Família Pereira
This topic is classified in the following rooms Famílias | Brasil
Família Pereira
É com muita alegria que vos escrevo, cheio de muita esperança.
Venho até vos pedir-vos se possível que me enviem a genealogia da Família Pereira ou Lima, mais especificamente a que desembarcou na Bahia, Feira de Santana.
Eu e minha Família temos um enorme desejo de adquirir conhecimentos sobre os nossos antepassados. Certo da vossa compreensão aguardo ancioso uma resposta vossa, qualquer que seja, uma só informação será muito.
Anteciosamente
Leandro Pereira de Lima
Direct link:
RE: Família Pereira
Caro Leandro,
Você não pode estar 'a espera que alguém lhe envie a árvore genealógica da SUA família! Está? :-))
A ideia deste fórum é - em princípio - trocarmos informação sobre famílias comuns a vários membros. Na verdade até nos entreajudamos bastante. Mas nada de exageros! :-))
Os dados que você nos enviou são insuficientes para sabermos a quem V. se refere. Seus Pai e Mãe? Seus Avós?
Por outro lado, "Lima" e "Pereira" são, provavelmente, centenas de milhar por todo o Mundo...
Em resumo: a genealogia da SUA família terá de ser feita por si, e nós cá estaremos para dar alguma orientação.
Começando pelo princípio: o que é que você já tem (nomes de avós, bisavós, etc; DATAS e LOCAIS de nascimento e casamento; data da imigração, etc)? Que documentos é que já reuniu (registos de nascimento/casamento/óbito; certidões de baptismo; passaportes; caderneta militar; testamentos; etc.)?
Com esses dados poderemos, talvez, dizer qual o próximo passo.
Cumprimentos.
Luis K W
Lisboa-Portugal
Direct link:
Tanto haveria a dizer sobre os Pereiras ...
Pois é caro confrade Leandro,
Pertencer a esta confraria dá uma trabalheira que você nem imagina ... Mas se seguir os passinhos todos (vá lá, pelo menos alguns ...), e der provas disso, então passa a confrade de pleno direito ;-D !
Bom, o que lhe diz o Confrade K.W. é mesmo o busílis da questão: você precisa começar a coisa.
Como?
1. Indo às conservatórias dos registos civis, às dos registos paroquiais (no Brasil deve chamar-se outra coisa, mas em todo o caso é no local onde se guardam os registos - ou regist"r"os como por aí se diz -) isso tudo na posse de datas de nascimento, casamento, óbito, e de uma informação mais ou menos segura dos locais onde esses eventos se deram. Claro está que se começa por si mesmo ou pelo indivíduo com dados mais conhecidos. Nas certidões de casamento estão os nomes e, com sorte, idade e os locais de origem dos pais (e dos avós no caso da de nascimento);
2. com os dados dos pais, vai-se , p.ex., aos livros paroquiais da paróquia de origem deles e procura-se nos livros de uns vinte anos antes para trás até encontrar o registo de baptismo com o nome do pai (ou da mãe). No registo de baptismo só se põe o nome cristão (José ou Maria). Mas como há muitos Josés e Marias, como saber se é o mesmo? Confirmando com os nomes dos pais dele (ou dela) que você nessa altura já conhece porque aparecem no seu registo de baptismo, uma vez que são seus avós. Nesse registo você fica a saber os nomes dos seus bisavós, que aparecem como avós do seu pai ou mãe. PARABÉNS: JÁ DESCOBRIU MAIS UMA GERAÇÃO!
Agora é fazer o mesmo para cada um dos que você conhece apenas os pais.
E assim sucessivamente,
de geração em geração,
até Eva e Adão.
Bom, não exageremos que na maior parte dos casos a brincadeira acaba pelos princípios do séc. XVII, exceptuando-se os casos menos frequentes de famílias que mantiveram registos de linhagens.
Agora meu caro, ao trabalho!
BEN-VINDO A BORDO E BOA SORTE!
Disponha quando tiver mais qualquer coisa de concreto, ou mesmo antes disso se quizer trocar uns pontos de vista quanto a estas andanças.
VF
P.S.: na barra verde no topo desta página se puser "Pereira" e pesquisa por "Famílias" pode ver um brave resumo sobre a família originária do nome. É claro que Pereiras e Limas há muitos, a maior parte não aparentados, mas sempre fica com uma ideia (se a não tiver já). Pesquisando por Pessoas "Pereira Lima" terá também algumas respostas. Mas tudo começa em si e nos seus pais.
SIGA OS CONSELHOS DO LUIS KW e não se arrependerá.
As coisas que ficamos a saber sobre a história dos nossos antepassados e da forma como eles e o meio em que viveram interagiram é muito mais interessante do que parece!
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 11 Nov 2024, 13:27