Investição sobre a família "Rebelo Carneiro"
This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil
Investição sobre a família "Rebelo Carneiro"
Procuro apoio para conseguir informações sobre a família de meu bisavô - Pedro José Rebelo Carneiro.
O que se sabe:
Veio do Brasil por volta de meados do sec. 19 junto com um irmão (José), devido a uma qualquer guerra que havia por ali. Terá ficado no Brasil um outro irmão ou irmã sobre o/a qual nada se conhece, para além e um postal remetido de Angra dos Reis
Tirou o curso de engenharia de máqunas em Lisboa e foi técnico na CP (nuna terá chegado a cargos de peso por nunca ter renunciado à nacionalidade brasileira.
Casou em Coimbra, em data não especificada, com a Sr D. Mariana Diniz e faleceu em Coimbra tambem em data não especificada.
Tiveram, como filha única, minha Avó - Maria Amélia Rebelo Carneiro (de Sousa Pires) casada com meu Avô - Juiz desembargador na Relação de Coimbra, chamado Adolfo Maria Sarmento de Sousa Pires (falecido em Coimbra)
Tento saber se o irmão (irmã) que ficou no Brasil terá dado origem a alguma descendencia (complrtar o ciclo)
Agradeço qualquer ajuda
Direct link:
RE: Investição sobre a família "Rebelo Carneiro"
Caro confrade Francisco José,
Presumo que esteja a escrever-nos do Brasil.
Se se dirigir por mail ao Arquivo Distrital de Coimbra (ou AUC, à guarda da Universidade) com uma data aproximada de casamento e eventualmente uma estimativa de idade/ano de nascimento, provavelmente conseguirá descobrir ou o registo do casamento do Sr. seu bisavô, a sua filiação aí constante, talvez mesmo uma referência ao local de origem. Outra forma, mais segura, é descobrir o registo de nascimento da Srª sua avó. Aí certamente estarão a filiação e os avós dela (seus trisavós), muito provavelmente com o local de origem.
E aqui está o centro da pesquisa: tendo o local de origem do Sr. seu bisavô, e muito provavelmente os nomes dos Srs. seus trisavós, é pesquisar nessa Freguesia. Certamente (se ainda existirem livros para essa data, claro está) vai descobrir quer o registo de nascimento do seu bisavô como o dos seus irmãos e irmãs.
O próximo passo seria o de acompanhar esses irmãos nos registos paroquiais e perceber os que continuam a aparecer (casando, tendo filhos ou sendo padrinho, p.ex.) em época que o seu bisavô já tinha ido para o Brasil. Esses não serão o que procura, e chega ao tal por exclusão de partes.
Mas ... estando no Brasil ...
Não custa nada começar. Dirija-se ao AUC por mail. Veja o mail no site do Instituto dos Arquivos Nacionais - Torre do Tombo, que pode descobrir com um motor de busca como este, o sapo.pt.
Boa sorte.
VF
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 18 Dec 2024, 23:11