D. Segismundo Saldanha
This topic is classified in the following rooms Pessoas
D. Segismundo Saldanha
Preciso URGENTEMENTE dados biográficos ou genealógicos de D. Segismundo Saldanha, falecido há uma semana com 94 anos de idade.
Foi Director da Tapada Nacional de Mafra e Vereador de Lisboa.
Obrigado. Cumprimentos
Inácio Beirão
inacio.beirao@netc.pt
Direct link:
RE: D. Segismundo Saldanha
Na homepage, a caixa de pesquisa "Procure o seu nome" aplica-se também no sentido "Procure o nome de outros que não o seu". Se o fizer, encontrará seguramente todos os dados genealógicos que precisa sobre D. Segismundo de Saldanha que, mais do que vereador, foi durante oito anos vice-presidente da Câmara de Lisboa. Se ainda assim achar insuficientes, não hesite em voltar a pedir ajuda.
Cumprimentos
GP
PS-Ou os livros estão errados ou tinha 92 e não 94 anos.
Direct link:
Caro Inácio,
D.Segismundo de Saldanha era avô de minha mulher e morreu com 92 anos.
Que dados necessita?
Francisco Montanha Rebelo
Direct link:
Caro Inácio
Como informação complemntar a todas aquelas que Francisco Montanha Rebelo certamente lhe dará, deixaria apenas dois elementos:
D. Segismundo foi Cavaleiro de Honra e Devoção da Ordem Soberana e Militar de Malta a 17-6-1971 sendo elevado a Grã-Cruz a 29-4-1983 (Revista "Filermo" n.º5/6).
Vereador da C.M. de Lisboa entre 1960 e 1969. De 1970 a 1974 foi Vice Presidente da mesma ("A Evolução Municipal de Lisboa", Ed. da C.M.Lisboa).
Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos
Direct link:
Mais três "notas" biográficas de D. Segismundo:
- Foi aluno do Colégio Jesuita de "La Guardia" (sucessor do Instituto Nun'Alvares quando da expulsão dos jesuitas em 1916) entre 1922 e 1925 com o n.º 137 ("Catálogo dos antigos alunos dos Colégios da Companhia de Jesus em Portugal", p.211).
- Comendador da Ordem do Infante Dom Henrique a 18-3-1986 ("Anuário das ordens Honoríficas Portuguesas", 1988, p.689).
- Entre 1981 e 1987 foi Vice Presidente da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem Soberana e Militar de Malta (era presidente o Conde de Campo Belo, D. Henrique).
Cumprimentos
Direct link:
Muito obrigado pela sua ajuda. O senhor Luis Amaral da GeneaPortugal já me facilitou o início do trabalho. Vou agora aproveitar para a restante parte o apoio do senhor Montanha Rebelo.
Cumprimentos
Direct link:
Muito obrigado pela sua disponibilidade. Acabei de receber alguma informação do senhor Luis Amaral da GeneaPortugal mas, efectivamente precisava com a máxima urgência de uma fotografia emprestada para digitalizar. Recente ou antiga, sozinho ou em grupo tanto faz.
Precisava também do máximo de elementos biográficos que me consiga disponibilizar, quer a nivel académico, quer a nível profissional ou político.
Este meu interesse prende-se com o facto de eu ter conhecido pessoalmente o senhor D. Segismundo há 15 anos. Só estive uma única vez com ele, numa casa onde ele vivia na Rua Castilho. Na altura precisei de um depoimento dele sobre a imprensa regional no concelho de Mafra, para um trabalho que eu estava a fazer e ele colaborou comigo, tal como o Cardeal D. António Ribeiro, o General Kaúlza e outros mais. Por acaso ainda tenho em meu poder duas ou três cartas que o D. Segismundo me escreveu com colaboração para o jornal.
Como ele foi responsável pela Tapada de Mafra, foi Director de um dos jornais de Mafra, foi colaborador do Jornal a que pertenço (O Carrilhão), e sempre colaborou de forma desinteressada e cordial, entendo de toda a justiça que devo fazer um apontamento sobre a sua recente chamada à presença de Deus e sobre a sua vida e obra, para publicar no Carrilhão, se possível com foto e brasão de armas.
Como se trata de um quinzenário, e temos que entregar os textos com antecedência, acontece que tenho urgência em elaborar o referido texto.
O motivo de só agora estar a fazer este pedido, prende-se com o facto de só ontem me ter telefonado um amigo (que por acaso é o Presidente da Assembleia Municipal e conheceu o D. Segismundo em jovem) a informar que tinha lido no Diário de Notícias um apontamento necrológico sobre a Missa de 7º Dia.
Neste contexto, acha que me conseguirá ajudar?
Quanto à foto, se ma quiser mandar já digitalizada, tanto melhor.
Esperando o seu bom acolhimento, aguardo na expectativa as suas prezadas notícias e, subscrevo-me com os melhores cumprimentos e um abraço.
Inácio Beirão
Rua de Olivença, Lote C-2-E
2640-516 MAFRA
Móvel 91 927 89 86
Tel. após as 20h 261 811 551
Tel. das 10h às 17h: 21 943 14 79
Direct link:
As armas da família Saldanha já estão no site. Por força das circunstâncias, a digitalização das imagens na net não ultrapassa os 72 dpi. Mas o gráfico de "O Carrilhão" não terá seguramente dificuldade em ultrapassar este obstáculo.
Cumprimentos
GP
Direct link:
Caro Montanha Rebelo,
Já agora permita-me dizer que o D. Segismundo também foi assinante do Carrilhão desde a sua fundação em 1980. Há uns dois ou três anos é que ele nos escreveu a pedir o cancelamento da assinatura, por não se justificar continuar a receber o jornal, uma vez que a visão o tinha atraiçoado.
É só um pormenor a titulo de curiosidade. Obrigado.
Inácio Beirão
Direct link:
O Carrilhão funciona desde 1980 à base da carolice de meia dúzia de pessoas que, como eu, vamos escrevendo em casa de acordo com os tempos livres e utilizando o equipamento de que dispomos no lar, ou nas empresas onde trabalhamos. Nestes moldes, temos mantido o jornal com periodicidade quinzenal, desde 1980, sem nunca termos falhado um número. Chama-se a isto preserverança, bairrismo e amor à camisola: fazer de forma gratuita algo que contribua para a divulgação da nossa terra. Mesmo sem Gráfico, tentarei descobrir o brasão e fazer o respectivo download.
Mas uma vez mais, muito obrigado pela sua disponibilidade e rapidez nas respostas. Bem haja pela eficácia.
Cumprimentos
Inácio Beirão
Direct link:
Muito obrigado pela sua disponibilidade e empenho. Efectivamente já recebi uma mensagem de Francisco Montanha Rebelo e uma de Luis Amaral que adicionadas às suas certamente me permitirão conceber o trabalhito que pretendo publicar.
Cumprimentos.
Direct link:
Há pouco disse que no Carrilhao faziamos as coisas graças ao nosso espírito bairrista, o que é efectivamente verdade. Por bairrismo e graciosamente.
A título de curiosidade, posso informar que este facto não nos impede de irmos fazendo coisas giras sobre o concelho, conforme poderá verificar através do site
http://milharado.lisboa.ecclesia.pt
depois clica em MILHARADO
e seguidamente clica em MAFRA
Cumprimentos.
Direct link:
Caro Inácio
Pedia-lhe o favor de comunicar aqui no Fórum quando o artigo fôr publicado, para se poder comprar esse n.º do jornal.
Conheço bem o "Carrilhão" pois passo férias na Ericeira desde que nasci.
Direct link:
Caro Inácio,
Só hoje vi a sua mensagem pois ontem passei o dia na tapada de Mafra.
Vou ligar-lhe para o seu telemóvel.
Fmr
Direct link:
Caro Inácio,
Como escrevi numa mensagem anterior gostaria muito de ter o número do "Carrilhão" com o artigo biográfico sobre D. Segismundo Saldanha.
Peço que não se esqueça de nos avisar, aqui no Fórum, quando fôr publicado.
Cumprimentos
Direct link:
Carissimo Lourenço
Assim farei. O artigo, já concluído, estava para ser publicado na edição de 1 de Outubro mas, por falta de espaço passou para dia 15 de Outubro. Já avisei por telefone a neta de D. Segismundo, aguardando apenas que ela faça o favor de me dispensar algumas fotos de criança, adolescente, e de família do referido saudoso.
Comprometi-me, inclusivé, a entregar em casa dela alguns exemplares. Penso que depois, através de Montanha Rebello poderá chegar um exemplar às suas mãos.
Bem-haja pelo seu cuidado e obrigado pela ajuda inicialmente dispensada.
Cumprimentos
Inácio Beirão
Direct link:
Caro Inácio Beirão,
Em primeiro lugar queria dar-lhe os parabéns pelo óptimo artigo que escreveu sobre D.Segismundo de Saldanha.
Queria ainda pedir-lhe se não arranjava mais exemplares pois tenho vários pedidos e os que enviou à minha mulher foram distribuidos pela família.
Uma das pessoas que me pediu foi o Lourenço Correia de Matos.
Já sei que vai escrever outro artigo.Se precisar de ajuda não hesite em ligar-me.
Cumprimentos
fmr
Direct link:
Carissimo Montanha Rebelo
Muito obrigado pela agradável referência que faz ao meu texto no Carrilhão, mas o mérito é de sua mulher que me forneceu os dados e fotografias sem os quais não poderia ter aquele resultado.
Dentro de dias sairá o mesmo texto, mas reduzido e com pseudónimo numa revista, da qual lhe deixarei também alguns exemplares em casa.
Ontem mesmo, como tive que ir à Avenida da Liberdade, tomei a liberdade de lhe deixar em casa um envelope com mais exemplares do Carrilhão, por forma a poder distribuí-los da maneira que entender e dar um exemplar a Lourenço Correia de Matos e outro a Luis Amaral da genea Portugal, por favor.
No próximo ano o trabalho será repetido noutra edição - livro de vários autores - pelo que gostaria de lhe solicitar o especial favor de, com a juda de sua mulher, me arranjarem mais fotos mas, de quando D. Segismundo era criança, se possível ele com os pais, ele com a família em Mafra, ele no liceu, etc..
Digamos que algumas fotos que nos deiam a ideia das diversas fases etárias e sociais da vida dele.
Com os melhores cumprimentos
Inácio Beirão
Direct link:
Caro Inácio Beirão,
Fui ontem à Ericeira e comprei o "Carrilhão". Dou-lhe os mais sinceros parabéns pelo seu artigo e agradeço a imerecida referência que me faz.
Cumprimentos
Direct link:
Carissimo Correia de Matos,
E eu fui ontem a casa do Montanha Rebelo deixar mais jornais, entre os quais um para si e outro para Luis Amaral da GeneaPortugal.
Muito obrigado uma vez mais pela colaboração prestada, pois o senhor foi o primeiro a responder ao meu apelo, curiosamente com dados biográficos que nem o curriculum de D. Segismundo tinha.
Muito obrigado por tudo e, dentro de meses talvez lhe bata à porta pois espero fazer nova publicação sobre a biografia de D. Segismundo, mas mais pormenorizada e não será para O Carrilhão. Se eu tiver necessidade de aprofundar alguns dados, contactá-lo-ei, assim como a Montanha Rebelo.
Um abraço
Inácio Beirão
Direct link:
Caro Luís Amaral,
Como posso enviar-lhe um exemplar do Carrilhão?
fmr
Direct link:
Caro Inácio Beirão,
Agradeço-lhe os exemplares do Carrilhão que me deixou.
Tanto eu como a minha mulher estamos à sua disposição sempre que precisar de mais elementos.
Um abraço
fmr
Direct link:
Caro Inacio Beirão,
O meu Pai, Segismundo de Bragança, era primo direito de D. Segismundo Saldanha e conviveram muito proximamente durante larguíssimos anos.
O meu Pai não competirá garantidamente com a Sogra do Francisco Montanha Rebelo - ou com ele próprio - em termos biográficos. Poderá, no entanto, e se o entender, ser de alguma ajuda em informações menos "formais" - histórias, vida social, aspectos humorísticos (já que era uma pessoa com um enorme sentido de humor) ou eventualmente alguma fotografia.
Fico à sua disposição para o que entender e estiver ao meu alcance, e pedir-lhe-ia informações sobre como encontrar o número do Carrilhão com o seu artigo.
Cumprimentos,
João de Bragança
Direct link:
Agradecendo desde já a sua disponibilidade e interesse em nos ajudar a enriquecer o trabalho biográfico de D. Segismundo, saliento que terei todo o interesse em um dia me encontrar pessoalmente consigo e com o senhor seu pai, por forma a poder registar as tais informações menos "formais" e algumas fotos.
Gostava de ter acesso a algumas fotos de D. Segismundo em criança, com os pais dele, com a família e outras imagens inéditas.
Já fiz o pedido à sua prima Teresa Pinto Basto, mas quantas mais melhor, pois assim terei mais por onde escolher.
Quanto ao exemplar do Carrilhão, se me der o seu endereço postal, terei o maior gosto em lho enviar.
Esperando o seu bom acolhimento, aguardo na expectativa as suas prezadas notícias, subscrevendo-me com os melhores cumprimentos.
Inácio Beirão
Rua de Olivença, lote C-2-Esq.
2640-516 MAFRA
Móvel: 91 927 89 86
inacio.beirao@netc.pt
Direct link:
Agradecendo desde já a sua disponibilidade e interesse em nos ajudar a enriquecer o trabalho biográfico de D. Segismundo, saliento que terei todo o interesse em um dia me encontrar pessoalmente consigo e com o senhor seu pai, por forma a poder registar as tais informações menos "formais" e algumas fotos.
Gostava de ter acesso a algumas fotos de D. Segismundo em criança, com os pais dele, com a família e outras imagens inéditas.
Já fiz o pedido à sua prima Teresa Pinto Basto, mas quantas mais melhor, pois assim terei mais por onde escolher.
Quanto ao exemplar do Carrilhão, se me der o seu endereço postal, terei o maior gosto em lho enviar.
Esperando o seu bom acolhimento, aguardo na expectativa as suas prezadas notícias, subscrevendo-me com os melhores cumprimentos.
Inácio Beirão
Rua de Olivença, lote C-2-Esq.
2640-516 MAFRA
Móvel: 91 927 89 86
.inacio.beirao@netc.pt
Direct link:
Peço desculpa de só lhe responder agora, mas questões pessoais têm-me afastado do Forum. Já falei com o meu pai que terá todo o gosto em encontrar-se consigo para contar alguns aspectos menos conhecidos (porque menos formais) da vida de D. Segismundo Saldanha. Poderá inclusivamente emprestar-lhe algumas fotografias. Será que a sua vida "passa" por Lisboa ou, preferencialmente, Estoril?
Quanto ao envio do Carrilhão, agradeço-lhe desde já e deixo a minha morada:
Praceta Marquesa do Cadaval, lote 10 - 8º Dto
2765-396 Estoril
Melhores cumprimentos,
João de Bragança
joao.braganca@unilever.com
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 14 Jan 2025, 21:16