Inquiriçoes no Arcebispado de Braga (dica)

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Formação

Inquiriçoes no Arcebispado de Braga (dica)

#9279 | Carlos Silva | 17 Sep 2001 17:12

Embora talvez inutil para os genealogistas e historiadores ja experientes nào me parece fora de proposito assinalar o grande valor da base de dados de "Inquiriçoes de Genere" do Arquivo Distrital de Braga.

Os processos genealogicos dos clerigos (ou apenas pretendentes) do Arcebispado de Braga (entre finais do séc. 17 e finais do séc. 19) estào classificados, com precioso resumo (nome do pretendente, nome dos pais, freguesia, data de processo, e numero de processo).

A pesquisa pode ser feita por freguesia, nome do pretendente (ou parte do nome), nome dos pais, antes ou depois de determinanda data etc…

Mais eficaz provavelmente pesquisar por palavra "contida" (no nome, na freguesia, etc…).
Por exemplo : editar os pretendentes com apelido "Calheiros" (portanto contendo a palavra "calheiros"), com inquiriçào antes de 1790-01-01, no concelho de Esposende ...

... ou os pretendentes cuja màe tem apelido (contem a palavra) "Sequeira", na freguesia de Serzedelo (existem duas), depois de 1743-01-05.

Cuidado : em vez de escrever o nome da freguesia com o respectivo orago, é melhor selecionar "contendo a palavra " Serzedelo" no concelho "tal" ou no distrito "tal".

Nào sei se me faço entender.
Descubra !

Veja:

http://www.geira.pt/pesquisa/golfinho.html

Quando nào for mais, pelo facto de ser a dita base, obra merecedora como poucas (nào esqueço o esforço "titanesco" das mais de 63000 fichas individuais da base de dados deste GP), e aproveitando para ver todo o site do A.D.B.


C. Silva

Reply

Direct link:

RE: Inquiriçoes no Arcebispado de Braga (dica)

#9306 | rafael mião | 17 Sep 2001 20:48 | In reply to: #9279

Notícias deste cariz no Forum é uma autêntica obra de filantropia.
Haja muitos de nós que contribuam com informações deste jaez.
E,particularmente, a sua notícia vai ajudar-me muito.
Cumprimentos
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Novidade

#12577 | Carlos Silva | 08 Nov 2001 21:19 | In reply to: #9279

O que é bom é para se ver e partilhar. O site do Arquivo Distrital de Braga melhorou a entrada para a base de dados das Inquiriçoes de Genere, interessantes nào apenas para o dito Arcebispado, mas tambem para varios outros. Veja là :

http://www.adb.pt/bd/bds.htm

Està completa.
Tem novas vantagens.
Mas agora cuidado com as maiusculas.

O antigo endereço inicialmente assinalado mantem-se activo para quem preferir.

Por enquanto mantem as vantagens seguintes, no meu parecer :

1)Creio que é preferivel para quem quer visualizar de seguida uma lista de nomes sem voltar a tabela de pesquisa (por exemplo para ver todos os pretendentes com apelido Novais do concelho de Fafe, ou todos os pretendentes que tem na coluna observaçoes a palavra « Brasil » etc..

Mas nào sei se està completa.

2) Contem entrada para as COLECCAO CRONOLOGICA, o que serve para pesquisas interessantes. Assim para achar todas as referencias aos Azevedo (i.e. palavra “azevedo” em sumario) antes de 1600-01-01, por exemplo :

http://www.geira.pt/scripts/VerBD.asp?OutroQuery=0&LinhasPagina=10&BaseDados=Geira&Tabela=ADB_CC&Titulo=Arquivo:+Colec%E7%E3o+Cronol%F3gica&SQL=SELECT+*+FROM+ADB_CC+WHERE+DATA+%3C%3D+%271600-01-01%27+AND+SUMARIO+LIKE+%27%25azevedo%25%27

ou todas as referencias a Vermoim antes de 1500-01-01:

http://www.geira.pt/scripts/VerBD.asp?OutroQuery=0&LinhasPagina=10&BaseDados=Geira&Tabela=ADB_CC&Titulo=Arquivo:+Colec%E7%E3o+Cronol%F3gica&SQL=SELECT+*+FROM+ADB_CC+WHERE+DATA+%3C%3D+%271500-01-01%27+AND+SUMARIO+LIKE+%27%25vermoim%25%27

ou ainda as referencias ao apelido Camizao (em sumarios) :

http://www.geira.pt/scripts/VerBD.asp?OutroQuery=0&LinhasPagina=10&BaseDados=Geira&Tabela=ADB_CC&Titulo=Arquivo:+Colec%E7%E3o+Cronol%F3gica&SQL=SELECT+*+FROM+ADB_CC+WHERE+SUMARIO+LIKE+%27%25camizao%25%27


Pelo menos é ocasiào para lembrar aqui as formidaveis possibilidades abertas (agora duplamente).

Bom proveito

Carlos da Silva

P.S. : o antigo endereço ja nào tem entrada por via do site. Portanto é melhor nào o perder.

Reply

Direct link:

RE: Novidade

#15036 | magalp | 01 Jan 2002 12:50 | In reply to: #12577

Viva o meu amigo Carlos Nuno, bom ano!

Talvez lhe interesse q. está para sair, neste ano q. hoje começa, as "Matrículas de Braga" num total de 5 volumes, dirigidos/coligidos pelo sábio e muito paciente Dr. Maurício Antonino Fernandes, co-autor de "Os Carvalhos de Basto".
Se lhe interessar a inscrição conviria contactar Edições Carvalhos de Basto, ltd - Casa do Arrabalde, Arcozelo - 4990-150 Ponte do Lima.

Att GP - Não se trata de publicidade mas informação a um grande amigo comum q. está fora, além Pirineos e portanto no estrangeiro...

Grande abraço!
Manuel Maria
fax - 00351/258742516

Reply

Direct link:

RE: Novidade

#15152 | Carlos Silva | 03 Jan 2002 10:38 | In reply to: #15036

Muito agradecido, nào posso deixar de responder.

Suponho que nào viu plano da obra, nem resumo.

Como calcula, terei cuidado em saber muito exactamente do que se trata, e sem duvida ocasiào de saber se a dita ediçào traz valor acrescentado em relaçào às copias inicialmente tiradas in extenso do proprio site ADB.

Abraços

Carlos

Reply

Direct link:

RE: Novidade

#15193 | Vasco Jácome | 03 Jan 2002 21:05 | In reply to: #15152

Caro Carlos Silva

Parece-me que está a fazer confusão entre matrículas e as Inquirições de Génere, estas sim consultáveis on-line (a “ficha”, claro).

Estas matrículas são certamente para as ordens menores.

Sobre o assunto, pode ver o tópico “Publicação das MATRICULAS DE BRAGA”.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Reply

Direct link:

RE: Novidade

#15214 | Carlos Silva | 04 Jan 2002 09:44 | In reply to: #15193

Esclarecedora intervençào. Muito obrigado.

... o que significa alias quanto é penoso desertar, abandonar e deixar-se "de todo" do forum GP apesar das frequentes e violentas erupçoes politicas,polemicas muito em prejuizo da saude do mesmo.

Carlos Silva

Reply

Direct link:

RE: Novidade

#15303 | magalp | 06 Jan 2002 00:48 | In reply to: #15152

Caro Carlos Nuno

Para alem do dito só sei q. o 1º vol (1430-1465) foi já para o prelo, saindo agora em Janeiro. O 2º pela Páscoa de 2002 e os outros de 6 em 6 meses, num total de 5 vols. Preço por vol. 45 euros. Informação dos editores.
Cmptos.
Manuel M/

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 01 Jun 2024, 08:19

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen