Ama de roda
This topic is classified in the following rooms Cargos
Ama de roda
Caros confrades
Encontrei num registo a expressão "ama de roda". Deduzo, como a própria expressão sugere, que seria uma senhora que tomaria conta dos bébés abandonados na roda. Será que me podiam dizer mais qualquer coisa sobre esta "ocupação"?
Muito obrigada a todos
Com os melhores cumprimentos
Maria Barreiro
Direct link:
Ama de roda
Coloquei "Ama da roda" no "Google" e vim aqui parar...
Por isso, também eu gostaria de saber algo sobre este nome, já que estou a tentar descrever esta Senhora - se é que existiu com este nome! - ou, pelo menos, a escrever sobre os seus cuidados maternais, que parece ter prestado a imensas crianças na região de Santiago de Cacém. Foi-me dito isso, mas não sei se será verdade e a história, segundo a mesma fonte, ter-se-á passado nas primeiras décadas de 1800... tentarei contar isso no blogue pensaofinezas.blogs sapo.pt , embora com todas as incertezas. Ou será que este nome, sendo atribuído a uma Senhora que ajudava crianças, é característico de vários lugares onde existia pobreza e crianças sem lar, e, se assim foi, este episódio ter-se-á passado não só em Santiago mas em inúmeras outras localidades deste Portugal...
Estas minhas dúvidas não respondem, obviamente, à pergunta da Sra. Maria Barreto. Contudo, obrigado por ter abordado este tema.
Direct link:
Ama de roda
Olá
em principio essa seria a sua profissão, era "Ama da roda", podendo ser em Santiago do Cacém caso lá tenha havido uma casa da Roda, local onde eram deixadas anonimamente crianças enjeitadas, ou abandonadas.
As Casas da Roda a partir de 1783, por ordem de Pina Manique, passaram a existir em quase todas as Vilas, e nelas tinha de haver mulheres para amamentar, conhecidas por Ama da Roda.
Em locais com entrada de muitas crianças, como acontecia em Lisboa, tinha de haver Amas de Leite e de seco, externas, a quem se pagava para amamentarem ou cuidarem das criançaso
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 12 Nov 2024, 22:58