó - no sec XVI. Simão Gonçalves alfaiate casado com Leonor da Maya.
É tudo.
Cumprimentos
J.B.
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro J. B.
Antes de mais quero agradecer-lhe pela pronta resposta.
Como lhe disse anteriormente, é muito dificil para mim aceder aos registos de famalicão, que creio estarem no arquivo distrital do Porto, cidade de onde sou natural. Mas a dificuldade consiste em que vivo em Alverca, e a distância impede-me de pesquisar convenientemente. Os dados que possuo deste "josé de Sampaio" são: casado com Rosa da Silva, tiveram uma filha (pelo menos), Serafina Rosa da Silva,natural esta da freguesia de Calendario.
O "José de Sampaio é meu trisavô, e especulo que terá nascido por volta de 1850,
dos antepassados dele ainda não sei nada.
Agradecimentos
Martins
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
A minha Mariana de Sampaio nasceu por volta de 1750 provavelmente em Santiago da Anha. Se tiver nascido em Fão ainda talvez consiga descobrir a sua filiação. Se vivesse no norte talvez tivesse tempo para investigar em Braga, mas como sabe vivo no Estoril.
Se precisar de mais alguma coisa, estou ao dispor.
J.B.
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro JB.
Fico-lhe agradecido, e aceito a sua oferta.
Obrigado
Martinsn
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Sr. José Luiz Folhadela
Estou particularmente interessada neste tópico sobre as familias de Vila Nova de Famalicão e verifiquei que o Senhor sabe muito sobre o assunto Não estarei a ser muito atrevida a pedir-lhe asua ajuda ?Isto no caso de nas suas pesquizas ter encontrado algumas informações que me interessam.
Trata-se de José Ludovice de Araújo Leão que se bem que fosse natural de S.cosme do Vale foi vereador da Câmara Municipal 1840 a1846 e Presidente da Cãmara de 1847 a 1857
Tenho os seus assentos de baptismo ,casamento e óbito e mais outros poucos documentos ,incluindo algumas Actas da Cãmara ,pois tive a sorte de ter sido muito bem atendida na Biblioteca e nos serviços de cultura da Camara.Infelizmente o tempo que estive na Cãmara foi muito pouco para consultar e fotocopiar o que queria ,apezar da boa vontade da Senhora que me atendeu.Não sei qual o percurso da vida deste meu antepassado que julgo ter sido
politico comprometido com El -Rei D. Miguel
Muito obrigada por tudo ou por nada que me possa informar.
Se por acaso estiver interessado em dados sobre José Ludovice de Araújo Leão, tenho as suas 4 gerações anteriores
Cumprimentos Matilde souto pires
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro confrade Martins
A freguesia de Calendário fica pegada à de Santo Adrião e esta corrresponde à actual Cidade de Vila Nova de Famalicão.
Em Sto Adrião casaram em 1798 Vicente José Sampaio com Maria Joaquina Sousa (falecida em 1857) , que tiveram:
Umbelina Rosa de Jesus Sousa Sampaio * 1799
José
Joaquim José
Manuel José*1806
Francisco
Margarida Rita Rosa de Jesus
Justa Maria * 1814 ( origina uns Sousa Fernandes)
O Manuel José *1806,*1844, casa com Ana Rodrigues Oliveira e tem muitos filhos , sendo um José Sampaio nascido em 1840 que pode ter nascido ou baptizado na freguesia pegada que era Calendário.
Consulte o site da Univ. do Minho sobre "Genealogias" e poderá pelo menos verificar on-line os nascimentos em Santo Adrião.
Cumprimentos
Vasco Briteiros
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro José Pereira
No assento de Lino José nascido a 4.8.1859 deve estar mencionado os nomes dos avós maternos, pais de Ana da Costa Faria.
Verifique se são Teodósia Maria e Francisco da Costa Ortiga .
Cumprimentos
Vasco Briteiros
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro Vasco Briteiros
No assento de Lino José nascido a 4.8.1859 os pais de Ana da Costa Faria chamam-se Manoel da Costa e Roa Maria Faria.
Cumprimentos
Pereira
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro Pereira
Lamento não ter ajudado
Cumprimentos
Vasco Briteiros
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro José Luís Folhadela
Um dos teus muitos primos Folhadela entroncou-se agora no Genea.
sou o Chico-Tónio,filho de Flávio e Maria Adelaide.
Espero muita ajuda tua,pois sou principiante.
Um abraço
Francisco António
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Olá Malgap
Olá Manuel Maria,
Chico-Tónio se apresenta no Fórum GP.Espero muita ajuda de um primo '' expert''
como tu.
Um abraço
Francisco António
chicsov@hotmail.com
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Naquilo em que te possa ajudar e que disponha é só pedir.
Contacta para jlfolhadelaarrobasapopontopt. É mais fácil e não se sobrecarrega o genea muito mais em coisas que só a nós interessem.
Um abraço
José Luiz
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Sr. Carlos Silva
Desculpe a minha ousadia, mas como verefiquei que tem pesquisado familias do concelho de Vila Nova de Famalicão e de guimarães será que encontrou algumas informações que me poderão ser úteis ?
Famalicão: José ludovice de Araújo Leão,natural de S. Cosme do Vale,mas vereador e mais tarde Presidente da Cãmara de Famalicão de 1840a1857,ou algo mais relativos a «Araújo Leão»
Guimarães:Estêvão Sodré,nascido em1610 + ou _ casado com Brícia ou Brígia ou Brígida Gonçalves em1640 aproximadamente
Vivo muito longe do Arquivo Distrital de Braga mais de 300 km e dificilmente me desloco até essa bela cidade.Lembrei-me que talvez o Senhor tenha nas suas pesquisas passado por alguns destes nomes
Do José Ludovice de Araújo Leão,tenho os assentos de Baptismo, Casamento e Óbito além das actas da Cãmara ,pois consegui algumas, aliaz não consegui mais porque não tive tempo,pois a Senhora que me aturou foi simpatiquíssima....
Talvez me possa informar como poderei contactar com os serviços de Cultura da Câmara sem ter que me deslocar tão longe.
Bem haja pela sua atenção,quer saiba ou não qualquer informação para mim
Matilde Souto Pires
P.S. Tenho alguma coisa das freguesias de Telhado e Requião dos fins de 1600 e 1700
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Cara Matilde Souto Pires,
Sobre «Araújo Leão» nao sei nada. Tenho algures a lista dos Presidentes da Camara Municipal de Famalicao. Posso tentar encontrar referencia ao José Ludovice de Araújo Leão. Nada mais, me parece.
A proposito do Estêvão Sodré, vejo que acha-se um, ou varios, na base de dados do Neps, mas suponho que ja conhece.
Tenho alguns dados sobre familias de Requiao. Disponha.
Lamento nào poder ajudar mais concretamente.
Por outro lado, encontro-me muito mais longe do ADB.
No entanto, nào tenha problema em pedir informaçào, caso possa aujdar nas suas pesquisas.
Melhores cumprimentos.
Carlos Silva
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Minha Senhora.
O livro " Imagens de Famalicão Antigo" cita a pgs 39 :... pelo menos asim o afirmava o presidente José Ludovice de Araújo Leão.... e não refere mais este Presidente.
Mas na mesma página diz que foi nomeada uma comissão do "Plano, alinhamento e risco da Feira" composta dos Drs João Bernado do Vale Vessadas e João Teodósio de Araújo Leão .. etc.( provável familiar do 1º)
Não encontrei mais referencias a estes apelidos , mas talvez algumas fontes que são indicadas lhe interessem:
Livros de Actas das Sessoes da Câmara , 36 volumes, 1837-1933
Copiadores da Correspondencia Expedida 3 vol 1837-1856
" " " recebida 1 vol 1836-1856
Livro de Registo de Mercês 3 " 1836 -1893
Imprensa Local : Estrela do Minho
Famalicense
Paz
Porvir
Regenerador
e eu acrescento o " Gazeta de Famalicão" de que já encontrei alguns exemplares
Tambem tem as publicações da autoria de Vasco de Carvalho : O Hospital de S. João de Deus (1941), A Justiça ( 1947) , Imagens Famalicences (1960) , Factos e Nomes (1960). Pelas datas de edição estavam já sugeitas a D.L.
por ex do livro " Justiça" encontra toda as pessoas ligadas à vida forense de VNF desde o sec XIX.
Pode procurar no site da Câmara o contacto do Pelouro da Cultura e eles respondem.
Espero que lhe sejam úteis estas informações.
Cumprimentos
Vasco Briteiros
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Sr. Carlos Silva
Muito obrigada por me ter respondido e tentado ajudar.
Sobre Estêvão Sodré ,foi só mais uma tentativa minha, pois á partida já sabia da dificuldade de qualquer informação, mesmo em Guimarães ,não deve ser fácil visto que nasceu em 1610 aproximadamente.
No entanto já lhe devo uma informação preciosa ,da lista das Governanças de Guimaraes ,consta aí o Torcado da Silva Pestana que foi meu antepassado
Com os cumprimentos
Matilde souto Pires
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Senhor Vasco Briteiros
Muito obrigada por todas as informações que me dá
Tentarei um dia que vá a famalicão tirar mais algumas informações das Actas da Cãmara,pelo menos dos 2 últimos anos em José ludovice foi Presidente da Câmara 1856 e 1857 para tentar saber a razão da sua saída,pois nunca mais aparece,e só morreu em 27-2-1878
O Dr. João Teodózio de Araújo Leão,era seu primo em 1º,por ser filho do 2º casamento de seu tio Francisco Manuel de Araújo Leão
Mais uma vez muito obrigada por todas as informações
Matilde Souto Pires
Direct link:
RE: Araujo Leao
Prezada colega,
No excelente livro de Vasco César de Carvalho " Aspectos de Vila Nova - A justiça", vejo referencia ao Dr. Joào Teodosio de Araujo Leao, entre os advogados de Vila Nova de Famalicào por volta de 1844.
Esta obra, novamente editada em 2005, deve conter algumas referencias mais à familia que pesquisa.
Melhores cumprimentos
Carlos PMM Silva
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Estimado Miguel Brandão Pimenta,
É possível fornecer para minha Grande base dos Castros os dados dos Araújos e Castros dos séculos XVII a XIX, a que referiste para o Regueiras?
Antecipo agradecimentos. Um abraço.
Samuel de Castro
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão-Requião e Abade Vermoim
Neste tópico sobre Famílias de Famalicão, gostaria de saber se alguém tem dados, que me possa disponibilizar, sobre a freguesia de Requião, e nomeadamente sobre a seguinte família:
-Inácio do Rego *1570-1600 cc Maria Carneira. Tiveram, entre outros, um filho de nome Inácio Carneiro que, da relação com Catarina a Mayata, teve Jerónimo Carneiro *22-10-1648. Posteriormente esse Inácio Carneiro cc Serafina Pereira, filha de Dinis Pereira de Sá. O dito Jerónimo Carneiro, Capitão de Ordenanças, cc Isabel Luis Gomes da freg. Stª Mª Abade Vermoim, onde o casal fixou residência. Tiveram vários filhos, entre os quais Catarina Carneira *15-07-1670 que cc Gonçalo Correia, este da freg. Lagoa.
Agradeço antecipadamente.
mc
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão-Requião e Abade Vermoim
Cara colega,
Como ja sabe pode ver a ascendencia de Inácio do Rego na base de dados :
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=266967
ascendencia que deve ser certa até Diogo Pires Carneiro
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=40617
Antes deste Diogo, julgo que nao se pode confiar no Felgueiras Gaio (Nobiliario de Familias de Portugal).
Os melhores autores sobre a familia Carneiro foram Alao de Moraes (Pedatura lusitana), e antes de mais o nobiliario de Manuel de Sousa da Silva sobre familias de Entre Douro e Minho (muito bom sobre familias do Porto).
Diogo Carneiro é provavelmente o mais antigo dessa familia que se possa considerar bastante seguro.
Pode tambem tentar o topico seguinte :
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=34644
Nào sei se é o que pretendia.
Melhores cumprimentos
C. Silva
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão-Requião e Abade Vermoim
Agradecimento a Carlos Silva
Muito obrigada pelas preciosas pistas sobre Inácio do Rego, que é meu décimo-avô. Não sabia que já estava estudado e na net. É que sou caloira. Iniciei-me nestas lides há pouco tempo.
A sua mensagem responde completamente ao que eu pretendia. Mais uma vez obrigada.
Melhores cumprimentos
mc
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão-Requião e Abade Vermoim
Cara Maria Carneiro
Tenho nos meus ascendentes um 4º avô de nome Bento carneiro Soares, natural de S. Tiago de Antas (nasc 1808), filho de João Carneiro Soares, natural de Requião que calculo tenha nascido pot volta de 1790.
Agradeço que me contacte aqui no forum caso estes nomes constem na sua base de dados,
Cordialmente
Martins
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão-Requião e Abade Vermoim
Sr Martins
tenho algumas familias pesquisadas em Vila Nova de Famalicao.
se kiser ver em www.arvoremp.pt.vu no ramo paterno.
Se pretender algo mais em concreto é favor solicitar. marques.pereira arroba sapo ponto pt
Marques Pereira
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão-Requião e Abade Vermoim
Caro Confrade
Lamento, mas para já não tenho esses nomes na minha lista. Provavelmente são parentes dos meus Carneiro. O meu ramo partiu cerca de 1670 de Requião para a freg. Abade de Vermoim, VNFamalicão.
Cumprimentos
mc
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro Regueiras,
Terá alguma coisa sobre:
José Francisco de Oliveira *Landim, Famalicão, 12.9.(1856)? cc Carlota Cândida da Cunha,*Vila do Conde, filha de José da Cunha *Famalicão e de Rita Bonfim.
Só tenho estes dados e alguns descendentes.
Desde já agradeço a sua atenção
Cumprimentos
Maria
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão-Requião e Abade Vermoim
Cara Maria Carneiro
Julgo que o meu ancestarl "Carneiro", tenha nascido por volta de 1780, em Requião. Devido à distância retrocedo lentamente nas pesquisas deste costado, mas caso encontre alguma ligação deixo a informação aqui no forúm, e agradeço que caso a confrade encontre alguns dados pertinentes me contacte.
Muito agradecido
Cordialmente
Martins
Direct link:
RE: como eu os vi
Sr. Carlos Silva,
Estive a ler este tópico sobre familias de Famalicão e vi que poderá ter alguma coisa sobre Narciso Ferreira. Sou descendente deste Senhor e gostaria de saber se por acaso tem alguns dados quanto á sua ascendência.
Grata desde já por tudo aquilo que me puder fornecer!
Melhores cumprimentos,
Ana
Direct link:
RE: Narciso Ferreira (1862-1933)
Cara colega,
Sobre a ascendência do industrial Narciso Ferreira (1862-1933) pouco sei além do que apresentou Aurélio Fernando na sua obra « Riba d’Ave em Terras de Entre-Ambas-as-Aves » Volume II – Riba d’Ave 1994.
Nasceu em Pedome, e nao em Riba d’Ave como vem escrito na base de dados do site.
Era filho de Antonio Ferreira, de Pedome, Lavrador caseiro e de Maria Dias de Sampaio, de Riba d’Ave
Neto paterno de Custodio Ferreira de S. Clemente de Sande e de Ana de Abreu Marques, de Santa Maria de Oliveira
Neto materno de Domingos José Dias de Sampaio, de Pedome, e de Francisca Rosa da Silva Pacheco, de Riba d’Ave.
Segundo Aurélio Fernando o avô paterno, natural de Sande era oriundo de lavradores proprietarios.
A avo paterna Ana de Abreu Marques era proxima parente de muitos Abreus, Abreus Sampaios e Marques de Abreu, que em Santa Maria de Oliveira e Delaes tem ainda hoje muitos representantes, na descendência de senhores de quintas conhecidas : Sestelo, Vila Pouca, Carvalhais, Breia, etc, familias notaveis, de que sairam nomes, como o do grande poeta luso-brasileiro Casimiro de Abreu, e o artista de litografia e da impressào de luxo, estabelecido no Porto, director de uma das mais notaveis oficinas gràficas do Pais, Marques de Abreu, e nomes ilustres do concelho de Santo Tirso.
Sempre seguindo Aurélio Fernando, pelo seu avô materno estava ligado a estes mesmos Sampaios de Oliveira, e às quintas dos Casais e do Souto.
Os pais de Narciso Ferreira eram feitores arrendatàrios da quinta da Aldeia, em Pedome.
Quanto a mim, se ja vi algumas referências a essas familias, nao as conheço melhor.
Contudo é muito possivel que a familia « Dias de Sampaio » (avô materno) seja a mesma que se estabeleceu em Riba d’Ave (no Casal do Mato) por volta de 1730, familia oriunda de Serzedelo (quinta de Nisca).
Podem ser outros obviamente.
Casos sejam os mesmos o apelido composto Dias de Sampaio vem da descendência do casal Antonio Dias (+1750) / Mariana de Sampaio (+1767), que viviam em Serzedelo, esta descendente dos Sampaios de S. Tiago de Cabeçudos (tal como o historiador alberto Sampaio afinal), mas tambem descendente de Rodrigo Álvares de Abreu, que aparece na base de dados (tem diante do nome uma bolinha azul bem pouco justificada) : http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=15380
Mas repito nao sei ao certo se sao os mesmos Dias de Sampaio.
Quanto ao resto existiram em Oliveira Santa Maria e arredores umas familias interessantes de apelido Abreu.
Nao sei ajudar mais concretamente por enquanto.
Melhores cumprimentos
Carlos Silva
Direct link:
Narciso Ferreira / Dias de Sampaio
Vejo que estao na base de dados os referidos
Maria de Sampaio
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=175696
e António Dias
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=175695
De notar que apenas vem referida uma das filhas (Eugénia Dias de Sampaio) deste casal que teve mais filhos, em Serzedelo.
Entre os filhos de Eugénia Dias de Sampaio
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=175698
em Riba d’Ave, julgo que alguns usaram o apelido Dias Sampaio, enquanto outros usavam Pereira de Sampaio.
Melhores cumprimentps
Carlos Silva
Direct link:
RE: Narciso Ferreira / Dias de Sampaio
Sr. Carlos Silva,
Muitissimo obrigada pela sua pronta resposta. Foi de grande ajuda a sua informação sobre o meu trisavô materno!
Mais uma vez grata.
Melhores cumprimentos,
Ana
Direct link:
RE: Narciso Ferreira (1862-1933)
Sr. Carlos Silva,
Foi de muita ajuda a sua informação, pois além de ter ficado a saber a ascendência de meu trisavô, esclareceu-me a minha dúvida de há anos de qual a sua ligação com os Sampaios, pois não sabia que tinham ligação de sangue! Uma das fábricas de Narciso Ferreira era a Sampaio Ferreira e sempre achei que o nome Sampaio seria de um sócio que não teria laços familiares!
Um muito obrigada mais uma vez!
Melhores cumprimentos,
Ana
P.S.-já agora e sem querer abusar, por acaso não saberá nada da mulher de Narciso Ferreira - Eva R. de Oliveira?
Direct link:
RE: Azevedo Machado no Brasil e na Povoa
Caro Carlos Machado
Recém chegado a este Forum tenho vindo a ler variadas mensagens de assuntos ligados a familiares meus e encontrei s/ missiva de há mais de 3 anos! Sou Azevedo Machado (na 3ª geração) e m/ ascendentes nasceram/viveram em Vermoim/Agra Maior (Famalicão) e Póvoa de Varzim o que encaixa na s/ história embora os nomes que indica não sejam os que possuo. Caso ainda esteja interessado, dê-me um toque...
Cordialmente,
F. Azevedo Machado
Direct link:
RE: Narciso Ferreira (1862-1933)
Caro Antonio Silva
Li com muito interesse a sua mensagem referenre aos Sampaio, referente a familias de Famalicão, pois passa-se o seguinte:
Tenho como ancestral um Antonio José de Sampaio, que terá nascido por volta de 1790 (não sei a freguesia), filho de Francisco de Sampayo, natural de S. Cristovão de cabeçudos.
Esta parte ancestral está ainda pouco estudada, e por isso gostaria de saber se possui informações referentes a estas Sampaio, e/ou se os mesmos se ligam aos Sampaio que refere na sua mensagem.
Muito agradecido
Cordialmente
Martins
Direct link:
RE: Narciso Ferreira (1862-1933)
Caro Carlos Silva
As minhas desculpas por me ter enganado no seu nome.
Cordialmente
Martins
Direct link:
RE: Narciso Ferreira (1862-1933)
Cara colega,
Segundo, mais uma vez, Aurélio Fernando na sua obra « Riba d’Ave em Terras de Entre-Ambas-as-Aves » Volume II – Riba d’Ave 1994, Narciso Ferreira casou no dia 19 de janeiro de 1882, com Eva Rosa de Oliveira, filha de Zeferino José Pereira e de Ana Joaquina de oliviera, ambos de Riba d’Ave, aquele descendente dos proprietarios da quinta do Tojao, intimamente ligado pelo parentesco aos Capitaes-mores da Casa da Varzea, em Serzedelo, e esta da quinta do Penedo, quintas estas onde os ascendentes de um e outro ja se encontravam fixados nos principios do século XVIII (como se pode ver noutro lugar acrescenta o autor sem mais precisoes).
Quanto à firma « Sampaio Ferreira & Ca Lda » o nome Sampaio parece ser do eng° Vasco Ortigao Sampaio, um dos fundadores.
Melhores cumpimentos
Carlos Silva
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Será que alguém tem alguma informação sobre a ascendência de Abel Alves de Figueiredo? - Foi industrial têxtil no concelho de Santo Tirso, presidente na freguesia de Santa Cristina do Couto.
A indústria, actualmente desactivada tinha o seguinte nome -
Fábrica de Fiação e Tecidos Abel Alves de Figueiredo
Avenida Alves de Figueiredo
Santo Tirso
4780 - 163Couto, Santa Cristina
Descendo de uma família Alves de Figueiredo, da cidade de Vila Real, da qual infelizmente pouco sei. Tenho conhecimento, contudo, que várias pessoas, em várias épocas se fixaram na zona do Porto pelo que me parece plausível que este sr. fosse parente mais ou menos afastado...
Desde já muito obrigado por quaisquer informações.
Luis Miguel Figueiredo Martins Figueira
Direct link:
RE: Sampaios
Caro colega,
Tenho pouco conhecimento dos Sampaios, sriam relativamente numerosos, que viviam em S. Cristovao de Cabeçudos (e nao S. Tiago de Cabeçudos, como eu escrevi) por volta de 1790.
Quem era a mae de Antonio José de Sampaio?
Melhores cumprimentos
C. Silva
Direct link:
RE: Narciso Ferreira (1862-1933)
Sr. Carlos Silva,
Uma vez mais muito obrigada pela sua rápida resposta e pela sua disponibilidade em me ajudar!
Tanto quanto percebi o Engº Vasco Ortigão Sampaio não tem então nada que ver com a familia de meu trisavô, tal como eu achava?!?
Havia (e há) outra fábrica que era a Oliveira Ferreira, que um dos sócios de meu trisavô era um Sr. Ortigão Oliveira. Terão alguma coisa a ver um com o outro?
Sabe, por acaso, se esse livro de Aurélio Fernando "Riba d'Ave de Entre-Ambas-as-Aves" ainda se encontra à venda?
Melhores cumprimentos,
Ana
Direct link:
RE: Narciso Ferreira (1862-1933)
Cara Ana,
Na base deste site existem varios individuos de apelido Ortigao Sampaio e Ortigao Oliveira. Nao sei ao certo se sao os mesmos, mas e possivel.
Nao sei se o livro de Aurélio Fernando ainda se encontra à venda.
Contudo, para si é do maior interesse, dado estudar de forma bastante completa a familia (descendência tambem) de Narciso Ferreira, com dados muito interessantes e uma valiosa iconografia.
Talvez na junta de freguesia de Riba d'ave ou no Externato Delfim Ferreira (Editor e Distribuidor).
Melhores cumprimentos
Carlos Silva
Direct link:
RE: Sampaios
Caro carlos Silva
A mãe de Antonio José de Sampaio, era Ann da Silva.
Cordialmente
Martins
Direct link:
RE: Narciso Ferreira (1862-1933)
Sr. Carlos Silva,
Muito obrigada pela informação. Irei tentar arranjar o livro.
Melhores cumprimentos,
Ana
Direct link:
RE: asc. de Luis Antonio de Azevedo, Famalicão, Mogege
Sr. Carlos Silva
Sou descendente de Bernardo José Monteiro Torres, um dos filhos do casal Francisco José Monteiro( Ruivães, 1759- 1843)/ Custódia Maria de Azevedo(*Castelões 1766 -*?). nascido em Ruivães em 1803 e falecido em Castelôes em 1869, neto de Pedro de Araujo, aqui referido
Hoje encontrei este tópico com dados que muito me interessaram pois vieram completar informações recolhidas no ADB. Eu tive dificuldade na leitura do assento de casamento de Pedro de Araújo com Maria de Azevedo, realizado em 7.10.1726, em Mogege ( Livro Misto Nº 203 Cas. 1722-1787 folha 6) e assim gostaria que me confirmasse se a sua fonte é a mesma para eu poder corrigir erros da minha leitura.
Muito grata lhe ficava se me disponibilizasse mais dados sobre João da Costa de Azevedo I.
Com os meus cumprimentos
Manuela
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Boa tarde,
A minha esposa é de V.N.Famalicão e tenho estado a pesquisar a árvore dela mas estou com alguma dificuldade em encontrar a seguinte pessoa:
Joaquina Lopes (N:1870 - Oliveira de Sta. Maria), filha de Manuel Lopes e de Catarina Maria Alves,
casou com António Gonçalves (N:19-04-1872 - São Tomé de Negrelos, F:23-04-1938) em data que desconheço.
Se alguém tiver alguma informação ou calhe de encontrar este registo numa visita pelo ADB, agradecia que me informassem
Atentamente
Abel Figueiredo
Direct link:
Joao da Costa de Azevedo
Cara Manuela,
Primeiro estou satisfeito por conhecer mais uma descendente dos Azevedos de Casteloes. Terei muito gosto em ajudar na medida do possivel.
Além do assento de casamento referido, de Pedro de Araujo e Maria de Azevedo, que obviamente serve de base, é muito possivel que tenha colhido alguma informaçào na inquiriçào de genere de 1782 de Manuel José de Azevedo, filho de francisco de Azevedo e de Mariana Alvares.
Tambem, talvez do assento do segundo casamento de Pedro de Araujo a 18/12/1753 em casteloes com Joana Maria.
A ascendencia de Pedro de Araujo nao é muito facil de tratar, pois era filho natural, de Fernando de Matos (+28/09/1716 Casteloes), que era um homem casado (com Maria Fernandes, e antes de 1698) cujo assento de casamento nao achei por enquanto, e de Catarina de Araujo, mulher solteira de S. Miguel de Ceide.
Sobre Joao da Costa de Azevedo I (+1641), julgo que deve ter nascido por volta de 1570, talvez oriundo da casa da Breia (vermoim). Recebeu prima tonsura em Braga em 1585, 2°, 3° e 4° grau em 1587.
Casou com Isabel Pimenta enquanto seu irmao Baltazar de Azevedo casava com a irmà dela, Leonor de Azevedo. Ou seja dois irmaos com duas irmàs.
Segundo o processo de Manuel da Costa de Azevedo (1690), ele e seu irmào Baltazar "galanteavam" suas futuras mulheres "correndo cavalos que elas vissem e assinavam com lenços". Estamos assim plenamente dentro do costume de entao que fazia com que as donzelas de boa familia vivessem reclusas.
A familia da mulher tinha parte de cristào novo, sem a menor duvida, pelo menos pela via materna (Brizida Rodrigues, mulher de Belchior de Azevedo).
Filhos do casal conheço: Pascoal de Azevedo (+1684); P.e Belchior de Azevedo (+1665), cura de Vermoim, Leitoes, S. Mateus; Maria de Azevedo e talvez outra (ou talvez a mesma Maria), mulher de Joao Guedes, de Joane, testamenteiro do Pe Belchior de Azevedo.
Sabemos mais que em 9 de julho de 1615 houve venda de 30 medidas de pão aplicadas no campo de Castanheiro, sito na freguesia de Santiago de Castelões, pelo preço de 60000 reais, feita por João da Costa de Azevedo, morador nessa freguesia, a Tomé Pires Miela, piloto, e sua mulher, Antónia Velha (Cartorio Notarial de Vila do Conde).
Faleceu Joao no 16/09/1641 em Joane, numa "misteriosa" Casa da Insua. Foi contudo sepultado em Casteloes, julgo que na "sepultura dos machados" (sic).
Joao da Costa de Azevedo era dos Azevedos da Breia, enquanto sua mulher era dos Azevedos de Valmelhorado.
Ambos tem ascendência relativamente dificil de esclarecer.
Apesar de ter defendido que Joao da Costa de Azevedo era descendente dos Azevedos de S. Joao de Rei por varonia (com quebras de bastardia) nas pegadas de Felgueiras Gaio e da Corografia Portuguesa, nao posso contudo ignorar que os autores propuseram varias ascendências, alternativas, e inclusive que eles proprios, Azevedos, se consideravam descendentes de Florencia de Azevedo, facto que parecem sobrevalorizar nos finais do sec. 17.
Obviamente que a proposta alternativa de Felgueiras Gaio (que ele nao favorece), de Florencia de Azevedo ser filha de Luis de Azevedo, e neta de Martim Lopes de Azevedo (que morreu em tanger em 1437) nao é possivel do ponto de vista cronologico. Nao significa contudo que a outra proposta dominante (que pode ver nas mensagens acima) seja de forma absoluta a verdadeira, nem que possa haver mais de um Luis de Azevedo.
Pode tambem haver confusao (dos descendentes em 1690 como dos autores) entre as origens dos Azevedos de Valmelhorado e Azevedos da Breia. Pois os Azevedos de Valmelhorado tambem tem origem mal esclarecida no Felgueiras Gaio, com varias hipoteses apresentadas, e outras mais que ele nao conhecia talvez mas que contribuem para tornar mais complexo o conhecimento da linhagem.
Hoje, na esperança de mais dados conclusivos estou perplexo quanto a ascendência de Joao da Costa de Azevedo, ou mais precisamente de seu pai, Antonio de Azevedo.
Melhores cumprimentos
Carlos Silva
Direct link:
sepultura dos machados
corrigenda:
Quem foi sepultado em Casteloes, "junto ao arco na sepultura dos machados" nao foi Joao da Costa de Azevedo (+1641) mas sim sua cunhada, Leonor de Azevedo (+1646) mulher de seu irmào Baltazar de azevedo (+1636).
C. Silva
Direct link:
RE: Joao da Costa de Azevedo
Caro confrade Carlos Silva
Mais uma vez adorei ler um tópico seu - aprecio muito a vivacidade das suas narrativas e a riqueza fundamentada das suas informações. e agora ainda mais por dizerem respeito a um antepassado meu e agradeço-lhe toda a informação disponibilizada, que mais logo irei "digerir" com tempo.
Eu também tenho um costado Machado - a minha bisavó era Angelina Correia Machado (casada com um neto do Bernardo José Monteiro Torres que referi na mensagem anterior), irmão do Padre Francisco Correia Machado que foi Reitor de Castelões) mas só numa próxima ida ao ADB irei investigar este ramo que me levará também a Vermoim.
Vou tornar a ver igualmente o assento de casamento do Pedro de Araújo para tentar ver como fui buscar a ideia que Pedro de Araújo era filho de uma Engrácia Costa e neto materno de Catarina de Araújo, ambas solteiras e de S. Miguel de Seide
Com os meus cumprimentos e renovados agradecimentos
Manuela
Direct link:
Ascendência materna de Custódia Maria de Azevedo, de Castelões
Caro confrade Carlos Silva e outros conhecedores das famílias de Famalicão
Embora pense que já têm estes dados, como eles não constam da base de dados do geneall e não sei se estão nas outras fontes, aqui vão:
Custódia Maria de Azevedo nascida em 24.10.1766 no Lugar de Agrelo, Castelões e sua irmã Teresa Maria, nascida em 8.2.1769 eram filhas do casal Francisco de Azevedo de Araújo, de Mogege e de Mariana Gonçalves (ou Mariana Álvares Pereira, noutras fontes) de Castelões.
Os pais de Mariana Gonçalves eram Mateus Gonçalves, baptizado em 21.9.de 1694 (Folha 52v Lº Misto nº 1 de Castelões nº 85 do ADB), filho de Brás Gonçalves e sua mulher Madanela, do Lugar da Ribeira, Castelões e Jacinta Álvares, do Lugar do Seixal, à data do casamento, realizado em 4.9.1729 (Folha 135 Livro Misto nº 2 de Castelões, com o nº 86 do ADB). Os pais de Jacinta Álvares eram Xavier Álvares Pereira e sua mulher Jerónima de Castro, de Barcelos Sta Maria de Oliveira Lugar de Soutelo.
Do casal Mateus Gonçalves/ Jacinta Álvares tenho notícia dos seguintes filhos:
Mariana Josefa (será a Mariana Gonçalves ou Mariana Álvares Pereira, acima referida?) nascida em 8.1.1732, baptizada no dia seguinte, sendo padrinhos José Alves Pereira casado com Ana Teixeira de Mesquita e Mariana soltª irmã do Pai da baptizada ( Folha 62v do Livro 86 do ADB);
António Álvares que foi padrinho de sua sobrinha Custódia em 1766 e estava ainda solteiro (Folha 139v do Livro 87 ADB)
Se algum confrade tiver mais informações, agradecia.
Cumprimentos
Manuela
Direct link:
RE: Joao da Costa de Azevedo
Ex.mo Sr. Carlos Silva,
Foi com surpresa e agrado que vi o seu tópico. Estou a tetnar fazer a ligação entre os Azevedos de S. João de Rei e os meus Azevedos, da Casa do Loureiro, em S. Tiago de Gavião. Penso que o meu antepassado João José de Azevedo Costa é descendente de João da Costa de Azevedo. Este casou com Luísa Rosa Mendes de Meireles Nogueira Fayão, Srª da Casa de Portuzelo (que vinha dos Mendes da Cunha, nobilitada quando esta família se juntou aos Meireles Nogueira Fayão, descendentes do 5º Duque de Bragança--as armas dos Braganças figuram na porta da capela desta casa).
A minha página de costados é: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1177470
Ficaria grato se pudesse ver se algum dos nomes dos Azevedos meus antepassados lhe são familiares.
Com os melhores cumprimentos,
Henrique Sousa de Azevedo
Direct link:
Familia Marques
Caros Carlos e José: Meu bisavô João Antonio Moreira tinha um irmão chamado Jaquim Antonio Moreira. Viveram no Paraná - Brasil. João Antonio Moreira nasceu no ano de 1869 e morreu em 1963, em Ponta Grossa, Brasil. O pai de João Antonio tinha o mesmo nome – nasceu portanto, cerca de 1845/50 e era casado com MARIA MARQUES DA ANNUNCIAÇÃO.
Na sua opinião, existe alguma possibilidade de parentesco com MARIA MARQUES, com geração em Portugal ?
Agradecido - Clovis Manoel Pena - Curitiba, Brasil -
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão-Requião e Abade Vermoim
Exmo Srs
Ainda a propósito do tema Famílias de Famalicão: gostaria de saber se há algo escrito acerca de uma "casa do Azevinheiro" em Gaivão, onde terá ido casar Simão de Magalhães.
Simão de M. Araújo e Costa e seu filho Bernardo de Magalhães-foram, ao que julgo saber, pessoas importantes na política local de fim de oitocentos . Quais eram as suas ligações, origens e parentela? Encontrei alguns apontamentos em jornais locais de Famalicão, mas pouco mais
Muito obrigado
MFGR
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro Rodrigo Ortigão de Oliveira,
Desculpe abordá-lo sem o conhecer, mas os dados relativos aos Azevedos de Valmelhorado são do meu interesse. Estou a tentar fazer a ligação entre os meus Azevedos (da Casa do Loureiro, em S. Tiago de Gavião, concelho de Famalicão e da de Portuzelo, em S. Tomé de Abação, concelho de Guimarães) e os de S. João de Rei.
Já dei muitas voltas no AD de Braga, dificultadas pelos meus paupérrimos conhecimentos de paleografia. O mais que consegui retroceder foi até Manoel de Azevedo Pedroza, do lugar do Loureiro, filho de Domingos João, de Vilarinho de Cambas e de Jozefa Pedroza, nascido a 1.2.1721. Estes tiveram um filho, Manuel José de Azevedo, cujo neto Francisco José de Azevedo Costa de Meireles Nogueira Fayão inicia a minha linha.
Tendo em conta que Gavião não é longe de Joane e que o Solar de Valmelhorado, em Felgueiras, é a uns 80 km de distância de Gavião, penso que vale a pena explorar.
Infelizmente, de momento não me é possível ir ao AD de Braga, portanto escrevo na esperança de que me possa ajudar.
A minha página de costados é:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1177470
Desde já, agradeço qualquer ajuda que me possa facultar.
Com os melhores cumprimentos,
Henrique Sousa de Azevedo
Direct link:
RE: Joao da Costa de Azevedo
Caro Carlos Silva,
Desculpe abordá-lo mais uma vez, mas os dados relativos aos Azevedos de Valmelhorado são do meu interesse. Estou a tentar fazer a ligação entre os meus Azevedos (da Casa do Loureiro, em S. Tiago de Gavião, concelho de Famalicão e da de Portuzelo, em S. Tomé de Abação, concelho de Guimarães) e os de S. João de Rei.
Já dei muitas voltas no AD de Braga, dificultadas pelos meus paupérrimos conhecimentos de paleografia. O mais que consegui retroceder foi até Manoel de Azevedo Pedroza, do lugar do Loureiro, filho de Domingos João, de Vilarinho de Cambas e de Jozefa Pedroza, nascido a 1.2.1721. Estes tiveram um filho, Manuel José de Azevedo, cujo neto Francisco José de Azevedo Costa de Meireles Nogueira Fayão inicia a minha linha.
Tendo em conta que Gavião não é longe de Joane e que o Solar de Valmelhorado, em Felgueiras, é a uns 80 km de distância de Gavião, penso que vale a pena explorar.
Infelizmente, de momento não me é possível ir ao AD de Braga, portanto escrevo na esperança de que me possa ajudar.
A minha página de costados é:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1177470
Desde já, agradeço qualquer ajuda que me possa facultar.
Com os melhores cumprimentos,
Henrique Sousa de Azevedo
Direct link:
Famílias de Famalicão - Calendário e Louro
Olá, prezados Confrades,
Estou ampliando o conhecimento dos meus avozinhos baseado nos livros das igrejas de São Julião do Calendário de Vermoim e Santa Lucrécia da Ponte do Louro, disponibilizados no site do "family search". Pergunto a vcs, onde ficaria nos dias de hoje esse tal "lugar de Quintãa"? Corresponderia atualmente a qual lugar ou bairro da Freg. de Calendário?
Coloco abaixo o meu relatório atualizado desse ramo familiar, na esperança de trocar informações genealógicas com pesquisadores dessa região que tenham "topado" com algum dos abaixo relacionados.
1-Antônio de Araújo Quintão
Nasceu: 9 junho 1718, Lugar de Quintãa - Freg. de São Julião do Calendário - Termo de Barcelos - Braga – Portugal
Matrimônio: cc Josefa Maria da Conceição, 4 fevereiro 1754, Capela de N. Sra. do Socorro - freg. de São João Batista do Morro Grande (Barão de Cocais) – MG – Brasil
Faleceu: 25 maio 1793, Morro Grande (Barão de Cocais) - MG – Brasil
2-Antônio de Araújo
Nasceu: Lugar de Linhares - Freg. de Santa Lucrecia da Ponte do Louro - Termo de Barcelos - Braga – Portugal
Matrimônio: 19 abril 1711, Igreja de S. Julião do Calendário de Vermoim
Faleceu: 10 março 1732, Lugar de Quintãa - Freg. de São Julião do Callendario - Termo de Barcelos - Braga – Portugal
3- Mariana de Araújo
Batizada: 20 abril 1685, Lugar de Quintãa - Freg. de São Julião do Callendario - Termo de Barcelos - Braga – Portugal
Matrimônio: 19 abril 1711, Igreja de S. Julião do Calendário de Vermoim
Faleceu: 1 novembro 1765, Lugar de Quintãa - Freg. de São Julião do Callendario - Termo de Barcelos - Braga – Portugal
4- Pedro Gonçalves
5- Maria de Araújo
6- Manoel de Araújo
Faleceu: antes de 19 abril 1711
7- Marta Pereira
Faleceu: 17 julho 1729, Lugar de Fontello - Freg. de São Julião do Callendario - Termo de Barcelos - Braga - Portugal
Gostaria de aproveitar o ensejo para louvar o apuro e o capricho do Abade, Custodio Ferreira Velho, que em 1711 fez o registro de casamento de meus heptavós Antônio de Araújo/Mariana de Araújo com precisão e uma belíssima caligrafia. Aliás, eu li num blog uma crônica super interessante a respeito desse religioso.
Com os meus melhores cumprimentos,
Flávio de Carvalho.
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão - Calendário e Louro
Caro Flávio:
Acabei por não lhe poder responder ontem..
Não faço a mínima ideia de onde é Quintam no Calendário,hoje será provavelmente uma rua. Se estivesse perto ia-le ver,mas estou a 300 km e há mais de 10 anos que lá não voa. Pelo google maps não achei. Há mais Quintans ao perto, por explo na freg. de Cabeçudos que é ao lado (e onde também tenho Araújos) e na de Lagoa.
Continue a ver os livros,pois estou certo que irá encontrar muita coisa, embora haja alguns de difícil leitura.
Envio-lhe uma lista de tudo quanto está disponível no Arquivo Distrital de Braga (que está off-line) das freguesias de Famalicão,embora nem tudo esteva disponível no site da LDS. Tenha atenão que nas buscas pode ir parar aos concelhos ao lado, ou a Santo Tirso e estes estão on-line no etombo
Boa sorte!
luis
ARQUIVO DISTRITAL DE BRAGA
INVENTÁRIO DOS FUNDOS PAROQUIAIS DO CONCELHO DE V. N. FAMALICÃO
ABADE DE Nº 1
VERMOIM MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1641-1734
1641-1743
1640-1736
Nº 2 Nº 3
(Santa Maria) Nascimentos .............. 1861-1862 1865-1868
Nº 4 Nº 5 Nº 6 Nº 7
MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1583-1639
1581-1639
1581-1639
1640-1686
1640-1686
1639-1686
1686-1723
1687-1729
1687-1732
1723-1775
1730-1759
-------------
ANTAS Nº 8 Nº 9 Nº 10 Nº 11 Nº 380
Nascimentos .............. 1776-1849 1849-1870 1870-1875 1875-1878 1878-1883
(São Tiago) Nº 412 Nº 413 Nº 469 Nº 470 Nº 471
Nascimentos .............. 1883-1887 1887-1890 1891-1893 1893-1894 1895-1898
Nº 12 Nº 381 Nº 414 Nº 415 Nº 472
Casamentos .............. 1759-1874 1875-1879 1879-1885 1886-1890 1890-1894
Nº 13 Nº 382 Nº 416 Nº 417 Nº 473
Óbitos .............. 1732-1831 1831-1881 1882-1887 1887-1891 1892-1894
Nº 14 Nº 15 Nº 16 Nº 17
ARNOSO
(Santa Eulália)
MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1639-1681
1641-1680
1638-1681
1681-1715
1681-1721
1681-1740
1715-1765
1722-1757
1738-1787
-------------
1851-1874
1847-1875
Nº 18 Nº 19 Nº 20
Nascimentos .............. 1766-1794 1794-1875 1811-1836
Anexou Nº 21
Casamentos .............. 1758-1848
MOSTEIRO DE Nº 22
ARNOSO Óbitos .............. 1787-1847
(São Salvador) Nº 23
Perfilhações .............. 1864-1866
Nº 24 Nº 25(1) Nº 26 Nº 27 Nº 28
MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1599-1677
1660-1677
1643-1678
1677-1709
1678-1709
1679-1709
1709-1736
1709-1754
1709-1745
1771-1782
1754-1782
1746-1783
1782-1802
1782-1802
1783-1802
ARNOSO Nº 29
MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1860-1868
1860-1865
1860-1865
Nº 30 Nº 31 Nº 32 Nº 33 Nº 474
(Santa Maria) Nascimentos .............. 1736-1770 1844-1859 1861-1874 1873-1874 1875-1896
Nº 34 Nº 35
Casamentos .............. 1861-1872 1874-1874
Nº 36
Óbitos .............. 1861-1872
1 – Só em microfilme (bobine B-368)
Nº 37 Nº 38(2) Nº 39(2) Nº 418
AVIDOS MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1599-1660
-------------
1627-1660
1660-1707
1660-1732
1660-1697
1707-1736
1733-1805
1697-1848
-------------
1880-1885
1884-1886
Nº 40 Nº 41 Nº 419 Nº 475
(São Martinho) Nascimentos .............. 1736-1774 1774-1859 1860-1886 1887-1893
Nº 383
Casamentos .............. 1805-1879
Nº 42 Nº 43 Nº 44
BAIRRO MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1583-1666
1588-1662
1587-1673
1664-1717
1678-1717
1676-1716
1718-1770
1718-1770
1717-1771
(São Pedro) Nº 45 Nº 46 Nº 476
Nascimentos .............. 1770-1808 1808-1867 1879-1896
Anexou Nº 384
RIBA DE AVE Casamentos .............. 1812-1882
(Santo Estêvão Fins) Nº 47 Nº 48
Óbitos .............. 1773-1811 1811-1877
Nº 49 Nº 50 Nº 51 Nº 477
BENTE
MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1578-1673
1582-1672
1582-1671
1672-1719
1672-1785
1671-1715
1718-1745
1721-1728
1716-1862
-------------
1789-1892
1864-1891
(São Salvador) Nº 385
Nascimentos .............. 1746-1883
Nº 52 Nº 53 Nº 54 Nº 55
BRUFE MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1571-1632
1573-1631
1572-1632
1632-1678
1635-1693
1632-1682
1678-1724
-------------
1682-1737
1724-1745
-------------
1738-1790
(São Martinho) Nº 56 Nº 57 Nº 478
Nascimentos .............. 1745-1798 1852-1876 1876-1893
Anexou Nº 58 Nº 420
Casamentos .............. 1693-1789 1862-1888
GEMUNDE Nº 479
(São Miguel) Óbitos .............. 1857-1898
Nº 59(3) Nº 60 Nº 61 Nº 62 Nº 63
MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1596-1674
1593-1671
1626-1672
1671-1714
1673-1717
1672-1717
1714-1772
1718-1787
-------------
1772-1843
1787-1859
1746-1827
1843-1862
-------------
1827-1868
CABEÇUDOS Nº 421
Nascimentos .............. 1863-1889
Nº 64 Nº 480
(São Cristóvão) Casamentos .............. 1860-1877 1878-1894
2 – Só em microfilme (bobine B-269)
3 – Só em microfilme (bobine B-371)
Nº 65 Nº 66 Nº 67
MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1631-1676
1631-1680
1631-1682
1677-1704
1680-1703
1682-1704
1704-1726
1704-1730
1704-1726
CALENDÁRIO Nº 68 Nº 69 Nº 70 Nº 71 Nº 72
Nascimentos .............. 1726-1750 1750-1783 1838-1859 1860-1863 1864-1873
Nº 386 Nº 422 Nº 423 Nº 481
Nascimentos .............. 1873-1880 1881-1886 1886-1891 1891-1896
Nº 73 Nº 482
(São Julião) Casamentos .............. 1848-1878 1879-1900
Nº 74 Nº 75 Nº 424 Nº 483
Óbitos .............. 1726-1790 1837-1869 1870-1886 1887-1898
Nº 76 Nº 77 Nº 78
MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1570-1662
1595-1662
1575-1662
1662-1716
1663-1734
1662-1730
-------------
1735-1799
1730-1811
CARREIRA Nº 79 Nº 80 Nº 387 Nº 484
Nascimentos .............. 1716-1786 1811-1842 1786-1882 1883-1898
Nº 81 Nº 82
(São Tiago) Casamentos .............. 1800-1810 1811-1866
Nº 83 Nº 485
Óbitos .............. 1811-1873 1873-1897
Nº 84
Testamentos .............. 1718-1754
Nº 85 Nº 86 Nº 87 Nº 388
MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1630-1709
1630-1713
1631-1713
1709-1733
1714-1733
1713-1746
1733-1776
1734-1754
-------------
1826-1863
1801-1883
-------------
CASTELÕES Nº 88 Nº 389 Nº 486
Nascimentos .............. 1777-1826 1864-1880 1881-1900
Nº 89
(São Tiago) Casamentos .............. 1754-1800
Nº 90 Nº 91 Nº 390 Nº 487
Óbitos .............. 1746-1859 1860-1868 1868-1883 1883-1901
Nº 92 Nº 93 Nº 94 Nº 95 Nº 96
CAVALÕES MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1621-1660
1623-1667
1626-1661
1661-1690
1668-1694
1661-1694
1690-1720
1694-1723
1695-1726
1720-1744
1723-1802
1726-1769
1823-1843
1824-1841
1827-1843
(São Martinho) Nº 97 Nº 425
Nascimentos .............. 1744-1774 1853-1887
Nº 98 Nº 99 Nº 100 Nº 101 Nº 488
CRUZ MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1591-1663
1592-1664
1591-1663
1664-1720
1664-1723
1664-1723
1721-1728
1724-1768
1724-1768
1728-1769
1769-1783
-------------
1902-1902
1902-1902
1902-1902
Nº 102 Nº 103 Nº 104 Nº 391 Nº 426
(São Tiago) Nascimentos .............. 1801-1844 1844-1865 1865-1873 1873-1881 1881-1888
Nº 489
Nascimentos .............. 1888-1901
Nº 490
Casamentos .............. 1828-1901
Nº 105(4) Nº 106(4) Nº 107
DELÃES MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1611-1657
1611-1657
1616-1657
1657-1704
1658-1703
1657-1706
1704-1741
1704-1799
1705-1771
(São Salvador) Nº 108 Nº 109 Nº 110 Nº 392
Nascimentos .............. 1812-1835 1741-1855 1855-1877 1877-1881
Nº 111 Nº 112
Anexou Casamentos .............. 1799-1859 1860-1873
OLIVEIRA Nº 113 Nº 491
(São Mateus) Óbitos .............. 1771-1873 1874-1903
Nº 114 Nº 115 Nº 116
MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1594-1661
1611-1659
1598-1662
1661-1738
1660-1751
1662-1741
1738-1772
1752-1825
1741-1787
ESMERIZ Nº 117 Nº 492
Nascimentos .............. 1772-1874 1874-1897 (São Pedro) Nº 393
Casamentos .............. 1825-1883
Nº 493
Óbitos .............. 1787-1897
Nº 118 Nº 119 Nº 120 Nº 121
MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1600-1629
1598-1628
1600-1628
1629-1655
1629-1657
1629-1671
1655-1706
1657-1710
1671-1708
1706-1733
1711-1775
1708-1730
FRADELOS Nº 122 Nº 123 Nº 427
Nascimentos .............. 1733-1774 1852-1866 1867-1889
Nº 494
(Santa Leocádia) Casamentos .............. 1847-1897
Nº 124 Nº 495
Óbitos .............. 1730-1802 1864-1899
Nº 125 Nº 126
MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1594-1674
1605-1677
1599-1677
1674-1721
1677-1732
1677-1731
GAVIÃO Nº 127 Nº 128 Nº 428
Nascimentos .............. 1721-1775 1826-1873 1873-1890
Nº 496
(São Tiago) Casamentos .............. 1827-1893
Nº 429 Nº 497
Óbitos .............. 1826-1885 1886-1898
Nº 129(6) Nº 130 Nº 131
GEMUNDE (5) MISTOS {
4 – Só em microfilme (bobine B-376)
Nascim. Casam. Óbitos
1592-1678
1612-1675
1629-1675
1678-1759
1681-1768
1679-1794
1761-1859
1771-1835
-------------
5 – Em 1878, passou a estar anexa à freguesia de Cavalões e, em 1896, à de Outiz.
6 – Só em microfilme (bobine B-371)
(São Miguel) Nº 132
Anexada a Casamentos .............. 1840-1854
BRUFE Nº 133
(São Martinho) Óbitos .............. 1794-1859
Nº 134 Nº 135 Nº 136 Nº 137 Nº 430
MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1615-1674
1615-1674
1615-1674
1674-1714
1675-1720
1675-1709
1714-1734
1720-1810
1709-1774
1811-1836
1812-1836
1811-1834
-------------
1872-1886
1872-1877
GONDIFELOS Nº 138 Nº 139 Nº 140 Nº 431 Nº 432
Nascimentos .............. 1734-1811 1836-1858 1860-1871 1858-1886 1886-1891
Nº 498
Nascimentos .............. 1891-1900
(São Félix e Santa Nº 141 Nº 142 Nº 499
Marinha) Casamentos .............. 1836-1859 1860-1871 1886-1900
Nº 143 Nº 144 Nº 500
Óbitos .............. 1774-1851 1851-1871 1877-1903
Nº 145 Nº 146 Nº 433
MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1621-1686
1667-1686
1623-1686
1686-1762
1686-1748
1687-1748
-------------
1882-1891
1882-1891
JESUFREI Nº 147 Nº 148 Nº 149 Nº 394 Nº 501
Nascimentos .............. 1763-1813 1813-1859 1860-1862 1863-1883 1884-1893
Nº 395 Nº 396
(São Miguel) Casamentos .............. 1748-1879 1880-1881
Nº 150 Nº 397
Óbitos .............. 1807-1867 1868-1881
Nº 151 Nº 152 Nº 153
MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1577-1613
1569-1613
1573-1613
1613-1639
1613-1639
1613-1640
1665-1699
1674-1700
1659-1704
JOANE Nº 154 Nº 155 Nº 156 Nº 157 Nº 158
Nascimentos .............. 1761-1783 1783-1822 1822-1843 1843-1862 1863-1876
Nº 434 Nº 502 Nº 503
Nascimentos .............. 1876-1887 1887-1893 1894-1900
Nº 159 Nº 160 Nº 504
(São Salvador) Casamentos .............. 1730-1780 1780-1872 1873-1896
Nº 161 Nº 162 Nº 398 Nº 435
Óbitos .............. 1736-1833 1833-1864 1865-1883 1884-1889
Nº 163 Nº 164 Nº 165
MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1656-1711
1657-1710
1656-1711
1711-1738
1712-1775
1712-1746
1738-1814
1776-1858
1746-1857
LAGOA Nº 166 Nº 167 Nº 168 Nº 399 Nº 436
Nascimentos .............. 1612-1655 1814-1833 1834-1863 1864-1879 1880-1884
Nº 505
(São Salvador) Nascimentos .............. 1885-1894
Nº 437
Casamentos .............. 1860-1884
Nº 506
Óbitos .............. 1857-1902
Nº 169 Nº 170(7) Nº 171 Nº 172 Nº 173
MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1574-1625
1576-1615
1574-1626
1626-1647
1626-1652
1626-1650
1647-1690
1652-1691
1650-1723
1689-1722
1691-1755
1723-1755
1722-1761
1755-1760
1755-1763
LANDIM Nº 174
MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1761-1774
1761-1784
1763-1784
Nº 175 Nº 176 Nº 177 Nº 400 Nº 507
(Santa Maria) Nascimentos .............. 1774-1816 1816-1834 1834-1863 1864-1881 1882-1893
Nº 178
Casamentos .............. 1785-1868
Nº 179 Nº 438
Óbitos .............. 1784-1855 1855-1890
Nº 180 Nº 181 Nº 182
MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1608-1665
1609-1664
1607-1659
1666-1702
1667-1698
1660-1698
1702-1722
1699-1722
1699-1722
LEMENHE Nº 183 Nº 184 Nº 439 Nº 508
Nascimentos .............. 1722-1774 1774-1841 1841-1886 1887-1902
Nº 185 Nº 509
(São Salvador) Casamentos .............. 1723-1813 1813-1896
Nº 186
Óbitos .............. 1724-1861
Nº 187 Nº 188(8) Nº 189 Nº 190
MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1612-1668
1612-1621
1610-1669
1669-1687
1669-1690
1669-1694
1687-1705
1687-1735
-------------
1705-1743
-------------
1694-1737
LOURO Nº 191 Nº 192 Nº 193 Nº 440 Nº 510
Nascimentos .............. 1743-1756 1756-1786 1819-1866 1866-1885 1886-1900
Nº 194 Nº 195 Nº 511
(Santa Lucrécia) Casamentos .............. 1736-1781 1781-1874 1874-1902
Nº 196 Nº 197 Nº 512
Óbitos .............. 1737-1799 1799-1869 1869-1903
Nº 198 Nº 199
MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1678-1745
1678-1682
-------------
1759-1806
-------------
1760-1871
LOUSADO Nº 441 Nº 513
Nascimentos .............. 1806-1884 1885-1898
Nº 200 Nº 514
(Santa Marinha) Casamentos .............. 1684-1865 1866-1898
Nº 201 Nº 515
Óbitos .............. 1675-1760 1872-1898
7 – Só em microfilme (bobine B-383)
8 – Só em microfilme (bobine B-385)
Nº 202 Nº 203 Nº 204
MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
-------------
1675-1722
1644-1746
-------------
1722-1787
1747-1788
-------------
1789-1839
1788-1838
MOGEGE Nº 205 Nº 206 Nº 207 Nº 208 Nº 209
Nascimentos .............. 1665-1716 1716-1734 1734-1809 1809-1867 1868-1871
Nº 442 Nº 443 Nº 516
(Santa Marinha) Nascimentos .............. 1871-1884 1884-1889 1890-1895
Nº 444
Casamentos .............. 1839-1890
Nº 445
Óbitos .............. 1839-1887
Nº 210 Nº 211 Nº 212
MOSTEIRO DE
ARNOSO MISTOS
Nascim. Casam. Óbitos
1590-1733
1626-1734
1623-1733
1735-1771
1742-1770
1734-1770
1772-1852
1770-1874
1773-1875
(São Salvador) Nº 213
Anexada a Nascimentos .............. 1853-1875
ARNOSO Nº 214
(Santa Eulália) Testamentos .............. 1747-1749
Nº 215 Nº 216 Nº 217 Nº 218
MOUQUIM
MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1609-1676
1612-1719
1613-1715
1719-1737
1720-1745
1715-1745
1784-1811
1745-1810
1745-1811
1811-1829
1811-1867
-------------
Nº 219 Nº 220 Nº 221 Nº 222
(São Tiago) Nascimentos .............. 1675-1719 1736-1784 1829-1848 1848-1878
Nº 223 Nº 517
Óbitos .............. 1811-1856 1856-1899
Nº 224 Nº 225 Nº 226
NINE
MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1594-1626
1595-1628
1594-1631
1626-1671
1632-1670
1632-1672
1671-1714
1670-1746
1672-1734
Nº 227 Nº 228 Nº 229 Nº 230
Nascimentos .............. 1714-1757 1757-1787 1787-1839 1839-1870
(Santa Maria) Nº 401
Casamentos .............. 1747-1879
Nº 231 Nº 518
Óbitos .............. 1734-1841 1842-1880
Nº 232 Nº 233
NOVAIS (9) MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1661-1727
1661-1728
1659-1734
1727-1749
1730-1746
1734-1779
(São Simão) Nº 234 Nº 446
Nascimentos .............. 1749-1860 1886-1892
Anexada a Nº 447
RUIVÃES Casamentos .............. 1886-1891
(São Salvador) Nº 448
Óbitos .............. 1886-1892
9 – Em 1886, passou a estar anexa à freguesia de Carreira, mas com livros próprios.
Nº 235 Nº 236 Nº 237 Nº 238
MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1627-1686
1628-1700
1627-1701
-------------
1700-1734
1701-1743
-------------
1734-1785
1743-1786
-------------
1786-1826
1786-1868
OLIVEIRA Nº 239 Nº 240 Nº 241 Nº 242 Nº 243
Nascimentos .............. 1686-1726 1726-1752 1752-1775 1775-1798 1798-1829
Nº 244 Nº 245 Nº 246 Nº 247 Nº 519
(Santa Maria) Nascimentos .............. 1829-1860 1861-1863 1864-1868 1869-1875 1876-1899
Nº 449
Casamentos .............. 1826-1890
Nº 450
Óbitos .............. 1869-1885
OLIVEIRA (10) Nº 248 Nº 249
(São Mateus) MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1587-1659
1587-1657
1590-1659
1660-1722
1659-1712
1659-1728
Nº 250(11) Nº 251(11) Nº 451
OUTIZ MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1629-1692
1636-1690
1629-1690
1692-1747
1692-1723
1691-1768
1748-1782
1723-1892
-------------
Nº 252 Nº 253 Nº 520
(São Tiago) Nascimentos .............. 1782-1861 1862-1872 1872-1893
Nº 254 Nº 255 Nº 256
MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1611-1665
1604-1665
1604-1664
1665-1713
1665-1713
1666-1712
1713-1740
1713-1746
1713-1748
PEDOME Nº 402 Nº 521
Nascimentos .............. 1849-1883 1883-1898 (São Pedro) Nº 522
Óbitos .............. 1799-1898
Nº 257(12) Nº 258 Nº 259
MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1651-1662
1653-1660
1646-1669
1663-1706
1665-1739
1669-1726
-------------
1740-1804
1726-1768
PORTELA Nº 260(11) Nº 261 Nº 262 Nº 263
Nascimentos .............. 1706-1726 1726-1758 1758-1845 1845-1872
Nº 523
(Santa Marinha) Casamentos .............. 1806-1894
Nº 264 Nº 452
Óbitos .............. 1768-1821 1821-1888
Testamentos ..............
10 – Anexada a Delães (São Salvador)
11 – Só em microfilme (bobine B-391)
POUSADA DE Nº 265 Nº 266(12) Nº 267 Nº 453
SARAMAGOS (São Martinho)
MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1618-1704
1624-1703
1618-1704
1705-1756
1705-1783
1705-1750
1777-1832
1782-1830
1777-1830
1830-1880
1830-1886
1831-1887
Nascimentos ..............
Nº 268 Nº 269 Nº 270 Nº 271
MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1614-1640
1614-1640
1613-1641
1640-1672
1641-1671
1641-1672
1672-1698
1671-1697
1672-1698
1698-1725
1698-1725
1698-1725
REQUIÃO Nº 272 Nº 273 Nº 274 Nº 454 Nº 524
Nascimentos .............. 1725-1752 1752-1778 1858-1870 1870-1891 1891-1899
Nº 525
(São Silvestre) Casamentos .............. 1842-1893
Nº 275 Nº 276 Nº 526
Óbitos .............. 1725-1769 1769-1864 1864-1900
Nº 277 Nº 278 Nº 279 Nº 280 Nº 281
RIBA DE AVE
(13) MISTOS
Nascim. Casam. Óbitos
1595-1667
1601-1659
1601-1667
1668-1715
1669-1715
1668-1715
1715-1758
1719-1754
1715-1757
1756-1778
1760-1799
1756-1808
-------------
1799-1864
1808-1865
(Santo Estêvão Nº 282 Nº 283
Fins) Nascimentos .............. 1778-1813 1812-1878
Nº 284 Nº 285 Nº 286 Nº 287 Nº 288
MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1600-1687
1600-1680
1601-1708
1687-1726
1680-1756
-------------
-------------
1751-1810
1759-1811
-------------
1811-1845
1811-1848
-------------
1846-1863
1848-1863
RIBA DE AVE Nº 289 Nº 290 Nº 291 Nº 292 Nº 403
Nascimentos .............. 1726-1811 1811-1845 1846-1863 1864-1868 1869-1880
Nº 527
(São Pedro) Nascimentos .............. 1880-1895
Nº 293 Nº 455 Nº 528
Casamentos .............. 1865-1869 1870-1884 1884-1903
Nº 294 Nº 295
Óbitos .............. 1709-1758 1864-1875
Nº 296 Nº 297 Nº 298
MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1655-1674
1656-1674
1657-1674
1674-1690
1675-1697
1674-1709
1690-1720
1697-1716
-------------
RIBEIRÃO Nº 299 Nº 300 Nº 404 Nº 529
Nascimentos .............. 1720-1759 1845-1869 1870-1883 1884-1899
Nº 301 Nº 302
(São Mamede) Casamentos .............. 1716-1768 1852-1871
Nº 303 Nº 304
Óbitos .............. 1709-1746 1838-1868
12 – Só em microfilme (bobine B-392)
13 – Anexada a Bairro (São Pedro)
Nº 305 Nº 306 Nº 307 Nº 308
RUIVÃES MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1603-1651
1603-1651
1608-1653
1652-1689
1651-1687
1653-1689
1689-1719
1689-1723
1689-1724
1719-1763
1723-1772
1725-1765
(São Salvador) Nº 309 Nº 310 Nº 456
Nascimentos .............. 1763-1811 1811-1859 1860-1884
Anexou Nº 405 Nº 530
Casamentos .............. 1840-1883 1884-1898
NOVAIS Nº 311 Nº 531 Nº 532 Nº 533
(São Simão) Óbitos …..........
.
1765-1859 1860-1895 1896-1901 1902-1902
Nº 312 Nº 313 Nº 457
SEIDE MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1625-1701
1625-1701
1625-1709
1759-1862
1816-1866
1823-1867
-------------
1866-1878
1867-1890
(São Miguel) Nº 314 Nº 458
Nascimentos .............. 1863-1865 1866-1891
Nº 315 Nº 316 Nº 317
MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1634-1687
1635-1718
1634-1686
1688-1744
-------------
1686-1753
1745-1783
-------------
1753-1783
SEIDE Nº 318
Nascimentos .............. 1783-1878
Nº 319
(São Paio) Casamentos .............. 1719-1838
Nº 406
Óbitos .............. 1783-1881
Nº 320 Nº 321 Nº 322 Nº 323 Nº 324
SEZURES MISTOS {
MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos Testam.
Nascim. Casam. Óbitos
1662-1714
1666-1714
1666-1714
-------------
Nº 459
1843-1866
1833-1884
1848-1884
1713-1747
1714-1773
1713-1783
-------------
1748-1803
1773-1802
1783-1803
-------------
1803-1843
1803-1833
-------------
-------------
-------------
-------------
1803-1848
1809-1834
(São Mamede) Nº 325 Nº 460 Nº 534
Nascimentos .............. 1850-1850 1867-1888 1889-1897
Nº 326
Testamentos .............. 1727-1805
Nº 327 Nº 328 Nº 329
MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1635-1672
1635-1679
1636-1669
1672-1700
1683-1701
1669-1701
1700-1727
1702-1738
1702-1731
TELHADO Nº 330 Nº 331 Nº 332 Nº 535
Nascimentos .............. 1727-1777 1778-1820 1821-1876 1877-1903
Nº 333
(Santa Maria) Casamentos .............. 1738-1877
Nº 334 Nº 407
Óbitos .............. 1731-1838 1838-1882
Nº 335
Testamentos .............. 1714-1768
Nº 336 Nº 337 Nº 338 Nº 339
VALE MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1607-1640
1608-1648
1607-1647
1648-1678
1648-1678
1648-1678
1678-1716
1681-1716
1678-1715
1716-1746
1716-1744
1715-1749
Nº 340 Nº 341 Nº 342 Nº 408 Nº 536
(São Cosme e São Nascimentos .............. 1746-1781 1781-1802 1840-1871 1871-1882 1883-1898
Damião) Nº 343 Nº 461
Casamentos .............. 1744-1802 1803-1885
Nº 344 Nº 345 Nº 409
Óbitos .............. 1749-1802 1802-1868 1869-1879
Nº 346 Nº 347 Nº 348 Nº 349 Nº 350
MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1605-1655
1620-1650
1606-1655
1655-1673
1656-1673
1658-1673
1673-1693
1674-1693
1674-1693
1693-1710
1694-1708
1693-1718
1710-1722
1710-1741
1718-1725
VALE Nº 351 Nº 352
MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1722-1749
1741-1755
1725-1752
-------------
1755-1859
1752-1812
Nº 353 Nº 410 Nº 537
(São Martinho) Nascimentos .............. 1749-1795 1795-1879 1880-1893
Nº 354 Nº 462
Casamentos .............. 1860-1867 1868-1891
Nº 355
Óbitos .............. 1812-1843
Nº 356 Nº 357 Nº 358 Nº 359
VERMOIM
MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1626-1676
1626-1675
1626-1676
1676-1716
1676-1716
1676-1716
1717-1739
1718-1753
1717-1742
1739-1777
1753-1762
1742-1784
Nº 360 Nº 361 Nº 362 Nº 463 Nº 464
Nascimentos .............. 1777-1844 1844-1865 1866-1878 1879-1884 1884-1889
Nº 538 Nº 539
Nascimentos .............. 1889-1893 1894-1901
(Santa Marinha) Nº 363 Nº 364 Nº 465 Nº 540
Casamentos .............. 1762-1865 1866-1874 1875-1885 1886-1900
Nº 466 Nº 541
Óbitos .............. 1784-1885 1886-1896
Nº 365 Nº 366 Nº 367
VILA NOVA
MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1606-1662
1610-1662
1613-1662
1662-1707
1663-1707
1663-1707
1707-1723
1708-1744
1707-1729
DE Nº 368 Nº 369 Nº 370 Nº 411 Nº 467
Nascimentos .............. 1723-1777 1852-1867 1868-1872 1872-1881 1882-1889
FAMALICÃO Nº 542
Nascimentos .............. 1890-1897
Nº 371 Nº 543
(Santo Adrião e Casamentos .............. 1856-1878 1879-1902
Stª Mª Madalena) Nº 372 Nº 468
Óbitos .............. 1852-1874 1874-1890
Nº 373 Nº 374 Nº 375 Nº 376
VILARINHO
MISTOS {
Nascim. Casam. Óbitos
1678-1713
1680-1734
1679-1720
1714-1755
1735-1789
1721-1811
1811-1842
1792-1866
-------------
1842-1868
-------------
1845-1873
DAS Nº 377
Nascimentos .............. 1755-1811
CAMBAS Nº 379
Óbitos .............. 1811-1844 (São Salvador) Nº 378
Perfilhações .............. 1862-1862
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão - Calendário e Louro
Sr. Luis,
Quero agradecê-lo novamente pelo prestimoso e valioso auxílio.
No dia de ontem eu reparei que nos livros antigos um mesmo ancestral meu era registrado ora como residente em "local de Quintãa" ora em "local de Fontello". Aconteceu que num outro registro de uma pessoa não familiar o abade escreve "Quintãa de Fontello". Estou a conjecturar que essa Quintãa bem poderia ser o próprio local de Fontello que pertence a freguesia de São Julião do Calendário.
Estou "esquadrinhando" a freguesia de Calendário e adjacências com o Google Earth e pareceu-me que as Igrejas são antigas e bem conservadas. Estou também a procurar toda sorte de textos que tratem da história e pontos turísticos de V. N. de Famalicão, especialmente Calendário e Louro...
Um grande abraço,
Flávio de Carvalho.
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão - Calendário e Louro
Bom dia Flávio
Veja este mapa:
http://maps.google.pt/maps?q=fontelo,famalic%C3%A3o&oe=utf-8&rls=org.mozilla:pt-PT:official&client=firefox-a&um=1&ie=UTF-8&sa=N&hl=pt-PT&tab=wl
Dá uma perspectiva dos lugares. A Assinala a escola primária de Fontelo no Calendário.
Quanto a boas fotos de património veja todo o distrito de Braga aqui:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=603956
Neste site oficial http://portal.arquivos.pt/search?q=vila+nova+de+famalic%C3%A3o&pesquisar=Pesquisar
pode pesquisar por: memórias paroquiais e escrever a freguesia. Vai encontrar aspectos interessantes.
Estas foram feitas a pedido do governo depois do terramoto de 1755.
Durante a próxima semana não estarei em princípio contactável, mas depois de 21, no que souber e puder, disponha
luis.mtavares@gmail.com
Abraço
luis
Direct link:
A ascendencia de Pedro de Araujo, de Casteloes
Caros colegas,
Nào poucos colegas do forum estao interessados pela ascendencia de Pedro de Araujo, de Casteloes, filho natural de Fernando de Matos e de Catarina de Araujo, solteira. Interessa entre muitos outros, aos que estudam a ascendencia de Francisco Sa Carneiro (seu descendente) ou da familia Rau, de Portugal (que todos descendem dele).
Todos conhecem seu casamento a 7-X-1726 com Maria de Azevedo, de Mogege, e tambem seu 2° casamento a 18-XII-1753 com Joana Maria, engeitada da roda da Misericordia do Porto.
O que é provavelmente menos conhecido, e é bastante curioso, é que este mesmo 2° casamento tambem teve segundo registo paroquial a 20-IX-1754, com os mesmos noivos, sem referencia aos pais, e a referir desta vez o nome dos avos de Pedro de Araujo, que eram segundo o dito registo:
Avos paternos (ie por Fernando de Matos): Padre Manuel de Matos, de Sao Martinho do Vale, e Catarina Lopes de Casteloes, em Casteloes
Avos maternos (ie por Catarina de Araujo): Manuel Gonçalves e Paula de Araujo, de Sao Paio de Ceide.
No momento em que escrevo ainda nao lhes segui o rastro.
Curioso o registo correctivo, a pedido do visitador sem duvida.
Deixo a noticia. Talvez possa ajudar.
Melhores cumprimentos.
Carlos Silva
Direct link:
RE: A ascendencia de Pedro de Araujo, de Casteloes
Boa tarde
um pequeno contributo:
Aqui
https://www.familysearch.org/search/image/show#uri=https%3A//api.familysearch.org/records/pal%3A/MM9.1.i/dgs%3A004668750.004668750_00666
encontrei o casamento de um irmão da Catarina de Araújo que parece indicar ser a freguesia de Requião a freguesia de naturalidade dos avós maternos de Pedro de Araújo. Os confrades mais experientes dirão da sua justiça...
Melhores cumprimentos
Manuela
Direct link:
RE: A ascendencia de Pedro de Araujo, de Casteloes
Cara colega,
Obrigado pelo contributo. Esse casal Manuel Gonçalves e Paula de araujo é provavelmente o mesmo que teve uns 6 filhos entre 1672 e 1685 na freguesia de Avidos.
Melhores cumprimentos
Carlos Silva
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
CARO CARLOS SILVA:
UMA VEZ MAIS VENHO SOLICITAR A SUA AJUDA.
A MINHA DESCÊNDENCIA PATERNA É MAIORITARIAMENTE DE FREGUESIAS DE VILA NOVA DE FAMALICÃO, E COMO TENHO ANDADO A PESQUISAR O MAIS POSSIVEL, ENCONTREI "UM BLOQUEIO" A UM DOS MEUS RAMOS.
PROCURO INFORMAÇOES DE UMA ANTEPASSADA MINHA:
CUSTÓDIA GOMES, QUE TERÁ NASCIDO EM S. COSME DO VALE - VILA NOVA DE FAMALICÃO. CASOU A 06.05.1837 EM S. MARTINHO DO VALE - VILA NOA DE FAMALICÃO COM JOSÉ DA COSTA.
ERA FILHA DE JOÃO GOMES COELHO E DE JOANA MARIA, AMBOS DE S. COSME DO VALE.
ESTES SÃO OS UNICOS DADOS QUE TENHO DESTE MEU RAMO.
SERÁ QUE ME PODERÁ AJUDAR ?
MUITO GRATO PELA ATENÇÃO,
PEDRO PINHO
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro Pedro Pinho,
Nao conheço essa gente. Os registos de S. Cosme do Vale e de S. Martinho do Vale devem estar online no site Family Search.
Melhores cumprimentos.
Carlos Silva
Direct link:
RE: A ascendencia de Pedro de Araujo, de Casteloes
Caros colegas,
algumas novidades:
Sobre o Padre Manuel de Matos, nada do meu lado, por enquanto.
Quanto a Catarina Lopes. A nossa Catarina Lopes devia ser a Catarina filha de Domingos Joao (+ 1652 em Lisboa) e de sua mulher Catarina Lopes (+1679 em Casteloes), batisada a 21/2/1646 em Casteloes, do lugar de Casteloes, que nao casou e teve filhos naturais.
Domingos Joao e Catarina Lopes casaram em Casteloes a 15.5.1630, sendo ele filho de Joao Antunes e mulher, Maria Antonia de Ruivaes, e ela Catarina Lopes, filha natural de Mauricio da Costa, solteiro, de Requiao.
Mauricio da Costa, de Requiao, nào é de todo desconhecido. Suponho obviamente que se trata do Mauricio da Costa que se acha no Tit° 12 §2 do Artigo de Luis Bivar Guerra "Um caderno de Cristaos-novos de Barcelos" (in Armas e Trofeus 1960).
Era portanto filho de Isabel da Costa que casou em Requiao na quinta de Ouris com Aleixo Francisco e que teve "Mauricio da Costa que morreu derrancado". Teve mais outra Isabel da Costa ,"màe dos imaginarios de Compostela", e Maria da costa mulher do Licenciado Francisco de Medela.
Isabel da Costa mulher de Aleixo Francisco era filha do Licenciado Gil da Costa, natural de Vila do Conde dos Canissos, casado com "Branca Thomaz, cristà nova inteira".
Sendo assim o nosso Mauricio da Costa era portanto sobrinho do Mauricio da Costa advogado em Barcelos, tambem filho do licenciado Gil da Costa.
Melhores cumprimentos
Carlos Silva
Direct link:
RE: A ascendencia de Pedro de Araujo, de Casteloes
Caro confrade Carlos Silva
Li com muito interesse a sua última mensagem, que me permitiu recuar um pouco mais na minha ascendência. Obrigada pela sua partilha.
Gostaria muito de ler a obra "Um caderno de Cristaos-novos de Barcelos" (in Armas e Trofeus 1960) Sabe dizer-me, por favor, se ela se encontra disponível nas Bibliotecas Públicas?
O que significa "morrer derrancado"?
Melhores cumprimentos
Manuela Alves
Direct link:
RE: A ascendencia de Pedro de Araujo, de Casteloes
Cara colega,
Quanto à ultima questao, podemos supor que Mauricio da Costa acabou a vida depravado, pervertido.
Melhores cumprimentos
Carlos Silva
Direct link:
RE: A ascendencia de Pedro de Araujo, de Casteloes
Obrigada. Nunca lá chegaria...
Cumprimentos
Manuela
Direct link:
RE: A ascendencia de Pedro de Araujo, de Casteloes
Caro Confrade Carlos Silva.
Sou descendente de Mauricio da Costa, advogado em Barcelos, casado em 1576 em Vila do Conde com Maria Manuel. Consultando este Fórum, pude ler esta sua mensagem sobre o casal Gil da Costa e Branca Thomaz. O confrade teria informações sobre a ascendência dos dois?
Ainda, sabe me dizer se este livro que cita, há informações sobre os descendentes de Maurício da Costa e Maria Manuel?
Qualquer informação será muito útil.
Muitos cumprimentos.
Luiz Gustavo de Sillos
Direct link:
Licenciado Mauricio da Costa (in caderno de Cristaos-novos de Barcelos)
Caro Luiz Gustavo de Sillos,
Segue o trecho que diz respeito a Mauricio da Costa e descendência.
------------------
1 - o licenciado Gil da Costa foi natural de Vila do Conde dos Canissos casou com Branca Thomaz cristà nova inteira de q teve a = Mauricio da Costa advogado em Barcelos e casado com Maria Manuel Carneiro = Isabel da Costa (no §2) = .... mulher do carapao de Barcelos e màe de Maria da Costa
2 – Mauricio da Costa advogado em Barcelos casou com Maria Manuel natural de Vila do Conde filha de Ines Afonso Maia e de seu 1° marido Joao Fernandes, de que teve a = Francisco Carneiro da Costa advogado em Barcelos e casado 1ª vez com Maria da Costa Correia filha de Miguel Roiz Preto e 2ª vez com ..... de Faria, e 3ª vez com Marinha Carneiro filha de Catarina André s.g. = Rui da Costa q foi para a India = Jeronima Sodré = Ines de S. Joao freira no Salvador de Braga = Monica Carneira mulher d eThomaz da Costa de Cotoyas filha de Miguel Roiz Preto da Vila do Conde s.g. = Estacia da Costa solteira
3- Jeronima da Costa ou Sodré casou com Manuel Pinto juiz dos orfaos em Barcelos de que teve a = Luis Preto que mataram solteiro = Francisco de Lemos clerigo = André de Lemos abade da Faya = Cristovao Preto, na India = Joao da Maya, na India = Maria de Lemos mulher de Francisco de Lima s.g. e depois mulher de Sebastiao Fernandes Fre Pimenta, de Braga=Vicencia de Lemos casada em Louredo c.g. = Luzia de Lemos
------------------
Espero que lhe seja util
Melhores cumprimentos
Carlos Silva
Direct link:
Licenciado Mauricio da Costa (varias fontes)
Caro Luiz Gustavo de Sillos,
Na minha base de dados tenho o seguinte (de varias fontes) sobre o Licenciado Mauricio da Costa. Suponho que conhece isso tudo, mas fica no forum pelo sim pelo nao:
1597-12-02 : Procuração para fins judiciais passada por Gomes Carneiro, piloto, aos licenciados Maurício da Costa e a Gonçalo Pires, moradores na vila de Barcelos. (Cartório Notarial de Vila do Conde- ADP Not V Conde 1 cart 3 sr lv 3 fl 53-...)
1597-10-19 : Procuração para fins judiciais passada por Isabel Coelha Pinta e seu marido, Gaspar de Bessa Barros, cavaleiro fidalgo da Casa Real, entre si e a aos licenciados Salvador Saraiva, Maurício da Costa e Gaspar Cardoso, advogados na vila de Barcelos e a licenciados do Porto. (Cartório Notarial de Vila do Conde-1º Ofício - ADP Not V Conde 1 cart 3 sr lv 3 fl 42v-44)
1597-09-05 : Procuração para fins judiciais passada por Francisco Fernandes, piloto, e Ana Dinis, sua mulher, a André da Costa, morador em Vila do Conde, ao Dr. Salvador Saraiva, morador em Barcelos, e ao licenciado Maurício da Costa. (Cartório Notarial de Vila do Conde-1º Ofício - ADP Not V Conde 1 cart 3 sr lv 3 fl 22v-24)
1597-07-29 : Procuração para fins judiciais passada pelo licenciado António Dinis ao licenciado Manuel Barbosa, ao Dr. Salvador Saraiva, ao licenciado Maurício da Costa, morador em Barcelos, e a Francisco, seu criado, filho de Bartolomeu Gonçalves. (Cartório Notarial de Vila do Conde-1º Ofício - ADP Not V Conde 1 cart 3 sr lv 3 fl 17-17v)
1597-03-06 : Procuração passada por Catarina de Andrade, mulher de João Rodrigues, ao licenciado Diogo Pereira e a Maurício da Costa, advogado em Barcelos, para que possam receber todos os bens resultantes da partilha de bens que ficaram por morte dos pais de João Rodrigues, seu marido. Revoga a procuração anteriormente passada a seu marido. (Cartório Notarial de Vila do Conde-1º Ofício - ADP Not V Conde 1 cart 1 sr lv 21 fl 76v-79)
1590-11-05 : Procuração passada por Nuno Álvares Pereira, fidalgo da Casa Real, morador em Massarelos, ao licenciado Maurício da Costa, morador em Barcelos, para fins judiciais e cobrança da herança de seus pais.( Cartório Notarial de Vila do Conde-1º Ofício - ADP Not V Conde 1 cart 1 sr lv 16 fl 64-66)
1587-04-28 : Procuração passada por Catarina Rodrigues, viúva de Salvador Gonçalves, ao licenciado Maurício da Costa e a Manuel de Faria Quinteiro, morador(es) em Barcelos, e a Francisco de Faria de Sá, seu genro, para que em seu nome possam prosseguir com a execução dos bens de Isabel Afonso, viúva, moradora na freguesia de Paradela, para pagamento de uma dívida a seu marido, defunto. (Cartório Notarial de Vila do Conde-1º Ofício - ADP Not V Conde 1 cart 1 sr lv 14 fl 132-133v)
1586-01-11 : Procuração de Gaspar da Costa e Beatriz Velha, sua mulher, ao Dr. Salvador Saraiva e ao licenciado Maurício da Costa, morador em Barcelos (Cartório Notarial de Vila do Conde-1º Ofício - ADP Not V Conde 1 cart 1 sr lv 12 fl 103-104)
1575-11-08 : Procuração para fins judiciais, passada por Filipa Martins Gaio, viúva de Pedro Afonso Leça, aos Drs. Gonçalo Fernandes, Salvador Saraiva, Gil da Costa, moradores em Barcelos, a Maurício da Costa, André Fernandes, cidadão da cidade do Porto, e ao licenciado Gaspar Gonçalves, morador em Vila do Conde. (Cartório Notarial de Vila do Conde - ADP Not V Conde 1 cart 1 sr lv 7 fl 126-127)
Do site da freguesia de Queijada:
Em posse da família Oliveira Matos existe a cópia de uma Certidão pública extraída do Livro Terceiro do Tombo da Comenda de São João de Chavão e Santa Martha, da qual extraímos o seguinte excerto:
"Livro terceiro do Tombo da Comenda de São João de Chavão e Santa Martha, de que então era Comendador Frei João Gomes de Azevedo e juiz do mesmo Tombo o Licenciado Manoel Preto Lemos, o qual Tombo se acha encadernado em pasta de couro, principiado em mil seis centos e dezoito, e no mesmo livro a folhas quinhentos e quatro até folhas quinhentos e seis verso, se acha a demarcação, limitação e sensória da freguesia e extinto Couto de São João da Queijada, da Religião de Malta;...da qual o seu teor é o seguinte: = Título do Couto de São João da Queijada e da jurisdição que a Comenda nele tem o foro = Aos dez dias do mês de Julho de mil seis centos e dezoito anos... os verdadeiros limites deste Couto eram os que declarava o Tombo Velho feito por provisão de Sua Magestade, subscrito por António Fernandes de Lima, Tabelião em PeneIa, de Dom João aos quatro de Outubro de mil quinhentos oitenta e seis anos, e assinado Licenciado Maurício da Costa, juiz que dele foi e a dita demarcação está a folhas quatro centos e trinta e quatro e diz o seguinte: Parte a Jurisdição e limites que começa a pedra do Couto (*) e d'ahi à Granja, agoas vertentes, e d'ahí a penas de Guisande e das Penas de Guisando à Progaçal e de Progaçal ao monte de Carqueijosa e d'ahi ao Campo do Navio e d'ahi ao Palheiro da Costa e d'ahi a Fonte do Espinheiro e d'ahi a Agrela e torna à Crus do Couto aonde estão marcos postos com cruzes que o dito Licenciado mandou avivar...."
Melhores cumprimentos
Carlos Silva
Direct link:
RE: Licenciado Mauricio da Costa (in caderno de Cristaos-novos de Barcelos)
Caro Carlos Silva.
Estas informações foram mais que úteis. Descendo de Jerónima Sodré da Costa (ou Maia), casada com Manuel Preto de Lemos (no artigo Manuel Pinto), filho de António Preto, ambos de Azurara, por meio do filho André de Lemos Preto, abade de São Tiago da Faia, que teve um filho natural, nascido em Arco do Baúlhe.
Até agora, não consegui descobrir de onde vem o apelido Sodré, de Jerónima. Não encontrei Sodrés em Vila do Conde. O amigo teria alguma suspeita?
Por fim, o artigo não cita os pais de Gil da Costa ou de sua mulher Branca Tomás?
Muitos cumprimentos.
Luiz Gustavo de Sillos
Direct link:
RE: Licenciado Mauricio da Costa (in caderno de Cristaos-novos de Barcelos)
Caro Luiz Gustavo de Sillos,
Suponho entào que Manuel Preto de Lima é o juiz do tombo de Queijada referido na outra resposta "Licenciado Mauricio da Costa (varias fontes)".
Quanto às questoes que submete nào tenho mais dados, infelizmente.
Melhores cumprimentos
Carlos Silva
Direct link:
RE: Licenciado Mauricio da Costa (in caderno de Cristaos-novos de Barcelos)
Caro Confrade Carlos Silva
Parecer-lhe-á algo inédito reavivar este tópico que se encontra em estado latente há algum tempo, mas a minha pretensão passará por aqui também, ou seja, se assim o entender dar-me resposta.
Procuro a ascendência de Francisco Pereira de Carvalho, nascido em Vermoim em 1708, casado com Ana da Costa natural de Joane. Os pais de Francisco sei serem Manuel Gonçalves (f. 14-11-1744) e Francisca Carvalha (f. 18-7-1748) ambos de Vermoim. Pesquisei já o respetivo livro de assentos (misto) e mais nada encontrei.
Será que o Caro Carlos Silva terá mais alguma informação sobre estes meus avoengos?
Caso não tenha, poder-me-ia aconselhar mais alguém que possa estar dentro do assunto e claro, que eu pudesse contatar.
Estes costados que estou a pesquisar são da minha linha materna e passam todos por essa zona de Famalicão, mais propriamente dito pelas freguesias de Joane, Antas, Avidos, Vermoim e Abade de Vermoim e Lagoa. Foi o que apurei até agora da leitura de alguns assentos.
Responder-me-á se assim o entender, compreendo eu os afazeres de cada um, neste caso seus.
Grato pela atenção
Cordiais cumprimentos
Adelino Cardoso do Amaral
Direct link:
RE: Licenciado Mauricio da Costa (in caderno de Cristaos-novos de Barcelos)
Bom dia,
Aproveito a sua menção ao nome Pereira de Carvalho em Vermoim para lhe perguntar se tem alguma referência a um Bento Pereira de Carvalho, nascido em Vermoim, filho de Jerónimo Carvalho (de Vermoim) e de Aurência Carvalho (de S.Cosme do Vale). Este Bento Pereira de Carvalho, avoengo da minha esposa, casou-se na Carreira com Maria Pereira em 1738 e ainda não encontrei a sua data de nascimento.
Atentamente
Abel Figueiredo
Direct link:
RE: Licenciado Mauricio da Costa (in caderno de Cristaos-novos de Barcelos)
Caro Confrade Abel Figueiredo
Nos meus Pereira Carvalho tenho um Jerónimo Pereira de Carvalho, nascido a 24 de Agosto de 1753, casado com Teodósia Maria Correia, natural de S. Tiago de Avidos, filho de Francisco Pereira de Carvalho (nascido em 1708), casado com Ana Maria da Costa, logo, são anteriores à data por si referenciada.
O Francisco tinha como Pais Manuel Gonçalves e Francisca Carvalha, todos de Vermoim. Estes são anteriore a 1650.
Penso que o seu Bento nada tenha a ver com os meus Pereiras de Carvalho, independemente da coincidência de nomes.
Espero não estar enganado.
Estarei ao seu dispor naquilo que souber ou puder.
Cordiais cumprimentos
Adelino Cardoso do Amaral
Direct link:
RE: Licenciado Mauricio da Costa (in caderno de Cristaos-novos de Barcelos)
Caro Confrade Adelino Cardoso do Amaral
Apesar de não aparentar relação, deixo para nota futura o facto de Bento Pereira de Carvalho ter nascido em Vermoim a 21 de Março de 1717. Não consegui portanto descartar ainda a possibilidade de Jerónimo Carvalho ser parente (irmão?) do seu Francisco Pereira de Carvalho.
Não tenho muito presente a dimensão de Vermoim no séc. XVIII para conseguir avaliar a probabilidade de haver famílias distintas com os mesmos nomes.
Atentamente
Abel Figueiredo
Direct link:
RE: Licenciado Mauricio da Costa (in caderno de Cristaos-novos de Barcelos)
Caro Confrade Abel Figueiredo
Não descuro essa hipótese e nenhuma outra, porque o pai de Francisco, Manuel Gonçalves faleceu a 14 de Novembro de 1744.
Se fizesse o favor, caso saiba, de me dizer qual a imagem correspondente a Bento - seu nascimento e outros dados que possui.
Deixo aqui ficar o meu mail, se assim o entender, poderá fazer chegar qualquer informação por esse meio.
Poderemos trocar informação.
cardosodoamaral@gmail.com
Disse na mensagem anterior que eram seus avoengos?
Grato por tudo
Cordiais cumprimentos
Adelino
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão - Cavalões
Procuro a família Pedrosa, da freguesia de Cavalões, do actual concelho de Famalicão.
Saudações,
Hilário Duarte
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão - Cavalões
Parte da Família Original dos de Pedrosa de Cavalões (de quem fala do NFP) veio para São Tiago de Gavião, na pessoa de Maria Pedrosa filha do segundo casamento de Angela Pedrosa natural de Cavalões.
Esta Maria casou com Antonio de Azevedo da Casa do Loureiro em Gavião que são meus antepassados.
Se houver algo em que possa ajudar, é so dizer.
Mário Joaquim Nogueira de Azevedo
Direct link:
RE: Joao da Costa de Azevedo
caro Sr. Carlos Silva,
Tenho uma pesquisa de um ramo primo deste apresentado, com base nas leituras dos registros Paroquiais:
A presença de Florência de Azevedo é inegavelmente importante visto que reconhecidamente era a matriarca para os Azevedos do século XVI e XVII, inclusive reforçado pela confirmação deNobreza que o seu filho Manuel fez em 1638. Teve esta um Irmão também Antonio de Azevedo que foi casado e deixou mulher e filhos para ir à India onde veio a falecer. Espero não achar nada que se contraponha a minha teoria:
Inicio em Luiz de Azevedo pois a questão anterior no momento fica em segundo plano.
Luiz de Azevedo, pai de Antonio de Azevedo (irmão de Florência) casado com Maria Gonçalves Duarte (Titulo dos Duartes de Felgueiras gayo) pais de Maria Gonçalves (mulher de João Fernandes do Loureiro de cima) e Gaspar Gonçalves (marido de Maria das Póvoas) todos os irmão de São Tiago de Gavião.
É importante qualquer parecer,
Mário de Azevedo
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Nas buscas por conhecer as raízes da nossa Família de Azevedo, terminei a parte documental em um Antônio de Azevedo que viveu em Joane (Vila Nova de famalicão) entre 1550 e 1574 que foi pai de Maria Gonçalves (não sei se por casamento) que viveu em Gavião (Vila Nova de Famalicão).
Este Antônio de Azevedo aparece em alguns assentamentos ao lado de um sobrinho Reinaldo de Azevedo (nome bastante incomum na região) o que me levou a traçar um paralelo entre o “meu” Antônio e o Antônio de Azevedo que parece ter tido uma dupla identidade no Gaio, sendo ao mesmo tempo filho de Florência de Azevedo e filho de Diogo de Azevedo, bisneto do quarto Senhor de São João de Rei.
Ora, Florência de Azevedo viveu em Valmelhorado, bastante próximo a Joane, então teci considerações:
Este “meu” Antônio de Azevedo não era Fidalgo da Casa Real (o que se o fosse apareceria nas documentações).
Em Joane existiu uma “Insua” onde veio a morrer João da Costa de Azevedo e onde viveu a sua irmã Maria de Azevedo. (Joane não é estranha a estes Azevedos).
Pergunto então sobre a possibilidade de realmente serem dois Antônio de Azevedo, um filho de Florência de Azevedo e morador em Joane e outro filho de Diogo de Azevedo e morador em Vermoim na Quinta da Bréa e Fidalgo da Casa Real.
Agradeço qualquer comentário.
Mário Joaquim Nogueira de Azevedo
Direct link:
RE: Licenciado Mauricio da Costa (in caderno de Cristaos-novos de Barcelos)
Nas buscas por conhecer as raízes da nossa Família de Azevedo, terminei a parte documental em um Antônio de Azevedo que viveu em Joane (Vila Nova de famalicão) entre 1550 e 1574 que foi pai de Maria Gonçalves (não sei se por casamento) que viveu em Gavião (Vila Nova de Famalicão).
Este Antônio de Azevedo aparece em alguns assentamentos ao lado de um sobrinho Reinaldo de Azevedo (nome bastante incomum na região) o que me levou a traçar um paralelo entre o “meu” Antônio e o Antônio de Azevedo que parece ter tido uma dupla identidade no Gaio, sendo ao mesmo tempo filho de Florência de Azevedo e filho de Diogo de Azevedo, bisneto do quarto Senhor de São João de Rei.
Ora, Florência de Azevedo viveu em Valmelhorado, bastante próximo a Joane, então teci considerações:
Este “meu” Antônio de Azevedo não era Fidalgo da Casa Real (o que se o fosse apareceria nas documentações).
Em Joane existiu uma “Insua” onde veio a morrer João da Costa de Azevedo e onde viveu a sua irmã Maria de Azevedo. (Joane não é estranha a estes Azevedos).
Pergunto então sobre a possibilidade de realmente serem dois Antônio de Azevedo, um filho de Florência de Azevedo e morador em Joane e outro filho de Diogo de Azevedo e morador em Vermoim na Quinta da Bréa e Fidalgo da Casa Real.
Agradeço qualquer comentário.
Mário Joaquim Nogueira de Azevedo
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro Confrade Regueiras
Parecer-lhe-á estranho tal email, mas tem um propósito.
Se me permite vou explanar o seguinte:
1 – estudo a zona de Famalicão, mais propriamente as freguesias de S. Cosme do Vale, Joane, São Tiago de Antas, Vermoim, Abade de Vermoim e outras;
2 – são os meus costados maternos;
3 – Os apelidos em questão passam por Carvalho (ou Carvalha, quando se aplica às senhoras à época), Pereira de Carvalho (junção do anterior), Bezerra e Bezerra de Sá, Correia e Correia Araújo.
Como vi um tópico no Fórum do Geneall.net aproveito para perguntar se fizer o favor, se tem conhecimento de tais famílias, ou pelo menos se “esbarrou” com tais apelidos.
Adianto o que já tenho como referência,
- Manuel Gonçalves e Francisca Carvalho pais de Francisco Pereira de Carvalho, nasceu a 8 de Setembro de 1708, no lugar de Breia, freguesia de Vermoim (Santa Maria), casado com D. Ana da Costa natural de Salvador de Joane, filha de António da Costa do lugar de Cimo de Vila, freguesia de Salvador de Joane e de Custódia Alves natural da freguesia de S. Pedro de Pedome, do lugar da Aldeia. Casaram a 21 de Janeiro do ano de 1731.
- filho dos anteriores Jerónimo Pereira de Carvalho, nasceu a 24 de Agosto do ano de 1753, no lugar de Breia, natural da freguesia Vermoim (Santa Maria), casado com D. Teodósia Maria Correia do lugar de Pouve, freguesia de Salvador da Lagoa, do mesmo concelho, que nasceu a 2 de outubro de 1760, mas batizada a 6 do mesmo mês e ano. As denunciações fizeram-se na Igreja de Salvador de Lagoa. O casamento deu-se a 13 de Outubro de 1777.
Daqui outro estudo sobre os Correia e mais tarde Correia Araújo
- filho dos anteriores Francisco Pereira de Carvalho, natural da freguesia de São Salvador da Lagoa, concelho de Vila Nova de Famalicão, nasceu a 21 de Fevereiro do ano de 1782, casado com com D. Maria Joana Bezerra de Sá, natural de S. Tiago de Antas, nascida 17 de Junho do ano de 1787. Casou a 8 de Agosto de 1807, era filha de João de Sá Leonardo e de sua mulher Rosa Maria Inácia Bezerra.
Daqui os Bezerra e Bezerra de Sá (destes ainda no prelo e somente os presentes).
Fica aqui um excerto de algo que estudo.
O dos Correia Araújo é feito em parceria com um parente.
Agradeço, se assim entender, a sua colaboração na medida do possível.
Também compreendo se entender não responder, porque sei que cada um tem os seus afazeres.
Grato pela atenção dispensada
Cordiais cumprimentos
Adelino Cardoso do Amaral
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Caro Cardoso do Amaral:
Tenho nos meus antepassados alguns Bezerra de Sá mas anteriores À sua D. Maria Joana Bezerra de Sá:
Assim, Constantina Bezerra de Sá, nascida a 12 de março de 1694, em S. Tiago de Antas, filha de José Bezerra Figueiroa e de Catarina Sá. Casou a 20 de abril de 1711 com Manuel Jorge, natural da mesma freguesia. Filhos: Maria (9/10/1712), Padre José (27/7/1715), Manuel (29/3/1717), Tomé (19/5/1719), António (13/2/1722), Veríssimo (21/2/1725), João (13/4/1728), Josefa (18/10/1731) e Mariana (2/3/1735).
Graça Regueiras
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Cara Graça Regueiras
Antes de mais , grato pela resposta.
Irei ver de seguida se haverá correlação entre os seus e os meus antepassados.
De repente e sem querer ser otimista, haverá algum laço de parentesco.
De momento estou fora, mas logo que possa irei verificar. Vamos ver se consigo.
Entretanto lhe darei notícias.
Deixo aqui o meu mail cardosodoamaral@gmail.com para os fins que achar conveniente.
Direct link:
RE: Famílias de Famalicão
Cara Graça Regueiras
Desculpe, carreguei sem querer e não foi po resto da mensagem.
Grato por tudo
Cordiais cumprimentos
Adelino
Direct link:
Famílias de Famalicão
Muito bom dia a todos
Começo por agradecer o poder estar aqui ,neste Forum e escrever sobre este tópico .
Ainda iniciante neste processo ,foi com muita emoção que fui lendo todas as exposições numa panóplia de procuras e encontros dos nossos ascendentes e descendentes .
Porquê hoje ? ,porque hoje redigi uma pequena "história" do nascimento de meu filho ,que nos separamos vai para 15 anos ,residindo este nos Estados Unidos ,fazendo hoje 26 anos de idade .Assim nessa pequena narrativa ,escrevi sobre a sua Familia Minhota ,de Familias de Vila Nova de Famalicão -,na procura no GOOGLE dos nomes completos deparo com este tópico de "FAMILIAS DE VILA NOVA DE FAMALICÃO" .
Peço com humildade sincera ,que me corrijam se não seria aqui que devia escrever ,mas vou tentar começar .
Li e as lágrimas vieram aos meus olhos,estou em Portugal muito recente ,vivi em Moçambique até 2000 e lá tambem nasci ,em 1954 na fronteira com a Tanzânia ,estive tambem no Oriente .
Prometi a mim mesma que um dia continuaria o trabalho de meu pai a busca das raízes da Familia de minha mãe ,Vila Nova de Famalicão .Pois a do meu pai é mais complexa uma vêz que minha avó paterna era Brasileira e descendente de fundadores de Santa Ana de Parnaíba .
Os meus pais faleceram ambos em dois meses vitimas de cancer e ainda registos por acabar .
1º minha avó materna Alzira tinha mais duas irmãs e um irmão ; Tia-avó Raquel Gonçalves Ribeiro Bezerra-casou com o Tio Álvaro Bezerra ,pais dos primos Bibas e Nini ;minha tia-avó Miza ou Mimi ,casou com o Tio Manuel Bezerra ,sobrinho do Tio Álvaro ,pais de meu primo Nelo ;meu tio avô Alcides ,tem minha prima Ivone Melo .
2ºminha avó casou com meu avô Carlos Alberto Sousa Marques ,sei que o jazigo da familia fica em Palmeira - Santo Tirso parte do meu avô ,minha avó e irmãos seu pai era de Ponte de Lima da Familia Leite Ribeiro ,parte da mãe Gonçalves ;tiveram sete filhos ,meu tio António que casaria com tia Ruth Falcão de Amarante ,minha mãe Maria Alzira ,casou com meu pai Manuel Fernandes Pinto de Mosteiró ,minha Tia Cida que casou com meu tio Gino Folhadela Simões ,minha tia Raquel ,que casou com meu tio Narciso Ferreira de Oliveira ,vindo do Brasil ,mas da familia de Mogege Ferreira de Oliveira -texteis ;minha tia Laura ,casou em Lisboa com o tio Calisto ,minha Tia Flávia e minha tia Luzinha .
Meus avós viviam na Senra e Povoa de Varzim ,devido aos negócios de meu avô,tendo ido a falência pagando as suas dividas com a venda da casa da Senra com capela e foram viver para Calendário com a tia Mimi e tio Manuel ...neste percurso ,meu pai colega de meu tio António ,Primo Neca Barbosa e meu tio Azevedo ,que veio a ser Inspector da Fazenda de Texteis ,o irmão era médico ,vem a casar com uma irmã de meu pai ,sei que era de uma familia de ao pé da Trofa ,...
3º O meu avô tinha uma irmã que eu conheci ,foi casada 3 vezes ,a 1ªcom um Capitão ou comandante das tropas que combateram em França ,na Guerra 14/18 e que veio a falecer em combate ,gostaria e ainda vou saber o nome ;no 2ºcasamento ,foi com o Tio.Cancela ,Industrial e 3º casamento com Tio Diogo Luis de Albuquerque Castelo Branco Nogueira ,este meu tio vem a ser o padrinho e dá o nome a meu terceiro filho Diogo ,minha Tia Micas -Maria da Conceição Sousa Marques ,viveu numa linda casa ,que deixou ás sobrinhas e ao Tio Diogo .
4ºTia bisavó Marcelina Marques Miranda ,tia de meu avô,ainda a conheci ,sei que havia uma ligação de familia aos da Casa de Daçalinhos ? -que minha mãe falava nas primas velhinhas condenças ,Penso Conceição e Joana ,uma liagação a Vila Real ou ao pé de Gaia...sei que vai muitos anos passei lá perto e o casarão estava em total ruinas .Tia Marcelina.tinha uma filha minha prima Eracema que veio a casar com o primo Arnaud na Povoa de Varzim,tiveram dois filhos,José e Carlos Miranda da Silva Arnaud.
5º assim sou Prima do Min ,Nela ,Quico e Tucha ,filhos da prima Nini e Neca ;Nelo ou Néné -filho da tia Mimi e tio Manuel ; João,Pedro ,Carlos,Aidinha e Gino Falcão Marques ,filhos de tio António e Tia Ruth ;Lino ,Carlos ,Mariana e Ziza ,filhos da tia Cida e tio Gino Folhadela Simões ;Prima Ivone ,Alechandra,José ,Alcides Ribeiro Melo ,e todos os seus descendentes .e no Brasil prima Alda Sousa Festa -oriunda a familia de Palmeira.
6ºResidência na Maia desde 1987/88-VENEPOR...mas vivendo sempre em África e Ásia ,onde nasceram dois filhos(Maputo e Hong Kong),e os outros dois em Portugal (Porto e Abrantes ) .
Casei com um membro da Familia Afonso Sanches de Carvalho e da Familia Delgado dos Santos Ribeiro e Silva das Beiras (Baicha e Alta) .
Grata por me ouvirem em silêncio ,nos traços da escrita ,um bem haja e peço orientação para lidar com esta maravilhosa ferramenta que ocasionalmente encontrei.
respeitosamente
maria manuela de fátima marques pinto delgado
Maia,25 de Junho de 2014
maria.manuela@portugalmail.com
Direct link:
Famílias de Famalicão
1. Custódia Rodrigues de Azevedo nasceu a 26 Set., 1737 em Vermoim, Lugar da Presa e morreu a 5 Mar., 1818 em Vermoim, lugar da Venda,
Filha de:
2. Jerónimo Rodrigues Palhares nasceu em Vermoim, Lugar da Presa e morreu a 14 Mai, 1786 em Vermoim, Lugar da Presa
3. Maria de Azevedo nasceu em 1704 em Vermoim, Lugar da Presa e morreu a 6 Mai, 1760 em Vermoim, Lugar da Aldeia.
Neta de:
4. Manuel Rodrigues Palhares morreu a 9 Mar., 1722 em Vermoim, lugar do Outeiro
5. Maria Francisca morreu a 16 Mai, 1733 em Vermoim, lugar do Outeiro
6. Francisco Alves morreu a 26 Abr., 1714 em Vermoim, Lugar da Presa 15.
7. Maria Pereira de Azevedo nasceu em 1683 em Vermoim, Lugar da Presa e morreu a 20 Set., 1744 em Vermoim, Lugar da Presa.
Bisneta de:
12. Domingos Alves nasceu em Mogege e morreu a 26 Mar., 1721 em Vermoim, lugar do Olival
13. Maria Gonçalves nasceu em Vermoim, Lugar do Outeiro e morreu a 6 Nov., 1707 em Vermoim, lugar do Olival
14. Francisco Pereira nasceu em 1636 em Vermoim, Lugar da Presa e morreu antes 1700.
15. Maria de Azevedo nasceu em Vermoim, Lugar da Presa e morreu a 1 Set., 1718 em Vermoim, Lugar da Presa.
Trineta de:
24. Francisco Manuel
25. Catarina Alves
26. Antonio Gonçalves]
27. Domingas Manuel
28. Francisco Pereira, nasceu no Vermoim, Olival
29. Agueda Fernandes, casada em 31 Març 1681 Vermoim, Famalicão
30. Francisco de Azevedo nasceu Vermoim.
31. Maria (solteira)
Tetraneta de:
56. Francisco Pires nasceu em Panelas, Vermoim
57. Catarina Luis
58. Domingos fernandes
59.Margarida Rodrigues.
Muito obrigado, admariodidi@gmail.com
Direct link:
Famílias de Famalicão
Custódia Rodrigues de Azevedo foi casada com Leandro Correi da Carvalho, dando origem aos Correia de Azevedo. vamos falar agora sobre os ancestrais de Leando.
.
1. LEANDRO CORREIA DE CARVALHO nasceu em 21 de jul 1735 Vermoim, Lugar da Venda, onde faleceu em 28 jun 1806,
Filho de:
2. Domingos de Carvalho falecido em 1757 Vermoim, Lugar da Venda
3. Teresa Correia falecida em 3 de jan 1757 Famalicão, Vermoim
Neto de:
4. Calisto de carvalho falecido em 14 out 1664 Requião, Lugar do Mosteiro
5. Domingas Gomes nasceu Vermoim, Famalicão
6. Antonio Coelho Gonçalves faleceu 25 ago 1726 Vermoim, Luigar da Venda
7. Isabel Correia nasc 1668 Requião Lugar da Lage fal 6 mai 1753 Vermoim,. Lugar da Venda
Bisneto de:
8. Pedro do Rego de Sá cas 20 jul 1652 Famalicão, Requião
9. Catarina de Carvalho fal 19 ago 1670 Requião, Lugar do Mosteiro
12. João Gonçalves nasc Vermoim
13. Ana Coelho nasc Vermoim
14. Domingos Correia Fernandes cas 11 dez 1667 Famalicão Requião
15. Maria Gonçalves nasc Requião
Trineto de:
16. Gonçalo do Rego de Abreu
17. Angela Pereira nas S. Miguel de Seide
18. Mateus de Carvalho, Padre, nasc Oliveira, S. Mateus
19. Maria Pereira, solt, nasc Vermoim
24. Gonçalo Correia nasc Couto de Arentim
25. Domingas Fernandes nasc Couto de Arentim
26. Francisco Gonçalves nasc Requião, Lugar da Venda
27. Marta Fernandes
Tetraneto de:
36. Domingo Gonçalves cas Oliveira, S. Mateus
37. Catarina Carvalho
Direct link:
Famílias de Famalicão
Manuela:
Tenho o seguinte final de linha e outras informações sobre os descendentes do casal , meus avoengos José Ávares (Alves) Pereira casado com Bárbara Maria:
"
Álvares Pereira - Ancestrais do Barão e General Vasco Álvares (Alves) Pereira do RS.
Especificamente o casal José Álvares Pereira e esposa Bárbara Maria que tiveram o filho Ignácio Álvares Pereira batizado na Candelária , Rio de Janeiro e casado em Curitiba em 1752 e falecido pouco depois em São José do Pinhais, Paraná.
"
Ao seu dispor
Clovis Manoel Pena -
Direct link:
Famílias de Famalicão
Caro mtavares,
Confirma, portanto, que na freguesia de RIBEIRÃO-Famalicão faltam os registos dos baptismos dos períodos 1759-1845, dos casamentos de 1768-1852 e dos óbitos de 1746-1838.
O que se terá passado?
Luís K W
Lisboa-Portugal
Direct link:
Famílias de Famalicão
Cara Graça Regueiros
Peço desculpa mais uma vez estar a incomodar, mas voltei à baila com os Bezerra de Sá.
Conforme havia dito em ulterior conversação é minha remota parente Rosa Maria Inácia Bezerra de Sá nascida em São Tiago de Antas por volta de 1647, visto ter casado com João de Sá Leonardo ou Leonardo de Sá (aparece assim às vezes) a 20-7-1767 e este ter nascido a 28-1-1740.
Como Constantina Bezerra de Sá teve um filho chamado Manuel(n.29-3-1717) e como a minha Rosa teve um pai chamado Manuel Bezerra de Sá e uma mãe Ana Maria Pereira, talvez pudesse ser o que procuro.
Poderá ser coincidência? Ou será o mesmo?
Pesquisei nos paroquiais e encontrei a sua Constantina, mas não lhe vi o apelido Bezerra? Falha minha ou noutros assentos aparece como Bezerra?
Continuo com dúvidas e como esta freguesia é pejada de Sás torna-se complicado a pesquisa e encontrar de nomes.
Grato pela atenção
Cordiais cumprimentos
Adelino
Direct link:
Famílias de Famalicão
Boa tarde, pedia pf indicação da paroquia em que nasceu este José Correia da Mesquita. Muito obrigado.
Paulo
Direct link:
Famílias de Famalicão
A muito tempo que desejo encontrar registros da minha bisavó, nascida em Famalicão.
Seu nome era: Rosa Pereira das Neves
Filiação: Francisco das Neves e Emilia de Jesus
Ano do Nascimento: 1863
Ela faleceu no Brasil em 1951
Abraço a todos
Direct link:
Famílias de Famalicão
Prezados,
Alguém tem conhecido dos meus ancestrais Domingos Álvarez-* 24-03-1654 ( Lugar de Louredo, Calendário - Vila Nova de Famalicão - Braga ) casado com Maria Gonçalves, pais de Manoel, Vicente,Maria , João, Pellonia e Anna Álvarez ( Trisavó de Maria Narciza Pedroza ). Maria Narciza Pedroza casada com Domingos Carvalho ( Areal - Calendário - Vila Nova de Famalicão - Braga
*25 de abr de 1759 ). Maria Narciza Pedroza e Domingos Carvalho são pais de José Pedroza Carvalho , que veio ao Brasil, Santa Rita, distrito de Marechal Deodoro - Alagoas casar com Ângela Custódia do Nascimento ( *1794 e morte em 11 de ago de 1886 ). O casamento deles foi em 18/02/1813 em Santa Rita - Marechal Deodoro.
Grato se puderem ajudar
Abílio José Martins Jr.
Direct link:
Famílias de Famalicão
Bom dia,
Procuro no Concelho antepassados dos apelidos Carvalho e Pedroza.
Grato desde já pelo retorno,
Abílio
Direct link:
Famílias de Famalicão
Cara Manuela e demais confrades Carlos Silva e conhecedores das famílias de Famalicão,
Bastantes anos passados e lendo esta mensagem, ocorreu-me consultar os meus apontamentos sobre esta gente - da qual descendo e gostaria de saber mais - e encontrei os elementos abaixo, embora não me lembre se os recolhi no AD de Braga ou me foram passados aqui no Fórum por algum interveniente, mas nada como os partilhar:
XAVIER ALVARES PEREIRA era filho de FRANCISCO DIAS e de MARIA ÁLVARES, recebidos a 6.2.1667 na freguesia de Oliveira; neto paterno de FRANCISCO GONÇALVES e de ISABEL DIAS e neto materno de MIGIEL ÁLVARES e de ISABEL (recebidos na dita freguesia de Oliveira a 5.8.1640, ele filho de ANDRÉ ÁLVARES e LUISA FERNANDES e ela filha de GONÇALO/JOÃO VAZ e de ISABEL GONÇALVES).
O dito XAVIER recebeu-se a 28.8.1701 na freguesia de Oliveira com a JERÓNIMA de CASTRO/CRASTO, filha de MANUEL de CASTRO/CRASTO e de ISABEL FERNANDES, da freguesia de Riba d'Ave.
Enfim. é o que tenho, mas gostaria de saber se algum confrade tem elementos mais recuados e se os conseguiu entroncar.
Melhores cumprimentos,
S.R.S.
Direct link:
Famílias de Famalicão
A aventura de descoberta das minhas origens começou em 2018 quando, após a morte da minha mãe, (re)descobri o diário dos anos da 1ª Grande Guerra do meu avô paterno. Este meu avô, oficial de marinha foi, na época, um dos tripulantes do Cruzador Adamastor e um dos feridos dos combates no rio Rovuma. Sabia que era natural do Vale de S. Cosme e, pesquisando nos arquivos da Torre do Tombo, cheguei a Francisco Pereira de Carvalho e a Maria Joana Bezerra de Sá, meus quadrisavós. Ao tentar perceber quem era esta família resolvi procurar neste fórum e descobri muito mais do que esperava. Por isso, muito obrigada pela ajuda, ainda que indireta.
Uma pergunta a que poderá ou não responder: durante as minhas pesquisas cheguei a três nomes constantes de umas "Inquirições de Genere": Manuel Bezerra Correia de Sá e de dois irmãos deste, no ano de 1788. Eram filhos de Francisco Bezerra Abreu Lima e de Maria Angelica Correia Figueiredo. Existe alguma relação entre estes e esta família ou será apenas uma coincidência de apelido?
Direct link:
Famílias de Famalicão
Os meus quadrisavós foram Francisco Pereira de Carvalho e Maria Joana Bezerra de Sá. Através deste fórum e da sua pesquisa descobri muito mais do que esperaria sobre os meus antepassados. Escrevi no fórum a agradecer todos estes dados mas, por lapso, enviei para o tópico geral. Aqui fica a correção.
ReplyDirect link:
Famílias de Famalicão
Caros Confrades,
Alguém tem alguma informação dos Pinho de Vila Nova de Famalicão ?
Estou neste momento a estudar todos os Pinho com origem em Vila Nova de Famalicão, e qualquer ajuda será sempre útil.
Obrigado,
Pedro Pinho
Direct link:
Famílias de Famalicão
Boa tarde
Como há neste fórum, muitos nomes e muitas "aproximacoes" a meus ascendentes de Famalicão, Calendário, passo a indicá-los, esperando que alguém tenha a paciência de dar algumas achegas, especialmente antepassados, dos a seguir referidos.
1 - Manuel Gonçalves, c. em 11.1.1644 com Maria Gonçalves. Tiveram pelo menos um filho de nome Baptista Carvalho, n. 26.6.1658, Calendário, este casado com Joana Antónia em 7.6.1693.
2 - João Gonçalves e Ana Antónia, casados em Calendário, pais da Joana Antónia anterior.
3 - António Gomes e Ana Álvares, c. em 27.10.1675, Calendário, pais de Manuel Gomes, n. Calendário, casado com Isabel de Sá, em 28.9.1710.
4 - João Gomes c. com Maria de Sá, pai da Isabel de Sá, anterior.
5 - Domingos da Costa cc Domingas Gonçalves em Bougado, pais de Manuel da Costa cc. Juliana Gomes em 3.8.1711 em Candelário, esta, nascida a 10.1.1677 em candelário.
6 - Bento João cc Maria Cardoso em 2.6.1765 em candelário, pais de Maria Cardoso ou Cardosa, nascida em 10.2.1681 em candelário, está última cc Manuel da Costa em 14.9.1710 em candelário
Agradeço desde já
António Figueiredo
Direct link:
Famílias de Famalicão
Estive a percorrer todo este tópico e verifiquei que foi iniciado em 27- 8-2001 e até hoje já desapareceram muitos intervenientes como "JPCMT" ," Magalp" , "Texmel" Folhadela". Espero que novos os substituam.
Vasco
Direct link:
Famílias de Famalicão
Foi óptimo receber a notificação do meu post.
É verdade, será bom que os antigos regressem e que novos apareçam.
António Figueiredo
Direct link:
Famílias de Famalicão
Caros membros deste fórum,
embora a vossa questão seja datada de 2002 e falo de "MOREIRAS", minha família e óbvio do meu Tio Flávio Moreira, posso se estiverem AINDA INTERESSADOS dar toda a informação acerca de "nós", os aqui falados, pelo Zé Luís Folhadela mas muito superficialmente, por desconhecimento, como bem disse o próprio. Curiosamente, acabei de "estudar" a Família, e fui suficientemente longe, para os meus conhecimentos ... Estou disponível, se me contactarem, por esta via ou por e-mail que aqui deixo:
. Até breve, com um abraço,
António Folhadela MOREIRA
Direct link:
Famílias de Famalicão
Volto ao assunto,
O e-mail será escrito a seguir: alltextilarrobagmailpontocom
Agora sim,
Abraço
António F.Moreira
Direct link:
Famílias de Famalicão
Caro,
"Folhadela" mais "MOREIRA", acabou de contribuir para o fórum.
Abraço
António Folhadela Moreira
Direct link:
Famílias de Famalicão
Bom dia, Fórum Famílias de Famalicão
Alguém terá alguma informação sobre a família GOMES MOREIRA?
(Lugar do Outeiro, Quinta da Carvalheira, São Julião do Calendário, VN Famalicão)
Há algum registo entre o séc. XVII e XIX)
_Custódio Carvalho d’Araújo (???) (pai de António José Gomes Moreira - aqui há uma mudança de apelido que ainda não compreendi, mas talvez possa estar associado a algum padrinho!!))
_António José Gomes Moreira (1791-1866) (pai de Augusto Gomes Moreira)
_Augusto Moreira Gomes (1852-1927) (pai de Raul Augusto Moreira)
_Raul Augusto Moreira (1875-1964) (pai de Augusto Carvalho Moreira)
_Augusto Carvalho Moreira (1903-1957)
.
obrigado
Pedro Pacheco
Direct link:
Famílias de Famalicão
Caro Carlos,
Recupero este tópico no sentido de tentar perceber se tem o conhecimento da linha sucessória da Casa do Cabo (e do Assento).
Ando a investigar os costados de uma pessoa próxima e deparei-me com uma Bernardina da Silva (ou Abreu), casada com Patrício José de Abreu, moradora ela na Casa do Cabo. No baptismo da filha Emília, ambos aparecem como proprietários no lugar da Portela. Esta Bernardina é filha de Custódia de Azevedo, neta de Manuel José de Azevedo, e bisneta do já referido (neste tópico) casal Luís António de Azevedo e Maria Joana Ferreira Machado.
Estou com dificuldade em ligar estes proprietários/moradores na Casa do Cabo com os Abreus e Magalhães que aparecem nos nobiliários como senhores da Quinta do Cabo.
Pergunto se passados estes anos todos, conseguiu reunir informações que permitam um esboço da lógica sucessória das referidas casas.
Agradeço muito a atenção.
Com os melhores cumprimentos,
Lopo P.A.
Direct link:
Famílias de Famalicão
Graça Regueiros (Correia de Mesquita ...)
Pode parecer um pouco "fora de horas" voltar a este tópico aqui relatado em 02.Setº.2004 ... mas, agora o vi por qualquer razão, e é oportuno este contacto contigo. Sou primo, António Folhadela Moreira, pelo lado da minha Mãe Maria Amélia, e da minha Avó Elisa Sofia Correia de Mesquita Guimarães irmã de teu Avô Flávio Correia de Mesquita Guimarães, ambos entre tantos outros (17) filhos de Francisco Correia de Mesquita Guimarães. Este nosso Bisavô filho de José Correia de Mesquita Guimarães, tem seus antepassados como bem dizes, em Vila Real, sabendo eu do mais antigo "Avô" n.1720/1725 Sebastião Correia de Mesquita, este filho de João Correia de Mesquita, todos de Sam Pedro / Vila Real. Pois aqui chegado e porque sei que tens a Familia "estudada", peço se me podes confirmar/enviar mais elementos por mensagem privada via E.mail para (alltextil@gmail.com). Fico a aguardar noticias tuas, que desde já muito agradeço,
Abraço amigo,
António Folhadela Moreira
Direct link:
Famílias de Famalicão
Olá Manuela,
Estive a ler com muito interesse esta sua mensagem. Sou bisneta de Álvaro Carneiro Bezerra, seu tio.
Também li a mensagem à minha Mãe, que se lembra perfeitamente da sua Mãe e chegou a visitá-la em Moçambique.
Graça Regueiras
Direct link:
Famílias de Famalicão
Paulo,
Não sei se vai a tempo e se ainda está interessado, estive durante algum tempo ausente deste fórum e só agora vi esta mensagem. José Correia de Mesquita nasceu em S. Pedro, Vila Real em 4 de junho de 1749. Casou em Pousada de Saramagos, Famalicão em 12 de março de 1769 com Maria Joana Pinta de Sequeira. Faleceu em Pousada de Saramagos, Famalicão em 7 de dezembro de 1822.
José Correia de Mesquita era filho de Sebastião Correia de Mesquita e de Maria Josefa Oliveira e Silva, também de Vila Real.
Graça Regueiras
Direct link:
Famílias de Famalicão
Boa noite,
Estou a começar nisto mas nas minhas pesquisas já me deparei com Urias e Aurora que constam como padrinhos em batismo de uma Clarisse Gomes da Silva, nascida em 1906 em calendáriom Vila Nova de Famalicão, filha da minha bisavó paterna, Albertina Ferreira da Silva e de Manuel Gomes da Silva.Este teria ido para o Brasil e que já não foi meu parente.
Pesquiso também do lado dos ascendentes do meu pai com os apelidos Ferreira Vago.
Obrigada
Direct link:
Famílias de Famalicão
Bom dia
Uma dúvida:
Leonor Dias Marques, nascida a 27.12.1897 e casara a 23.5.1903? com Jaime Valongo
Ao dispor
Fr. Vasconcelos
Direct link:
Famílias de Famalicão
Boa tarde,
Este link poderá ajudar.
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L9VS-4GHN?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQ2SQ-FF3V&action=view
Seria Adélia filha do casal que também foi para o Brasil.
Mas não me aparecem como sendo meus familiares.
Seria do lado de Manuel Gomes da Silva que foi casado com a minha bisavó Albertina Ferreira da Silva, casamento celebrado em 1905.
Como indiquei ele foi para o Brasil em 1906 ? Teria a deixado com uma filha recém-nascida, a Clarisse Gomes da Silva e da qual não tinhamos conhecimento até hoje.
O Manuel Gomes da Silva não teria voltado para Portugal, ficando a minha bisavó considerada como viúva passado alguns tempos.
A minha bisavô teve outra filha, Adélia Ferreira da Silva mas o pai não é Manuel Gomes da Silva.
Se tiverem dicas para o outro lado os Ferreira Vago que só encontrei até agora dos anos 1835 para à frente. São quase todos naturais de Santiago de Antas ou do Calendário, VNF.
Obrigada
Direct link:
Famílias de Famalicão
Boa tarde! Meu nome é José Wellington Pedrosa Xavier. Tenho comigo registrado toda a descendência de José de Carvalho Pedroza. Isso porque ele é bisneto de MADALENA PEDROZA, nascida em 1687, em Santo Adrião, Vila Nova de Famalicão, Braga, Portugal, filha de Leandro Ferreira (1650/-) e Maria Pedroza (1657/1723) falecida em 15/08/1748, em Vila Nova de Famalicão. Era irmã de Francisco, Maria, Antonio e de MIGUEL FERREIRA PEDROSA.
Eu descendo do irmão Miguel em 7ª geração
Direct link:
Famílias de Famalicão
Maria Narciza Pedroza era filha de CUSTÓDIO FERREIRA PEDROZA, nascido em 16/01/1721, em Calendário, Vila Nova de Famalicão.Casou-se com Tereza Maria Gomes de Sá (1725/-) e tiveram como filhos Antonio Gomes Pedrosa (1760/-), Jacinto Gomes Pedroza (1752/-) e MARIA NARCIZA PEDROZA (17/07/1756 /-), nascida em Calendário, Vila Nova de Famalicão.
Custódio e os irmãos Maria Ferreira Pedrosa (1728/1752), Manoel Ferreira Pedrosa (1725/-), Luiza Ferreira Pedrosa (1723/-), Joze Ferreira Pedrosa (1722/1753) eram filhos de Madalena Pedroza, casada com Rafael Ferreira (1684/1759).
MADALENA PEDROZA, nascida em 1687, em Santo Adrião, Vila Nova de Famalicão, Braga, Portugal, era filha de Leandro Ferreira (1650/-) e Maria Pedroza (1657/1723) e faleceu em 15/08/1748, em Vila Nova de Famalicão. Era irmã de Francisco, Maria, Antonio e de MIGUEL FERREIRA PEDROSA.
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 07 Nov 2024, 10:01