Seminaristas minhotos

This topic is classified in the following rooms Arquivos

Seminaristas minhotos

#9230 | Rodarte | 16 Sep 2001 23:08

Tenho um caso em que, num único registro de casamento, ocorrido na Freguesia de Palmeira do Faro (Concelho de Esposende, do Arcebispado de Braga), em 1747, cinco padres, de famílias diferentes, aparecem como testemunha... Parece-me algo peculiar um tal número de sacerdotes em tal casamento...

Testemunhas, geralmente, são gente bem relacionada aos noivos... penso, portanto, que o noivo, enjeitado que era, poderia ter sido fâmulo ou estudante de seminário... Pela região e época em que vivia o noivo, quais os possíveis seminários ou casas religiosas?

Claus Rommel Rodarte
Brasília-DF

Reply

Direct link:

RE: Seminaristas minhotos

#9272 | Carlos Silva | 17 Sep 2001 16:31 | In reply to: #9230

Caro Claus,

suponho que ja deitou um olho ao site do Arquivo Distrital de Braga, e mais prescisamente na base de dados sobre as inquiriçoes de genere dos pretendentes clerigos do Arcebispado de Braga :

http://www.geira.pt/pesquisa/golfinho.html

ou por exemplo, os pretendentes de Palmeira de Faro (Esposende) antes de 1750 para saber se aparece algum parentesco, no mesmo site:

http://www.geira.pt/scripts/VerBD.asp?OutroQuery=0&LinhasPagina=10&BaseDados=Geira&Tabela=ADB_Inq&Titulo=Arquivo:+Inquiri%E7%F5es+de+G%E9nere&SQL=SELECT+*+FROM+ADB_Inq+WHERE+DATA+%3c+%271750-01-01%27+AND+FREGUESIA+LIKE+%27%25palmeira%25%27+AND+CONCELHO+LIKE+%27%25esposende%25%27

Lamento, mas nào consigo extrair os dados de modo mais comodo para os trancrever aqui.

Carlos Silva

Reply

Direct link:

RE: Seminaristas minhotos

#9274 | Carlos Silva | 17 Sep 2001 16:36 | In reply to: #9272

digo, "e mais precisamente na base de dados das inquiriçoes de genere dos pretendentes etc..", em lugar do que se acha escrito.

Carlos Silva

Reply

Direct link:

RE: Seminaristas minhotos

#9393 | Rodarte | 19 Sep 2001 18:18 | In reply to: #9274

Caro Carlos,

Agradeço a dica.
Já havia tentado, há muito tempo, pesquisar nesse mecanismo... mas não funcionou à época e até me esqueci dele...

Fiz nova tentativa e desta vez consegui. Achei outras coisas que me interessavam, mas o nome que sucitou este tópico não estava lá...

Um cordial abraço,

Claus Rommel Rodarte
Brasília-DF-Brasil

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 12 Jun 2024, 01:36

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen